Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Armenio Aguiar dos Santos

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • fisiologia esofágica: contractilidade, barreira epitelial e avaliação clínica
  • Tido mero conduto no trânsito do bolo alimentar ao estômago, o esôfago é sede de disfunções motoras que revelam a complexa interação do epitélio e do sistema nervoso entérico na regulação da inflamação ante a corrosão do órgão pelo refluxo gastresofágico. Em animais de laboratório, estudaremos a relação da inflamação e motilidade esofágica, no que tange a contratilidade das camadas circular e longitudinal ante estímulos de natureza fisiológica bem como a resistência e a permeabilidade da barreira mucosa. Em humanos, analisaremos a função sensoriomotora da junção esofagogástrica na Doença de Chagas, modelo natural de desnervação intrínseca do esôfago. Para tal, utilizaremos técnicas padrões disponíveis na UFC: i) banho para órgãos isolados acoplados à sistema digital de aquisição de dados para monitoração contínua da contratilidade esofagiana; ii) minicâmaras de Üssing para avaliar a permeabilidade e a resistência da mucosa esofagiana bem como determinação de citocinas (ELISA), análise histológica (H&E) e microscopia de fluorescência iii) impedancio-pHmetria e manometria esofágica de alta resolução para avaliar pacientes com Doença de Chagas (forma indeterminada) ou Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE) atendidos no Hospital Universitário da UFC. Este projeto consolida e amplia a pesquisa em motilidade digestiva, com participação efetiva de pesquisador de projeção internacional via CAPES-PrInt, ao agregar a grupo consolidado da FMRP-USP e da UFC, egressos de seus programas de pós-graduação nucleados em instituições federais de ensino como UFPE e UFPI. O suporte ao presente projeto ensejará consolidar a pesquisa translacional em neurogastroenterologia, área de reconhecida carência em formação de recursos humanos no Brasil, além de viabilizar o eventual desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Arthur Cezar de Araujo Ituassu Filho

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • mídias digitais e democracia na américa latina: uma abordagem qualitativa de comunicação política comparada
  • A relação entre internet e democracia já possui longa tradição de debates. No entanto, uma série de autores apontam para um momento de virada recente, marcado pelas campanhas do Brexit, na Grã-Bretanha, e de Donald Trump, nos Estados Unidos, ambas em 2016. A partir desse novo contexto, este projeto de Comunicação Política Comparada analisa as consequências das mídias digitais para as democracias na América Latina. Trata-se de uma pesquisa colaborativa de cunho qualitativo e interpretativo que pergunta, de forma mais geral, como a internet afeta o desenvolvimento democrático na região. A investigação, desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Internet e Política (COMP), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio (PPGCOM/PUC-Rio), em parceria com o Center for Latin American Studies (CLAS), da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, procura analisar percepções e representações em torno do tema proposto, privilegiando o estudo de caso, como estratégia de pesquisa, e metodologias como as entrevistas semiestruturadas e a análise qualitativa de conteúdo. A partir dessa concepção mais ampla, são desenvolvidas duas questões específicas: 1) como as mídias digitais afetam os processos eleitorais na América Latina; e 2) que significados temas políticos como democracia e corrupção ganham nas mídias digitais latino-americanas.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Arthur Germano Fett Neto

