Projetos de Pesquisa

 

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Rosângela Assis Jacques

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • utilização da espectrometria de massas de alta resolução no estudo da influência do tipo de plantio e etapas do processo de industrialização sobre os compostos fenólicos e metilxantinas da erva-mate
  • A erva-mate é conhecida por terem sido identificados um grande número de compostos bioativos, os quais são responsáveis por seus benefícios, tornando-a um ótimo produto para ser explorado. Com o aumento do desenvolvimento de produtos nos mercados de bebidas, cosméticos, medicamentos e higiene derivados da erva-mate, seu potencial tornou-se visível, aumentando o número estudos fitoquímicos para conhecer e explorar ainda mais o potencial da planta. No Ministério da Saúde no Brasil há o registro de 14 preparações derivadas da planta e na Alemanha existem 452 produtos comerciais à base desta espécie. De vários compostos conhecidos e responsáveis pelas propriedades benéficas da erva-mate, destacam-se dois em maior quantidade, os polifenóis (derivados do ácido clorogênico) e as metilxantinas (teobromina e cafeína). As etapas do processamento da erva-mate têm influência direta na sua composição físico-química e, consequentemente, nos teores desses compostos. Neste projeto pretende-se estudar a influência do tipo de plantio (crescimento a pleno sol e sombra) e etapas do processamento industrial (secagem, sapeco e torrefação) sobre duas classes de compostos (metilxantinas e compostos fenólicos) e potencial antioxidante da erva-mate provenientes da indústria ervateira. A extração dos compostos será realizada pela técnica de ultrassom e extração acelerada por solventes utilizando os solventes etanol,metanol e acetato de etila. . Estas técnicas serão comparadas com a extração supercrítica (ESC) aplicada em diferentes condições de pressão (100, 200 e 300 bar) e temperatura (40, 50 e 60°C) empregando o dióxido de carbono (CO2) como solvente. O etanol será utilizado como cossolvente na ESC em proporções de 2,5, 5,0 e 7,5% na condição de 300 bar e 50°C. A melhor condição de extração será utilizada para todas as amostras de erva-mate. A técnica analítica da cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas de alta resolução (HPLC-DAD-ESI-qTOF-MS) será utilizada para a caracterização e quantificação dos extratos e a atividade antioxidante pelo método ORAC (oxygen radical absorbance capacity). Após a análise quantitativa será investigada as semelhanças e diferenças dos perfis químicos das amostras de erva mate estudadas, mediante o emprego de análise de componentes principais (PCA, do inglês Principal Component Analysis).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosangela Bergamasco

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • utilização de materiais bioadsorventes funcionalizados para tratamento de águas contaminadas
  • Desastres ambientais são raros, mas sua ocorrência impressiona especialmente pelo grande impacto ecológico que o mesmo é capaz de ocasionar a uma determinada área e população. Há exatamente um ano atrás, a nação assistiu por meio da imprensa televisiva o maior desastre ambiental já visto no Brasil, que ocorreu graças ao rompimento de barreiras que armazenavam cerca de 62 milhões de m3 de lama formada por dejetos oriundos da extração de minério de ferro em Mariana, Minas Gerais. A tecnologia convencional de tratamento de água de abastecimento e efluentes que, em geral, envolve as etapas de neutralização, coagulação, floculação, decantação e filtração em adição as plantas de tratamento biológicos, aeróbias ou anaeróbias convencionais, apresentam limitações, em especial, a dificuldade de atingir os valores dos limites residuais de alguns contaminantes estabelecidos pela legislação vigente, como metais e pesticidas. O tratamento convencional de água e efluentes se limita a processos que visam propor uma solução para o tratamento após desastres, que podem ser ocasionados por inúmeros acidentes envolvendo transporte (tombamento de cargas), resíduos industriais, enchentes, entre outras formas de acidentes que tenham impacto ao meio ambiente. Assim, estudos que visem o tratamento alternativo de água são importantes. Um processo que tem apresentado resultados promissores na remoção de contaminantes da água é a adsorção. O grupo de pesquisa do Laboratório de Gestão, Controle e Preservação Ambiental (LGCPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vem estudando materiais bioadsorventes como as sementes, cascas e vagens da Moringa oleifera para remoção de contaminantes da água. Dessa forma, a presente proposta será focada na utilização de bioadsorventes provenientes de resíduos agroindustriais para remoção de contaminantes presentes em águas, visando o desenvolvimento de um processo de tratamento funcional e de baixo custo, reduzindo o risco de impacto na população e no meio ambiente.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosângela Custodio Cortez Thomaz

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • observatório turístico intermunicipal da estância turística de avaré e do município de interesse turístico de rosana (estado de são paulo).
  • Este projeto tem por objetivo a criação de um Observatório Turístico Intermunicipal que atuará em duas localidades do Estado de São Paulo: a Estância Turística de Avaré e o Município de Interesse Turístico (MIT) de Rosana, o primeiro considerado Estância Turística desde 2002 e o outro nomeado MIT em 2017. Ambos municípios foram escolhidos como objeto de estudo do Observatório por sediarem instituições com grupos de pesquisa na área de Turismo; respectivamente, o Instituto Federal de São Paulo (Campus Avaré) com o Grupo de Estudos em Hospitalidade e Lazer (GEHLA) e a Universidade Estadual Paulista (Campus Rosana) com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Turismo Rural (GEPTER). O trabalho se centrará na pesquisa de oferta e demanda turística, identidade turística dos municípios, capacitação do trade, conscientização para o turismo e consolidação da rede. O projeto será desenvolvido pelos pesquisadores do GEPTER e do GEHLA sob a liderança das Profas. Dras. Rosângela Custodio Cortez Thomaz e Luciana Pereira de Moura Carneiro, a partir do know-how do Centro de Estudos e Investigacións Turísticas (CETUR) da Universidade de Santiago de Compostela, na pessoa do Prof. Dr. Xosé Manuel Santos Solla.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosângela Gavioli Prieto

