Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sueli Rodrigues

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • processamento não térmico de suco de frutas: avaliação do perfil químico por rmn, uplc-qtof, gc-msd biodisponibilidade de compostos bioativos e citoxidade dos produtos processados.
  • O estudo das tecnologias emergentes no processamento de alimentos tais como ultrassom, alta pressão, processamento ôhmico, luz UV pulsada, plasma frio e ozônio, dentre outras, tem evoluído nos últimos anos. Entretanto, a maioria dos trabalhos realizados é voltada para a estabilização microbiológica dos alimentos e somente recentemente o efeito do emprego destas tecnologias na qualidade do produto, em termos de alteração de sua composição, tem sido alvo de estudos. As técnicas analíticas também têm evoluído muito nas duas últimas décadas, principalmente no que concerne ao aumento da sensibilidade, resolução, funcionalidade e automação. Tal fato tem propiciado a detecção de compostos na faixa de concentrações abaixo de nano-molar. As matrizes alimentares em geral são constituídas de uma coleção de substâncias químicas de alta diversidade estrutural. Assim, um dos desafios a enfrentar é a quantidade de dados e a variedade de substâncias orgânicas presentes nas matrizes e o efeito dos processamentos nestas moléculas visando a compreensão da degradação e da formação de produtos de degradação. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de avaliar o processamento não térmico de sucos de frutas, com ultrassom, luz UV pulsada e ozônio, em diferentes condições, utilizando técnicas avançadas para a geração e interpretação de dados químicos como a RMN, o UPLC-qTOF e GC-MSD aliados a quimiometria. As amostras submetidas ao processamento não-térmico serão analisadas com três propósitos distintos: o primeiro será a análise quimiométrica dos conjuntos de dados de forma a avaliar a influência dos tratamentos nos compostos fixos e voláteis, buscando correlacionar os dados obtidos com as diferentes técnicas; a segunda será a caracterização do maior número dos constituintes majoritários dos sucos antes e após o tratamento, por meio dos espectros de RMN 1D, 2D; e o terceiro visa a identificação do maior número de constituintes minoritários (fixos e voláteis) dos sucos antes e após o processamento utilizando principalmente UPLC-qTOF e GC-MSD. Além da avaliação do efeito do processamento não-térmico na composição da matriz alimentar, será também avaliado a digestibilidade e biodisponibilidade de vitaminas e compostos bioativos após digestão simulada in vitro. A citotoxicidade dos produtos processados não termicamente será também avaliada através de ensaios in vitro.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Suellen Oliveira Milani

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • justiça social em catálogos de biblioteca: reflexões sobre a organização do conhecimento
  • As comunidades de usuários de bibliotecas buscam por diferentes tipos de e caminhos para a informação, mas também por voz e representatividade neste universo e a organização do conhecimento pode ampará-las nesta construção. Para tanto, Furner (2018) ressalta que questões relacionadas à reforma básica das práticas sociais e instituições opressoras e discriminatórias e a redistribuição de recursos devem ser investigadas, ou seja, estudos críticos sobre a biblioteca e seus serviços, incluindo os sistemas de organização do conhecimento, devem ser conduzidos. O presente projeto partirá da fundamentação do conceito de justiça social na organização do conhecimento para propor uma investigação sobre de que maneira a representatividade das comunidades de usuários locais em catálogos de biblioteca poderiam ser ampliadas. Para tanto, uma discussão crítica da literatura internacional será realizada por meio da técnica de close reading (McCLENNEN, 2001).
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Suely de Fátima Ramos Silveira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • construção de políticas públicas urbanas a nível local: análise das capacidades governamentais em contextos internacionais
  • Pretende-se, com esta proposta, pesquisar a relação entre os governos locais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH, Brasil) e da cidade de Medelín (Colômbia) e suas capacidades institucionais-administrativas ante a definição de agenda, a formulação e a implementação de políticas urbanas, atendo-se especificamente a: (i) identificar se há uma agenda de políticas urbanas a nível local e quais os atores locais participam/influenciam esse processo; (ii) identificar como as questões locais chamam atenção dos gestores públicos e analisar a forma pela qual a administração pública constrói a agenda local; (iii) identificar e analisar como as políticas urbanas a nível local são formuladas e implementadas e quais os atores locais participam/influenciam esse processo. A base teórica na qual a pesquisa se fundamentará abrange a análise de políticas públicas (policy analysis) e as capacidades para as políticas públicas (policy capacity). Para operacionalização do estudo, vislumbra-se mesclar fontes de dados primárias e secundárias. As fontes primárias estarão relacionadas à investigação direta com os principais sujeitos envolvidos com a gestão pública local e as políticas urbanas, podendo abranger: membros dos poderes legislativo e executivo; de conselhos; sindicatos/associações; acadêmicos; profissionais liberais, organizações não governamentais; e/ou movimentos sociais. As fontes secundárias, por sua vez, corresponderão ao levantamento de informações documentais (mapas, planos arquitetônicos, notícias, filmes e fotografias, documentos oficiais, legislações, publicações estatísticas, relatórios técnicos e contábeis, orçamentos públicos, atas de entidades públicas e conteúdos expressos em meios eletrônicos, principalmente, em páginas virtuais de instituições públicas, privadas e do terceiro setor). Para análise das informações advindas do levantamento primário, pretende-se adotar a técnica de Análise de Conteúdo. No que se refere ao levantamento secundário, o tratamento ocorrerá por meio da Análise Documental. A pesquisa se justifica por buscar contribuir para o fortalecimento dos estudos de políticas públicas, considerando aspectos municipais, suas capacidades, a agenda e as políticas formuladas e implementadas no nível local. Importante fator para o desenvolvimento de estudos nessa perspectiva refere-se ao fato de que, embora muitos pesquisadores tenham realizado estudos sobre a policy capacity em nível governamental, até então prevalece a visão sobre as esferas federal e estaduais. Ao investigar as capacidades dos governos locais, tem-se a oportunidade de estabelecer, a partir da pesquisa in loco, conexões entre a teoria e a prática dos governos locais e contribuir para superar possíveis fragilidades em termos de estabelecer conexões entre teoria e evidência.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022