Ciências Biológicas

Botânica
  • produção de saponinas imunoadjuvantes em culturas de células de quillaja brasiliensis (a.st.-hil. & tul.) mart.
  • Quillaja brasiliensis (A.St.-Hil. & Tul.) Mart. é uma árvore brasileira que produz saponinas triterpênicas nas folhas. Estas moléculas têm forte atividade imunoestimulante em vacinas experimentais, permitindo economia de antígeno, redução de custos e maior segurança de uso. Atuam de forma comparável ao produto comercial Quil-A® de vacinas veterinárias, mas com menor toxicidade. Este último é obtido de cascas de indivíduos adultos de Quillaja saponaria, fonte pouco renovável e em risco iminente de escassez. Dentre as saponinas das espécies de Quillaja está QS-21, aprovada para uso em vacinas humanas contra malária, herpes zoster e em testes para SARS-CoV-2. Fatores de indução de saponinas imunoativas em folhas de Q. brasiliensis foram identificados, mostrando que o metabolismo destes terpenos pode ser modulado. Culturas celulares de Q. brasiliensis produtoras de saponinas foram obtidas e estão em desenvolvimento. Este sistema é excelente para analisar metabolismo, expressão gênica e potencial de viabilidade biotecnológica como fonte industrial. Tendo em vista a possibilidade da utilização de Q. brasiliensis para a obtenção sustentável de saponinas imunoativas e com menor toxicidade do que equivalentes comerciais, e considerando a necessidade de maior conhecimento sobre sua biossíntese, almejamos caracterizar aspectos fisiológicos, bioquímicos e moleculares da produção destes importantes imunoadjuvantes em culturas celulares de Q. brasiliensis. Serão feitas análises de perfil químico, biossíntese, respostas transcricionais frente a elicitores metabólicos e fatores de estresse, otimização dos cultivos como fonte de saponinas bioativas e testes de atividade imunoadjuvante. Assim, espera-se melhor compreender a regulação da biossíntese de saponinas triterpênicas de alto valor comercial em Q. brasiliensis, avaliar a viabilidade de cultivos celulares como fonte destes produtos e dar subsídios à produção biotecnológica de saponinas-alvo, sobretudo como insumos vacinais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Arthur Harry Frederico Ribeiro Kramer

Engenharias

Engenharia de Produção
  • algoritmos eficientes para a resolução de problemas de escalonamento dinâmicos e estocásticos
  • Este projeto trata de problemas de otimização combinatória, em particular problemas de scheduling dinâmicos e estocásticos provenientes de aplicações reais. Problemas de scheduling buscam definir o momento de início/fim de tarefas sobre máquinas e muitos são computacionalmente difíceis, mesmo quando todas as informações são conhecidas antecipadamente (determinístico).Apesar da forte aplicação em ambientes produtivos (na presença de uma ou múltiplas máquinas paralelas, flow-shop, job-shop e open-shop), aplicações recentes incluem o planejamento e alocação de força de trabalho, como em serviços essenciais ligados ao atendimento de pacientes em prontos socorros e a programação de operações no transporte de pessoas e cargas. Grande parte da literatura tem assumido e resolvido problemas de scheduling determinísticos, simplificando ou omitindo características dinâmicas (ou seja, que as informações são conhecidas conforme a sua ocorrência) e estocásticas (ou seja, nem todas as informações são precisamente conhecidas) que surgem naturalmente em contextos reais. O objetivo central é o desenvolvimento de algoritmos eficientes para os problemas de interesse. Esses algoritmos serão baseados na resolução de modelos de programação matemática, com a definição de novos planos de corte e métodos de enumeração, e no desenvolvimento de (meta)heurísticas, principalmente as que trabalham sobre estruturas de vizinhança, como a busca local, busca iterada e busca em vizinhança. O desempenho desses algoritmos será medido em instâncias da literatura e aquelas obtidas de empresas na área médico-hospitalar, farmacêutica, alimentícia e de produção que a equipe do projeto tem contato. Os resultados serão disseminados em conferências de qualidade, publicados em revistas de alto fator de impacto, usados para fomentar a formação de estudantes nos diversos níveis e permitir o desenvolvimento de ferramentas inteligentes de apoio à decisão, possibilitando novas colaborações e parcerias internacionais.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Arthur Prudêncio de Araujo Pereira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • consequências da mudança no uso da terra no semiárido brasileiro: uma avaliação holística sobre a saúde do solo
  • O Brasil possui a região semiárida mais populosa do mundo, com uma área de 982.566 km2. O uso agrícola na região, como a atividade pecuária sobre pastagens extensivas, vêm gerando alterações significativas no solo, principalmente quando a mudança no uso da terra (MUT) ocorre a partir da conversão de floresta nativa (Caatinga). Porém, os impactos da MUT sobre a saúde do solo ainda são pouco estudados na região. Os indicadores químicos, físicos e biológicos raramente são integrados por meio de ferramentas que gerem índices de qualidade do solo. Uma avaliação holística é urgentemente necessária, pois o semiárido é coberto, basicamente, pelo Bioma Caatinga, um hotspot de biodiversidade exclusivamente brasileiro. A eficácia da exclusão do pastoreio (EP) como manejo do solo em áreas degradadas pelo sobrepastejo é pouco documentada para o semiárido. Portanto, será testada a hipótese que a EP recupera a qualidade/funções do solo e essa influência aumentará com o tempo de EP. Amostras de solo serão coletadas no Núcleo de Desertificação de Irauçuba (Ceará). Serão avaliados 3 cenários: i) Caatinga Nativa - CN, ii) Pastagem Degradada - PD (área adjacente a CN, convertida em pasto) e iii) Exclusão do Pastoreio (área de PD em recuperação natural, isolada dos animais há 21 anos). Avaliaremos propriedades físicas (densidade, porosidade e estabilidade de agregados), químicas (teores de macro e micronutrientes e atributos de acidez) e biológicas (carbono orgânico total, carbono microbiano, teores de glomalina, atividade enzimática e a diversidade microbiana por meio do sequenciamento do DNA). Serão aplicadas análises uni e multivariadas para analisar os dados. As análises genômicas serão realizadas seguindo protocolos do "Brazilian Microbiome Project". Os dados serão integrados utilizando a Soil Management Assessment Framework (SMAF), uma ferramenta mundialmente utilizada para avaliação da qualidade do solo, a qual será testada pela primeira vez no semiárido brasileiro.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Artur Antonio Melo de Lira Brandt

Outra

Multidisciplinar
  • o papel do ensino das ciências na trajetória científica do brasil nos 200 anos de independência
  • O Objetivo principal do projeto é discutir o papel do ensino das Ciências e da Saúde no Bicentenário da Independência do Brasil. O ensino nas áreas de CT&I tem papel fundamental na sociedade, estimulando a geração de conhecimentos essenciais para o desempenho de tarefas do nosso dia a dia, além de ser um importante vetor para o desenvolvimento de uma educação de melhor qualidade. Assim, uma ampla compreensão do processo ensino/aprendizagem nestas áreas pode colaborar de forma efetiva para melhorar a qualificação de profissionais da educação. Como a observação de algumas das iniciativas de ensino/aprendizagem implementadas nestes municípios pode fortalecer a formação de alunos em vários níveis da educação, além de proporcionar uma formação adequada para profissionais em nível de pós-graduação, gerando uma qualificação de alto nível na área do ensino de Ciências e Saúde? Compreender, no decorrer do tempo, ao longo desses 200 anos, ou em parte deles, como algumas das inciativas de ensino e aprendizagem nas áreas da CT&I foram implementadas e qual papel tiveram para atingir uma formação mais adequada de profissionais na área de educação é um aspecto importante para melhorarmos a educação. A compreensão deste processo é essencial para a replicação das ações que tiveram sucesso em sua execução e pode também proporcionar um entendimento que ajude na adequação das ações que não atingiram incialmente os resultados esperados. O principal objetivo é discutir o papel do ensino de CT&I no Bicentenário da Independência do Brasil a partir de experiências em dois munícipios do estado do Rio de Janeiro (Capital e o município de Duque de Caxias).
  • Universidade do Grande Rio - RJ - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Artur Cezar de Carvalho Fernandes

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • impacto do uso de selante de teto e antimicrobianoterapia na dinâmica da microbiota viável e total da glândula mamária bovina no período seco.
  • A mastite é a doença de maior impacto na pecuária leiteira, que responde por mais de 50% do uso de antimicrobianos em fazendas leiteiras. Neste cenário o sequenciamento de nova geração (16S rRNA) vem sendo amplamente utilizado para aprofundar nossa compreensão da microbiota do leite bovino, contudo os estudos precisam avançar em fases críticas da produção como o período seco, bem como, nas interações com as medidas profiláticas e terapêuticas. A identificação das bactérias responsáveis pela eubiose (saúde) e as que favorecem a disbiose na glândula mamária (GM) passa necessariamente por uma melhor compreensão da microbiota comensal (viável e total) da GM, sendo o primeiro e importante passo para identificação de bactérias com potencial probiótico, abrindo uma nova fronteira do conhecimento para a descoberta de terapias que promovam a saúde do úbere. Desta forma, o presente projeto irá detalhar a dinâmica da microbiota total e viável, por sequenciamento de nova geração (16S rRNA) no período mais crítico da vida produtiva dos animais e sua relação com a mastite no pós-parto, assim como avaliar o impacto das medidas profiláticas já amplamente utilizadas, sobre a microbiota comensal (total e viável) da glândula mamária. Neste contexto, destacamos o emprego do propídio de monoazida que será empregado pela primeira vez no nosso estudo para determinação da microbiota viável do leite no momento da secagem e na secreção mamária durante o período de involução ativa da glândula mamária. A formação de um grupo de pesquisa com expressiva expertise na área aludida será fundamental para o sucesso da presente proposta, cujo ineditismo se destaca por: 1) avaliação do impacto de medidas profiláticas e terapêuticas no período seco na microbiota viável e total; 2) dinâmica da microbiota viável e total durante o período seco; e 3) coleta de amostras de leite, secreção mamária e colostro diretamente da cisterna da glândula mamária.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Artur Francisco Schumacher Schuh

Ciências da Saúde

Medicina
  • estudo de prevalência e determinantes genéticos, ambientais e de estilo de vida em um inquérito de base populacional de indivíduos idosos no município de veranópolis, rs
  • A doença de Parkinson (DP) tem distribuição universal, sendo a segunda enfermidade neurodegenerativa mais frequente, atrás apenas da doença de Alzheimer. No Brasil, um único estudo de base populacional identificou prevalência de 3,3% para a DP entre maiores de 60 anos. Projeções recentes mostram um aumento na prevalência da DP em 10% além do que seria previsto somente levando em consideração o envelhecimento populacional; dentre as hipóteses levantadas para explicar essa elevação estão fatores ambientais e de estilo de vida. Considerando o envelhecimento da população brasileira e as projeções de aumento da prevalência da DP além do previsto pelo simples aumento da expectativa de vida, espera-se que nos próximos anos ocorra um incremento expressivo de casos da doença no Brasil. Faltam dados confiáveis sobre a prevalência e incidência da DP, outros parkinsonismos e seus determinantes em nosso país, que são essenciais para entender a dimensão do problema e as necessidades não atendidas, bem como propor políticas públicas, planejar estudos e avaliar o papel de fatores de risco. Esta proposta objetiva determinar a prevalência da DP e explorar potenciais fatores de risco através de um inquérito de base populacional. Na primeira fase, todos os residentes idosos de Veranópolis (RS) com idade igual ou superior a 60 anos (3493 pessoas) serão submetidos a uma triagem telefônica para identificar sintomas motores compatíveis com a DP e distúrbio do comportamento do sono REM, condição de risco para a doença. Posteriormente, neurologistas com experiência em Transtornos do Movimento examinarão os sujeitos com suspeita de comprometimento motor ou do sono e um grupo controle, e será determinada a prevalência de DP ou outros Parkinsonismos. Uma avaliação abrangente de sintomas prodrômicos, exposição ambiental, estilo de vida e características clínicas também será realizada. Sujeitos diagnosticados terão seu sangue periférico coletado para extração de DNA e posterior análise genética.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 14/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Aryadne de Jesus Picoli

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • iv semana acadêmica do ceet "talmo luiz silva"
  • O Centro Estadual de Educação Técnica “Talmo Luiz Silva”, está localizada no município de João Neiva, norte do Espírito Santo. Uma instituição pública de educação profissional de nível técnico que busca desenvolver no aluno competências e habilidades que os torne não somente profissionais habilitados em sua área técnica, mas, cidadãos conscientes de suas responsabilidades sociais e ambientais, para isto, na instituição são desenvolvidos vários projetos, cuja finalidade é apresentação de propostas de ensino complementar através da multidisciplinaridade, enfatizando não só conteúdos balizadores dos planos de ensino dos cursos técnicos oferecidos, mas principalmente, abordagem de temáticas transversais que promovam a curiosidade e a criticidade de seus alunos. Temos como por exemplo a IV Semana Acadêmica do CEET “Talmo Luiz Silva”, um projeto que proporciona uma enorme transversalidade aos cursos do CEET. Um evento apresentado de forma híbrida onde serão ministrados minicursos, apresentação de projetos desenvolvidos por alunos, oficinas e lives com temas transversais, sempre integrando nossa instituição a temática da 18° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que para o ano de 2021 aborda a temática “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”; É importante destacar que o perfil dos alunos do CEET, são de pessoas provenientes de famílias de baixa renda per capta, que vislumbram na qualificação técnica, gratuita e de qualidade possibilidades de inserção ou ascensão no mercado de trabalho. Todos os projetos desenvolvidos na instituição possuem a missão de extrapolar a ideia da interdisciplinaridade promovendo a transversalidade e exercitando a capacidade real de pensar em soluções cabíveis e sustentáveis para as situações problemas abordados. A IV Semana Acadêmica do CEET “Talmo Luiz Silva” abrange projetos científicos, sociais, ambientais e culturais o que aproxima nossos alunos dos temas transversais e estimula sua capacidade de interagir contribuindo para construção de sua cidadania. Alguns projetos que já estão em andamento e serão apresentados neste evento são: 1) Coletando Segurança; 2) Município Empreendedor: O protagonismo para uma economia sustentável; 3) CEET de portas abertas; 4) Agenda 2030; 5) Cozinhando com a comunidade; Além dos projetos a IV Semana Acadêmica do CEET “Talmo Luiz Silva” contempla mostra de projetos desenvolvidos por alunos, mini cursos em diversas áreas onde não há pré-requisito para inscrição, deste modo promove um intercâmbio entre os alunos dos diversos cursos da própria instituição. Também palestras e workshops com temas transversais e atuais da indústria com profissionais qualificados.
  • CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA - ES - Brasil
  • 27/10/2021-31/10/2023
Foto de perfil

Astrid Wiens Souza

Ciências da Saúde

Farmácia
  • simulador para estimativa da difusão de tecnologias em análises de impacto orçamentário no sus
  • Para incorporar uma nova tecnologia no SUS, além da avaliação da eficácia, segurança e custo-efetividade, é necessária a condução de análise de impacto orçamentário (AIO), objetivando estimar o quanto seria gasto pelo governo para a oferta de uma determinada tecnologia para a população brasileira. A AIO é essencial para a decisão dos gestores sobre a incorporação ou não de uma tecnologia ao SUS, contudo, os parâmetros utilizados em sua elaboração podem apresentar incerteza elevada, destacando-se os valores de difusão da tecnologia. Os relatórios de recomendação de novas tecnologias mostram a criação de cenários para definir os valores alcançados da difusão após sua incorporação. No entanto, a escolha dos valores utilizados não é baseada em dados do mundo real, aumentando as incertezas. É de extrema importância a criação de ferramentas capazes de diminuir estas incertezas, utilizando bases de dados do próprio SUS, com o objetivo de se obter taxas de difusão o mais aproximadas possível da realidade. O presente projeto pretende identificar quais os principais fatores relacionados à difusão de novas tecnologias no SUS e, a partir disso, criar um simulador capaz de estimar melhor o seu comportamento de utilização pelos seus usuários depois de incorporada e, consequentemente, seu custo para o sistema de saúde. É possível que diversos fatores contribuam para que as taxas de difusão sejam variáveis entre diferentes tecnologias e doenças, sendo que estes parâmetros devem ser considerados para a estimativa dos valores de difusão a serem aplicados durante as AIOs. O simulador de difusão de tecnologias SUS será desenvolvido com base em dados históricos do DATASUS e por meio do software estatístico R, com modelagem baseada regressão linear generalizada e posterior criação de ferramenta de fácil utilização para que qualquer profissional da área de ATS possa utilizá-lo para condução de AIO. Serão analisadas todas as doenças que possuem PCDT e tecnologias do grupo 1 do CEAF.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 31/05/2022-31/05/2024