Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Tatiana Schor

Ciências Humanas

Geografia
  • da metrópole na selva a região metropolitana: diagnóstico do perfil urbano dos municípios da região metropolitana de manaus - amazonas.
  • A Região Metropolitana de Manaus, foco deste estudo, foi criado em 2007. Em um primeiro momento foi constituída com 7 municípios e atualmente é composta por 13 municípios limitrofes a capital Manaus. Ocupa um território de 127.170 km2, característica espacial que implica em distancias muitas vezes maiores que diversos países. Apesar de ter mais de 10 anos ainda tem-se poucos estudos sobre a articulação entre os municipios que compõem a RMM. Assim sendo esta proposta de pesquisa visa realizar um diagnóstico do perfil urbano dos municípios da RMM, elaborar uma tipologia e contribuir para a discussáo sobre este recorte espacial na academia e subsidiar políticas relativas a implantação da RMM. Para alcançar estes objetivos a proposta está dividida em Etapas que apresentam metas específicas e produtos a serem elaborados, sintetizados abaixo: Etapa 1 _ Coleta de Dados_Perfil Urbano. META 1: Construção de uma tipologia urbana da RMM. Produto 1: Relatório parcial de pesquisa contendo os resultados obtidos na Etapa 1. Etapa 2_ Produção de Material Técnico Científico. META 2: Produção de Material didático e de comunicação. Produto 2: Um Atlas do Perfil Urbano da Região Metropolitana de Manaus. Etapa 3_ Comunicação e Capacitação de Recursos Humanos. META 3: Capacitação de recursos humanos na esfera municipal e estadual. META 4: Capacitação de recursos humanos na UFAM, UEA, SIPAM e FVA. Produto 3: Material a ser utilizado nos Cursos de Formação de Observadores da RMM; Produto 3b: Relatório de Finalização dos Cursos de Formação de Observadores da RMM por município. Para que se realize estas etapas este projeto conta com a parceria de duas universidades, Universidade Federal do Amazonas e a Universidade do Estado do Amazonas, uma ONG Fundação Vitoria Amazônicae o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM. Espera-se contribuir com o conhecimento da Região Metropolitana de Manaus, capacitar pessoal técnico nos municípios e recursos humanos na UFAM e UEA, e subsidiar políticas adequadas para o desenvolvimento sustentável da região, em especial, na formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Manaus.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Tatiana Wargas de Faria Baptista

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • análise da participação da sociedade civil no processo de construção da política nacional de saúde dos homens
  • Este projeto tem como objetivo analisar o processo de construção da Política Nacional de Saúde dos Homens no Brasil com destaque à participação da sociedade civil. Para aproximação ao objeto de pesquisa, fez-se, inicialmente, um levantamento em três (3) bases de dados – Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus e Web of Science – para identificar o ‘Estado da Arte’ sobre o tema da pesquisa e para entender como, no cenário acadêmico, a política de saúde para homens estava ou está sendo abordada. Além disso, foi realizado um pré-campo no qual foram identificadas pessoas que estiveram ou estão envolvidas com a política de saúde dos homens. Realizou-se também leituras sobre as características do governo brasileiro no que se refere ao setor saúde no momento correspondente à divulgação e construção do documento Poliítca Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, assim como uma pesquisa no site do Senado Federal, para nos permitir caracterizar e compreender a influência do Legislativo no processo da política em questão. Como proposta metodológica, temos a intenção de realizar uma pesquisa de base qualitativa pela perspectiva das ciências sociais. Assim, iremos entrevistar aqueles que estão envolvidos com a construção da política de saúde dos homens visando identificar os discursos e como ocorreu o processo de participação da sociedade civil. Além de entrevistas, a análise de documentos oficiais, vídeos e outras mídias que forem encontradas, poderão compor o material de pesquisa a ser explorado. Como referencial teórico, nos apoiaremos na discussão feita por Bowe, Ball e Gold (1992), Ball (2008) quanto ao conceito de política e na teoria da ação e da reprodução de Pierre Bourdieu, além da discussão sobre o Estado. Além desses autores nos apoiaremos em Foucault (1996) para a compreensão sobre discurso e outros para a discussão de participação social e democracia.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021