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Felipe Zandonadi Brandão
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
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Currículo
Título do Projeto:
novos enfoques na produção in vivo de embriões na espécie ovina
Resumo:
A crescente exigência mundial por produção de alimentos seguros e sustentáveis tem demandado o incremento da eficiência reprodutiva e produtiva dos animais, por esse motivo a biotécnica de múltipla ovulação e transferência de embrião (MOTE) tem alcançado importância a nível internacional. Em publicação recente do grupo, com ênfase na comparação das duas principais técnicas de recuperação embrionária em ovinos, a técnica de coleta não cirúrgica de embriões promoveu menos estresse aos animais quando comparada à técnica cirúrgica, entretanto, ainda causou um nível de dor nos animais após o procedimento. Dessa forma, a inclusão de protocolos de controle de dor durante a coleta não cirúrgica de embriões pode ser uma alternativa para tornar o procedimento mais confortável e com menos efeitos sobre o bem estar animal, portanto será o foco do presente projeto. Além disso, nosso grupo tem sido pioneiro no desenvolvimento de protocolos de superovulação com base em parâmetros fisiológicos, ovarianos e comportamentais em ovelhas. Recentemente, nossas pesquisas indicaram que o uso de implantes intravaginais contendo progesterona natural aumenta a produção de embriões viáveis e altera a expressão do gene TGFβ1. A nossa proposta é consolidada por outros enfoques como o estudo de diferentes doses de FSH sobre a produção de embriões, assim como o uso do efeito macho com o intuito de evitar a regressão prematura de corpo lúteo após o procedimento de superovulação, e assim aumentar a produção de embriões. Pretendemos também estudar uma nova metodologia visando à sincronização da onda de crescimento folicular para evitar a presença de folículos dominantes no início da superovulação. Diante do exposto a presente proposta tem como objetivo geral avaliar novos enfoques na técnica de produção in vivo de embriões, com ênfase no bem-estar animal e no processo de superovulação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Felisa Cançado Anaya
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
povos da águas e terras crescentes: conflitos com o agronegócio e violações de direitos nas terras da união no medio são francisco-mg.
Resumo:
No Brasil, os conflitos e a violência no campo e na cidade estão diretamente vinculados a apropriação privada e ilegal de terras públicas e devolutas, objeto de interesse de grandes empreendimentos de base desenvolvimentista que contam com a anuência e participação do próprio Estado. Na região norte de Minas Gerais as disputas por apropriação e uso dos recursos naturais têm se constituído como centro aglutinador dos interesses de classe e assumido uma estrutura complexificada do agronegócio na bacia média do rio São Francisco desde os anos 1960 e 2000, com a implementação das políticas de modernização do campo e de compensação ambiental. Atualmente, observa-se uma reconfiguração do modus operandi deste segmento e a intensificação dos conflitos socioambientais neste espaço social. Tem como objetivo geral mapear os atuais agentes e fluxos do capital nacional e internacional que se localizam nas Terras da União. E como objetivos específicos: a) caracterizar a recente reconfiguração do perfil do agronegócio na região, suas redes e estratégias utilizadas no campo agrário e ambiental; b) identificar os padrões de violações de direitos contra os groups étnicos; e c) analisar as pressões para mudança na legislação agrária, ambiental e dos direitos coletivos, que avançam contra os territórios de povos e comunidades tradicionais e as áreas protegidas. A realização desta pesquisa se coloca como fundamental para a análise sociológica da espacialização do agronegócio na região e para construir ações de comunicação e proteção dos grupos quilombolas, vazanteiros e de pescadores tradicionais, conhecidos como povos das águas e terras crescentes, e que se encontram vulnerabilizados e em situação de risco nas margens e ilhas do São Francisco. Para tanto realizaremos análise bibliográfica e documental, trabalho de campo etnográfico, oficinas de mapeamento, direitos étnicos e identidade, através da Nova Cartografia Social; e divulgação científica através de um podcast.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Montes Claros - MG - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fellipe Coelho Lima
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
significações, cooptação e resistências à uberização: aproximações a partir da américa latina
Resumo:
O trabalho em empresas-plataforma ganhou atenção nas duas últimas décadas pela rápida valorização desses negócios e pela precarização laboral que promovem. Algumas de suas características são a falta de acesso aos direitos trabalhista, transferência de custos de operação para os trabalhadores e a gestão despótica do trabalho. A forma como os trabalhadores têm aderido a esse processo é contraditório, ora valorizando a sua flexibilidade, ora criticando as condições de trabalho oferecidas, por exemplo. Os estudos realizados até o momento se concentram majoritariamente nos trabalhadores no norte global, limitando as conclusões sobre essas questões. Dada as particularidades histórico-culturais dos países latino-americano global, como a informalidade estrutural, a baixa qualidade dos empregos, os limitados direitos trabalhistas e o processo de superexploração latente nessas regiões, esperamos que os trabalhadores uberizados na América Latina posicionem-se de maneira particular. Portanto, nos perguntamos como esses trabalhadores conscientizam a sua situação de trabalho? Essa questão é relevante por apontar entraves e potencialidade no enfrentamento desses trabalhadores à precarização do seu trabalho, dado o lugar que ocupam na dinâmica do capitalismo global. Partindo da Psicologia Histórico-Cultural, temos por objetivo analisar como os trabalhadores uberizados latino-americanos significam, se afetam e agem sobre o seu contexto de trabalho. Serão realizadas entrevistas em profundidade com 100 trabalhadores uberizados, entre entregadores de mercadoria e motoristas particulares brasileiros e argentinos, abordando os temas: trajetória laboral; significações relacionadas ao trabalho, dinheiro, organização coletiva e direitos trabalhistas; vulnerabilidade e saúde do trabalhador; e projetos laborais. Serão analisados os Núcleos de Significação das entrevistas, sendo apreendida tendências em comum e específicas aos dois países.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernanda Aires Guedes Ferreira
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
6ª femic feira mineira de iniciação científica
Resumo:
A Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) é um movimento pedagógico de divulgação e popularização da Ciência que tem por objetivo contribuir para o progresso da pesquisa e da iniciação científica em todos os níveis educacionais e territórios de Minas Gerais. Possui caráter cíclico e anual de planejamento, execução e apresentação de trabalhos investigativos de ensino, pesquisa e extensão, além de um movimento para estimular estudantes para carreiras científicas e tecnológicas. Trata-se de um evento que prima pela inclusão, diversidade e promoção da alfabetização científica de forma contribuir significativamente para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, pautando-se em mecanismo de empoderamento e transformação social. Para o ano de 2022, a FEMIC acontecerá de modo virtual de 15 a 26 de agosto e receberá, no mínimo, 200 trabalhos científicos de estudantes da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas de diferentes cidades do estado de Minas Gerais, mantendo no mínimo a participação de 10 estados brasileiros e 10% das cidades mineiras. Os trabalhos participantes serão organizados em três modalidades, sendo: i) FEMIC Júnior, destinada à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; ii) FEMIC Jovem, destinada aos Anos Finais do Ensino Fundamental, ao Ensino médio e Técnico; e iii) FEMIC Mais, destinada a universitários, pesquisadores e profissionais diversos, principalmente envolvidos com a docência a pesquisas envolvendo a educação científica. Para além da exposição dos trabalhos de iniciação Científica a FEMIC, assim como nas edições anteriores, será sede de atividades de formação científica e tecnológica para estudantes e professores, tais como: palestras, oficinas, mesas redondas, cursos, exposições, etc. Estima-se a participação dos diversos segmentos da sociedade num extenso movimento coletivo e estruturados de Educação em Ciências em espaços formais e não-formais.
Instituição/UF/País:
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ - MG - Brasil
Vigência:
16/12/2021-31/12/2023
Fernanda Araujo Baião
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
suporte à tomada de decisões em cenários intensivos em conhecimento endereçando as perspectivas comportamental e cognitiva através da economia comportamental
Resumo:
Os avanços da Transformação Digital e da Indústria 4.0, aliados ao reconhecimento crescente da criticidade de cenários intensivos em conhecimento, vêm criando desafios de pesquisa para a área de Gerência da Produção das organizações, em particular para a Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management). Conforme o desempenho das organizações torna-se cada vez mais dependente da Tecnologia da Informação (TI), a tomada de decisões estratégicas torna-se cada vez mais complexa, envolvendo incertezas, contexto em constante mudança, múltiplos objetivos e aspectos cognitivos. Os cenários intensivos em conhecimento se caracterizam por tomadas de decisões complexas e dependentes de conhecimento tácito, são pouco estruturados e requerem flexibilidade e colaboração para sua execução, trazendo como desafios a necessidade de endereçar aspectos cognitivos que permitam compreender o racional da tomada de decisões e com isso agregar valor às organizações envolvidas. Em tais cenários, as tomadas de decisão podem ser negativamente impactadas por vieses cognitivos, que são erros sistemáticos que ocorrem previsivelmente em circunstâncias particulares, como em tomadas de decisão sob incerteza. Neste contexto, é crucial entender precisamente como esses vieses ocorrem e como reduzir suas consequências negativas, e avaliar o impacto no desempenho organizacional. O presente projeto endereça a descoberta, criação e captura de valor agregado nos processos de tomada de decisões estratégicas em cenários intensivos em conhecimento, tratando a perspectiva cognitiva através da aplicação de técnicas da Economia Comportamental. Os objetivos propostos são: a) desenvolver um framework conceitual para captura do valor agregado na Cadeia de Suprimentos em cenários intensivos em conhecimento; b) desenvolver métricas e indicadores de desempenho mais eficazes para tais cenários; e c) desenvolver uma metodologia de redução de vieses cognitivos na tomada de decisões estratégicas.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fernanda Capibaribe Leite
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
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Currículo
Título do Projeto:
interseccionalidade em cena: demarcadores de gênero, sexualidade, raça e classe entre potências e apagamentos nas imagens e sons
Resumo:
Essa pesquisa se dedica a abordar as relações interseccionais a partir de demarcadores anticoloniais e transfeministas, que envolvem sexo-gênero-sexualidade, raça e classe, para analisar contextos sociais a partir de produtos artístico-midiáticos em imagem e sons, o que inclui fotografias, realizações em cinema/audiovisual e produtos sonoros, a partir de expressões e finalidades diversas na interface do campo da comunicação social com o das artes. Nessa relação, aborda a conexão entre performance e performatividades, bem como o sentido de cena expandida, onde marcadores de existência nos corpos sexuados e racializados estão interconectados na relação dos acessos e embargos desiguais previstos aos sujeitos. Como corpus, os produtos midiáticos em imagens e sons são entendidos de forma heurística, como importantes constituidores das nossas sociabilidades, por onde percebemos as fricções e disputas por visibilidade que emergem da diferença. Correspondem, ainda, a dispositivos através dos quais analisamos os indicadores de violências interseccionais e suas formas de enfrentamento. Como metodologia, propõe as escritas de si associadas às narrativas cruzadas entre corpo e imagem/sons. Através dessa abordagem, prevemos analisar uma cartografia das desigualdades, mas não simplesmente como mapeamento e sim no sentido das possibilidades de (re)existências e (re)fabulações, com base na afirmação das potências e mudanças quando tomamos o gênero articulado no viés da interseccionalidade. Par tanto, partimos dos dados de onde emergem as violências e privilégios e analisamos as pedagogias culturais no entendimento das tecnologias de gênero enquanto potências de fricção, desvio da constante e transformação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Produção
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Currículo
Título do Projeto:
protagonismo das cooperativas de crédito para a transição para uma economia circular
Resumo:
Muitas iniciativas relacionadas a EC não obtêm sucesso devido à falta de incentivo e infraestrutura necessária para troca de recursos (WINANS; KENDALL; DENG, 2017). Só será possível avançar no caminho da EC quando houver uma gestão da cadeia de suprimentos circular, possibilitando a entrada de novos modelos de negócios circulares, bem como o fechamento, estreitamento e desaceleração dos ciclos. (BOCKEN et al.,2014; BOCKEN et al., 2016). Neste sentido, as responder a questão Como as cooperativas de crédito podem se tornar protagonistas na transição para a economia circular? busca-se compreender o papel dos gerentes das cooperativas em identificar potenciais negócios que permitam a transição de um modelo linear para o circular A hipótese que norteia este trabalho é que as crenças, valores, conhecimentos e habilidades dos gerentes das cooperativas de crédito contribuem para o protagonismo no financiamento de negócios circulares. O objetivo da presente pesquisa é compreender as percepções, desafios e ações dos gerentes das cooperativas de crédito na identificação de negócios circulares e os instrumentos capazes de oportunizar a alavancagem dos negócios circulares. Além de correlacionar variáveis, buscando validar um modelo, que associam variáveis e permitam a criação de um framework para emissão de títulos circulares e liberação de recursos para esses empreendimentos. Este trabalho utilizará uma abordagem de pesquisa mista, de natureza exploratória e descritiva, que combinará análises qualitativas e quantitativas. Os resultados esperados para o projeto são adaptar um modelo estrutural que analisa a percepção dos gerentes sobre a economia circular e elaborar um instrumento de emissão de títulos sustentáveis e concessão de crédito para as empresas com modelos de negócio circulares.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
16/11/2022-30/11/2024
Fernanda de Avila Abreu
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
nanoferramentas e processos microbianos inovadores para biorremediação e monitoramento ambiental
Resumo:
Esta proposta visa realizar a prospecção de glicosil hidrolases e óxido redutases, biorremediação e análises químicas em relação aos produtos de degradação do petróleo a partir de microrganismos associados a vegetais da restinga e outras áreas costeiras, abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: (i) ecotoxicologia, (ii) química do petróleo, (iii) bioquímica e biologia molecular de microrganismos, e (iv) ecologia e recuperação de áreas degradadas. Está sendo proposto o desenvolvimento de um nanosensor para a captura do petróleo em áreas costeiras em que diversas áreas do conhecimento serão abordadas: (i) microbiologia: cultivo da bactéria produtora das nanopartículas; (ii) biotecnologia: execução do cultivo em larga escala da bactéria em um fermentador; (iii) química orgânica: reação de ligação cruzada entre as proteínas de superfície dos magnetossomos (nanopartículas magnéticas de origem biológica - NMOBs), a genipina e as aminas graxas; (iv) química ambiental e analítica: determinação de óleos, hidrocarbonetos de petróleo totais (HCPs) e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) por técnicas cromatográficas, verificação da ligação entre NMOBs e aminas por espectroscopia de infravermelho e análise termogravimétrica, análise do índice de refração; (v) microscopia: observação das amostras em microscópio ótico, medição das imagens obtidas; (vi) física e nanotecnologia: caracterização magnética das NMOBs; (vii) educação ambiental: divulgação científica da nanotecnologia aplicada ao meio ambiente, treinamento de técnicos para uso do kit. Finalmente, a proposta também contribuirá para a formação de recursos humanos, gerar conhecimento científico que será publicado em revistas científicas indexadas, e auxiliará a promover ações de educação, popularização e/ou divulgação científica para diferentes tipos de público, envolvendo escolas, núcleos de extensão, museus, centros de ciências, zoológicos, dentre outros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/03/2022-31/03/2025
Fernanda de Cordoba Lanza
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
como podemos avaliar a endurance de membros superiores em crianças e adolescentes com condição crônica de saúde?
Resumo:
Atividades realizadas com os membros superiores fazem parte da vida diária. Entretanto, em certas situações, as condições crônicas de saúde limitam o uso dos braços (15). Diferentes estudos demonstram redução na força de membros superiores em doenças pulmonares (2,3)(4)(6) e doenças musculares (7). A endurance de membros superiores é imprescindível para as atividades diárias. Takahashi et al.(9) descreveram o unsupported upper limb exercise test (UULEX) que avalia endurance dos membros superiores com carga incremental e cadenciado externamente. Zhan et al.(10) apresentaram as característica do 6-Minute Pegboard and Ring Test (6PBRT) após descrição por Celli et al. (11), teste auto cadenciado, de carga constante no qual o paciente movimenta argolas com ambas as mãos. Esses testes são válidos para avaliar exercício e endurance de braços (12), associam-se com a atividade de vida diária (13), são responsivos ao programa de treinamento (14), com valores normativos (15,16). Entretanto, não há descrição na literatura sobre a utilização do UULEX e 6-PBRT na população infantil. Assim, entende-se o ineditismo desta proposta. Esse estudo tem como objetivos verificar a viabilidade, reprodutibilidade e validar os testes UULEX e 6-PBRT, bem como identificar valores normativos e as respostas fisiológicas desses testes em crianças e adolescentes. As hipóteses dos investigadores são: ULLEX e 6-PBRT são viáveis e reprodutíveis, válidos, e que se determine as variáveis associadas à sua realização. Estudo de caráter metodológico, transversal, voluntários entre 6 a 18 anos, sem e com condição crônica de saúde (asma, fibrose cística, distrofia muscular). Será estudada a viabilidade do UULEX com possíveis alterações na cadência e carga; análise das respostas fisiológicas do UULEX e 6-PBRT pela consumo de oxigênio, produção de gás carbônico e ventilação minuto comparando com TECP; realizar o teste em indivíduos sem condições de saúde para determinar valores normativos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernanda de Freitas Mendonça
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
gestão orçamentária em saúde: estratégias para ampliar a eficiência e autonomia dos municípios no uso dos recursos em saúde
Resumo:
No campo da saúde pública, a gestão do SUS representa um desafio permanente. Estudos desenvolvidos têm revelado grandes limites técnicos das equipes que assumem a gestão dos municípios, sobretudo, os de pequeno porte populacional. No âmbito do planejamento e da gestão orçamentária em saúde, as dificuldades são ainda maiores. As transferências intergovernamentais representam importante fonte de recursos para o financiamento da atenção em saúde. Contudo, grande parte das equipes possui dificuldades na execução desses recursos, prova disso, são os mais de 11 bilhões não executados nos fundos municipais de saúde. Desse modo, quais são as dificuldades dos gestores municipais de saúde em executar os recursos de transferência? Os pressupostos referem-se às inseguranças relativas a legalidade da execução dos recursos, bem como, a falta de apropriação acerca de como funciona a gestão dos recursos do SUS. Diante disso, o desenvolvimento de oficinas de trabalho cujo propósito seja a construção de ferramentas que apoiem os gestores a gerir melhor os recursos são fundamentais para garantir mais segurança, autonomia e eficiência na aplicação e prestação de contas dos recursos da saúde. Será realizada uma pesquisa ação na região norte do Paraná a qual se estruturará por meio de oficinas de trabalho com as equipes gestoras dos municípios e desenvolvidas por fases: diagnóstica, aprofundada, de ação e de avaliação. Espera-se como produto o desenvolvimento de um material instrucional (no formato de um ebook digital) e o desenvolvimento de um aplicativo que contribua para o controle da gestão orçamentária em saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Londrina - PR - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fernanda de Mello e Souza Valente Gubert
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modelagem in vitro da esclerose lateral amiotrófica utilizando células de pluripotência induzida pacientes-específica
Resumo:
A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa incurável e sem tratamento eficaz que afeta principalmente neurônios motores (NM), levando ao óbito poucos anos após o diagnóstico. Em cerca de 10% dos casos, a doença afeta mais de um membro da família, sendo classificada como familiar. A maioria dos pacientes, entretanto, é acometida pela forma esporádica da ELA. Mutações em diversos genes, como C9ORF72, SOD1 e FUS, já foram associadas à ELA familiar, sendo algumas também descritas na esporádica. A maior parte dos estudos pré-clínicos da doença é realizada em modelos transgênicos, em especial animais com mutações no SOD1. No Brasil, entretanto, a maior parte dos pacientes com ELA familiar apresenta mutações no gene VAPB. Apesar da degeneração dos NM ser o desfecho padrão da doença, diferentes mecanismos parecem estar envolvidos neste processo, dependendo do genótipo do paciente. Assim, modelos representativos da forma mais prevalente da doença na população brasileira são essenciais para a investigação de abordagens terapêuticas que sejam eficazes em nossa população. O advento das células-tronco de pluripotência induzida (iPSC) possibilitou a geração de linhagens celulares paciente-específicas. Neste projeto, utilizaremos NM e astrócitos derivados de iPSC de pacientes brasileiros com ELA e indivíduos controle, previamente geradas pelo nosso grupo. Avaliaremos alterações fenotípicas nessas células, focando no estresse oxidativo e função mitocondrial. Utilizando os astrócitos derivados de iPSC e uma linhagem de células endoteliais humanas, estabeleceremos um modelo in vitro de barreira hematomedular (BHM), para investigar como células gliais com diferentes perfis genéticos podem afetar a integridade dessa estrutura. Por fim, avaliaremos o efeito do meio condicionado dos astrócitos em NM de indivíduos controle, e a composição desse meio por proteômica, buscando identificar fatores liberados pela glia que contribuam para a degeneração neuronal.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fernanda de Morais Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
intervenção educacional para melhorar o uso da internet relacionado à saúde por adolescentes: ensaio randomizado
Resumo:
As grandes mudanças ocorridas ao longo dos anos em decorrência da globalização e da inclusão social, e potencializadas na era pós pandemia, mudaram as perspectivas, os desejos e as necessidades dos usuários dos serviços de saúde. Atualmente a primeira fonte de busca de qualquer assunto é a internet, mas a quantidade de informação disponível torna a educação e a comunicação em saúde neste canal desafiadoras, principalmente pela dificuldade de se selecionar informações precisas e confiáveis. Em se tratando de adolescentes, isso se torna ainda mais preocupante pois, se não forem adequadamente orientados e estimulados à reflexão, poderão não ter o criticismo necessário para buscar e consumir adequadamente informação de saúde na Internet. Este trabalho objetiva desenvolver, validar e avaliar a eficácia de vídeos educativos para empoderar adolescentes com baixo nível de letramento digital em saúde (LDS) a identificar fake news e a fazer buscas confiáveis de informações de saúde na internet. Diante da atual onda de infodemia e desinformação, que tem gerado danos inestimáveis à saúde, acredita-se que intervenções baseadas em evidências científicas possam melhorar o LDS e, com isso, ajudar adolescentes a lidar melhor com informações relacionadas à saúde na internet. A pandemia do COVID-19 evidenciou o quanto a forma como a população acessa e utiliza as informações de saúde é relevante para os desfechos em saúde individual e coletiva. Sendo a internet a principal fonte de informações, é preciso instrumentalizar os indivíduos para que a utilizem como ferramenta para a promoção de saúde. Para isso, um estudo metodológico de desenvolvimento e validação de vídeos educativos será realizado por uma equipe de especialistas em comunicação em saúde, com participação ativa de adolescentes (Etapa I). Em seguida, a eficácia dos vídeos será testada por meio de um ensaio controlado randomizado (Etapa II) com adolescentes do ensino médio da rede pública da cidade de Belo Horizonte.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Fernanda Filgueiras Sauerbronn
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tecnologia e conhecimento contábil para desenvolvimento social sustentável e qualidade de vida: uma
Resumo:
A contabilidade é uma tecnologia dotada de linguagem e conhecimentos próprios - que são formulados por certos atores privados e públicos visando a determinadas finalidades -, mas que muitas vezes são de difícil apropriação por outros públicos que não os originalmente pensados. Essa dificuldade de apropriação pode ocorrer, por exemplo, no âmbito das políticas públicas, principalmente em contexto de gestão, governança e controle multinível, em que participam os entes públicos e privados, beneficiários, conselheiros e demais profissionais, todos com perfil, trajetória, finalidades de atuação e demandas de conhecimento distintas. A literatura demonstra que essas instâncias de controle social apresentam fragilidades e limites de atuação, sobretudo em seu aspecto deliberativo de argumentação e contraposição de ideias entre os participantes. Em projeto anterior observou que a tecnologia e os conhecimento contábeis influenciam a prática participativa no controle da política de assistência social, em termos de linguagem, tempo de apropriação e dialogicidade. A superação desses obstáculos implica no desenvolvimento de aprendizado coletivo centrado nas experiências dos participantes. Há potencial para o envolvimento de acadêmicos contábeis no CMAS-Rio visando à aproximação à realidade dos conselheiros e gestores. O objetivo deste projeto é contribuir para construção e apropriação do conhecimento contábil no âmbito Conselho Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro (CMAS-Rio) ao desenvolver uma proposta de pesquisa-ação participativa com conselheiros e membros do corpo técnico. Acreditamos que essa é uma possibilidade de democratizar saberes acadêmicos em espaços participativos de territórios do município do Rio de Janeiro, bem como uma oportunidade para que a área contábil se reconheça e se transforme como um instrumento prático de fortalecimento do controle social.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Fernanda Guarino De Felice
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de uma terapia inovadora para a doença de alzheimer combinando terapia celular e vesículas extracelulares geneticamente modificadas
Resumo:
A doença de Alzheimer (DA) tem um impacto devastador nos pacientes e suas famílias, sendo um grande fardo para a sociedade. O principal fator de risco é o envelhecimento e, com o rápido crescimento da população idosa no Brasil, encontrar um tratamento para a DA é um dos maiores desafios para a saúde. A falta de tratamentos eficazes para a DA e os resultados desanimadores em diversos ensaios clínicos refletem os desafios para o tratamento desta complexa doença cerebral. Uma estratégia proposta para restaurar a função cerebral em doenças neurodegenerativas consiste no direcionamento de células-tronco mesenquimais (CTM) para o sistema nervoso central. Especificamente, o potencial terapêutico das CTMs derivadas do tecido adiposo (AdCTMs) para o tratamento da DA está atualmente sob avaliação em um ensaio clínico. Nós propomos desenvolver uma terapia livre de células para DA através da entrega cerebral de vesículas extracelulares (VEs) isoladas de AdCTMs geneticamente modificadas. A segurança e a eficácia das VEs serão testadas em camundongos transgênicos usados como modelos da DA e em macacos rhesus. A metodologia que utilizaremos permite eliminar respostas indesejadas associadas à terapia com células-tronco, como rejeição, imunossupressão e inflamação. O objetivo final consiste em melhorar os benefícios e a eficácia da terapia celular usando, ao invés das células em si, VEs carregadas com um fator neuroprotetor. Os resultados desta pesquisa poderão abrir novos caminhos para o desenvolvimento de um tratamento mais seguro e eficaz para a DA. Uma das principais vantagens desta abordagem poderá ser traduzida na simplificação da aprovação pela ANVISA de um método que se mostra promissor e seguro em modelos pré-clínicos. Portanto, espera-se que os resultados desta proposta possibilitem o desenvolvimento de uma abordagem terapêutica inovadora para a DA e que possa ser empregada pelo SUS, reduzindo o fardo da demência nos sistemas de saúde e na Sociedade.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
07/12/2020-31/12/2023
Fernanda Guedes Luiz
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação do teste de imuno-histoquímica rápido direto para o diagnóstico da raiva considerando as diferentes linhagens virais circulantes no brasil..
Resumo:
A raiva é uma doença viral infecciosa aguda, cujo controle demanda esforços contínuos dos órgãos vinculados à Saúde Coletiva. São notáveis o avanço científico e a inovação tecnológica no diagnóstico laboratorial da raiva para atender às necessidades dos países em desenvolvimento. Nesse contexto, o teste rápido de imuno-histoquímica direto (dRIT, do inglês direct Rapid Immunohistochemistry Test), foi desenvolvido no Centers Diseases Control, Atlanta, Estados Unidos, para a detecção do antígeno viral em imprints de amostras de Sistema Nervoso Central (SNC), como alternativa à técnica de imunofluorescência direta (IFD). O dRIT tem baixo custo, por utilizar microscópio óptico, alta sensibilidade e especificidade e tempo reduzido de execução (cerca de uma hora). Mediante estudos prévios desenvolvidos em diferentes países, a WHO e OIE, em 2018 passaram a recomendar o dRIT para o diagnóstico primário da raiva. No Brasil, há unidades federativas que não realizam o diagnóstico da raiva por não possuírem infraestrutura para aplicação da IFD. Diante disso, essa proposta visa a validação do dRIT em amostras de SNC de espécies animais considerando as diferentes linhagens virais circulantes no país e trará como contribuição a implantação desse teste, a fim de ampliar a capilaridade da rede de diagnóstico laboratorial da raiva e melhorar a vigilância da doença. Para tanto, estima-se que entre janeiro/2019 a dezembro/2022, sejam selecionadas 450 amostras de SNC de diferentes espécies animais e isolados do vírus da raiva (RABV) em modelo animal de camundongo. As amostras serão obtidas do Instituto Pasteur e do LACENCeará, Brasil. O delineamento do estudo englobará a execução do dRIT com o anticorpo policlonal produzido no Instituto Pasteur, Brasil e o anticorpo monoclonal 502 e 802 biotinilado (Laboratórios de Referência da OIE), além da IFD, do isolamento viral em camundongos e da RT-PCR com sequenciamento genético.
Instituição/UF/País:
Instituto Pasteur - SP - Brasil
Vigência:
24/05/2022-31/05/2025
Fernanda Keila Marinho da Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
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Currículo
Título do Projeto:
ser com ciência: integração universidade-escola para o ensino de ciências
Resumo:
O projeto pretende consolidar forma efetiva de colaboração entre a universidade e a escola, particularmente através do ensino de ciências. Por isso, o grupo proponente é multidisciplinar constituído por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, ou seja, com engenheiros que possuem experiência em laboratório dedicado para a construção de recursos destinados ao ensino e com pesquisadores da área de ensino de ciências, com experiência em projetos de cooperação entre universidade e escola. O projeto se baseia em três princípios: 1) orientações didático pedagógicas convergentes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentre as quais citamos: construtivismo, perspectiva curricular Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) e o ambiente; 2) desafio em aproximar resultados de pesquisa em ensino de ciências ao ensino de ciências; 3) trabalhos de colaboração interinstitucional. A partir desses princípios, o projeto propõe-se a trabalhar colaborativamente junto à escola e à universidade, produzindo recursos didáticos de acordo com as necessidades específicas das escolas parceiras e dos seus professores. Essa produção será realizada a partir da utilização de tecnologias como impressão 3D (prática já estabelecida e consolidada como preocupação de pesquisa por uma parte da equipe proponente) e de processos formativos organizados em função da colaboração interinstitucional. A estrutura metodológica da pesquisa se fundamentará na realização de momentos colaborativos nos quais serão discutidos os processos formativos, as demandas dos professores da escola por materiais didáticos, a prototipação, desenho, impressão 3D e gerenciamento de projetos que devem culminar na confecção dos materiais didáticos com a participação ativa e colaborativa dos professores da universidade e de professores e alunos das escolas parceiras.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
22/03/2022-31/03/2025
Fernanda Loureiro de Andrade Orsi
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
contribuição das redes extracelulares de neutrófilos (nets) e da ativação plaquetária para a imunotrombose na covid-19 e efeito inibitório de drogas com potencial anti-inflamatório e antiplaquetário
Resumo:
Na COVID-19, a inflamação sistêmica não controlada é o principal mecanismo por trás da síndrome respiratória aguda grave e do estado de hipercoagulabilidade. Este é atribuído ao fenômeno de imunotrombose, cujas principais células participantes são neutrófilos, que liberam redes extracelulares compostas de DNA, enzimas e histonas (NETs) e plaquetas, através da degranulação e agregação. Neste estudo longitudinal será descrita a associação entre a cinética de formação de NETS e de ativação plaquetária durante hospitalização por COVID-19 e a ocorrência de eventos tromboembólicos. Também avaliaremos a capacidade do soro dos pacientes com COVID-19 causar a liberação de NETS e ativação de plaquetas e identificaremos drogas capazes de inibir in vitro o processo de imunotrombose. Para tal, acompanharemos prospectivamente 100 pacientes com COVID-19 e dosaremos marcadores de NETs (MPO-DNA e H3 citrulinado), atividade plaquetária (PF4 e RANTES) e citocinas inflamatórias (TNF-α, IL-17a, IL-6, and IL-8) em 4 tempos da hospitalização (admissão, dia +4, +8 e último dia de internação). Avaliaremos a associação da mudança do padrão desses marcadores com os desfechos clínicos. Realizaremos cultura de neutrófilos normais com soro de pacientes e dosaremos a concentração de DNA livre. Realizaremos ensaios de estimulação plaquetária com soros de pacientes e dosaremos o potencial de agregação e degranulação destas. Posteriormente, avaliaremos o potencial inibitório das drogas: vardenafil, aspirina, riociguat, dipiridamole, milrinone, enoxaparina. Os resultados permitirão: 1. Conhecer a cinética do processo de imunotrombose durante a hospitalização por COVID-19, identificar o momento da evolução da doença em que há maior alteração desse fenômeno e associá-lo a ocorrência de desfechos clínicos adversos; 2. Identificar drogas com potencial de inibir a liberação de NETs e a ativação plaquetária in vitro, que poderão ser testadas para tratar outras doenças associadas a imunotrombose.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
07/02/2022-28/02/2025
Fernanda Machado Silva Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
tecnologias mobile health (mhealth) na assistência em oncologia pediátrica: prototipagem de aplicativo de apoio à prática de enfermeiros na terapia antineoplásica
Resumo:
Os antineoplásicos, principal tratamento do câncer infantojuvenil, incluem a quimioterapia, tratamento sistêmico que destrói células de crescimento rápido, e a bioterapia, que utiliza substâncias alvo-específicas que alteram o comportamento celular. São medicações de alto risco e a não observância a princípios teórico-práticos para a sua administração, podem incorrer em riscos para os pacientes e profissionais. Resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN, no 210/1998, no 257/2001 e no 569/2018) respaldam a administração dessas drogas. Além de administrá-las, enfermeiros devem prevenir e educar pacientes e familiares quanto aos seus efeitos adversos. Entretanto, esses profissionais não recebem treinamento específico para essa atuação em sua formação, tampouco para pacientes pediátricos, cuja terapêutica difere-se quanto às drogas, dosagens e cuidados. No Brasil, a busca por capacitação por iniciativa própria enfrenta dificuldades como o predomínio da literatura na língua inglesa e a grande quantidade e complexidade das informações. Esta proposta guia-se pela questão: O uso de tecnologia mHealth voltada à administração de antineoplásicos é útil na prática de enfermeiros em oncologia pediátrica? O emprego de soluções mobile health (mHealth) tem avançado e permite o uso de tecnologia de informação e comunicação em saúde para beneficiar pacientes e profissionais. Este estudo objetiva desenvolver um protótipo de aplicativo para apoiar o enfermeiro na administração de drogas antineoplásicas a crianças e adolescentes com câncer. Trata-se de uma pesquisa metodológica aplicada, de produção tecnológica, composta por três fases: 1) Estudo pré-desenvolvimento(survey), para o levantamento de necessidades específicas da população-alvo; 2) Desenvolvimento do aplicativo (conteúdo e software), segundo o método de Amostragem de Experiências e Intervenção Programada (ESPIM); 3) Análise de aplicabilidade: avaliação do aplicativo quanto à usabilidade e satisfação do usuário.
Instituição/UF/País:
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
19/03/2022-31/03/2025
Fernanda Maria Coutinho de Andrade
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
sociobiodiversidade em comunidades tradicionais da zona da mata e leste de minas gerais: pesquisa e educação intercultural
Resumo:
Povos tradicionais possuem modos de vida, integrados à natureza, que compõem a rica sociobiodiversidade. São povos do presente, com complexas organizações sociais, com territórios distribuídos por todo Brasil, áreas importantes de conservação da biodiversidade. No entanto, estes saberes são muitas vezes invisibilizados, em função da hegemonia dos conhecimentos científicos. O diálogo entre esses conhecimentos, pode trazer luz à atual crise civilizacional e socioambiental. Os Encontros de Saberes, disciplinas ministradas por mestras e mestres dos saberes populares em universidades envolvidas nesta proposta, possibilita o diálogo no âmbito acadêmico. Emerge o objetivo da pesquisa colaborativa e intercultural sobre a sociobiodiversidade e as tecnologias sociais em comunidades tradicionais da Zona da Mata e Leste de Minas Gerais, visando produção de conhecimento, produtos tecnológicos comunitários e atender a lacuna de materiais que subsidiem a educação intercultural. O Acervo Biocultural, no Espaço de Ciências Entre Folhas/UFV, será a consolidação da proposta de pesquisa, ao ser pensado como espaço dos povos tradicionais na universidade e de construção de novos saberes a partir do diálogo entre a sabedoria popular e os conhecimentos científicos, reunindo os materiais produzidos a partir desta pesquisa colaborativa. Seu processo de criação será descrito e servirá como base para o desenvolvimento de propostas semelhantes em outras universidades. A relevância da proposta se dá na indissociabilidade pesquisa-ensino-extensão. Como estratégia metodológica serão utilizados diagnósticos participativos, em reuniões do Acervo Biocultural e nas rodas de conversa, e entrevistas com mestras e mestres dos saberes populares. Após sistematização dos dados serão elaborados os materiais didáticos, os produtos comunitários e a produção da instalação artística cultural pedagógica que irão compor o Acervo Biocultural.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
30/03/2022-31/03/2025
Fernanda Marques da Cunha
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desvendando aspectos moleculares do impacto de scav-1 sobre o metabolismo lipidico em c. elegans
Resumo:
O CD36 é um receptor multifuncional do tipo scavenger expresso em diferentes tipos celulares e capaz de ligar diversos ligantes. Variantes do gene que codifica o CD36 em humanos foram associadas a anormalidades no metabolismo de glicose e lipídios e maior susceptibilidade ao desenvolvimento de síndrome metabólica e doença coronariana induzida por diabetes. Além disso, pacientes deficientes em CD36 apresentam dislipidemia, resistência à insulina e hipertensão. É bem estabelecido que CD36 tem grande impacto sobre a homeostase lipídica, mas os mecanismos e vias moleculares controlados por CD36 não estão esclarecidos. Neste ponto, o uso de organismos mais simples como o nematoide C. elegans é de grande ajuda para o avanço do conhecimento acerca dos aspectos moleculares da função e regulação de receptores pois além de apresentar grande homologia com organismos mais complexos, é facilmente manipulável geneticamente e permite a visualização de processos em tempo real. O C. elegans possui um ortólogo do CD36 (scav-1) e dados preliminares do grupo indicam que o mutante deficiente para scav-1 possui menor teor de lipídeos e proteínas corporais e reprodução e envelhecimento anormais. Neste projeto, vamos investigar a hipótese de que scav-1 é fundamental para a homeostase lipídica do nematoide, especificamente impactando a absorção, remodelamento e armazenamento intracelular de lipídeos. Desta forma, pretendemos esclarecer os aspectos moleculares do metabolismo de lipídeos impactados por scav-1. Para isso, as consequências da deficiência de scav-1 serão investigadas utilizando técnicas de proteômica, redes de interação funcional e lipidômica. Com base nestes dados, realizaremos intervenções genéticas e não genéticas para reverter alguns fenótipos gerados pela ausência de scav-1, confirmando assim o impacto do receptor na absorção, remodelamento e/ou armazenamento lipidico em C. elegans.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
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