Projetos de Pesquisa

 

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Roberto Kant de Lima

Ciências Humanas

Antropologia
  • instituto de estudos comparados em administração institucional de conflitos
  • O presente projeto, apresentado no tema Segurança Pública, do Programa Institutos de Ciência e Tecnologia/CNPq, é resultado da articulação de uma rede nacional e internacional de instituições de ensino, pesquisa e extensão, reunidos há 06 anos no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia/ Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC), aprovado em abril de 2009. A presente proposta busca consolidar, inovar e ampliar a experiência anterior, com a incorporação de novos parceiros nacionais e internacionais e através de novas formas de atuação. Consolidar, porque o trabalho desenvolvido e bancado pela formação do INCT/InEAC tem permitido iniciar um programa de pesquisa, ensino e extensão através da interlocução, inédita no Brasil, entre as ciências sociais e as ciências sociais aplicadas, especialmente entre a Antropologia e o Direito, que tem resultado em ações inovadoras: de um lado, na formação de profissionais do Direito com experiência na formulação e realização de pesquisas empíricas (e não dogmáticas) e, de outro lado, no desenvolvimento de projetos que não tomam o Direito como um objeto exterior, mas como um parceiro na produção conjunta de conhecimento. A maior conquista inovadora desta estratégia, na prática, baseada na longa (desde 2000) experiência do grupo, parcialmente frustrada, de formar quadros da segurança pública em cursos de especialização, foi propiciar o acionamento desse denso patrimônio acadêmico, catapultado pela aprovação do InEAC, para vencer as ferozes resistências expressas em debate nacional no final de 2008, dentro e fora da Universidade, para a criação bem sucedida de dois cursos superiores, um de graduação presencial nível bacharelado em Segurança Pública e um de tecnólogo em Segurança Pública a distância, ambos na Faculdade de Direito/UFF, que então passou a ter três cursos e um Departamento de Segurança Pública, fato inédito no Brasil. Os resultados dessa conquista começam a ser percebidos não só na alta procura pelos cursos, mas também pelo ambiente de discussão criado por eles, onde se vinculam estudantes provenientes diretamente do ensino médio, profissionais da segurança pública, da defesa, do direito e de outras áreas. O diálogo nas salas de aula e outros espaços de socialização entre essas diversas perspectivas está possibilitando desconstruir os paradigmas dogmático e repressivo fortemente consolidados como doutrinas no campo da segurança pública no Brasil. Experiências de formação desse tipo precisam de um tempo de consolidação e fortalecimento institucional e subjetivo de todos os atores envolvidos, que será promovido pelas ações propostas pelo novo INCT. Isso, por um lado, porque foi demonstrado que o campo da segurança pública, no Brasil, carece de uma formação universitária institucional a partir do enfoque das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Essa formação objetiva a reprodução de valores e experiências introduzidas nas sociedades ocidentais a partir dos movimentos de instauração dos Estados Democráticos de Direito e de seus principais efeitos no campo das relações entre o Estado e os cidadãos. Essa reprodução, nas instituições de segurança pública, só poderá se dar no longo prazo, como efeito da internalização de normas e valores diferenciados daqueles dominantes historicamente no Brasil. Esse novo INCT também inova o anterior porque o escopo da atuação do Instituto se expande para além da análise dos processos de administração institucional de conflitos, para as formas não institucionais e, especialmente, para os processos de demanda de direitos e por reconhecimento por parte de diversos atores. Essas duas vias incorporarão aqui novos campos e novas perspectivas teóricas e metodológicas. Assim, a inovação se dará no campo da pesquisa e de sua articulação com as ações propostas na área da transferência do conhecimento. No primeiro caso, trata-se de ações fortemente ancoradas nas tecnologias de formação, capacitação e interlocução com operadores dos sistemas de Segurança Pública, de Justiça e de outras burocracias estatais, gerando espaços de desconstrução e construção de matrizes e práticas institucionais e corporativas arraigadas nas formas de fazer o Estado no Brasil. No segundo caso, as ações serão inovadoras no sentido da construção de tecnologias sociais que promovam, não a aplicação unilateral do conhecimento, mas a construção conjunta de formas de intervenção na esfera e no espaço públicos que considerem os diferentes pontos de vista e reivindicações das pessoas envolvidas nos conflitos tratados pelas agências públicas. Por último, esse novo projeto amplia o anterior no sentido de incorporar não só novos campos empíricos de pesquisa e transferência do conhecimento no país, agregando maior consistência aos resultados obtidos, mas também de expandir a atuação internacional do Instituto. Nessa linha, as estratégias nesse campo serão tendentes à internacionalização de nossos pesquisadores e não só da produção por eles elaborada, como a publicação em revistas estrangeiras e participação em eventos acadêmicos internacionais. O foco da internacionalização do presente projeto é vencer os obstáculos impostos pela exclusão de nossa área do Programa Ciência Sem Fronteiras, para promover o intercâmbio institucional e fluido entre pesquisadores, estudantes e professores dos países envolvidos, com vistas à troca de experiências de pesquisa, de ambientes acadêmicos mas, principalmente, para criar oportunidades para realização de pesquisas de campo em outros países, com a finalidade de produzir resultados que possam ser contrastados àqueles aqui obtidos. Assim, destaca-se que esse projeto se funda em uma perspectiva comparada e multidisciplinar de análise, pioneira no Brasil em relação à interlocução entre o Direito e as Ciências Sociais, no entendimento da Segurança Pública como um campo de disputas e consensos que vai além da criminalidade e da intervenção repressiva.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 28/11/2016-30/11/2022
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Roberto Kant de Lima