Ciências Humanas

Educação
  • educação especial em municípios brasileiros: análises de pesquisas sobre políticas públicas, com ênfase em seus de desenhos metodológicos
  • A inclusão escolar de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientação dada pela política nacional de educação especial, particularmente a partir de 2008, tem incitado redes e sistemas de ensino a proporem diretrizes para a orientação de sua política educacional e no campo da educação especial. Isso tem reverberado academicamente na criação de grupos de pesquisa sobre políticas de educação especial que se dedicam a analisá-las e na divulgação de suas produções sobre o tema. Todavia, não foram localizadas pesquisas, nos moldes de um estado da arte, cuja análise recaia sobre as bases teórico-metodológicas adotadas nem a fundamentação subsidiária à discussão da relação entre Estado e políticas educacionais, questões apontadas como frágeis em estudos sobre o tema, os quais se constituem como objetivos deste projeto. Com vistas a atender tais objetivos serão compiladas e analisadas teses e dissertações finalizadas entre 2008 e 2018, extraídas de diversos repositórios, bem como serão desenvolvidas entrevistas com coordenadores de grupos de pesquisa, de uma amostra intencional de pesquisadores vinculados a universidades públicas, federais e estaduais, pois essas instituições têm sido responsáveis nos últimos anos pela expansão de produções.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosângela Maria Lopes de Sousa

Ciências da Saúde

Nutrição
  • universidade sem fronteira: enfrentamento da obesidade com ações de educação, gestão e assistência
  • A proposta visa desenvolver o projeto intitulado “UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS: enfrentamento da obesidade com ações de educação, gestão e assistência” integrando atividades de formação de profissionais da Atenção Básica de Saúde, com priorização dos profissionais que atuam nos Núcleos Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB), atividades de extensão e pesquisa. A área de abrangência da proposta será constituída pelas 19 Regiões/sede de Saúde (São Luís, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Rosário, Açailândia, Imperatriz, Bacabal, Codó, Pedreiras, Balsas, Pinheiro, Viana, Barra do Corda, Presidente Dutra, São João dos Patos, Caxias, Timon, Santa Inês e Zé Doca). O prazo para execução do projeto será de 24 (vinte e quatro) meses, de janeiro de 2019 a janeiro de 2021. As ações do projeto se baseiam na prevenção, diagnóstico e tratamento da obesidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, serão executadas ações coordenadas de formação, avaliação, coleta de informações e dados das plataformas PNAN, SISVAN, e-SUS dentre outras, monitoramento e difusão científica na área de Análise Nutricional de População e Saúde Pública. Inicialmente serão realizadas reuniões, palestras e fóruns nos municípios sede de cada macro região com o intuito de discutir com gestores, profissionais de saúde e comunidade para alinhar os conhecimentos sobre promoção da alimentação adequada na prevenção e tratamento da obesidade e suas comorbidades conforme o perfil de cada região e de acordo com a implementação das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição – PNAN do Ministério da Saúde a respeito da obesidade. Dentre as ações de enfrentamento da obesidade destaca-se o desenvolvimento de tecnologias digitais que auxiliarão na coleta de informações e ainda no acompanhamento dos sujeitos, o aplicativo fornecerá informações sobre alimentação e atividade física, sempre alinhado com os materiais e estratégias da PNAN, Política Nacional de Atenção Básica - PNAB e Política Nacional de Promoção da Saúde – PNPS, do Ministério da Saúde. Todas as ações serão monitoradas e avaliadas pela equipe executora por meio de um cronograma de atividades elaborado por cada gestão de município, contemplando a multiplicação dos conhecimentos compartilhados nos treinamentos e palestras e elaborando relatórios semestrais sobre as atividades desenvolvidas. Os conhecimentos e produtos elaborados durante o desenvolvimento deste projeto serão difundidos para a comunidade local a partir de palestras e fóruns de informação e discussão sobre a prevenção/tratamento da obesidade. Para os profissionais e comunidade científica, prevê-se a elaboração e incentivo ao uso de cartilhas já divulgadas, mostras científicas, resumos em congressos e artigos publicados em revistas indexadas. No que se refere à esfera da gestão, a partir dos dados coletados no planilhamento serão emitidos relatórios técnicos contendo imagens dos treinamentos e informações sobre o perfil nutricional de cada região, que poderão ser divulgados na plataforma da Rede de Nutrição do Sistema Único de Saúde (RedeNutri). Para a formação da equipe serão oferecidos dois cursos com 180 horas cada, sendo um direcionado a profissionais de nível superior (Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas e Fisioterapeutas) e outro para nível fundamental/técnico. Apenas para os Profissionais de Nível Superior será conferido o Título de Agente Multiplicador de Enfrentamento da Obesidade. Serão estimados de 3 a 6 profissionais de saúde da Atenção Básica dos municípios/região contemplados e 3 a 6 gestores e professores da Educação Básica (com vínculo empregatícios estatutário e/ou celetista) em que este guardará uma estimativa absoluta de 684 (seiscentos e oitenta e quatro) profissionais. Para que as ações sejam exitosas esta proposta conta com parcerias de instituições: Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do estado do Maranhão – COSEMS, das Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Maranhão (SES) e Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC). De acordo com a realização das ações descritas, espera-se que 95% dos profissionais de saúde da Atenção Básica sejam envolvidos nas formações; que haja redução em 30% a prevalência de excesso de peso/ obesidade em cada município e com esse alcance, reduzir custos associados às comorbidades atreladas à obesidade e fortalecimento dos Programas Permanentes de Enfrentamento da Obesidade nos municípios atendidos e finalmente contribuir para aumentar o índice de desenvolvimento humano dos municípios.
  • Universidade Ceuma - MA - Brasil
  • 30/11/2018-31/03/2021
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Rosângela Maria Rodrigues Barbosa

