Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alex Sander Souza do Carmo

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • os efeitos da internet no comércio internacional brasileiro: uma análise para produtos homogêneos e diferenciados
  • a partir dos anos noventa, com a popularização dos computadores pessoais, e mais recentemente, com a chegada dos smartphones, tablets, entre outras tecnologias de comunicação, a internet se popularizou no Brasil e no mundo, alterando profundamente a maneira com que as pessoas trocam mensagens, adquirem conhecimento, fazem amizades ou realizam as suas compras de produtos ou serviços. Apesar da internet fazer cada vez mais parte do cotidiano das pessoas e das empresas, praticamente, não existem estudos que analisam os efeitos da internet na economia brasileira, em especial, sobre o comércio internacional. Dessa forma, tendo como meta preencher essa lacuna, o presente projeto de pesquisa se propõe a analisar os efeitos da internet sobre o comércio internacional brasileiro, de produtos homogênes e diferenciados. A partir de um modelo gravitacional de comércio.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alex Sandro Campos Maia

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • viabilidade econômica e ambiental de estruturas de sombreamento com painéis fotovoltaicos para vacas leiteiras
  • A maior parte das 12 milhões de vacas leiteiras do rebanho brasileiro, que produzem 34 bilhões de litros de leite por ano, são manejadas a piquetes ou em confinamentos, enfrentando ao longo do ano condições de temperaturas do ar acima de 30°C e radiação solar superior a 800 W m-2 que causam estresse térmico, principalmente em animais de origem europeia e seus cruzamentos. O fornecimento de sombreamento artificial minimiza o estresse térmico melhorando o conforto térmico e o bem-estar dos animais, conforme mostraram vários trabalhos. No entanto, os custos de implantação de estruturas de sombreamento artificial tem sido a principal barreira para sua adoção. Inovar pode ser o caminho, gerando energia elétrica e sombreamento ao mesmo tempo para os animais utilizando painéis fotovoltaicos, pois o cenário é favorável. O preço dos módulos solares fotovoltaicos sofreu uma redução de aproximadamente 90% entre 2006 e 2016; a previsão futura indica uma queda anual por volta de 5,9%. Esse cenário torna a energia fotovoltaica viável e competitiva, além de ter as vantagens de ser renovável e não ter passivos ambientais. Assim, esse projeto quantificará (a) o impacto do sombreamento artificial utilizando painéis fotovoltaicos sobre o equilíbrio térmico de bovinos de leite (Holandês), (b) estimará a geração de energia elétrica dos painéis e (c) determinará a viabilidade econômica e os benefícios ambientais em se utilizar painéis fotovoltaicos para fornecer sombreamento artificial para a bovinocultura de leite brasileira. O impacto esperado desse projeto de pesquisa é em fornecer ao setor produtivo uma nova opção de estrutura de sombreamento artificial que produz energia limpa e renovável, enquanto melhora o conforto térmico e o bem-estar de vacas leiteiras e aumenta a receita financeira da propriedade.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alex Sandro Quadros Weymer

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise multinível de indicadores de eficácia de treinamento em sociedades cooperativas
  • O objetivo deste projeto é analisar a eficácia de treinamento em sociedades cooperativas a partir de uma perspectiva integrada de indicadores de desempenho, afetivos e financeiros. Para esse propósito, serão levantados dados a partir das 220 sociedades cooperativas do Estado do Paraná que participaram de treinamentos subsidiados pelo SESCOOP/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), justificada pelo investimento significativo dos recursos do SESCOOP/PR em 2017 (40 milhões de reais) e da inexistência de um modelo que justifique tais investimentos como resultados para a cooperativa e satisfação do quadro social. A estratégia desta pesquisa caracteriza-se como misto, utilizando métodos quantitativos e qualitativos que permitirão o estabelecimento de relações causais entre as variáveis, além de aprofundar as explicações sobre as relações identificadas. Os dados quantitativos serão analisados utilizando a modelagem de equações estruturais por se tratar de uma técnica estatística com maior complexidade, cujo objetivo é explicar as relações entre múltiplas variáveis. Os dados qualitativos serão utilizados como interesse subjacente, com o objetivo de aumentar a capacidade de explicação das variáveis por meio da sistematização de categorias de análise. O quadro teórico-empírico se apoia especialmente no trabalho de Sitzmann & Weinhardt (2017), que estabeleceu conexões teóricas entre os critérios de avaliação do treinamento a partir de quatro taxonomias de avaliação, originando pressupostos e antecedentes que ainda não foram testados, e que precisam ser examinados e ajustados ao contexto do cooperativismo. O principal resultado esperado é o direcionamento para um modelo que possa mensurar a relação entre investimento em treinamento e desenvolvimento, não somente para verificar o retorno de investimento em termos financeiros, mas especialmente que permita equilibrar expectativas pessoais e organizacionais.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Alex Sandro Rolland de Souza

Ciências da Saúde

Medicina
  • evolução pré-natal e pós-natal das gestantes atendidas com rash cutâneo e microcefalia fetal
  • Introdução: a microcefalia é definida como sendo um recém-nascido ou feto com o tamanho do crânio abaixo da normalidade para a média da idade gestacional. Assim, é considerada quando o perímetro cefálico (PC) encontra-se abaixo do padrão das curvas apropriadas para idade e sexo. Recentemente, no Brasil surgiu a hipótese de associação da microcefalia a infecção materna pelo vírus da Zika. Objetivo: determina a incidência de microcefalia e descrever os achados dos exames complementares, a evolução pré-natal e os resultados pós-natal imediatos em gestantes atendidas com rash cutâneo e microcefalia fetal. Métodos: será realizado um estudo de coorte com 1.000 gestantes atendidas no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, IMIP, com infecção materna sugestiva pelo vírus da Zika e/ou com a síndrome congênita do Zika vírus, no período de agosto de 2016 a agosto de 2017. As variáveis estudadas serão as características sócio-demográficas e obstétricas; da biometria fetal pela ultrassonografia; do perfil sorológico da gestante (toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, sífilis, HIV, parvovírus B19, vírus da Zika, Chikungunya e Dengue); da ecocardiografia fetal; dos exames laboratoriais (hemoglobina, hematócrito, leucócitos, plaquetas, vitamina B12, ácido fólico, homocisteína e metilenotetrahidrofolatoredutase – MTHFR); da ressonância nuclear magnética fetal; da dopplervelocimetria; do histopatológico da placenta; do líquido amniótico; das características pós-natal do recém-nascido. Para a análise descritiva, serão calculadas medidas de tendência central e de dispersão para variáveis numéricas e construídas tabelas de distribuição de frequência para as variáveis categóricas. Para determinação da associação entre variáveis e a presença de microcefalia será utilizado o teste qui-quadrado de associação, ou o teste exato de Fisher, quando pertinente. Para avaliar a força da associação, será calculada a razão de risco e o seu intervalo de confiança a 95% (IC 95%). Em seguida, será realizada uma análise multivariada através de um modelo de regressão logística múltipla stepwise, hierarquizada, considerando-se os diferentes níveis de variáveis. Em todas as etapas da análise será adotado o nível de significância de 5%. Para as variáveis numéricas, o teste de t de Student será aplicado para comparação entre os grupos (rash cutâneo e microcefalia). E por fim, será construída uma curva das médias dos valores biométricos ultrassonográficos pela idade gestacional, para avaliar o crescimento fetal. Aspectos éticos: a pesquisa apresenta-se aprovada pelo comitê de ética do IMIP (CAAE: 52319115.1.0000.5201).
  • Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021