Projetos de Pesquisa

 

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Rosanne Evangelista Dias

Ciências Humanas

Educação
  • demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a iberoamérica
  • Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século XXI na construção de consensos com os países da região na intenção de produzir e influenciar políticas de currículo que superassem o quadro de desigualdade na educação básica. Entre os anos de 2008 e 2016, a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI publicou uma série de textos políticos que fez circular diversas ideias que buscavam equalizar os problemas verificados forjando o Programa Metas Educativas 2021: la educación que queremos para la generación de los Bicentenarios. No ano de 2015, durante a Conferência Mundial das Nações Unidas reunida com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, a região alterou sua agenda para atingir as Metas previstas em 2021 para o ano de 2030, no âmbito da Agenda da Educação 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesses consensos, a docência assume relevância na produção do período na defesa de novos currículos para a formação e o trabalho docente como fator que contribui para o bom desempenho da educação. Desse modo, demandas são produzidas e articuladas discursivamente significando modos de controlar o currículo da formação e da atuação docente destacando o desempenho como estratégia que pretende garantir a qualidade da educação. Pretendemos analisar as demandas sobre o desempenho nas políticas de currículo para a docência na Iberoamérica apoiada na abordagem teórico-metodológica da teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, destacando os processos de articulação discursiva e os sentidos para o significante desempenho nos textos políticos que pretendem por em marcha as políticas para a formação e o trabalho docente. Entre os textos selecionados para este trabalho apontamos as seguintes publicações: Proyecto Estratégico Regional sobre Docentes: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación (CEPPE) da OREALC/UNESCO e Miradas sobre La Educación en Iberomérica: Desarollo profesional docente y mejora de la educación. Tencionamos interpretar as produções de políticas na região focalizando destacadamente a experiência dos seguintes países: o Brasil, o Chile, a Colômbia e o México que vêm apontando como emblemáticos para a compreensão das relações entre o currículo e o desempenho no desenvolvimento curricular para a docência, no período de 2000 a 2020.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosária da Silva Justi

Ciências Humanas

Educação
  • contribuições do ensino fundamentado em modelagem para a aprendizagem sobre ciências, o desenvolvimento do raciocínio argumentativo de estudantes e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes
  • Dentre vários outros motivos, o Ensino Fundamentado em Modelagem (EFM) tem sido defendido como uma abordagem que pode contribuir para que a Educação em Ciências seja autêntica, uma vez que pode favorecer: o engajamento dos estudantes em, e a aprendizagem sobre, raciocínios e práticas científicas envolvidos na produção e aceitação do conhecimento científico; a compreensão de entidades e fenômenos do mundo em que vivemos, assim como do conhecimento já produzido acerca dos mesmos; e o reconhecimento do papel da criatividade na produção e uso da ciência na história da humanidade. Há mais de 10 anos temos estudado o EFM investigando, principalmente, a aprendizagem conceitual dos estudantes e aspectos relacionados com habilidades requeridas para a participação em atividades de modelagem, especialmente investigativas, argumentativas e de visualização. Em um livro sobre EFM publicado recentemente, propusemos vários possíveis relacionamentos teóricos entre participação em atividades de modelagem e desenvolvimento de uma visão ampla sobre ciências, assim como sobre o papel do professor no EFM. Neste projeto, pretendemos investigar tais relações empiricamente, buscando entender realmente a influência da participação em atividades de modelagem na visão de ciência e no desenvolvimento do raciocínio argumentativo dos alunos. Pretendemos também caracterizar os conhecimentos e habilidades necessários ao professor para conduzir atividades de ensino fundamentadas em modelagem que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre ciência e práticas científicas. Para tanto, foi elaborado recentemente um conjunto de atividades de modelagem para serem aplicadas a estudantes de Química do ensino médio regular. Tais atividades se diferem de outras produzidas e analisadas em nosso Grupo de Pesquisa nos últimos anos, pois abordaram também um tema sociocientífico. Isto veio ao encontro de (i) outras perspectivas recentes na Educação em Ciências, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), segundo a qual os processos educativos devem envolver estudantes na resolução de problemas reais que eles podem enfrentar em seu cotidiano a fim de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões conscientes; e (ii) nossa própria visão holística de ciência e da necessária aprendizagem sobre ciências. Também estão sendo elaborados e validados instrumentos específicos que possam favorecer a identificação das visões de ciência de estudantes e a expressão de seus raciocínios argumentativos. A aplicação (e registro em vídeo) dessas atividades em salas de aulas regulares serão feitas visando possibilitar a caracterização de todas as ações dos indivíduos e as situações argumentativas ocorridas naqueles ambientes. Outros dados se originam de entrevistas com os alunos, visando esclarecer suas ideias; e com os professores, visando caracterizar seus conhecimentos sobre modelos, modelagem, EFM, ciência e argumentação, suas visões sobre as atividades a serem utilizadas nas aulas, assim como as justificativas para suas ações durante as aulas. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir de estudos de caso elaborados para cada grupo de alunos e professores participantes, sempre de forma coerente com os referenciais teóricos aqui adotados e/ou outros identificados como relevantes ao longo da pesquisa. O software NVivo será usado em parte das análises. Esperamos que a realização deste projeto contribua, dentre outros aspectos, para: (i) promover a aprendizagem de ciências de alunos do ensino médio de forma ampla, especialmente desenvolvendo conhecimento sobre ciências e práticas científicas que possam sustentar a participação mais ativa dos mesmos na sociedade; (ii) gerar conhecimentos em relação ao ensino sobre ciências e à inclusão de práticas científicas em contextos regulares de ensino; (iii) sustentar sugestões para abordagens de ensino pautadas na perspectiva de integração de resolução de problemas reais, práticas científicas e do ensino sobre ciências; (iv) gerar conhecimentos sobre os conhecimentos e as ações de professores que promovam o EFM e a ABP, e que sejam comprometidos com o ensino sobre ciências e de práticas científicas; (v) sustentar sugestões de novas instâncias formativas para professores focadas no EFM e na ABP, que promovam o desenvolvimento de visões amplas sobre ciências e de práticas científicas (especialmente argumentação); (vi) incrementar a literatura da área, trazendo novas relações e questões para serem analisadas e discutidas pelos pesquisadores interessados nos temas contemplados neste projeto. Assim, a realização deste projeto aponta para contribuições bastante amplas e relevantes para a pesquisa na área de Educação em Ciências (em termos de conhecimento produzido, publicações, consolidação de parcerias internacionais relevantes e formação de novos pesquisadores), e para a própria Educação em Ciências (em termos de dar suporte a uma aprendizagem mais ampla de estudantes e à promoção de situações futuras diferenciadas de formação de professores).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rose Marie Santini

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • infodemia e desinformação: revisão sistemática de literatura sobre estratégias de comunicação e informação em saúde em situações de pandemia.
  • Em face ao desafio enfrentado pelos líderes mundiais e autoridades em saúde coletiva para tomar decisões e definir respostas para crises epidemiológicas como a que atualmente vivemos com a COVID-19, propomos neste projeto desenvolver uma revisão sistemática de literatura para mapear as estratégias comunicação e informação, eficazes e ineficazes, no enfrentamento e contenção de crises sanitárias e pandemias, e examinar seus respectivos efeitos sociais, emocionais e comportamentais. Nesse contexto, o presente projeto visa responder às seguintes questões de pesquisa: (a) quais são as narrativas, condições e dinâmicas sociais que propiciam a propagação da informação e da desinformação em saúde? (b) como combater a produção, disseminação e consumo de informações falsas e inúteis, que atrapalham a coordenação das estratégias de saúde coletiva? (c) como as estratégias de informação e comunicação podem produzir e/ou afetar condicionamentos sócio-emocionais da população como negação, imobilização, hiperatividade e hipervigilância em situações de crise sanitária? (d) quais são as estratégias de comunicação eficazes para orientar e envolver a sociedade na mudança de comportamento necessária para a mitigação da epidemia e prevenção à infecção pelo vírus, como no caso do COVID-19? Nosso projeto propõe revisar, analisar e comparar resultados sobre surtos anteriores de doenças infecciosas como Ebola, H1N1 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. A síntese das evidências científicas será disponibilizada em painel on-line, onde os gestores possam filtrar e buscar artigos científicos, métodos e comparação de resultados para subsidiar decisões dos gestores públicos de comunicação e saúde. O painel on-line também incluirá a consolidação, por meio de inteligência computacional, dos conteúdos de mídia com divulgação científica sobre estudos de COVID-19, com interface amigável, congregando múltiplos atores para o encaminhamento de soluções para problemas de alta complexidade de forma mais efetiva.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/07/2020-15/09/2022
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Roseana de Almeida Freitas

Ciências da Saúde

Odontologia
  • biomarcadores da transição epitélio-mesenquimal em carcinoma epidermoide de língua oral: estudo imunoistoqímico e in vitro
  • Durante a carcinogênese oral, as células malignas adquirem um fenótipo agressivo que resulta em aumento da motilidade individual e na capacidade para invadir tecidos circunvizinhos. A aquisição deste fenótipo agressivo ocorre em função de modificações genéticas que resultam em alterações na forma das células e na interação com as outras células do parênquima e estroma tumoral, bem como com a matriz extracelular. Para tanto, as células epiteliais malignas desenvolvem um processo regulatório e programado denominado transição epitélio-mesenquimal (TEM), que é crucial para aquisição deste fenótipo maligno agressivo. Durante este processo, as células epiteliais perdem parte de suas características e adquirem outras inerentes às células mesenquimais, processo esse orquestrado por diversos fatores de transcrição indutores destas alterações nas células epiteliais, com consequentes modificações em algumas células do estroma e nos constituintes da matriz extracelular. Pesquisas demonstram que a maior ou menor expressão das proteínas e dos fatores de transcrição indutores envolvidos na TEM, são determinantes para o início do processo de carcinogênese e para a progressão do câncer; no entanto, ainda são necessários estudos que investiguem estas proteínas na carcinogênese e na progressão tumoral no câncer oral. Para este avanço, estudos de associação entre estas proteínas com alterações do epitélio oral em lesões potencialmente malignas e malignas são requeridos. O objetivo deste estudo é investigar o papel da expressão imunoistoquímica de proteínas sinalizadoras da TEM e de modificações no microambiente tumoral em displasias epiteliais e em carcinomas epidermoides de língua oral, bem como identificar possíveis associações da regulação do gene TWIST com a expressão de biomarcadores da TEM e a capacidade de invasão, migração, proliferação e viabilidade celular in vitro. Para o estudo imunoistoquímico, serão selecionados casos de displasias epiteliais e de carcinomas epidermoides em língua oral, nos quais será analisada a imunoexpressão das proteínas E-caderina, Twist, Snail, Gli-1, SHh, Vimentina, N-caderina, TGF-β, α-SMA e MMP-9. Serão investigadas possíveis associações entre o padrão de expressão destas proteínas com as alterações citológicas e arquiteturais das displasias epiteliais indicadoras do potencial de transformação maligna em lesões potencialmente malignas, e com os diferentes graus histopatológicos, potencial metastático e sobrevida em carcinomas epidermoides em língua oral. Para o estudo in vitro será realizado o cultivo celular de duas linhagens SCC-25 e HSC-3 nas quais será feita a regulação do gene TWIST avaliando possíveis associações com a expressão de alguns biomarcadores da TEM por meio da técnica Western Blotting, assim como analisando a capacidade de migração e invasão por meio de ensaios funcionais. Com os resultados obtidos neste estudo, pretende-se contribuir para o melhor entendimento de eventos sinalizadores da transformação maligna em lesões com este potencial em língua oral, além de avançar sobre o conhecimento do papel das proteínas da TEM como possíveis biomarcadores de etapas da carcinogênese e da progressão em carcinoma epidermoide oral.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roselayne Ferro Furtado

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • validação e estocagem de biossensor eletroquímico utilizando eletrodos descartáveis (screen printed) para detecção de salmonela em leite
  • A salmonelose é uma infecção gastrointestinal bacteriana veiculada por alimentos e causada por Salmonella sp. que representa um preocupante e constante problema de saúde pública. A identificação da bactéria em alimentos pode levar até cinco dias o que prejudica a adoção de medidas especificas para estes casos. Além disso, para a indústria de alimentos, considerar cinco dias para a emissão de um diagnóstico representa um tempo desperdiçado que pode ser traduzido em prejuízo econômico. Neste sentido, novos métodos de detecção que apresentem vantagens na detecção da bactéria devem ser investigados no intuito de prover avanços em ferramentas de controle de segurança de alimentos. Esta proposta tem o objetivo de avaliar o desempenho de um biossensor eletroquímico usando plataforma descartáveis em amostras de leite e também avaliar condições de estocagem do dispositivo visando futura aplicação comercial. Para isso, serão utilizados eletrodos descartáveis e modificação de sua superfície utilizando técnica de automontagem. Um sistema do tipo sanduiche será montado a partir de eletrodos policlonais contra Salmonela sorotipo O Poli A-I e Vi. A resposta eletroquímica será obtida aplicando potencial constante por 60 segundos. Este tipo de transdução segue outros exemplos de biossensores enzimáticos disponíveis no mercado para o monitoramento de diabetes em fluido sanguíneo. O biossensor será validado em pelo menos dez amostras de leite cru e avaliado em diferentes condições de estocagem. Adaptações na metodologia serão realizadas sempre que a resposta analítica do dispositivo não for satisfatória. A avaliação destes parâmetros é importante porque não são encontrados na literatura este tipo de estudo com biossensores eletroquímicos aplicados a área de alimentos e também em virtude de se pretender realizar a transferência tecnológica desta nova ferramenta de análise.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roseli de Deus Lopes

Outra

Divulgação Científica
  • 17a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2019
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Intel Internacional Science and Engineering Fair – Intel ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2019, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezessete anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 16 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 16ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 65.000 estudantes de 27 Unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos (de duração média de 10 meses) e participaram como finalistas na FEBRACE ou em alguma das 116 feiras afiliadas à Rede FEBRACE. Foram selecionados para a mostra 346 projetos, apresentados por 732 estudantes finalistas (366 meninos e 366 meninas) mentorados por 486 orientadores/coorientadores; b) em seus 16 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.100 municípios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 3.500 orientadores incluindo professores do ensino fundamental, médio e técnico, pesquisadores e especialistas em diferentes áreas; c) em 16 anos, foram credenciados 246 projetos para feiras internacionais, com destaque para a Intel ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 4.700 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva), considerando diversas matérias produzidas por respeitados veículos de mídia, audiovisual e impressa, geral e especializada (como a Revista FAPESP, por exemplo). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, incluindo a próxima de março de 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores (mais de 430 avaliadores voluntários) e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema – efeito de indução desejado). Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 116 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq de Iniciação Científica Junior. A cada ano, por meio deste edital, a FEBRACE premia 70 estudantes de diferentes localidades brasileiras com bolsas CNPq de ICJr, cujo acompanhamento para implementação e execução demanda de nossa equipe uma intensa dedicação e procedimentos rigorosos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Roseli de Deus Lopes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • 18a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2020
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair – ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2020, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezoito anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 17 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 17ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 72.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 116 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 332 projetos, apresentados por 751 estudantes finalistas acompanhados por 480 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 17 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.100 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 3.800 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 17 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 5.800 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, incluindo a próxima de março de 2020, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores (mais de 350 avaliadores voluntários) e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema – efeito de indução desejado). Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 116 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE 2020. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq de Iniciação Científica Junior. A cada ano, por meio deste edital, a FEBRACE premia 70 estudantes de diferentes localidades brasileiras com bolsas CNPq de ICJr, cujo acompanhamento para implementação e execução demanda de nossa equipe uma intensa dedicação e procedimentos rigorosos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2022
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Roseli de Deus Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação de impacto da adoção de abordagens envolvendo iniciação à pesquisa e participação em feiras investigativas na educação básica, por meio de aplicação de visual analytics & learning analytics
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Roseli Esquerdo Lopes

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • educação, inclusão escolar e terapia ocupacional: perspectivas e produções de terapeutas ocupacionais em relação à escola
  • A presente pesquisa debruça-se sobre a temática da educação em interface com a terapia ocupacional, com destaque para os sentidos da inclusão escolar e para a escola pública no Brasil. Trata-se, quanto a seus objetivos gerais, de apreender a articulação que vem sendo feita por terapeutas ocupacionais entre Educação e Terapia Ocupacional e de discutir as proposições no âmbito da terapia ocupacional quanto a contribuições desta com relação à escola. Para tanto, se realizará um levantamento e a revisão sistemática de publicações nas principais bases de dados acadêmicas, nacionais e internacionais, no que se refere à educação, escola, educação especial e educação inclusiva, articuladas à terapia ocupacional. Ainda, serão levantados os pesquisadores brasileiros da área de terapia ocupacional que se dedicam à temática em tela, bem como suas produções. Tais pesquisadores serão convidados a colaborar com esta pesquisa por meio da concessão de uma entrevista que versará sobre suas perspectivas, aportes e propostas quanto ao foco deste estudo e, também, sobre como veem a formação dos terapeutas ocupacionais naquilo que vislumbram (ou não) como demandas da escola e da educação para o campo de atenção de terapeutas ocupacionais. Finalmente, propõe-se o um mapeamento de terapeutas ocupacionais atuantes no setor da educação, com destaque para suas ações práticas relacionadas à escola. Espera-se com este trabalho o fomento de uma discussão na terapia ocupacional, no que tange ao campo da educação e a suas demandas, como também à ampliação da reflexão entre aqueles que se voltam para a escola, tomando-se a complexidade da educação brasileira, e sua dificuldade secular, na efetivação de uma escola pública de qualidade para, de fato, todos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roseli Gedanke Shavitt

Ciências da Saúde

Medicina
  • biomarcadores cerebrais como preditores de resposta aos inibidores seletivos de recaptura de serotonina no transtorno obsessivo-compulsivo: desenvolvimento de um paradigma rumo à medicina personalizada
  • Esta proposta situa-se na área temática “Biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociência”. Os distúrbios neuropsiquiátricos são responsáveis por grande parte da carga de doenças nos países do BRICS. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma das condições mais prevalentes e incapacitantes dessas condições, mas é também potencialmente um dos mais fáceis de se entender por meio da biotecnologia e da biomedicina modernas. Isto deve-se à semelhança dos sintomas do TOC em todo o mundo, aos avanços na compreensão dos neurocircuitos deste distúrbio e à sua resposta seletiva às farmacoterapias serotoninérgicas. Nossa proposta é combinar uma grande amostra de indivíduos com TOC de três países diferentes (Brasil, Índia e África do Sul) e empregar métodos padronizados de neuroimagem para determinar bioassinaturas específicas que possam predizer a resposta à farmacoterapia com um inibidor seletivo de recaptura de serotonina (SSRI). Os três centros participantes desempenharão papéis equivalentes neste projeto. Em todos os locais, as imagens cerebrais estruturais e funcionais serão adquiridas na linha de base e após 12 semanas de tratamento exclusivo com sertralina até 200 mg / dia. Da mesma forma, medidas clínicas e avaliações neurocognitivas serão obtidas na linha de base e no pós-tratamento. Ao identificarmos variáveis clínicas, neurocognitivas e de neuroimagem associadas à resposta aos ISRS em indivíduos com TOC, esperamos desenvolver um paradigma de sucesso da medicina personalizada na área da neurociência clínica, o que seria um passo importante para a saúde humana.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 08/08/2019-31/08/2022
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Rosely Sichieri

Ciências da Saúde

Nutrição
  • impacto da redução do consumo de açúcar, sódio e gordura nas mortes evitáveis por doenças crônicas não transmissíveis no brasil
  • Mais de 70% das mortes ocorridas no Brasil são decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do projeto é de estimar para a população brasileira a redução das mortes evitáveis de doença cerebrovascular, da doença isquêmica do coração e de diabetes mellitus tipo 2, que seriam decorrentes de modificações na alimentação relacionadas ao consumo de sal, açúcar e tipos de gordura estimados a partir do Inquérito Nacional de Alimentação de 2008-2009. A mortalidade será calculada por sexo e para a faixa etária de 30 a 69 anos de idade. A média dos óbitos por ano serão obtidos do site do DATASUS do Ministério da Saúde para os anos 2015 a 2017. As estimativas serão avaliadas para redução para zero no consumo de bebidas adoçadas e para redução em 50% delas. Também utilizaremos o consumo de açúcares livres com ponto de corte em 10% e de 5% do consumo total de energia. Para sal a redução será para valores menores ou igual a 2000mg/dia, e para consumo de gordura trans menor do que 0,5% do consumo de energia. Será também estimada a redução das mortes evitáveis até 2030, em função modificações no consumo de açúcar, sal e gorduras, estratificada para estabilização da prevalência da obesidade e aumento da obesidade proporcional ao da década 2010. O cálculo dos riscos relativos terá por base os dados do Global burden of disease (GBD) e metánalises atualizadas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2020-28/02/2022
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Rosely Sichieri

