Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tarciso Binoti Simas

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • i mostra de ciência e tecnologia da educação básica de santana do araguaia/pa – moctec – do instituto de engenharia do araguaia da universidade federal do sul e sudeste do pará – iea/unifesspa
  • Considerando os desafios de interiorização do desenvolvimento científico, tecnológico e inovativo no Brasil, o Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - IEA/Unifesspa propõe a realização da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia/PA – Moctec. Seus principais objetivos são compartilhar conhecimentos científico, tecnológico e inovativo e estimular a participação de pelo menos 40 trabalhos científicos de estudantes das escolas das redes pública e privada de ensino fundamental e médio localizadas em Santana do Araguaia, Pará. Trata-se de um evento gratuito, organizado pelo IEA/Unifesspa, dentro da Linha de abrangência 1 - Municipal da chamada CNPq/MCTI Nº 17/2020, que buscará parceria com a Prefeitura Municipal de Santana do Araguaia, o Governo do Pará, escolas públicas e privadas, empresas de tecnologias e demais seguimentos sociais e educacionais. Esta primeira edição da Moctec acontecerá no período de 27, 28 e 29 de outubro de 2021 em referência à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, podendo se consolidar como uma atividade anual de encontro do ensino, da ciência, da tecnologia e de integração entre Unifesspa, as escolas e a sociedade araguaienses. Espera-se ainda contribuir com a promoção de culturas indagativa e crítica de problemas locais, com o despertar de vocações para carreiras científicas, tecnológicas e docente e com a integração de estudantes e professores da educação básica em projetos de pesquisa do IEA/Unifesspa.
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 22/01/2021-31/01/2023
Foto de perfil

Tarciso Silva de Andrade Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • investigação de sistemas biológicos em nanoescala
  • A estrutura deste projeto de pesquisa contempla os seguintes pontos a seguir: Realizaremos cálculos teóricos para investigar as propriedades eletrônicas e estruturais de nanotubos forma- dos pelo dipeptídeo fenilalanina-triptófano (FT). A investigação das propriedades eletrônicas e estruturais deste nanotubo levando em consideração a presença e ausência de moléculas de água confinadas no interior do tubo, proporcionará informações sobre a estabilidade estrutural, possível estruturação e comportamento eletrônico deste sistema. Através destas informações, poderemos especular possíveis aplicações científicas e tecnológicas a serem dadas a este sistema nanométrico. Por fim, estudaremos o processo de funcionalização não-covalente do grafeno por resíduos e nanoestruturas de FF e ácidos graxos. A funcionalização não-covalente proporciona a este e outros sistemas grafíticos propriedades eletrônicas diferentes ao sistemas não funcionalizados sendo que este processo pode ser explorado em aplicações em sensores e dispositivos eletrônicos. Ademais, essas estruturas modificadas quimicamente poderiam ser utilizadas com o objetivo de facilitar a interação com sistemas biológicos e assim, sensores com alta seletividade poderiam se produzidos. A pesquisa que pretendemos desenvolver neste projeto será de cunho teórico. Para validação dos resultados calculados para as nanoestruturas peptídicas usaremos os resultados experimentais disponíveis. Para o caso dos sistemas envolvendo grafeno, em especial, as informações advindas com os cálculos teóricos serão validadas com observações experimentais obtidas pelos pesquisadores experimentais envolvidos no projeto. Os cálculos serão realizados usando o método da Teoria do Funcional da Densidade (DFT) e o método Tight-Binding baseado na DFT (DFTB).
  • Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - PA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021