Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul
Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
Alchemy Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento
Associação das Religiosas da Instrução Cristã
Associação Instituto Internacional de Ecologia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
AUTOSCIENCE TECHNOLOGIES PROJETOS E CONSULTORIA LTDA.
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologia Mineral
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
Centro Universitário Augusto Motta
Centro Universitário Carioca
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Anápolis
Centro Universitário de Brasília
Centro Universitário de Brusque
Centro Universitário do Estado do Pará
Centro Universitário Filadélfia
Centro Universitário Herminio Ometto de Araras
Centro Universitário Tiradentes
Centro Universitário UNINTA
Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais
E.E.E.M. Agostinho Morais de Oliveira
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Engenharia Assistida por Computador
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Comando e Estado Maior do Exército
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Superior de Guerra
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Meridional
Faculdade SKEMA Business School
FAE Centro Universitário
FUCAPE
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Antônio Prudente
Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação João Pinheiro
Fundação Meridional
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Pio XII
Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia
GERENCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - ARCOVERDE
Governo do Estado do Acre
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital Mãe de Deus
Hospital São Rafael
Hospital Sírio-Libanês
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino
Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia
Instituto de Botânica
Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte
Instituto de Estudos Avançados
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto ECCUS
Instituto Euvaldo Lodi - PR
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará - Reitoria
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Paraná
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Camaquã
Instituto Integrado
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
instituto MarcosDaniel
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto para o Desenvolvimento da Educação
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Tecnológico Vale
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
Museu de Astronomia e Ciências Afins
Museu Paraense Emílio Goeldi
Observatório Nacional
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Matinha
Prefeitura Municipal de Paracambi
Prefeitura Municipal de Recife
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação e Esporte do Estado do Acre
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO SAUDE
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE MACAPA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação de Santo Antônio do Tauá
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Pará
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do RS
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Brasileira de Imunologia
Sociedade Educacional Três de Maio
Universidade Anhembi Morumbi
Universidade Brasil
Universidade Candido Mendes
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Pernambuco
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica do Salvador
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Cidade de São Paulo
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade da Amazônia
Universidade da Força Aérea
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Cruz Alta
Universidade de Fortaleza
Universidade de Guarulhos
Universidade de Marília
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Rio Verde
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Santo Amaro
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade de Uberaba
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Planalto Catarinense
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Roraima
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Estácio de Sá
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Catalão
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade FUMEC
Universidade Ibirapuera
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Positivo
Universidade Potiguar
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tiradentes
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
Universidade Vila Velha
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biodiversidade e Recursos Naturais
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Economia Doméstica
Educação
Educação Física
Energia
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Segurança Contra Incêndio
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia da Informação e Comunicação
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Tecnologias Médicas e da Saúde
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Ademir Damazio
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo do modo de organização do ensino desenvolvimental para a matemática
Resumo:
O objeto de investigação do presente projeto diz respeito às apropriações por parte de estudantes e professores em processo de formação para ensinar Matemática da organização do ensino na perspectiva desenvolvimental. Uma das hipóteses é a de que as diversas tendências que permearam historicamente os sistemas escolares propõem um modo de organização de ensino que não propicia a apropriação do conhecimento matemático pelos estudantes, nas proporções almejadas pelo contexto social da atualidade. Isso se evidencia nas últimas avaliações de larga escala (PISA, Prova Brasil, IDEB), indicadoras do muito a se fazer pedagógica e administrativamente para atingir índices e metas condizentes com o atual nível de desenvolvimento da humanidade. Outra hipótese é a de que são estes modos de organização do ensino que predominam nos cursos de formação (inicial e continuada) de professores de matemática no caso, Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Por extensão, um deles é assumido pelo futuro professor e contribui para a ação pedagógica em sala de aula e interfere no modo de aprender dos alunos. Uma das críticas dirigidas às proposições pedagógicas atuais é de que elas proporcionam apenas o desenvolvimento do pensamento empírico dos estudantes. Existe, pois, uma emergência de levar aos cursos que formam professores para ensinar Matemática de um novo modo de organização, isto é, que promova o desenvolvimento do pensamento teórico dos estudantes pela apropriação do conteúdo teórico. Pedagogicamente, o foco é para uma proposta com fundamento na Teoria Histórico-cultural, denominado de Ensino Desenvolvimental. Trata-se de proposta objeto de pesquisa no âmbito acadêmico e científico mundial por ter como finalidade que os estudantes compreendam o mais claramente possível, durante o Ensino Fundamental, os conceitos teóricos matemáticos como singularidades e particularidades de representação das relações gerais entre grandezas. Além disso, possibilita a superação do divórcio, ainda existente no ensino de Matemática brasileiro, entre as significações aritméticas, algébricas e geométricas. Nesse âmbito, definimos a seguinte questão de pesquisa: Qual a viabilidade de efetivação da proposição de organização do ensino desenvolvimental da Matemática na realidade da Educação Básica brasileira? O objetivo da pesquisa é investigar as possibilidades de efetivação da proposição davidoviana do ensino de matemática para a Educação Básica brasileira. A base de análise será os Livros Didáticos e de Orientação ao Professor, produzidos por Davýdov e seus colaboradores no contexto de pesquisa e ensino da Rússia, que revelam as manifestações do modo de organização do ensino desenvolvimental da Matemática. A partir desta análise se elaborará um experimento formativo a ser desenvolvido com estudantes da Educação Básica com o envolvimento de acadêmicos dos curso de Licenciatura em Matemática, Pedagogia e do mestrado em Educação.O experimento formativo será realizado nos moldes propostos por Davídov (1988).
Instituição/UF/País:
Universidade do Extremo Sul Catarinense - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ademir José Zattera
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de espumas e filmes de poli(etileno-co-acetato de vinila) com estruturas carbonosas para aplicação em supercapacitores e baterias
Resumo:
O crescimento exponencial do consumo de energia global vem causando impactos ambientais de recursos energéticos tradicionais levaram ao aumento de pesquisas sobre fontes de energia limpas e renováveis nos últimos anos. Devido à limitação das fontes de energia eólica, solar e hídrica, se faz necessário o desenvolvimento de sistemas eficientes de armazenamento dessa energia, como supercapacitores. Os supercapacitores podem ser utilizados em diversos segmentos, tais como: fontes para arranque de motores; substitutos das baterias; armazenamento de energia na travagem de veículos; em carros híbridos; fonte de energia de backup em sistemas elétricos e eletrônicos; no armazenamento de energia solar através da utilização de painéis fotovoltaicos. Os supercapacitores e as baterias possuem eletrodos, os quais são determinantes para eficiência destes dispositivos de energia, bem como o separador no caso dos supercapacitores de dupla camada. Neste trabalho, serão desenvolvidos filmes e espumas de EVA como estrutura de eletrodo e separador pelos métodos de evaporação de solvente e fusão a quente. Para conferir as propriedades de condutor e dielétrico para o eletrodo e separador, respectivamente, serão adicionadas estruturas carbonosas na matriz polimérica e na superfície do polímero. As cargas utilizadas serão: grafeno; óxido de grafeno; óxido de grafeno reduzido; óxido de grafite; e óxido de grafite reduzido; as quais serão obtidas por métodos top-down a partir de grafite em flocos e micronizado. A partir dos materiais obtidos neste projeto , será produzido um supercapacitor flexível constituído por EVA e estruturas carbonosas com densidade inferior, capacidade de armazenamento superior e com maior vida útil em relação aos supercapacitores comerciais atuais.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Ademir Neves
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos da segunda-esfera de coordenação na reatividade de novas metalohidrolases e catecolases sintéticas bioinspiradas. aplicações em biotecnologia
Resumo:
Considerando a importância do tema de pesquisas até então desenvolvido no nosso grupo de pesquisas no contexto da química bioinorgânica a nível nacional e internacional e a sua continuidade, no presente projeto, pretende-se utilizar novas hidrolases/catecolases sintéticas e algumas outras já bem caracterizadas em outros trabalhos do grupo, ancoradas de forma covalente em diaminas protonadas as quais tem sido utilizadas como o esqueleto suporte de enzimas artificiais, mimetizando por exemplo, grupamentos lisinas das cadeias polipeptídicas dos sítios ativos de metaloenzimas. Além disso, pretende-se realizar modificações químicas nas diaminas com a introdução de novos grupos funcionais do tipo pireno e naftaleno que nos permitam estudar os efeitos secundários de grupamentos não coordenantes (2ª. Esfera de coordenação com efeitos eletrostáticos, interações de ligações e hidrogênio e efeitos hidrofóbicos e intercalantes) dos complexos binucleares. Finalmente, o ancoramento de resíduos moleculares em compostos de coordenação capazes de intercalar pares de bases do DNA (A-T and G-C) de forma específica e eficiente (elevados Kass) serão investigados através da intercalantes derivados do pireno, naftaleno e bipiridina, na busca de possíveis de novos agentes anti-tumorais. O primeiro exemplo bem sucedido foi recentemente por nós publicado no Inorg. Chem. 2018, 57,187-203.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Adenilda Cristina Honorio França
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
efeitos da obesidade e diabete na relação materno-fetal: repercussões neuroimunoendócrinas.
Resumo:
A obesidade e o diabete constituem importantes problemas de saúde pública, especialmente em países em desenvolvimento. O impacto da associação das doenças decorre não apenas de seu quadro clínico diretamente relacionado à inflamação e à hiperglicemia, mas principalmente pelas alterações funcionais que ocorrem em diferentes órgãos e sistemas, resultantes do descontrole crônico do metabolismo de proteínas e de lipídios. Na literatura há poucos relatos em relação às gestações complicadas por obesidade e diabete. O presente projeto pretende avaliar parâmetros imunológicos e hormonais, bem como os efeitos da resistina, melatonina e colostrinina sobre a atividade funcional de células presentes em sangue materno, sangue de cordão e colostro de mães obesas complicadas por diabete. Serão avaliados no sangue materno, sangue de cordão e no colostro de mães obesas e diabéticas a concentração de: Citocinas (IL-1, IL-6,TNF, IFN-γ, TGF-β) e quimiocina (MCP-1, IL-8) de resistina, colostrinina, melatonina, os percentuais de células e a atividade funcional de fagócitos na presença de resistina, colotrinina e melatonina. Considerando que para manutenção da gestação de mulheres obesas, o controle e manutenção do peso corporal é importante e para as mães hiperglicêmicas o controle da glicemia plasmática, assim espera-se com este projeto elucidar os mecanismos imunológicos e hormonais envolvidos na fisiopatologia do binômio obesidade e diabete buscando desenvolver novas estratégias de prevenção de complicações que ocorrem durante a gestação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Adenilson Oliveira dos Santos
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo das propriedades fisicas de cristais semiorgânicos
Resumo:
Nos últimos 10 anos o autor deste projeto desenvolveu várias atividades de grande relevância científica regional sempre visando melhorar as condições de ensino e pesquisa no interior do Maranhão e contribuir para o desenvolvimento científico e social da região. Dentre as ações realizadas, destaca-se a aprovação de projetos importantes que possibilitou a criação de infraestrutura para pesquisa na área de ciência dos materiais nesta região, coordenei o processo de implantação do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM) em Imperatriz, aprovado e iniciado em 2013. Este fato é muito importante, pois trata-se do primeiro programa de mestrado Stricto-Sensu da região, que fica distante de grandes cidades e com uma grande demanda para pós-graduação. Em 2017 o programa completou 4 anos de existência e foi bem avaliado pela CAPES, ficando com nota 4. Este fato nos motivou a solicitar a abertura do doutorado em Ciência dos Materiais na região, que no presente momento encontra-se em avaliação na CAPES. O PPGCM possui três linhas básicas de pesquisa, sendo uma delas a Síntese e Caracterização de Cristais Orgânicos e Inorgânicos. Esta linha constitui uma das principais linhas de pesquisa do autor desse projeto. Visando dar continuidade as pesquisas nesta área, o presente projeto tem a finalidade de continuar os estudos com cristais orgânicos bem como, obter cristais semi-organicos de aminoácidos com metais(Ni, Fe, Cu). Os prováveis candidatos para este estudo são L-histidina, L-alanina, beta- alanina , L-arginina e L-asparagina complexadas com metais tipo Ni, Fe, Cu, Zn, pretendemos verificar a influência da adição de substância ao hábito de crescimento dos cristais de aminoácidos e estudar as modificações na rede cristalina induzidas por variação de temperatura e aplicação de pressão hidrostática. A presença de eventuais transições de fase estrutural induzidas por temperatura e/ou pressão serão investigadas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aderbal Silva Aguiar Junior
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
re2scue: reabilitação respiratória em sobreviventes do covid-19 um estudo clínico randomizado
Resumo:
Nós destacamos em conjunto os pontos D e E deste edital. A experiência de trabalho juntos aos Professores Doutores Paulo Cesar Lock Silveira (Laboratório de Fisiopatologia Experimental/UNESC) e Rafael Mariano de Bitencourt (Laboratório de Neurociência Comportamental/UNISUL) vem desde a pós-graduação. São 15 anos de trabalho em parceria em estudos experimentais, agora como coordenadores dos respectivos laboratórios. A perspectiva é fortalecer esta parceria na região Sul de Santa Catarina, com impacto na saúde regional da população. São laboratórios e equipes focados na reabilitação, psicologia e bioquímica dentro de Departamentos de Ciências da Saúde das três Universidades UFSC, UNESC e UNISUL. Estes departamentos formam alunos de medicina, enfermagem, fisioterapia, farmácia, psicologia, nutrição, entre outros. O desenvolvimento do RE2SCUE pode trazer conhecimento e experiência para a abordagem de doenças infecciosas e pandêmicas, talvez uma realidade futura dentro da sociedade globalizada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/08/2022
Aderbal Silva Aguiar Junior
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Fisiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o papel dos receptores adenosinérgicos a2a na fadiga central em modelos animais de doenças neurológicas
Resumo:
A fadiga central é um sintoma prevalente e debilitante nas doenças neurológicas, com mecanismos desconhecidos, assim como seu tratamento, por isso é essencial a melhor compreensão da neurobiologia da fadiga central. A fadiga está bem conservada entre as espécies, portanto, é possível aproveitar modelos animais para compreender seus mecanismos. A fadiga central pode ser descrita como uma disfunção transitória da neurotransmissão sináptica no sistema nervoso central (Acworth et al. 1986). De fato, a disfunção sináptica é um elemento-chave de muitas doenças neurológicas como as doenças de Alzheimer, doença de Parkinson, esclerose múltipla e depressão, onde o receptor adenosinérgico tipo A2A (A2AR) está envolvido no desenvolvimento e progressão destas doenças. Assim, o A2AR é um alvo farmacológico atual destas doenças neurológicas, pois seu bloqueio foi identificado como uma terapia eficaz para prevenir prejuízos motores, cognitivos e sinaptotoxicidade. Ratos com superexpressão A2AR no prosencéfalo exibem comportamento de tipo-depressivo, enquanto antagonistas A2AR como a cafeína ou outros mais seletivos (ex. SCH 58261) impedem as consequências do estresse crônico sobre humor e memória. Estas evidências convergem com estudos epidemiológicos sobre a associação entre a ingestão moderada de café e redução do risco de depressão e suicídio e doença de Parkinson. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, o que faz da cafeína a droga psicoestimulante mais consumida do mundo, com benefícios à atenção, alerta e cognição e diminuição do risco de doenças neurológicas. A cafeína também é uma substância ergogênica que prolonga a capacidade de realizar exercício em indivíduos saudáveis, com mecanismos biológicos ainda desconhecidos. Refletindo o café, é a substância ergogênica mais utilizada por atletas. Uma hipótese mecanística é o antagonismo A2AR no SNC (Aguiar 2018). No geral, estas evidências convergem nossa hipótese sobre o papel do A2AR na fadiga central de doenças neurológicas. Para demonstrar um potencial terapêutico da manipulação A2AR na fadiga central em diferentes modelos animais, é essencial demonstrar que o A2AR pode controlar a fadiga central. Isto implicará testar nos modelos animais de fadiga central: (i) o bloqueio farmacológico geral A2AR; (ii) o bloqueio regional (inativação farmacológica ou viral) do A2AR; e (iv) a ativação regional (optogenética) A2AR. Os objetivos gerais e específicos serão abordados em diferentes modelos animais e experimentos, descritos no item E desta proposta. Quanto à execução da proposta, a UFSC e equipe possuem experiência científica, infraestrutura e colaborações internacionais necessárias para seu desenvolvimento. A linha de pesquisa fadiga central desenvolveu-se com os pós-doutoramentos do Prof. Aderbal Aguiar, primeiro no PPG Bioquímica da UFSC quando desenvolveu projetos sobre a fadiga central em modelos de doença de Parkinson, depois no grupo Purinas do CNC (Centro de Neurociências) da Universidade de Coimbra, quando se aprofundou sobre mecanismos de fadiga. O Prof. Aderbal lidera o grupo de pesquisa Biologia Integrativa do Exercício Físico focado na neurobiologia do exercício físico e doenças neurológicas. Atualmente, o Prof. Aderbal é professor adjunto no Departamento de Ciências da Saúde da UFSC em Araranguá-SC, bolsista PQ-2 e jovem pesquisador pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) para investigar os efeitos do exercício na sinalização dopaminérgica aberrante da discinesias induzida pela Levodopa em modelos animais de doença de Parkinson, onde possui grande experiência. O pós-doutorado em Coimbra acendeu a hipótese do A2AR neste cenário, e o início da formação de recursos humanos nesta linha alunos de mestrado e doutorado. Esta proposta ainda aproveita a infraestrutura e recursos humanos financiados pela União, como os LAMEB (Laboratório Multiusuário de Estudos em Biologia da UFSC http://lameb.ccb.ufsc.br/) e o Centro de Neurociências Aplicadas (CeNAP). O LAMEB possui todos os equipamentos necessários para os ensaios bioquímicos, e o CeNAP possui a estrutura de eletrofisiologia; ambos financiados por recursos CT-INFRA. Além disso, as técnicas de optogenética, vanguarda nas neurociências, serão realizadas através de nossas colaborações internacionais com as Universidades de Coimbra e Barcelona, o que ainda fortalece na internacionalização dos PPG em Neurociências e Bioquímica da UFSC. Finalmente, esta proposta está alinhada com o nascimento e fortalecimento de um grupo de pesquisadores nacionais focados em café & saúde.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Aderson Farias do Nascimento
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
atividade sísmica, emissões bioacústicas e imageamento do assoalho oceânico na região do arquipélago de são pedro e são paulo, atlântico equatorial
Resumo:
A presente proposta é o resultado do esforço de um grupo motivado, multi e interdisciplinar de pesquisadores das áreas de geociências e biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) de três departamentos acadêmicos distintos: Geofísica, Geologia, e Fisiologia, além da Universidade de Brest (Institut Universitaire Européen de la Mer, França). Esse grupo se propõe a investigar problemas de aspectos tectônicos, de comportamento animal e de caracterização fisiográfica da região do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP), Atlântico Equatorial. O ASPSP é parte do Sistema Transformante de São Paulo (STSP) e, além de ser importante do ponto de vista geocientífico e geopolítico, inclui uma megafauna quase desconhecida e que potencialmente sofre influências das feições oceanográficas e cenários sísmicos (naturais e antropogênicos) que alteram sua ecologia e comportamento. Além de realizar imageamento do assoalho oceânico na região do ASPSP, o projeto lançará ao mar hidrofones através de embarcações oceanográficas brasileiras e francesas, para registrar terremotos, ruído antropogênico e vocalização de cetáceos. Adicionalmente, o projeto garantirá sustentabilidade à estação sismográfica já operando no ASPSP. Neste sentido, elaboramos um programa de pesquisa e desenvolvimento que possuem um enorme potencial de descobertas científicas inéditas na pesquisa oceanográfica, além de benefícios tais como: formação de RH, processos inovativos de detecção, processamento, integração de dados e interpretação do inventário (geofísico e biológico) obtidos através dos registros de sismômetros, hidrofones e imageamento usando multifeixe. Aspectos de divulgação científica e gestão também são abordados. A presente proposta também insere, através de colaboração com a U. de Brest (França), o Brasil num fórum restrito de países que realizam pesquisas neste importante e estratégico ramo científico, além contribuir para a internacionalização da pesquisa científica oceanográfica brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
Vigência:
28/11/2019-30/11/2022
Aderval Severino Luna
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Química
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
adequação de técnicas computacionais para solução de problemas em química e engenharia química
Resumo:
Os pacotes computacionais empregados em química e engenharia química são, em sua maioria, baseados no software MatLab, onde alguns deles são desenvolvidos pelo usuário ou adquiridos no mercado de informática. Existem muitos pesquisadores, com dificuldade de compreender a linguagem de programação do MatLab, que utilizam pacotes amigáveis disponíveis no comércio com preços elevados. Em oposição a estas duas facilidades, recomenda-se ou sugere-se o emprego do software livre R. Neste software existem vários pacotes computacionais que podem ser aplicados em diretamente em química e engenharia química ou através de pequenas modificações na linguagem do seu script. Portanto, este projeto de pesquisa objetiva o desenvolvimento e a disponibilização de pacotes estatísticos do software R para aplicações em química e engenharia química.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Adésio Ferreira
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
diversidade molecular, relação genética, desenvolvimento e produção de genótipos café coffea canephora oriundos de matrizes selecionadas de lavouras antigas do sul do estado do espírito santo
Resumo:
Com relação às atividades ligadas ao negócio agrícola em nível mundial, o agronegócio cafeeiro está entre as de maior importância econômica e social, sendo o principal meio de subsistência para mais de 125 milhões de pessoas e produzido em mais de 60 países. A produção cafeeira comercial baseia-se principalmente em duas espécies a Coffea arabica e Coffea canephora. Em relação ao Brasil o cultivo do cafeeiro (Coffea sp.) é uma atividade de extrema importância em que o país é o maior produtor e exportador mundial de café, sendo responsável pela produção de 75% de todo café arábica e 25% do café conilon consumido no mundo (LIVRAMENTO et al., 2017). O país teve participação total de 33,48% nas exportações no ano de 2015, seguido pelo Vietnã que deteve 18,23% das exportações do produto. Em 2016, foram produzidas 51,37 milhões de sacas de café descascado, representando um crescimento de 18,8% em comparação ao ano anterior (ABIC, 2017; SANTOS, et al., 2018). O café conilon foi introduzido no estado do Espírito Santo (região sul do estado) há cerca de 100 anos; contudo, só foi destinado para comercialização a partir de 1972. E, hoje o estado é o maior produtor de café conilon do Brasil e os produtores estão constantemente buscando renovar suas lavouras para torná-las mais produtivas. Entretanto, a adoção de poucas cultivares, em sua maioria constituída de clones, vem reduzindo a variabilidade genética da espécie no estado e muitos genótipos importantes para o melhoramento do cafeeiro já foram e estão sendo perdidos nesses processos de renovação das lavouras. Neste trabalho os genótipos utilizados representam parte da variabilidade genética do cafeeiro conilon que não foi estudada e que ainda resta no Sul do Espírito Santo (local provavelmente de maior variabilidade da espécie no país) e são, portanto, de grande interesse para o melhoramento da cultura, corroborado ainda pelo fato da espécie apresentar grande variabilidade genética. Assim, tendo grande importância para os programas de melhoramento do cafeeiro, por fornecer uma fonte de novos genes. Neste sentido a avaliação da variabilidade dos materiais ainda existentes é de primordial e sabe-se qua atualmente o estudo molecular da diversidade genética vem se demonstrando cada vez mais eficiente, necessário e refinado, uma vez que as técnicas moleculares estão evoluindo e os descritores morfológicos estão se tornando insuficientes para a descrição de um indivíduo.Então é importante a utilização de marcadores moleculares SNPs (Single Nucleotide Polymorphism), que consistem na variação de sequência de DNA e que podem ser identificados em praticamente todos os genes. Diante das considerações este trabalho tem como objetivo avaliar e caracterizar a diversidade e a estrutura genética por meio da tecnologia DarT-seq, avaliar o desenvolvimento e a produção de 285 famílias de meios-irmãos de café Conilon, sendo genótipos promissores e inéditos provenientes de sementes de matrizes selecionadas de lavouras antigas do Sul do Espírito Santo. Onde o trabalho visa obter dados morfológicos e moleculares de genótipos de café conilon, como parte de um processo de seleção de genótipos para o melhoramento da cultura e também pormover a cooperação e a conservação da variabilidade da espécie. Os genótipos de café conilon (Coffea canephora) que serão avaliados são provenientes de sementes. As sementes foram coletadas de matrizes superiores em mais de 30 lavouras seminais antigas do Sul do Espírito Santo com lavouras de até 80 anos aproximadamente e com no mínimo 20 anos de implantação, porém as mais novas advindas de lavouras de sementes antigas. O experimento foi instalado em abril de 2018 em Mimoso do Sul ES (21°03′50″S 41°21′57″W) com o delineamento em blocos aumentados. Foram plantadas 285 famílias de meios-irmãos com cinco plantas cada família, totalizando 1425 plantas. A cada 5 famílias foram plantadas 5 plantas de um determinado clone superior. Os clones superiores utilizados foram A1, P2, R0, RBS e Verde. Será realizada a caracterização dos genótipos, a avaliação do desenvolvimento vegetativo, avaliação da produção e qualidade física dos grãos. E, posteriormente realizada a extração de DNA de folhas jovens, seguindo o protocolo de Doyle e Doyle (1990) adaptado por Sereno et al. (2006). A extração de DNA será realizada em 14 clones superiores do programa de melhoramento do Incaper e de aproximadamente de 174 genótipos discrepantes quanto às características fenotípicas avaliadas com prioridade para produção e referente a caracteres relacionados à qualidade. Posteriormente os DNAs dos genótipos serão enviados para empresa Diversity Arrays Tecnology Pty Ltd (DArT P/L) da Austrália, onde será realiazada a genotipagem por sequenciamento DArT-seqTM, que combin GBS com Diversity Arrays Technology (DART), envolvendo a redução da complexidade do genoma usando enzimas de restrição Pstl/TaqL seguido pelo sequenciamento de sequências curtas através do Ilumina Hiseq 2500. Será realizada a filtragem dos dados avaliada a diversidade genética e a estrutura genética da população e análises genética e "diversidade filogenética". Serão também avaliadas as produções das famílias de meios-irmãos referente a duas colheitas com identificação e ranqueamento de todos os materiais proporcionando a discriminação quanto a produtividade e também para características físicas, peneira e defeitos, dos grãos colhidos de todos os materiais estudados com identificação e ranqueamento de todos os materiais proporcionando a discrimiação quanto a estas características. E, assim com esse trabalho espera-se possibilitar a identificação de materiais genéticos superiores e divergentes e facilitar a orientação destes para utilização em cruzamentos ou mesmo para composição de variedades clonais. Além de possibilitar a formação de recursos humanos capacitados. Identificar e selecionar SNPs e possibilitar avaliação em futuros trabalhos a associação destes.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Página 4 de 770
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
10 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 31 - 40 de 7.693 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript