Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Carlos de Azevedo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • minerais e celulas: interações remineralizadores e microrganismos do solo
  • Os remineralizadores (RMs) são rochas apenas moídas e peneiradas, geralmente co-produtos da indústria de mineração e britagem, que podem ser utilizados na agricultura de acordo com a Lei 12.890. Observações e experimentos de campo têm apresentado resultados incompatíveis com a quantidade e cinética de liberação de nutrientes pelos RMs. Estes resultados sugerem que a abordagem da remineralização por um viés exclusivamente químico-inorgânico não é suficiente para entender e prever o funcionamento do sistema. De fato, a relação entre a comunidade vegetal e a comunidade microbiana do solo já seja reconhecida, ainda não é completamente compreendida. Mais recentemente, as pesquisas também ressaltam a importância dos minerais e rochas na dinâmica dos ecossistemas, sugerindo que estas interações também devem ser significativas durante a remineralização do solo. No Brasil, excetuando-se os microrganismos solubilizadores de P, as pesquisas com RMs e microrganismos ainda são. Uma vez que microrganismos litotróficos existem desde os primórdios da vida na Terra, é logico aceitar que microrganismos do solo e plantas terrestres co-evoluíram desde pelo menos o Devoniano, há 500 milhões de anos. A atividade agrícola diminui a diversidade microbiológica do solo, impondo pressões de seleção sobre suas comunidades microbianas. Esta diversidade é, juntamente com a capacidade de troca de cátions e o sistema poroso do solo, a base da resiliência do sistema. Com base nestes precedentes, a hipótese principal do projeto é que a presença de remineralizadores estimula a atividade de comunidades microbianas endógenas, reprimidas pelas práticas agronômicas, enriquecendo as interações bióticas-abióticas no sistema, e beneficiando o desempenho das plantas cultivadas. Desta forma, o projeto tem como objetivo avaliar a interação dos RMs com a comunidade microbiana no sistema (solo + RM)-planta. (referências bibliográficas estão no resumo do projeto anexo)
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos de Barros Correa

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • mortectonica e evoluçao da paisagem do setor setentrional do planalto da borborema
  • O soerguimento do relevo, transformando a morfologia da paisagem, pode ocorrer de forma indireta por consequência da tectônica global, o “ridge –push” de uma cadeia de montanhas, ou a extensão delas; ou mesmo por processos diretos de tectônica ativa intra-placa, ou na proximidade de suas zonas limítrofes. Outrossim, a influência de plumas mantélicas rasas, atuais ou pretéritas, formadas por adelgaçamento da crosta podem resultar na formação de domeamentos regionais, com modificações significativas na configuração da drenagem, alçamento dos níveis de base locais, formação de novos loci deposicionais, dentre outros processos com impacto direto sobre a geometria das formas. O presente projeto tem o intuito de investigar a influência da morfotectônica na evolução do relevo do setor setentrional do Planalto da Borborema, enfocando a região central do estado do Rio Grande do Norte, por meio da aplicação de índices morfométricos em bases digitais voltados à identificação de padrões e anomalias que indiquem possíveis controles morfotectônicos sobre a hierarquização do relevo desta região. A esse objetivo central, se une a busca por depósitos superficiais quaternários associados às anomalias com vistas ao estabelecimento de sua geocronologia absoluta e características sedimentológicas e geoquímicas. A hipótese norteadora desta correlação é a busca por padrões espaciais e formativos entre posições-chave na paisagem e os gatilhos da sedimentação quaternária na área de estudo. A metodologia escolhida se baseia na aplicação da análise morfoestrutural e morfológica da rede de drenagem e das formas de relevo, em bases digitais, com aplicação de índices tais como o fator de assimetria de bacia de drenagem (FABD) e o fator de simetria topográfica transversal (FSTT), extração de “knick-points”, com base no uso do “knick-point Finder” e emprego do índice de Scheidegger voltado à análise dos lineamentos e padrões de fratura e sua correlação com as formas de relevo de origem estrutural. As evidências de controles morfotectônicos regionais serão ainda correlacionados aos índices de anomalias gravimétricas já disponíveis para a área. As análises sedimentológicas e geoquímicas serão realizadas mediante emprego das técnicas de granulometria por granulômetro a laser e pipetagem, difração do raio-X da fração argila, fluorescência do raio-X e morfoscopia. A geocronologia absoluta será realizada pelo emprego do método da luminescência opticamente estimulada (LOE), por meio do protocolo SAR (Single Aliquot Regeneration) aplicado a grãos de quartzo e/ou feldspato. Espera-se, por fim, definir padrões de controle morfológicos tectonicamente condicionados para a área, bem como esses estão associados à disposição dos depósitos quaternários em ambientes de encosta e fluviais.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Dias Junior