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • feira de ciencias como espaço para explicitar e discutir processos de administração de conflitos em uma perspectiva multidiciplinar
  • A proposta deste projeto consiste na organização de feira científica, buscando trabalhar a educação científica a partir de temas relacionados aos processos de administração de conflitos em ambientes escolares. Através de estímulo à inovação e ao desenvolvimento tecnológicos, de maneira inclusiva, os alunos terão contato com diferentes áreas do conhecimento, e serão desafiados a pensar maneiras criativas para abordar os temas relacionados às suas vivências. A proposta é que os alunos possam utilizar as mídias como espaço de reflexão, produção e expressão de seus direitos.Este projeto buscará atuar em dez municípios do Estado do Rio de Janeiro: Angra dos Reis, Magé, Maricá, Niterói, Petrópolis, Queimados, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo e Três Rios.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 07/01/2020-28/02/2022
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Roberto Lent

Ciências da Saúde

Medicina
  • instituto nacional de neurociência translacional
  • O presente projeto visa a renovação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neurociência Translacional (INNT), financiado desde 2009 pelo CNPq em conjunto com a FAPESP, e que ora atualiza e reapresenta seu formato, composição, objetivos e metas. Os destaques da atuação do INNT nos últimos anos podem ser encontrados nos Relatórios apresentados ao CNPq no período. Além de volumosa produção científica ao longo do quinquênio que ora se encerra, trabalhos da equipe do INNT têm sido publicados nos mais prestigiosos periódicos internacionais, incluindo, dentre outros, Science, Nature Med., PNAS, J. Clin. Invest., Molec. Psychiat., Brain e J. Neurosci. Na presente proposta, o INNT propõe o rodízio de sua Coordenação, com a transferência da instituição-sede para o Rio de Janeiro, a renovação de seu Comitê Gestor, a agregação de novos Pesquisadores e laboratórios associados de diferentes Instituições e estados do país, e a atualização de seus projetos, linhas de pesquisa e objetivos estratégicos no que diz respeito às propostas científicas, formação de recursos humanos altamente qualificados, inovação e interações com a Sociedade. A concepção translacional de nossa proposta de trabalho tem um caráter bidirecional, isto é, move-se “da bancada à beira do leito” (pesquisa translacional direta), e no sentido inverso (pesquisa translacional reversa), em 4 eixos temáticos principais e complementares de pesquisa. Nesse sentido, abordamos tópicos básicos relacionados ao Desenvolvimento e à Plasticidade do Sistema Nervoso (subprojeto 1) e aos distúrbios do curso normal desses processos que, por sua vez, originam uma Neuropatologia Celular e Molecular (subprojeto 2), possibilitando, assim, a investigação das Bases para a Compreensão das Doenças Neuropsiquiátricas (subprojeto 3) e, consequentemente, abrindo caminho para a elaboração de Novas Propostas para a Clínica de Doenças Neuropsiquiátricas (subprojeto 4). O INNT se organiza como uma matriz de 24 laboratórios associados, todos chefiados por Pesquisadores do CNPq (7 pesquisadores nível 1A, 9 nos níveis 1B-D e 7 pesquisadores nível 2A), envolvidos em projetos em colaboração desde o período anterior de financiamento do INNT e, em vários casos, antes disso. Esses laboratórios estão situados em 11 Universidades e 2 Institutos de pesquisa médica, em 6 estados do país e 10 cidades. O Comitê Gestor é composto por 10 pesquisadores de nível 1 do CNPq, sendo Coordenador o Prof. Roberto Lent, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Vice-Coordenador o Prof. Sergio T. Ferreira, do Instituto de Bioquímica Médica da mesma universidade. Durante o período anterior, a integração foi propiciada por reuniões presenciais anuais no Rio de Janeiro, com a presença de todos os líderes de grupo e também de pesquisadores, posdocs e estudantes de cada grupo. No próximo período, manteremos a periodicidade anual das reuniões presenciais, ao mesmo tempo em que incrementaremos a interação através da mobilidade dos alunos de pós-graduação através do Programa de Pós-Graduação em Neurociência Translacional (PGNET, subprojeto 5), um curso multi-institucional já aprovado pela CAPES. O PGNET configura-se como uma proposição original para os INCTs e, além de possibilitar a maior interatividade entre os grupos através da co-orientação dos alunos por pesquisadores de diferentes Instituições, propiciará uma forte e institucionalizada atividade formadora de recursos humanos, por parte do INNT. Suas atividades poderão se iniciar imediatamente, com a aprovação da renovação do INNT, tendo em vista que já foi aprovada pela CAPES. Finalmente, o INNT organizará a intensa atividade de divulgação científica já desenvolvida por alguns de seus pesquisadores e estimulará o engajamento de novos pesquisadores nessas iniciativas, na forma de um programa de popularização da Neurociência (PopNeuro, subprojeto 6). O Subprojeto 1 versa sobre Desenvolvimento e Plasticidade do Sistema Nervoso, e tem como objetivo obter conhecimento básico acerca dos determinantes moleculares e celulares da formação embrionária e pós-natal do Sistema Nervoso, de sua capacidade de interagir com o meio ambiente (neuroplasticidade), e de distúrbios no desenvolvimento e ou plasticidade do SN, elementos essenciais para bem embasar o estudo das doenças neurológicas/neuropsiquiátricas e seu enfrentamento. O Subprojeto 2 aborda a Neuropatologia Celular e Molecular. Neste segundo conjunto de linhas de pesquisa, o INNT enfrenta mais diretamente as bases neuropatológicas celulares e moleculares das doenças neuropsiquiátricas, incluindo o câncer do sistema nervoso. Essa abordagem é necessária para um conhecimento mais completo da gênese dessas doenças, de modo a embasar as alternativas terapêuticas que se coloquem. O Subprojeto 3 visa o estudo das Bases para a Compreensão das Doenças Neuropsiquiátricas, avançando mais diretamente a uma abordagem de doenças crônicas de grande prevalência no Brasil e no mundo. Nesse subprojeto, o INNT pretende enfrentar os mecanismos da doença de Alzheimer, notadamente quanto à sua associação à inibição da sinalização neuronal por insulina, patologia relacionada ao diabetes e à obesidade mórbida. A doença de Parkinson será também estudada, em sua forma comórbida com depressão, e finalmente, a epilepsia do lobo temporal mesial, visando a identificar seus determinantes etiopatogênicos. O subprojeto 4 (Novas Propostas para a Clínica de Doenças Neuropsiquiátricas), aproxima-se do diagnóstico e das terapias, seja prospectando drogas com possibilidades terapêuticas para as epilepsias, alternativas para a compreensão e o tratamento de transtornos psiquiátricos complexos como a esquizofrenia, com base na reprogramação de células-tronco de pluripotência induzida, as bases neurais da emocionalidade e comportamento social humano, com implicações para o entendimento das sociopatias e, por fim, o desenvolvimento de biomarcadores para o diagnóstico precoce de demências.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 26/11/2016-30/11/2022
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Roberto Lima Ruas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • estratégias de absorção de conhecimento em mpe’s de base tecnológica
  • No atual ambiente empresarial, inovação tem sido a aspiração principal das organizações de todos os tamanhos e segmentos. Embora o caminho das inovações seja árduo, alternativas parecem ganhar espaço. Uma delas é a capacidade de absorção (CA) de conhecimento externo, compreendendo processos de aquisição internalização e aplicação e potencializando geração de inovação. Entretanto, é possível transpor as configurações acerca da dinâmica da CA, concebidas em geral em ambientes de grandes empresas e em economias mais dinâmicas e desenvolvidas, para outros contextos, como os de MPEs atuando em economias emergentes? Esta pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de alternativas acerca do emprego da configuração da CA em outros contextos, por meio de uma pesquisa quali-quanti junto a MPEs de base tecnológica atuando nos estados do RS e SC. Consideramos que seus resultados contribuirão para a formulação de estratégias de absorção de conhecimento voltadas à inovação, em MPEs brasileiras.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Linares

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo experimental de reações nucleares diretas: espalhamento elástico e transferência de nêutrons e prótons
  • Reações nucleares são uma ferramenta poderosa para acessar informações microscópicas sobre a estrutura nuclear e processos com potenciais resultados para física além do modelo padrão. Atualmente, um dos tópicos mais interessantes é a natureza intrínseca dos neutrinos. Os investimentos tecnológicos para a observação e determinação da meia-vida do decaimento 0νββ são significativos e a variabilidade dos resultados para os elementos de matriz nuclear demandam por uma abordagem experimental. Neste cenário, a reação nuclear de dupla troca de carga (sigla do inglês, DCE) é um processo promissor para acessar os elementos da matriz nuclear que entram na expressão do tempo de vida médio do duplo decaimento beta. Por exemplo, a reação DCE 20Ne + 76Ge → 20O + 76Se envolve o mesmo núcleo do decaimento 0νββ (76Se). No entanto, para extrair valores consistentes para os elementos de matriz nuclear através de reações DCE, é necessário avaliar também outras reações nucleares que competem com a DCE. Por exemplo, transferências sucessivas de 2 nêutrons (20Ne + 76Ge → 22Ne + 74Ge) e 2 prótons (22Ne + 74Ge → 20O + 76Se) também resultam nos mesmo núcleos finais. A compreensão dos mecanismos de transferência de nêutrons e prótons é fundamental para avaliar a interferências destes na reação principal de DCE. Além disso, reações de transferência são ferramentas muito sensíveis para investigar a relação entre os estados nucleares inicial e final de dois núcleos vizinhos. Neste projeto estou focando o estudo das reações de transferência em diferentes sistemas nucleares e em uma montagem experimental para detecção de partículas utilizando a eletrônica de digitalização de pulso.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Mendonca Faria

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • instituto nacional de ciência e tecnologia em eletrônica orgânica - ineo
  • O projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Eletrônica Orgânica (INEO) propõe formar uma rede que reúne pesquisadores com o objetivo de desenvolver ciência e tecnologia em Eletrônica Orgânica e em sistemas relacionados. O INEO proposto compreende mais de 40 grupos de pesquisa em diferentes áreas da física, química e engenharia, resultando em uma rede capaz de enfrentar os desafios multidisciplinares da área de Eletrônica Orgânica e sistemas híbridos orgânicos-inorgânicos. Os principais objetivos do INEO estão listados abaixo neste formulário. Na pesquisa, a proposta divide-se em dois Ramos. O Ramo A é composto por projetos que envolvem materiais sintéticos orgânicos e filmes finos nanoestruturados. Os projetos relacionados visam estudos estruturais e morfológicos de filmes finos, estudos de fenômenos de transporte elétrico e de interfaces, propriedades ópticas dos materiais semicondutores orgânicos e híbridos, fabricação e caracterização de dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos, bem como de tecnologias de eletrônica impressa. O Ramo B trata de propriedades físico-químicas de moléculas biologicamente relevantes e o impacto sobre suas ações fisiológicas. O conhecimento básico do comportamento dos sistemas biomoleculares impulsionam o desenvolvimento de biossensores, dispositivos bioeletrônicos, sistemas de distribuição e controle de drogas e aplicações em engenharia de tecidos. O Ramo C descreve as atividades de disseminação de conhecimento propostas dentro do INEO, as quais serão executadas por três subprojetos principais: (i) "CiênciaWeb", (ii) Viajando com o ônibus do conhecimento, e (iii) Programa Futuro Cientista. Finalmente, as atividades do Ramo D descrevem propostas em colaboração com empresas e setores públicos, o apoio dado pela Universidade e suas agências de inovação e projetos relacionados à prospecção de oportunidades de aplicações industriais. Vide projeto anexo.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022
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Roberto Nardi

Ciências Humanas

Educação
  • interfaces entre a produção acadêmica em ensino de ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos: aspectos relativos ao aperfeiçoamento de condições, propostas e estratégias para a formação de professores
  • Esta proposta é apresentada pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GPEC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Bauru, São Paulo, Brasil. O GPEC foi constituído em 1994 e tem em seus quadros pesquisadores responsáveis pela criação do Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, completando em 2018 seus 21 anos, com cerca de 300 mestres e 200 doutores formados, atuando no Brasil e em outros países. A revista Ciência & Educação, criada em 1995 pelo Grupo, tem hoje impacto no país e exterior, Os grupos escolhidos como parceiros neste projeto são aqueles com os quais o GPEC já mantém cooperação em vários níveis e, portanto, compartilham de referenciais teóricos, metodológicos e objetos e objetivos de pesquisa comuns. Por exemplo, todos eles são voltados, de uma forma ou outra, para a formação inicial ou continuada do ensino fundamental, médio e/ou superior, da área de ciências exatas e naturais (Ciências, Física, Química, Biologia, Matemática, Astronomia). Essas parcerias com universidades nacionais e estrangeiras têm sido realizadas nas duas últimas décadas e este espírito acadêmico reflete-se neste projeto atual, através do fortalecimento de ações, agora visando a internacionalização das experiências entre os grupos tradicionais no país (Unesp, Unicamp) ou no exterior (U. Roma, U. Aveiro, U. Lisboa. U. Valle, UDFJC, U. London). A integração também com grupos emergentes (UESB e UFS) é importante, tendo em vista que vários dos docentes dessas universidades são doutores oriundos do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp, que já se estabeleceram em outros estados do país e já estão produzindo pesquisa com a criação de novos programas de pós-graduação na área, em nível de mestrado e doutorado. Esta pesquisa dá continuidade a projetos anteriores; um deles, intitulado “O diálogo entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos”, financiado pelo CNPq (14/2013). Os esforços empreendidos ao longo desse percurso propiciaram, com base nos dados e análises realizadas, não apenas o delineamento de diversos aspectos da questão investigada, como também um panorama de pontos cruciais que podem ser objeto de ações visando à melhoria dos processos formativos de professores. Na etapa atual, pretende-se dar continuidade a essa linha de investigação, mantendo-se o olhar sobre a relação teoria-prática, mas priorizando o estudo de condições, propostas e estratégias para o aperfeiçoamento de processos de formação inicial, continuada e em serviço. A ideia central desta proposta é buscar estabelecer, ou apontar, as possíveis interfaces entre a produção acadêmica em Ensino de Ciências e os saberes e práticas docentes em diferentes níveis de ensino e espaços educativos. Visa agregar maior qualidade nas pesquisas desenvolvidas e nos produtos educativos advindos a partir das mesmas, bem como envolver maior número de professores e estudantes da Educação Básica no processo de concepção e produção dos recursos científicos, tecnológicos e sociais pretendidos e na sua integração nas escolas. A cooperação com outros grupos de pesquisa que também já têm competência e produção acumulada na área, deverá gerar propostas e produtos que poderão ser compartilhados e implementados nos diversos países que colaboram neste projeto. Assim, pretende responder o seguinte problema geral de investigação: Quais relações vêm sendo construídas na tripla intersecção entre a produção acadêmica na área da Educação em Ciências, os saberes docentes e o ensino escolar nos diferentes níveis e espaços educativos e como a consideração deste cenário possibilita o aperfeiçoamento de condições, propostas e estratégias voltadas à formação para o trabalho docente com conteúdos de ciências naturais e matemática?
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Paes de Carvalho

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • neurotransmissores e vias de sinalização na retina em desenvolvimento
  • Este projeto visa estudar aspectos neuroquímicos do desenvolvimento do sistema nervoso central com destaque para a regulação de receptores e vias de transdução de sinal ativadas por glutamato, dopamina ou adenosina e nas suas interações recíprocas com a vitamina C. Retinas intactas de embriões de galinha em diversos estágios do desenvolvimento embrionário, culturas purificadas de neurônios ou células gliais e também culturas mistas de retina, contendo neurônios e células gliais, serão utilizadas para estudar os seguintes aspectos principais: 1) Modulação da Erk e da CREB por dopamina e adenosina; 2) Modulação da expressão de receptores NMDA por adenosina; 3) Modulação da AKT por NMDA e cálcio em culturas de retina; 4) Ativação de receptores NMDA por vitamina C; 5) Liberação de vitamina C em culturas de retina; 6) Vitamina C e a inibição da captação de glutamato; e 7) Modulação da sobrevivência e morte neuronal por vitamina C. Os resultados poderão trazer subsídios importantes para o estudo de doenças neurodegenerativas que envolvem alterações no desenvolvimento de funções glutamatérgicas, dopaminérgicas e purinérgicas e na neuromodulação por vitamina C.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Rafael Dias da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • estetização pedagógica, aprendizagens ativas e práticas curriculares: um estudo acerca da individualização dos percursos formativos no ensino médio
  • O presente projeto de pesquisa objetiva estabelecer um mapeamento dos modos de constituição das práticas curriculares mobilizadas no Ensino Médio, ao longo da última década, procurando dimensioná-las em um contexto de intensificação das formas de estetização pedagógica e das aprendizagens ativas nas pedagogias contemporâneas. Em uma breve incursão pelos discursos pedagógicos promovidos na Contemporaneidade, tornou-se recorrente depararmo-nos com referências a importância de metodologias ativas, centradas na atividade dos estudantes e no desenvolvimento da interatividade como estratégia privilegiada. Essa caracterização, promovida intensamente desde a segunda metade do século XX, materializa-se na ênfase em práticas curriculares diferenciadas aos perfis dos estudantes, às demandas da sociedade e da economia de nosso tempo e à capacidade pedagógica para a promoção de inovação. Neste projeto investigativo será problematizada uma das nuances específicas desse processo, que se refere aos processos de seleção e organização do conhecimento escolar, aos modelos de organização das aulas e à distribuição dos tempos e dos espaços. Serão examinados, em uma primeira etapa, relatos de experiência de práticas curriculares que se autonomeiam como inovadoras e interativas, publicados em variados periódicos brasileiros nas áreas da Educação e do Ensino. Posteriormente, na segunda etapa, serão realizadas observações e entrevistas episódicas com professores que atuam no Ensino Médio nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Passo Fundo. A hipótese analítica que mobiliza o estudo sugere que, atualmente, novas tecnologias pedagógicas são colocadas em cena, articulando produtivamente as noções de estetização pedagógica, aprendizagens ativas e práticas curriculares no Ensino Médio.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Ricardo Panepucci

Outra

Microeletrônica
  • desenvolvimento de filtros ópticos sintonizáveis baseados em silício com alto desempenho e energeticamente eficientes
  • Os filtros ópticos com resposta sintonizável são dispositivos de interesse comum para o Brasil, Índia e China, e importantes no futuro para desenvolvimentos conjuntos ou estabelecer produtos a serem produzidos em países parceiros. A fotônica em silício fornece uma plataforma muito atraente devido à compatibilidade de CMOS, de baixo custo e alta densidade de integração, podendo atingir desempenho comparável aos dispositivos ópticos bulk. Neste projeto será desenvolvido conjunto de filtros ópticos sintonizáveis baseados em ressoadores em silício com alto desempenho (rápida sintonia e tracking, características comparáveis a filtro ópticos bulk com extrema redução física, elevado contraste por canal,...), com polarização controlada e energeticamente eficientes (baixo consumo para reconfiguração, poucos fJ/bit,..), para aplicações em interconexões ópticas on-chip de alta capacidade, com inteligência e eficiência energética. A equipe do Brasil (CTI em conjunto com o ITA) conduzirá este trabalho de pesquisa e as equipes da China (Zhejiang University e South China Normal University) e da Índia (Indian Institute of Technology Roorkee) estarão apoiando as atividades. A forte interação entre os parceiros promoverá a cooperação científica e tecnológica entre o Brasil e os demais países integrantes do BRICS.
  • Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
  • 08/08/2019-31/08/2022
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Roberto Ricardo Panepucci

Outra

Microeletrônica
  • desenvolvimento de dispositivos fotônicos integrados em silício no brasil
  • Este projeto visa o desenvolvimento de tecnologia no país para fabricação de dispositivos fotônicos em silício, empregando conhecimentos, equipes e facilidades das instituições CTI e CEITEC em tecnologia CMOS. Será desenvolvido um PDK (Photonic Design Kit) na tecnologia thick SOI (silicon-on insulator) de baixo contraste, permitindo estruturas de unidades de micra e produzindo resultados com boa reprodutibilidade. Esta proposta foi motivada por 2 fatores importantes: 1) baseia-se na experiência do Proponente desde 2010 no CTI, desenvolvendo de CI’s fotônicos no modelo “fabless” empregando “foundries” no exterior. Embora com resultados bastante positivos, algumas restrições impulsionaram a buscar alternativas para agilizar e viabilizar dispositivos fotônicos, empregando prototipagem no país. O uso de “foundries” no exterior, mesmo em programas multi-usuários, tem impactos em custo (poucos unidades de “dies” por alguns milhares de Euros ou Dólares) e em tempo, uma vez que o “turnaround” chega a atingir de 6 a 8 meses, tornando o ciclo de projeto muito longo, 2) resultados de sucesso do Convênio com a CEITEC S.A. através do CTI Renato Archer, para a promoção do Projeto Multi-Usuário Brasileiro em microeletrônica, propondo-se estabelecer uma tecnologia fotônica de forma a promover o mesmo mecanismo no caso dos optoeletrônicos, a comunidade técnico-cientifica e industrial. Os resultados do projeto gerarão um PDK e um bloco funcional, que será prototipado validando a tecnologia desenvolvida, podendo também ser empregado em uma prova de conceito (PoC).
  • Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Rivelino de Melo Moreno

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • efeitos de campo elétrico e propriedades de transporte eletrônico e térmico em materiais nanoestruturados
  • Neste projeto propõe-se utilizar métodos de primeiros princípios, baseados na teoria do funcional da densidade, para investigar propriedades de estruturas de baixa dimensionlidade, tais como fios atômicos unidimensionais, nanotubos, nanofitas de materiais bidimensionais e superfícies. Nosso principal foco concentra-se em determinar: (i) o efeito de campo elétrico aplicado a estruturas de baixa dimensionalidade; (ii) as propriedades de transporte eletrônico (e.g., coeficiente de transmissão e curvas I-V características) em dispositivos eletrônicos; (iii) as propriedades témicas (e.g., coeficiente Seebeck e condutividade térmica) em materiais termoelétricos de baixa dimensionalidade; e (iv) as propriedades decorrentes da emissão de elétrons por campo (e.g., fator de ganho de campo local e corrente elétrica associada ao processo de emissão) em nanoestruturas. Os cálculos de transporte eletrônico serão realizados para nanofios 1D de átomos metálicos e de carbono, nanotubos de carbono e similares, nanofitas de materiais 2D, inclusive derivadas de materiais topológicos, e trilhas em superfícies tipo grafano, utilizando o método da função de Green de não-equilíbrio implementado no código TRANSIESTA. Para o cálculo das propriedades térmicas, utilizaremos a formulação de transporte de Boltzmann, implementada no código BoltzTraP, que será aplicada no estudo de estruturas tipo siliceno, fosforeno, borofeno, bismuteno e similares. Os cálculos de propriedades oriundas da emissão por campo serão realizados, a partir de procedimentos de primeiros princípios, para estruturas 2D, tipo dicalcogenetos de metais de transição (DMTs), e superfícies conectadas a nanotubos fechados, que não podem ser descritos diretamente com a teoria de Fowler-Nordheim.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Rudge de Moraes Barros

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • utilização de plasmodium knowlesi como modelo para pesquisa de malária in vitro
  • Malária é a principal doença parasitária humana, responsável por mais de 200 milhões de casos e cerca de 500 mil mortes por ano mundialmente. Cinco espécies do protozoário Plasmodium são responsáveis por infecções humanas: Plasmodium falciparum, P. vivax, P. ovale, P. malariae e P. knowlesi. P. falciparum causa a forma mais letal da doença e recebe a maior parte dos investimentos em pesquisa, principalmente pela existência de técnicas de cultivo in vitro para esta espécie. Entretanto, P. falciparum é distante evolutiva e biologicamente de outras espécies, e medidas de controle desenvolvidas contra P. falciparum não apresentem a mesma eficiência quando aplicadas contra as outras quatro espécies. Isso prova a importância de pesquisas específicas, especialmente contra P. vivax, responsável por ~ 90% dos casos no Brasil. A falta de um sistema de cultura in vitro dificulta a pesquisa de P. vivax, negligenciada mundialmente. Recentemente, linhagens de P. knowlesi, espécie evolutivamente próxima à P. vivax, foram adaptadas a cultura in vitro, oferecendo uma alternativa para a pesquisa de malária. Este projeto tem como objetivo o estudo de diferentes aspectos da biologia de Plasmodium utilizando P. knowlesi in vitro. Para atingir este objetivo principal trabalharemos com três objetivos secundários: (1) o desenvolvimento de parasitas transgênicos utilizando a técnica de CRISPR/Cas9; (2) avaliação do efeito de drogas antimaláricas in vitro; e (3) a caracterização de sequências reguladoras de transcrição. Resultados obtidos vão melhorar a compreensão da biologia de P. knowlesi e de P. vivax, acelerando o desenvolvimento de novas formas de controle. No Brasil não existe hoje nenhum laboratório trabalhando com cultivo de P. knowlesi in vitro. O estabelecimento deste modelo experimental no Brasil colocará o país na vanguarda da pesquisa de malária.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Sadao Yokoyama

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • uma plataforma de sensoriamento como serviço para o gerenciamento e segurança de redes veiculares
  • As redes veiculares poderão oferecer uma ampla diversidade de serviços e aplicações aos usuários. Porém, essas redes são caracterizadas por baixa conectividade, frequentes partições, conectividade intermitente, longos atrasos de propagação, taxa de dados assimétricas e altas taxas de erro na comunicação. Para superar esses problemas, uma alternativa é abordagem cooperativa entre os nós da rede, que compartilham seus recursos, como armazenamento, processamento e largura de banda, contribuindo mutuamente para melhorar o desempenho global da rede. Além disso, a cooperação possibilita novas soluções de problemas como o posicionamento do veículo, o gerenciamento de mobilidade e a integração com outras tecnologias de comunicação. Este projeto explora a cooperação entre os nós, apoiada no sensoriamento veicular para a coleta de dados do veículo e da rede com a finalidade de desenvolver novas aplicações para o ambiente veicular.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Santana da Silva

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • nitrosilo complexos de rutênio-ftalocianinas como plataforma para uma nova classe de compostos foto-quimioterapêuticos. avaliação in vitro em linhagens tumorais bi- e tridimensional (3d)
  • Sabe-se, a partir de estudos anteriores, que o óxido nítrico (NO) é um mensageiro biológico de processos fisiológicos e anticancerígenos, e suas funções dependem de sua concentração e local de ação. Estas características tem motivado a busca por uma aplicação clínica de compostos que possam, de forma controlada, liberar NO. Dentre desta possibilidade, o grupo liderado pelo prof. Roberto S. da Silva (FCFRP-USP) vem desenvolvendo, em parceria com Harvard University e University of California, sistemas capazes de ser aplicados à Terapia Fotodinâmica (TFD), baseado em compostos de rutênio. Neste contexto, efeito sinérgico entre NO e espécies reativas de oxigênio (EROs) são aplicados na modulação da morte celular de células cancerígenas. Estes estudos visa “avanço” na TFD e desenvolvimento de uma nova classe de metalo-drogas. Neste contexto, o projeto aqui proposto vem contribuir a este desenvolvimento. O projeto centra-se no estudo dos efeitos biológicos da presença do óxido nítrico, bem como o efeito da presença de oxigênio singleto na regulação das vias de sinalização das células tumorais com foco especial na indução da morte. Na expectativa de aplicação in vivo, resultados em modelos de células bidimensionais e tridimensionais (3D) serão usados. Os sistemas de cultura tridimensionais constituem uma importante ferramenta para o entendimento molecular e processos celulares de citotoxicidade induzida por compostos/fármacos. A cultura 3D está sendo desenvolvida como um dos modelos in vitro mais avançados para organização celular capaz de modular os gradientes moleculares de tecidos vivos, como oxigênio, nutrientes, metabólitos e moléculas de sinalização com a vantagem especial de reduzir a necessidade de animais para essa análise. Os compostos utilizados neste estudo absorvem a irradiação na região da janela terapêutica e proporcionam transferência eletrônica fotoinduzida, que na presença de complexos nitrosilos de rutênio liberam NO. Os mecanismos bioquímicos relacionados à interação do complexo rutênio-célula, bem como a identificação, ativação e regulação das vias de sinalização da morte celular serão avaliados. Para tanto, utilizarse-ão as seguintes ferramentas de análise: proteômica, transferência de Western, microscopia confocal, citometria de fluxo e técnicas de manipulação de genes, ou seja, silenciamento/exclusão de genes de interesse. Espera-se que este estudo preveja mais brevemente o papel dos complexos rutênio-nitrosilo como um fármaco potencial no sistema de linhas celulares de câncer tridimensional.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Santos Inoue

Outra

Engenharia Mecatrônica
  • sistema multimodal de mapeamento 3d baseado em multi-robôs colaborativos autônomos
  • Este projeto de pesquisa propõe o estudo e desenvolvimento de um sistema de mapeamento 3D autônomo baseado em SLAM Visual (Visual Simultaneous Localization and Mapping) utilizando robôs colaborativos aéreos e terrestres. Alcançar este objetivo envolve pressionar o estado da arte em vários sistemas robotizados diferentes, como controle, localização, mapeamento, modelagem e calibração de sensores, planejamento de trajetória e outros, que serão utilizados para produzir uma estrutura totalmente funcional para exploração de ambiente de ponta a ponta e recuperação de informação. O sistema de controle dos robôs serão baseados em modelos dinâmicos escritos na forma de espaço de estados. Para atenuação dos distúrbios externos e incertezas paramétricas técnicas de controle H Infinito adaptativo serão desenvolvidas baseadas em métodos de aprendizado de máquinas, como o Deep Learning e processos Gaussianos, para produzir uma abordagem semi-paramétrica híbrida para estimativa do modelo dinâmico do sistema. Abordagens de controle robustas recursivas sujeitas a incertezas paramétricas também serão avaliadas em conjunto com técnicas de aprendizado de máquinas para estimar as matrizes de incertezas utilizadas para o projeto desses controladores. Os sensores visuais serão a fonte primária de informação para o mapeamento e localização, uma vez que eles produzem representações densas e ricas do ambiente, que incluem textura e cor. Estas informações serão processadas utilizando técnicas de SLAM Visual, concentrando-se na extração de características em tempo real, correspondência e reconstrução, incluindo lacunas de dados e estruturas parcialmente observadas. Para garantir uma estimativa adequada da escala métrica, as estimativas do SLAM serão fundidas com os dados de odometria do veículo por meio de estimadores robustos baseados em Sistemas Lineares sujeito a Saltos Markovianos (SLSM). Este sistema irá modelar os modos de operação do sistema de navegação com base na disponibilidade e confiabilidade de cada sensor, garantindo assim um modelo muito mais robusto que é capaz de se adaptar a falhas e se recuperar de circunstâncias catastróficas. O mapeamento será feito com base nas informações de nuvem de pontos fornecidos pelo algoritmo SLAM, que será utilizado para produzir um modelo de ocupação do ambiente de acordo com a abordagem de mapas de Hilbert, a qual tem alcançado resultados sem precedentes na modelagem eficiente de ocupação 3D. Uma vez que o modelo de ocupação esteja completo, podemos usá-lo para produzir trajetórias livres de obstáculos para a exploração autônoma, que estão constantemente se adaptando ao fluxo de novas informações. Algoritmos como o a Rapidly-exploring random tree (RRT) e métodos de planejamento de trajetórias baseados na otimização Bayesiana com restrições serão usados para produzir trajetórias ótimas de acordo com funções comportamentais arbitrariamente definidas, que guiam o veículo durante sua missão para alcançar seu objetivo. Além disso, isso será feito em um regime de múltiplos veículos, de modo que cada indivíduo deva estar ciente de seu papel e de seus companheiros, a fim de evitar movimentos desnecessários e decisões prejudiciais. O uso de multi-robôs é justificado pela possibilidade de realizar tarefas de exploração em um curto período de tempo, com maior confiabilidade e utilizando veículos com diferentes habilidades de percepção e locomoção, que podem atingir áreas que outros não conseguem devido a limitações físicas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Sassi

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • biotecnologia com microalgas para integração de biossistemas de produção de alimentos orgânicos: tratamento de efluentes, geração de energia e subprodutos
  • A biotecnologia em microalgas tem apresentado diversas aplicações, incluindo geração de energia, cosméticos, alimentos etc. Em particular, estudos vêm mostrando também as soluções integradas com microalgas para agricultura. Porém, esse potencial ainda não foi totalmente explorado, como por exemplo em relação ao uso de microalgas adaptadas à Mata Atlântica para potencializar biossistemas integrados no contexto interdisciplinar da agroecologia em propriedades de agricultores familiares. Nesse contexto, o objetivo da proposta é desenvolver o projeto, implantar e avaliar o desempenho de soluções envolvendo biotecnologia com microalgas para integração da produção de alimentos orgânicos, geração de energia e tratamento de efluentes. Os dois biossistemas a serem aperfeiçoados com a biotecnologia de microalgas tende a favorecer uma cooperativa de produtores agrícolas localizada no Estado da Paraíba. A solução integrada visa o tratamento de resíduos da suinocultura e piscicultura em um sistema de aquaponia, com geração de co-produto de biomassa de microalgas para alimentação rica em proteína dessas culturas. Além de promover ações intrínsecas aos ODS’s, projeto almeja fomentar a agricultura sustentável, viabilizar a certificação de produtos orgânicos, aumentar a produtividade agrícola, reaproveitar resíduos e efluentes, ou seja, promover a competitividade da associação por meio do empoderamento dos seus membros.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 05/12/2017-31/12/2020
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Roberto Sbragia

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • determinantes da capacidade de inovação nas empresas da zona franca de manaus
  • A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um modelo de desenvolvimento econômico com objetivo de integrar a região Norte ao resto do país. Esse modelo é importante para o Brasil, Amazonas e para o mundo pois concilia o crescimento econômico e social com a preservação da floresta, garantindo também a soberania nacional sobre suas fronteiras. Este projeto tem como objetivo compreender como se comportam os principais determinantes da capacidade de inovação nas empresas da ZFM, incluindo elementos do ambiente externo e interno. Como determinantes do ambiente interno selecionados na literatura serão considerados: estratégia, estrutura organizacional, processos de base de conhecimento interno e cultura organizacional. Já os do ambiente externo serão considerados: apoio governamental, cooperação institucional, localização geográfica e orientação ao mercado. A natureza do estudo é quantitativa e a pesquisa se classifica como descritiva e correlacional. Para coleta de dados será desenvolvido um survey estruturado, com questionário pré testado, que será utilizado em uma população de 512 empresas da ZFM. Os procedimentos de análise de dados para a mensuração dos determinantes da capacidade de inovação serão realizados a partir da técnica de regressão multivariada, utilizando o Software estatístico Stata. Os principais resultados esperados procurarão verificar quais determinantes da capacidade de inovação são mais relevantes e significativos, identificando os pontos fortes e os pontos fracos para que as empresas consigam melhorar seu desempenho relacionado com capacidade de inovação, além de publicações científicas em congressos e revistas nacionais e internacionais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Schoproni Bichueti

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a promoção de ambientes urbanos inovadores em cidades sustentáveis: práticas de gestão e fatores condicionantes
  • As cidades estão no centro do debate em busca do desenvolvimento sustentável. A acelerada urbanização ocorrida nas últimas décadas trouxe consigo diversos desafios em torno da sustentabilidade urbana. A geração de energia mais limpa, a destinação adequada dos resíduos sólidos, a adequada mobilidade urbana e a disponibilidade de áreas verdes são alguns dos objetivos presentes nas diversas agendas das cidades sustentáveis. Nesse contexto, a adoção de práticas de gestão para o desenvolvimento urbano sustentável é capaz de produzir determinadas condições urbanas, entre as quais, podem ser citadas: a elevação da qualidade de vida e do bem-estar da população, a redução dos impactos ambientais e possibilidade de adoção de um estilo de vida saudável nas cidades. Este ambiente urbano diferenciado é capaz de proporcionar, entre outros aspectos, a atração de pessoas qualificadas, a maior interação social entre elas e a atração de investimentos. Diversos autores sugerem que esses fatores, entre outros, podem estar associados à geração de externalidades positivas, capazes de promover o desenvolvimento econômico e o aumento da capacidade de produzir inovações. Um ambiente urbano qualificado, que valorize a diversidade, favoreça a criatividade e possibilite a troca de conhecimentos pode ser considerado propício para o aumento da criatividade e da inovação. Nesse sentido, o presente estudo tem o objetivo de analisar a influência das práticas de gestão para o desenvolvimento urbano sustentável na criação de condições favoráveis à formação de ambientes urbanos inovadores em cidades sustentáveis. Para tanto, será realizada uma pesquisa em duas etapas distintas, sendo a primeira de natureza quantitativa e descritiva, por meio de dados secundários, e a segunda de natureza qualitativa e exploratória, operacionalizada por meio de um estudo de casos múltiplos. Espera-se, por meio deste estudo, contribuir para o avanço acadêmico da gestão socioambiental, para reflexões acerca das práticas da gestão urbana sustentável, bem como a compreensão de aspectos relacionados com a ampliação da capacidade de inovação nos centros urbanos.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roberto Tatiwa Ferreira

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • efeitos de longo prazo da dívida pública sobre o crescimento econômico: uma análise para os estados brasileiros através de modelos de dados em painel dinâmico
  • Qual é a relação e longo prazo entre dívida pública e crescimento econômico? Há três abordagens teóricas distintas (neoclássica, keynesiana e a proposição da equivalência ricardiana), com diferentes conclusões sobre a direção desse efeito. De acordo com a visão neoclássica o aumento da dívida pública provoca um efeito negativo sobre o crescimento econômico (Modigliani, 1961; Diamond, 1965; Elmendorf e Mankiw, 1999, etc.), enquanto, na visão keynesiana esse efeito é positivo durante as recessões (Haavelmo, 1945; Baumol e Maurice, 1955; Adam e Bevan, 2005; Abbas e Christensen, 2007; DeLong e Summers, 2012, entre outros). Contrariando essas duas visões, a proposição da equivalência ricardiana demonstra que existe um efeito neutro ou irrelevante, de tal forma que a dívida pública não afeta o crescimento econômico (Barro, 1989). A maioria dos estudos empíricos estimam esse efeito utilizam dados em painel de países, e há uma carência de estudos específicos para a economia brasileira e suas unidades federativas. Dados da Dívida Consolidada Líquida (DCL) e da Receita Corrente Líquida (RCL) dos estados brasileiros, da Secretária do Tesouro Nacional (STN), mostram que a partir de 2011 há um aumento médio na relação DCL/RCL de 69,94% em 2016. Por outro lado, dados do Sistema de Contas Regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam que no período entre 2000 e 2011 a expansão média dos PIBs reais foi de 4,96%. Entretanto, a partir de 2012 esse resultado se deteriora e apresenta um decréscimo de 7,28% em 2016. Diante do exposto, o principal objetivo desse estudo é estimar a relação entre dívida pública e crescimento econômico dos estados brasileiros e Distrito Federal. Especificamente, o trabalho objetiva busca responder algumas questões como, por exemplo, qual o efeito no curto e no longo prazos da dívida pública no crescimento econômico dos estados brasileiros? Esse impacto é o mesmo entre estados mais endividados e menos endividados? Para isso, são utilizados modelos auto regressivos com defasagens distribuídas (ARDL), com defasagens distribuídas aumentado pela média transversal (CS-ARDL) e defasagens distribuídas aumentado pela média transversal (CS-DL) para dados em painel, seguindo Chudik et al. (2013, 2017). A amostra compreenderá o período entre 2000 e 2016 para três conjuntos de estados (a) 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, (b) 23 Estados abaixo e (c) 4 Estados acima ou próximos do limite de endividamento estipulado pela LRF. A principal contribuição deste trabalho é gerar estimativas sobre os efeitos da dívida pública no crescimento dos estados brasileiros. Essas estimativas podem servir como informação para os gestores públicos e como evidências nessa área de pesquisa as quais são escassas no que se refere as economias subnacionais.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022