Projetos de Pesquisa

 

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Wanderson Romão

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • maldi image ms aplicado a química forense
  • Embora seja um tema que desperte bastante interesse perante a sociedade, a aplicação da química no campo da criminalística ainda constitui uma nova linha de pesquisa no Brasil. Dessa forma, este projeto tem como objetivo desenvolver novas metodologias analíticas que facilitem a resolução de problemas encontrados dentro do contexto da Química Forense utilizando a técnica de MALDI IMAGE MS acoplado a um espectrômetro de alta resolução (FT-ICR MS). O projeto será desenvolvido em colaboração científica entre o PPGQUI da UFES e a Polícia Técnica Científica do ES (extrato de acordo de cooperação nº 1007/2012) tendo com colaboração professores da UFES e IFES e alunos vinculados ao programa de pós-graduação da UFES, graduação do IFES e colaboradores (IQ/UFG). As principais áreas exploradas nesse projeto serão a análise de drogas de abuso (matrizes de folhas e sementes de maconha; selos de designer drugs, e cabelos); documentoscopia (notas de papel moeda, notas promissórias, cruzamento de traços, etc); papiloscopia (impressões digitais). Espera-se com esse projeto estabelecer protocolos analíticos usando a técnica de MALDI IMS no contexto forense.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wania Wolff

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • multi-ionização de anéis de benzeno e derivados de interesse astroquímico, biológico e ambiental por colisões de íons pesados
  • Existe um grande interesse em se investigar a multi-ionização e fragmentação induzida por partículas, em especial por íons pesados, de moléculas mais complexas, cíclicas, em especial de anéis aromáticos e derivados e de anéis policíclicos relevantes na astroquímica, biologia celular e controle ambiental. Os resultados experimentais tem repercursão na evolução molecular no meio inter e circumestelar, nos danos por hadronterapia e pela exposição no espaço à raios cósmicos e na contaminação por especies nocivas e reativas no solo e na atmosfera sujeitas a incidência de raios cósmicos. O objetivo experimental é explorar a formação de mono- e di-cations de aneis de benzeno mono, hetero, policíclicos, e ligados à radicais substituintes ativantes e desativantes. Aneis de benzeno são em geral resistentes à fragmentação por agentes ionizantes e formam espécies transientes e complexas multicarregadas metaestaestáveis na faixa de µs. Os efeitos da substituição no anel do processo de fragmentação será avaliada a partir da espectroscopia de massa por tempo de voo. O projeto propõe o desenvolvimento e a construção de um espectrômetro de massa por tempo de voo segundo a condição de focalização de segunda ordem para a detecção de moléculas mais complexas de massa até 250 u incluindo a inserção de detectores adequados. Uma resolução temporal e espacial adequada é essencial para discriminação e identificação precisa de espécies de fragmentos iônicos hidrogenados e duplamente carregados e da molécula original com energias térmicas e de seus isótopos. A utilização de um detector de dinodo discreto para aplicação de até 10kV no processo de amplificação do sinal dos íons se torna indispensável. Para a detecção dos elétrons emitidos propomos o uso de um detector de placas multiplicadores de elétrons com dimensão de área adequada para uma maior coleta dos mesmos. Medidas de coincidência entre os produtos da colisão elétron-íons e projetil-íons determinam a necessidade de taxas de coleta de coincidência de eventos de algumas dezenas de Hz. Para a realização das medidas de seções de choque de ionização e fragmentação serão utilizados equipamentos já existentes, onde as modificações propostas irão ampliar e aprimorar a qualidade dos resultados. A proposta visa renovar a pesquisa na área de colisões de íons pesados e o padrão de excelência na área de ionização e fragmentação de moléculas no laboratório de colisões atômicas e moleculares do IF-UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wanius José Garcia da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • química bioinorgânica de monooxigenases líticas de polissacarídeos de insetos
  • As monooxigenases líticas de polissacarídeos (LPMOs) formam uma classe de metaloenzimas (dependentes de Cu+2) recentemente descobertas que se ligam a regiões cristalinas de polissacarídeos e realizam a sua clivagem através de mecanismo de oxidação. Quatro famílias dessas enzimas foram identificadas as quais podem oxidar diferentes polissacarídeos como celulose, quitina e amido. Essas metaloenzimas oxidativas atuam facilitando a ação de outras enzimas hidrolíticas aumentando a eficiência de degradação de diferentes polissacarídeos. Neste contexto, as LPMOs são enzimas com grande potencial para aplicações tecnológicas, especialmente como complementos em coquetéis lignocelulósicos para a degradação da biomassa e produção de etanol de segunda geração. Neste projeto de pesquisa, nós propomos estudar as LPMOs dos insetos Coptotermes gestroi, Drosophila yakuba e Bombyx mori. As metaloenzimas de insetos serão clonadas, produzidas em bactéria e purificadas através de métodos cromatográficos. As atividades enzimáticas (especificidades) serão estudadas em diferentes polissacarídeos. A termodinâmica de interação das LPMOs com íons metálicos será estudada por espectroscopia de fluorescência e calorimetria de titulação isotérmica (ITC). As estruturas secundária e terciária das LPMOs serão estudadas por espectroscopia de dicroísmo circular (CD), espalhamento dinâmico de luz (DLS) e espalhamento de raios X a baixos ângulos (SAXS). As estruturas tridimensionais das LPMOs serão determinadas por difração de raios X (XRD, cristalografia de proteínas). Os resultados oriundos deste projeto de pesquisa permitirão uma melhor compreensão do modo de ação das LPMOs de insetos e do papel de íons metálicos (química bioinorgânica) no mecanismo catalítico dessas enzimas. Essas LPMOs de insetos possuem grande potencial como suplementos em coquetéis lignocelulósicos comerciais.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Warde Antonieta da Fonseca Zang

Outra

Ciências Ambientais
  • cvt apinajé - formação de jovens e mulheres
  • Vide projeto anexo A proposta de projeto tem como pressuposto metodológico a criação CVT APINAJÉ - FORMAÇÃO DE JOVENS E MULHERES, a partir da parceria sólida entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás com a Universidade Federal de Goiás e várias outras instituições do Centro-Oeste e núcleos de pesquisa ligadas a Rede Centro Oeste de Agroecologia, além de colaboração de parceiros internacionais (parcerias consolidadas) nos aspectos de internacionalização do capital natural brasileiro representado pelos seus elementos dos sistemas agroecológicos e orgânicos de produção, tais como, biodiversidade, solos férteis, água, clima e vegetação, energia solar e seus serviços naturais. O CVT APINAJÉ - FORMAÇÃO DE JOVENS E MULHERES tem caráter regional e pretende integrar-se com a comunidade científica nacional e internacional, docentes, pesquisadores, extensionistas, multiplicadores, estudantes e profissionais de instituições nacionais e internacionais que pesquisam sistemas de produção aplicáveis na gestão sustentável de áreas agrícolas com temas ligados a Agroecologia e uso dos produtos da sociobiodiversidade, além de uso da água e proteção de nascentes, proteção dos biomas e ecossistemas, cultivo integrado com criação de animais, auto sustento da família, gerenciamento de insumos locais ou da propriedade, energia renovável de resíduos. A integração e a parceria que ocorrem entre núcleos e grupos desta natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento do território rural e o progresso da ciência e da tecnologia, proporcionando intercâmbios proveitosos e de alta significância para a agricultura sustentável, geração e manutenção de parcerias de grande impacto, tecnologias alternativas e desenvolvimento regional. A expansão das áreas de produção orgânica e de base agroecológica tem aumentado paulatinamente a participação da região. Esse cenário econômico proporciona amplas oportunidades para debate sobre questões ambientais relativas ao uso sustentável dos recursos naturais, visando sua conservação conjuntamente ao desenvolvimento econômico. Os parceiros se propõem organizar um centro de referência de alta qualidade, proporcionando aos participantes uma rica troca de experiências e práticas, bem como o compartilhamento do conhecimento advindo de pesquisas e estudos voltados para o tema Agricultura e Meio Ambiente, com especial destaque para os problemas que ocorrem na região do Bioma Cerrado e no Brasil. Palavras Chaves: Agroecologia, Biodiversidade, Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Educação Ambiental, Juventude, Gênero e comunidades tradicionais.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - GO - Brasil
  • 01/12/2017-31/10/2020
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Warley Marcos Nascimento

Ciências Agrárias

Agronomia
  • "horta & escola" - feira de ciência e tecnologia da embrapa hortaliças
  • O ambiente escolar é um ambiente social onde ocorre uma maior receptividade e capacidade de adoção de novos hábitos e, ainda, as crianças e jovens são excelentes mensageiras e ativistas de suas famílias e comunidades. Assim, a utilização da inovação científica e tecnológica devem ser operacionalizadas como ferramentas de aprendizagem que contribuem para a concretização de uma educação mais igualitária. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, aqui representada pela Embrapa Hortaliças, vem nos últimos anos contribuindo com a formação de crianças e jovens por meio de parcerias com as instituições de ensino, aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular, nas crianças e jovens, o interesse pelo conhecimento científico, através de atividades que demonstram como a ciência está presente na vida de cada um e destacam a contribuição da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento nacional. Em especial, fortalece os laços que unem os ambientes urbano e rural, conscientizando os participantes sobre a necessidade da preservação ambiental, a importância da sustentabilidade e de práticas que garantam uma melhor qualidade de vida. Com o mote de reduzir a distância entre o conhecimento produzido e sua aplicação para melhoria da qualidade de vida, por meio da disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos, a feira “Horta & Escola: Feira de Ciência e Tecnologia da Embrapa Hortaliças” abre espaço para que instituições escolares apresentem projetos de pesquisa relacionados a algumas das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), mas enfatizando sempre a importância da produção sustentável e o consumo de hortaliças, através de estímulos adequados para a realização de uma alimentação adequada em um ambiente saudável, e com isso auxiliar a diminuição da taxa de obesidade, anemia, entre outros, contribuindo assim, com a diminuição da desigualdade social. Além da apresentação dos projetos pelos estudantes, a comissão organizadora da “Horta & Escola” está propondo a realização de atividades complementares com o intuito de maximizar o "produto social final" esperado nas escolas, e mais do que isso, buscar a democratização real do conhecimento através da libertação do pensamento, da visão e do raciocínio crítico na formação do saber individual.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Warley Marcos Nascimento

Ciências Humanas

Filosofia
  • ii horta & escola: feira de ciência e tecnologia da embrapa hortaliças
  • O processo pelo qual o conhecimento científico chega aos cidadãos é complexo e longo, principalmente em países como o Brasil, onde as dificuldades e as precariedades das escolas fazem com que estudantes e professores obtenham informações sobre os progressos da ciência nos artigos de jornais. Dessa forma, emerge a necessidade de uma maior difusão de conceitos científicos, para que todos possam ter uma postura crítica e indagativa diante do que a ciência e tecnologia apresentam à sociedade, permitindo a promoção da cultura científica entre os cidadãos, tornando-os capazes de participar ativamente de uma sociedade democrática. Afinal, o potencial de cada país para acompanhar o crescimento mundial depende fortemente de suas capacidades para inovar nos campos científicos, tecnológicos e sociais. A popularização da ciência deixa de ser um fim em si mesmo e adquire o significado de direito do cidadão e uma das condições necessárias à formação e capacitação dos indivíduos para lidarem com o mundo em que estão inseridos, bem como de se colocarem em uma situação de igualdade, tanto de conhecimento, como de oportunidades, como ainda despertar nos alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico o interesse pela área científica e tecnológica, contribuindo para estimular o pensamento crítico e o desenvolvimento científico, social e humano do País. Nesse cenário, essa proposta assume um papel complementador, atuando como uma alternativa para cobrir a lacuna entre o saber escolar e o produzido nas instituições geradoras de ciência e tecnologia, como no caso da Embrapa, por meio da disseminação e popularização de soluções para problemas cotidianos, a II Horta & Escola abre espaço para que instituições escolares apresentem projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que podem impactar positivamente para a redução das desigualdades que existem em nosso país, a proposta se justifica por oportunizar a popularização e a divulgação de ações desenvolvidas pelas instituições de ensino e por instituições de pesquisa, como a Embrapa e parceiros, que possuem o propósito de reduzir as desigualdades, empoderar segmentos da população e despertar o interesse pela ciência.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • é da minha conta! revelando minha cidade em números: aplicação de metodologia de intervivência universitária na formação de jovens em ciência, tecnologia e inovação (jandaíra/rn, 2019).
  • Este projeto dá continuidade a ações desenvolvidas pela Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis) em escolas do sistema público de educação básica sob a forma de Intervivência Universitária. Tem o objetivo de contribuir para a formação de jovens em ciência, tecnologia e inovação a partir da extensão universitária centrada na cooperação com o sistema público de educação básica para promover e motivar a pesquisa e o conhecimento local de indicadores de desenvolvimento municipal em perspectiva territorial. A Oasis é grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, desde 2009, desenvolve o Projeto Oasis de Intervivência Universitária em vários municípios do Território do Mato Grande. Um dos 16 municípios do Território, Jandaíra, foi escolhido pela equipe proponente para a realização da mostra científica aqui programada. Trata-se de ação a ocorrer na Escola Estadual Professora Maria da Conceição Messias, a única que participa da Intervivência Oasis desde 2009. O projeto contemplará 50 estudantes dp ensino médio em 10 equipes de 5 membros. As ações ocorrerão por meio de intercâmbios entre escola e Universidade e mediante ampla participação dos estudantes e da equipe pedagógica da escola na definição de critérios e das etapas, na execução e no acompanhamento e avaliação. A apresentação dos trabalhos ocorrerá no formato de mostra científica, que consiste na instalação de banners, cartazes, maquetes, pequenos experimentos didáticos, protótipos, resultados de trabalhos investigativos, entre outros de escolha dos alunos. Os participantes deverão mobilizar outros colegas da própria escola e de outras escolas no município, de modo a alcançarmos o número de no mínimo, 40 trabalhos, todos com foco em matemática, estatística e políticas públicas no município de Jandaíra/RN. Os trabalhos deverão ser dinâmicos, podendo empregar materiais diversificados na exposição aos visitantes.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Washington Jose de Sousa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • energias renováveis e desenvolvimento à escala humana: efeitos e desafios da produção e distribuição de energia eólica em áreas do semiárido do nordeste do brasil
  • O projeto assume o objetivo central de compreender mudanças e desafios inerentes à implantação de sistemas de produção e distribuição de energias renováveis, tomando como objeto empírico concepções do meio empresarial, de gestores públicos e de munícipes em áreas do Semiárido e, como referência teórica, o constructo Desenvolvimento à Escala Humana (MAX-NEEF, 2012). A questão central da pesquisa é: de que modo sistemas de produção e distribuição de energia eólica são concebidos pelo meio empresarial do setor e por gestores públicos e munícipes do Semiárido nordestino? Trata-se de proposta liderada pela Organização de Aprendizagem e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor (Oasis), grupo de ensino, pesquisa e extensão vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGA/UFRN) e responsável pela execução do Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas. As ações previstas reúne, como público de interesse, além de acadêmicos da UFRN, autoridades públicas municipais, segmentos populacionais de jovens e adultos de áreas urbanas e rurais, além de diretores do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), organização de pensamento estratégico empresarial do Nordeste brasileiro, com atuação multissetorial na exploração sustentável de recursos naturais e energéticos prefeituras municipais de dois territórios potiguares (Mato Grande e Sertão Central Cabugi e Litoral Norte). Seis municípios de dois territórios potiguares, em estágios distintos de implantação de parques eólicos e linhas de transmissão, estão contemplados nesta pesquisa como objeto empírico, considerando que a equipe parte de duas premissas: nos municípios em estágio de implantação e, portanto, com fluxo financeiro de ISS crescente, as expectativas com relação ao desenvolvimento local, intrínseco à energia eólica, são elevadas; nos municípios com serviços de instalação das torres e das linhas de transmissão concluídos, a arrecadação municipal com ISS é fortemente descontinuada e, desse modo, os munícipes passam a perceber e conviver com passivos sociais, econômicos e ambientais, questionando o legado dos investimentos. Como estratégia metodológica, a equipe adotará instrumentos de coleta e processamento de dados qualitativos, em sintonia com o intento de aprofundar conhecimentos relativos à implantação de sistemas de energia eólicos, qualificando ganhos, passivos e desafios trazidos para os municípios. Grupo focal será empregado na coleta de dados junto aos seguintes segmentos: a) jovens estudantes de Ensino Médio de escolas públicas; b) professores de Ensino Médio de escolas públicas; c) lideranças municipais políticas, empresarias e religiosas. Em cada município será realizada uma série de grupo focal envolvendo cada segmento, totalizando 18 (três segmentos em seis municípios). Entrevista semiestrutura será realizada junto: a) dois prefeitos(as) em cada município, totalizando 12 – o que ocupava o cargo à época da instalação do primeiro parque eólico e o ocupante atual, do período 2017/2020; b) dois membros do CERNE – o Diretor-Presidente e o Coordenador Executivo de Gestão de Projetos e Eventos Setoriais, este último responsável pela gestão de ações de responsabilidade socioambiental das empresas do setor. Todo o material coletado, áudio gravado com prévia anuência do informante, será transcrito e processado no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) de modo a gerar categorias analíticas a serem interpretadas com base no modelo de Desenvolvimento à Escala Humana (MAX-NEEF, 2012). Como produtos, entre outros, são esperados: uma dissertação no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRN; retroalimentação, por meio de relatórios executivo, de protocolos administrativos do Comitê de Sustentabilidade Socioambiental (CSS), unidade administrativa responsável pela integração das dimensões social e ambiental a processos, práticas e procedimentos na esfera da Política de Responsabilidade Social e Ambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); qualificação de recursos humanos, agentes públicos e privados, para aplicação de conteúdos e estratégias em responsabilidade socioambiental; publicação de artigos científicos com dados primários e revisões da literatura envolvendo temas de efeitos socioeconômicos e ambientais de sistemas de energia eólicos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Washington Leite Junger

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • saúde em ambientes urbanos (fase 3): poluição atmosférica, fatores climáticos e áreas verdes
  • O presente projeto visa contribuir para a consolidação do conhecimento sobre os efeitos das exposições urbanas como poluição atmosférica e extremas meteorológicas na saúde das populações residentes em grandes centros urbanos. Este projeto busca também estender a investigação para os efeitos que outros elementos do ambiente em centros urbanos podem exercer sobre a saúde, por exemplo, os benefícios de áreas verdes como parques e jardins. O objetivo principal deste projeto é avaliar os efeitos do espaço urbano construído, em termos de poluição atmosférica, fatores climáticos e disponibilidade de áreas verdes, na saúde da população das capitais brasileiras. Um objetivo secundário do projeto é o desenvolvimento de metodologias para quantificação da exposição da poluição atmosférica ambiental e avaliação de intervenções a fim de reduzir riscos ambientais. Os objetivos específicos são: (i) estimar a associação entre material particulado fino (PM2,5) e mortalidade por doenças respiratórias e cardiovasculares na cidade do Rio de Janeiro; (ii) estudar a associação entre poluição atmosférica e danos no DNA e a potencial modificação de efeitos de polimorfismos genéticos em crianças e adolescentes asmáticos no município do Rio de Janeiro; (iii) estimar o efeito da temperatura e das ondas de calor na mortalidade por DIC e DCBV no município do Rio de Janeiro; (iv) investigar o efeito da temperatura e do estresse térmico na mortalidade por doenças cardiovasculares nas populações das capitais brasileiras, bem como impactos futuros segundo diferentes modelos e cenários climáticos; (v) estimar a associação entre áreas verdes e mortalidade por doenças cardiovasculares, no município do Rio de Janeiro considerando aspectos sociodemográficos e ambientais; (vi) explorar a aplicabilidade de modelos de simulação baseada em agentes para avaliar o impacto de intervenções de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas no ambiente urbano na saúde da população; e (vii) avaliar a associação entre áreas verdes no ambiente construído e os Transtornos Mentais Comuns. Este projeto também visa fortalecer a cooperação internacional com o ISGlobal (Instituto de Salud Global Barcelona, Espanha) com a participação de um pesquisador dessa instituição.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Washington Luiz Esteves Magalhaes

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • uso da economia circular, sistema agroflorestal e da biorrefinaria para mitigar a falta de segurança hídrica, energética e alimentar aos pequenos produtores do litoral paranaense
  • Vide projeto anexo
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - PR - Brasil
  • 05/12/2017-31/12/2020
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Washington Soares Ferreira Júnior

Outra

Ciências Ambientais
  • quais fatores influenciam no conhecimento e na seleção de estratégias de tratamento ao longo do curso da doença em um grupo humano?
  • O que leva as pessoas na busca por tratamentos e a adotar estratégias de prevenção de doenças em sistemas médicos locais? Algumas evidências mostram que doenças percebidas pelas pessoas com alta frequência de ocorrência tendem a apresentar muitas plantas e animais medicinais para o seu tratamento. Uma explicação para isso pode estar ligada à experiência prévia que as pessoas possuem com essas doenças frequentes. O papel da experiência prévia tem sido destacado nos estudos de percepção de risco das pessoas sobre desastres ambientais. Isso sugere que o fato de uma pessoa não apresentar experiência prévia com a doença levaria a pessoa a adotar menos comportamentos preventivos e apresentar um menor conhecimento sobre as estratégias de tratamento (plantas medicinais e medicamentos de origem biomédica). Além disso, a busca por tratamentos pode ser bastante variada ao longo do curso de uma doença. Nesse caso, é também importante verificar se a frequência de ocorrência da doença, além de outros fatores ligados às características das doenças e dos moradores locais, afeta a seleção de tratamentos à medida que a doença avança. Para avaliar o papel da experiência prévia em sistemas médicos locais, e os fatores que afetam as decisões terapêuticas ao longo da doença, realizaremos um estudo em um grupo humano no nordeste brasileiro. Serão realizadas entrevistas individuais em que os participantes serão convidados a listar as plantas medicinais, os medicamentos de origem biomédica e as estratégias de prevenção que utilizam para cada doença indicada. Os participantes também serão convidados a informar a probabilidade de adquirir a doença no próximo ano após a realização da entrevista, a percepção de gravidade e o grau de preocupação em relação à doença. Será realizado um itinerário terapêutico para acompanhar famílias da comunidade ao longo de dois anos, registrando os eventos de doenças e as decisões terapêuticas tomadas em cada episódio. Também será realizada uma oficina participativa para obter informações sobre a percepção da frequência de ocorrência da doença. Esperamos que a experiência prévia com a doença seja o principal preditor do número de plantas, medicamentos conhecidos e do número de estratégias adotadas para prevenir a doença. Esperamos também que a frequência da doença seja importante em predizer o número de estratégias tomadas ao longo do curso da doença. Esse achado indicaria um importante mecanismo pelo qual as pessoas em um sistema médico direcionam suas estratégias de prevenção e tratamento de doenças e explicaria por que há uma grande riqueza de tratamentos para doenças com alta frequência de ocorrência em grupos humanos.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wayne Leonardo Silva de Paula

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • métodos não perturbativos em teoria quântica de campos: estrutura hadrônica e materiais bidimensionais.
  • Neste projeto de pesquisa pretendo desenvolver métodos não perturbativos em Teoria Quântica de Campos (TQC) para investigar problemas que são de interesse da Física de Hádrons e da Física da Matéria Condensada. Mais especificamente, me dedicarei aos seguintes temas principais: i) Estrutura tridimensional dos hádrons a partir da solução das Equações de Bethe-Salpeter (BS) e Dyson-Schwinger (DS) para o estado ligado de dois férmions na Eletrodinâmica Quântica (QED) e na Cromodinâmica Quântica (QCD); ii) explorar fenomenologicamente modelos Holográficos da QCD e iii) aplicar técnicas da TQC para descrever as propriedades eletrônicas do grafeno na presença de impurezas, defeitos e curvatura espacial. Gostaria de ressaltar que devido as propriedades eletrônicas peculiares ao grafeno, atualmente é possível vislumbrar uma conexão entre a TQC Relativística e a física de novos materiais, o que certamente levará a inovações tecnológicas no desenvolvimento de dispositivos nanoeletrônicos.
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Weiliang Qian

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • um estudo de modelos hidrodinâmicos e a dualidade fluido/gravidade
  • A hidrodinâmica é amplamente aplicada em diversas áreas interdisciplinares. Em particular, o sistema quente e denso criado em colisões relativísticas de íons pesados é bem descrito por um fluido relativístico com pequena viscosidade. A dedução tradicional da equação hidrodinâmica é fortemente relacionada com conceitos físicos importantes, como por exemplo, a conservação de energia-momento, a segunda lei da termodinâmica, bem como a causalidade. Do ponto de vista microscópico, o modelo hidrodinâmico é uma teoria de campo efetivo que descreve o limite de comprimento de onda longo da teoria dinâmica correspondente em termos de expansão de gradiente. Nesse sentido, a dualidade fluido/gravidade fornece uma visão valiosa à hidrodinâmica. Neste projeto, propomos investigar a derivação e as propriedades das equações hidrodinâmicas associadas às teorias de gravidade modificadas. O estudo proposto tenta chegar a uma melhor compreensão do modelo hidrodinâmico, e em particular, implicações para a descrição hidrodinâmica de colisões relativísticas de íons pesados. Planejamos também continuar o desenvolvimento de um esquema numérico para equações diferenciais, bem como suas aplicações em vários sistemas físicos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wellington da Silva Fonseca

Outra

Divulgação Científica
  • mostras científicas para escolas públicas do pará 2019 - 2020
  • A região Amazônica sempre está em evidencia quanto aos assuntos ligados à sustentabilidade e aos cuidados com o meio ambiente, apesar disso é uma região alvo da exploração indevida de suas riquezas. Neste contexto, é importante de divulgar e motivar a cultura sustentável na Amazônia através de ciência e tecnologia. É imprescindível exceder a meta de uma aprendizagem meramente de conceitos e de teorias, associadas com conteúdos abstratos e neutros, para um ensino mais cultural que assegure uma melhor compreensão, apreciação e aplicação da tecnologia e da ciência, levando-se em conta as questões sociais e, entendendo, que tanto a ciência, quanto a tecnologia são resultados do saber humano e que, portanto, estarão sempre presentes no contexto social. Deste modo, mediante estas questões, surge um novo enfoque que vem ganhando corpo na prática de sala de aula, objetivando não apenas possibilitar a experimentação da tecnologia dentro das tarefas práticas, mas também procurar uma relação recíproca entre ciência, tecnologia e aprendizagem, com a finalidade principal de estreitar a relação entre a escola, à melhoria na sociedade e a futura profissão desses futuros cidadãos. Agora, o projeto busca ampliar ainda mais sua abrangência atuando em escolas públicas de Belém e do Interior do Estado do Pará para abranger um maior número de alunos e aproximar mais estes alunos da UFPA, em especial as meninas, através de mostras de ciência e tecnologia. Assim, o Programa de Extensão Laboratório de Engenhocas tem como proposta o ingresso de alunos de escolas públicas do Estado do Pará nas Universidades em cursos de ciências exatas, engenharia e tecnologia, para que possam utilizar de todo aprendizado adquirido na área de ciência e tecnologia, para assim, ingressarem de forma qualificada no mercado de trabalho, efetivando de fato a práxis educacional.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Wellington José Corrêa

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • existência e taxas de decaimento para a equação de schrödinger sobre variedades compactas e não - compactas
  • Um problema fundamental em muitos campos de aplicações da matemática é o controle ou de amortecimento de vibrações de grandes estruturas. Assim, nos últimos 40 anos, desenvolvido sob a liderança de Jacques Louis Lions (1928-2001) e sua escola, uma teoria matemática de controle ótimo para as soluções da equação de onda em um meio não homogêneo. O mesmo menciona que "Controlar um sistema é fazê-lo comportar-se de acordo com nossos desejos de um modo compatível, com segurança e ética, e com o menor custo possível?" Um simples exemplo de dispersão (ou gasto) de energia é devido ao atrito entre peças. Posteriormente, um número destas questões têm encontrado notável soluções geométricas graças ao uso criativo da análise microlocal desenvolvida a partir ano de 1960, por L. Hörmander. Diante deste cenário, nosso objeto de estudo será a equação de Schrödinger. A equação de Schrödinger não - linear possui numerosas aplicações físicas como modelos não - lineares em física de plasma e fibra ópticas. No contexto unidimensional, quando a não - linearidade é cúbica, isto é, possui a forma |y|^2 y, a equação de Schrödinger não - linear modela a propagação de pacotes de ondas na teoria de ondas de água (water waves). Para tal equação, provaremos a existência de solução e taxas de decaimento uniforme sobre variedades compactas e não - compactas, donde tais resultados constituem em significativos avanços na questão da mínima região de atrito capaz de controlar a energia do sistema levando-o ao repouso, ou de um estado inicial a um estado final pré - estabelecido. Quanto menos atrito entre os corpos, menos energia se gasta e consequentemente menos custo se tem. Dentro desta ótica, de buscar a menor região de atrito ou o menor custo possível de energia que se desenvolverá o presente projeto.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Welson de Sousa Cardoso

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • o programa minha casa minha vida no estado do pará na produção da segregação residencial
  • A investigação social aqui proposta faz parte do objeto de estudo do Grupo de Pesquisa Políticas Urbanas e Movimentos Sociais na Amazônia Globalizada (GPPUMA), grupo de pesquisa, que busca não só articular o tripé ensino/pesquisa/extensão, como também envolver vários pesquisadores em torno da investigação científica na busca da interpretação da questão social em suas múltiplas expressões para proposição de formulação de políticas públicas que minimizem os efeitos da produção capitalista na reprodução social da classe trabalhadora. O projeto objetiva mapear no estado do Pará, as áreas onde estão sendo implantados o “Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV)” e analisar os processos de segregação residencial urbana provocada pela dinâmica adotada pelo poder público na implementação dos projetos, a partir da construção de indicadores socioespaciais urbanos. Somando-se a esses procedimentos buscaremos, através de métodos quantitativos e estatísticos, além da utilização do geoprocessamento, espacializar as áreas de implementação dos empreendimentos demonstrando a segregação residencial e a condição de moradia a partir das variáveis: renda, número de domicílios, número de moradores, média de moradores cruzando-se com as variáveis de infraestrutura urbana como coleta de lixo, abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, esgotamento sanitário, além dos equipamentos sociais, de tal modo a acrescentar elementos elucidativos ao arcabouço analítico das condições de moradia. No contexto em que se busca produzir conhecimento de forma inovadora e articulada, o presente projeto centrará suas análises nos municípios paraenses beneficiários do PMCMV.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Welter Cantanhêde da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • preparação e caracterização de nanoestruturas híbridas constituídas por magnetita, complexo de azul da prússia e perileno
  • O projeto "Preparação e caracterização de nanoestruturas híbridas constituídas por magnetita, complexo de azul da Prússia e perileno" encontra-se inserido na área de química inorgânica/química supramolecular. Neste projeto adotamos a estratégia de utilizar o complexo de azul da Prússia (Fe4[Fe(CN)6]3), nanopartículas de magnetita (Fe3O4 NPs) e perileno (PTK) com vistas na preparação, caracterização e investigação de propriedades supramoleculares de novas nanoestruturas híbridas. A combinação das propriedades supramoleculares dos materiais de interesse gera novas nanoestruturas híbridas, Fe3O4@Fe4[Fe(CN)6]3-PTK e Fe4[Fe(CN)6]3-PTK, que apresentam propriedades diferenciadas daquelas observadas por seus compostos de origem e com grande potencial para aplicação em terapia fotodinâmica e desenvolvimento de (bio)sensores eletroquímicos de baixo custo.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wenceslau Goncalves Neto

Ciências Humanas

Educação
  • ação municipal e educação no brasil: minas gerais na primeira república
  • Nas primeiras décadas republicanas, em Minas Gerais, presenciamos uma série de iniciativas por parte do governo estadual, na forma de seguidas reformas, sendo a mais destacada a de 1906, que instituiu os grupos escolares. No entanto, diversas diligências ocorreram, da mesma forma, no nível municipal, complementares, compensatórias ou mesmo antecipatórias à ação do estado. E também encontramos nos municípios várias iniciativas de caráter privado, atendendo conclamação dos poderes públicos, beneficiando-se de estímulos e subsídios disponibilizados pelos mesmos ou seguindo motivações pessoais ligadas à benemerência ou na procura de contrabalançar a ausência educativa do poder público em seus espaços de atuação. Pelo lado dos governos municipais, podemos ver, por exemplo, que a Câmara Municipal de Uberabinha explicita uma preocupação decisiva pela instrução popular: as 4 primeiras leis aprovadas pelos vereadores em 1892 (ano em que as Câmaras são reabertas, após o período de Intendência instaurado com a República) referem-se todas à educação, incluindo Lei de Instrução e Regulamento Escolar, além de determinações com relação às aulas noturnas e à divisão do município em circunscrições literárias. Encontramos aí, dessa forma, um “plano de educação”, caracterizando o município como um território pedagógico e não apenas político-administrativo. O município pedagógico tem sido, provisoriamente, entendido como uma entidade político-administrativa possibilitada no final do século XIX pela presença de uma legislação descentralizadora da gestão do ensino e a extensão da responsabilidade para com a instrução primária aos seus limites, levando à regulamentação local dessa obrigação. No âmbito da crença no poder regenerador da educação e da difusão dos sistemas escolares, as elites locais fazem uso desse processo para a definição de uma identidade municipal e para a defesa de objetivos particulares. Esta concepção tem nos motivado a avançar o estudo da formação do sistema de instrução pública no Brasil para além da análise estadual, estendendo essa investigação aos municípios (podendo conjugar a ação privada), inicialmente tomando Uberabinha como referência. Já há alguns anos e pensando também num projeto de história da educação comparada, temos buscado identificar a categoria município pedagógico em outras cidades do estado de Minas Gerais, expandindo o levantamento em Ouro Preto, Juiz de Fora, Araguari, Uberaba, Mariana, Paracatu, Montes Claros, Diamantina, Sacramento, Araxá, Patos de Minas, Serro, Rio Pomba, Teófilo Otoni (em Oliveira, Lavras, Frutal e Campanha os trabalhos de catalogação estão em fase de finalização), onde encontramos importantes documentos que retratam os esforços pela instrução no contexto municipal. Esses resultados têm nos levado a um repensar sobre o processo de difusão dos sistemas escolares de ensino na segunda metade do século XIX e início do XX, chamando a atenção para o caráter também pedagógico do município em realidades diferenciadas do interior brasileiro, notadamente Minas Gerais, onde o estudo sobre Uberabinha (mas não apenas nele) identificou a centralidade da educação nas preocupações da edilidade e também o concurso dos particulares. O limite temporal estabelecido foi, por um lado, 1889, com o início da República e, por outro, o ano de 1930, marcado pelo final da chamada Primeira República, que será seguido por transformações mais decisivas no cenário educacional brasileiro, inclusive, pela criação do Ministério da Educação. Deve-se chamar a atenção que essas datas são apenas referenciais, podendo a pesquisa voltar-se tanto para períodos anteriores como posteriores. Em função dos resultados já alcançados, que corroboram boa parte de nossas hipóteses, propõe-se, neste momento, a retomada da documentação já compilada dos municípios pesquisados para promover-se análises complementares e/ou comparativas sobre as iniciativas pela instrução, seguida de incursões mais específicas ou complementares de levantamento de fontes em outros municípios ainda não estudados. Também serão pesquisados novos acervos documentais do Arquivo Público Mineiro (Belo Horizonte), relacionados às cidades com a documentação já organizada em nossa pesquisa, para se poder ampliar o horizonte e também as possibilidades de interpretação. Para a análise, serão utilizadas categorias comuns de análise, para se aquilatar as proximidades e os distanciamentos na formação do município pedagógico nas diferentes localidades do estado. Essas categorias vêm sendo discutidas e aprimorados pelo grupo de pesquisa nos últimos anos e permitem múltiplas “entradas” interpretativas. A documentação de quase todos os municípios pesquisados já se encontra catalogada e transcrita, pronta para utilização e a de outros com a transcrição em andamento.
  • Universidade de Uberaba - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wendell Karlos Tomazelli Coltro

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • desenvolvimento de plataformas microfluídicas para aplicações forenses e bioanalíticas
  • Este projeto propõe o desenvolvimento de dispositivos microfluídicos para aplicações em química forense e em química bioanalítica. São propostos vários tipos de dispositivos incluindo os dispositivos de papel, sensores eletroquímicos, sensores vestíveis, microssistemas eletroforéticos, dispositivos fabricados com impressão 3D, dentre outros. Ressalta-se que o projeto contempla, de forma inédita na área da Química Analítica, o desenvolvimento de plataformas para microfluídica digital. O projeto será explorado para testes em escala piloto juntamente à Superintendência da Polícia Federal e também junto ao Hospital das Clínicas da UFG.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Wendell Marcelo de Souza Perinotto

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • utilização de metarhizium anisopliae para controle dos estágios de vida livre de rhipicephalus microplus e nematoides gastrintestinais de ruminantes nas condições climáticas do recôncavo da bahia
  • O recôncavo da Bahia é caracterizado por um clima tropical quente e úmido, com temperatura média, umidade relativa do ar elevada e com bons índices pluviométricos. Por isso, possui muitas propriedades produtoras tanto de bovinos quanto de pequenos ruminantes, sendo a caprinovinocultura a fonte de renda de muitas famílias. Todavia, essas condições ambientais também propiciam a sobrevivência de ecto e endoparasitos nos solos e pastagens. Dentre estes merece destaque o carrapato Rhipicephalus microplus e os nematoides gastrintestinais (NGIs) da superfamília Trichostrongyloidea. Em geral, o controle destes parasitos baseia-se na utilização intensiva e indiscriminada de fármacos químicos. Entretanto, este método está cada vez menos eficiente devido ao desenvolvimento da resistência a esses produtos. Nesta perspectiva, o presente estudo terá como objetivos avaliar a eficácia de M. anisopliae sobre os estágios de vida livre de R. microplus e NGIs de ruminantes, nas condições climáticas do Recôncavo da Bahia nos períodos de seca e chuvosos e analisar o período de permanência deste microrganismo no solo. O trabalho será realizado no Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, localizado no município de Cruz das Almas. Para realização dos ensaios biológicos, a forrageira Brachiaria brizantha será cultivada em vasos, os quais serão mantidos em área com incidência direta de sol e chuva nas instalações externas do campus da UFRB. Os experimentos serão compostos por quatro grupos para R. microplus e quatro para NGIs: Controle aquoso, tratado com solução de água e Tween 80 a 0,1%; Controle oleoso, tratado com óleo mineral e Tween 80 a 0,1%; Formulação aquosa de M. anisopliae, tratado com a formulação de M. anisopliae diluída em água e Tween 80 a 0,1%; Formulação oleosa de M. anisopliae, tratado com a formulação de M. anisopliae diluída em água e Tween 80 a 0,1% e acrescida de 10% de óleo mineral. Cada grupo será composto por 10 vasos. Tanto o ensaio biológico com R. microplus quanto com os NGIs serão realizados duas vezes, a primeira com início em março na época das chuvas e a segunda em setembro, na estação de estiagem. Os parâmetros avaliados no experimento com carrapatos serão o percentual de mortalidade das fêmeas ingurgitadas e recuperação das larvas de R. microplus, e para o ensaio com NGIs será a verificada o percentual de larvas recuperadas. Além disso, será realizado o isolamento e identificação de colônias de Metarhizium spp. para a avalição da persistência do fungo no solo. A partir deste estudo espera-se demonstrar que as condições climáticas do recôncavo da Bahia podem propiciar a sobrevivência e persistência do fungo M. anisopliae no solo por um período prolongado, aumentando a chance de controlar os carrapatos e nematoides gastrintestinais de ruminantes, e assim, demonstrar que o controle microbiano pode servir como um método integrado no combate desses parasitos na região.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022