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • explorando o comportamento básico dos mosquitos para otimizar o controle dos vetores de arbovírus.
  • Pesquisas relacionadas ao comportamento de culicídeos vêm revelando que fatores físicos e químicos são responsáveis por desencadear escolhas nas fêmeas de mosquitos, como busca por alimentos, acasalamento e oviposição. É demonstrado que a decomposição de matéria orgânica na água pode influenciar na atividade de oviposição desses insetos como, por exemplo, infusão de gramíneas, infusão de folhas de caju e cascas de batata e extratos de formas imaturas do próprio inseto. Considerando a importância de estabelecer novas estratégias de vigilância para o controle da circulação de arbovírus, o presente estudo visa através da investigação comportamental de mosquitos do gênero Aedes e Culex, mapear os padrões de comportamento de voo e repouso; identificar iscas envolvidas na atratividade e estimulação à oviposição, bem como, avaliação de um novo modelo de armadilha capaz de coletar adultos e imaturos de Aedes ssp e a ação dos repelentes em mosquitos de populações naturais infectados ou não por arbovírus. Os bioensaios para identificação das iscas serão realizados em uma sala do insetário do Departamento de Entomologia IAM_Fiocruz-PE em câmara de escolha utilizando gaiolas de alumínio (50 x 40 x 32 cm), enquanto que os ensaios com repelentes serão realizados no infectório, fazendo se o uso de uma arena que permite a avaliação da repelência, por teste de escolha, simulando a mão humana, pulverizada com repelentes. Já os testes de observação comportamental de repouso e voo serão realizados em uma sala experimental localizada na área externa. No interior desta sala será fixado um plástico com cola. A sala será dividida em parede 1, 2, 3, 4 e teto. Cada superfície será marcada com uma grade quadrada de 20 cm. Os experimentos serão realizados em quatro etapas utilizando mosquitos das espécies Aedes aegypti e C. quinquefasciatus por cada teste individualmente, após estes testes serão realizados testes preliminares de filmagem, utilizando câmaras especificas, para observar o comportamento da trajetória de voo. Os ensaios de campo simulado serão realizados em uma gaiola (26,5 m²) localizada na área externa e os testes de semi campo serão conduzidos nas dependências externas do IAM. As armadilhas serão instaladas ao abrigo do sol e chuva a uma distância de 1,5m entre elas. Desta forma, os resultados do estudo irão contribuir para que se possam direcionar medidas de controle (uso de armadilhas, aplicação de inseticidas) de forma rápida, simples, efetiva, segura e mais econômica.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2022
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Rosangela Paula Teixeira Lessa

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • identificação da população e ecologia trófica da albacora-laje (thunnusalbacares), da cavala-empinge (acanthocybiumsolandri) e do peixe-rei (elagatis bipinnulata) no arquipélago de são pedro e são paulo
  • O Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) é uma área de alto produtividade no Oceano Atlântico Sul, e por esta razão, a diversidade de fauna e flora do local é enorme, inclusive com algumas espécies exploradas por pescarias no local. Das espécies exploradas pela pesca no ASPSP, 85% das capturas são compostas por apenas 4 espécies de peixes, das quais, destacam-se a cavala-empinge (Acanthocybium solandri) a albacora-laje (Thunnus albacares)e o peixe-rei (Elagatis bipinnulata) que são capturadas usando como isca o peixe-voador (Cheilopogon cyanopeterus). T. Albacares, A. solandrie E. bipinnulata são espécies tipicamente oceânicas, com hábitos epipelágicos, e que podem ser encontrados em maior abundância no ASPSP entre os meses de Novembro e Maio, período no qual ocorre a desova de C. Cyanopterus. Devido a importância desta pesca, estudos que auxiliem na identificação dos estoques de T.Albacares, A. solandrie E. bipinnulata e na importância de C. cyanopterus para os predadores e toda a cadeia trófica no ASPSP são de fundamental importância para o manejo sustentável destas espécies. Para atingir estes objetivos, serão utilizadas análises microquímicas multielementares em otólitos e isotopicas em multuplos tecidos das espécies com o intuito de identificar quais populações no Oceano Atlântico utilizam o ASPSP em sua migração e o nível trófico dos predadores quando se alimentam do peixe-voador no local.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 29/11/2019-31/10/2022
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Rosangela Paula Teixeira Lessa

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • uso do habitat e ecologia trófica de tubarões e raias costeiros da região nordeste do brasil.
  • Em todo o mundo, a pesca artesanal costeira captura uma considerável produção de espécies de elasmobrânquios (tubarões e raias), não sendo diferente na costa da Região Nordeste do Brasil. Estas espécies exibem baixa resiliência à pesca, o que vem provocando declínios significativos de suas populações, sendo algumas delas não mais registradas em alguns locais da região. Embora o principal fator antrópico de declínios das populações de elasmobrânquios seja a pesca, outro fator importante é a perda ou degradação do habitat costeiro utilizado por estas espécies. O conhecimento sobre os tubarões e raias ainda é relativamente baixo, comprometendo a geração de informações essenciais para a sua conservação ou o manejo e gestão sustentável. A capacidade de ocupar diferentes ambientes ao longo do ciclo de vida, faz com que as zonas costeiras se constituam em mosaicos de habitats essenciais (área de berçário, área de alimentação, área de reprodução). A proteção destas áreas é de fundamental para o recrutamento futuro de populações submetidas à pressão pesqueira. Considerando que a maior parte dos berçários está localizada em zonas rasas e com alta produtividade, o impacto causado pela exploração pesqueira é maior, e como consequência, elasmobrânquios que ali se desenvolvem têm maior chance de serem sobrexploradas, caso uma gestão cuidadosa não se estabeleça. Uma das formas de se identificar e avaliar a contribuição dos berçários para as populações, além de inferir sobre o comportamento migratório ao longo do ciclo de vida das espécies, são as análises de registros microquímicos em estruturas rígidas que refletem as características físico-químicas do ambiente habitado. Estudos recentes realizados com sucesso utilizam análises microquímicas em vértebras de tubarões com esses propósitos. O conhecimento sobre os organismos utilizados como presas pelos consumidores também é essencial para acessar o modo como os indivíduos utilizam os recursos ambientais disponíveis. A investigação do conteúdo estomacal é uma ferramenta capaz de gerar informações acerca de recursos alimentares utilizados pelas espécies no ambiente, podendo ser usadas para entender desde a história natural até seu papel no ecossistema. Entretanto, embora esta metodologia forneça um alto nível de resolução taxonômica, o conteúdo estomacal representa a alimentação mais recente ingerida pelo consumidor. De modo complementar, análises de isótopos estáveis (δ) de Carbono (13C) e Nitrogênio (15N) de amostras do tecido muscular podem fornecer informações sobre a origem do material assimilado da dieta e representar a alimentação a longo prazo de um indivíduo. É um método importante para estudar a dieta, a posição trófica e o movimento/migração de animais aquáticos, que tem se provado útil para identificar onde os organismos em particular se alimentaram no período de até um ano. Sabe-se, por exemplo, que os valores de δ13C são tipicamente menos negativos (mais enriquecidos em 13C) em fontes de alimentos estuarinas do que em fontes marinhas. Por esta razão, os isótopos são ferramentas comprovadamente úteis para diferenciar fontes de alimentação marinhas de estuarinas. A utilização das três metodologias em conjunto (analise microquímica da vértebra, análise de conteúdo estomacal e análise de isótopos estáveis em músculos), embasadas no conhecimento da dinâmica populacional, pode resultar em informações mais completas de padrões de movimentação e uso de hábitats costeiro ao longo do ciclo de vida de espécies de elasmobrânquios. Entender a conectividade e os diferentes usos entre os habitats e as diferentes respostas das populações de elasmobrânquios aos impactos diretos e indiretos na zona costeira no litoral do Nordeste é essencial para o adequado manejo e a correta avaliação dos seus status de conservação.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosângela Pereira de Tugny

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • biografias das mestras e mestres das artes ameríndias - livros e filmes
  • Este projeto se coloca na continuidade dos trabalhos desenvolvidos na Universidade Federal do Sul da Bahia: "Vozes Sobreviventes nas Cosmopistas Maxakali-Pataxó", pesquisa contemplada com bolsa PQ (CNPq) e bolsas PIBIC (aguardando recursos aprovados na FAPESB em 2016); "Arte, História e Língua Maxakali-Pataxó: educação pública intercultural e integral na região Sul da Bahia", programa de extensão universitária financiada pelo MEC (ProExt), realizado em parceria com o grupo Atxohã de pesquisadores indígenas Pataxó; ambos os projetos em fase de conclusão. O principal objetivo da pesquisa é investigar e desenvolver estratégias metodológicas, conceituais e estéticas, em parceria com mestres e mestras das artes e ofícios tradicionais, oriundos de diferentes comunidades indígenas, de modo a garantir recursos didáticos e a possibilidade de tê-los como professores ministrantes de cursos especiais, expandindo assim o horizonte epistemológico e poético que tem definido o papel social da Universidade. As reflexões que sustentam a construção metodológica desta proposta de pesquisa se situam, por um lado, na contextualização do Encontro de Saberes enquanto teoria e método na pesquisa musical - na sua relação com os estudos decoloniais e o histórico crítico da antropologia pós-estruturalista e, por outro, na discussão sobre a biografia, a tradução e a coautoria como método etnográfico. Ambos eixos de discussão dizem respeito ao limite histórico das ciências humanas (incluindo aí a comunicação, antropologia e a etnomusicologia) após a crítica decolonial, bem como ao nascimento de novas linhas e métodos de pensamento após as transformações das academias brasileiras, com as políticas de cotas para negros e indígenas, a democratização da educação superior e a criação dos cursos de formação de professores indígenas.
  • Universidade Federal do Sul da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosanne Evangelista Dias

Ciências Humanas

Educação
  • demandas sobre desempenho docente produzindo políticas de currículo para a iberoamérica
  • Esta investigação se insere no contexto em que a Iberoamérica mobiliza diversos recursos desde a primeira década do século XXI na construção de consensos com os países da região na intenção de produzir e influenciar políticas de currículo que superassem o quadro de desigualdade na educação básica. Entre os anos de 2008 e 2016, a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI publicou uma série de textos políticos que fez circular diversas ideias que buscavam equalizar os problemas verificados forjando o Programa Metas Educativas 2021: la educación que queremos para la generación de los Bicentenarios. No ano de 2015, durante a Conferência Mundial das Nações Unidas reunida com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, a região alterou sua agenda para atingir as Metas previstas em 2021 para o ano de 2030, no âmbito da Agenda da Educação 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesses consensos, a docência assume relevância na produção do período na defesa de novos currículos para a formação e o trabalho docente como fator que contribui para o bom desempenho da educação. Desse modo, demandas são produzidas e articuladas discursivamente significando modos de controlar o currículo da formação e da atuação docente destacando o desempenho como estratégia que pretende garantir a qualidade da educação. Pretendemos analisar as demandas sobre o desempenho nas políticas de currículo para a docência na Iberoamérica apoiada na abordagem teórico-metodológica da teoria do discurso (TD) de Laclau e Mouffe, destacando os processos de articulação discursiva e os sentidos para o significante desempenho nos textos políticos que pretendem por em marcha as políticas para a formação e o trabalho docente. Entre os textos selecionados para este trabalho apontamos as seguintes publicações: Proyecto Estratégico Regional sobre Docentes: Centro de Estudios de Políticas y Prácticas en Educación (CEPPE) da OREALC/UNESCO e Miradas sobre La Educación en Iberomérica: Desarollo profesional docente y mejora de la educación. Tencionamos interpretar as produções de políticas na região focalizando destacadamente a experiência dos seguintes países: o Brasil, o Chile, a Colômbia e o México que vêm apontando como emblemáticos para a compreensão das relações entre o currículo e o desempenho no desenvolvimento curricular para a docência, no período de 2000 a 2020.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosária da Silva Justi

