Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sergio Freire Garcia

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • identificação, classificação, agrupamento e transformação de sons produzidos por instrumentos de percussão a partir da tipo-morfologia de pierre schaeffer: concepção e desenvolvimento de um sistema musical interativo
  • O projeto propõe a aplicação da tipo-morfologia de Pierre Schaeffer na identificação, classificação, agrupamento e transformação de sons produzidos por instrumentos de percussão, por meio do processamento de sinais de áudio e movimento em tempo real. Os sete critérios de percepção propostos por Schaeffer (massa, dinâmica, timbre harmônico, perfil melódico, perfil de massa, allure, grão) não apresentam correlação direta com descritores acústicos individuais, e a parte principal da pesquisa será a busca por combinações de descritores capazes de realizar a classificação pretendida no contexto específico dos sons percussivos. Essa classificação fundamentará o agrupamento de objetos sonoros em diferentes gêneros, segundo o feixe de critérios escolhido em cada situação, e também a utilização e transformação desses sons em contextos interativos e criativos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sérgio Henrique Arruda Cavalcante Forte

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • uma proposição metodológica de avaliação da capacidade dinâmica cognitiva e gerencial
  • A motivação básica para a agenda de pesquisa de microfundamentos na estratégia é decompor construções de nível macro em termos de ações e interações de membros organizacionais para o nível micro. O desempenho no nível da firma surge das ações e interações desses membros, além das relações do nível macro na medida em que as variáveis são mediadas por micro ações e interações (Felin, Foss, & Ployhart, 2015). Este trabalho buscará evoluir na compreensão desses microfundamentos na medida em que tentará explicar a influência da Capacidade Dinâmica Cognitiva (Helfat & Peteraf, 2015) na Capacidade Dinâmica Gerencial (Teece, 2007). Metodologicamente será realizado um experimento de laboratório com grupos de controle pré-teste e pós-teste (Malhotra, 2012) aplicado a aproximadamente 120 gestores, divididos em três grupos, sendo dois experimentais e um de controle. Este trabalho contribuirá nos âmbitos teórico e gerencial. Teórico na medida em que buscará mensurar e verificar relações de causa e efeito entre aspectos de natureza cognitiva prática no campo da estratégia, mais especificamente, as capacidades dinâmicas. A contribuição gerencial permitirá advertir sobre o desenvolvimento cognitivo, que inclui capacidade de percepção, atenção e comunicação, demonstrando sua importância para detectar e aproveitar oportunidades, bem como a capacidade de comunicação para reconfigurar ativos tangíveis e intangíveis. Espera-se como produto final do projeto de pesquisa o desenvolvimento de uma proposta metodológica para avaliação da capacidade dinâmica gerencial e cognitiva do gestor estratégico.
  • Universidade de Fortaleza - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022