Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Alchemy Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Associação das Religiosas da Instrução Cristã
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário Carioca
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Anápolis
Centro Universitário de Brasília
Centro Universitário de Brusque
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário Filadélfia
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Centro Universitário Tiradentes
Centro Universitário UNINTA
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
E.E.E.M. Agostinho Morais de Oliveira
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Engenharia Assistida por Computador
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Escola Superior de Guerra
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Meridional
Faculdade SKEMA Business School
FAE Centro Universitário
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Octacílio Gualberto
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Pio XII
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação UNIRG
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Mãe de Deus
Hospital São Rafael
Hospital Sírio-Libanês
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
iNSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Integrado
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
instituto MarcosDaniel
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico Vale
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu Paraense Emílio Goeldi
Observatório Nacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Matinha
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Paracambi
Prefeitura Municipal de Recife
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO SAUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Pará
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica do Salvador
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Força Aérea
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Guarulhos
Universidade de Marília
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade Ibirapuera
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Positivo
Universidade Potiguar
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vila Velha
Universidade Virtual do Estado do Maranhão
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Energia
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Tecnologias Médicas e da Saúde
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Christian Robson de Souza Reis
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Genética
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
identificação de alvos para inibidores sintéticos do complexo de iniciação da tradução eif4f em leishmania infantum
Resumo:
Os tripanosomatídeos são protozoários flagelados conhecidos por causarem doenças humanas e veterinárias como a leishmaniose visceral cujo o agente etiológico no Brasil é a Leishmania infantum. Estes protozoários são caracterizados por apresentarem processos moleculares atípicos, como a regulação da expressão gênica por mecanismos pós-transcricionais incluindo a tradução dos seus mRNAs. Em eucariotos, a iniciação da tradução começa com a ligação do complexo eIF4F (composto pelas subunidades eIF4A, eIF4E e eIF4G) ao cap presente na região 5 dos mRNAs, permitindo seu reconhecimento pelo ribossomo. A atividade do eIF4F é reforçada pela proteína de ligação à cauda poliA (PABP) que atua através da interação direta com o eIF4G. A iniciação da síntese de proteínas ainda não é totalmente compreendida nestes protozoários, todavia foram identificadas subunidades do eIF4F e PABP: seis homólogos do eIF4E (EIF4E1-6) e múltiplos homólogos das demais subunidades (EIF4G1-5, EIF4AI e III e PABP1-3). Alguns trabalhos prévios demonstraram a formação de complexos do tipo eIF4F, dos quais um está envolvido na tradução sendo formado por EIF4E4, EIF4G3, EIF4A1. Este complexo EIF4F interage com a PABP1, e recentemente foi descrito uma interação direta entre as proteínas PABP1 e EIF4E4, esta interação é única descrita em eucariotos. Diante deste cenário, a proposta deste trabalho é aprofundar o estudo das interações do complexo EIF4F e identificar inibidores para as interações EIF4E4/EIF4G3 e EIF4E4/PABP1. De inicio, será avaliada a afinidade de ligação entre as proteínas EIF4E4/EIF4G3. Assim, a proteína EIF4E4 será expressa e purificada em sistema eucariótico e será validada quanto a capacidade de interação aos parceiros EIF4G3 e PABP1 por ensaios de interação proteína-proteína (ELISA e/ou pull-down). Em seguida, utilizando modelagem molecular será gerado um modelo de interação EIF4E4/EIF4G3 incluindo a utilização da molécula 4EG1 que inibe a interação EIF4G/EIF4E humano. A partir desse modelo e da estrutura disponível EIF4E4/PABP1, por técnicas de engenharia de proteínas, serão produzidos peptídeos capazes de inibir as interações EIF4E4/EIF4G3 e EIF4E4/PABP1. Os peptídeos referentes as proteínas que apresentarem alta afinidade na simulação computacional serão sintetizados e utilizados para serem validados em ensaios de interação proteína-proteína (ELISA, pull-down e termoforese). Por fim, a interação EIF4E4/EIF4G3 na presença ou ausência da PABP1 será utilizada para obtenção de cristais e definição da estrutura usando difração de Raios-X. Os resultados obtidos nesse trabalho irão contribuir para o desenvolvimento de moléculas inibidoras que terão como candidatos as interações entre as proteínas do complexo EIF4F/PABP de Leishmania infantum. Essa busca racional por alvos específicos é importante uma vez que o tratamento disponível é escasso e tóxico e alternativas de uso de moléculas inibidoras para as interações no complexo eIF4F tem sido aplicada satisfatoriamente no modelo humano para tratamento do câncer. Em resumo, o conhecimento mais aprofundado das interações EIF4F/PABP1 com busca de alvos específicos para inibidores nos permitiram o desenvolvimento de uma nova geração de antiparasitários que combateriam de forma específica e precisa a Leishmania infantum.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
Vigência:
15/05/2019-31/05/2022
Christiana Andrade Pessoa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de imunossensores eletroquímicos a base de polieletrólitos do tipo silsesquioxano
Resumo:
Materiais híbridos orgânicos-inorgânicos constituem uma atrativa área de pesquisa, a qual encontra-se em constante crescimento devido a grande variedade de aplicações tecnológicas [13]. A combinação de componentes orgânicos e inorgânicos pode proporcionar propriedades extraordinárias e complementares as quais não se conseguiria obter em materiais constituídos de um único componente [4,5]. Os silsesquioxanos são uma classe de materiais híbridos os quais possuem uma matriz de sílica com grupos orgânicos covalentemente ligados à um núcleo inorgânico [68]. A reatividade da cadeia orgânica combinada com a versatilidade do processo sol-gel, permite o controle das propriedades texturais, físicas e químicas dos materiais sólidos resultantes [9]. Os mais variados tipos de estruturas de materiais à base de silsesquioxano tem sido aplicados em catálise [10-12], nanomateriais [13-16], adsorção [17,18] e eletroquímica [16,19,20]. Em particular, a utilização destes silsesquioxanos na construção de eletrodos quimicamente modificados tem mostrado resultados promissores, principalmente devido a versatilidade de obtenção destes materiais os quais favorecem a imobilização de enzimas e/ou mediadores na superfície do eletrodo [19,20].O cloreto de 3-n-propilpiridínio silsesquioxano, um silsesquioxano carregado positivamente preparado por ligação do grupo piridina quaternário a uma cadeia de polissiloxano (SiPy+Cl−) provou ser um efetivo material de suporte para a imobilização de espécies eletroativas carregadas negativamente [20,21]. Este polieletrólito tem sido utilizado como policátion no crescimento de filmes baseados na técnica Layer-by-Layer (LbL) e aplicado no desenvolvimento de sensores e biossensores eletroquímicos para diversos analitos [21-25]. Além da grande capacidade de formar filmes estáveis, este polieletrólito também pode atuar como um nanorreator para a síntese de nanopartículas metálicas[26-29]. Recentemente, um novo silsesquioxano foi sintetizado, designado como cloreto de 3-n-propil(4-aminometil)piridínio (Si4ampy+Cl−) o qual apresentou uma estrutura contendo dois nitrogênios coordenantes, exibindo desta forma uma grande capacidade de adsorção de diferentes espécies. Adicionalmente, este mostrou uma considerável solubilidade em meio aquoso, o que possibilitou a sua aplicação na obtenção de filmes LbL juntamente com ftalocianinas tetrassulfonadas. Desta forma, considerando o alto potencial de uso desses materiais na construção de sensores eletroquímicos, pretende-se neste projeto, ampliar as aplicações destes polieletrólitos como matriz para imobilização de antígenos ou anticorpos para a construção de novas configurações de imunossensores eletroquímicos. Devido a estrutura destes polieletrólitos, estes podem proporcionar uma efetiva imobilização de tais biomoléculas, com relativa organização de modo a favorecer às interações específicas antígeno-anticorpo. Em grande parte dos casos, o sinal gerado pelo evento de reconhecimento entre os biomarcadores (antígenos) e os anticorpos que ocorre na superfície dos imunossensores pode ser amplificado por meio da co-imobilização de estruturas tais como materiais nanoestruturados. Além da amplificação do sinal, a utilização de nanomateriais na construção de imunossensores pode auxiliar na imobilização dos elementos de reconhecimento (já que uma maior área superficial estará disponível para a imobilização dos anticorpos/antígenos, o que pode facilitar o acesso dos antígenos/anticorpos aos mesmos) e desta maneira aumentar a eficiência do processo de transdução, o que gera um considerável aumento na sensibilidade do dispositivo. Diante deste contexto, a possibilidade de incorporação de nanopartículas metálicas na rede de sílica dos silsesquioxanos (mais especificamente AuNps) poderá proporcionar uma maior interação das biomoléculas e a superfície eletródica, a qual será possivelmente de natureza eletrostática ou covalente (como por exemplo os grupos NH3+ ou NH2 presentes nas MNps estabilizadas pelos polieletrólitos silsesquioxanos com os grupos COO- terminais existentes na estrutura molecular dos anticorpos). Adicionalmente, em trabalhos prévios realizados pelo grupo foi também verificado que a incorporação do óxido de grafeno reduzido (RGO) obtido pelo método de esfoliação eletroquímica forma filmes estáveis com o SiPy+Cl-, a partir da interação eletrostática entre os grupos piridínios presentes na estrutura do polieletrólito silsesquioxano e os grupos carboxílicos no RGO [30]. Esta configuração poderá proporcionar uma imobilização mais efetiva e maior estabilidade das biomoléculas sobre a superfície eletródica, além do aumento da sensibilidade do dispositivo. Neste contexto, como parte dos objetivos deste projeto pretende-se utilizar os polieletrólitos cloreto de 3-n-propilpiridínio silsesquioxano (SiPy+Cl−) e especialmente o novo material híbrido 3- n-propil (4- cloreto de aminometil) piridínio silsesquioxano (referido como Si4ampy+Cl−), como matrizes para a imobilização de biomoléculas, tais como antígeno e/ou anticorpo para o desenvolvimento de novas configurações de imunossensores eletroquímicos tanto na forma de filmes LbL como imobilizados sobre eletrodos de carbono.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Christiane Bischof dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de competências e capacidades digitais para alavancar a competitividade de indústrias em um contexto de economia digital.
Resumo:
Empresas brasileiras encontram desafios para se adequar no contexto atual denominado de Economia Digital. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI, 2018), a crescente digitalização e a defasagem tecnológica do Brasil em relação ao resto do mundo é um dos motivos pelos quais o país encontra-se em um quadro de estagnação. O presente projeto explora a aplicação das tecnologias voltadas à IoT Internet das Coisas, para assegurar sobrevivência e competitividade às empresas, em um ambiente dinâmico. Portanto tem como objetivo geral identificar e analisar as capacidades dinâmicas necessárias para criação e implementação de competências digitais em empresas do setor industrial do Brasil. Para atingir o objetivo proposto, o estudo é conduzido em duas etapas: a primeira qualitativa que consiste em uma revisão sistemática e um estudo de multicascos para a construção de um modelo teórico-empírico. A segunda etapa consistirá em uma pesquisa do tipo survey com o intuito de avaliar o modelo teórico empírico proposto. Este estudo contribui para a comunidade acadêmica por apresentar quais capacidades dinâmicas utilizar e como desenvolvê-las a fim de alavancar seu desempenho e competitividade em um contexto de Economia Digital.
Instituição/UF/País:
FAE Centro Universitário - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Christiane Inocêncio Vasques
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
evidências e monitoramento clínico de eventos adversos relacionados ao uso de imunoterápicos inibidores de checkpoints
Resumo:
A imunoterapia tem se consolidado como um dos pilares do tratamento oncológico nos últimos anos. Dentre ela se destacam os medicamentos classificados como inibidores imunes de checkpoints, a saber: nivolumabe, pembrolizumabe e ipilimumabe. Apesar de serem medicamentos que agem em alvos específicos, seu uso não está livre de eventos adversos. Por se tratar de terapia mais recente, faz-se necessário que os profissionais que lidam com estes pacientes conheçam os possíveis eventos adversos relacionados ao uso para que possam determinar formas de manejar tais eventos. O presente projeto prevê a realização de 3 estudos, a saber: estudo 1 que busca identificar as evidências científicas acerca da prevalência de toxicidade dermatológica relacionada ao uso de inibidores imunes de checkpoints. Trata-se de revisão sistemática da literatura; estudo 2 que tem como objetivo analisar a prevalência de eventos adversos em pacientes com câncer submetidos ao uso de inibidores imunes de checkpoints. Trata-se de estudo transversal que avaliará pacientes mensalmente em relação ao desenvolvimento de evento adverso e classificação da severidade do evento apresentado e, por fim, estudo 3 que busca construir e validar um manual de orientações para pacientes em uso de inibidores imunes de checkpoints. Trata-se de pesquisa metodológica que fará a validação de aparência e conteúdo do manual elaborado pelos pesquisadores.