Ciências Humanas

Sociologia
  • raymond aron e a academia francesa: elementos intelectuais e metodológicos para o ensino da sociologia
  • Raymond Aron é o autor a quem dedicamos nossas reflexões intelectuais desde o período do doutorado e, mais consistentemente, desde 2014 como docente do Departamento Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. A tese, defendida no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Unicamp em 2013, contou com financiamento da FAPESP (Processo 08/51484-0) e recebeu duas menções honrosas em diferentes prêmios acadêmicos (Prix Raymond Aron – França em 2013 e Prêmio Capes de Teses em 2014). Nela, buscamos examinar criticamente as bases da sociologia política contidas no conjunto da obra de Aron. Naquele momento, devido a questões de recorte epistemológico e dada a natureza colossal da obra do autor, não nos foi possível, a não ser tangencialmente, aprofundar o estudo de sua também extensa obra jornalística (atividade de 40 anos), tampouco em sua rica produção dedicada às relações internacionais. Em 2014, obtivemos fomento, por meio da Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES nº 22/2014 – Ciências Humanas e Sociais, para consultar alguns dos cursos inéditos de Aron no Collège de France que permaneciam, até então, ainda inéditos Além da tese de doutoramento, dos auxílios e fomentos, dos períodos de pesquisa nos arquivos, da orientação de teses e dissertações, da publicação de artigos em periódicos científicos e da participação em congressos nacionais e internacionais – em todos os casos o pensamento aroniano configura o interesse principal, também ministramos uma disciplina específica sobre o autor no Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp. Este conjunto de atividades acadêmicas e de pesquisa tem a finalidade de empreender a análise crítica mais abrangente, e inédita, jamais realizada no Brasil sobre a obra de Aron e sua influência. A proposta de pesquisa aqui em projeto se insere, portanto, no cerne deste esforço, à medida que diz respeito a uma das facetas mais importantes da obra multiforme de Aron: sua atuação docente em quatro das mais destacadas casas acadêmicas francesas. A atividade de ensino nas grandes écoles tem especificidades que fogem à compreensão quando se tem em mente a estrutura universitária de outros países, como os Estados Unidos ou o Brasil, sobretudo quando se considera o período aqui em análise. Embora já tenhamos lido e trabalhado com parte destes cursos (tanto os publicados quanto os inéditos), a análise completa e sistemática que leve em conta o seu conjunto ainda está por ser realizada. Nosso propósito, portanto, é o de, primeiramente, mapear os cursos em si, vale dizer, os temas, a estrutura e as possíveis continuidades e descontinuidades, isto é, o métier de Aron como professor e os motivos do êxito editorial e pedagógico destes cursos muitas décadas após a sua publicação - e não obstante as realidades particulares onde são utilizados como guias, ou manuais, para o ensino da sociologia e de disciplinas afins. Depois, e tão importante quanto, nossa ideia é a de analisá-los à luz dos contextos sociais, políticos e intelectuais, bem como pessoais, nos quais foram produzidos, de maneira a problematizá-los como produtos inseridos tanto na dinâmica do campo acadêmico/intelectual francês como da circulação mundial das ideias. Podemos colocar nossos objetivos centrais para a pesquisa ora em projeto, dos quais derivam os resultados esperados, a partir dos seguintes questionamentos: . Por quais motivos livros como A sociologia alemã contemporânea, obra de estreia de Aron que introduziu Weber na França e que não deixou de circular nem mesmo no período da ocupação nazista, O Marxismo de Marx e As Etapas do Pensamento Sociológico, esta editada e reeditada em diversas línguas há 50 anos (para citar três dos mais conhecidos) se tornaram verdadeiros sucessos editorias como guias introdutórios às ciências sociais (mais amiúde na disciplina de sociologia) para estudantes de graduação e pós-graduação mundo afora? . Em que medida a posteridade destas obras pode ser analisada e compreendida em conjunto às condições sociais de produção e da circulação internacional das ideias? . De que forma a organização propriamente pedagógica dos cursos que as originaram é responsável por sua posteridade? . Qual o verdadeiro legado destas obras, ainda hoje, para o estudo das ciências sociais e, mais especificamente, da disciplina de sociologia? . Qual o papel dos intérpretes na divulgação e consolidação de determinados autores e correntes teórico-epistemológicas? . Quais ensinamentos estas obras nos trazem no sentido de aperfeiçoar a prática pedagógica do ensino da sociologia no Brasil? Cabe destacar, finalmente, que a pesquisa é peça de fundamental importância para nossa atuação no Departamento de Ciências Sociais na Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, na qual buscamos articular a sociologia e a educação como temas de trabalho em seus diferentes aspectos, conexões e potencialidades.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Doriguetto

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • formas cristalinas de ingredientes farmaceuticamente ativos: desenho, cristalização, caracterização e propriedades
  • Por possuírem maior estabilidade química e microbiológica, a maioria dos medicamentos disponíveis no mercado é comercializada em formulações sólidas de dosagem oral. Além disso, mais de 80% dos ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) presentes nessas formulações são cristalinos, ou seja, apresentam estrutura cristalina definida por possuírem periodicidade a longo alcance. As diferentes formas cristalinas de IFAs incluem cristais moleculares contendo apenas sua base ou ácido-livre (cristais monocomponentes) e também cristais multicomponentes de seus hidratos, solvatos, sais e cocristais. Além disso, os IFAs sólidos podem ocorrer como diferentes polimorfos, designação dada ao fenômeno onde uma mesma molécula ou um composto com composição química idêntica (o que inclui os cristais multicomponentes) estejam arranjados em pelo menos duas formas diferentes no estado cristalino. O fenômeno do polimorfismo é frequente para moléculas de fármacos podendo gerar problemas na qualidade dos medicamentos por alterar suas propriedades físico-químicas, em especial, a solubilidade e, consequentemente, a biodisponibilidade. Nesse sentido, o polimorfismo deve ser controlado, a fim de evitar possível ineficácia terapêutica e/ou dosagem inapropriada dos medicamentos. Portanto, um dos objetivos dessa proposta é abordar esse problema, muitas vezes negligenciado pelas agências de controle oficial. Por outro lado, o dilema das formas sólidas também fornece oportunidades para se obter IFAs com propriedades melhoradas por meio de Engenharia de Cristais, o que é um importante aspecto do desenvolvimento de fármacos e medicamentos. Assim, esta proposta também tem como objetivo o desenho e o crescimento de cristais de novas formas sólidas de IFAs com solubilidades, estabilidades e propriedades mecânicas melhoradas. Essas novas formas incluem sólidos cristalinos ou amorfos, mono ou multicomponentes e também seus possíveis polimorfos. Os principais fármacos a serem estudados nessa proposta incluem alvos terapêuticos relacionados a doenças negligenciadas, metabólicas, neurodegenerativas, câncer, entre outras: clortalidona, carvedilol, levofloxacina, lomefloxacina, orbfloxacina, fluconazol, doxazosina, dapsona, sulfametoxazol, meloxicam, piroxicam, trimetoprima, alendronato, glibenclamida, glimepirida, buclisina, alopurinol, etc.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • estudo de configurações centrais e soluções homográficas em mecânica celeste
  • Neste projeto propomos estudar alguns aspectos das configurações centrais no problema de n corpos. Mais especificamente, pretendemos estudar: a caracterização das principais propriedades das configurações centrais (n, 2) e (n, 3) empilhadas no problema de n corpos e no problema de n vórtices; a unicidade da configuração central convexa de quatro corpos, vale ressaltar que esta é uma questão que está em aberto desde 1932 com os trabalhos de MacMillan e Bartky, publicados em ”Transactions of Americam Mathematical Society”, recentemente o autor proponente junto a Jaume Llibre e Luis Fernando Mello provaram uma conjectura do trabalho de Macmillan que dizia respeito à unicidade da configuração trapézio isósceles como sendo a única configuração central convexa que admite dois pares de massas iguais adjacentes; a caracterização de configurações centrais de n corpos nas quais é possível variar os valores de k massas, deixando fixas todas as posições e o valor de n − k massas, esta questão está ligada a um tipo de rigidez das configurações centrais e super configurações centrais; o problema das super configurações centrais não colineares no caso de 5 corpos.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Carlos Ferraz Filho

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • biomassa de espécies arbóreas relevantes em área de transição dos biomas cerrado/caatinga
  • Esta proposta de projeto de pesquisa está de acordo com o Edital Universal – MCTI/CNPq nº 28/2018 e encaixa-se na faixa A de captação de recurso. Os ecossistemas florestais, que compreendem vegetação e solo, detêm a capacidade de emitirem e sequestrarem carbono atmosférico, sendo considerados sumidouros de carbono. Assim, torna-se de fundamental importância o entendimento de seus ciclos e capacidades de estoque em seus mais diversos compartimentos para quantificação do carbono estocado em diferentes ecossistemas sob diferentes regimes de manejo. Para tanto, é fundamental que se responda a seguinte pergunta: quais os estoques de carbono existentes nos compartimentos das diferentes formações florestais? Assim, o principal tema de estudo deste projeto será a como a biomassa de importantes espécies florestais se distribui ao longo dos diferentes compartimentos da árvore, sendo os compartimentos: folhas, frutos e flores; galhos finos; galhos grossos; fuste principal; raízes finas; raízes grossas. As espécies florestais que serão estudas neste projeto serão compostas pelas mais importantes (avaliadas por meio de análise fitossociológica) de ocorrência em uma área de manejo florestal localizada em Cristino Castro, Piauí, com aproximadamente 5000 hectares. Serão escolhidas as espécies com maior índice de cobertura, avaliando a sua densidade (N/ha) e dominância (m2/ha), usando dados do plano de manejo da área. Para cada uma das espécies escolhidas serão cubadas árvores de diferentes tamanhos, considerando sua distribuição diamétrica na área. A área de estudo em questão é de extrema importância, pois além de ser um componente produtivo (produz madeira para abastecimento de cerâmicas da região), é uma mata caracterizada como sendo transição entre o cerrado e caatinga, e portanto de alta relevância biológica. Espera-se que os resultados obtidos neste projeto sejam de elevada relevância científica, permitindo a publicação em periódico de elevado renome. Será desenvolvido ao menos um artigo em revista do estrato A do Qualis Ciências Agrárias I, tratando da descrição da biomassa nos diferentes compartimentos da árvore e diferentes formas de estimar a biomassa por meio de relações alométricas. Estes resultados são importantes tanto para o setor produtivo quanto para a conservação ambiental da região. Os resultados deste projeto permitirão a estimativa acurada da biomassa presente em cada árvore, abrindo caminho para geração de planos de manejo florestal com estimativas calibradas para a região do sul do Piauí. A importância relativa à conservação ambiental vem do fato que será fornecida informação de como a biomassa se distribui ao longo da árvore, permitindo estimativas que apoiam propostas a projetos de cunho conservacionista, seja por esquemas de pagamento por serviços ambientais, por participação em mercados de créditos de carbono ou por programas de redução de emissões provindas de desmatamento e degradação florestal (REED+).
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
Foto de perfil

Antônio Carlos Fontes dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de gases de interesse atmosférico com espectroscopia raman, luz síncrotron e um acelerador de 1,7 mv
  • Nos últimos anos, o Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares tem consolidado estudos da interação da radiação ionizante com moléculas de interesse atmosférico (CH4, SF6, CH2Cl2, etc..). Esta proposta visa recursos para: i) dar prosseguimentos aos estudos de ionização e fragmentação de moléculas de interesse atmosférico; ii) Iniciar uma nova linha de análise de moléculas de interesse atmosféricos adsorvidas em matéria sólida (solo, gaiolas orgânicas porosas, etc..) utilizando a espectroscopia Raman. O orçamento solicitado nesta proposta é de fundamental importância, tanto para a manutenção das atividades no Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares da UFRJ, quanto para as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do recém-criado Mestrado Interdisciplinar em Física Aplicada da UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Carlos Moraes Lessa

Ciências Humanas

Ciência Política
  • reimaginando a china e os estados unidos na inserção internacional do brasil
  • O sistema de relações internacionais do Brasil a partir dos anos noventa passou por transformações intensas e por ajustes de forma e de conteúdo necessários à adaptação aos novos constrangimentos internacionais apresentados pela evolução da cena internacional desde o final da Guerra Fria. Como se flexionou a visão de mundo universalista e, principalmente, como se adaptou o universalismo geográfico à estratégia de ação implementada ao longo desse período? Qual o lugar das parcerias tradicionais no sistema de relações internacionais do Brasil e, especialmente, como se compatibilizam com os esforços de construção de novas parcerias estratégicas? O projeto de pesquisa define dois relacionamentos bilaterais que são caracterizados como prioritários e estruturantes, e cujo entendimento e caracterização constituem o objetivo central da estratégia de investigação proposta: A. as relações com os Estados Unidos, que compõem um eixo estruturante do sistema de relações internacionais do Brasil e; B.as relações com a China, que consubstanciam a necessidade de busca constante de novos espaços e de novos relacionamentos prioritários. Dessas inquietações decorre não apenas a necessidade de se investigar a evolução da política externa desses parceiros, como também o que pode ser denominado como atributos internacionais, ou seja, as interfaces existentes entre estas e os sistemas políticos, o processo decisório, as interrelações entre política externa e política de defesa, o peso do sistema econômico nas inflexões da ação internacional, a atuação regional, as suas posições face ao multilateralismo político e econômico e o próprio manejo das suas prioridades internacionais em nível bilateral. Busca-se, portanto, realizar um estudo comparado da evolução das relações do Brasil com os Estados Unidos e com a China, a partir do início da década de 1990 e até os dias atuais, em suas múltiplas dimensões, caracterizando-as como as parcerias estratégicas definidoras da inserção global do Brasil.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Pavao

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • 27a. ciência jovem
  • A CIÊNCIA JOVEM completou 26 anos em 2020 e já se tornou uma das maiores feiras do país. Seleciona atualmente 300 projetos vindos de todos os estados brasileiros e de alguns países da América Latina. Com expressiva participação de escolas públicas, tem revelado talentos, contribuído para despertar nos jovens o entusiasmo pela ciência e divulgado a rica produção científica que acontece na escola. É uma Feira que reconhece o potencial de alunos de todas as idades. Por isso, abre espaço para projetos desde a educação infantil até o ensino médio e técnico, incluindo ainda uma categoria para professores. A CIÊNCIA JOVEM procura estimular a realização de projetos integrados ao currículo da escola, orientados pelo professor e desenvolvidos durante todo o período letivo. Assim, não é apenas um evento, mas sobretudo é um movimento para promover um ensino de ciências investigativo e experimental, valorizando a criatividade dos alunos, estimulando o trabalho em grupo, enfim, procurando fazer da feira “uma revolução pedagógica”, como preconizava José Reis. Reconhecendo todo o valor pedagógico da feira de ciência, um dos objetivos centrais da CIÊNCIA JOVEM é estimular e apoiar a realização de feiras em escolas, cidades... em todos os lugares do país. A participação na CIÊNCIA JOVEM é um momento marcante na vida de alunos e professores, como é característica de toda feira de ciência. Quem participou de uma sabe disso. Porém, uma outra característica é que, após participar de uma feira do porte e organização da CIÊNCIA JOVEM, esses alunos e professores voltam empolgados para suas escolas, tornam-se exemplos, estimulam colegas, são como semente e adubo para feiras de ciência. Essa é razão para se dedicar a maioria dos recursos da presente Proposta em diárias para alunos e professores de outros estados participarem da 27a CIÊNCIA JOVEM em Recife. Vale destacar aqui que os recursos para infraestrutura, montagens de stands e operação da Feira são contrapartidas da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação/ESPAÇO CIÊNCIA, além da contribuição de Secretarias de Educação e outros parceiros. Articulada a diversas feiras nacionais e internacionais, como FEBRACE-SP, MOSTRATEC-RS, SBPC Jovem, MILSET Brasil, MILSET Amlat, MILSET Mundial, FENECIT, MOCINN, FECITEC Girasoles, Encuentro Internacional de Ciencia, Tecnologia y Innovación, dentre outras, a CIÊNCIA JOVEM é reconhecida nacionalmente e em outros países, sendo que seus frutos podem ser percebidos com a crescente qualidade dos trabalhos apresentados, vários deles utilizando o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa. É neste contexto que se insere a presente Proposta de realização da 27a CIÊNCIA JOVEM.
  • Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco - PE - Brasil
  • 13/01/2021-31/01/2023
Foto de perfil

Antonio Carlos Pavao

Outra

Divulgação Científica
  • semana nacional de ciência e tecnologia em pernambuco - 2021
  • A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), estabelecida desde 2004, tem o objetivo de fomentar atividades de popularização da ciência em todo território nacional; mostrar a importância e aplicação da Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento social; mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de C&T; valorizar a criatividade, a atitude científica e a inovação. Em Pernambuco, a SNCT é coordenada pelo ESPAÇO CIÊNCIA – Museu Interativo de Ciência vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. A cada ano, Pernambuco tem se destacado no cenário nacional em número de atividades. A SNCT PE está organizada em 18 Coordenações Regionais, envolvendo parcerias de instituições de ensino e pesquisa e de governos locais, incluindo Secretarias de Educação estadual e municipais, Universidades e Institutos Federais de Educação, escolas públicas e privadas das redes estadual e municipal, Centros de Pesquisa, ONGs, museus, instituições estatais, entre outros. Além de oferecer suporte e apoio nas ações de cada Polo, o ESPAÇO CIÊNCIA produz material educativo e de divulgacao, que é distribuído entre as instituições participantes. Estão programadas atividades de divulgação científica como: oficinas científicas online, exposições interativas, palestras online, debates em plataformas digitais, atividades experimentais nas redes sociais, feiras de ciência a distância, instituições de portas abertas, visitas a museus, dentre outras. As Caravanas da Ciência - Ciência Móvel, Caravana da Astronomia e Caravana dos Notáveis Cientistas de Pernambuco - poderão eventualmete circular nos vários municípios, a depender de protocolos e da própria evolução da pandemia. Como resultado final, espera-se que esse conjunto de ações aqui propostas, mesmo diante de algumas limitações devido à pandemia, possa manter Pernambuco na posição de destaque nacional em número e qualidade de atividades de divulgação.
  • Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco - PE - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023