Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Cláudia Viviane Viegas

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • retorno de medicamentos em fim de vida e fim de uso: proposta de identificação e hierarquização de trade-offs entre impactos
  • O retorno de medicamentos em fim de vida (expirados e/ou avariados) e em fim de uso (não expirados e com potencial de recirculação controlada por profissionais de saúde) é abordado como logística reversa, embora o segundo caso possa ser caracterizado como economia circular por envolver o reuso, que é princípios central desse tipo de abordagem econômica. Independentemente de manterem a utilidade para a qual foram produzidos, medicamentos pós-uso são tratados como resíduos. A legislação federal brasileira não proíbe expressamente a reutilização de medicamentos que estejam dentro do prazo de validade e sejam considerados aptos a reuso mediante avaliação por profissional farmacêutico. No entanto, essa legislação não é suficientemente clara quando se refere a aspectos como desuso e periculosidade - se este último aspecto se aplica ou não diretamente a medicamentos enquadrados como resíduos e não rejeitos. O descarte incorreto de medicamentos traz danos ambientais e à saúde pública, enquanto uma parcela significativa da população não tem acesso a tais bens. Este projeto parte de uma experiência municipal de coleta e dispensação que já evitou o descarte irregular de 2,4 toneladas de medicamentos e resultou em benefício médio de 14,9% do salário mínimo brasileiro por atendimento em 3,5 anos. Contudo, custos de manutenção do programa são ônus crescente para o município. Em 2019, foi aprovada lei estadual que autoriza a replicação dessa experiência no Rio Grande do Sul. Porém, faltam mecanismos para envolver todas as partes da cadeia produtiva além de consumidores e agentes públicos de esferas diferentes da municipal. Este projeto propõe a identificação e a hierarquização de trade-offs ambientais, socioeconômicos e econômicos voltado a programas como o mencionado. Pretendem-se utilizar entrevistas semiestruturadas e Análise Hierárquica de Processos para identificar e hieraquizar trade-offs de valor que permitam entregar um guia de boas práticas para programas desta natureza.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Claudia Wasserman

Ciências Humanas

História
  • cartografia das memórias em disputa: manifestações/intervenções contemporâneas no espaço público (argentina, brasil, chile, colômbia e nicarágua)
  • O tema do projeto são as recentes intervenções populares no espaço público, protagonizadas por movimentos sociais organizados ou espontâneos, que visam questionar, contestar, recriar ou ressignificar as memórias oficiais modeladas pelo poder público estatal. Tais manifestações tendem a tensionar a história oficial ao inserir outros discursos, pessoas ou grupos na paisagem memorial cujas identidades sociais encontram-se sub representadas ou excluídas. O problema da pesquisa refere-se ao recente empoderamento de populações subalternizadas e suas manifestações em lugares de memória que sugerem memórias em disputa e podem ser vistos como sintoma da insatisfação popular com o espaço público. O levantamento prévio revela que as manifestações públicas buscaram alterar monumentos ou a paisagem memorial na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Nicarágua e despertam temáticas que podem ser exemplificadas pelos seguintes pares conceituais: memórias da conquista da América e da colonização europeia X memórias dos grupos e etnias submetidos à escravidão, genocídio ou etnocídio; Estado democrático de direito X Estado autoritário; demarcações de lugares relativos às graves violações de direitos humanos X apagamentos dessas memórias. A partir do levantamento das disputas ocorridas nos espaços públicos propagadas através da mídia dos países selecionados, e, em alguns casos, difundidas em tempo real pelas redes sociais ou transformadas em objetos de investigação, buscamos elaborar um mapa virtual que contemple a indicação espacial da intervenção, sua caracterização, o contexto político da manifestação e suas repercussões. Em termos teóricos e metodológicos serão mobilizadas reflexões em torno dos lugares de memória e dos sítios de consciência, das memórias em disputa, do patrimônio cultural e das identidades sociais. Por fim, nos valeremos das metodologias ligadas à história pública e à história digital de forma a contribuir para a divulgação do conhecimento científico.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Claudio Alexandre Gobatto

Ciências da Saúde

Educação Física
  • análises computacionais para compreender as adaptações moleculares, centrais e periféricas ao treinamento físico em altitude: do modelo experimental ao esporte de alto rendimento
  • Adaptações fisiológicas decorrentes da exposição à elevadas altitudes sempre despertaram interesse de pesquisadores, com investigações em condições reais ou simuladas de hipóxia observadas desde o início do século XX. Atualmente, o treinamento físico em altitude vem se destacando no âmbito físico-esportivo, incluindo intervenções de nosso laboratório que contribuíram para a obtenção do recorde mundial na prova de 1.500m nas Paralimpíadas de Tóquio. Entretanto, muitas lacunas ainda permanecem quando da associação do treinamento à hipóxia, em especial, quanto às adaptações moleculares, centrais e periféricas sobre o desempenho físico e saúde, já que grande parte dos estudos não quantifica, de modo preciso e individualizado, a carga de treinamento e a dose de hipóxia. Ainda, pesquisas nesse tema comumente aplicam análises estatísticas de causa-efeito, não potencializando a compreensão integrada sobre os impactos dessas intervenções sobre o organismo. De modo geral, o projeto objetiva investigar as adaptações moleculares, centrais e periféricas ao treinamento físico em altitude sob dois regimes (viver alto e treinar alto VA-TA e viver alto e treinar baixo VA-TB) aplicados a atletas e roedores, e seus efeitos sobre o desempenho e saúde. De modo inovador, utilizaremos modernas tecnologias para obtenção de dados antes, durante e após intervenções com atletas e roedores, com medidas fisiológicas in vivo (como a oxigenação muscular) e em tecidos específicos (conteúdos de proteínas-chave para adaptações ao exercício e à hipóxia). Como diferenciais em relação ao já existente nessa linha, monitoraremos a carga de treinamento, a dose de hipóxia individualizada e as alterações termográficas como possíveis mediadoras das repostas aeróbias e anaeróbias em níveis metabólicos, teciduais e moleculares. Por modelos computacionais, como análise de séries temporais, Machine Learning e redes complexas, o projeto avançará a fronteira do conhecimento sobre o treinamento físico e hipóxia.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 03/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Claudio Barbieri da Cunha

Engenharias

Engenharia de Transportes
  • modelagem de problemas reais de distribuição urbana de cargas para o comércio eletrônico e o pequeno varejo
  • De acordo com o Banco Mundial, cerca de 80% da população mundial vive em países em desenvolvimento e esse número tende a crescer à medida em que as taxas de natalidade dos países desenvolvidos estão em declínio. Um dos aspectos chaves nesses países emergentes é como fazer com que os produtos cheguem aos consumidores finais, a chamada distribuição de última milha (Nakata e Sivakumar, 1997). Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo estudar dois problemas relevantes que ocorrem no contexto da logística urbana, em especial nas grandes cidades de países em desenvolvimento: as entregas para o comércio eletrônico e a distribuição urbana para o pequeno varejo, muitas vezes informal. Em ambas as pesquisas pretende-se, a partir do entendimento do problema e de seus condicionantes práticos, e apoiado em pesquisa bibliográfica que caracterize o estado-da-arte sobre o assunto, propor metodologias baseada em modelos matemáticos e ferramentas computacionais que possibilitem determinar as configurações ótimas desses sistemas para a operação física real. Isso possibilitará fornecer subsídios e orientar tanto o poder público como as empresas privadas sobre como otimizar esses sistemas de distribuição, contribuindo para a diminuição do tráfego de veículos e, consequentemente, para a emissão de poluentes. O projeto tem como pano de fundo contribuir para a formação de recursos humanos altamente especializados, ampliar a interação com instituição de pesquisa de ponta (MIT) e dar sequência aos resultados obtidos a partir da Bolsa de Produtividade na área de Engenharia de Transportes concedida pelo CNPq ao proponente (Processo 304069/2010-8).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
Foto de perfil

Cláudio de Araújo Wanderley

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • uma profissão em transformação: sustentabilidade da carreira contábil
  • Essa pesquisa visa examinar a sustentabilidade da carreira de controller/contador ao longo do tempo identificando os mecanismos e ações adotadas pelos contadores para manter a profissão e suas carreiras sustentáveis. De forma particular, essa pesquisa será realizada através de um levantamento (survey) englobando contadores (cerca de 110.000 membros) associados ao CIMA (Chartered Institute of Management Accountants) e uma amostra de contadores brasileiros. Além desses dados, essa pesquisa será também baseada em dados qualitativos através de entrevistas com profissionais (diversos níveis) e estudantes estrangeiros e brasileiros. O ambiente de trabalho está mudando. Os desenvolvimentos sociais e tecnológicos estão mudando nossas vidas profissionais e carreiras. As trajetórias tradicionais da carreira da profissão contábil agora não são mais tão usais. Os empregadores esperam mais daqueles que ingressam na profissão e, como indivíduo, também buscamos ter um papel profissional por um período mais longo de nossas vidas, conforme muda a demografia da população ativa. Desta forma, o ritmo de mudanças na profissão contábil está aumentando e, assim os contadores necessitam ser capazes de responder a isso e reconhecer a importância de sustentar o crescimento pessoal. Embora o papel do contador permaneça potencialmente atraente na sociedade, pois é um papel que muda e se transforma cada vez mais. A adaptação ao longo da vida é crítica para a sobrevivência profissional. Portanto nesta pesquisa propomos identificar e entender como os contadores/controllers podem superar (múltiplas) transições de funções de trabalho e como eles podem realizam trajetórias de carreira de trabalho que são multidimensionais, elaboradas, resilientes e flexíveis (ou seja, sustentáveis) por natureza, permitindo que se preparem proativamente para transições de funções desejadas e para responder com mais eficácia às transições de trabalho (indesejadas/impostas) ao longo de suas carreiras.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Claudio Gabriel Lima Junior

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese de novos compostos heterocíclicos com potencial atividade antiparasitária
  • O presente projeto está voltado ao desenvolvimento de novas moléculas com potencial atividade antiparasitária. Estas substâncias inéditas possuem núcleos ou porções presentes em uma gama de produtos naturais com atividade antiparasitária. Dentre estas porções, podemos destacar os núcleos oxindólicos, oxadiazóis, quinolínicos, tiadiazolinonas e quinoxalínicos. Todas estas porções estão presentes em nossos compostos finais. Reações de Morita-Baylis-Hillman, Suzuki, Pfitzinger e de condensação/ ciclização serão empregadas para a obtenção dos compostos finais. Dado que a leishmaniose é considerada doença negligenciada com elevado número de mortes anuais e com drogas empregadas que apresentam elevada toxicidade, nosso projeto se volta para a prospecção de novos agentes leishmanicidas. Nossa hipótese é que estes novos compostos se apresentem mais ativos e menos tóxicos frente aos fármacos de referência. Em relação a custo, nossas rotas sintéticas foram planejadas de modo a usar metodologias que empregam condições ecologicamente amigáveis, empregando solventes menos tóxicos e com possibilidade de investigação de catalisadores heterogêneos, além do uso da irradiação de micro-ondas como fonte de aquecimento para as reações, o que pode reduzir o tempo para obtenção dos compostos intermediários e finais. A literatura científica já apresenta inúmeros relatos de compostos contendo estes núcleos com relevante atividade antiparasitária. A combinação destes núcleos heterocíclicos, unidos a mudanças estruturais em posições específicas levam a variação nas propriedades farmacocinéticas, fato que poderá potencializar a resposta biológica. Além disso, o aumento de conjugações nos compostos N-heterocíclicos resultam em materiais luminescentes. Dado o caráter anfifílico de tais compostos, os mesmos poderão ser explorados como biomarcadores de membrana, além de outras potenciais aplicabilidades no campo de Química Medicinal.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Cláudio Reis Gonçalo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a procura de conhecimento para proporcionar inovação em novos ou desenvolvidos habitats para micro e pequenas empresas: a contribuição da capacidade absortiva.
  • O projeto pretende levantar e analisar as diferentes categorias de absorção e uso de conhecimento nos diversos habitats de pequenos empreendimentos produtivos em processo de consolidação, presentes no estado de Santa Catarina (BR). O estado de Santa Catarina é, juntamente com São Paulo, uma das duas regiões mais avançadas no emprego de incubadoras, na criação de start-ups com índice de sucesso na consolidação de pequenas empresas no campo da criação de softwares. Resultados que provêm de uma Governança com uma interação distintiva entre associações empresariais e de empreendedores, universidades e governo local. Pretende-se investigar o caso de Santa Catarina, através de estratégia exploratória de pesquisa por método quali-quanti, na perspectiva desta Governança, a fim de analisar e identificar como diferentes processos de criação e transferência de conhecimentos têm sido aplicados, em diferentes contextos de habitats de inovação. O olhar teórico da capacidade absortiva permitirá identificar quais são as características das formas de absorção desses conhecimentos, a fim de apontar alternativas para compartilhar e aprimorar as práticas e aspectos de relacionamentos. Em outras palavras, o projeto pretende contribuir para aperfeiçoar a apropriação de conhecimentos capazes de mobilizar a inovação em pequenos empreendimentos na região investigada e para aprendizagem em outras regiões do país. Para se construir elementos críticos de análise, considera-se a cidade de Grenoble uma referência internacional em governança para desenvolver inovação. Grenoble proporcionou, durante as últimas décadas, uma configuração ativa entre instituições particulares, atores e recursos, parte de uma tradição de parcerias entre pesquisa pública e privada. Grenoble reúne 18 mil pesquisadores, quase duzentos laboratórios, quatro universidades e 10 escolas de engenharia. Com 7-8% das publicações científicas da União Europeia e 8-10% das patentes europeias.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Cláudio Roberto Fonsêca Sousa Soares

Ciências Agrárias

Agronomia
  • aplicação de inoculante micorrízico na produção agrícola e recuperação ambiental e seus efeitos na microbiota rizosférica
  • As comunidades microbianas do solo estão envolvidas na disponibilização de nutrientes às plantas, atuando por diferentes mecanismos responsáveis pelas transformações dos elementos. Além destes mecanismos, sabe-se da participação de microrganismos simbióticos com as raízes das plantas na aquisição de nutrientes do solo. Dentre estes destacam-se os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) que realizam uma simbiose mutualística obrigatória com a maioria das espécies vegetais, incluindo aquelas de importância agrícola e ambiental. Apesar dos efeitos benéficos dos FMA no crescimento vegetal, pouco se conhece sobre os efeitos da inoculação sobre a população de microrganismos rizosféricos. O objetivo desta proposta é investigar os efeitos de um inoculante micorrízico à base de Rhizophagus intraradices recém registrado no Brasil sobre a comunidade microbiana do solo e ciclagem de nutrientes em ambientes agrícolas e em áreas degradadas em recuperação. A proposta pretende ampliar a investigação dos efeitos do inoculante micorrízico em diferentes condições edafoclimáticas brasileiras e será composto por dois sub-projetos conduzidos em áreas agrícolas e de recuperação ambiental. No sub-projeto 1 para a cultura do milho será avaliado a campo em cinco estados brasileiros: i) disponibilidade de P na solução do solo rizosférico de plantas inoculadas; ii) atividade microbiana do solo; iii) composição taxonômica e funcional da comunidade microbiana rizosférica do solo; iv) eficiência de uso do P em plantas micorrizadas e produtividade do milho. No Sub-projeto 2 será avaliado o potencial do inoculante na recuperação ambiental, quanto a(o): i) eficiência simbiótica em espécies arbóreas pioneiras nativas do Cerrado e Sul brasileiro; ii) desenvolvimento de mudas micorrizadas em áreas degradadas e seus efeitos nos atributos biológicos do solo. Os resultados permitirão compreender as interações entre o inoculante micorrízico e as comunidades microbianas envolvidas na ciclagem de nutrientes.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 23/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Cláudio Smalley Soares Pereira

Ciências Humanas

Geografia
  • atlas das dinâmicas sociais e ambientais em petrolina/pe e juazeiro/ba
  • Os municípios de Petrolina (PE) e (Juazeiro) BA cumprem papéis centrais no desenvolvimento regional nos estados da Bahia e Pernambuco. Receberam grandes investimentos que alavancaram o desenvolvimento econômico, especialmente a fruticultura de irrigação transformando profundamente os seus espaços, demandando, assim, esforços para integrar esta região em conjunto, a qual eventualmente pode estar segregada pelos limites municipais e estaduais. Nesse sentido, esse projeto objetiva elaborar um atlas com informações e análises das dinâmicas sociais e ambientais dos municípios. Os dados e informações sistematizados serão fundamentais para subsidiar o debate para construção de políticas públicas locais e regionais, bem como o planejamento urbano e rural. O atlas se apresenta como uma fonte de pesquisa e uma produção norteadora, onde será possível o acesso a dados específicos em escala local-regional. Tendo isso mente, que dados estão disponíveis para levantamento, sistematização e mapeamento que permitam uma construção de um material de pesquisa que seja, ao mesmo tempo, fonte para pesquisas acadêmico-científicas, políticas públicas e ampliação de conhecimento para a sociedade local? Outras pesquisas semelhantes já foram realizadas em diversas cidades, municípios e regiões do Brasil. Um Altas para Petrolina e Juazeiro será relevante para suprir lacunas no conhecimento e demandas regionais e locais de dados sistematizados que auxiliem pesquisas, políticas públicas e instituições da sociedade em geral. Como metodologia, propõe-se levantamentos bibliográficos, documental, cartográfico e iconográfico através do uso de metodologia comparada e multidisciplinar pelo entendimento da manipulação de diferentes escalas de forma integrada. Os resultados esperados incluem acervo de dados sociais, ambientais e cartográfico digital para pesquisa, ensino e gestão ambiental, bem como um Atlas digital e impresso, e as análises escritas pelos pesquisadores da equipe.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Cláudio Wageck Canal

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • detecção e caracterização de pestivírus e papilomavírus em grandes ruminantes
  • O Brasil é um grande produtor e exportador de alimentos e a bovinocultura tem grande importância econômica e social. Doenças virais podem ter grande impacto na produtividade e, por isso, o desenvolvimento de técnicas eficientes para seu diagnóstico, caracterização do agente e o conhecimento de sua epidemiologia são medidas fundamentais para gerar estratégias de prevenção e controle. Os pestivírus de ruminantes causam enfermidades difundidas nos rebanhos bovinos ocasionando redução do desempenho reprodutivo e grandes perdas econômicas em rebanhos de corte e leite em todo mundo. Já o papilomavírus bovino (BPV) causa enfermidades de caráter neoplásico em bovinos, podendo levar desde morte, a perdas de desempenho e qualidade de subprodutos, como o couro. Os objetivos do presente projeto estão contidos em dois subprojetos que visam verificar a variabilidade genética de isolados de pestivírus, para conhecimento das espécies e variantes virais circulantes a fim de estipular medidas de controle e prevenção adequadas, além de verificar a variabilidade genética de isolados de BPV, para conhecer os gêneros e espécies do vírus circulantes. Para isto, será realizada a pesquisa por RT-PCR ou PCR de ambos os vírus, que serão sequenciados e analisados quanto a sua variabilidade genética e dispersão temporal. O presente grupo de pesquisa já gerou mais de 31 publicações nestes dois temas e os dados aqui gerados aumentarão o conhecimento científico sobre a variabilidade genética, patogenia e epidemiologia de pestivírus e papilomavírus em ruminantes no País. Este conhecimento irá embasar futuras campanhas de controle e erradicação destas doenças. Pela complexidade do tema, sua execução será multidisciplinar, envolvendo equipes de virologia, epidemiologia e patologia animal.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2023
Foto de perfil

Claudionei Vicente Cassol

Outra

Ciências Ambientais
  • mostra interdisciplinar pedagógico-científica: desenvolvimento rural e urbano sustentável
  • As Mostras Científicas e as Feiras de Ciências são instrumentos potencializadores da necessária e urgente atitude despertadora, nas comunidades pequenas e isoladas por questões geográficas, e incentivadoras do pensamento e de atitudes científicas. A escola, centro de cultura nas pequenas comunidades, além de centro de formação, de ensino e local privilegiado do aprendizado científico, autentica-se líder no fomento da apropriação coletiva do espírito científico, criativo e as aproximações teorias e prática, tornando-se na área do território cerrograndense, agente de cultura, com reconhecimento comunitário, e possibilidade de desenvolver ações de reflexão, participação, envolvimento e inclusão da população nos projetos científico-culturais. A Mostra Interdisciplinar Pedagógico-Científica – MIPC, para o ano de 2022 com o tema Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável, oportuniza a integração entre alunos e professores de diferentes escolas da rede de ensino do município de Cerro Grande, integrando o Território Cerrograndense, conforme definido pelas Bases Comuns Curriculares em implementação no Brasil. Ainda desenvolve atividades que possibilitem os estudantes perceberem seus potenciais, seus valores, instigados por desafios, situações-problema, práticas e projetos que possibilitem a interação entre alunos estaduais e municipais, professores e comunidade em geral nas diversas criações, invenções, experimentos e pesquisas. O Projeto Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável se organiza e desenvolve a partir da preocupação com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia para a promoção da educação e do ensino na perspectiva da sustentabilidade, da manutenção e da defesa da vida.
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - RS - Brasil
  • 09/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Clayton Luiz Borges

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • identificação de alvos com aplicação em terapia, diagnóstico sorológico e molecular de micoses sistêmicas negligenciadas
  • Micoses sistêmicas têm sido negligenciadas no mundo. Manifestações clínicas inespecíficas e ausência de testes acurados são desafios diagnósticos, atrasam o tratamento, elevando o percentual de óbitos e sequelas. Destacam-se a Paracoccidioidomicose (PCM) e a Histoplasmose (HTP). Na PCM, uma micose sistêmica geralmente crônica e altamente sequelante, o teste sorológico padrão para diagnóstico e seguimento é a imunodifusão dupla (IDD), que possui alta especificidade (100%), mas pouca sensibilidade (média de 65%). Vale ressaltar o papel de um teste com maior sensibilidade para utilização em larga escala, como por exemplo o ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay). Enquanto que o aumento dos casos de HTP ao redor do mundo está relacionado, principalmente à imunossupressão, como de HIV, tuberculose, indivíduos transplantados ou que usam corticosteróides. Neste contexto, este projeto visa utilizar das ferramentas de imunoproteômica, moleculares e bioinformática na caracterização de alvos antigênicos e moleculares com potencial aplicação na terapia e/ou diagnóstico de ambas as micoses sistêmicas. 1. Desenvolvimento de um teste ELISA para triagem de PCM e HTP, utilizando alvos já caracterizados por nosso grupo para PCM e alvos que serão identificados neste projeto para HTP. 2. Testes de alvos identificados como adjuvantes na terapia em modelos experimentais de infecção. 3. Desenvolver um teste molecular, a partir do sequenciamento de isolados clínicos/genomas depositados visando identificar e diferenciar as espécies, em amostras biológicas de pacientes, excluindo a necessidade de isolamento prévio do fungo em cultura. Para tanto, nosso grupo tem se consolidado, possui infraestrutura e expertise em análises imunoproteômicas, bem como de bioinformática e moleculares, as quais conduzirão à obtenção dos alvos propostos.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Clayton Zambeli Oliveira

Outra

Multidisciplinar
  • 11° talento científico jovem
  • A Feira de Ciências Talento Científico Jovem tem sido realizada no município de João Pessoa, no Estado da Paraíba. Iniciou-se no ano de 2011 através do financiamento do CNPq (Processo 552860/2011-5). O II e o III Talento Científico Jovem também foram apoiados pelo CNPq (Chamada Nº 50/2012 e 46/2013). O IV e V Talento Científico também tiveram o financiamento do CNPq e foram em 2015 e 2016 respectivamente. No ano de 2019 o VII Talento Científico Jovem foi realizado através da Chamada N°27/2018 e agora em 2020 o VIII Talento Científico Jovem (Chamada 11/2019) tendo que ser adaptado à modalidade virtual devido a pandemia. Na realização do IX (modalidade virtual) (9° edição em 2021) do Talento Científico Jovem pretende-se manter o nível qualitativo e quantitativo dos eventos anteriores com canais de Youtube, Twitter, Facebook, Instagran e Google Classroom. O presente projeto propõe a execução do 11° Talento Científico Jovem (Feira de Ciências em 2022) que abordará diferentes áreas do conhecimento como as ciências exatas, tecnológicas, biológicas e humanas e promoverá a participação de alunos do ensino Infantil, fundamental I e II (6º ao 9º ano), médio e técnico do município de João Pessoa e categoria visitante.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 09/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Cleber Matos de Morais

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • bit.week x
  • A Bit.Week é um evento acadêmico anual gratuito que acontece durante a Semana Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCT/MCTI) no Departamento de Mídias Digitais (DEMID) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento é uma iniciativa “Portas Abertas” que acontece no prédio do Departamento de Mídias Digitais, no Campus I da UFPB. Organizado pelo Curso de Comunicação em Mídias Digitais (CCMD), o evento surgiu com objetivo de reduzir a distância entre o conhecimento produzido na universidade e sua aplicação social, divulgar a ciência da comunicação e incentivar a pesquisa entre os jovens da Região Nordeste. O principal objetivo é apresentar aos jovens, universitários e a comunidade em geral a importância e relevância da pesquisa, das ciências e da universidade pública. Uma atividade constante em todas as edições da Bit.Week é o acolhimento de turmas de escolas do ensino médio para atividades focadas na descoberta científica e empreendedora em comunicação. Os alunos têm a oportunidade de conhecer o outro lado da produção de conteúdos para as mídias digitais, provocando sua vocação para o processo de produção e consumo de mídia. A programação inteiramente gratuita envolve palestras, oficinas e mesas redondas, ministradas por professores, alunos, ex-alunos e profissionais que atuam em setores de grande relevância a nível local, nacional e internacional. A programação conta ainda com as Ações Bit, que representam, ao todo, 7 atividades que integram a ciência da comunicação com os jovens e a sociedade em geral.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Cleci Regina Bevilacqua

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a terminologia do patrimônio cultural imaterial
  • O tema do presente projeto é a terminologia do Patrimônio Cultural Imaterial com vistas à construção de uma base de dados multilíngue, on-line de livre acesso, destinada a professores, estudantes, tradutores, redatores, jornalistas e público interessado na preservação da identidade e memória da nação. O objetivo geral do projeto é identificar e representar, na base de dados, os termos (patrimônio cultural imaterial, capoeira) e Unidades Fraseológicas Especializadas Eventivas (UFEEs – preservação de bens culturais, registro das matrizes do samba) da área em português e seus equivalentes nas línguas estrangeiras (espanhol, francês, inglês, italiano e russo). Essas unidades especializadas serão coletadas em diferentes gêneros textuais: legais, publicações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN –, acadêmicos e de divulgação. Os objetivos específicos são: construir corpora comparáveis (língua portuguesa e línguas estrangeiras); selecionar termos e UFEEs no corpus em língua portuguesa; estabelecer critérios para a identificação dos equivalentes nas línguas estrangeiras para os termos e UFEEs selecionados. A metodologia prevê as seguintes etapas: construção dos corpora em português e nas línguas estrangeiras; identificação de termos e UFEEs; identificação dos termos e UFEEs nas línguas estrangeiras; inclusão dos termos e UFEEs na base de dados; revisão da base e disponibilização na página do Termisul. As justificativas do projeto centram-se na ausência de um produto terminográfico multilíngue on-line de livre acesso com termos e fraseologias apresentados em contexto de uso e na necessidade de repertoriar a terminologia de uma área em afirmação em nosso país, bem como promover uma reflexão teórico-metodológica na elaboração de produtos terminográficos que tratem de temas sensíveis e que ao mesmo tempo sejam multilíngues, o que impõem desafios maiores à pesquisa.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Cleida Aparecida de Oliveira

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • mostra nacional de educação em ciências da vida e da natureza: um diálogo entre escola básica, universidade e formação continuada de professores
  • A “Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza: um diálogo entre escola básica, universidade e formação continuada de Professores”, resultará da realização de diversas “Mostras locais” realizadas no âmbito das escolas participantes. Propiciará um espaço profícuo de divulgação da ciência voltada para as ações de educação em Ciências da Vida e da Natureza em desenvolvimento na rede de Educação Básica, fortalecendo a integração entre universidades, escola básica e comunidade. Contará com o envolvimento de mestres e mestrandos do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO - rede com 19 campi de IES de todo território nacional, com sede na UFMG) e do Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE, UFMG), os quais são professores vinculados às escolas públicas de educação básica do país. Esses mestres/mestrandos são familiarizados com metodologia científica e com capacitação para repensar e mudar a forma de ensinar ciências, de forma que eles poderão atuar como multiplicadores em suas escolas e em escolas parceiras convidadas, para difundir o ensino com enfoque mais investigativo, experimental, crítico e instigante. Conta ainda com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG e da Comissão para Discussão e Elaboração das Políticas de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica (COMFIC). O intuito é articular municípios e escolas de todas as regiões do Brasil, onde os egressos e mestrandos do PROFBIO e PROMESTRE atuam (cerca de 1.500 escolas), para participar da Mostra e, também outras escolas com baixo IDEB, como convidadas, se inspirarem com as apresentações do evento. Diante de uma sociedade complexa, em que cada vez mais as novas tecnologias de informação e comunicação atuam, é primordial refletir sobre como a ciência e tecnologia podem contribuir para melhorar e transformar as realidades locais e regionais, sendo a Mostra um espaço propício para reflexão e desenvolvimento de ações acerca do tema.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/01/2022-31/01/2024
Foto de perfil

Cleire Lima da Costa Falcão

Ciências Humanas

Geografia
  • iv feira de ciências e mostras científicas: meio ambiente urbano e desenvolvimento sustentável
  • As Feiras de Ciências são eventos em que os alunos são responsáveis pela comunicação de projetos planejados e executados por eles durante o ano letivo. Desta forma, em sua 4ª edição, o projeto Feira de Ciências e Mostras Científicas traz em seu objetivo propiciar a motivação ao conhecimento em inovação, ciência e tecnologia e cultura, associando a investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento e despertando para a realidade do semiárido. O público alvo será composto de Ensino Fundamental do 9o ano, alunos do 1o e 2o anos do Ensino Médio, escolas públicas, privadas e profissionalizantes do município de Fortaleza, Ceará. A Feira traz a temática Meio Ambiente Urbano e Desenvolvimento Sustentável e será realizada na Universidade Estadual do Ceará/UECE, em Fortaleza.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 08/12/2021-31/12/2023
Foto de perfil

Cleomar de Sousa Rocha

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • morfologias do (in)comum: poéticas algorítmicas
  • O projeto elege como objeto de pesquisa a inserção do algoritmo nos objetos estéticos. Trata-se, portanto, da produção de arte tecnológica a partir do uso de algoritmos, enquanto matéria poética, com repercussões estéticas. A caracterização se desdobra nos non-fungible token, ou NFTs e nas discussões sobre a Teoria Crítica da Tecnologia, a partir de abordagem fenomenológica. Com metodologia prioritariamente analítica-descritiva, a pesquisa se organiza pelo pensamento lógico indutivo, tendo como corpus de análise os trabalhos apresentados no AI&ART, organizado pela Universidade de Luxemburgo. Como principais impactos esperados prospectam-se produção bibliográfica, orientações, supervisões de pesquisa e articulações com inovação social.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Cleoni Virginio da Silveira

Outra

Divulgação Científica
  • xix semana nacional de ciência e tecnologia “bicentenário da independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no brasil e na região do médio e alto rio negro-am”
  • Com foco nos 200 últimos anos de Ciências no Brasil, a XIX SNCT será realizada em outubro/2022, no Instituto Federal do Amazonas, campus-SGC. A Semana abrangerá uma região composta pelos municípios Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, além do município sede do campus, onde a CT&I tem se estabelecido através de iniciativas promissoras realizadas por instituições como o Instituto Socioambiental-ISA, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro-FOIRN e o IFAM-CSGC, entre tantas outras. Tais ações têm promovido a geração de renda e o desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas, resgatando e fortalecendo os saberes dos povos tradicionais sobre a floresta. Esse resgate e fortalecimento tem o apoio nas mais variadas formas de fazer ciência, que ocorre no Brasil desde a época do descobrimento. De lá pra cá houve muita evolução, percorrendo nos últimos dois séculos um relevante caminho, com a criação do atual MCTI ainda na década de 80. Mas é preciso avançar e alcançar o Brasil mais profundo, principalmente sob a ótica de que a ciência passou a ser entendida como instituição social e dependente de contextos socioculturais, gerando diferentes impactos. Esses contribuem no desenvolvimento da região em foco, resguardando premissas importantes como a sustentabilidade e o patrimônio ambiental e cultural. Sob esse viés, o objetivo principal do evento será discutir e difundir as atividades de pesquisa e ações educacionais, tendo como norteador central esses 200 anos de CT&I, em especial na região, em uma abrangência intermunicipal, por meio palestras, mesas redondas, oficinas, exposições dos resultados de pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica e apresentações artísticas e culturais relacionadas ao tema. Com essas ações, espera-se divulgar a ciência, as tecnologias e despertar no público, reflexões e o interesse pela pesquisa científica dos estudantes e profissionais, além de estimular a inovação nas escolas, comunidades e instituições regionais.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 12/09/2022-31/03/2023
Foto de perfil

Cleusa Adriane Menegassi Bianchi Teixeira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • ecofisiologia de sistema silvipastoril para promoção de bem estar animal e sustentabilidade ambiental
  • A eficiência de um sistema silvipastoril (SSP) está alicerçada no equilíbrio entre os componentes: clima, forragem, floresta e animais. Nesse sentido, compreender a resposta ecofisiológica das plantas, bem como as condições microclimáticas para os animais permite ao agricultor se apropriar de um sistema mais sustentável. A produção animal é destaque no agronegócio brasileiro, sendo um desafio manter produtividade média ao longo do ano, oferta de forragem de qualidade, conforto térmico e bem estar animal, quando comparado a sistemas tradicionais. Muitos produtores desistem de suas atividades pela menor lucratividade e manejos inadequados, não tendo segurança para transição, quando poderiam utilizar áreas de suas propriedades para a instalação de SSP 's. Os SSPs contribuem no sequestro de carbono e mitigam a emissão de GEE, que levam a cenários de mudança climática. Portanto, o emprego de SSP é alternativa para a produção agropecuária com sustentabilidade, desde que se conheça e ajuste os componentes do sistema às condições edafoclimáticas locais. Assim, o objetivo do projeto é determinar o potencial de produção de forragens e espécies arbóreas, bem como indicadores de bem-estar animal de uma área com espécies florestais nativas do Sul do Brasil para que possa servir de modelo a ser empregado nas propriedades com sustentabilidade. Assim, a partir de uma área florestal de espécies nativas constituída desde 2004 será implantada espécies forrageiras analisando sua resposta ecofisiológica e sua qualidade. Também será quantificado o crescimento e desenvolvimento das árvores; o monitoramento das condições meteorológicas e micro meteorológicas, as características físico-químicas do solo, a quantificação de indicador de conforto térmico e a modelagem do sequestro de carbono pelo sistema.
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 15/02/2022-10/10/2022