Instituição/UF/País:
Universidade de Brasília - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Christianne Alves Pereira Calheiros
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atenção à amamentação: desenvolvimento, aplicação e avaliação de um aplicativo digital educativo
Resumo:
O objetivo do presente trabalho é desenvolver um protótipo de aplicativo digital educativo que auxilie na atenção à amamentação. Trata-se de uma pesquisa metodológica do tipo aplicada. O desenvolvimento do aplicativo seguirá três fases: definição de informações com busca da literatura; desenvolvimento e validação do aplicativo e aplicação do protótipo com sua instalação e manutenção caracterizada pela correção de erros e de adaptações às exigências dos usuários, bem como avaliação do seu uso. A proposta de desenvolvimento deste aplicativo digital educativo voltado para amamentação, faz parte de um projeto maior, em que a Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG vem desenvolvendo em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Alfenas, que abrange 27 municípios do sul do Estado de Minas Gerais. Esta parceria nasceu diagnóstico realizado pelo Comitê de Mortalidade Materna da SRS de Alfenas, quando identificaram dificuldades dos enfermeiros e médicos em realizarem consultas de pré-natal e puerpério, bem como educação, acompanhamento e avaliação da amamentação. Assim, após contato com a universidade, foi proposto um a Capacitação em Consulta de Pré-natal de risco habitual e puerpério. Esta capacitação aconteceu no período de abril a setembro de 2018. Desta experiência, verificamos a necessidade inicialmente de construirmos um instrumento que pudesse contribuir para a educação das gestantes/puérperas e seus companheiros/familiares, bem como para o acompanhamento e sucesso da amamentação, quando se propõe criar uma rede de orientação à gestante/puérperas e seus familiares e acompanhamento por profissionais que as atendem nas consultas pré-natal, bem possibilitar à Secretaria Municipal de Saúde dos 27 municípios e também à Superintendência Regional de Saúde verificar e avaliar a assistência prestada no (s) município para o sucesso da amamentação. Este aplicativo, posteriormente será adicionado à proposta de criação de um aplicativo educativo sobre puerpério, para auxiliar nas consultas puerperais.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Christianne Elisabete da Costa Rodrigues
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
intensificação do processo de extração alcoólica de óleo de borra de café utilizando líquido pressurizado e ultrassom
Resumo:
O café é um dos produtos da agroindústria mais consumidos mundialmente, sendo que para a viabilização de seu consumo na forma de pó instantâneo são gerados grandes montantes de um resíduo proveniente do processo de extração dos sólidos solúveis contidos nos grãos utilizando-se água como solvente, resíduo nomeado borra de café. Este material normalmente é queimado na própria indústria para geração de energia, apesar de possuir características bastante interessantes, tal como um teor de lipídeos significativo, ao redor de 20 % em massa, o que pode indicar a possibilidade de utilizações mais nobres para o material. Além disso, nos últimos anos, tem-se cada vez mais a preocupação com a saúde associada ao consumo de produtos processados com a utilização de insumos reconhecidos como seguros. Neste sentido, vale mencionar que a indústria processadora de matrizes oleaginosas utiliza para a extração de óleos vegetais um solvente, uma mistura de isômeros do n-hexano, que possui alta inflamabilidade e alta capacidade poluidora, além de ser considerado neurotóxico. Com base nestas informações é proposto este projeto de pesquisa, o qual está suportado nos seguintes pilares: minimização de resíduos da indústria processadora de café com possível produção de insumo para as indústrias alimentícia, de cosméticos e de fármacos, óleo de borra de café, utilizando-se solventes renováveis e seguros para a extração, etanol e isopropanol. O projeto será conduzido considerando duas diferentes frentes: a) Estudo da cinética de extração e determinação dos coeficientes de partição do óleo de borra de café em experimentos de extração a pressão atmosférica utilizando-se álcoois como solventes; b) Estudo da intensificação do processo de extração através da utilização de líquido pressurizado (PLE, pressurized liquid extraction) e de ultrassom (UAE, ultrasound assisted extraction), visando-se obter óleo vegetal enriquecido em compostos minoritários tais como os ácidos clorogênicos.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Christina Alves Peixoto
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
ação dos prebióticos (fruto-oligossacarídeos e galacto-oligossacarídeos) e sua associação com a fluoxetina sobre as vias de sinalização da neuroinflamação, cognição e depressão em modelo animal de obesidade induzida por dieta
Resumo:
A depressão é uma doença mental associada a fatores ambientais, genéticos e psicológicos. Estudos recentes indicam que a inflamação crônica causada por uma dieta rica em gordura (HFD) pode desempenhar um papel importante na indução da neuroinflamação e da depressão, por alterar o microbioma intestinal, as vias metabólicas, a produção de neurotransmissores e de outras moléculas de sinalização neuronal e de comportamento (Hassan et al., 2018). Por outro lado, a disbiose intestinal causa um desequilíbrio da homeostase energética que, por sua vez, leva à obesidade. Portanto, existe uma interligação entre obesidade, microbiota intestinal e depressão (Schachter et al., 2018). Os microrganismos intestinais podem sintetizar e reconhecer uma série de substâncias neuroquímicas, incluindo neurotransmissores (GABA, serotonina e dopamina), ácidos graxos de cadeia curta (SCFAs), ácidos biliares secundários e outras moléculas pequenas biologicamente ativas. Os SCFAs são os produtos finais da fermentação anaeróbica de fibras alimentares, com efeitos antidepressivos por estimular a produção de BDNF, um importante regulador da plasticidade neuronal, além de modular receptores de GABA e de glutamato (Maqsood e Stone, 2016). Adicionalmente, a neuroinflamação pode induzir alterações na via do triptofano que além de reduzir os níveis de serotonina, estimulam a produção de produtos do catabolismo do Triptofano (TRYCATS), que contribuem para o aparecimento de sintomas neuropsiquiátricos. Por sua vez, os inibidores de recaptação de serotonina (SSRIs), tal como a Fluoxetina (FLX), exercem efeitos antidepressivos através da regulação da síntese de serotonina (Fitzgerald e Bronstein, 2013), bem como regulam o balanço energético, sensibilidade à leptina através do BDNF (Scabia et al., 2018), inibição de neuropeptídeo Y (NPY), produção de pro-opiomelanocortina (POMC) e de hormônio estimulante de melanócito α (α-MSH), resultando na saciedade (Barros et al., 2018). Recentes estudos têm demonstrado que prebióticos [fruto- e galacto-oligossacarídeos (FOS e GOS) apresentam efeito antidepressivo, através da normalização da microbiota intestinal (Burokas et al., 2017), e que portanto, poderiam atuar como uma estratégia promissora em associação com os antidepressivos convencionais. Deste modo, o presente estudo pretende investigar os efeitos do tratamento com prebióticos (FOS e GOS), associados ou não com inibidor de recaptação de serotonina (FLX) sobre as vias de sinalização da neuroinflamação, cognição e depressão em modelo de obesidade induzida por dieta.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
Vigência:
15/05/2019-31/05/2022
Cibele Cardoso de Castro
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diagnóstico da polinização e manejo de polinizadores de hortaliças no nordeste brasileiro
Resumo:
A polinização por animais favorece a produção da maioria das espécies cultivadas, representando grande valor econômico. Apesar de sua importância, as populações desses animais estão em declínio, assim como a produção de culturas agrícolas que deles dependem. Assim, torna-se premente a investigação e divulgação de estratégias que favoreçam o aumento de polinizadores nas culturas e sua conservação. As hortaliças são exemplo de culturas que podem ser favorecidas com o manejo de polinizadores. No entanto, para saber se o manejo é necessário e, caso seja, para que tenha êxito, precisa-se também conhecer a biologia reprodutiva, identificar déficits de polinização e determinar os polinizadores mais eficientes da cultura. Este projeto tem como objetivo geral fazer um diagnóstico da polinização de hortaliças e sua influência na produção e nas características comercialmente importantes de frutos e de sementes para plantio, usando como modelo plantios do nordeste brasileiro. Serão coletados dados de biologia floral, sistema sexual, sistema reprodutivo, polinização e limitação polínica, bem como será avaliada a presença de déficit de polinização usando o protocolo estabelecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Experimentos de introdução de abelhas serão conduzidos em algumas culturas. Dados abióticos tais como paisagem do entorno, histórico de uso da área, clima e solo também serão incluídos na análise. A partir dos dados coletados, Pretende-se atingir as seguintes metas: a) Produzir três dissertações de mestrado (uma já está em andamento) e uma tese de doutorado (em andamento); b) Apresentar dez trabalhos em congressos; c) Produzir, no mínimo, cinco artigos científicos em revistas com fator de impacto maior que 1,0; d) Ampliar o volume de dados relacionados à polinização de culturas, testando modelos que podem ser usados por pesquisadores do Brasil e do mundo; e) criar estratégias de orientação de agricultores nordestinos em relação à conservação e manejo de polinizadores na agricultura e f) obter resultados que contribuam para a compreensão e mitigação da crise mundial de polinizadores em culturas agrícolas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cibelle Celestino Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
a historicidade do conhecimento científico em uma proposta histórico-investigativa de ensino de física
Resumo:
O ensino de ciências é uma atividade que envolve, entre outras coisas, a aprendizagem sobre ciência, a compreensão acerca de sua natureza, bem como aspectos relacionados à sua prática. A formação inicial de professores é um dos momentos cruciais para a reflexão acerca de aspectos metacientíficos e também para a promoção do diálogo entre diversas estratégias de ensino, como a História, Filosofia e Sociologia da Ciência e a experimentação. Ambas aliadas formam a chamada abordagem histórico-investigativa. A questão central, no entanto, reside na forma como este tipo de abordagem é desenvolvida pelos licenciandos e em suas dificuldades de efetivá-la em sala de aula. Nosso foco estará na interação entre o licenciando e seu planejamento. Compreender esse processo e as dificuldades nele envolvidas é relevante para que boas práticas dialógicas sejam realizadas. O episódio histórico escolhido na criação e implementação das sequências de atividades histórico-experimentais envolve temas de eletricidade, particularmente a invenção da garrafa de Leiden. A pesquisa é apoiada na Design-Based Research, em que o campo de atuação será a própria realidade da sala de aula e os sujeitos da pesquisa são eminentemente estudantes de licenciatura. As sequências didáticas a serem aplicadas em situação de estágio supervisionado serão construídas considerando os quadros teóricos didáticos e as três dimensões da historicidade do conhecimento científico visando promover a reflexão, além de fomentar e explicitar os níveis de argumentação e compreensão dos conhecimentos por parte do licenciando.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cicefran Souza de Carvalho
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
matemática e inteligência artificial: como a matemática contribui para a criação de inteligências artificiais, a nova fronteira da ciência brasileira pós pandemia do covid-19
Resumo:
A VII Semana de Matemática da URCA / UD Campos Sales, no ano de 2020, terá como tema Matemática e Inteligência Artificial: Como a Matemática contribui para a criação de inteligências artificiais, a nova Fronteira da Ciência Brasileira pós Pandemia do COVID-19 e acontecerá no período de 17 a 23 de outubro de 2020, como evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e, este ano, buscará verificar como os modelos matemáticos poderão influenciar a criação de inteligências artificiais buscando prever novos focos da SARS-COV-2 no mundo após essa primeira onda da epidemia em nosso País e no mundo e como a matemática poderá contribuir com a reorganização da economia mundial, também influindo na criação de modelos matemáticos que, através da inteligência artificial poderá mostrar as soluções coerentes, eficazes e concretas esse grandes desafio que será sanar a grave crise econômica mundial ocasionada pela pandemia do Coronavírus, que serão realizadas a priori na modalidade presencial através de palestras, oficinas e minicursos, desde que liberadas pelos órgãos de saúde, com protocolos de segurança e higiene, buscando, ainda, estarmos de acordo com as regras sanitárias protocoladas por estas instituições. Na impossibilidade da realização na modalidade presencial por conta, ainda, da pandemia, serão realizadas na modalidade à distância, por videoconferências, através de sites especializados para fazer essa transmissão. A Semana de Matemática da URCA / UD Campos Sales desde as suas primeiras versões possui a função de formação e atualização de Professores, acadêmicos e comunidade em geral dos municípios de sua abrangência, dos mais recentes estudos, metodologias, notícias e assuntos relacionados à matemática e à ciência, buscando sua inserção na realidade local, tão necessários para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos da microrregião do Cariri Oeste. A presença de pesquisadores de renome nacional e até internacional no cotidiano regional, mostra que a Matemática pode ser utilizada com uma ciência interdisciplinar na busca de soluções sustentáveis para melhoria da economia