Projetos de Pesquisa

 

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Djane Clarys Baia da Silva

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação da atividade antiplasmodial e do bloqueio de transmissão de novos compostos semissintéticos
  • A malária é uma doença infecciosa febril aguda causada por parasitos do gênero Plasmodium. Nas américas, mais de 120 milhões de pessoas correm risco de contrair malária em mais de 21 países, onde 70% das notificações são de malárias ocasionadas por Plasmodim vivax. A incidência de malária no Brasil é quase exclusivamente (99,8% dos casos) restrita à região da Bacia Amazônica, com P. vivax sendo responsável por 83,7% dos casos registrados. Esta espécie possui características importantes que a difere de Plasmodium falciparum, entre elas a formação de estágios latentes que permanecem no fígado e dificultam o tratamento e as medidas de controle. Assim, a busca por novos compostos antipalúdicos, sintéticos ou naturais, é importante para impedir o desenvolvimento do parasito. Vários trabalhos têm mostrado o sucesso no teste de novas drogas com o objetivo do bloqueio de transmissão em P. falciparum, entretanto há poucas pesquisas para a espécie P. vivax. O objetivo deste projeto é e avaliar a atividade antimalárica de novos compostos semi-sintéticos contra as formas assexuadas e sexuadas in vitro e ex vivo de Plasmodium falciparum e Plasmodium vivax, respectivamente, assim como o efeito no bloqueio de transmissão de P. vivax em Anopheles aquasalis. Já dispomos de 50 compostos semi-sintéticos produzidos a partir de compostos isolados de plantas da Amazônia e que apresentaram atividade importante para Leishmania infantum chagasi, Trypanossoma cruzi e Trypanossoma brucei. Prevemos o planejamento de síntese direcionada de 200 novas moléculas que serão submetidas a análises de predição de atividade in silico e destas pretendemos sintetizar 50 novas moléculas a partir de moléculas base de origem vegetal a serem obtidas de plantas regionais amazônicas. Esperamos assim, determinar o potencial antimalárico destes compostos assim como, caso ativos, elucidar seus alvos moleculares, de forma a gerar novas moléculas que potencialmente possam ser utilizadas em estratégias para o controle e eliminação da malária por P. vivax.
  • Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado - AM - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Djeison Cesar Batista

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • efeito de diferentes processos de modificação térmica nas propriedades da madeira juvenil de tectona grandis
  • A quantidade de estudos sobre modificação térmica da madeira vem aumentando no Brasil, com a consolidação de alguns grupos de pesquisa. A maioria dos trabalhos ainda tem sido feita em escala laboratorial, com equipamentos adaptados, em que os resultados gerados nem sempre reproduzem a realidade. Alguns trabalhos também têm sido feitos com o processo industrial TanWood®, desenvolvido pela empresa TWBraziI em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para este trabalho, foram levantados os seguintes problemas de pesquisa: i) qual o efeito de processos de modificação térmica em escalas industrial e laboratorial, nas propriedades da madeira modificada termicamente? ii) há correspondência entre os resultados de diferentes processos? O objetivo geral deste trabalho será analisar o efeito de processos de modificação térmica em escala industrial e em escala laboratorial nas propriedades da madeira juvenil de Tectona grandis. Serão testados quatro tratamentos: madeira controle; madeira modificada termicamente a 160 °C pelo processo industrial TanWood®; madeira modificada termicamente em escala laboratorial a 160 °C e 180 °C. Como o efeito nas propriedades da madeira modificada termicamente é decorrente das alterações na composição química, maior enfoque será dado às análises químicas, em que serão realizadas as seguintes: i) análises clássicas: teor de alfa-celulose, grau de polimerização da celulose, teor de hemiceluloses (método de pentosanas), teor de lignina (solúvel e insolúvel) e teor de extrativos totais em etanol:tolueno (1:2); ii) cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-MS): teores de monossacarídeos, ácido acético e ácido fórmico, e identificação de extrativos; iii) teor de fenóis totais (método Folin-Ciocâlteu). Também serão realizadas as seguintes análises: perda de massa causada pelo processo, propriedades físicas (densidade aparente a 12%, umidade de equilíbrio a 12% e inchamento total), propriedades mecânicas (flexão estática e compressão paralela às fibras) e resistência à biodeterioração por fungos de podridão branca e parda. A colorimetria será realizada para verificar o efeito dos tratamentos nos parâmetros colorimétricos L*, a* e b*, bem como na homogeneização da cor entre cerne e alburno. Com base na metodologia proposta e na análise dos resultados, espera-se atender ao objetivo geral e responder aos problemas de pesquisa inicialmente levantados. Nessa situação, as hipóteses iniciais da pesquisa serão aceitas ou refutadas, podendo-se propor novas pesquisas no tema.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Djenane Ramalho de Oliveira

Ciências da Saúde

Farmácia
  • resultados clínicos, aspectos humanísticos, culturais e educacionais de serviços de gerenciamento da terapia em pacientes com artrite reumatoide
  • A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune, inflamatória e crônica, caracterizada principalmente por poliartrite simétrica das articulações, o que pode ocasionar limitação funcional relevante. A literatura aponta que pacientes com AR possuem baixas taxas de persistência ao tratamento. Diante disso, considerar o paciente como um indivíduo com necessidades, preocupações e preferências tem impactado positivamente na efetividade e na segurança do tratamento dessa condição de saúde. Nesse contexto, pacientes com artrite reumatoide poderão se beneficiar do serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa (GTM), abordagem centrada no paciente, em que este deve ser visto como parceiro/colaborador no cuidado e a ele devem caber às decisões finais em relação à sua terapia medicamentosa. O GTM visa garantir que os medicamentos utilizados sejam apropriados, efetivos, seguros e que o paciente seja capaz de utilizá-los como recomendado. Dessa forma, o objetivo desse projeto é implantar o serviço de GTM para pacientes com AR, avaliar o impacto desse serviço, e compreender a experiência com medicamentos desses pacientes e o envolvimento destes no processo de tomada de decisão. Considerando as várias dimensões deste projeto, será realizada uma pesquisa com métodos mistos. Inicialmente serão traçadas as estratégias para implantação do serviço de GTM no ambulatório de reumatologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerias, utilizando o design thinking. Paralelamente, será conduzido um estudo transversal exploratório para descrever a capacidade funcional, letramento em saúde e nível de ativação dos pacientes com AR que ainda não estão recebendo o serviço de GTM, bem como para avaliar os fatores associados à capacidade funcional desses pacientes. Após a implantação do serviço, será desenvolvido um estudo longitudinal para avaliar o impacto do serviço de GTM no grau de letramento em saúde, nível de ativação e clínica dos pacientes com AR. Para compreensão da experiência com os medicamentos vivida pelos pacientes com AR será utilizada a fenomenologia hermenêutica. Além disso, será utilizada a teoria fundamentada nos dados, outra abordagem qualitativa, para compreensão do envolvimento no processo de tomada de decisão de pacientes com níveis elevados de letramento em saúde e ativação. A proposta primordial deste projeto é gerar resultados que sejam relevantes para os pacientes, focados principalmente na autonomia destes e que possam contribuir para que eles alcancem melhores resultados no controle da AR e de outros problemas de saúde.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Dmitry Melnikov

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • métodos topológicos e aplicações em física moderna
  • Este projeto tem como objetivo aplicar os métodos de topologia moderna em diversas áreas da física. O ponto de partida em topologia serão os modelos de teorias de campos quânticas topológicas (TQFT) e teorias dos invariantes topológicos de nós. As TQFTs fornecem exemplos especiais dos sistemas de mecânica quântica. A primeira área interessante onde os métodos das teorias topológicas podem ser aplicados é a teoria de informação quântica. Bem conhecida neste respeito é a ideia do computador quântico topológico. Outra área interessante, e que nos últimos anos tem encontrado muitas conexões com a informação quântica, é o estudo de buracos negros e os aspectos relacionados com a gravitação quântica. Este projeto oferece uma nova perspectiva nesses aspectos do ponto de vista das TQFTs. Ideias básicas de topologia já foram usadas também nos estudos de soft matter: polímeros, moléculas de DNA e proteínas. O projeto atual pretende elaborar as ideias anteriores e fazer novos avanços em topologia aplicada à física de proteínas. Além das áreas acima mencionadas, serão também analisadas outras ideias e propostas de aplicações de métodos topológicos em outras áreas da física.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Dmitry Vasilevich

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • teoria quântica de campos e novos materiais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Domingos Benício Oliveira Silva Cardoso

Ciências Biológicas

Botânica
  • sistemática e ontogenia: abordagem integrativa em gêneros filogeneticamente enigmáticos de leguminosae
  • As leguminosas (Leguminosae), particularmente aquelas pertencentes à subfamília Papilionoideae, representam uma das linhagens de plantas com flores mais espetaculares em termos de sucesso evolutivo, diversidade morfológica e importância ecológica e econômica. O ancestral que deu origem às Papilionoideae começou a se diversificar há pelo menos 60 Ma de anos, mas, provavelmente, o sucesso evolutivo das Papilionoideae está relacionado à evolução e fixação de uma flor papilionada altamente especializada. A flor papilionada bilateralmente simétrica (monossimétrica), envolvendo estames soldados e pétalas diferenciadas em estandarte, alas e carena, está presente na grande maioria das Papilionoideae, a exemplo dos feijões, amendoim, lentilha, ervilha e soja, porém no início da sua diversificação o grupo experimentou uma diversidade dramática em termos de morfologia floral: as Papilionoideae basais incluem desde representantes com flores aclamídeas ou com apenas uma pétala, estames livres e numerosos, até aqueles com cinco pétalas indiferenciadas e simetria radial (polissimetria). O foco deste projeto é o estudo taxonômico, filogenético e de ontogenia floral em leguminosas, mas principalmente em gêneros enigmáticos de Papilionoideae ou com arquitetura floral chave para o entendimento da evolução da diversidade de flores na família. Através de uma abordagem integrativa envolvendo taxonomia tradicional (ampla revisão de coleções de herbário e coleta de campo), filogenia molecular e microscopia eletrônica de varredura, pretende-se realizar estudos taxonômicos, filogenéticos e de ontogenia floral em Aldina, Clathrotropis, Hymenolobium, Monopteryx, Myrocarpus, Ormosia, Panurea, Riedeliella, Spirotropis, Uleanthus e Vatairea, gêneros com maior diversificação em florestas úmidas neotropicais e que ainda não tiveram toda sua diversidade morfológica investigada em um contexto filogenético molecular. Esses gêneros nunca foram revisados taxonomicamente ou suas revisões são relativamente antigas, possuem várias espécies novas nunca catalogadas em herbário e nada sabemos sobre seu desenvolvimento floral. Espera-se que análises multigenes incluindo marcadores mais informativos permitam inferir filogenias robustas, posicionando todos os gêneros filogeneticamente ainda obscuros, de modo a servir de base para reorganizar a classificação tribal das linhagens basais de Papilionoideae. Ao tentar compreender a taxonomia e morfologia floral destes gêneros à luz da filogenia, esperamos também revelar os padrões e processos que deram origem e levaram ao estabelecimento de uma das flores mais especializadas em angiospermas.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Domingos Sárvio Magalhães Valente

Ciências Agrárias

Engenharia Agrícola
  • sensor ótico para determinação dos atributos químicos do solo
  • A correção dos atributos químicas do solo é fundamental para manutenção de altos padrões de produtividade. Além disso, o fornecimento adequado de nutrientes às culturas é considerado um dos processos passíveis de manejo diferenciado na lavoura para uma produção mais sustentável e otimizada. Para o manejo diferenciado, a análise química do solo é uma informação fundamental. O tempo necessário para as análises e o elevado custo por amostra são fatores determinantes para definição do número de amostras a serem coletadas em uma área. Esse fato representa um problema no processo de caracterização da fertilidade do solo, principalmente sob o ponto de vista da agricultura de precisão. Na agricultura de precisão, para determinar a variabilidade espacial dos atributos do solo, a densidade amostral deverá ser maior que as exigidas no manejo convencional. Dessa forma, a utilização de sensores para análise química do solo poderá reduzir os custos e o tempo de obtenção dos resultados. Diversas pesquisas têm sido conduzidas na tentativa de desenvolver sensores para determinação dos atributos do solo. No entanto, devido à natureza heterogênea dos solos, as respostas dos sensores podem ser afetadas pela combinação e interação dos atributos. Além disso, nem todos os nutrientes presentes no solo, estão disponíveis para as plantas. Essa característica heterogênea do solo afeta o comportamento dos sensores, o que ocasiona erros de predição. Desse modo, para a determinação dos atributos químicos do solo, com base em sensores, é interessante a eliminação ou minimização das influências apresentadas pelos diferentes tipos de solo. Com base no artigo publicado por Mayrink at al. (2018) (Patente depositada: BR102017001325). Uma alternativa seria utilizar sensores óticos após o processo de extração dos íons do solo com resinas de troca iônica. Essa técnica simularia a extração dos nutrientes pelas plantas e uniformizaria os diferentes tipos de solo. Dessa forma, essa proposta apresenta como objetivo desenvolver um sensor ótico para análise química de solos para fins de determinação da variabilidade espacial em agricultura de precisão. As amostras de solo serão submetidas ao processo de extração de íons utilizando-se resinas de troca iônica. As resinas serão do tipo membranas de troca aniônica e membranas de troca catiônica. Após a extração utilizando-se as membranas, será realizada a quantificação das propriedades óticas das resinas tipo membranas. A aquisição dos espectros de reflectância será realizada em laboratório, utilizando-se um espectrorradiômetro que trabalha na faixa espectral entre 350 nm – 2500 nm, com precisão de 1 nm. A partir da resposta espectral das membranas de troca iônica, os comprimentos de onda mais característicos para cada íon estudado (P, Ca, Mg e K) serão selecionados. O sensor será desenvolvido utilizando-se fotodiodos específicos dentro da faixa do comprimento de onda selecionado anteriormente. Após a energia eletromagnética de uma luz artificial alcançar a resina de troca iônica tipo membrana os fotodiodos, na faixa de comprimentos de onda selecionados, emitirão um sinal de saída. Este sinal de saída de cada fotodiodo será processado e convertido, conforme o modelo estatístico, para a concentração de íon presente no solo e disponível para a planta.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Dorgival Fidellis de Souza

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências e tecnologia do instituto federal de educação, ciência e tecnologia goiano - if goiano - campus iporá - edição 2019
  • A Feira de Ciências do IF Goiano - campus Iporá consolidou-se ao longo dos anos como um dos eventos mais visitados pelos estudantes e a comunidade iporaense. Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, acontece desde 2011 sendo que as três últimas edições se tornaram projetos de extensão no campus devido ao sucesso, credibilidade e avanço em direção à qualidade conquistada pelo evento. O objetivo geral do evento têm sido promover a popularização da ciência e tecnologia através da promoção do acesso ao conhecimento científico aos estudantes da região. Em 2017 tivemos pela primeira vez a participação de alunos da rede estadual de ensino não apenas como visitantes, mas como expositores. Foram 34 inscrições totalizando 125 estudantes expositores, 10 monitores e 15 professores envolvidos diretamente com o projeto. Os trabalhos premiados com medalhas e troféus nas categorias Externa, Interna e Voto popular foram, respectivamente, “MOTOR V6SOLENÓIDE: uma alternativa sustentável de energia”, “Calculadora Físico-Química: Aprendendo Ciências Facilmente” e “O Tubo De Rubens”. Para o ano de 2019 pretendemos enriquecer o evento através da ampliação da participação de projetos desenvolvidos em unidades escolares estaduais e municipais – algo inédito em nosso contexto - e ampliar a captação de recursos externos para oferecer à comunidade iporaense acesso ao núcleo de robótica equipado com impressora 3D, protótipos de robôs, drones e similares. Pretendemos, também, oferecer ao público um espaço cada vez mais agradável e premiações cada vez mais atraentes aos alunos vencedores.
  • Instituto Federal Goiano - GO - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Dorgival Pereira da Silva Netto

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências e tecnologia do pantanal em corumbá - fecipan 2019
  • O IFMS Campus Corumbá realiza a Feira de Ciências e Tecnologias do Pantanal - FECIPAN desde 2012. Desde então, Corumbá participa ativamente de eventos científicos. A FECIPAN é um evento que ocorre anualmente e, a partir da edição 2018, na sede do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Corumbá. Foram submetidos para o evento nos últimos 6 anos mais de 800 trabalhos de pesquisa com o aceite para participação de mais de 550 projetos de pesquisa de estudantes de nível fundamental e médio da região de Corumbá. Participaram da feira mais de 280 professores, entre orientadores e co-orientadores e mais de 1000 estudantes inseridos em projetos de iniciação científica. A FECIPAN é uma feira que faz parte do circuito de eventos desta natureza que o IFMS organiza, cada campus do IFMS possui uma feira sob a sua tutela. Os projetos enviados se inserem em diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias e Ciências Agrárias e Multidisciplinar. Os eventos anualmente submetem este projeto ao CNPq para esta modalidade de Edital obtendo apoio ano após ano. Visitaram as edições da feira nestes últimos 6 anos, mais de 10 mil pessoas, o que demonstra a importância do evento no calendário local. Os estudantes dos melhores trabalhos da FECIPAN já participaram de vários eventos regionais, nacionais e internacionais de ciência como a FETEC-MS, a FEBRACE, Ciência Jovem - Olinda-PE, a Muestra Científica Latino Americana em Trujillo/Peru, a MOSTRATEC no Rio Grande do Sul e a Feira de Ciências e Engenharias (FECEN) da UFGD. Mais de 20 estudantes premiados foram contemplados com bolsa de iniciação científica júnior (ICJ) que permitiu que o aluno continuasse com seu trabalho de pesquisa. Os estudantes bolsistas de ICJ pelo IFMS veem no evento a oportunidade de apresentar seus trabalhos à comunidade. A realização e operacionalização das edições da FECIPAN entre 2012 e 2018 foram marcadas pela diversidade de público, com a participação de professores e estudantes de escolas públicas das esferas municipal, estadual e federal e também de escolas privadas do município. Participaram das feiras uma série de avaliadores provenientes de diversas instituições de ensino e pesquisa da região como a Embrapa Pantanal, UFMS Campus Pantanal, instituições particulares de Ensino Superior e Secretarias de Educação dos municípios de Corumbá e Ladário. As edições da FECIPAN, desde 2012, foram amplamente divulgadas através de visitas às escolas, entrega de panfletos, cartazes, divulgação em endereço eletrônico institucional (http://sistemas.ifms.edu.br/feiradecienciaetecnologia/2018/) e também em jornal de circulação no município e região Todos os anos realizamos oficinas de pesquisa com os professores e coordenadores pedagógicos das escolas do município para facilitar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa nessas escolas. As parcerias com a Prefeitura Municipal de Corumbá, Secretaria Estadual de Educação e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul fortalecem a divulgação e fomentam a participação de professores e estudantes. A feira de ciências em Corumbá já se tornou uma tradição para o fomento da ciência e tecnologia na região. Desta forma, o evento possibilitou a toda a comunidade escolar da região participar efetivamente de uma atividade inovadora que poderá trazer a melhoria da capacidade de produzir e disseminar conhecimento científico, da criatividade, do senso crítico e da capacidade de percepção do mundo à sua volta. Abaixo segue link com a última notícia sobre o desempenho das feiras científicas organizadas pelo IFMS: “IFMS registra 673 trabalhos selecionados para feiras de ciência e tecnologia” Link: ). O alcance destes projetos permite que a missão do MCTIC, em divulgar a ciência, seja alcançada nestes locais. A FECIPAN é um destes eventos, o evento pioneiro dentre as feiras municipais no estado e que pretender continuar atuando neste sentido. Nessa perspectiva, o IFMS Campus Corumbá, objetivando contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica e influir positivamente na formação de jovens cientistas, propõe a realização da Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá - FECIPAN/2019. Tal proposta visa envolver os estudantes no desenvolvimento de projetos de pesquisa, que caracterizem pela criatividade, experimentação, inovação e a utilização do método científico. Tais atividades visam desenvolver algumas características como a capacidade comunicativa, desenvolvimento da criticidade, mudanças de hábitos e atitudes, aumento do interesse pelo estudo além de promover, no contexto da interdisciplinaridade, o crescimento pessoal e a ampliação de conhecimentos de uma forma ampla e abrangente. Assim, acreditamos que, no contexto da realização de uma feira pantaneira e fronteiriça, estimularemos a difusão do conhecimento e facilitaremos o desenvolvimento da percepção do estudante quanto à importância de se dedicar a atividades de produção do conhecimento como forma de superar as dificuldades e alavancar suas potencialidades educativas, buscando influir positivamente no processo de produção do espaço local, preservando o meio ambiente ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da vida social. Finalmente, no contexto da realização da FECIPAN entre 2012 e 2018, esperamos que a aprovação deste novo projeto torne possível a realização da FECIPAN 2019 dando continuidade ao trabalho iniciado, aumentando o envolvimento e a participação da comunidade, melhorando as ações para o desenvolvimento da educação e promovendo a divulgação da ciência, da cultura, da inovação e despertando a vocação de jovens talentosos a seguirem carreiras científico-tecnológicas.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Dori Edson Nava

Ciências Agrárias

Agronomia
  • controle biológico de anastrepha fraterculus (diptera: tephritidae) com doryctobracon areolatus (hymenoptera: braconidae): biologia reprodutiva, competição com parasitoides nativos e exótico e liberação em pomares.
  • A mosca-das-frutas sul-americana Anastrepha fraterculus (Wiedemann, 1830) (Diptera: Tephritidae) é uma das principais pragas da fruticultura brasileira. Além dos danos decorrentes da inserção do ovipositor nos frutos para a colocação dos ovos e da alimentação da polpa pelas larvas, também limita as exportações de frutos devido às exigências quarentenárias impostas pelos países importadores. Considerando-se que o controle é realizado, predominantemente, com inseticidas que podem causar problemas à saúde humana e contaminação do meio ambiente e que a maioria das frutíferas não possuem grade de inseticidas registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), torna-se necessário o desenvolvimento de alternativas para o manejo de A. fraterculus. O controle biológico com o uso de parasitoides tem sido um dos métodos utilizados em outros países, principalmente em áreas amplas. No Brasil, apesar da introdução de duas espécies de parasitoides, os programas não obtiveram êxito, e assim, uma das possíveis estratégias para viabilizar o controle biológico é a utilização de parasitoides nativos. Estudos realizados até então por esta equipe que está propondo o projeto já disponibilizou importantes resultados a respeito da biologia, ecologia e o desenvolvimento de técnicas de criação dos braconídeos Doryctobracon areolatus e Doryctobracon brasiliensis e do fígitídeo Aganaspis pelleranoi (Hymenoptera). Este projeto tem por objetivo dar continuidade aos estudos de controle biológico e avançar na implementação do programa de manejo da mosca-das-frutas sul-americana A. fraterculus com D. areolatus. Para tal, serão contempladas as seguintes etapas: a) estudo da biologia reprodutiva de D. areolatus relacionadas à cópula e à oviposição; b) estudos de competição pré-parasitismo e pós-parasitismo; c) liberação de parasitoides em áreas piloto. Espera-se obter no final do projeto, um conjunto de informações relacionadas ao parasitoide D. areolatus e viabilizar o estabelecimento de um programa de controle biológico para moscas-das-frutas.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy

Ciências Humanas

Educação
  • i feira de ciências e tecnologia da upe- campus mata norte
  • A I Feira de Ciências e Tecnologia da UPE- Campus Mata Norte tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da cultura científica na cidade de Nazaré da Mata, na qual está localizado o campus Mata Norte. Essa iniciativa permitirá ampliar o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade escolar, através da formação continuada de professores, oficinas de mobilização com os alunos, acompanhamento na construção de projetos de pesquisa júnior, apresentação e premiação de trabalhos científicos em nível Ensino Fundamental e Ensino Médio, incentivando o trabalho em equipe e a busca por resolução de problemas através da metodologia científica. A UPE –campus Mata Norte desde 1967 exerce sua vocação para formação de professores. As licenciaturas presentes neste campus são: Matemática, Geografia, Ciência Biológicas, Pedagogia, Letras, História, e conta também com um curso de Logística.Com o Campus Mata Norte, e demais campi, a UPE cumpre seu compromisso com a interiorização do Ensino Superior, possibilitando à população do interior do estado de Pernambuco o acesso ao Ensino Superior público e gratuito. Assim, as principais atividades desenvolvidas na I Feira de Ciências e Tecnologia terão como pilares o ensino, a pesquisa e a extensão, possibilitando à universidade mais uma oportunidade para exercer seu compromisso social. Entre as atividades previstas, estão: sensibilização para participação das escolas, minicursos e oficinas para professores e alunos, acompanhamento das produções nas escolas via tutoria científica, divulgação do regimento para participação na Feira e critérios para o prêmio Cientista Júnior de Nazaré da Mata, mobilização para incentivar a participação de meninas na produção científica. A Feira de Ciências da Upe-Campus Mata Norte será um evento aberto e gratuito e terá como tema desta primeira edição “ Ciência em Si, Ciência Aqui: ciência, inovação e tecnologia em Nazaré da Mata”. O tema da I edição da Feira de Ciências da UPE Mata Norte teve como inspiração a música “Ciência em Si” de Arnaldo Antunes e Gilberto Gil, na qual refletimos sobre o desenvolvimento da ciência em si, como também o senso crítico e científico em cada um de nós, para o compromisso com o desenvolvimento sustentável de nossas cidades. A sinergia criada pelos Cursos de Graduação parceiros dessa proposta (Matemática, Ciências Biológicas, Geografia, Pedagogia, Letras, História, Logística, Engenharias, Computação) nos permitirá estimular a elaboração de trabalhos nas áreas de matemática, física, astronomia, robótica e engenharias. O potencial desta proposta se situa na relação direta com a escola de aplicação e com a parceria com a rede de ensino de Nazaré da Mata. A rede de ensino da cidade de Nazaré da Mata conta com 27 escolas (públicas e privadas), localizadas na zona urbana e rural. O potencial multiplicador deste projeto se dará a partir de 3 eixos, visando a promover estratégias para o desenvolvimento de ferramentas pedagógicas, o desenvolvimento Profissional e o desenvolvimento de redes colaborativas entre escolas e Universidade (núcleos pilotos nas escolas para inovação no ensino de Ciências e Matemática). Por fim, esta proposta busca sobretudo promover uma visão mais atraente e contemporânea da Ciência e tecnologia, ampliando o debate científico, numa perspectiva de Ciência para todos, buscando as melhores formas para viver juntos em harmonia com os outros e com o meio ambiente.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2018-30/11/2021
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Dorilson Silva Cambuí

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • 1ª feira de ciências de santo antônio de leverger/mt: meninas de leverger no comando das exatas
  • A 1ª Feira de Ciências de Santo Antônio de Leverger: Meninas de Leverger no comando da Exatas, será realizada nas dependências da Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara tendo como objetivo incentivar os estudantes da educação básica ao estudo das ciências e despertar o interesse por uma carreira científica. Apoiado pelo edital: Chamada CNPq/MEC/MCTIC/SEPED N o 27/2018 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, o evento será aberto a alunos do Ensino Fundamental e Médio das escolas pertencentes ao município de Santo Antônio de Leverger, bem como a comunidade em geral. Orientadas por uma professora, com o tema: ciência, tecnologia e redes sociais, aceita-se, no entanto, projetos de temática livre para a inscrição dos trabalhos. O objetivo é incentivar os estudantes, em particulas as meninas, a desenvolver trabalhos usando métodos científicos, de forma a despertar o interesse por uma carreira científica. Entre as premiações está a concessão de bolsas de iniciação científica júnior do CNPq. Apoiando a ação de professores e escola o evento busca colocar em evidência a curiosidade e criatividade do alunado. Participarão da Feira cerca de 100 trabalhos de 11 escolas incluindo as zonas urbana e rural. Os trabalhos serão separados em duas categorias: 1 – ensino fundamental e 2 – ensino médio. Serão avaliados em relação à aplicação da metodologia científica, a aprendizagem de conceitos e linguagens científicas de suas áreas, a criatividade e originalidade. Em relação ao Meio Ambiente essa proposta se caracteriza por oferecer aos participantes recipientes para armazenamento do lixo produzido seguido de orientações sobre como reciclá-lo. Está programado a realização de palestras e intervenção no Rio Cuiabá com limpeza das margens e blitz educativa de conscientização de preservação do meio ambiente.
  • Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso - MT - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Dorilson Silva Cambuí

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • ii feira de ciências de santo antônio de leverger/mt: integrando estudantes brancos e índios através da ciência
  • A II Feira de Ciências de Santo Antônio de Leverger/MT: Integrando Estudantes Brancos e Índios Através da Ciência, será realizada nas dependências da Escola Estadual Hermes Rodrigues de Alcântara situada na zona urbana do município de Santo Antônio de Leverger no Estado de Mato Grosso. Tem como objetivo incentivar os estudantes da educação básica ao estudo das ciências e despertar o interesse por uma carreira científica. Apoiado pelo edital: Chamada CNPq/MCTIC N o 11/2019 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas, o evento será aberto a alunas(o) do Ensino Fundamental e Médio das escolas municipais e estaduais pertencentes ao município de Santo Antônio de Leverger no Estado de Mato Grosso, bem como a comunidade em geral. Nesta segunda edição da Feira pretendemos incluir as escolas indígenas. Dado a realidade educacional do município, onde a maior parte das escolas são de natureza rural (escola do campo), pretende-se articular os saberes tradicionais, destacando as contribuições indígenas (como a farmacêutica, a medicina, a química, entre outros), com o conhecimento científico. Esse tipo de abordagem privilegia uma aproximação entre a cultura científica e tradicional, possibilitando a preservação de conhecimentos e contribuindo para uma escola plural. A Feira contará com maciça participação de estudantes oriundos das aldeias indígenas da região, pertencentes a etnia Bororo. Orientados por um professor, com o tema: ciência, tecnologia e redes sociais, aceita-se, no entanto, projetos de temática livre para a inscrição dos trabalhos. O objetivo é incentivar os estudantes, brancos e índios, a desenvolver trabalhos usando métodos científicos, de forma a despertar o interesse por uma carreira científica. Entre as premiações estão a concessão de bolsas de iniciação científica júnior do CNPq, medalhas, troféus e certificados. Apoiando a ação de professores e da escola, o evento busca colocar em evidência a curiosidade e criatividade do alunado. Participarão da Feira cerca de 200 trabalhos de 11 escolas incluindo as zonas urbana, rural e indígenas. Os trabalhos serão separados em quatro categorias: 1 – ensino fundamental (incluindo a zona rural), 2 – ensino médio (incluindo a zona rural),, 3 – ensino indígena e 4 – meninas na Ciência. Serão avaliados em relação à aplicação da metodologia científica, a aprendizagem de conceitos e linguagens científicas de suas áreas, a criatividade e originalidade. Em relação ao Meio Ambiente essa proposta se caracteriza por oferecer aos participantes recipientes para armazenamento do lixo produzido seguido de orientações sobre como reciclá-lo. Está programado a realização de palestras sobre a participação de mulheres nas ciências, preservação do meio ambiente, tecnologia assistiva para alunos portadores de necessidades especiais e minicursos sobre laboratório virtual de aprendizagem. Haverá ainda uma intervenção no Rio Cuiabá com limpeza das margens e blitz educativa de conscientização de preservação do meio ambiente, com participação de pais, alunos e professores.
  • Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso - MT - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Doris Bittencourt Almeida

Ciências Humanas

Educação
  • entre gestos de guardar e atos de testemunhar: biografando itinerários de reitores da universidade f
  • Conhecer diferentes aspectos que envolvem a educação desenvolvida em uma instituição de ensino superior proporciona inúmeras perspectivas de análise de sua cultura e das ações dos atores sociais que participam de sua história. Este Projeto inscreve-se nos estudos sobre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sobretudo tematiza memórias de duas de suas unidades, a Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação e tem como escopo de investigação a produção de biografias históricas de professores dessas duas instituições. Apresenta-se o interesse em analisar suas trajetórias, suas redes de sociabilidade, as escolhas que fizeram e por que as fizeram, considerando o campo de possibilidades de suas atuações, de acordo com os contextos em que estavam inseridos, que se misturam aos percursos da Universidade, em diferentes temporalidades. Tem-se como corpus documental o inventário de seus acervos pessoais, seus escritos, documentos orais e demais documentos institucionais salvaguardados no Arquivo da Faculdade de Educação/UFRGS. A pesquisa situa-se no campo da História da Educação, em suas interfaces com a história das instituições educativas e com as discussões em torno do gênero biográfico, constituição de acervos, cultura escrita, história das mulheres, memória individual e coletiva. Objetiva-se, nesse sentido, contribuir para um maior conhecimento das trajetórias desses sujeitos, por meio do estudo de suas redes relacionais, analisando suas singularidades, a partir das múltiplas interações experimentadas na Universidade e em outros espaços. Com o emprego das metodologias da História Oral e da Análise Documental Histórica, pretende-se reunir elementos que auxiliem na compreensão da História da Universidade, entendida como patrimônio educativo, por meio das narrativas centralizadas nas memórias de sujeitos em seus percursos docentes.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Doris Clara Kosminsky

Ciências Sociais Aplicadas

Desenho Industrial
  • visualização de dados científicos e sociais do brasil, sob o olhar do design de informação
  • O presente projeto propõe uma metodologia para o desenvolvimento de visualizações sobre dados científicos e sociais do Brasil, sob o ponto de vista do design de informação, considerando a iteratividade entre a pesquisa e a prática no campo do design. A visualização de dados trata da representação visual de dados abstratos visando amplificar a cognição e favorecer a aquisição de conhecimentos que possam colaborar com a tomada de decisões. Trata-se de um campo interdisciplinar que, neste projeto será demarcado na convergência entre o design e a ciência da computação. A abordagem metodológica do projeto será baseada na pesquisa em design a partir da prática, articulando, de forma rizomática, os conceitos e espaços investigativos das instâncias lab, field, gallery e library. Pretende-se que a metodologia obtida inclua também a formulação de heurísticas específicas para a visualização de dados sob o ponto de vista do design. Como resultados, objetiva-se avançar na sistematização dos saberes em design de informação, e seu enfoque metodológico, assim como, também, na disseminação da pesquisa em visualização de dados sob o ponto de vista do design. Com a produção das visualizações que promoverão o diálogo entre pesquisa e prática, espera-se contribuir para a divulgação de dados científicos e sociais do Brasil.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Dorotea Frank Kersch

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • letramentos sociais e formação docente e discente
  • O projeto Letramentos sociais e formAÇÃO docente e discente se insere na linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPGLA), da UNISINOS, na linha de pesquisa Letramentos e Contemporaneidade, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), da UFRN, e na linha Letramento do Professor, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PPG-LA), da UNICAMP. No trabalho que vimos desenvolvendo com professores em formação inicial (Letras) e em formação continuada (PPGLA, PPgEL e PPG-LA), percebemos, em práticas desenvolvidas nas escolas básicas da rede pública, pouco espaço de sistematização de ensino de escrita, restrito uso de tecnologias digitais que poderiam fomentar, por exemplo, a escrita colaborativa, e pouca atenção à multimodalidade e à multissemiose, recursos bem presentes nos textos da contemporaneidade e amplamente requeridos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino fundamental e médio. Cientes de que a necessidade de ampliar esse trabalho de sistematização de ensino de escrita e de outras linguagens pode ser decorrente da própria formação que é oferecida aos professores, objetivamos desenvolver um trabalho em colaboração com as três instituições de ensino superior supracitadas, vinculando formação inicial e continuada e ação em sala de aula de escolas de educação básica. Para tanto, interessa-nos conhecer a familiaridade de professores e seus alunos com a escrita de gêneros que circulam na esfera acadêmica e escolar, bem como as possíveis relações que estabelecem entre essas esferas de atividade humana e outras para além dos ambientes de ensino formal. Isso se justifica porque vivemos em tempos de profundas mudanças culturais, linguísticas e tecnológicas, as quais afetam as formas como nos comunicamos. Nesse sentido, a proposta aqui apresentada propõe-se a investigar os letramentos desenvolvidos por professores em ação na educação básica e em formação, no âmbito de uma disciplina ofertada para duas turmas: a primeira é de graduação em Letras (UNISINOS) e a segunda é de pós-graduação em Linguística Aplicada (UFRN), destinadas a fomentar o desenvolvimento de projetos didáticos de gênero (PDG) e/ou de projetos de letramento (PL) que envolvem a leitura, a escrita e a oralidade como práticas sociais. Para efeito de recorte de pesquisa, nas duas turmas, serão priorizados gêneros da ordem do argumentar, e os alunos passarão pela experiência de testar ferramentas digitais e integrá-las aos seus projetos. Como produto final, ambas terão a meta de produzir um livro interinstitucional de ensaios sobre a reflexão empreendida nos projetos desenvolvidos, seguindo a proposta de Kiili et all (2013). Esta pesquisa, qualitativa e interpretativista, de natureza etnográfica, ocupa-se com a investigação, de um lado, da produção de objetos de ensino, em que seja necessário o uso de diferentes mídias e, de outro, do letramento acadêmico/escolar em relação aos multiletramentos que os participantes desenvolvem para além dessas esferas. Para a geração dos dados, serão acompanhadas as aulas das turmas supracitadas, com gravação em áudio e em vídeo, anotações em diário de campo e fotografias. Também serão feitas entrevistas semiestruturadas ao longo do semestre de oferta das disciplinas e visitas de um grupo ao outro. Os dados serão analisados e discutidos à luz dos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995), no âmbito de comunidades de prática (WENGER, 2001), dos novos estudos de letramento (GNL, 1996; COPE; KALANTZIS, 2015; PAHL; ROWSELL, 2005) e dos estudos de identidade (GEE, 2000) e identidade digital do professor (GOROSPE, 2015). Como resultado, pretende-se ter uma melhor compreensão de como a interação entre professores em formação inicial, professores em formação continuada, professores em exercício nas escolas de educação básica do RN e do RS, teoricamente informados pelos princípios do PDG e do PL e compartilhando conhecimentos na Unisinos e na UFRN, desenvolvem o letramento acadêmico/escolar e multimodal, agregando tecnologias digitais e desenvolvendo ressignificações identitárias, conceituais e metodológicas.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Douglas Attila Marcelino

Ciências Humanas

História
  • estudos sobre a morte e a escrita da história
  • Esta proposta de pesquisa visa dar continuidade a uma reflexão já em curso sobre estudos com enfoque histórico no tema da morte, que são considerados relevantes para pensar, numa perspectiva ampliada, diferentes formas memorialísticas de conferir sentido ao passado, dentre as quais a historiografia. Trata-se de uma proposta inserida em um quadro mais geral de análises específicas já produzidas sobre o assunto, mas que guarda vínculos com preocupações existentes desde, pelo menos, a realização de minha pesquisa de doutorado, concluída em 2011. A pesquisa parte do pressuposto de que a historiografia deve ser compreendida em sua devida historicidade, por sua vinculação com outras formas memorialísticas que se expressam por meio de ritos de recordação de natureza diversa. Foi por essa e por outras razões que relevantes autores estabeleceram relações entre a escrita da história e as formas de lidar com a morte, preocupação que, em determinados casos, assumiu uma perspectiva mais efetivamente histórica, centrada no modo peculiar de desenvolvimento dos discursos relativos a essas duas práticas. No livro Historiografia, morte e imaginário: estudos sobre racionalidades e sensibilidades políticas, realizei uma primeira análise do tema por meio do exame das obras de historiadores como Jean-Pierre Vernant, François Hartog, Nicole Loraux, Jean-Claude Bonnet, Reinhart Koselleck, Fernando Catroga, Emmanuel Fureix e Jacques Julliard. Ao tratarem da morte aproximando-se de um enfoque no imaginário ou nas formas de racionalidade e sensibilidades políticas, alguns estudos desses autores forneceram elementos para a reflexão sobre as especificidades da representação histórica. O estudo se estendeu ainda à análise de obras como as de Louis Marin sobre as formas de representação (historiográfica e pictórica) do corpo político na monarquia absolutista e as de Jacques Rancière sobre a dimensão poética da historiografia, colocando em evidência possíveis relações entre os modos de lidar com a morte, o imaginário político e as formas do elogio como gênero literário. Neste tipo de análise, permeada por certa compreensão das relações entre os temas do poder, do imaginário e da representação histórica, as comparações de Michel de Certeau entre a escrita da história e os ritos de sepultamento funcionaram como “pano de fundo” da discussão empreendida. Nesta proposta de extensão da pesquisa, por outro lado, as obras do historiador francês se tornam elementos efetivos de análise, tendo em vista a importância conferida ao tema em alguns de seus textos mais referenciados, conforme se pode notar pelas comparações entre a historiografia e os ritos mortuários estabelecidas ao final de sua reflexão sobre a “operação historiográfica”. Por meio dessa comparação, Michel de Certeau ressaltou certa função existencial da historiografia como prática cultural dissimuladora da própria finitude humana. Também uma prática ritual de simbolização do tempo, a “operação historiográfica” se assemelharia aos cemitérios das cidades, ou mesmo a outras “formas não científicas”, como o elogio fúnebre e os enterramentos, exorcizando a morte e estabelecendo, performativamente, um sentido para a existência dos vivos. Vinculada à alteridade, a morte de que tratava Michel de Certeau era a morte do outro, a quem dedicamos ritos de natureza coletiva, o que conferia um singular sentido antropológico às suas reflexões, que traziam consigo também um diálogo com as narrativas que buscavam reconstituir, diacronicamente, as origens dessas ausências constitutivas. Sua importância, para o historiador francês, parecia relacionada à possibilidade de tematizar de modo mais profundo essas lacunas originárias da existência. Sua leitura acerca dessas interpretações, por outro lado, se fazia a partir da relevância então conferida à linguagem como estrutura semiológica mediadora de qualquer relação com a morte, ou seja, a partir da ênfase no fundamento coletivo do mundo simbólico como lugar de constituição dos anseios de totalidade por meio da introjeção inconsciente dos desejos e expectativas de outrem. Assim, a releitura lacaniana da obra de Freud parecia deixar marcas nos escritos de Michel de Certeau, o que também não significava uma aceitação incondicional das narrativas que fundamentavam as teses sobre a passagem do imaginário ao simbólico, as quais tinham seu valor reconhecido não apenas por permitirem conferir centralidade ao problema da relação com o outro como estruturante do funcionamento do inconsciente (à maneira de uma linguagem), mas por sua natureza essencialmente poética. Como se pode notar, também no que diz respeito à Michel de Certeau, o tema da relação entre a morte e a escrita da história ganha relevância por sua vinculação com uma poética da historiografia, permitindo retomar e expandir a reflexão já em curso, que pretende manter-se na perspectiva de ultrapassar o estudo específico da obra de um único autor. Outro autor menos tratado na pesquisa já realizada e cuja leitura sobre a morte e a história será também desenvolvida a partir desta proposta é Paul Ricoeur. O filósofo francês valorizou o imaginário e os sentidos construídos coletivamente para a morte do outro em seus últimos trabalhos, como em Jusqu’a à la mort. Du deuil et de la gaieté (o texto foi produzido por volta de 1996, mas publicado apenas postumamente, como a primeira parte do livro Vivant jusqu’a à la mort suivi de Fragments). Trata-se de texto relevante para um confronto com outras obras de Ricoeur, já que problemas centrais, como a diferença entre pensamento e imaginário da morte, os dilemas éticos e políticos envolvidos no tratamento conferido ao tema e os impactos das guerras mundiais do século XX constituem elementos de fundo de uma interrogação permeada pela preocupação com o totalitarismo e formas diversas de manifestação do mal absoluto na época contemporânea.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Douglas Cardoso Dragunski

Outra

Ciências Ambientais
  • nanofios de ecovio® obtidos por eletrofiação utilizados para a adsorção de fármacos
  • Dentre os medicamentos mais comumente encontrados em esgotos temos: antibióticos, antiinflamatórios, antidiabéticos, hormônios e antipiréticos. Para a grande maioria dos medicamentos não se sabe quais os riscos para humanos, animais e ambiente quando expostos a baixas concentrações destes medicamentos, que na maioria das vezes ocorre em níveis de traço, devido a isso ainda não se tem uma regulamentação específica para cada um deles. A metformina (Met), contaminante priorizado no desenvolvimento deste trabalho, é comercializada como cloridrato de metformina, princípio ativo para tratamento de diabetes mellitus tipo 2, que atinge a maioria dos pacientes portadores de diabetes, é uma forma não insulinodependente. A dose prescrita diariamente para portadores dessa doença varia de 1.000 a 2.500 mg e a taxa de absorção do organismo é de aproximadamente 70%, o restante do medicamento não metabolizado é excretado pela urina. Estudos mostram que baixas concentrações de Met têm afetado principalmente animais de ambientes aquáticos e pequenos mamíferos que vivem próximos a essa contaminação, e o principal efeito causado é a feminilização de peixes e alterações em órgãos e funções reprodutivas. A remoção de Met pode ser obtida por meio de adsorção, um fenômeno físico-químico em que o componente em uma fase gasosa ou líquida é transferido para a superfície de uma fase sólida. Desta forma, nanofibras poliméricas de Ecovio® serão obtidas por eletrofiação, mediante a incorporação do carvão ativados, e avaliada a capacidade de remoção de Met em solução aquosa por meio de análises de adsorção. As soluções poliméricas serão preparadas com Ecovio® solubilizado em clorofórmio e dimetilformamida (DMF) na proporção de 85/15 v.v-1 e adicionado o carvão em diferentes proporções m.m-1 em relação à massa de polímero utilizada. Para realização dos ensaios de adsorção, que serão conduzidos a 30 °C, 150 rpm, [Met] 100 mg.L-1, por 24 h, em pH 6 e pH 10,5. O material obtido será caracterizado quimicamente e morfologicamente, por espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), análise termogravimétrica e sua derivada (TGA/DTGA), difração de raios-X (DRX), Calorimetria exploratória diferencial (DSC), microscopia ótica (MO) e microscopia eletrônica de varredura (MEV). Espera-se obter um material com capacidade de reter o fármaco estudado.
  • Universidade Estadual do Oeste do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Douglas Duarte Novaes

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • conjuntos minimais em sistemas de filippov: existência, bifurcação e regularização
  • O presente projeto é composto por 4 subprojetos. No primeiro, Bifurcação e Regularização de Policiclos Tangenciais, estudaremos os sistemas de Filippov admitindo policiclos tangenciais bem como a sua regularização. O estudo da regularização desses policiclos passa obrigatoriamente pelo estudo da regularização de singularidades tangenciais degeneradas, o que é feito por meio da Teoria de Perturbação Singular e Métodos de Blow-Up. No segundo, Classificação e Regularização de Singularidades, estudaremos a regularização de sistemas de Filippov simétricos, reversíveis e equivariantes, no entorno de suas singularidades. No terceiro, Ciclo de Bykov em Sistemas de Filippov, descrevemos um versão deslizantes do conhecido ciclo de Bykov. Estudaremos a dinâmica num entorno desse ciclo, a qual intuímos ser caótica. Por fim, no quarto e último subprojeto, Ciclos Limite em Sistemas de Filippov Lineares, daremos continuidade a uma série de estudos sobre a existência de ciclos limite bem como cotas superiores para o numero desses ciclos em sistemas de Filippov lineares.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Douglas Guimarães Macharet

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • apprentice: aprendizagem por reforço na execução de tarefas colaborativas em sistemas multiagentes
  • Recentemente o interesse no desenvolvimento de robôs autônomos para aplicações de usogeral tem muito crescido, especialmente tendo em vista a diminuição de custos associadosa diversas atividades e a redução da exposição desnecessária de seres humanos a situações de risco. Nesse contexto, uma ampla gama de aplicações pode se beneficiar dautilização de múltiplos veículos autônomos, tais quais o monitoramento ambiental, missões de busca e salvamento, vigilância e cobertura de grande áreas, e coleta de dados em redesde sensores sem fio, entre outras. Porém, apesar do emprego de múltiplos agentes agregar diversos benefícios, como aumento na robustez e (na maioria dos casos) redução no tempo de cumprimento das tarefas, muitos desafios relacionados à coordenação, controle e planejamento entre os agentes também precisam ser considerados. Assim sendo, o objetivo principal desse projeto de pesquisa é a proposição e o desenvolvimento de novos métodos de coordenação e cooperação em sistemas multirrobô, especialmente explorando abordagens e técnicas de aprendizagem de máquina, como aprendizagem por reforço. A pesquisa será desenvolvida considerando-se três etapas básicas: (i) navegação autônoma, garantindo a movimentação coordenada dos robôs em ambientes desconheci-dos e povoados por obstáculos estáticos e dinâmicos; (ii) alocação dinâmica de tarefas, visando a distribuição das subpartes de uma missão de maneira balanceada entre os robôsdo time, considerando as características específicas de cada um; e (iii) cooperação dos robôs, buscando a realização dessas sub-tarefas colaborativamente de forma a alcançar o objetivo geral. Espera-se ao final obter contribuições científicas para cada uma dessas etapas, principalmente a partir da proposição de novos algoritmos e metodologias de aprendizagem colaborativa em sistemas multiagentes.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022