Ciências Humanas

Educação
  • contribuições do ensino fundamentado em modelagem para a aprendizagem sobre ciências, o desenvolvimento do raciocínio argumentativo de estudantes e o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades docentes
  • Dentre vários outros motivos, o Ensino Fundamentado em Modelagem (EFM) tem sido defendido como uma abordagem que pode contribuir para que a Educação em Ciências seja autêntica, uma vez que pode favorecer: o engajamento dos estudantes em, e a aprendizagem sobre, raciocínios e práticas científicas envolvidos na produção e aceitação do conhecimento científico; a compreensão de entidades e fenômenos do mundo em que vivemos, assim como do conhecimento já produzido acerca dos mesmos; e o reconhecimento do papel da criatividade na produção e uso da ciência na história da humanidade. Há mais de 10 anos temos estudado o EFM investigando, principalmente, a aprendizagem conceitual dos estudantes e aspectos relacionados com habilidades requeridas para a participação em atividades de modelagem, especialmente investigativas, argumentativas e de visualização. Em um livro sobre EFM publicado recentemente, propusemos vários possíveis relacionamentos teóricos entre participação em atividades de modelagem e desenvolvimento de uma visão ampla sobre ciências, assim como sobre o papel do professor no EFM. Neste projeto, pretendemos investigar tais relações empiricamente, buscando entender realmente a influência da participação em atividades de modelagem na visão de ciência e no desenvolvimento do raciocínio argumentativo dos alunos. Pretendemos também caracterizar os conhecimentos e habilidades necessários ao professor para conduzir atividades de ensino fundamentadas em modelagem que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre ciência e práticas científicas. Para tanto, foi elaborado recentemente um conjunto de atividades de modelagem para serem aplicadas a estudantes de Química do ensino médio regular. Tais atividades se diferem de outras produzidas e analisadas em nosso Grupo de Pesquisa nos últimos anos, pois abordaram também um tema sociocientífico. Isto veio ao encontro de (i) outras perspectivas recentes na Educação em Ciências, como a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), segundo a qual os processos educativos devem envolver estudantes na resolução de problemas reais que eles podem enfrentar em seu cotidiano a fim de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de tomar decisões conscientes; e (ii) nossa própria visão holística de ciência e da necessária aprendizagem sobre ciências. Também estão sendo elaborados e validados instrumentos específicos que possam favorecer a identificação das visões de ciência de estudantes e a expressão de seus raciocínios argumentativos. A aplicação (e registro em vídeo) dessas atividades em salas de aulas regulares serão feitas visando possibilitar a caracterização de todas as ações dos indivíduos e as situações argumentativas ocorridas naqueles ambientes. Outros dados se originam de entrevistas com os alunos, visando esclarecer suas ideias; e com os professores, visando caracterizar seus conhecimentos sobre modelos, modelagem, EFM, ciência e argumentação, suas visões sobre as atividades a serem utilizadas nas aulas, assim como as justificativas para suas ações durante as aulas. Os dados serão analisados qualitativamente, a partir de estudos de caso elaborados para cada grupo de alunos e professores participantes, sempre de forma coerente com os referenciais teóricos aqui adotados e/ou outros identificados como relevantes ao longo da pesquisa. O software NVivo será usado em parte das análises. Esperamos que a realização deste projeto contribua, dentre outros aspectos, para: (i) promover a aprendizagem de ciências de alunos do ensino médio de forma ampla, especialmente desenvolvendo conhecimento sobre ciências e práticas científicas que possam sustentar a participação mais ativa dos mesmos na sociedade; (ii) gerar conhecimentos em relação ao ensino sobre ciências e à inclusão de práticas científicas em contextos regulares de ensino; (iii) sustentar sugestões para abordagens de ensino pautadas na perspectiva de integração de resolução de problemas reais, práticas científicas e do ensino sobre ciências; (iv) gerar conhecimentos sobre os conhecimentos e as ações de professores que promovam o EFM e a ABP, e que sejam comprometidos com o ensino sobre ciências e de práticas científicas; (v) sustentar sugestões de novas instâncias formativas para professores focadas no EFM e na ABP, que promovam o desenvolvimento de visões amplas sobre ciências e de práticas científicas (especialmente argumentação); (vi) incrementar a literatura da área, trazendo novas relações e questões para serem analisadas e discutidas pelos pesquisadores interessados nos temas contemplados neste projeto. Assim, a realização deste projeto aponta para contribuições bastante amplas e relevantes para a pesquisa na área de Educação em Ciências (em termos de conhecimento produzido, publicações, consolidação de parcerias internacionais relevantes e formação de novos pesquisadores), e para a própria Educação em Ciências (em termos de dar suporte a uma aprendizagem mais ampla de estudantes e à promoção de situações futuras diferenciadas de formação de professores).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rose Marie Santini

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • infodemia e desinformação: revisão sistemática de literatura sobre estratégias de comunicação e informação em saúde em situações de pandemia.
  • Em face ao desafio enfrentado pelos líderes mundiais e autoridades em saúde coletiva para tomar decisões e definir respostas para crises epidemiológicas como a que atualmente vivemos com a COVID-19, propomos neste projeto desenvolver uma revisão sistemática de literatura para mapear as estratégias comunicação e informação, eficazes e ineficazes, no enfrentamento e contenção de crises sanitárias e pandemias, e examinar seus respectivos efeitos sociais, emocionais e comportamentais. Nesse contexto, o presente projeto visa responder às seguintes questões de pesquisa: (a) quais são as narrativas, condições e dinâmicas sociais que propiciam a propagação da informação e da desinformação em saúde? (b) como combater a produção, disseminação e consumo de informações falsas e inúteis, que atrapalham a coordenação das estratégias de saúde coletiva? (c) como as estratégias de informação e comunicação podem produzir e/ou afetar condicionamentos sócio-emocionais da população como negação, imobilização, hiperatividade e hipervigilância em situações de crise sanitária? (d) quais são as estratégias de comunicação eficazes para orientar e envolver a sociedade na mudança de comportamento necessária para a mitigação da epidemia e prevenção à infecção pelo vírus, como no caso do COVID-19? Nosso projeto propõe revisar, analisar e comparar resultados sobre surtos anteriores de doenças infecciosas como Ebola, H1N1 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura. A síntese das evidências científicas será disponibilizada em painel on-line, onde os gestores possam filtrar e buscar artigos científicos, métodos e comparação de resultados para subsidiar decisões dos gestores públicos de comunicação e saúde. O painel on-line também incluirá a consolidação, por meio de inteligência computacional, dos conteúdos de mídia com divulgação científica sobre estudos de COVID-19, com interface amigável, congregando múltiplos atores para o encaminhamento de soluções para problemas de alta complexidade de forma mais efetiva.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/07/2020-15/09/2022
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Roseana de Almeida Freitas

Ciências da Saúde

Odontologia
  • biomarcadores da transição epitélio-mesenquimal em carcinoma epidermoide de língua oral: estudo imunoistoqímico e in vitro
  • Durante a carcinogênese oral, as células malignas adquirem um fenótipo agressivo que resulta em aumento da motilidade individual e na capacidade para invadir tecidos circunvizinhos. A aquisição deste fenótipo agressivo ocorre em função de modificações genéticas que resultam em alterações na forma das células e na interação com as outras células do parênquima e estroma tumoral, bem como com a matriz extracelular. Para tanto, as células epiteliais malignas desenvolvem um processo regulatório e programado denominado transição epitélio-mesenquimal (TEM), que é crucial para aquisição deste fenótipo maligno agressivo. Durante este processo, as células epiteliais perdem parte de suas características e adquirem outras inerentes às células mesenquimais, processo esse orquestrado por diversos fatores de transcrição indutores destas alterações nas células epiteliais, com consequentes modificações em algumas células do estroma e nos constituintes da matriz extracelular. Pesquisas demonstram que a maior ou menor expressão das proteínas e dos fatores de transcrição indutores envolvidos na TEM, são determinantes para o início do processo de carcinogênese e para a progressão do câncer; no entanto, ainda são necessários estudos que investiguem estas proteínas na carcinogênese e na progressão tumoral no câncer oral. Para este avanço, estudos de associação entre estas proteínas com alterações do epitélio oral em lesões potencialmente malignas e malignas são requeridos. O objetivo deste estudo é investigar o papel da expressão imunoistoquímica de proteínas sinalizadoras da TEM e de modificações no microambiente tumoral em displasias epiteliais e em carcinomas epidermoides de língua oral, bem como identificar possíveis associações da regulação do gene TWIST com a expressão de biomarcadores da TEM e a capacidade de invasão, migração, proliferação e viabilidade celular in vitro. Para o estudo imunoistoquímico, serão selecionados casos de displasias epiteliais e de carcinomas epidermoides em língua oral, nos quais será analisada a imunoexpressão das proteínas E-caderina, Twist, Snail, Gli-1, SHh, Vimentina, N-caderina, TGF-β, α-SMA e MMP-9. Serão investigadas possíveis associações entre o padrão de expressão destas proteínas com as alterações citológicas e arquiteturais das displasias epiteliais indicadoras do potencial de transformação maligna em lesões potencialmente malignas, e com os diferentes graus histopatológicos, potencial metastático e sobrevida em carcinomas epidermoides em língua oral. Para o estudo in vitro será realizado o cultivo celular de duas linhagens SCC-25 e HSC-3 nas quais será feita a regulação do gene TWIST avaliando possíveis associações com a expressão de alguns biomarcadores da TEM por meio da técnica Western Blotting, assim como analisando a capacidade de migração e invasão por meio de ensaios funcionais. Com os resultados obtidos neste estudo, pretende-se contribuir para o melhor entendimento de eventos sinalizadores da transformação maligna em lesões com este potencial em língua oral, além de avançar sobre o conhecimento do papel das proteínas da TEM como possíveis biomarcadores de etapas da carcinogênese e da progressão em carcinoma epidermoide oral.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roselayne Ferro Furtado

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • validação e estocagem de biossensor eletroquímico utilizando eletrodos descartáveis (screen printed) para detecção de salmonela em leite
  • A salmonelose é uma infecção gastrointestinal bacteriana veiculada por alimentos e causada por Salmonella sp. que representa um preocupante e constante problema de saúde pública. A identificação da bactéria em alimentos pode levar até cinco dias o que prejudica a adoção de medidas especificas para estes casos. Além disso, para a indústria de alimentos, considerar cinco dias para a emissão de um diagnóstico representa um tempo desperdiçado que pode ser traduzido em prejuízo econômico. Neste sentido, novos métodos de detecção que apresentem vantagens na detecção da bactéria devem ser investigados no intuito de prover avanços em ferramentas de controle de segurança de alimentos. Esta proposta tem o objetivo de avaliar o desempenho de um biossensor eletroquímico usando plataforma descartáveis em amostras de leite e também avaliar condições de estocagem do dispositivo visando futura aplicação comercial. Para isso, serão utilizados eletrodos descartáveis e modificação de sua superfície utilizando técnica de automontagem. Um sistema do tipo sanduiche será montado a partir de eletrodos policlonais contra Salmonela sorotipo O Poli A-I e Vi. A resposta eletroquímica será obtida aplicando potencial constante por 60 segundos. Este tipo de transdução segue outros exemplos de biossensores enzimáticos disponíveis no mercado para o monitoramento de diabetes em fluido sanguíneo. O biossensor será validado em pelo menos dez amostras de leite cru e avaliado em diferentes condições de estocagem. Adaptações na metodologia serão realizadas sempre que a resposta analítica do dispositivo não for satisfatória. A avaliação destes parâmetros é importante porque não são encontrados na literatura este tipo de estudo com biossensores eletroquímicos aplicados a área de alimentos e também em virtude de se pretender realizar a transferência tecnológica desta nova ferramenta de análise.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roseli de Deus Lopes

Outra

Divulgação Científica
  • 17a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2019
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Intel Internacional Science and Engineering Fair – Intel ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2019, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezessete anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 16 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 16ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 65.000 estudantes de 27 Unidades da Federação, que desenvolveram projetos investigativos (de duração média de 10 meses) e participaram como finalistas na FEBRACE ou em alguma das 116 feiras afiliadas à Rede FEBRACE. Foram selecionados para a mostra 346 projetos, apresentados por 732 estudantes finalistas (366 meninos e 366 meninas) mentorados por 486 orientadores/coorientadores; b) em seus 16 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.100 municípios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 3.500 orientadores incluindo professores do ensino fundamental, médio e técnico, pesquisadores e especialistas em diferentes áreas; c) em 16 anos, foram credenciados 246 projetos para feiras internacionais, com destaque para a Intel ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 4.700 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva), considerando diversas matérias produzidas por respeitados veículos de mídia, audiovisual e impressa, geral e especializada (como a Revista FAPESP, por exemplo). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, incluindo a próxima de março de 2019, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores (mais de 430 avaliadores voluntários) e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema – efeito de indução desejado). Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 116 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq de Iniciação Científica Junior. A cada ano, por meio deste edital, a FEBRACE premia 70 estudantes de diferentes localidades brasileiras com bolsas CNPq de ICJr, cujo acompanhamento para implementação e execução demanda de nossa equipe uma intensa dedicação e procedimentos rigorosos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Roseli de Deus Lopes

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • 18a. feira brasileira de ciências e engenharia - febrace 2020
  • A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE (http://www.febrace.org.br/inspiradores) é um programa criado com o objetivo de induzir e servir de referência para outros programas, projetos e ações, em todo o país, voltados ao estímulo à cultura nacional e ao empreendedorismo em C&T&I na educação básica (fundamental e média) e técnica. Neste sentido, a equipe FEBRACE desenvolve ações ao longo de todo o ano, com uma maior intensidade e visibilidade durante a mostra anual de finalistas (em março, dentro do campus da capital da USP) e durante a participação de finalistas da FEBRACE na Internacional Science and Engineering Fair – ISEF (em maio, nos EUA, junto a finalistas de mais de 70 países). Além disso, a FEBRACE tem parceria com a I-SWEEEP - International Sustainable World, a Genius Olympiad, e com o Instituto Weisman para seleção de estudantes brasileiros para seus programas. A FEBRACE propicia a aproximação entre escolas, universidades e centros de pesquisa e induz a interação espontânea entre estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços de trocas de experiências, de novas oportunidades e de ampliação das fronteiras do conhecimento. Estas aproximações e interações acontecem durante a mostra presencial e ao longo de todo o ano, por meio de seus diversos recursos eletrônicos incluindo redes sociais, mediados pela equipe FEBRACE. Inserido no contexto de diversas ações de formação e disseminação voltadas à identificação, valorização e desenvolvimento de novos talentos, a FEBRACE realiza anualmente na USP no mês de março, desde 2003, um grande evento que reúne jovens talentos pré-universitários em Ciências e Engenharia e seus orientadores. Em março de 2020, a ação FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia completará dezoito anos de estímulo à cultura científica, à inovação e ao empreendedorismo na educação básica e técnica brasileira, consolidando sua mostra de finalistas como a maior feira de ciências e engenharia do Brasil em abrangência territorial. As principais estatísticas da evolução dos 17 anos da FEBRACE são apresentadas no documento FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia: Inspirando e Despertando Futuros Líderes, disponível em www.febrace.org.br/inspiradores. Nesta proposta destacamos uma síntese da difusão e do impacto da FEBRACE no Brasil: a) somente a 17ª edição da FEBRACE envolveu diretamente mais de 72.000 estudantes de 27 unidades da federação, que desenvolveram projetos investigativos e os submeteram diretamente ou através de uma das 116 feiras afiliadas. Foram selecionados para a mostra 332 projetos, apresentados por 751 estudantes finalistas acompanhados por 480 professores orientadores/coorientadores; b) em seus 17 anos de realização já participaram da FEBRACE mais de 1.100 munícipios brasileiros representados com projetos finalistas, e mais de 3.800 professores orientadores do ensino fundamental, médio e técnico; c) em 17 anos, foram credenciados 260 projetos para feiras internacionais, com destaque para a ISEF, onde os estudantes brasileiros conquistaram 80 prêmios extremamente importantes para o país; d) A FEBRACE, desde sua criação obteve mais de 5.800 inserções espontâneas na mídia (impressa, digital e televisiva). O local de realização da mostra de finalistas é fator determinante de sucesso para atingir os objetivos deste programa. Todas as edições da mostra anual de finalistas da FEBRACE, incluindo a próxima de março de 2020, sempre foram sediadas no campus de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais importantes Universidades do Brasil e do mundo. Realizar a mostra dentro do campus da capital da USP assegura a participação ativa de um maior número de avaliadores (mais de 350 avaliadores voluntários) e visitantes altamente qualificados, o que por sua vez garantiu a rápida consolidação e disseminação da marca FEBRACE como de qualidade e credibilidade científica, que serve de referência para outras feiras e ações no país. Este selo de qualidade e credibilidade, segundo pesquisas realizadas junto aos participantes de anos anteriores, também é absolutamente fundamental para que os estudantes e professores finalistas de todo o país consigam captar recursos para sua participação na feira (viagens, translado e hospedagem), bem como tenham maior repercussão na mídia local quando são selecionados como finalistas (o que faz com que outros estudantes, professores, profissionais e pesquisadores passem a conhecer e se interessar pelo tema – efeito de indução desejado). Estudos e estratégias estão sendo aprofundados, no sentido de melhor impulsionar e apoiar ações contínuas, com o mesmo referencial de qualidade, em diferentes regiões do país. Hoje, há uma rede de 116 feiras, de diversas Unidades da Federação, afiliadas e acompanhadas pela FEBRACE 2020. Observa-se uma implantação gradativa de feiras regionais, estaduais e municipais de estímulo à criatividade, inovação e empreendedorismo que se utilizam dos referenciais definidos e divulgados pela FEBRACE. Outro ponto que merece destaque é que este projeto envolve também o acompanhamento pela equipe da FEBRACE, à distância, da implementação e execução de projetos de bolsistas CNPq de Iniciação Científica Junior. A cada ano, por meio deste edital, a FEBRACE premia 70 estudantes de diferentes localidades brasileiras com bolsas CNPq de ICJr, cujo acompanhamento para implementação e execução demanda de nossa equipe uma intensa dedicação e procedimentos rigorosos.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2022
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Roseli de Deus Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • avaliação de impacto da adoção de abordagens envolvendo iniciação à pesquisa e participação em feiras investigativas na educação básica, por meio de aplicação de visual analytics & learning analytics
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Roseli Esquerdo Lopes

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • educação, inclusão escolar e terapia ocupacional: perspectivas e produções de terapeutas ocupacionais em relação à escola
  • A presente pesquisa debruça-se sobre a temática da educação em interface com a terapia ocupacional, com destaque para os sentidos da inclusão escolar e para a escola pública no Brasil. Trata-se, quanto a seus objetivos gerais, de apreender a articulação que vem sendo feita por terapeutas ocupacionais entre Educação e Terapia Ocupacional e de discutir as proposições no âmbito da terapia ocupacional quanto a contribuições desta com relação à escola. Para tanto, se realizará um levantamento e a revisão sistemática de publicações nas principais bases de dados acadêmicas, nacionais e internacionais, no que se refere à educação, escola, educação especial e educação inclusiva, articuladas à terapia ocupacional. Ainda, serão levantados os pesquisadores brasileiros da área de terapia ocupacional que se dedicam à temática em tela, bem como suas produções. Tais pesquisadores serão convidados a colaborar com esta pesquisa por meio da concessão de uma entrevista que versará sobre suas perspectivas, aportes e propostas quanto ao foco deste estudo e, também, sobre como veem a formação dos terapeutas ocupacionais naquilo que vislumbram (ou não) como demandas da escola e da educação para o campo de atenção de terapeutas ocupacionais. Finalmente, propõe-se o um mapeamento de terapeutas ocupacionais atuantes no setor da educação, com destaque para suas ações práticas relacionadas à escola. Espera-se com este trabalho o fomento de uma discussão na terapia ocupacional, no que tange ao campo da educação e a suas demandas, como também à ampliação da reflexão entre aqueles que se voltam para a escola, tomando-se a complexidade da educação brasileira, e sua dificuldade secular, na efetivação de uma escola pública de qualidade para, de fato, todos.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Roseli Gedanke Shavitt

Ciências da Saúde

Medicina
  • biomarcadores cerebrais como preditores de resposta aos inibidores seletivos de recaptura de serotonina no transtorno obsessivo-compulsivo: desenvolvimento de um paradigma rumo à medicina personalizada
  • Esta proposta situa-se na área temática “Biotecnologia e biomedicina, incluindo saúde humana e neurociência”. Os distúrbios neuropsiquiátricos são responsáveis por grande parte da carga de doenças nos países do BRICS. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é uma das condições mais prevalentes e incapacitantes dessas condições, mas é também potencialmente um dos mais fáceis de se entender por meio da biotecnologia e da biomedicina modernas. Isto deve-se à semelhança dos sintomas do TOC em todo o mundo, aos avanços na compreensão dos neurocircuitos deste distúrbio e à sua resposta seletiva às farmacoterapias serotoninérgicas. Nossa proposta é combinar uma grande amostra de indivíduos com TOC de três países diferentes (Brasil, Índia e África do Sul) e empregar métodos padronizados de neuroimagem para determinar bioassinaturas específicas que possam predizer a resposta à farmacoterapia com um inibidor seletivo de recaptura de serotonina (SSRI). Os três centros participantes desempenharão papéis equivalentes neste projeto. Em todos os locais, as imagens cerebrais estruturais e funcionais serão adquiridas na linha de base e após 12 semanas de tratamento exclusivo com sertralina até 200 mg / dia. Da mesma forma, medidas clínicas e avaliações neurocognitivas serão obtidas na linha de base e no pós-tratamento. Ao identificarmos variáveis clínicas, neurocognitivas e de neuroimagem associadas à resposta aos ISRS em indivíduos com TOC, esperamos desenvolver um paradigma de sucesso da medicina personalizada na área da neurociência clínica, o que seria um passo importante para a saúde humana.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 08/08/2019-31/08/2022
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Rosely Sichieri

Ciências da Saúde

Nutrição
  • impacto da redução do consumo de açúcar, sódio e gordura nas mortes evitáveis por doenças crônicas não transmissíveis no brasil
  • Mais de 70% das mortes ocorridas no Brasil são decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis. O objetivo do projeto é de estimar para a população brasileira a redução das mortes evitáveis de doença cerebrovascular, da doença isquêmica do coração e de diabetes mellitus tipo 2, que seriam decorrentes de modificações na alimentação relacionadas ao consumo de sal, açúcar e tipos de gordura estimados a partir do Inquérito Nacional de Alimentação de 2008-2009. A mortalidade será calculada por sexo e para a faixa etária de 30 a 69 anos de idade. A média dos óbitos por ano serão obtidos do site do DATASUS do Ministério da Saúde para os anos 2015 a 2017. As estimativas serão avaliadas para redução para zero no consumo de bebidas adoçadas e para redução em 50% delas. Também utilizaremos o consumo de açúcares livres com ponto de corte em 10% e de 5% do consumo total de energia. Para sal a redução será para valores menores ou igual a 2000mg/dia, e para consumo de gordura trans menor do que 0,5% do consumo de energia. Será também estimada a redução das mortes evitáveis até 2030, em função modificações no consumo de açúcar, sal e gorduras, estratificada para estabilização da prevalência da obesidade e aumento da obesidade proporcional ao da década 2010. O cálculo dos riscos relativos terá por base os dados do Global burden of disease (GBD) e metánalises atualizadas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2020-28/02/2022