Ciências da Saúde

Nutrição
  • evolução do consumo alimentar no brasil de 2008-2009 para 2017-2018: análise dos inquéritos nacionai
  • Na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do Brasil, realizada em 2008/2009 foi incluído um instrumento de coleta de informações de consumo individual de alimentos, denominado Módulo de Consumo - POF7. Esse esforço para obtenção do perfil de consumo da população brasileira com 10 anos ou mais de idade foi uma parceria da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN antiga) com o IBGE e o seu desenvolvimento e analise foram coordenados por mim e pela professora Rosangela Pereira da UFRJ, mas seu desenvolvimento contou com o apoio de especialistas em nutrição de todo o país. Uma nova edição da POF coletou dados até agosto de 2018 e a definição dos instrumentos de coleta contou com grupo de coordenação ampliado que irá também fazer a análise de dados de consumo individual. A coordenação desse modulo incorporou duas novas parcerias: a professora Edna Massae Yokoo, da UFF e a professora Dirce Maria Lobo Marchioni da USP. O presente projeto propõe avaliar os dados desse módulo de consumo individual em relação a: 1) alimentos mais consumidos dentro e fora do domicilio; 2) adequação de consumo de macro e alguns micronutrientes; 3) comparação das estimativas de consumo de 2008-2009 com as de 2017-2018, para adolescentes, adultos e idosos. Adicionalmente serão atualizados os dois softwares: Brasil Nutri e Erica- consumo, com a base de dados da POF para utilização por pesquisadores da área. Ainda, os recursos serão utilizados para realizar adicionais medidas bioquímicas do estudo de validação do instrumento utilizado em 2018, sendo que o Principal Investigador dessa proposta é a professora Dirce ML Marchioni.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemar Batista da Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • monitoramento da integridade de peças submetidas ao processo de retificação por meio da técnica da impedância eletromecânica
  • A busca por técnicas de monitoramento de processos de fabricação em tempo real e que sejam confiáveis e rápidas tem sido o foco de muitas pesquisas. E especificamente na retificação, por ser quase um dos últimos processo na cadeia de manufatura, a atenção tem sido no sentido de encontrar técnicas não destrutivas de avaliação de integridade de superfícies dos componentes usinados que sejam rápidas e confiáveis. Em algumas situações, apenas pelo método de observação visual e pelo acabamento da peça não é possível identificar se houve danos térmicos (alteração na dureza ou microtrincas por exemplo). E esta identificação exige o corte e preparação de amostra da peça, às vezes líquidos penetrantes ou ainda medição de tensões residuais. Ao realizar análise metalográfica configura-se uma técnica destrutiva além de demandar tempo, insumos, máquina e energia elétrica. No caso da medição de tensão residual, os equipamentos possuem elevado custo. Por outro lado, se a peça não é inspecionada e ela sofreu alteração de dureza além do permitido para cada aplicação ou trinca (que só se revela com a presença de ácido clorídrico, por exemplo), ela irá perder a sua funcionalidade e consequentemente será descartada. Neste sentido, a técnica da impedância eletromecânica (IEM), que tem características não destrutivas, e que já vem sendo empregada com sucesso em aplicações da construção civil, aeroespacial, dentre outras, para detecção de danos estruturais, destaca-se como uma opção para aplicação em processos de usinagem, como a retificação. Aos serem retificadas as peças estão mais propensas a danos de origem térmica e podem comprometer a funcionalidade delas e levar a prejuízos. Nesta técnica são empregados sensores piezelétricos de PZT (titanato zirconato de chumbo) de baixo custo que são colados às peças para monitorar mudanças na rigidez da estrutura e na massa dos componentes. A técnica IEM se baseia na função de resposta em frequência e, partir da resposta dinâmica da estrutura, o sensor de PZT se deforma, gerando um campo elétrico. Embora a diferença de potencial aplicada em uma sensor de PZT seja inferior a 1V, ela gera uma alta frequência de excitação em determinados pontos da estrutura, logo caso algum dano como deformação plástica ou trinca ocorra na estrutura da peça, a resposta dinâmica da mesma é alterada e, portanto, detectada através da resposta elétrica do sensor de PZT. E a identificação do dano é obtida por meio da comparação entre os valores da impedância elétrica do transdutor medida com a estrutura (peça) em sua condição inicial (sem dano) e da impedância medida após a estrutura ter sofrido um possível dano, no caso após o processo de retificação. Por fim, a comparação é expressa por meio de índices de falha métrica. E por ainda terem sido encontrados apenas dois trabalhos científicos publicados na Língua Inglesa sobre aplicações da técnica IEM em processos de retificação, sendo um deles aquele gerado como resultado do pós doutoramento deste proponente (disponível em https://link.springer.com/article/10.1007/s00170-018-2390-2) sob a supervisão do Prof. Fabrício Baptista. O outro foi gerado no doutorado de Marchi (disponível em http://iopscience.iop.org/article/10.1088/0957-0233/26/4/045601/meta) sob a orientação do prof. Paulo Aguiar. Nestes dois trabalhos foram analisadas apenas correlação das assinaturas de impedância com a rugosidade e coloração da peça (trabalho de Marchi), microdureza na superfície e tensões residuais, além de ter sido investigado apenas uma pequena faixa de velocidade da peça e de penetração de trabalho para apenas um material da peça (aço para moldes). Com estes trabalhos surgiu a motivação para a elaboração deste projeto de pesquisa por perceber que há ainda muito a ser explorado sobre a técnica IEM. Por exemplo, se a dimensão e massa das peças, a forma de preparação das amostras, diâmetro dos fios nos sensores PZT, temperatura do recipiente em que são colocadas as amostras para medição, posicionamento do sensor PZT, velocidade de corte e tipo de rebolo influenciam nas assinaturas de impedância, como também qual dos índices de cálculos de falha métrica apresenta melhor correlação com os parâmetros que configuram danos térmicos em peças retificadas. Neste projeto, a eficiência da técnica IEM será avaliada na integridade de peças em aço endurecido e no Inconel 718. E além do aspecto científico e tecnológico, a intenção é estender o que foi iniciado em IEM na UNESP para o Lab. de Usinagem da UFU para as pesquisas em retificação, oferecendo mais uma ferramenta de apoio para identificar danos térmicos nas peças usinadas. Das pesquisas desenvolvidas por este proponente e da literatura, sabe-se que o Inconel 718 é mais susceptível a danos térmicos que muitos aços, que comprometem o seu desempenho, especialmente por que ele é muito empregado em aplicações aeronáuticas, portanto as peças devem ser isentas de danos estruturais, fazendo dele um material adequado para ser avaliado nesta proposta. Na proposta serão variadas as velocidades de corte e da mesa, penetração de trabalho, dimensões das amostras, granulometria do rebolo convencional, dressador e fluido de corte. Quanto ao procedimento de medição da impedância, incluem-se resumidamente a preparação da superfície da peça para a colagem do sensor de PZT, montagem dos terminais no sensor, conexão dos fios à placa de aquisição de sinais e ao computador (ambos a serem adquiridos com recursos deste projeto) com o programa específico para o tratamento dos sinais que foi desenvolvido por (Baptista, 2010). Portanto, por causa da parceria estabelecida entre os integrantes deste projeto, interinstitucional e com outras IES, acredita-se que a aprovação deste projeto permitirá a geração de novos produtos, como depósito de patente e publicações em periódicos de alto rigor editorial, integração entre pesquisadores e, sobretudo, a formação continuada de recursos humanos.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemary Aparecida de Carvalho

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • incorporação de compostos ativos naturais utilizando-se a técnica de impressão em matrizes poliméricas produzidas por tape-casting
  • A utilização de filmes de desintegração oral como meio de liberação de agentes ativos ou fármacos na mucosa da boca vem crescendo nos últimos anos, devido à facilidade de absorção destes agentes sem a necessidade de água, causando grande aceitação pelos pacientes. Dentre as macromoléculas naturais, a quitosana e a hidroximetilpropil celulose (HPMC) se destacam, devido à capacidade de formação de filmes de desintegração oral, além de sua biocompatibilidade, biodegradabilidade, não-toxicidade e baixo custo. Porém, um dos grandes problemas envolvendo a produção de filmes orais adicionados de princípios ativos está na forma de incorporação destes agentes na matriz, uma vez que os métodos comuns podem degradar o produto. Dentre as técnicas utilizadas para incorporação de agentes à uma matriz polimérica, o método de impressão, que consiste na adição de uma camada do agente ativo no filme, através de uma impressora comum, tem se destacado. Através desta técnica é possível se preparar filmes de maneira personalizada e com maior precisão. A própolis, uma resina complexa proveniente das abelhas, é conhecida por suas propriedades antifúngicas, antioxidantes e anti-inflamatórias, podendo ser adicionadas aos filmes de desintegração oral, promovendo efeitos benéficos aos pacientes, como no tratamento de queimaduras, diabetes, feridas cirúrgicas entre outros. Assim, o objetivo deste estudo será a produção e caracterização de filmes de desintegração oral à base de quitosana e HPMC, adicionados de extrato de própolis verde pela técnica de impressão. O extrato da resina da própolis será avaliado quanto à concentração de compostos fenólicos, pelos métodos de Folin-Ciocalteu, além das análises de poder redutor (FRAP) e sequestro de radicais livres (DPPH•). Serão produzidos filmes de desintegração oral à base de quitosana e HPMC, pela técnica de tape-casting, e à eles serão adicionados quantidades diferentes de extrato etanólico de própolis, determinado pelo número de camadas impressas nos filmes (1 a 4 camadas). Estes serão caracterizados quanto ao conteúdo de água, matéria total solúvel, propriedades mecânicas (tração na ruptura, elongação e módulo elástico), cor, opacidade, angulo de contato, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), pH de superfície e estabilidade. Além disso, serão realizados testes de atividade antioxidante e anti-inflamatória nos filmes.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemary Hoffmann Ribani

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • valorização dos frutos, subprodutos e resíduos das palmeiras nativas brasileiras (maximiliana maripa e euterpe edulis) como fonte de compostos bioativos e nutricionais.
  • O território brasileiro possui um valioso reservatório de palmeiras nativas e a investigação de suas espécies têm contribuído com a preservação e valorização da biodiversidade brasileira. Pesquisas com os frutos e subprodutos dessas palmeiras podem impulsionar outras opções de exploração agrícola para o país de forma racional, sustentável e eficiente. Além disso, a investigação de fontes não convencionais de alimentos pode contribuir para a redução da exploração excessiva dos recursos ou esgotamento das matérias-primas e encontrar produtos com novas características tecnológicas, com propriedades bioativas inerentes e com melhor valor nutricional. Dentre as palmeiras nativas, duas foram escolhidas como objeto de estudo desta proposta, as espécies Maximiliana maripa (Aubl.) Drude e Euterpe edulis, devido ao potencial nutricional dos seus frutos. Embora o projeto tenha sido proposto inicialmente para essas duas espécies, este servirá como base para outras investigações. O inajazeiro (Maximiliana maripa (Aubl.) Drude) é encontrado em toda a Amazônia brasileira, tendo sua maior incidência no estado do Pará, no estuário do Rio Amazonas, chegando até o Maranhão (Bezerra, 2011). Os frutos do Inajá podem ter 100% de aproveitamento, pois do mesocarpo obtém-se óleo (37,16%), proteína (14,25%) e água (5,80%), enquanto as amêndoas produzem 59,28% de óleo, 19,25% de proteínas e 5,8% de água, além de outros materiais (Pesce, 1947). Um dos produtos de potencial industrial obtido a partir da polpa do fruto de Inajá é o seu óleo, que pode ser extraído a partir de diferentes técnicas como as convencionais, utilizando solventes orgânicos (Soxhlet), ou ainda técnica não convencional (extração supercrítica com CO2). Além do óleo, após a extração, é gerada uma farinha desengordurada que, por sua vez, também possui potencial de exploração industrial. A partir da farinha de Inajá pode ser extraída a fração amilácea ainda não caracterizada em estudos quanto às suas propriedades físico-química, térmicas, morfológicas e funcionais. A espécie Euterpe edulis Mart. é uma das palmeiras mais representativas da floresta tropical Atlântica, também conhecido popularmente como juçara. É uma das espécies nativas mais exploradas desse ecossistema, devido ao alto valor comercial do palmito oriundo do corte do meristema apical, o que implica na morte da palmeira. Assim, a utilização dos frutos tem sido apontada como alternativa e estratégia importante para a conservação dessa espécie. Os frutos de juçara apresentam propriedades sensoriais e nutricionais semelhantes ao açaí da Amazônia (Euterpe oleracea e Euterpe precatoria) (Troian et al., 2014). A polpa de juçara apresenta-se como potencial fonte de antioxidantes naturais e de compostos fenólicos, principalmente antocianinas (Bicudo et al 2014). Os seus frutos são comumente utilizados na produção de polpa congelada. Entretanto, somente 26% do fruto de juçara corresponde à polpa da fruta. O resíduo remanescente é composto de endocarpo fibroso (semente ou coquinho) e borra. A borra é obtida após o peneiramento da polpa para retirada de casca e fibras, e carrega em sua composição os constituintes bioativos da polpa, porém em frações menores. Com exceção da polpa, os subprodutos oriundos do processamento, em sua maioria são descartados, utilizados para replantio, ou empregados em artesanatos. Tendo em vista que muitos subprodutos podem conter importantes teores de nutrientes e de compostos bioativos, a valorização desses produtos secundários apresenta-se não só como uma necessidade, mas como uma oportunidade de obtenção de novos produtos com melhor valor agregado. Os subprodutos, segundo o processamento e a matéria-prima de origem, podem conter níveis variáveis de nutrientes básicos lipídeos, proteínas, minerais, carboidratos, componentes funcionais (peptídeos bioativos, vitaminas, carotenóides, antocianinas, compostos fenólicos, entre outros). Os produtos elaborados a partir dessas fontes não convencionais podem vir a incluir novos aditivos e ingredientes alimentares com propriedades tecnológicas e funcionais diversificadas. Um dos grandes desafios atuais centra-se no desenvolvimento dos processos biotecnológicos e químicos envolvidos na recuperação desses nutrientes básicos e dos compostos funcionais relevantes. A recuperação desses componentes pode compreender várias fases que, dependendo do grau de pureza a atingir, apresenta grau crescente de complexidade. Neste sentido, o grupo de pesquisa orientado pela professora proponente Dra. Rosemary H. Ribani tem apresentado resultados importantes relacionadas ao estudo de matrizes alimentares não convencionais, subprodutos ou não, de espécies nativas do Brasil. Trabalhos recentes apontam a obtenção de amido bioativo a partir de fontes não convencionais, como de semente de nêspera (Eriobotrya japônica) (Barbi et al., 2018), de resíduo de cúrcuma da Amazônia (Curcuma longa L.) (Hornung et al., 2018) e de espécies de inhame (Dioscoreaceas sp) (Hornung et al. 2017a). Outros trabalhos recentes do grupo apontam a extração de óleos a partir de amêndoas não convencionais, como a sapucaia (Lecythis pisonis Cambess.) (Teixeira et al., 2018). Neste sentido, o objetivo da presente proposta é a caracterização, identificação e extração de compostos bioativos e majoritários de frutos de inajá e dos resíduos da despolpa de frutos de juçara (semente e borra). Os compostos isolados a partir dessas matrizes também serão avaliados com relação ao potencial antioxidante e propriedades funcionais. Finalmente, visando o emprego de tecnologias limpas e matrizes sustentáveis o presente projeto propõe ainda o uso dos componentes estruturais extraídos dessas matrizes para formulação de embalagens biodegradáveis. Ainda, também é proposta a incorporação de compostos bioativos, como antocianinas e compostos fenólicos visando conferir a essas embalagens propriedades antioxidantes, antimicrobianas ou permitir a elaboração de embalagens inteligentes.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemberg Fernandes de Menezes

Ciências Biológicas

Ecologia
  • impactos da redução das chuvas sobre a qualidade da água e biodiversidade de ecossistemas lacustres do plateau da borborema
  • O Nordeste brasileiro deverá sofrer graves consequências nos seus sistemas ecológicos em virtude das mudanças climáticas. As mudanças previstas para essa região estão relacionadas aos efeitos do aumento da temperatura e evapotranspiração, à redução das chuvas e às alterações no uso e ocupação do solo no entorno das bacias hidrográficas. Esses efeitos em conjunto deverão causar uma redução crônica dos níveis de água dos reservatórios com consequente aumento das concentrações de nutrientes e sais e aumento da produtividade primária. Esses fatores, além de magnificarem o processo de eutrofização e salinização dos corpos d'água, poderão levar a perda de biodiversidade taxonômica e funcional. Esse cenário poderá trazer consequências sem precedentes para os ecossistemas aquáticos da região, tais como: (i) redução da disponibilidade e qualidade da água acumulada nos reservatórios; (ii) redução da heterogeneidade ambiental e perda de biodiversidade; e (iii) homogeneização taxonômica e funcional das comunidades aquáticas. Portanto, a principal hipótese deste projeto é que a redução das chuvas aumentará a suscetibilidade dos reservatórios à eutrofização e salinização, com consequentes reduções da heterogeneidade ambiental e diversidade (alfa e beta) de espécies aquáticas. Para testar as hipóteses, amostras de água e da biota aquática (i.e. fitoplâncton, zooplâncton, macroinvertebrados bentônicos e peixes) serão coletadas em pelo menos 14 reservatórios situados no Plateau da Borborema paraibano e distribuídos ao longo de um gradiente de aridez (405 a 1300 mm/ano). As coletas serão realizas ao final dos períodos seco e chuvoso entre os anos de 2019 e 2020. Este projeto, portanto, contribuirá para obtenção de dados empíricos (bióticos e abióticos) úteis para se fazer predições dos impactos da redução das chuvas sobre a qualidade da água e organização das comunidades em ecossistemas lacustres do Plateau da Borborema, os quais eventualmente poderão servir como base para outras regiões do mundo com cenários semelhantes de mudanças climáticas. Adicionalmente, a compreensão dos fatores reguladores da biodiversidade pode ajudar na mitigação dos efeitos das secas sobre os serviços ecossistêmicas e proposição de estratégias mais eficientes para gerenciar os conflitos já existentes de uso da água no Nordeste do Brasil, especialmente no semiárido.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemeire Aparecida de Almeida

Ciências Humanas

Geografia
  • implantação de núcleo de estudo em agroecologia e produção orgânica: dinamização da agricultura familiar no território rural do bolsão-ms.
  • Os agricultores familiares do Território Rural do Bolsão, em Mato Grosso do Sul, têm resistido em suas propriedades numa região de expansão acelerada do plantio de eucalipto visando produção de pasta de celulose. Aliada a essa luta pela permanência na terra, soma-se o esforço de algumas unidades de produção, em especial de assentados da reforma agrária, que buscam mudanças no sistema de produção convencional para o agroecológico, caracterizando o que Gleissman (2000) chama de transição agroecológica. Todavia, isso ocorre em meio a muitas dificuldades que vão desde a precariedade de infraestrutura dos projetos de reforma agrária no TR do Bolsão aos problemas no sistema de produção, como: falta de acesso a sementes de qualidade e quase ausência de assistência técnica voltada à transição agroecológica; baixa autonomia na substituição de insumos. Portanto, essa proposta visa criar um Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica que atue nessas unidades que estão em transição agroecológica no sentido de potencializar os três níveis de transição, a saber: 1- Redução e racionalização do uso de insumos químicos; 2- substituição de insumos; 3- Manejo da biodiversidade e redesenho dos sistemas produtivos. Para tanto, busca-se estimular a criação de bancos comunitários de sementes crioulas, produção de caldas defensivas e biofertilizantes, ações fundamentais para a recuperação da qualidade do solo e para garantir a soberania alimentar desses agricultores e suas famílias. Assim, este trabalho visa promover a transição agroecológica e incentivar o surgimento de indivíduos “multiplicadores” dessa ideia, junto aos grupos de agricultores e agricultoras familiares em assentamentos e comunidades rurais do TR do Bolsão. Como o efeito multiplicador é processual, o ponto de partida deste trabalho são as unidades familiares do assentamento “Vinte de Março”, em Três Lagoas, uma vez que neste projeto existe um processo de transição em andamento assistido pela UFMS/Campus de Três Lagoas. Portanto, serão realizadas várias atividades como Feira para resgate das espécies crioulas, produção e armazenamento destas espécies, cursos e oficinas sobre caldas e biofertilizantes, associativismo e implementação de canais curtos de comercialização. Espera-se com este projeto promover a articulação dos três níveis da transição agroecológica, em particular o redesenho do agroecossistema rumo à autonomia dos agricultores no tocante a sementes para o plantio, substituição de insumos, soberania alimentar e implementação da renda. Por fim, os resultados devem extrapolar o sistema produtivo e os agricultores familiares, uma vez que a troca de experiência e socialização de saberes agroecológicos produz conhecimento técnico-científico sobre as condições de cultivo na região do Bolsão para além da sua “vocação florestal” – na necessária interação entre o senso comum e o conhecimento científico para a recuperação da diversidade socioambiental.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 01/12/2017-31/10/2020
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Rosemeire Reis da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • pesquisa biográfica em educação, juventude e mobilização para aprender estudo empírico e perspectiva
  • Objetivos gerais  Analisar teoricamente o conceito de “pesquisa biográfica em educação em relação às juventudes” e investigar as possíveis contribuições do estudo dos processos de biografização para compreender os desafios relacionados à mobilização para aprender na modernidade avançada para as juventudes ingressantes em universidades federais brasileiras. Objetivos específicos  Realizar um mapeamento e análise de artigos de revistas qualis A e B dos últimos cinco anos com estudos que se relacionem com a temática da pesquisa (Esse objetivo é o foco na pesquisa de Iniciação Ciêntifica denominada “SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA PARA ESTUDANTES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: QUAIS CONHECIMENTOS ESTÃO SENDO PRODUZIDOS?” aprovada no edital PIBIC/UFAL/CNPq/UFAL-Af/FAPEAL 2018-2019, com uma bolsista e uma colaboradora.  Realizar e analisar uma cartografia de estudantes do segundo ano das licenciaturas da UFAL (Matemática, Biologia, Pedagogia, Ciências Sociais) – um estudo exploratório com questionários sobre aspectos da vida, de onde moram, de onde estudaram na educação básica, étnico-raciais, de gênero, expressões culturais, etc  Analisar as contribuições do conceito de “temporalidade narrativa” na pesquisa biográfica em relação aos estudos da “mobilização para aprender” das juventudes.  Identificar os desafios da mobilização para aprender para jovens no ensino superior em cursos de licenciatura da UFAL (Biologia, Matemática, Pedagogia, Ciências Sociais;  Analisar como se articulam ou se distanciam as aprendizagens biográficas construídas em relação às exigências de estudo?  Estudar aspectos da relação com o saber, suas dimensões epistêmicas e identitárias dos/das jovens estudantes da pesquisa  Pesquisar as relações dos/das jovens pesquisados com os espaços mais amplos da universidade e os modos de expressividades juvenis  Analisar se existem diferenças nas relações interpessoais e nos estudos entre os rapazes e as garotas pesquisadas  Identificar aproximações e distanciamentos dessa experiência de primeiro ano do ensino superior de estudantes dos diferentes cursos de licenciatura pesquisados (Matemática, Biologia, Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Pública Federal de Alagoas)  Apreender as contribições teóricos-metodológicas da pesquisa biográfica para o estudos sobre mobilização para aprender para juventudes estudantes nas universidades públicas federais brasileiras
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemeri Maurici da Silva

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do impacto no aparelho respiratório a longo prazo no âmbito da covid19: um estudo de coorte.
  • Estudos observacionais que abordam a heterogeneidade da COVID19 em termos de impacto sobre o aparelho respiratório a longo prazo são altamente desejáveis, uma vez que trata-se de uma doença com processo inflamatório intenso e possível dano pulmonar permanente com repercussões a longo prazo. Considerando este aspecto e as diferentes categorias de gravidade desta doença, este estudo visa identificar as repercussões da doença sobre o aparelho respiratório e seu comportamento a longo prazo em pacientes diagnosticados com COVID19 nas formas leve, moderada e grave, que recebem alta do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e de outras unidades hospitalares da Grande Florianópolis. Pretende-se avaliar 300 participantes, 100 de cada categoria de gravidade. A coleta presencial de dados ocorrerá durante dois anos nas dependências do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (NUPAIVA) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC): visita incial 30 dias após a alta hospitalar (V0), visita após seis meses (V6meses), visita após um ano (V1ano) e dois anos (V2 anos). Por mais quatro anos, os participantes continuarão sendo acompanhados por telefone para monitoramento em entrevistas semestrais. Os prontuários do HU/UFSC referentes ao período de internação serão consultados para coleta de dados. Em V0, V1 ano e V2 anos realizar-se-ão: consulta médica, solicitação de exames (espirometria, pletismografia radiografia – Rx, tomografia computadorizada – TC, ecocardiograma bidimensional com doppler – ECO), aplicação de instrumentos de avaliação do estado de saúde (escala Medical Research Council modificada – mMRC, Saint George Respiratory Questionnaire – SGRQ, escala London Chest Activity of Daily Living – LCADL, escala Self-Reported Functional Limitation – SRFL, escala Hospital Anxiety and Depression – HAD, Mini-Exame do Estado Mental – MEEM, Mini Nutritional Assessment – MNA,), antropometria, análise de impedância bioelétrica (BIA) e testes físicos (dinamometrias de preensão palmar e extensão de joelho, Short Physical Performance Battery – SPPB e teste senta-levanta de um minuto – TSL1min). Ainda em V0, será disponibilizada uma caderneta e um medidor portátil de pico de fluxo expiratório (PFE) aos participantes para autoavaliação domiciliar durante um mês. Em V6 meses será realizada consulta médica.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 27/08/2020-26/09/2022
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Rosenilton Silva de Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • formação para a diversidade étnica e racial: impactos das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 nos cursos de pedagogia no brasil
  • O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar as ações institucionais adotadas entre os anos 1988-2017 voltados para a formação de professores da educação básica sobre questões étnicas e raciais. Specifically, on the one hand, it is intended to observe the impact of Laws 10639/2013 and 11645/2008 on the curricula of the pedagogical and undergraduate courses of the Brazilian Public Higher Education Institutions (IES) and, on the other hand, the establishment of groups of research and / or nuclei of studies registered in the Directory of Groups of CNPq whose main research line has as a cut of this theme. If we take seriously the proposition that legal provisions are syntheses of juridical consensus, disputes in the fields of politics and law, following the Foucautian inspiration, our hypothesis is that such devices, besides normalizing the new arrangements and dissent.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022