Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Evandro Leite de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
lifepro: investigação integrada das funcionalidades fisiológicas de nova formulação nutracêutica composta por cepas de limosilactobacillus fermentum probióticas e polifenois
Resumo:
O reconhecimento da influência da modulação da microbiota intestinal (MI) no estabelecimento e na manutenção da saúde do hospedeiro tem impulsionado o interesse na investigação de cepas de microrganismos probióticos (PROB) e polifenois dietéticos (PD) com capacidade de influenciar positivamente a composição/diversidade e atividade metabólica do microbioma intestinal. Evidências têm indicado a ingestão combinada de PROB e PD como estratégia para melhorar mutuamente os seus efeitos positivos sobre a microbiota intestinal e promover benefícios à saúde do hospedeiro. Em estudo prévio do nosso grupo de pesquisa foi desenvolvida uma nova formulação nutracêutica contendo cepas de Limosilactobacillus fermentum (Lf) caracterizadas como PROB em combinação com os PD quercetina (QUE) e resveratrol (RES). Neste projeto, se propõem dar continuidade dos estudos sobre as funcionalidades fisiológicas desta formulação, aqui nominada LifePro, por meio da realização de experimentos in vitro e in vivo. Para isso, será produzida a formulação (LifePro) composta por cepas de Lf PROB, QUE e RES; avaliadas diferentes funções fisiológicas/metabólicas das células de Lf, conteúdo de QUE e RES e capacidade antioxidante na formulação durante digestão gastrointestinal simulada; avaliados os efeitos da formulação sobre a microbiota intestinal, conteúdo de QUE, RES e de seus metabólitos durante fermentação colônica in vitro; e investigados a segurança e efeitos da formulação sobre a microbiota e permeabilidade intestinal, parâmetros metabólicos/bioquímicos, inflamatórios, reatividade vascular e enzimas antioxidantes em modelo animal de aterosclerose. A execução do projeto possibilitará avanços na elucidação das propriedades funcionais da formulação LifePro, caracterizando-a como produto de elevado valor agregado e potencial de mercado elaborado com cepas de PROB de origem brasileira, além da obtenção de informações não disponíveis na literatura com a geração de produção intelectual qualificada.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Evandro Luiz Lopes
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
superando os efeitos do isolamento social: um estudo experimental com estímulos de marketing
Resumo:
O isolamento social causado pela pandemia decorrente da propagação da COVID-19 tem afetado a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta. Além do grande impacto econômico, nas relações de trabalho, na vida de estudantes, na dinâmica das organizações públicas e privadas, o comportamento dos consumidores também tem sido fortemente alterado. Neste projeto, propõe-se a realização de um estudo causal, por meio de um conjunto de ensaios experimentais, que tem como objetivo principal analisar os efeitos do isolamento social no aumento do consumo de produtos alimentares indulgentes e, sobretudo, quais gatilhos podem ser utilizados para mitigar esses efeitos. Dois estudos experimentais de laboratório são propostos, com o intuito de analisar o fenômeno do comportamento de escolha de produtos indulgentes, ao mesmo tempo em que se busca identificar ações mercadológicas que podem melhorar o desempenho dos consumidores. O Estudo 1 terá como objetivo testar as hipóteses H1 e H2 (H1 Indivíduos com alta [versus baixa] percepção de isolamento social farão escolhas mais [versus menos] indulgentes de consumo; H2 A ansiedade modera positivamente a relação entre a percepção de isolamento social e as escolhas indulgentes de consumo). O Estudo 2 terá como objetivo testar a hipótese 3 (H3 A autoeficácia do indivíduo mitigará a influência da ansiedade na relação entre isolamento social e o consumo indulgente), além de testar novamente as duas primeiras hipóteses propostas. Espera-se, por meio do estudo sugerido, entender o papel da ansiedade como gatilho para o consumo indulgente e, principalmente, confirmar o potenciar mitigador da autoeficácia na redução do consumo de alimentos indulgentes.
Instituição/UF/País:
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING - RJ - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Evandro Paese
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Elétrica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo paramétrico do processo de conformação eletromagnética: modelagem numérica acoplada, investigação experimental e otimização dos parâmetros do processo
Resumo:
O processo de conformação eletromagnética (EMF) é baseado em uma força repulsiva gerada por campos magnéticos opostos em condutores adjacentes, do qual pode-se obter altas taxas de deformação. Este tem sido estudado, mas a sua utilização na indústria Brasileira ainda não aconteceu, diferentemente de outros países que já vem utilizando esta tecnologia, principalmente onde os processos tradicionais falham. As principais vantagens na utilização deste processo são a alta taxa de deformação imposta ao componente, a qual melhora substancialmente a conformabilidade dos metais, possibilidade a produção de componentes que não podem ser obtidos por processos tradicionais ou ainda produzir componentes leves com materiais de difícil conformação como as ligas de alumínio e de magnésio. Além disso, em oposição aos sistemas convencionais, na conformação eletromagnética não há contato mecânico com a peça, não havendo necessidade de lubrificantes, sendo assim, um processo mais limpo ambientalmente. Entretanto, as principais limitações à utilização industrial desta tecnologia resultam do fato da conformação eletromagnética ainda possuir limitações no seu desenvolvimento, sendo que um estudo paramétrico visando a otimização do processo EMF pode contribuir com a disseminação desta tecnologia. Ainda mais a aplicação deste processo necessita de competências interdisciplinares para realização de análises de problemas eletro-magnético-mecânico acoplados. O objetivo do estudo paramétrico visa a utilização de técnicas estatísticas como projeto de experimentos (DOE), ANOVA (análise de variância) e RSM (metodologia de superfície de resposta), visando a otimização do processo EMF. É também proposto a modelagem numérica acoplada do processo EMF. Esta proposta pretende contribuir no entendimento científico e gerar subsídios tecnológicos para a otimização das aplicações industriais deste processo e fazer com que a aplicação deste processo no meio industrial possa avançar também no Brasil.
Instituição/UF/País:
Universidade de Caxias do Sul - RS - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Evandro Piva
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Odontologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
avaliação da estabilidade química e propriedades seletivas de materiais odontológicos como determinante do estabelecimento de prazo de validade e validação de protocolo shelf-life para materiais odontológicos poliméricos e biocerâmicos.
Resumo:
Dentre os materiais de uso odontológico, os materiais a base de resina e os materiais a base de MTA proporcionam uma vasta gama aplicações clinicas como materiais restauradores e reparadores que fazem dessas duas classes de materiais atualmente os mais versáteis para os diferentes segmentos da odontologia. A introdução de produtos novos ou modificados no mercado exige a garantia de que esses materiais podem ser armazenados por um período prolongado sem qualquer redução no desempenho que possa afetar a segurança e eficácia quando esses produtos são aplicados. Neste contexto, tem sido proposto conjuntos de diversos critérios químicos e físicos para determinar quais são e como medir os níveis aceitáveis de estabilidade destes materiais, no entanto, não existe nenhum padrão ou protocolo especialmente concebido para ajudar a determinar a vida útil estimada e a data de validade de materiais para uso em odontologia. Diante disso, o objetivo desta proposta é validar e estabelecer um protocolo de envelhecimento acelerado com fim de determinar o shelf-life e o prazo de validade de materiais odontológicos poliméricos e biocerâmicos, monitorando a estabilidade de diversas propriedades deles ao longo do tempo. A fim de validar um protocolo simplificado de envelhecimento acelerado diversos materiais odontológicos serão sometidos a diferentes protocolos de envelhecimento: envelhecimento em tempo real, envelhecimento acelerado com temperatura controlada e envelhecimento acelerado com temperatura e umidade controladas. Propriedades físico-químicas dos materiais como morfologia superficial, tamanho de partícula, resistência compressiva e tempo de presa serão avaliadas em materiais biocerâmicos em diferentes intervalos de tempo. Para o caso dos materiais poliméricos, propriedades tais como grau de conversão, resistência a flexão, alteração de cor e resistência de união serão analisados em diferentes intervalos de tempo. A análise dos resultados destes testes, permitirá, além de publicações e formação de recursos humanos, a elaboração de um guia para orientação do setor regulado para a realização de estudos de estabilidade em materiais odontológicos como forma adicional de socialização do conhecimento e impacto no sistema nacional de P,D&I.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2023
Evandro Vagner Tambarussi
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
seleção genômica e associação genômica ampla em linhagens parcialmente endog micas como estratégia de obtenção de clones superiores de eucaliptos
Resumo:
Existem quase 7 milhões de hectares plantados com Eucalyptus no Brasil e que contribuem com a maior parte do 1,2% do PIB oriundo das florestas plantadas. O melhoramento genético é uma das principais ferramentas responsáveis pelo sucesso da silvicultura brasileira, no entanto, atualmente, as empresas públicas e privadas do setor florestal vem encontrando dificuldades em obter ganhos genéticos devido ao tipo de seleção realizada, bem como pela baixa intensidade de seleção praticada. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é avaliar, em um contexto quantitativo e molecular, o efeito da depressão endogâmica e heterose em uma população F2 de Eucalyptus spp. Avaliaremos 600 indivíduos oriundos de 20 genitores autofecundados de Eucalyptus, sendo 11 deles de Eucalyptus urograndis, 5 de Eucalyptus urophylla, 1 de Eucalyptus grandis e 3 de Eucalyptus spp. do programa de melhoramento da Suzano S.A. Os indivíduos serão genotipados utilizando Illumina BeadChip e serão mensurados os caracteres fenotípicos de crescimento, como o DAP e a altura, a qualidade da madeira aos três anos e a resistência à ferrugem. Com essa pesquisa, pretendemos i) examinar o padrão genômico da heterozigosidade e a presença de variantes recessivas; ii) detectar alelos potenciais pela análise de GWAS; iii) estimar a depressão por endogamia, heterose, efeitos aditivos e de dominância e iv) usar a seleção genômica para selecionar indivíduos para a serem utilizados na geração de obtenção de clones superiores em futuros cruzamentos dialélicos. Este estudo permitirá a análise do efeito genômico em parâmetros muito pouco estudados nos Eucalyptus, bem como será o pioneiro em aplicar a seleção genômica em uma população F2 de Eucalyptus. Ainda, com o presente projeto, temos a perspectiva de revitalizar a ideia de aplicar a utilização de linhagens parcialmente endogâmicas para a produção de híbrido simples, fato que já se mostrou como uma das principais e mais importantes técnicas de melhoramento nas alógamas.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Evaristo Jorge Oliveira de Souza
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Zootecnia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
blend de metabólitos secundários de plantas comumente encontradas na caatinga para produção de ovinos em ambiente semiárido
Resumo:
Apesar da grande disponibilidade de compostos bioativos presentes na maioria das plantas encontradas na Caatinga, são raros os estudos utilizando metabólitos secundários na dieta de ovinos. Apesar de promover melhorias na performance animal, a inclusão de ionóforos na dieta eleva os custos e é condenada por diversos grupos organizados de consumidores. Assim, a utilização de compostos bioativos na ração de ovinos torna-se uma alternativa. Desta forma, objetivou-se viabilizar o uso de blend de metabólitos secundários oriundos de plantas comumente encontradas na Caatinga na produção de ovinos mantidos em ambiente semiárido. A presente proposta será dividida em três experimentos. Experimento 1: Tem como objetivo identificar plantas encontradas na Caatinga produtoras de metabólitos secundários para elaboração do blend, quais compostos apresentam melhores resposta na produção de gás in vitro. Experimento 2: Será realizado um quadrado latino duplo 5 x 5 para encontrar, de acordo com os parâmetros de fermentação ruminal, o melhor blend que será utilizado no terceiro experimento. Os tratamentos serão compostos de três blends compostos de diferentes relações taninos:alcalóide (2:1; 1:1 e 1:2), bem como um ionóforo e um tratamento controle. O nível do blend na ração será de acordo com os resultados obtidos do ensaio da produção de gás in vitro (0,25, 0,5 ou até 1% em relação a MS). Experimento 3: De acordo com os dados obtidos no segundo experimento, será verificado o desempenho e qualidade da carne de ovinos mantidos em área de Caatinga suplementados com blend. Os tratamentos serão constituídos por dieta: sem suplementação, apenas pastejo em Caatinga, pastejo em Caatinga mais o blend de metabólitos secundários, pastejo em Caatinga e suplementação com volumoso e concentrado e pastejo em Caatinga, suplementação volumoso e concentrado mais blend de metabólitos secundários. Com os dados advindos desta pesquisa, espera-se obter informações sobre a aplicação de compostos bioativos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Evelise Roman Corbalan Góis Freire
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Sanitária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fluidodinâmica computacional aplicada na otimização de floculador hidráulico de fluxo vertical via software livre openfoam
Resumo:
Melhorar o desempenho das unidades de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) é fundamental para aumento da eficiência de remoção de substâncias deletérias à saúde em todo processo e potabilização das águas de mananciais para distribuição à população atendida. O processo de floculação visa promover o choque entre as partículas coloidais, aumentando sua massa específica para remoção no decantador e clarificando a água para a filtração. O floculador hidráulico de fluxo vertical em placas paralelas perfuradas foi projetado pelo pesquisador mineiro Marcos R. Vianna na década de 1970, visando melhorar a eficiência do processo de floculação com espaço de instalação reduzido. Apesar de pouco estudado computacionalmente, estima-se que este equipamento esteja presente em mais de 200 ETAs em Minas Gerais. O tanque conta com duas configurações geométricas: cilindro e paralelepípedo. A eficiência do floculador depende da análise de parâmetros como os gradientes de velocidade, tempo de mistura, zonas mortas e curto-circuitos, envolvendo aumento de custos na análise de protótipos experimentais. No entanto, o funcionamento não otimizado dos equipamentos reduz a eficiência do processo de tratamento como um todo e, por consequência, prejudica a população atendida pela ETA. Neste contexto, objetiva-se analisar computacionalmente esses parâmetros usando recursos de fluidodinâmica computacional, mais especificamente, o ambiente livre OpenFOAM, de forma a propor melhorias de funcionamento menos invasivas, rápidas e de fácil execução. Além de aumentar a eficiência do equipamento, a análise computacional reduz os custos dos experimentos, aumentando a viabilidade das análises e reduzindo impactos ambientais. Os resultados das simulações serão validados por meio de medições experimentais na unidade de floculação da ETA da Universidade Federal de Lavras, que trata, em média, 7 L/s de água e é autônoma ao prover água tratada para a comunidade universitária, economizando R$ 6 milhões por ano.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
Vigência:
03/05/2022-31/05/2025
Evelyn Aparecida Mecenero Sanchez
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Geociências
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
testando o 'boring million': contribuições micropaleontológicas das unidades pré-são francisco na bahia e minas gerais
Resumo:
A Era Mesoproterozoica abrange o período entre 1600 e 1000 milhões de anos antes do presente e marca um importante momento evolutivo do Sistema Terra. Estudos disponíveis apontam que, ao mesmo tempo que a biosfera registrava inovações evolutivas chaves na diversificação dos eucariontes, o planeta experimentava uma relativa estagnação tectônica com a drástica diminuição da dinâmica terrestre. O termo 'boring billion' tem sido utilizado para descrever esta fase de estagnação, cuja natureza e mecanismos controladores continuam controversos, especialmente, considerando o nítido contraste entre o registro paleontológico e as inovações evolutivas atribuídas a este intervalo de tempo. Grande parte de limitações desta natureza reside na escassez de registros rochosos completos e preservados, bem como estudos micropaleontológicos. Esta proposta de pesquisa tem como objeto de estudo o conteúdo micropaleontológico de rochas sedimentares mesoproterozoicas dos grupos Conselheiro Mata e Chapada Diamantina, expostas em Minas Gerais e Bahia, respectivamente. Tais sucessões constituem registro único em termos de preservação e idade, além de disporem de um amplo acervo de dados tectônicos e estratigráficos de detalhe. Portanto, seu estudo permitirá avanços no entendimento da evolução da biosfera no Mesoproterozoico e sua conexão com os principais processos geológicos registrados pelas sucessões estudadas. Combinados, os resultados contribuirão para o teste, sob a perspectiva paleontológica, do chamado boring billion. Para tal, a pesquisa pretende identificar de forma detalhada os microfósseis preservados em pelitos, sua morfologia, diversidade e conexão com a arquitetura estratigráfica e demais elementos geológicos. Será conduzida a partir da seleção e coleta criteriosa de amostras, análise petrográfica e petrológica, geoquímica elementar e isotópica, análise micropaleontologica e análise paleoambiental integrando com dados tectono-estratigráficos e geomorfológicos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Evelyn de Almeida Orlando
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
educação, gênero e religião: circulação, representação, formação e práticas femininas em cenário religioso e educativo
Resumo:
A presente proposta apresenta um Projeto Integrado de Pesquisa realizado em articulação por pesquisadores de cinco universidades: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade de Lisboa. Circunscrito ao campo da História da Educação, o projeto tematiza a relação entre Educação, Gênero e Religião, e se desdobra em múltiplos caminhos teóricos e metodológicos que buscam analisar as desdobramentos sociais, culturais, educacionais e políticos de práticas religiosas das mulheres em diferentes contextos regionais e da própria confissão religiosa, a partir de três principais eixos de análise: instituições, sujeitos e práticas educativas. A educação é compreendida aqui em seu sentido mais amplo. Não apenas os processos de educação formal, mas, sobretudo, os processos de educação não formal serão considerados, pelo sentido formativo que possuem e pela força que representam na constituição dos sujeitos. Nossa hipótese é de que os múltiplos caminhos trilhados e as diversas práticas empreendidas nessa direção expressam uma participação efetiva de mulheres na organização da sociedade e na formação dos sujeitos, como produtoras e mediadoras culturais que, por meio da religião (especialmente, as cristãs), encontraram uma via legítima de ocupação do espaço público. O principal problema norteador dessa pesquisa abre discussões sobre como e por quais caminhos as mulheres participaram na (re)produção de uma cultura religiosa no Brasil e em Portugal. Permite, ainda, indagar sobre possíveis impactos desse papel para a construção de sua identidade e as repercussões que tal exercício teriam desempenhado em sua constituição como sujeitos históricos. Para tanto, consideramos desde sua formação até as suas táticas de produção e de circulação de um conjunto de habitus que configuram uma das principais bases de organização da sociedade que é a cultura.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Evelyn Goyannes Dill Orrico
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Ciência e Tecnologia de Alimentos
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
impacto da ciência de alimentos na bioeconomia: valorização de resíduos agroindustriais e alimentos não convencionais para obtenção de compostos bioativos e de interesse biotecnológico
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
08/01/2020-08/01/2025
Evelynne Urzêdo Leão
COORDENADOR(A)
Outra
Multidisciplinar
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
i mostra científica júnior: bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil
Resumo:
A pesquisa no Brasil está avançando desde 1806, com importante progresso nas principais áreas da pesquisa nacional e internacional. No Brasil a pesquisa cientifica é realizada por instituições de pesquisa, na sua grande maioria públicas, com o importante papel de alunos de pós-graduação, alunos de iniciação cientifica (graduação) e agora alunos de iniciação cientifica júnior (ensino médio), que desenvolvem suas pesquisas orientados por docentes que já passaram por todo esse ciclo. A continuação da formação de qualidade desses pesquisadores é imprescindível para continuidade da pesquisa brasileira. Nessa temática está incluída a I Mostra de Iniciação Científica Júnior (I MIC Jr), destinada para apresentação e divulgação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Ensino Médio (PIBIC-EM), que promoverá a divulgação dos resultados de pesquisa técnico-científica dos estudantes da Escola Estadual Maria dos Reis, localizada em Palmas - TO. A I MIC Jr busca fomentar a socialização, a troca de saberes, entre os estudante do ensino médio e graduação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). A instituição fortalece o seu vínculo com a comunidade, e a sociedade tem acesso ao conhecimento científico. Além disso, oferece oportunidades para alunos em vulnerabilidade social a exercerem a pesquisa científica, como forma de diminuir as desigualdades sociais. A I MIC Jr ocorrerá dentro da XXIX Jornada de Iniciação Científica da Unitins, que acontecerá na 19ª SNCT, que conta com a exposição de pesquisas desenvolvidas nas mais diversas áreas da pesquisa brasileira. A I MIC Jr será realizada em um dia, com a apresentação oral e de pôsteres dos alunos do PIBIC-EM. Serão ofertados Workshops e palestras com a temática Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil e oficinas sobre escrita científica e sobre o papel da iniciação cientifica no desenvolvimento da pesquisa tocantinense e brasileira.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Tocantins - TO - Brasil
Vigência:
13/09/2022-31/03/2023
Everaldo Barreiros de Souza
COORDENADOR(A)
Outra
Ciências Ambientais
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vulnerabilidade socioambiental e análise integrada de risco aos extremos climáticos nos municípios amazônicos: cenários futuros cmip5/cmip6
Resumo:
No contexto das temáticas científicas de aquecimento global/mudanças climáticas e transformações do bioma natural decorrente das atividades antrópicas de uso da terra, os fenômenos climáticos extremos se destacam pelas suas ameaças naturais à sociedade e aos ecossistemas. Na Amazônia, tais extremos associam-se primordialmente aos eventos anômalos de precipitação que deflagram enchentes e secas, os quais impactam direta ou indiretamente os diversos setores da sociedade, sendo que os efeitos e consequências tendem a ser mais graves nos locais com maior vulnerabilidade socioambiental. Diante dessa problemática atual das ciências ambientais, apresenta-se neste projeto uma abordagem interdisciplinar acerca da vulnerabilidade (abrangendo as dimensões de suscetibilidade, capacidade de adaptação e de resposta) combinada com o fator exposição dos extremos climáticos (representados pelos eventos extremos de precipitação), visando ao final estabelecer um diagnóstico integrado do risco socioambiental/climático ao longo do território Amazônico. A escala de análise ou setor estratégico é municipal e a metodologia objetiva baseada em indicadores de diferentes naturezas serão aplicados nos municípios dos estados que compõem a Amazônia Legal Brasileira. Posteriormente, gerar-se-á o mapeamento (espacialização dos resultados da base municipal) do Índice de risco socioambiental/climático (IRISC) sobre a Amazônia obtido em função do Índice de extremos climáticos (IEXTCLI) e do Índice de vulnerabilidade socioambiental (IVSA), todos classificados em três categorias (baixo, médio e alto). O IEXTCLI considera a frequência dos extremos chuvosos e secos extraídos de diferentes bases de dados (estações in situ e estimativas de satélites) do clima presente (últimos dois períodos de 20 anos, 1980/1999 e 2000/2019) e do clima futuro (próximos dois períodos de 20 anos, 2021/2040 e 2041/2060) provenientes das simulações globais das bases do CMIP5 (5º Relatório do IPCC 2013) e mais recentemente do CMIP6 (6º Relatório do IPCC a ser publicado em 2021/22). Não obstante, também serão incluídos nos cálculos do IEXTCLI os resultados do dowscaling dinâmico em alta resolução sobre o domínio da Amazônia a ser realizado com o modelo regional RegCM4 aninhado as condições de contorno fornecidas por alguns dos modelos globais do CMIP5 e CMIP6. Os resultados esperados da análise integrada da vulnerabilidade socioambiental e o grau de exposição dos extremos climáticos considerando a escala municipal é apropriada para a geração de conhecimento científico que possa contribuir para as questões de sustentabilidade e desenvolvimento regional da Amazônia, bem como fornecer informações potencialmente úteis nas ações de políticas públicas de adaptação e mitigação frente aos cenários climáticos futuros.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
15/12/2020-31/12/2022
Everaldo Marcelo Souza da Costa
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
valores sociais de produtos tecnológicos realmente novos
Resumo:
Devido ao crescimento do consumo de produtos realmente novos (RNPs), motivado pela necessidade de apresentação dos consumidores com vistas à manutenção e/ou ampliação de sua rede social, esse projeto tem como objetivo avaliar o efeito de características sociais (prestígio e conspicuidade) de dispositivos tecnológicos inovadores, na atratividade desse tipo de produto quando motivados pelo materialismo dos consumidores. O desenvolvimento metodológico se dará em duas etapas; sendo a primeira qualitativa, com o uso da Netnografia como principal método de coleta e análise de dados; e a segunda etapa, de caráter quantitativo, com o uso da modelagem de equações estruturais com a técnica Partial least squares (PLS), para verificação dos efeitos das características sociais da inovação à geração de intenção de consumo. Os estudos fornecerão aos gestores e desenvolvedores de RNPs tecnológicos, ideias sobre como a conspicuidade e o prestígio das características funcionais podem ser usados para fortalecer a intenção de compra em termos de estratégias de desenvolvimento de produtos e promoções. O valor social percebido pelos consumidores de RNPs fornece orientações sobre como usar as características conspícuas do produto e as características funcionais geradoras de admiração e deferência em campanhas promocionais. Apesar de já existir uma rica literatura sobre valor social, apenas um número limitado de estudos pesquisou as características sociais de produtos realmente novos (RNPs) tecnológicos e como essas características podem ser determinantes na intenção de consumo e consequente sucesso do produto. Esta pesquisa expande o conhecimento na área, fornecendo novas ideias sobre a influência das características sociais da inovação na busca por valor social dos consumidores quando os mesmos têm necessidades de consumo materialista.
Instituição/UF/País:
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia - PA - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Everton Castelão Tetila
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aplicações de visão computacional e aprendizagem de máquina para detecção de insetos-praga, doenças e plantas daninhas na cultura da soja e do milho
Resumo:
A soja e o milho são duas culturas agrícolas com bom perfil nutricional e importante respaldo econômico para a indústria alimentícia. No entanto, ambas culturas estão sujeitas a ataques bióticos de pragas, doenças e plantas daninhas, podendo ocasionar a depreciação do produto final. Métodos de amostragem manuais, como pano-de-batida, rede-de-varredura, exame visual de plantas e exame de amostras de solo têm sido utilizados no Manejo Integrado de Pragas (MIP), Doenças (MID) e Plantas Daninhas (MIPD) e seus danos na cultura. Os resultados indicam que o manejo integrado pode reduzir os custos de produção ao diminuir o número médio de aplicações por pulverização, contribuindo com o equilíbrio ecológico e a preservação do meio ambiente. Por outro lado, inspeções regulares no campo são difíceis de serem realizadas com o MIP/MID/MIPD quando se tem grandes áreas de cultivo. Para superar essas questões, há uma motivação crescente ao uso de VANT na agricultura. Eles são capazes de sobrevoar uma plantação a poucos metros de altura com câmeras de alta resolução espacial para capturar imagens RGB em alta definição, o que torna possível desenvolver aplicações de visão computacional para detectar diferentes problemas no campo. Particularmente, estamos interessados em utilizar métodos de detecção de última geração (YOLOv5 e Faster R-CNN), capazes em detectar espécies de plantas daninhas, doenças e insetos-pragas presentes na cultura da soja e do milho. Com base nos resultados gerados pela detecção, os insumos podem ser aplicados em taxas variáveis nos pontos localizados com problemas, com o uso de arquivos de dados geoespaciais construídos na forma de mapas de recomendação de aplicação (shapefile), exportados para o maquinário agrícola que utiliza automação baseada em GPS. As tecnologias disponíveis indicam que há potencial para gerar sistemas de recomendação de aplicação de insumos de forma mais eficiente, com alta probabilidade de retorno econômico e baixo impacto ambiental.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Grande Dourados - MS - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Ezequiel Roberto Zorzal
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
realidade virtual aplicada ao ensino e treinamento médico sobre pé diabético
Resumo:
O Pé Diabético é uma das complicações mais comuns do Diabetes Mellitus e a principal causa não traumática de amputações de membros inferiores no Brasil. Estas complicações são evitáveis mediante diagnóstico precoce e atendimento oportuno. No entanto, mesmo em um contexto de ampliação do atendimento básico em saúde, este problema segue aumentando, o que sugere uma lacuna na capacitação dos profissionais da atenção básica em saúde no que tange ao diagnóstico e tratamento do Pé Diabético. Este projeto propõe o desenvolvimento de um simulador com Realidade Virtual para o treinamento dos estudantes e profissionais da atenção básica em saúde, visando colaborar no preenchimento desta lacuna. A aplicação será desenvolvida usando a game engine Unity, otimizada para a plataforma Oculus Quest e contará com elementos de gamificação para aumentar o engajamento dos usuários. O contexto de um atendimento médico em atenção básica será simulado com uma variedade de casos clínicos, incluindo diversos pacientes virtuais com diferentes estágios relacionados ao Pé Diabético, buscando prover uma gama de experiências verossímeis e distintas aos potenciais usuários. Pretendemos verificar a usabilidade, eficácia e quaisquer efeitos colaterais (cybersickness). A intenção é realizar estudos de campo com alunos e profissionais qualificados para identificar os principais benefícios e obstáculos à aplicação da tecnologia.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Fabiana Andrade Machado
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Educação Física
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
potência pico ou crítica: qual é o melhor preditor de desempenho em prova contrarrelógio de 20 km? uma proposta para a prescrição de treinamento em ciclistas de endurance recreacionais
Resumo:
Potência pico (Ppico) e potência crítica (PC) são variáveis aeróbias associadas à modalidade de ciclismo, utilizadas para avaliação, prescrição e monitoramento do treinamento de endurance e apresentam poder de predição para essas provas. No entanto, até o presente momento, não foram encontrados estudos que tenham associado essas duas variáveis, Ppico e PC no ciclismo, determinadas em rolo de treinamento smart interativo com provas contrarrelógio de 20 km em ciclistas de endurance recreacionais. Sendo assim, o objetivo será: i) comparar os efeitos de 12 semanas de treinamento de endurance sistematizado prescrito pela Ppico e seu tempo limite (tlim) com o treinamento prescrito pela PC determinadas em rolo de treinamento smart sobre variáveis fisiológicas, perceptuais e de desempenho e ii) correlacionar a Ppico e PC, com a prova contrarrelógio de 20 km em ciclistas recreacionais. A hipótese é que a Ppico apresenta maior correlação e poder de predição com o desempenho desta prova, sendo mais efetiva para a prescrição do treinamento comparada à PC, visto que a Ppico é uma intensidade determinada em teste de esforço máximo associada à IV̇O2máx e V̇O2máx e a PC é uma intensidade estimada. Serão 12 semanas de treinamento e 5 avaliações pré e pós-treinamento. Após as avaliações os cliclistas serão divididos em 2 grupos: GPP treino pela Ppico e tlim e GPC treino pela PC. As avaliações serão realizadas na bicicleta do participante usando rolo smart interativo. As relações entre as variáveis com a prova contrarrelógio de 20 km serão demonstradas pelo coeficiente de correlação de Pearson e erro padrão da estimativa. Modelos de regressão linear simples serão ajustados para estabelecer relação entre cada variável com a prova contrarrelógio de 20 km; Anova mista de medidas repetidas para comparar diferenças entre os testes e a prova contrarrelógio de 20 km, e comparação intra e intergrupos entre os momentos. Será calculado tamanho do efeito, com nível de significânci
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Fabiana Cristina Frigieri de Vitta
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
formação inicial de professores para a educação de bebês: percepção dos docentes nos cursos de pedagogia
Resumo:
Embora a promulgação da Base Nacional Comum Curricular tenha ocorrido no final de 2017, alterações nos currículos dos cursos responsáveis pela formação de profissionais para o atendimento aos bebês ainda estão em estudo, mas são desejáveis e necessárias. É importante que profissionais das diversas áreas que atuam com desenvolvimento e aprendizagem da criança nessa faixa etária possam contribuir para essa formação. A formação do professor para esta faixa etária deve contemplar a discussão do desenvolvimento infantil e as formas de promovê-lo, envolvendo as atividades da rotina de cuidados e o brincar. O objetivo do presente estudo será analisar e discutir a formação para o uso de atividades de vida diária (AVD - higiene, alimentação e vestuário), com brinquedos, equipamentos de playground e música - na atuação educacional junto a bebês a partir da visão de docentes dos cursos de pedagogia da Unesp. Será realizado um estudo observacional, analítico e prospectivo com os docentes dos cursos de pedagogia da Universidade Estadual Paulista (campi de Araraquara, Rio Claro, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto) que aceitarem e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido. A coleta de dados será com docentes responsáveis por disciplinas relacionadas à educação do bebê: questionário, seguindo roteiro semelhante ao dos graduandos e entrevista para aprofundamento dos temas. Após a organização dos dados, serão utilizadas análises descritivas e de conteúdo para cada etapa, com auxílio do software Atlas.ti. Por fim, os resultados dos dois instrumentos serão confrontados, permitindo ampliar o quadro relacionado à formação inicial do professor para atender a bebês na educação infantil. Este projeto acrescentará conhecimento na área de Educação, especificamente para a formação de professores e organização das práticas pedagógicas, com a colaboração da Terapia Ocupacional, que auxiliará no aprimoramento de uma educação de qualidade.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Fabiana de Souza Orlandi
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
covid-19, saúde mental e qualidade de vida: adaptação e validação de instrumentos para uso no brasil
Resumo:
A pandemia COVID-19 é uma grande crise de saúde que mudou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Estudos confirmam que o surto de COVID-19 e o distanciamento social tiveram um alto impacto na saúde mental e qualidade de vida (QV) da população mundial. Neste contexto, a disponibilização de instrumentos de medida associados à esta relevante temática é imprescindível, tanto para prática clínica, quanto para pesquisa. Sendo assim, esta proposta almeja disponibilizar três instrumentos para uso no Brasil, sendo um específico para avaliação de comportamentos de proteção contra COVID-19 (Protective Behaviors towards COVID-19 Scale - PBCS), um questionário sobre experiências relacionadas ao coronavírus (Coronavirus Experiences Questionnaire - CEQ) e uma escala de avaliação do impacto da COVID-19 na qualidade de vida (COVID-19Impact on Quality of Life - COV19-QoL), que aborda as principais áreas da QV em relação à saúde mental. Para tanto, almeja-se traduzir, adaptar e validar o PBCS, o CEQ e a COV19-QoL para amplo uso no Brasil. Trata-se de um estudo metodológico, que seguirá as etapas preconizadas por Beaton et al. (2000), que são: tradução, síntese das traduções, retrotradução, avaliação por comitê de especialistas, pré teste (n=40 participantes), apresentação e avaliação dos relatórios do processo de adaptação cultural e avaliação das propriedades psicométricas dos instrumentos. A validação será realizada com 300 participantes como recomenda literatura, aplicando-se instrumento de caracterização, o PBCS, o CEQ e a COV19-QoL (adaptados), a Escala de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21) e a Escala de Desejabilidade Social de Marlowe Crowne e o instrumento de QV SF-36. Além disso, espera-se testar as propriedades psicométricas da versão brasileira dos instrumentos com profissionais de saúde e estudantes universitários de diferentes áreas. E também almeja-se criar aplicativos com as versões brasileiras do PBCS, do CEQ e da COV19-QoL.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
Vigência:
03/02/2022-28/02/2025
Fabiana Generoso de Izaga
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
painel maré de potências: cartografias em rede para inclusão e sustentabilidade
Resumo:
Painel Maré de Potências é um dispositivo inovador de tecnologia da informação no formato de dashboard que reunirá dados e informações sobre temáticas relevantes potências do conjunto de favelas da Maré (130 mil hab.), no Rio de Janeiro. A plataforma digital associará produtos de ações interdisciplinares iniciadas em 2019 e os da parceria constituída na UFRJ entre integrantes do Lab. de Estudos e Pesquisas em Cidades (LEC) do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB-FAU) e os professores e discentes de três outras instituições de ensino e pesquisa colaboradoras, numa ação conjunta com o Observatório de Favelas, destacada organização da sociedade civil, com sede na Maré. Busca contribuir para a construção articulada de processos de inovação social e tecnológica aliados à produção consistente de conhecimento e pesquisa sobre territórios populares historicamente invisibilizados. Há considerável número de estudos e pesquisas sobre áreas vulneráveis. No caso da Maré, encontra-se vasta produção intelectual oriunda tanto de instituições locais, bem como do ambiente acadêmico, mas que carecem de espaço de sistematização e atualização. Em termos metodológicos, as temáticas inicialmente abordadas organizam-se em três eixos, que interconectam campos disciplinares: Evolução Urbana e Cultura Política; Espaço Público e Práticas Culturais; Mobilidade Urbana e Sustentabilidade. A reunião e consolidação de pesquisas interdisciplinares, desenvolvidas por professores e discentes de graduação e pós-graduação oriundos de diferentes áreas do saber, resulta em ações em rede que buscam criar um amplo conjunto de dados territoriais antigos e recentes, construindo um corpo de saberes sobre a Maré. O Painel Maré consolidará conhecimento inédito sobre o território e disponibilizará os resultados através de ferramentas complexas de análise de dados, a fim de contribuir para ações públicas e privadas orientadas para a superação das desigualdades no Rio de Janeiro.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
16/02/2022-28/02/2025
Fabiana Kömmling Seixas
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Biotecnologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
plataforma de bcg auxotrófico recombinante aplicada a saúde humana e animal
Resumo:
Mycobacterium bovis BCG é mundialmente usada contra tuberculose (TB) e como um dos tratamentos para câncer de bexiga e melanoma metastático. Esta vacina induz resposta humoral e celular e apresenta efeito protetor heterólogo contra doenças não relacionadas, além de possuir vantagens como potencial adjuvante, estabilidade a temperatura ambiente e baixo custo de produção. Por isso, estudos tem explorado a construção e uso de cepas recombinantes de BCG (rBCG) expressando antígenos heterólogos como vetor vacinal, com possibilidade de licenciamento para uso humano e animal, devido ao seu comprovado e seguro histórico de uso há mais de 100 anos. Nosso grupo tem trabalhado há mais de duas décadas na construção de rBCG aplicada à saúde humana e animal, com uma série de teses, artigos e patentes publicados junto ao PPGB/UFPel. Desenvolvemos uma cepa de M. bovis BCG ΔleuD auxotrófica para leucina. A inserção de um plasmídeo com o gene deletado complementa a mutação, mantendo a pressão seletiva in vivo sem empregar gene de resistência a antibiótico, contribuindo para maior estabilidade e segurança das cepas. Ainda, construímos uma série de plasmídeos que se replicam e expressam antígenos em BCG, usando uma estratégia de clonagem nomeada Biobricks, padronizando a clonagem de sequências em micobactéria. Assim, este projeto visa desenvolver e caracterizar vetores Biobricks para construir cepas de rBCG auxotróficas para leucina e avaliar o potencial destas cepas como plataforma para expressar antígenos bacterianos (Corynebacterium pseudotuberculosis), virais (SARS-CoV-2), parasitários (Trypanossoma cruzi) e como imunoterapêuticos para melanoma humano e canino, visando atender a demanda por vacinas e terapias mais eficazes para essas doenças de impacto à saúde humana e animal. Por fim, pretendemos caracterizar o perfil de resposta imune induzida por estas cepas in vivo, em animais imunizados com as vacinas recombinantes, e in vitro, em contato com células tumorais em cultivo.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
06/02/2022-28/02/2025
Página 58 de 193
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
20 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 1.141 - 1.160 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript