Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Paulo Noronha Lisboa Filho

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • funcionalização e tratamentos de superfície em novas ligas de titânio pós-processamento ecap
  • Devido aos avanços na área da saúde, a expectativa de vida da população nos países do BRICS mudou de 50 a 60 anos para 70 a 80 nas últimas cinco décadas. Essa taxa de crescimento influencia diretamente a demanda por implantes e, o mais importante, o desenvolvimento de implantes de longa duração (mínimo de 25 a 30 anos de duração) é o principal desafio a ser enfrentado. O número de fraturas ósseas devido a doenças e acidentes levou a essa alta demanda. Assim, há uma necessidade urgente de desenvolver materiais para atender o aumento da demanda de implantes ortopédicos e aumentar a longevidade dos implantes para evitar cirurgias de revisão. As substituições de quadril e joelho falham em 15-20 anos devido a infecção, desgaste e corrosão, falta de osseointegração, erros cirúrgicos e defeitos de fabricação que levam à cirurgia de revisão, que é um procedimento muito caro e doloroso. Os países asiáticos foram envolvidos na redução do custo dos implantes e o tour médico foi promovido para ajudar os outros países. Dentre os materiais disponíveis para estas aplicações, destacam-se o titânio (Ti) e suas ligas, devido à sua excelente biocompatibilidade e propriedades mecânicas, como alta resistência, baixa densidade e alta resistência à corrosão. Atualmente, há um interesse crescente em pesquisas voltadas à funcionalização de superfícies de titânio com foco na aceleração da consolidação óssea. Assim, arquiteturas superficiais híbridas combinando componentes orgânicos e inorgânicos ativos em escala nanométrica desempenham um papel crucial no desenvolvimento de materiais funcionais. O objetivo principal deste projeto é fabricar uma nova liga de titânio biomédica, Ti-10Mo-8Nb-XZr (X = 4,5,6% em peso) por meio da técnica ECAP (Equal Channel Angular Pression) e realizar modificações na superfície para melhorar a sua longevidade. Além disso, o parceiro russo, que domina a tecnologia ECAP, ajudará aos pesquisadores do Brasil e Índia a trabalhar no processamento do material proposto com transferência de tecnologia. Além disso, os parceiros brasileiros e indianos têm trabalhado extensivamente na área de modificação de superfícies e seus conhecimentos especializados levarão a modificações de superfície apropriadas que melhorarão o desempenho dos implantes e, assim, todos os três parceiros serão beneficiados por este programa.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 08/08/2019-31/08/2022
Foto de perfil

Paulo Pereira Junior

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • detecção de porosidade em materiais compósitos utilizando ondas ultrassônicas
  • O uso de materiais compósitos em aplicações estruturais é cada dia mais relevante. Em tais aplicações, deve-se garantir que os componentes estão em perfeitas condições. Neste sentido, a presença de defeitos e imperfeições no componente feito de material compósito pode levar a falhas que dependendo da aplicação podem ser críticas. Dentre os defeitos que podem aparecer em compósitos, a porosidade pode reduzir drasticamente a resistência do material. O presente Projeto de Pesquisa tem como objetivo desenvolver a técnica de detecção de porosidade em materiais compósitos usando ondas ultrassônicas. Técnicas de inspeção não destrutivas, como a ultrassônica, permite a avaliação de componentes sem a necessidade de danificá-los. A técnica ultrassônica, em especial, apresenta como vantagens em relação a outras técnicas seu relativo baixo custo e versatilidade para inspeções em campo. Um enfoque especial será dado na técnica ultrassônica baseada em ondas longitudinais criticamente refratadas (LCR). A velocidade de propagação das ondas LCR apresenta grande sensibilidade a imperfeições e não-uniformidades do material inspecionado. Comparações serão feitas com outras técnicas ultrassônicas, como as baseadas em medidas de atenuação da onda e técnicas destrutivas como a digestão ácida. O trabalho será estruturado em dois pilares básicos: a pesquisa fundamental e o desenvolvimento de aplicações. As principais etapas do Projeto serão: revisão do estado da arte, estudo dos modelos teóricos relativos a interação da onda ultrassônica com vazios, definição dos materiais utilizados nas medições experimentais, montagem e execução dos experimentos e desenvolvimento de sistemas e técnicas de medição para aplicações em campo. Como resultado desse Projeto, espera-se desenvolver uma nova metodologia e um novo sistema de inspeção que possam ser usados para o aumento da segurança do emprego de componentes mecânicos de compósitos em serviço. Como resultados adicionais pretende-se a formação de graduandos e pós-graduandos, a submissão de trabalhos científicos a periódicos da área e a geração de patentes sobre os sistemas e técnicas desenvolvidos.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Pimentel de Assumpção

Ciências da Saúde

Medicina
  • metatranscriptômica global do câncer gástrico
  • A bactéria Helicobacter pylori habita a mucosa gástrica de mais da metade da população mundial ocasionando diferentes lesões orgânicas em humanos, sendo considerada o principal fator de risco para o desenvolvimento da gastrite crônica atrófica, metaplasia, displasia, úlcera péptica e adenocarcinoma. Estudos relatam que a presença de úlceras duodenais está possivelmente associada à condições que protegem os pacientes do desenvolvimento de câncer gástrico e observaram que quase a totalidade dos pacientes com úlceras duodenais estão infectados com H. pylori. Assim, considera-se que alguns fatores presentes em pacientes com úlceras duodenais modificam o efeito carcinogênico da infecção pela bactéria H. pylori. Estudos recentes em humanos indicam que a colonização gástrica por bactérias não-H. pylori poderiam afetar o risco para o desenvolvimento de câncer gástrico. A microbiota da mucosa gástrica já foi caracterizada em diversos estudos, entretanto a maior parte desses baseiam-se no sequenciamento do gene rRNA 16S, o que não permite a adequada descrição das vias metabólicas e a possível identificação de microrganismos não-bacterianos. O objetivo deste estudo é sequenciar por Whole Metatranscritomic Shotgun (WGS) agentes infecciosos no bioma gástrico (normal, adjacente ao câncer e câncer) em associação à H. pylori, caracterizando a microbiota gástrica, e realizar a análise da expressão gênica destes biomas no tecido normal, no tecido adjacente ao tumor e no tecido tumoral, comparando-os entre si e relacionando-os com os dados clínico-patológicos dos pacientes estudados. Adicionalmente objetiva-se analisar a expressão gênica dos pacientes, de modo a encontrar correlações entre a expressão gênica bacteriana e humana no câncer gástrico, no tecido adjacente ao tumor e em indivíduos sem câncer com o intuito de elucidar os mecanismos que favoreçam o desenvolvimento da neoplasia gástrica.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Prado Batista

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • medidas ao longo prazo com um radar de laser (lidar) em são josé dos campos, sp
  • Este projeto visa dar continuidade às pesquisas experimentais com o sistema de Radar de Laser do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Este sistema começou a operar em 1968 tomando dados de aerossóis estratosféricos utilizando um laser de rubi, único laser disponível àquela época. Com o desenvolvimento da tecnologia laser um laser de corante foi aqui desenvolvido possibilitando medidas não só de aerossóis estratosféricos, mas também do sódio presente em uma camada entre 78 a 102 km de altura. Dados regulares começaram a ser tomados em 1972 e desde então longas séries de dados que incluem as medidas de Aerossóis Estratosféricos, a densidade e a temperatura da estratosfera e mesosfera, a densidade do Sódio mesosférico e mais recentemente a temperatura da mesopausa entre 80 e 102 km de altura foram obtidas. O sistema sofreu diversas modificações e atualizações ao longo do tempo, mas as últimas modificações significativas introduzidas com auxílio da FAPESP foram a adição de um sistema Laser de banda estreita e sintonizável e de novas fotomultiplicadoras. Todo este sistema corre hoje o risco de ser paralisado por falta de componentes e peças de manutenção que não estão sendo possíveis de adquirir com os recursos próprios do INPE. Com a extensão da vida útil do Lidar espera-se não apenas obter uma extensão do banco de dados, mas também realizar novas pesquisas em paralelo com equipamentos ópticos de imageamento e com um Lidar para medidas simultâneas do Sódio e Potássio a ser instalado em colaboração com a China.
  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - SP - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
Foto de perfil

Paulo Renato de Souza

Outra

Ciências Ambientais
  • moccif21 – v mostra científica e cultural do ifsp - câmpus suzano
  • Vide projeto anexo.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 13/01/2021-31/01/2023
Foto de perfil

Paulo Renato Schneider

Ciências da Saúde

Odontologia
  • ações de mobilidade para o fortalecimento dos programas de pós-graduação da ufsm em áreas estratégicas
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
Foto de perfil

Paulo Renato Silva de Carvalho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • cálculo perturbativo em “loops” das propriedades críticas de teorias de campos q-deformadas, com vio
  • Neste projeto, estudaremos as propriedades críticas de teorias de campos q-deformadas, com violação da simetria de Lorentz, em espaços-tempos curvos, para pontos de Lifshitz, com comprimento mínimo, não-extensivas e com interações de longo alcance. Esta tarefa será atingida quando calcularmos as correções radiativas ou “loops” (além da aproximação de campo médio ou de Landau) para os expoentes críticos, no mínimo até a ordem de 2 “loops”, e razões entre amplitudes, até o nível de 1 “loop”, para as teorias de campos acima citadas. Para tal, aplicaremos métodos de grupo de renormalização e expansões em épsilon através da abordagem de teoria de campos desenvolvida por Kenneth Wilson [1].
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Renato Soares Terra

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • proteção de investidores e a sensibilidade do investimento empresarial ao fluxo de caixa: um estudo multipaís
  • Este projeto propõe investigar a relação entre mecanismos externos de governança a nível de país que facilitam o monitoramento externo e a adequada execução de contratos financeiros – proteção aos acionistas e direitos dos credores – sobre o comportamento de investimento das empresas. Embora a teoria clássica de finanças corporativas postule a independência entre as decisões financeiras, a literatura empírica recente documenta que as decisões de investimento e de financiamento estão conectadas. As empresas dependem em grande medida do fluxo de caixa gerado internamente para financiar seus investimentos, sugerindo que a captação externa de recursos seja custosa ou apresente outras desvantagens aos olhos dos tomadores de decisão. Uma questão que ainda foi pouco explorada pela literatura é em que medida os mecanismos de governança ao nível de país protegem igualmente credores e acionistas e como estes mecanismos interagem para influenciar a propensão da empresa depender do seu fluxo de caixa para investir. Para realizar essa investigação, este projeto propõe a utilização de uma base de dados com 30 países, onde as dimensões de proteção aos investidores podem ser segregadas entre credores e acionistas. Ao nível de empresas, será utilizada uma base de dados contendo mais de sete mil empresas de 30 países cobrindo um período de treze anos. Os resultados práticos desta pesquisa irão auxiliar a melhor compreender o processo de tomada de decisão financeira por parte das empresas, assim como identificar novos rumos para pesquisas e o desenvolvimento de programas de capacitação específicos para executivos dessa área, além de contribuir para o avanço da ciência e do conhecimento nesta área.
  • Fundação Getúlio Vargas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Barbosa Evora

Ciências da Saúde

Medicina
  • influência dos inibidores da enzima conversora da angiotensina na resposta inflamatõria e estresse oxidativo em pacientes valvopatas e coronariopatas submetidos a cirurgia cardíaca
  • O contato do sangue com uma superfície não fisiológica durante a cirurgia de circulação extracorpórea (CEC) pode induzir síndrome da reação inflamatória sistêmica (SIRS). Acredita-se que os componentes plásticos da CEC e os procedimentos de CEC per se desencadeiem a resposta inflamatória que resulta na subsequente lesão miocárdica. Hoje, esse paradigma é fortemente debatido, principalmente porque uma resposta inflamatória ainda está presente em pacientes submetidos à cirurgia sem circulação extracorpórea. Além disso, O'Brien et al. (2011) relataram que o implante de válvula aórtica transcateter (TAVI) (que reduz o trauma cirúrgico e evita a necessidade de CEC) não atenua a resposta inflamatória inata dos pacientes. Muitos estudos mostraram que o contato do sangue com a ferida operatória pode estar relacionado com a reação inflamatória. Esta hipótese propõe que o sangue que entra em contato com as membranas serosas (pleura e pericárdio) causa atividade fibrinolítica e aumenta o sangramento, concordando com os recentes avanços em nosso conhecimento e entendimento sobre a associação entre coagulação e inflamação. É possível que o uso inadequado da heparina possa anular a anticoagulação inadequada e imperceptível e, portanto, também desencadear a inflamação. Esses mecanismos estão intimamente relacionados com a fisiopatologia da Síndrome Vasoplégica (SV) em cirurgia cardíaca com CEC, na qual observa-se profunda hipotensão arterial resistente a catecolaminas, associando-se a alta morbimortalidade. Quanto à influência medicamentosa na gênese até o momento só foram descritas 2 drogas: a heparina e os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA). Esses conceitos, brevemente apresentados embasam o racional da presente investigação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto da Cunha

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • influência dos princípios e valores do cooperativismo no relação entre mecanismos de governança corporativa e a sustentabilidade
  • Embora haja consenso quanto a relevância da participação dos membros associados na cooperativa, inclusive fundamentado nos princípios cooperativistas como adesão voluntária e participação democrática, ainda há divergências quanto a utilização de instrumentos que venham a incentivar o comprometimento do cooperado. Há uma corrente que defende a existência de instrumentos que demonstre uma segurança ao associado e eleve o grau de comprometimento, por consequência proporcionando benefícios àqueles que operam mais regularmente com a cooperativa, ou aplicando medidas de punição para aqueles que adotam comportamento conflituoso que possa resultar em prejuízos ao grupo de cooperados (SERIGATI, 2008). Nesse sentido, a governança corporativa apresenta-se como um elemento capaz de atender aos acionistas, cooperados e quaisquer membros interessados na condução de determinado patrimônio, seja ele de natureza cooperativa ou não. Em cooperativas, a governança corporativa é entendida como uma estrutura, fundamentada em princípios e valores cooperativistas, cuja finalidade é garantir que os objetivos sociais da organização estejam alinhados aos interesses dos cooperados (OCB, 2015). O aprimoramento da estrutura de governança, consequentemente dos órgãos de direção estratégica, responsáveis pela condução dos interesses da cooperativa, demanda adoção de práticas e ajustamento dos mecanismos de comunicação e transparência das ações executadas pela gestão cooperativa. Assim, a governança corporativa de cooperativas baseada na afirmação da identidade e dos valores cooperativistas, definem e delimita a função dos gestores, o que poderá ser uma abordagem abrangente para o alcance da eficiência e sustentabilidade cooperativa (DAVIS; BIALOSKORKI NETO, 2010). Contudo, grandes sociedades cooperativas com reputação respeitável já fracassaram de forma repentina e inesperada, o que sugere que alguns problemas não eram transparentes ou não eram facilmente perceptíveis e, portanto, não sendo de, maneira geral, responsabilidade da má atuação dos mecanismos de governança corporativa. Nesse sentido, prevalece o sentimento de que as cooperativas podem ter perdido sua identidade cooperativa, a qual pode ser resgatada pelos princípios e valores cooperativistas (MUNKNER, 2000). Desta forma, reforçar os princípios e valores cooperativistas pode permitir o maior envolvimento dos cooperados e dos agentes de governança das cooperativas propiciando melhoria na eficiência econômica, ambiental e social. Assim, em contextos econômicos desfavoráveis, os princípios e valores da cooperação, constituem-se como uma fonte de vantagem competividade quando a sua gestão é combinada às melhores práticas de gestão do capital social, do corpo de membros associados e de colaboradores (DAVIS; BIALOSKORKI NETO, 2010). Além disso, a própria sobrevivência das cooperativas depende do estabelecimento de uma administração comprometida e que compreenda o propósito e valores cooperativistas, pois os diferenciais cooperativistas devem ser utilizados como uma vantagem competitiva (DAVIS; BIALOSKORKI NETO, 2010). Diante do exposto, o presente projeto tem o objetivo de analisar a influência dos princípios e valores cooperativistas na relação entre a percepção dos agentes sobre a governança corporativa e a sustentabilidade econômica, ambiental e social das Cooperativas associadas a Central Aurora. A pesquisa caracteriza-se quanto aos objetivos como descritiva, quanto aos procedimentos de levantamento e documental e quanto a abordagem do problema de cunho quantitativo. O caso em estudo trata-se de uma cooperativa central, formada conjuntamente pela participação de 12 cooperativas afiliadas, com atuação no segmento agropecuário, sendo um ambiente propício ao estudo das práticas de governança corporativa e do alinhamento da identidade dos valores e princípios cooperativista pelo crescimento de mercado e sua abrangência nacional. A Aurora Alimentos, tem forte presença no mercado nacional e internacional, cujos valores e princípios que sustentam a gestão são observados pelas partes interessadas. Nesse sentido, torna-se um campo de pesquisa para observar a influência dos princípios e valores cooperativistas na relação entre governança corporativa e sustentabilidade. Para a análise dos dados obtidos com a aplicação dos questionários será utilizada a modelagem de equações estruturais. Justifica-se que o crescimento e a atuação em diversos ramos do agronegócio pode afetar os princípios e valores cooperativas, fazendo com que a atuação da governança corporativa não tenha sua efetividade no alcance da sustentabilidade dos negócios. Um segmento cooperativo, importante no contexto econômico brasileiro, diz respeito às cooperativas agropecuárias, as quais desempenham importante papel na estrutura dos sistemas agroalimentares, juntamente com o Estado (ZILBERSTAJN, 2004), e assim, o alinhamento da governança corporativa a sua configuração, torna-se fator primordial para as estruturas a serem implementadas nas diversas sociedades cooperativas. Os achados serão úteis para melhorar a atuação da governança corporativa nas cooperativas por meio do estabelecimento de princípios e valores cooperativistas que remetem a melhoria na sustentabilidade econômica, ambiental e social. Além disso, será demonstrando que a governança corporativa não é suficiente para o alcance da sustentabilidade, se faz necessário que a organização esteja com seu princípios e valores alinhados ao cooperativismo. O produto deste projeto será comprovar as relações expostas e, por fim, oferecer oficinas para sensibilizar as cooperativas sobre a importância da governança corporativa provocando reflexos conjuntas aos princípios e valores cooperativas visando a melhoria da sustentabilidade.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Paulo Roberto da Cunha

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • influência dos fatores pessoais e de tarefas no julgamento e tomada de decisão em auditoria moderada por fatores ambientais
  • Com o propósito de melhorar o processo de julgamento e tomada de decisão (JTD) em auditoria e contabilidade, as pesquisas tem explorado diversos contextos da literatura, o que estimulou a discussão sobre a possibilidade de categorizá-los em fatores pessoais, ambientais e de tarefas, que posteriormente geraram reflexões de possíveis conexões entre esses fatores. Confiança (fator pessoal), pressão de tempo (fator ambiental) e complexidade (fator de tarefa) são fatores que têm apresentado evidências de influência individual no JTD em auditoria. Como há evidências de que os fatores pessoal, ambiental e de tarefa, individualmente, afetam o JTD, analisados de forma conjunta e interativa, podem intensificar, atenuar ou até mesmo mudar o sentido da influência quando analisados isoladamente. O projeto tem como objetivo avaliar a influência dos fatores pessoais e de tarefas no julgamento e tomada de decisão em auditoria moderada por fatores ambientais. O projeto utiliza como teoria de base a Teoria da Decisão Comportamental sob a ótica da Heurística da Ancoragem. Como fator pessoal foi definido a confiança, que é caracterizada como sendo a crença de que outra pessoa desempenhará ações que possam trazer resultados positivos para a primeira e também que a última não agirá de forma inesperada que possa trazer resultados negativos para a primeira. Como fator ambiental foi definido a pressão de tempo. Os auditores enfrentam de forma frequente tarefas semelhantes, porém com limitações diferentes de tempo para conclusão do processo, o que pode acarretar no risco de esquecimento ou erro de JTD. Como fator de tarefa, foi definido a complexidade, em que o trabalho de auditoria perpassa por cenários que oscilam muito em questão de baixa e alta complexidade. O aumento da complexidade da tarefa é tratado como fator para diminuir a qualidade do JTD. Como na atividade de auditoria é frequente a realização de trabalhos em equipe, com troca de conselhos, observa-se a presença de confiança entre os auditores em suas equipes de trabalho. Como a pressão de tempo apresenta evidências de influência no aumento da incerteza nas decisões, espera-se que esse fator intensifique o efeito da complexidade no JTD e atenue o efeito positivo da confiança em conselhos de colegas de equipes de trabalho no JTD. A literatura tem mostrado de forma isolada evidências da influência de aspectos pessoais, ambientais e de tarefas no julgamento e tomada de decisão em auditoria. Assim, para identificação do estado da arte, denota-se que no contexto da auditoria independente não foram verificadas tais observações sob a ótica do efeito conjunto dos fatores supracitados no julgamento e tomada de decisão, com a evidenciação da influência dos fatores confiança e complexidade no julgamento e tomada de decisão em auditoria moderada pelo fator pressão de tempo. Dessa forma, o presente projeto visa mostrar o efeito conjunto e interativo desses fatores no julgamento e tomada de decisão já que não é apenas um que exerce influência. Metodologicamente, trata-se de um experimento e com abordagem quantitativa. A configuração do experimento contemplará uma fatorial 2x2x2, sendo estipulado uma amostra mínima de 15 participantes por grupo, com pelo menos 120 participantes, distribuídos em 8 grupos. Por tratar-se de um experimento as ameaças a validade interna (maturação, história, mortalidade, instrumentação, seleção, regressão estatística, imitação de tratamentos e desmoralização ressentida) e externa (validade populacional, validade ecológica e validade temporal) serão identificadas e controladas. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética, o experimento será aplicado junto aos auditores independentes. O público-alvo da amostra, será composto por acessibilidade, com convite prévio junto as firmas de auditoria. Como pré-teste o experimento será aplicado nos acadêmicos do curso de graduação em ciências contábeis que estão cursando ou cursaram a disciplina de auditoria contábil. Para análise dos dados, será utilizada estatística descritiva, Teste “t”, a técnica estatística “Análise de Variância” (ANOVA) com Testes Post-hoc, Regressão Linear Múltipla e a Análise de Correspondências Múltiplas (ACM). Após a aplicação do experimento, para evidenciar maior consistência nos achados, será realizado testes de consistência do instrumento. Os testes de consistência serão realizados por meio da avaliação da percepção dos participantes quanto aos fatores que serão controlados no experimento e analisados por meio de mapas perceptuais gerados na Análise de Correspondências Múltiplas. Como resultado do projeto, espera-se mostrar que fatores pessoal, ambiental e de tarefa são inter-relacionados, que individualmente e em conjunto influenciam o julgamento e tomada de decisão em auditoria e que há influência dos fatores confiança e complexidade no julgamento e tomada de decisão em auditoria moderada pelo fator pressão de tempo. O estudo de JTD em auditoria tem como finalidade melhorar o processo de tomada de decisão. É observado que os indivíduos realizam julgamentos e tomam decisões importantes, mas a qualidade do JTD nem sempre é satisfatório, e quando é abaixo do esperado pode impactar de maneira negativa nas carreiras, empresas, investidores e demais usuários dessas informações.
  • Fundação Universidade Regional de Blumenau - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto de Araújo Campos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades de caminhadas evolutivas e a evolução da especialização funcional e divisão de tarefas
  • Este projeto de pesquisa apresenta algumas das linhas que serão desenvolvidas em nosso grupo pelos próximos anos. O projeto está dividido em dois temas, que têm sido foco recente de pesquisas teóricas e experimentais nos mais diversos ramos da ciência, mas principalmente dentro da biologia evolutiva. Área na qual, os conhecimentos adquiridos em técnicas de modelagem matemática e simulação computacional desenvolvidas pelos físicos e matemáticos têm contribuído para um maior entendimento de diversos problemas. A primeira parte do projeto focada tem por objetivo investigar e determinar as condições para o surgimento e estabelecimento da divisão de tarefas (division of labor) e conseqüente especialização das unidades envolvidas. Este tema é de interesse não só no âmbito da biologia evolucionária, como por exemplo, no estudo sobre a emergência da multicelularidade, mas também em um contexto ecológico, e em áreas como sociobiologia, economia, entre outras. No contexto mais biológico ou mesmo em sociobiologia, a unidade de seleção não é apenas a célula, ou o indivíduo, mas o organismo (biológico ou social) como um todo. Em algumas situações o problema é abordado no âmbito da seleção multinível. Em um contexto ecológico, a unidade de seleção é o próprio indivíduo e assim tem-se por objetivo compreender em que situações observa-se o predomínio de estratégias generalistas ou especialistas. Em nosso grupo temos dado bastante ênfase ao estudo de modelos baseados em recursos e propriedades metabólicas dos indivíduos, onde a aquisição de recursos e sua conversão em energia irão determinar a taxa de replicação dos organismos. Esse tipo de modelagem nos permite investigar as consequências de dois tradeoffs bem estabelecidos empiricamente na literatura: o tradeoff entre taxa de captação de recursos e eficiência do processo de conversão desses recursos em energia; e o tradeoff entre taxas de captação, no caso em que mais de um tipo de recurso é assumido. Logicamente que outras abordagens mais gerais podem ser desenvolvidas, e que não levam de forma explícita a existência dos recursos, distinguindo-se, por exemplo, as atividades germinativas e somáticas. A segunda parte do projeto diz respeito aos processos otimização. Problemas de otimização são bastante amplo, com aplicações nos mais diversos campos da ciência, incluindo-se a física, matemática, engenharias, computação e assim por diante. Na otimização evolucionária, a busca por soluções ótimas se dá, dentre outros mecanismos, através do processo de seleção. Sewall Wright criou a metáfora de uma escalada para a evolução Darwiniana. O conceito de relevo de adaptação proposto por Wright é um dos conceitos mais importantes na biologia evolucionária. Neste projeto, queremos dar continuidade a esta linha de pesquisa iniciada recentemente em nosso grupo. Em particular, nosso objetivo é identificar e quantificar o grau de previsibilidade e reprodutibilidade em evolução. Diferentes tipos de relevos deverão ser estudados, e diferentes tipos de sistemas deverão ser considerados. Temos por interesse abordar dinâmicas adaptativas de populações naturais, e estudar as propriedades de suas trajetórias evolutivas, como também temos interesse em sistemas onde o processo de otimização está relacionado ao processo de aprendizado. Investigaremos ainda como as propriedades topográficas dos relevos influenciam as dinâmicas estudadas.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Garcia Lucareli

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • análise da sinergia muscular, cinemática tridimensional, dor, funcção e fatores biopscicosociais de mulheres com dor femoropatelar.
  • Introdução: A Dor Femoropatelar (DFP) é caracterizada pela dor na região retro e/ou peripatelar associada a atividades que aumentam as forças compressivas na articulação femoropatelar. A DFP tem origem multifatorial e pode estar associada às alterações anatômicas, biomecânicas, sociais, psicológicas e comportamentais. A literatura apresenta divergências quanto à caracterização da biomecânica desses pacientes, a inconsistência entre os achados cinemáticos e neuromusculares dificulta a comparação entre os estudos. Além disso, os estudos que abordam a atividade muscular de pacientes com DFP avaliam os principais músculos do quadril e joelho separadamente, pouco se sabe sobre o comportamento conjunto dos músculos e se os pacientes apresentam alguma alteração quanto aos comandos de ativação muscular ao nível do sistema nervoso central. A partir da sinergia muscular é possível identificar quantos comandos neurais são necessários para se realizar uma tarefa e quanto cada músculo participa em cada uma dessas sinergias, fornecendo informações mais completas sobre as estratégias neurais adotadas por esses pacientes, auxiliando no melhor entendimento da doença. Objetivos: Avaliar e comparar a sinergia muscular e cinemática tridimensional de mulheres com DFP e assintomáticas durante a execução do step down lateral. Métodos: Trata-se de um estudo transversal com uma amostra por conveniência de mulheres que apresentarem sinais de DFP e assintomáticas. Elas serão avaliadas em um único dia por meio de questionários biopsicossociais, de função e de dor, testes clínicos (Foot Posture Index, amplitude de movimento do tornozelo), força muscular através do dinamômetro manual dos seguintes grupos musculares: abdutores, rotadores laterais e extensores de quadril e extensores de joelho e da análise cinemática tridimensional e eletromiografia, para obtenção dos dados sobre a sinergia muscular, durante a execução do step down lateral. Para os dados cinemáticos os grupos serão comparados por meio de uma MANOVA, considerando um p<0.05. A sinergia muscular será calculada através da fatorização da matriz não-negativa dos dados eletromiográficos e os resultados serão analisados através de um teste de correlação.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Pereira Santiago

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • esteira ergométrica open source para avaliações do esporte de alto rendimento
  • Para evolução do esporte em seus diversos âmbitos, não basta investir somente na formação dos atletas, também é fundamental desenvolver equipamentos para o treinamento, monitoramento e avaliação. Esteiras ergométricas são utilizadas há muito tempo para o treinamento, avaliação e pesquisa com atletas de várias modalidades esportivas. Tal uso é decorrente de sua praticidade em atividades de baixa, média e alta intensidade em centros de treinamento ou laboratórios. Existem poucas esteiras devidamente instrumentadas e as poucas existentes são de alto custo, superando em alguns casos os US$ 170.000,00. Além do alto custo, suas manutenções são complicadas e muitas vezes inviáveis no aspecto financeiro. Também possuem sistema para leitura dos dados fechado, sendo compatíveis apenas com os softwares do fabricante que, normalmente, não se comunicam com outros sensores ou sistemas de aquisição de dados. Por essas razões, pesquisadores de várias áreas têm dificuldade em adaptar as esteiras atuais às suas necessidades. Isso ocorre até mesmo quando um laboratório possui quantia suficiente de dinheiro para a aquisição de uma esteira importada devidamente instrumentada. Assim, muitas vezes no primeiro defeito, essas ficam inutilizadas por falta de suporte técnico no país. Deste modo, este projeto tem como objetivo projetar e desenvolver uma esteira ergométrica voltada para uso em laboratórios de pesquisa, que seja versátil, adaptável às necessidades dos pesquisadores e em plataforma aberta (Open Source Hardware and software). Todo projeto da esteira ficará disponível em repositórios livres para uso da comunidade científica. A sua automação e instrumentação será em módulos programáveis, fato que permite atualizações e adaptações por qualquer usuário. Além dos recursos convencionais de uma esteira comercial (controle de velocidade e inclinação positiva), o primeiro protótipo da esteira contará com a mensuração da velocidade linear, força de reação do solo, torque no motor, inclinações positiva e negativa, e também será capaz de simular modo de rolagem passiva, com o motor trabalhando apenas para anular as forças de resistência interna da esteira.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Raposo Alentejano

Ciências Humanas

Geografia
  • uma década de grandes projetos de desenvolvimento e seus impactos sobre o espaço agrário fluminense
  • O estado do Rio de Janeiro está diante de um novo cenário, marcado pela crise do modelo que vigorou nas duas primeiras décadas do século XXI. Modelo esse caracterizado pela crescente presença de grandes empresas nacionais e transnacionais investindo em grandes projetos, com forte apoio institucional e financeiro estatal, articulado nas diferentes esferas de governo e com as principais organizações empresariais atuantes no estado, com destaque para a Firjan. Este cenário permitiu a realização de grandes blocos de investimento mediante a criação de novos pólos de desenvolvimento articulados entre si, envolvendo empreendimentos industriais, agroindustriais e obras de infraestrutura e logística, mas que a partir de 2012 entraram em crise pela queda dos preços das commodities no cenário internacional, a desaceleração do crescimento da China, a crise econômica nacional e os efeitos de desinvestimentos públicos e privados no estado. O presente projeto de pesquisa se propõe a observar e avaliar as consequências de uma década de impactos causados pelos grandes projetos industriais e de infraestrutura que marcaram o modelo de desenvolvimento no estado do Rio de Janeiro no início do século XXI e seus efeitos futuros no contexto de crise, no tocante à dinâmica do espaço agrário fluminense.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Ribeiro de Jesus

Ciências Agrárias

Agronomia
  • aquisição de tolerância à estresses abióticos: contribuição de genes da família terpeno sintase em ricinus communis
  • Ricinus communis é uma importante cultura vegetal predominantemente cultivada em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Esta espécie é capaz de crescer em ambientes secos e quentes onde outras culturas não cresceriam e ainda produzir um bom rendimento, sendo considerada, portanto, tolerante a uma gama diversificada de estresses ambientais. Nosso grupo de pesquisa tem investigado os mecanismos bioquímicos e moleculares envolvidos no processo de germinação e estabelecimento de plântulas de R. communis, especialmente em resposta à altas temperaturas. Observou-se que as sementes de R. communis germinam mais rápido e em maior porcentagem à 35ºC do que a temperaturas mais baixas (20 e 25 ºC), porém à 35ºC foi observado comprometimento do estabelecimento de plântulas saudáveis. Detectou-se ainda que as plântulas são capazes de lidar com altas temperaturas em fases posteriores do desenvolvimento, caso a germinação ocorra em temperaturas mais baixas. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa descreveu pela primeira vez que essa espécie apresenta uma janela termossensível durante a germinação de suas sementes, na qual altas temperaturas comprometem o desenvolvimento de plântulas. Os potenciais genes de resposta aos estresses abióticos foram identificados com base num estudo abrangente em nível transcriptômico (microarranjo) realizado pelo proponente, em que se avaliou a resposta ao estresse térmico das sementes e plântulas da espécie R. communis. Os terpenos compreendem a maior classe de substâncias orgânicas produzidas por plantas, com mais de 40.000 estruturas relatadas até o momento. Esta importante classe de substâncias orgânicas apresenta uma vasta diversidade química e molecular da qual apenas uma fração pequena foi estudada até o momento. Desafios associados à complexidade dos genomas impõe restrições quanto ao estudo das vias biossintéticas para a grande maioria destes compostos. O objetivo da presente proposta é fornecer subsídios para a obtenção de linhagens de Ricinus communis L. com elevada tolerância à estresses abióticos que possam ser utilizadas em programas de melhoramento genético e para a agricultura familiar mediante a caracterização bioquímica e molecular de genes da família terpeno sintase. Pretende-se que os pequenos agricultores sejam favorecidos com o desenvolvimento de variedades ou cultivares mais tolerantes, sendo menos sensíveis aos regimes de chuvas durante plantio e cultivo. O projeto ora proposto apresenta um caráter multidisciplinar e inovador através do qual espera-se fortalecer o cenário da pesquisa em metabolômica, bioquímica e biologia molecular de plantas aplicados ao melhoramento vegetal tanto na Bahia quanto na região Nordeste.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Ribeiro Fontes

Ciências Humanas

História
  • a queda da "república sindical": ditadura e mundos do trabalho no rio de janeiro (1964-1978)
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo do movimento sindical carioca e dos mundos do trabalho em geral na cidade do Rio de Janeiro entre o golpe de 1964 e a emergência do chamado “novo sindicalismo” em 1978. Além de contribuir para a análise do sindicalismo e dos movimentos sociais em um período ainda relativamente pouco abordado no campo da história social do trabalho, este projeto visa investigar o universo do trabalho e dos trabalhadores de uma maneira mais ampla procurando compreender aspectos da vida cotidiana, dos impactos da desindustrialização, abordando como o/a trabalhadora/a comum, para além da militância sindical organizada, vivenciaram os anos da ditadura. Procuraremos compreender como a classe trabalhadora vivenciou as ações de repressão (tanto estatal, quanto patronal), enfatizando não apenas os mecanismos de resistência e conflituosidade, mas também as ações de adesão e acomodação. Particular atenção será dada para a percepção de como as ações da ditadura nos mundos do trabalho impactaram mulheres e negros de maneira diferenciada. Igualmente, procuraremos analisar como os emergentes movimentos negro e feminista articularam-se com o movimento sindical e que tipo de tensões, colaborações e desafios foram estabelecidos entre estes movimentos sociais. Adicionalmente, esse projeto de pesquisa pretende ser o esteio da estruturação do Laboratório de Estudos dos Mundos do Trabalho e Movimentos Sociais (LEMT), grupo de pesquisa cadastrado no CNPq, em sua atual fase de transferência do CPDOC da Fundação Getulio Vargas para o Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao longo dos último 6 anos, em sua fase no CPDOC/FGV, o LEMT reuniu professores e integrou alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutoramento em atividades conjuntos de leituras, discussão de textos e pesquisas em comum, organizando também uma agenda regular de atividades (palestras, mesas-redondas, debates) que tem reunido uma parte expressiva da comunidade carioca interessada nos temas dos mundos do trabalho. Desde sua criação foram 31 eventos, contando e com a participação como palestrantes ou debatedores de cerca de 60 acadêmicos de diversas universidades nacionais e estrangeiras. Neste sentido, o LEMT tornou-se uma referência para os debates desta área na cidade do Rio de Janeiro, com repercussões muitas vezes em âmbito nacional. Todos os participantes da equipe dessa pesquisa são membros e colaboradores do LEMT e os recursos do projeto colaborarão para a estruturação do laboratório na UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Roberto Scalco

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • poder de mercado e eficiência na indústria bancária brasileira: uma aplicação dos modelos de fronteira estocástica
  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo desenvolver uma nova classe de modelos, baseados nos modelos de análise de fronteira estocástica (SFA), para mensurar o poder de mercado na indústria bancária brasileira. Os modelos SFA são mais flexíveis, requerem menos dados e contornam uma série de críticas relacionadas aos tradicionais métodos empregados na literatura. Os modelos permitirão assumir uma estrutura multiprodutos dos bancos brasileiros e a utilização de uma nova base de dados disponibilizada pelo Banco Central do Brasil e que contém informações sobre 18 modalidades de crédito, individualmente. Além disso, os modelos SFA fornecem, em uma única estrutura, unificada, resultados para uma medida do grau de poder de mercado, elasticidades, índices de (in)eficiência e retornos a escala, permitindo, portanto, investigar os impactos que o aumento de concentração causou à indústria bancária brasileria.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Rogério Faustino Matos

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • ensaios sobre o mercado de crédito no brasil
  • Em suma, este projeto visava modelar aspectos empíricos associados ao crédito destinado às famílias, aos estados, identificando a relevância de ambos no crescimento e na modelagem de apreçamento de ativos. Pretende-se desenvolver cinco artigos ao longo do projeto. No artigo intitulado Análise do efeito da inadimplência na modelagem microfundamentada do prêmio de risco de mercado o intuito é revisitar algumas das principais questões nesta literatura para o Brasil, como a estimação da elasticidade com uso de utilidades como a CRRA, dentre outras, revistando o equity premium puzzle (EPP). Para tal, a inovação está associada à inserção das decisões de crédito e inadimplência, as quais juntamente com as decisões de consumo, poupança e investimento proporcionam um sistema estendido de equações de Euler. No segundo artigo, intitulado Análise da composição do crédito e seu efeito na heterogeneidade de renda nos estados brasileiros, faz-se uso de um modelo a la Barro (1991), em sua versão adaptada por Beck (2012). O intuito é inferir sobre o papel do crédito decomposto, considerando a demanda, ou seja, famílias, firmas e máquina pública. Neste sentido, é possível mensurar em um painel contendo os estados durante o período de 2004 a 2017 a relevância do crédito para cada um desses agentes no crescimento do PIB nos referidos estados. No terceiro artigo, On the forward-looking behavior of Brazilian nonearmarked household credit, a ideia é agregar à discussão sobre o crédito para famílias no Brasil. Pode-se resumir o mercado de crédito doméstico brasileiro como heterogêneo, aparentemente inconseqüente, impulsionado por variáveis de demanda e explosivas. Nesse cenário, estamos convencidos de que vale a pena ampliar essa discussão modelando as decisões de crédito doméstico com base em uma estrutura voltada para o futuro. Este artigo propõe um modelo para melhor entender a variação em algumas das principais variáveis de crédito não-vinculado a famílias: amortização em relação ao PIB, concessão em relação ao PIB, percentual da carteira de crédito com atraso e inadimplência. Utilizamos as séries de expectativas para as variáveis econômicas monitoradas pelo Market Report - Foco do Banco Central do Brasil que refletem a percepção do mercado para o desempenho macroeconômico do país. Ainda sobre este segmento do crédito no Brasil, em Household credit bubble in Brazil: The unbearable lightness of having, sugere-se usar a função de reação fiscal de Bohn (2007), de forma propor pela primeira vez uma abordagem que nos permita inferir sobre a solvência do crédito doméstico brasileiro desagregado por fonte de recursos financeiros: não-vinculado, vinculado e total. Esse arcabouço tem sido amplamente utilizado na literatura empírica das finanças públicas no Brasil. Fornecemos um exercício empírico de abril de 2011 a agosto de 2017 com base em nossa versão estendida inovadora que nos permite medir a causalidade da dívida em relação ao PIB ao superávit entre a amortização e a concessão de crédito como proporção do PIB, além do papel desempenhado por relevantes. proxies de risco de crédito: o percentual da carteira de crédito com atraso, a taxa de inadimplência e o prazo médio de novas operações. Por fim, em On the drivers of BNDES credit to Brazilian state governments, agrega-se ao debate sobre finanças públicas dos estados brasileiros, consistindo em um ponto de partida na discussão específica da concessão de crédito pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à máquina pública, cujo montante de desembolso de 2009 a 2014 foi de R$ 60,49 bilhões. Visando identificar os determinantes de causalidade desse crédito, propõe-se uma modelagem parcimoniosa e bem especificada do comportamento de equilíbrio da concessão de crédito aos governos estaduais, a ser estimado através de um painel balanceado dinâmico durante o referido período, seguindo a metodologia reportada em Hansen e Sulla (2013) e Matos (2017).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Paulo Rogério Massoni

Outra

Ciências Ambientais
  • avaliação química e toxicológica do material particulado em suspensão atmosférica nos municípios de piracicaba-sp e itapetininga-sp
  • Este trabalho objetiva a análise e avaliação qualitativa e a especiação do material particulado em suspensão atmosférica, bem como a quantitativa, ou seja, a avaliação da concentração de elementos químicos potencialmente tóxicos nele presentes, nos municípios de Piracicaba-SP e Itapetininga-SP. Neste caso, tem-se especial interesse pelo material particulado em sua fração inalável chamada de “grossa” e na fração respirável chamada de “fina” simbolizadas, respectivamente, por PM10-2,5 e PM2,5. A fração inalável tem diâmetro aerodinâmico entre 2,5 e menores que 10 µm. Já a fração respirável, tem diâmetro aerodinâmico menor que 2,5 µm, a qual se tem uma atenção especial, pois ela chega aos alvéolos pulmonares, entrando na corrente sanguínea, podendo causar diversos danos à saúde, que muitas vezes são irreversíveis. Para amostragem, será utilizado um amostrador rotativo, com o conjunto medidor de vazão e de volume e bomba de vácuo, capaz de coletar as frações fina e grossa do PM numa mesma coleta. Isso deverá ocorrer durante várias horas em dias específicos, nas quatro estações, num período de dois anos. As coletas das amostras ocorrerão em intervalos de 30 minutos, e com isso será possível avaliar os perfis temporais, bem como os momentos críticos da concentração de poluentes durante os períodos determinados. Essa amostragem é possível devido ao fato do amostrador rotativo ser automatizado, podendo coletar várias amostras num só filtro e um só impactador, pois ele rotaciona de acordo com a programação temporal e de passo, produzindo faixas de amostras no filtro e no impactador. As amostras coletadas, sobre filtro (fração fina) e sobre impactador (fração grossa), serão analisadas pela técnica de fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF – Energy Dispersive X-Ray Fluorescence), para determinação da concentração dos elementos químicos presentes no PM. A excitação das amostras será feita no CENA/USP em Piracicaba com a utilização do equipamento de EDXRF compacto fabricado pela Shimadzu, com tubo de raios X de 50 w de potência, disponibilizado no Laboratório de Instrumentação Nuclear. Com isso será possível determinar a concentração dos elementos químicos de nº atômico 11 ao 90. Além da utilização da técnica de EDXRF, pretende-se fazer especiações pela análise das amostras por XAS pela submissão de projeto no LNLS em Campinas-SP, em sua linha XAFS2, que fornecerá informações sobre o estado de oxidação, geometria de coordenação e número de átomos vizinhos nas amostras de PM. Também será feita a análise da topografia e a granulometria dos particulados finos e grossos, retidos nos filtros e impactores, respectivamente, com a técnica de microscopia de força atômica (AFM, Atomic Force Microscope), o qual já se possui no Campus de Itapetininga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP-ITP). Os resultados das análises no que tange à forma e a concentração de elementos químicos serão comparados com os parâmetros estabelecidos por agências ambientais nacionais e internacionais e assim poder levantar a necessidade de monitoramento do particulado atmosférico dos locais em questão. Com recursos solicitados no presente projeto, pretende-se adquirir um amostrador rotativo, filtros e impactadores, um medidor de vazão e volume e bomba de vácuo, sondas para o AFM e filmes de polipropileno para o Laboratório de Física o IFSP - campus Itapetininga e para o Laboratório de Instrumentação Nuclear do CENA-USP e apresentar à comunidade, às agências ambientais locais e às autoridades municipais e estaduais os resultados e conclusões a respeito da qualidade do ar, alertando para um monitoramento eficaz principalmente nos momentos críticos de concentração de PM nos municípios de Piracicaba-SP e Itapetininga-SP, bem como levar subsídios para uma fiscalização mais eficiente referente às condições ambientais.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021