do cariri oeste através de políticas de desenvolvimento sustentável economicamente corretas associadas à utilização dos recursos naturais renováveis, associada às práticas científicas; inclusive com a disseminação do que vem a ser inteligência artificial em uma região que, até então, desconhecem com profundidade científica esse assunto. Serão ofertados atividades científicas abertas às comunidades acadêmicas das diversas universidades da região; dos municípios da região do cariri; estudantil de escolas de educação básica e dos municípios da região do cariri; bem como a todos que tiverem o interesse de participação. Todas as atividades ofertadas serão gratuitas e terão o intuito de mostrar o desenvolvimento e evolução da Matemática como ciência e as suas vertentes transdisciplinares como a educação estatística e Educação Matemática no mundo moderno, assim como apresentar e debater como a área de matemática ao longo dos últimos anos tem contribuído para a ciência e para o desenvolvimento de softwares com modelos matemáticos, inclusive aqueles voltados para as inteligências artificiais; como também irá buscar a fomentação da pesquisa em nível local, com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos estudantes de nossa Unidade Descentralizada nas mais diferentes modalidades da Matemática; estudantes da educação básica; pesquisadores convidados; e público em geral que possuam trabalhos relevantes e que tenham interesse de participação no evento.
Instituição/UF/País:
Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
Vigência:
20/10/2020-30/04/2021
Cícero Manoel dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
monitoramento das condicionantes climáticas na área experimental da faculdade de engenharia agronômica / campus universitária de altamira - ufpa.
Resumo:
Uma estação meteorológica moderna de medidas contínuas usa múltiplos sensores para monitorar as condicionantes climáticas: temperatura do ar, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento, precipitação e radiação solar. Estas informações são importantes para diversas finalidades: previsão do tempo, estudos climáticos, aplicações agrometeorológicas, estudos oceânicos, aplicações aeronáuticas, entre outros. O monitoramento diário e contínuo exige que os sensores estejam operando sem falhas, sem interrupções e com menor erro possível. Para que isso aconteça é necessário que os sensores sejam calibrados ou que os sensores queimados/danificados sejam substituídos por outros sensores novos. A Faculdade de Engenharia Agronômica (FEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira, possui uma estação agrometeorológica instalada na área experimental. A estação e os dados coletados têm a finalidade aplicações no ensino, pesquisa e extensão. No entanto, não dispomos de recursos financeiros para repor sensores queimados/danificados e/ou sensores reservas para efetuar a calibração dos sensores em operação no campo. A presente proposta busca recursos para a compra de novos sensores (para temperatura e umidade, pressão, velocidade e direção do vento, precipitação e radiação solar) para estação agrometeorológica da FEA / UFPA, Campus Universitário de Altamira. Além disto, buscamos recursos para financiar outros equipamentos e materiais permanentes (Computador desktop completo, HD externo, impressora a laser, entre outros), diárias e passagens aéreas (participação em eventos científicos) e materiais de consumo (toner para impressora, resma de papel A4, pincel para quadro branco, entre outros). Com a aprovação da proposta, acreditamos que daremos um avanço considerável na região para a continuação do monitoramento das condicionantes climáticas e divulgação dos resultados que obteremos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cícero Rafael Cena da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
adubos - adubação utilizando blow-spun nanofibras
Resumo:
O projeto envolve a aplicação de nanofibras polímericas, produzidas pela técnica de solution blow-spinning, para entrega controlada de fertilizantes a planta ou a sementes. Os testes a serem desenvolvidos, empregando diferentes matrizes polímericas, será aplicado especificamente na germinação da soja, embora, estes estudos possam ser aplicados para qualquer cultura, ou mesmo para entrega controlada de pesticidas e fungicidas. A literatura aborda diversos estudos envolvendo técnicas de produção de fibras como a electrospinning para entrega controlada de medicamentos, enquanto que a entrega de fertilizantes, geralmente envolve a aplicação de hidrogéis. Entretanto, nenhum destes sistemas se mostra tão promissor quanto a técnica de solution blow-spinning para aplicações industriais de larga escala, que alia a cinética de entrega de nanofibras dos sistemas tradicionais produzidos por electrospinning à facilidade de processamento e robustes desta nova técnica. Outro problema que abordaremos neste projeto é a determinação de nutrientes do tipo Nitrogênio, Potassio e Fosforo, entregues pelas nanofibras. Em nossos estudos, pretendemos ainda avaliar a entrega destes nutrientes estudando espectros de absorção no infravermelho por transformada de fourier de plantas e sementes submetidas a adubação com nanofibras com base em análises de PCA (principal component analysis). Estes dados serão confrontados com técnicas de análise elementar.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cid Manso de Mello Vianna
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
taxação de bebidas adoçadas: análise do custo-efetividade da sua implantação e o impacto na produção e emprego das empresas produtoras
Resumo:
A obesidade é um determinante importante da carga de doença atribuível às as doenças não transmissíveis. Atualmente, 60% da população mundial tem sobrepeso, enquanto 25% são considerados obesos. As doenças atribuíveis à obesidade causam mais de 17 milhões de mortes globais a cada ano e em torno de 2050 serão responsáveis por aproximadamente 92 milhões de mortes prematuras. Este fenômeno é multicausal. Alterações nos padrões alimentares e atividade física levaram ao aumento no peso corporal e de doenças metabólicas. Nesse contexto, existe evidência da associação entre o consumo de refrigerantes e outras bebidas adoçadas (RBAs) e o aumento da ingestão de energia, levando ao ganho de peso e a obesidade. Os RBAs estão entre os alimentos mais consumidos pela população brasileira. Dados de consumo alimentar pessoal indicam que essas bebidas estão entre os dez alimentos mais consumidos por brasileiros acima de 10 anos para ambos os sexos. Este projeto buscará gerar evidências sobre o impacto econômico do imposto sobre o consumo excessivo as RBAs e na saúde. Para isto, pretende-se realizar uma avaliação de custo efetividade do impacto da taxação de bebidas adoçadas na prevalência da obesidade e das variáveis socioeconômicas em comparação com a manutenção do estado atual e estimar o impacto dessa taxação sobre variáveis da economia (estrutura de mercado, geração de emprego, balança comercial do setor saúde, Produto Interno Bruto, salário e produtividade).
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
06/01/2020-31/01/2022
Cidinalva Silva Câmara Neris
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Sociologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
as famílias nas tramas da lei: um estudo da regulação política e jurídica das relações familiares
Resumo:
Enfocando os aspectos que precedem e condicionam o tratamento judiciário das dissoluções conjugais, o objetivo desta pesquisa é analisar modalidades de tratamento judiciário da dissolução conjugal, tendo como referencial empírico os processos de dissolução de relações conjugais (divórcio litigioso, divórcio consensual, e de reconhecimento e dissolução de união de fato, definição de alimentos, guarda dos filhos menores, partilha de bens), transcorridos nos Fóruns de Justiça de duas cidades maranhenses: a capital São Luís- e Bacabal, o maior centro urbano da central do estado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Cilene Aparecida Nunes Rodrigues Nevins
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
referência pronominal: estruturação e desestruturação
Resumo:
O presente projeto insere-se na linha de pesquisa sobre linguagem e cognição, e, dentro do arcabouço teórico formal da gramática, versa sobre a estruturação da referência de pronomes pela gramática e sua desestruturação frente a distúrbios mentais do construto da esquizotipia, em especial a esquizofrenia. Trata-se de dois braços de investigação. O primeiro, de natureza teórica, é sobre aspectos gramaticais dos pronomes, buscando compreender em que medida a distinção entre pronomes fortes e fracos pode ser estabelecida em função da carga estrutural, formada a partir de traços formais, interna aos pronomes (Cardinaletti & Starke, 1999). Concentra-se na divisão de trabalho entre pronomes plenos e nulos em línguas de pro-drop pleno e parcial, estabelecendo generalizações cross-linguísticas robustas sobre o comportamento sintático-semântico destes pronomes, para então tecer um melhor entendimento teórico sobre suas estruturas internas. O segundo braço de investigação volta-se para a hipótese de que a esquizofrenia envolve déficits gramaticais, na combinação e estruturação dos traços formais necessários para a computação da referência (Hizen, 2015). Nossa meta neste braço do projeto é usar estruturas sintático-semânticas de controle obrigatório e não obrigatório para a verificação da hipótese em questão. Propomos também pesquisa sobre a possibilidade de a iconicidade facilitar a interface Sintaxe-Forma Lógica (hipótese de Schlenker (2018)). Nossa proposta é usar dados de referência pronominal em esquizofrenia para verificação dessa hipótese, acoplando o loci pronominal da língua de sinais brasileira a pronomes do português brasileiro nos itens experimentais de testagem. Com uso de metodologia teórico-experimental de coleta de dados linguísticos, o projeto no geral objetiva: (a) contribuir para um melhor entendimento teórico do papel da gramática na computação da referência pronominal; (b) contribuir com diferentes áreas do conhecimento para compreensão dos déficits linguísticos observados na esquizofrenia; (c) contribuir na elaboração de testes linguísticos efetivos para o diagnóstico do distúrbio mental em questão; (d) desenvolver estratégias linguísticas facilitadoras da comunicação com pacientes de esquizofrenia.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cilene Gomes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Planejamento Urbano e Regional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
metropolização e metrópole onipresente: discussão teórica e confrontação com a região metropolitana do vale do paraíba e litoral norte, sp
Resumo:
A problematização geral da institucionalização da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN-SP), em 2012, e a controvérsia teórica gerada acerca da presença ou não do fato metropolitano nessa região instigou ao estudo teórico sobre a natureza do processo de metropolização e da organização do espaço metropolitano, em suas relações com a globalização em curso, com a finalidade de criar uma perspectivação teórico-metodológica, baseada em uma articulação conceitual a partir do conceito de metrópole onipresente (Milton Santos) com outros conceitos afins, que oriente a verificação da suposta existência (ou não) de grandezas referencias do fenômeno metropolitano na realidade urbano-regional heterogênea da referida região. A pesquisa tenta se inserir em discussões acadêmicas e debate social mais amplo sobre as incertezas e apreensões quanto aos destinos da política territorial e do planejamento urbano e regional no país, considerando as normativas do Estatuto da Metrópole e, particularmente, no Estado de São Paulo, a organização/planificação regional estadual instrumentalizada por normas específicas e um plano de ações direcionadas ao que se define como macrometrópole pauslita, da qual a RMVPLN é integrante. Com essa ordem de preocupações, a questão da relação indissociável entre as instâncias político-institucional e cultural-ideológica torna-se relevante para compor a análise histórico-crítica da ação social, dos rumos da regionalização institucional e dos acontecimentos conjunturais que deverão confluir na elaboração do PDUI para a região valeparaibana. Nesse contexto, o problema da gênese teórica não se desvincula da ação política, encerrando a necessidade de reorientação e revalidação do método para o tratamento de proposições e hipóteses que, diante do quadro crítico de ordem civilizatória e política que se vive hoje no país e no mundo, afirmam o engendramento de pré-condições do novo período demográfico da história, fundadas na perspectiva do humanismo concreto, da radicalização democrática e da constituição de novos centros/centralidades da vida social, ancorada na emergência de novas forças de conscientização e agregação social, nascidas das contra-racionalidades e resistências às ideologias e modus operandi hegemônicos (perversos). Para isso, o método dialético e sistêmico se interpõe como gerador dos meios de regulação da dinâmica da pesquisa no trânsito das proposições teóricas às observações empíricas circunscritas ao caso da região do Vale do Paraíba e Litoral Norte à ordem de conexões que a integram na estrutura macrometropolitana de funcionalização e transformações do estado paulista e da formação socioespacial brasileira. Nesse sentido, o equacionamento lógico e de explicitação dos referenciais e conteúdos teórico-empíricos define-se tendo em vista as necessárias confrontações de análise e interpretação da onipresença metropolitana e de uma ordem específica de conexões, estabelecida na psicoesfera e noosfera social. Envolvendo os instrumentais técnicos de coleta de informações e seleção de dados e fatos pertinentes à problemática e hipóteses da pesquisa, as observações e análise documental e os estudos de caso e estudos comparativos direcionam-se à valorização da informação, comunicação e formas de organização social como variáveis significativas para estudo da metropolitanização de lugares.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Paraíba - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cilson Cesar Fagiani
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desafios da formação do jovem trabalhador no contexto das políticas educacionais: aproximações entre brasil e portugal
Resumo:
Este é um projeto de pesquisa de natureza interdisciplinar e de abrangência interinstitucional no Brasil e internacional, em desenvolvimento na Universidade de Uberaba - UNIUBE, na região do Triângulo Mineiro em Minas Gerais no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Desenvolvimento Profissional, Trabalho docente e Processo de Ensino Aprendizagem a qual abrange investigações e estudos sobre formação e desenvolvimento profissional, analisando o trabalho docente em suas diferentes dimensões, práticas e perspectivas, de modo a compreender e a intervir nos processos ensino-aprendizagem em diferentes contextos, níveis e modalidades. A referida linha contempla ainda pesquisas sobre a Educação Básica, Formação inicial e continuada de professores e as formas de participação na gestão do sistema e de unidades de ensino; inserção de novas tecnologias no trabalho docente; educação e práticas de cidadania e direitos humanos; educação e trabalho; educação de pessoas com necessidades educacionais especiais. O projeto vincula-se ao grupo de pesquisa Trabalho Sociedade e Educação, sob a coordenação da Profa. Fabiane Santana Previtali, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU) e ao grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão Educativa e Neoliberalismo, sob coordenação do Prof. Afrânio Mendes Catâni da Universidade de São Paulo. No âmbito internacional o projeto vincula-se ao grupo de pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais, coordenado pela Profa. Dra. Raquel Varela no Instituto de História Contemporânea IHC/UNL e com a Profa. Teresa Medina da Universidade do Porto, ambas de Portugal. O proponente é doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2016) e pós-doutor em Educação pela Universidade de São Paulo sob a supervisão do professor Dr. Afrânio Mendes Catâni. É Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Educação e as Transformações Sociais Globais e pesquisador associado junto à Universidade Nova de Lisboa UNL, vinculado ao Grupo de Pesquisa História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais. O projeto ora apresentado consubstancia o conjunto de reflexões acumuladas e resultados de pesquisa amplamente divulgados em periódicos científicos nacionais e internacionais, livros, capítulos de livros, apresentações em eventos científicos ao longo da trajetória acadêmica deste proponente, justificando-se a submissão do projeto ao presente edital. Dessa forma, entende-se que o projeto vem contribuindo significativamente para o desenvolvimento e aprofundamento do conhecimento científico na area e sub-area da pesquisa, bem como para a divulgação dos resultados obtidos, inclusive internacionalmente, através do estabelecimento de redes de pesquisa de abrangência internacional. Ademais, ao envolver estudantes de graduação e pós-graduação, o projeto possibilita a formação de recursos humanos altamente qualificados e com experiência no trabalho interdisciplinar aptos a atuar em um mercado de trabalho marcado pela competitividade internacional. Convém mencionar que as análises comparativas constituem uma forma de conhecimento fundamental, seja para analisar os fatos sociais contingentes, seja para construir categorias analíticas. Muito se recorre às comparações internacionais para confrontar a singularidade das configurações históricas e culturais de cada país. Dessa forma, analisar os dois países permitirá indagar sobre as formas que assumem a formação educacional do jovem trabalhador e em que medida estão relacionadas à competitividade econômica dos países. A hipótese geral que norteia a pesquisa é que a formação educacional do jovem trabalhador no país, no estado de Minas Gerais, em particular na região do Triângulo Mineiro, não atende adequadamente as demandas específicas do novo mercado de trabalho, marcado pela globalização e internacionalização das empresas associadas e à introdução e difusão das novas tecnologias de informação. Em outras palavras, os jovens formados na Educação Básica estão aquém das necessidades exigidas pelos diferentes setores econômicos no estado de Minas Gerais para um salto qualitativo quanto à inserção na competitividade global. Vale lembrar que a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LEI Nº 9.394/1996), em seu artigo 39, determina que mesmo a educação profissional deve conduzir o cidadão "ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva", intimamente integrada às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Assim, o debate sobre trabalho e educação, e particularmente a formação dos sujeitos no contexto da Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior é essencial para o desenvolvimento socioeconômico, bem como para a inserção qualificada do país no cenário competitivo internacional. A metodologia e as técnicas de pesquisa utilizadas consistem na revisão de literatura, levantamento de banco de dados, análise documental e pesquisa empírica mediante aplicação de questionários com perguntas estruturadas e semi-estruturadas. Para tanto, recorre-se a abordagem comparativa de análise de forma a apontar semelhanças, estabelecer contrastes, continuidades e rupturas e, principalmente, problematizar as relações existentes entre as demandas das empresas e as políticas educacionais, com especial atenção para a questão da mudança tecnológica, qualificação dos trabalhadores e sua formação básica. No que diz respeito aos aspectos organizativos, a pesquisa conta com cronogramas de reuniões periódicas da equipe envolvida, de forma a avaliar o processo coletivamente, visando à resolução de problemas e o continuo aperfeiçoamento das atividades.
Instituição/UF/País:
Universidade de Uberaba - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cimélio Bayer
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avanços no entendimento da dinâmica da matéria orgânica e da emissão de gases de efeito estufa em solos tropicais e subtropicais através de técnicas isotópicas (13c e 15n) em experimentos de longa duração
Resumo:
O ponto focal da presente proposta de pesquisa é associar o uso de técnicas isotópicas (13C e 15N) e experimentos de longa duração para o avanço no entendimento da estabilização da matéria orgânica e da emissão de gases de efeito estufa (GEE) em solos tropicais/subtropicais brasileiros sob sistemas conservacionistas de manejo. Cinco experimentos de longa duração (24-40 anos) serão a base dos sete estudos propostos, sendo cinco relacionados à avaliação dos mecanismos associados à estabilização da matéria orgânica no solo e dois relacionados às fontes e processos envolvidos na emissão de N2O e de CH4 do solo. Nos estudos envolvendo a estabilização da matéria orgânica, será realizado o enriquecimento de plantas com 13C (estudos 1-3 e 7), e com 13C e 15N (estudo 4) os quais serão aplicados ao solo e avaliada a eficiência de estabilização (acúmulo) do 13C aportado na matéria orgânica em função do déficit de saturação de C no solo (Estudo 1), da textura e mineralogia do solo (Estudo 3) e da qualidade do resíduo vegetal de plantas de cobertura de solo (Estudo 4). No estudo 2 será avaliada a estabilização do 13C aportado pelo sistema radicular e pela biomassa aérea das plantas de cobertura. Em solo de terras baixas sob cultivo de arroz irrigado, os mecanismos de estabilização do 13C da biomassa do arroz em preparo convencional e plantio direto serão avaliados (Estudo 7). Nos estudos envolvendo a emissão de GEE, serão avaliadas as fontes e processos envolvidos na emissão de N2O em solo de terras altas (Estudo 5) e na emissão de CH4 em solo de terras baixas sob cultivo de arroz irrigado (Estudo 6). Leguminosas de cobertura de solo e fertilizante nitrogenado (ureia) e a combinação de ambos serão avaliados quanto fonte de N2O para a atmosfera, bem como quanto ao seu efeito na intensificação da emissão deste gás resultante da mineralização acelerada do N nativo do solo (priming effect). No estudo em solo sob cultivo de arroz irrigado, a biomassa de azevém de inverno e os exsudatos radiculares do arroz em desenvolvimento serão avaliados quanto a fonte de emissão de 13CH4 do solo para atmosfera. O desenvolvimento do projeto permitirá qualificar o treinamento de quatro estudantes de doutorado do PPG Ciência do Solo no uso de técnicas isotópicas em estudos de matéria orgânica do solo e de gases de efeito estufa, e é prevista a publicação de ao menos 10 artigos científicos em periódicos de alto impacto (JCR>2). A realização das ações de pesquisa demanda um investimento de R$ 118.000,00, o qual é complementar aos recursos disponíveis de outros projetos no âmbito do grupo de pesquisa, mas que é extremamente necessário devido ao alto custo dos insumos de 13C e 15N.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cinthia Baú Betim Cazarin
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de pão funcional com inclusão de farinha de casca de jabuticaba (myrciaria cauliflora): efeito antioxidante e no comportamento glicêmico de indivíduos saudáveis
Resumo:
É crescente a busca por alimentos que além de simplesmente fornecer nutrientes, sejam capazes de trazer benefícios à saúde, como ação antioxidante, aumento do consumo de fibras, diminuição de processos inflamatórios, e que promovam uma melhora na integridade do organismo. Para tanto o desenvolvimento de produtos capazes de prevenir ou retardar condições patológicas tem se tornado algo necessário. Na flora brasileira encontramos uma biodiversidade de alimentos e/ou produtos de origem vegetal com potencial para fabricação destes produtos, como por exemplo, algumas frutas ricas em compostos fenólicos e flavonoides. A jabuticaba (Myrciaria jaboticaba), uma fruta nativa brasileira, tem apresentado resultados promissores com relação aos efeitos anti-obesogênico, na redução da glicemia e na prevenção do diabetes e do câncer. O objetivo do presente estudo é formular um pão artesanal funcional com a inclusão da farinha da casca de jabuticaba. Para o desenvolvimento do produto e garantia de sua qualidade será realizada a caracterização da composição centesimal da farinha da casca da jabuticaba e do pão, a avaliação da estabilidade dos compostos antioxidantes após o processo de forneamento e sua atividade funcional será avaliada em um ensaio pré-clínico. Indivíduos saudáveis serão recrutados para determinação da resposta glicêmica, insulinêmica e perfil antioxidante sérico após o consumo do pão funcional. Por fim, será realizada análise sensorial para determinação da formulação com maior aceitação pelos provadores.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Cinthia Cabral da Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Economia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
instrumentos digitais para adubação de precisão economicamente ótima
Resumo:
Estudos que analisam os impactos econômicos da aplicação variada de fertilizantes indicam resultados divergentes. Assim, investigar as condições que afetam a eficiência econômica torna-se importante para uma decisão do produtor sobre quando é melhor utilizá-la. Além do tipo de aplicação do fertilizante na área, o lucro do produtor também depende da recomendação de fertilizante. A recomendação economicamente ótima considera as condições de preço do produto e do insumo. Um sistema de recomendação desse tipo é inexistente no Brasil e pode gerar ganhos econômicos para o produtor, uma vez que é o sistema de recomendação de fertilizantes economicamente mais preciso. Portanto, o desafio deste projeto é produzir Application Programming Interface (API) para software e Aplicativos para dispositivos móveis (Apps), a fim de obter: um instrumento de tomada de decisão econômica entre a aplicação uniforme ou variada de fertilizantes e; um instrumento de recomendação economicamente ideal de fertilizantes. Uma grande pesquisas de revisão de literatura e reuniões com especialistas sobre o comportamento dos nutrientes em cada cultura analisada deve ser feita para a obtenção de indicações mais precisas a serem inseridas nestes instrumentos. Estas são as principais informações para obter uma boa recomendação de fertilizantes, que afetam diretamente os resultados para a tomada de decisão entre os usos de aplicação uniforme ou variada do mesmo. Portanto, um grande esforço e tempo neste projeto deve ser feito para esta parte. Neste contexto, serão utilizados os macronutrientes nitrogênio, fósforo e potássio e os cultivos agrícolas, feijão, soja, milho e trigo. Além da API e do Apps, o objetivo deste projeto é também produzir documentos indicando o impacto econômico para o produtor e para a economia brasileira derivados do uso dessas novas ferramentas digitais.
Instituição/UF/País:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Página 68 de 376
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 1.341 - 1.360 de 7.510 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript