Projetos de Pesquisa

 

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Eduardo do Nascimento

Ciências Humanas

Educação
  • rede contestado de educação, ciência e tecnologia: a transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta.
  • A região do Contestado é o território de menor índice desenvolvimento humano do estado de Santa Catarina e de acentuadas desigualdades, devido ao seu processo histórico de formação. Por isso, é fundamental a manutenção dos espaços simbólicos no Contestado e a construção de identidades coletivas locais que compartilhem valores de pertencimento que fortaleçam a auto-organização comunal. Portanto, o objetivo deste projeto é realizar ações educativas, por meio da divulgação científica, tecnológica e cultural, que fortaleçam a identidade coletiva cabocla no Contestado. Serão realizadas exposições, oficinas, mostras audiovisual e intercâmbio entre 15 escolas da região do Contestado, com o objetivo de capacitar associações comunitárias para planejamento e desenvolvimento regional e para popularizar os conhecimentos científicos, tecnológico e culturais no Contestado. Além disso, será produzido um documentário de registro e diagnóstico sobre as crianças e a escola do Contestado. Assim, o público-alvo deste projeto são estudantes e comunidade escolar do ensino básico que estão preferencialmente em locais de maior vulnerabilidade e de menores condições de acesso, como por exemplo, distritos rurais, bairros periféricos e municípios de população muito pequena. A construção da Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia é o resultado de ações fomentadas pelo CNPq que duram os últimos 3 anos, o que já caracteriza ações em médio-prazo. Neste momento, planeja-se ampliar o alcance das atividades a longo prazo, na medida em que, com as ações propostas seja possível atingir demandas de maior necessidade da comunidade da educação básica, ao mesmo tempo que, utilizamos deste espaço para fortalecer as linhas de pesquisa e ofertar espaços para o protagonismo discente.
  • Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 05/10/2021-31/10/2023
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Eduardo Donizeti Girotto

Ciências Humanas

Educação
  • ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de são paulo (2012-2021)
  • O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação “caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano” (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Eizirik

Ciências Biológicas

Genética
  • genômica aplicada à conservação de carnívoros neotropicais
  • Análises genômicas estão revolucionando todas as áreas das Ciências da Vida, permitindo que quantidades massivas de dados sejam incorporadas na investigação dos mais variados problemas. Isso inclui o estudo da evolução dos seres vivos, a compreensão dos impactos antrópicos em sua viabilidade populacional, e o delineamento de estratégias para a sua conservação. Nesse contexto, nosso grupo de pesquisa tem utilizado análises genômicas de carnívoros há 10 anos para aprofundar os estudos genéticos que desenvolvemos desde os anos 1990 com foco em problemas evolutivos, biogeográficos, ecológicos e de conservação. A presente proposta se insere nesta linha, tendo como objetivo expandir e aprofundar as análises genômicas de carnívoros neotropicais, com três focos específicos: (1) onça-pintada, (2) pequenos felinos e (3) canídeos. Em cada um destes focos, propomos a realização de diversas análises evolutivas e genético-populacionais com base em genomas completos, o que constitui a estratégia de ponta, em nível internacional, para abordar estes tipos de problema. No caso da onça-pintada, investigaremos a diversidade genômica e o efeito da fragmentação de habitats na perda de variabilidade e na ocorrência de endocruzamento em populações remanescentes da Mata Atlântica e da Caatinga, comparando-as com populações presentes nos demais biomas brasileiros. Os resultados obtidos serão diretamente aplicados no delineamento de estratégias para a conservação (in-situ e ex-situ) destas populações criticamente ameaçadas, em parceria com pesquisadores de diversas instituições que fazem parte da equipe desta proposta. No caso dos pequenos felinos e canídeos, investigaremos questões filogenômicas (p.ex. relações evolutivas, processos de hibridação entre espécies), demografia histórica comparada e detecção de assinaturas de seleção natural divergente entre populações regionais. Os resultados serão também imediatamente incorporados pela equipe em estratégias de conservação das espécies-alvo.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Eduardo Fermino Carlos

Ciências Humanas

Educação
  • engenharia genética em porta-enxertos de citros visando tolerância ao estresse hídrico
  • Vide projeto anexo
  • Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - PR - Brasil
  • 29/11/2019-30/11/2022
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Eduardo Fleury Mortimer

Ciências Humanas

Educação
  • o discurso de aulas de ciências da natureza no ensino superior e educação básica: dimensões semânticas, comunicativas e multimodais
  • O projeto pretende investigar o discurso de salas de aula de ciências do ensino superior e educação básica, destacando como os professores lidam com o contexto e com a complexidade do conhecimento científico e com a tensão entre o discurso dialógico e o discurso de autoridade. O objetivo é caracterizar o discurso de professores, na comunicação e representação do conhecimento científico e suas implicações para a aprendizagem dos estudantes. Para uma amostra de professores, pretende-se também analisar as dimensões multimodais do discurso, para além da linguagem verbal. Para investigar as relações entre discurso e contexto/complexidade, usaremos a Teoria dos Códigos de Legitimação, na sua dimensão semântica, envolvendo a gravidade e a densidade semânticas. Para investigar a tensão entre discurso dialógico e de autoridade, usaremos o conceito de abordagem comunicativa. E para a dimensão multimodal, usaremos a semiótica social. O problema geral diz respeito à identificação de práticas discursivas docentes que favoreçam a construção do conhecimento científico por estudantes. Especificamente, há vários aportes na literatura que reconhecem que a variação de gravidade e densidade semânticas, de abordagens comunicativas e o uso de diferentes modos/recursos semióticos favorecem a aprendizagem dos estudantes. Nossa própria investigação prévia nesta área indica a pertinência dessa hipótese. A nossa proposta é identificar práticas discursivas que apresentem essas variações e verificar a sua potencialidade para ser usada em cursos de formação de professores. A metodologia envolve a observação, o registro e a análise de aulas de ciências. Já temos parte dessas aulas gravadas. Neste projeto, pretende-se desenvolver novos instrumentos para análise, relacionado as diferentes dimensões do discurso em sala de aula de ciências, já mencionadas. Os resultados das análises serão usados na formação continuada e planejamento de aulas de uma amostra de professores, que também serão analisadas
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Eduardo França Castro

Outra

Divulgação Científica
  • feira de ciências, tecnologia, educação e cultura (fecitec/ufv): ciências nas escolas de minas gerais
  • Eventos de divulgação e popularização das Ciências vem ganhando destaque na Educação Básica, como por exemplo as Feiras de Ciências e/ou Mostras Científicas que desde 2016 tem sido incorporada na Rede Estadual de Ensino, apresentando-se como uma ação inovadora, para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem para além da sala de aula, por meio da participação ativa, criativa e lúdica dos estudantes. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) fundamentada na trilogia do ensino, pesquisa e extensão possui uma rica história voltada para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Entre as atividades científicas e educacionais, voltadas para a divulgação e popularização das Ciências, podemos destacar a Semana de Ciência e Tecnologia da UFV Campus Florestal, que ocorre em outubro e engloba a Mostra de Profissões (desde 2010), o Simpósio de Iniciação Científica (SIA/UFV Campus Florestal, desde 2009) e a Feira de Ciências (FECITEC/UFV, desde 2004). Nestes eventos temos a participação da comunidade escolar da UFV e de escolas municipais e estaduais, públicas e particulares, com apresentação de atividades científicas e culturais (apresentação de trabalhos, projetos, cursos, palestras e outros), envolvendo em média mais de 1500 estudantes, provenientes de vários municípios de Minas Gerais (como por exemplo: Florestal, Pará de Minas, São Gonçalo do Pará, Juatuba, Nova Serrana, Betim, Belo Horizonte, Contagem, Itaúna, Mateus Leme, Esmeraldas, Barbacena, Ibirité e Ipatinga). Os trabalhos apresentados são provenientes de instituições públicas municipais, estaduais e federais e, também, particulares. Desde 2016, a FECITEC/UFV conta com a parceria com as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Pará de Minas e Metropolitana B, e, agora com a SRE de Ponte Nova, o que atinge diretamente a mais de 40 municípios do Estado de Minas Gerais. Esta parceria consolida as áreas de educação científica e de divulgação e popularização das ciências da UFV com a Educação Básica.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 10/12/2021-31/12/2023
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Eduardo Furtado de Simas Filho

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • arquiteturas inovadoras para aprendizado profundo implementadas em sistemas embarcados com aplicações em instrumentação
  • Arquiteturas de Aprendizado Profundo têm sido aplicadas a diferentes áreas do conhecimento, tais como medicina, visão computacional, bioinformática, processos industriais, robótica social, computação em nuvem, computação na borda, inspeções não destrutivas e veículos autônomos. Desde que adequadamente projetadas, tais estruturas são capazes de produzir resultados equivalentes aos de especialistas humanos, porém com rapidez e repetitividade superiores. A principal característica destas arquiteturas é o fato de possuírem múltiplas camadas internas na rede, requerendo uso intenso de recursos computacionais (memória e processamento) para treinamento de tais modelos. Contudo, redes projetadas em frameworks de alto nível geralmente possuem um número de camadas muito grande, sendo voltadas para dispositivos computacionais de alto desempenho ou dispositivos amparados por computação em nuvem. Neste contexto, sistemas embarcados na ponta (na chamada computação na borda) podem ter seu desempenho deteriorado por contenções nos canais de comunicação com a nuvem. Assim, este projeto visa propor novos métodos para otimização de arquiteturas de Aprendizado Profundo para implementação em sistemas embarcados, de forma a atender restrições de tempo real e recursos limitados destes sistemas. Tais limitações de recursos impõem a necessidade de fazer adaptações às arquiteturas de redes de Aprendizado Profundo, de forma a encontrar representações com recursos reduzidos, porém com resultados equivalentes. Entre os métodos de redução de modelo pode-se utilizar poda de nós, destilação de conhecimento, etc. As diferentes metodologias desenvolvidas permitirão o projeto de sistemas embarcados de menor custo e com maior independência da nuvem. O foco inicial é a aplicação em instrumentação embarcada em problemas como inspeção não destrutiva de equipamentos, robótica, e instrumentação científica no contexto do Experimento ATLAS do LHC.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Guimarães Couto

Ciências Agrárias

Agronomia
  • avaliação temporal e espacial de propriedades físicas, químicas e biológicas do solo e da atmosfera em área manejada com fogo prescrito no parque nacional de chapada dos guimarães (mt).
  • O fogo desempenha um papel dominante no desmatamento, particularmente nos trópicos, mas a extensão relativa da conversão e a influência da frequência do fogo na perda final da floresta permanecem obscuras. O Brasil implementou recentemente o manejo integrado do fogo (MIF), usando queima prescrita no manejo de áreas protegidas no Cerrado brasileiro para mitigar incêndios florestais. No entanto, existem poucos estudos que relacionam as consequências desses incêndios às emissões de poluentes atmosféricos e degradação do solo. Portanto, o objetivo deste trabalho é caracterizar a composição química, física e biológica do solo e da atmosfera antes e após queimas prescritas realizadas no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT). Além disso, a composição atmosférica de uma área urbana (Cuiabá, capital de Mato Grosso) será caracterizada simultaneamente com a área de estudo para estimar a distribuição espacial desses poluentes. Assim, três transectos de 1200 m2 serão delineados e submetidos ao fogo prescrito em diferentes períodos (chuvoso e seco) para avaliar a influência da intensidade do fogo no solo e na atmosfera. Parâmetros físicos, químicos e biológicos serão avaliados ao longo de cada transecto. Todos os transectos serão pesquisados​​em três profundidades (0-5, 5-10 e 10-15 cm) e em diferentes tempos (antes, imediatamente após e 3 meses após o fogo) para avaliar o impacto e o potencial de resiliência da área queimada. A composição da atmosfera será determinada pela detecção de material particulado em diferentes frações (PTS, PM 2,5µm e PM 10µm), gases ácidos e deposição seca. A caracterização física e química será realizada por meio de composição elementar e iônica, análise gravimétrica, Black Carbon, NMR e Espectroscopia Raman. Esperamos que os dados obtidos possam ajudar a orientar as políticas públicas na otimização da queima de baixa intensidade para gerenciar com eficácia o armazenamento de carbono e manter a biodiversidade no bioma Cerrado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Harry Birgel Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • os efeitos da uso da oxigenoterapia nasal de alto fluxo durante o tratamento de bezerros com hipóxia
  • Pesquisas desenvolvidas na USP têm demonstrado o sucesso do uso da ventilação mecânica na reversão da asfixia e da síndrome do Desconforto Respiratório (SDR) em bezerros oriundos de clonagem, FIV ou nascidos de partos distócicos. Entretanto, o uso de ventiladores mecânicos nas fazendas tem um custo muito caro e exige uma formação técnica complexa, tornando o seu uso restrito a condições experimentais. Ao pesquisar a existência de equipamentos que possam ofertar FiO2 elevada associada a PEEP encontrou-se o Sistema de CPAP Aberto - O_Two Medical Technologies que permite oxigenoterapia nasal de alto fluxo com pressão contínua das vias aéreas. O sistema possui uma válvula virtual acoplada a máscara facial para ventilação não invasiva. Esse equipamento permite montar um sistema barato para dar suporte respiratório a bezerros neonatos asfixiados e que pode ser utilizado pelos veterinários / tratadores de bezerros nas fazendas. O presente projeto tem o objetivo de estabelecer um protocolo seguro do uso do Sistema de CPAP Aberto e avaliar os efeitos da oxigenoterapia nasal de alto fluxo durante o tratamento de bezerros com asfixia neonatal”. A hipótese formulada é que o uso da oxigenoterapia nasal de alto fluxo na primeira hora de vida é eficiente no tratamento da hipóxia e determina melhora na PO2 arterial, uma redução da PCO2 e no restabelecimento do equilíbrio ácido-básico de bezerros com asfixia neonatal. Para a avaliação da eficiência do equipamento será realizada hemogasometria, determinação da pressão da artéria pulmonar / monitorização hemodinâmica invasiva com o Cateter de Swan-Ganz , hemograma, perfil bioquímico e mensuração dos teores plasmáticos de lactato. Esta será a primeira pesquisa na clínica de bovinos que estuda o uso da oxigenoterapia de alto fluxo, sendo que não existem informações disponíveis sobre o uso do Sistema CPAP Aberto - O_Two Medical na neonatologia veterinária.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Eduardo Henrique da Silva Aranha

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desafio games & educação 2022
  • O pensamento computacional e a capacidade de se comunicar são habilidades fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade moderna, os quais podem ser trabalhados na escola com o uso de jogos digitais. O desenvolvimento dos jogos envolve desde a idealização do jogo, com produção textual do chamado game design, até a programação dos jogos digitais. Nesse contexto, o próprio processo de construção dos jogos pode ser utilizado para divulgar, capacitar, e engajar estudantes e professores no tocante ao processo de desenvolvimento de jogos digitais e no desenvolvimento das habilidades requeridas para tal. Este projeto tem como objetivo suportar a edição 2022 do Desafio Games & Educação, um projeto organizado pelo Instituto Metrópole Digital da UFRN desde 2014, através de seu Laboratório de Pesquisa em Jogos Digitais e Educação, e que conta com a participação de centenas de estudantes e professores do ensino médio e fundamental. O Desafio possui atividades de produção de material, divulgação, capacitação, criação de jogos, mostra científica e premiação dos mesmos. Dentre as atividades de capacitação, podemos citar as de produção textual dos game design e da programação dos jogos idealizados. Os alunos e professores com melhor desempenho receberão bolsas e participarão de atividades mais avançadas relacionadas ao desenvolvimento de jogos digitais e seu uso na educação.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 21/12/2021-31/12/2023
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Eduardo José Fernandes Nunes

Ciências Humanas

Educação
  • análise dos impactos da pandemia no sistema municipal e estadual de educação na bahia: estudo de casos em municípios baianos.
  • Analisar a relação entre Educação e Saúde nesse momento é de crucial importância social e científica no Brasil e em particular, para o Estado da Bahia. Essas duas áreas de conhecimento vitais devem trabalhar estreitamente na medida que avança o processo de vacinação com a abertura das escolas na forma presencial. A proposta de pesquisa visa analisar as novas estratégias e os protocolos adotados em doze (12) escolas, seis (06) municipais e (06) estaduais para conter o avanço do novo Covid em seis sedes de municípios baianos. Para a realização da pesquisa serão escolhidas em cada sede municipal duas escolas, uma escola municipal e outra estadual, onde serão acompanhadas as atividades escolares durante o período da pesquisa. A pesquisa utilizará uma abordagem quali-quantitativa. Na pesquisa qualitativa, serão realizadas entrevistas com secretários municipais, diretores, professores e estudantes das escolas selecionadas. Nessas entrevistas serão avaliados os protocolos adotados por cada escola e as diretrizes definidas pela secretaria municipal. Na análise quantitativa serão observados dados sobre educação e de saúde dos municípios estudados e dados sobre as escolas como número de estudantes, número de professores e de pessoal administrativo em cada unidade escolar, recursos financeiros e estrutura física dos equipamentos com o intuito de explicitar a situação geral desses municípios, além deste será aplicado um questionário para levantamento do perfil da comunidade escolar e conhecimento sobre a pandemia. Através dessas metodologias pode-se oferecer um quadro bastante real das medidas que estão sendo tomadas para a realização da atividade escolar com a melhor segurança e de como está sendo dinamizado o processo educativo em cada uma dessas escolas e as políticas públicas adotadas na área de saúde e educação em seus respectivos municípios. A partir dessa pesquisa pretende-se desenvolver novas tecnologias e novos ajustes ao processo educacional em tempos de pandemia.
  • Universidade do Estado da Bahia - BA - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Eduardo José Lopes Torres

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • efeitos dos impactos ambientais em agentes zoonóticos (helmintos e rickettsias lato sensu) em mamíferos silvestres do pantanal sul mato-grossense na perspectiva da saúde única.
  • O Brasil é o maior país tropical do mundo, possui megadiversidade e é uma potência do Cone Sul. Investir em taxonomia integrativa de helmintos em associação com impactos ambientais e zoonoses, mostra-se internacionalmente estratégico, principalmente em região de fronteira. A equipe proponente tem experiência com pequenos e médios mamíferos, que são indicadores de impactos, hospedeiros de alta diversidade de helmintos e reservatórios de zoonoses. Trabalharemos com indicadores de impactos, diante da diversidade parasitária, riscos de transmissão e controle de zoonoses, integrando saúde humana, animal e ambiental - Saúde Única. No Pantanal, descrevemos dezenas de novas espécies de helmintos e estudamos a comunidade helmíntica de roedores e carnívoros em diferentes condições climáticas (chuva e seca). A fragmentação, pecuária, construções de estradas e queimadas no Pantanal veem impactando a biodiversidade e, consequentemente, aumentam o risco de transmissão de doenças infecto-parasitárias. Além das graves perdas, a população humana pode estar mais exposta à transmissão de zoonoses. Investiremos esforços para avaliar a atual situação da biodiversidade helmintológica desta região e os riscos de transmissão de outras zoonoses bacterianas em Corumbá-MS, cidade fronteira com um país que adota estratégias diferentes no controle de zoonoses. Investiremos em ferramentas básicas (microscopia e biologia molecular) e em inovação (filogeografia, microscopia iônica e modelagem 3D). Investigaremos, em amostras biológicas obtidas em mamíferos silvestres, a presença de DNA de Rickettsias lato sensu, bactérias dos gêneros Bartonella spp., Rickettsia spp. e da espécie Coxiella burnetti, que são microrganismos causadores de zoonoses com impacto na saúde animal e humana. Animais silvestres são importantes na dinâmica florestal e atuam como reservatórios. Destaca-se a crise internacional da COVID-19, que possivelmente tem relação com impactos que afetam animais silvestres.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Jose Manzini

Ciências Humanas

Educação
  • validação de instrumento digital para avaliar a acessibilidade em ambientes educacionais
  • A entrada de estudantes com deficiência na escola tornou-se uma realidade brasileira. Uma das garantias para que esses estudantes possam frequentar e participar de ambientes escolares refere-se às condições de acessibilidade que estão presentes ou ausentes na arquitetura escolar. Como avaliar e identificar nessas escolas, de forma rápida e precisa, os espaços adequados e inadequados em relação à acessibilidade para prever mudanças na estrutura arquitetônica, de comunicação e sinalização e de equipamentos considerados urbanos e escolares? Em 2006, construímos um instrumento para realizar esse tipo de avaliação, que foi publicado na forma impressa. O objetivo do projeto atual é realizar uma validação do material impresso em um instrumento de avaliação na forma digital. Para atingir essa meta, será preciso a criação de um banco de dados e a elaboração de algoritmos para realizar operações. A primeira etapa será transportar a parte gráfica para o meio digital: texto, desenhos e tabelas, e realizar uma análise da composição do layout do material. A segunda etapa será a elaboração dos algoritmos para equacionar as operações aritméticas e a criação de um banco de dados. A terceira etapa será verificar se o instrumento é fidedigno se comparado com o instrumento impresso, e três escolas serão avaliadas com ambos os instrumentos. A quarta etapa será aplicação do instrumento em um município do estado de São Paulo para testar a transmissão de dados via internet para o banco de dados. A última etapa será a aplicação do instrumento em várias escolas dentro e fora do estado de São Paulo e, também, em Cali, na Colômbia, verificando sua generalização. Ao final, o instrumento será disponibilizado gratuitamente para outros pesquisadores ou profissionais da Educação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Eduardo José Marandola Junior

Ciências Humanas

Geografia
  • mobilidades contemporâneas: transformações na experiência de casa e de rua a partir da pandemia
  • A pandemia do COVID-19 impôs ao mundo um conjunto de práticas cotidianas que impactaram nossa experiência social, como as restrições à circulação e a atividades presenciais, o que ficou conhecido como isolamento social. Embora não sejam permanentes, os impactos não se restringem ao período da pandemia, podendo repercutir em transformações em nossa experiência dos lugares e da própria mobilidade, o que pode ser investigado a partir da tensão-ambivalência casa-rua, enquanto o espaço da familiaridade e o espaço da alteridade. A pandemia provocou ressignificações nos sentidos estabelecidos de casa (como espaço privado, de proteção e de reprodução familiar) e de rua (como espaço público, de exposição a riscos e da possibilidade da política). Isso se deu tanto pelo aumento da (co)permanência nos domicílios de diferentes grupos sociais e etários, quanto pela privação dos convívios nos espaços públicos. A pesquisa parte do questionamento referente às mudanças nos sentidos de casa e de rua na experiência das mobilidades contemporâneas a partir da pandemia do COVID-19, considerando a mobilidade como fenômeno geográfico articulador. Para isso, realizamos dois movimentos, como estratégias metodológicas: o primeiro se refere à descrição e compreensão de experiências concretas de existentes em suas (i)mobilidades cotidianas durante a pandemia, realizando mapeamentos biográficos de seus trajetos diários em diferentes municípios, tanto na área urbana quanto na área rural; o segundo movimento envolve a compreensão dos impactos de tal experiência nos sentidos de casa e de rua. O objetivo é compreender as transformações que as experiências de (i)mobilidade durante a pandemia legam para os sentidos de casa e de rua, em especial no que se refere a(o): papel do espaço público no cotidiano urbano; decisões locacionais residenciais; sentido de comunidade; fortalecimento/enfraquecimento dos sentidos de bairro; padrões de circulação; segurança/insegurança residencial.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Kazuo Kayo

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • decisões de investimento e financiamento no setor de energia elétrica
  • 1. Nos últimos anos, temos assistido a uma tendência mundial de mudança na matriz energética com investimentos crescentes em fontes renováveis de energia, de forma a aumentar a oferta e reduzir o impacto negativo de fontes poluentes. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento de novas tecnologias (e.g., carros híbridos) aumenta a demanda por energia e por investimentos em toda a cadeia de valor do setor (i.e., geração, transmissão e distribuição de energia). 2. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, 63,5% da geração elétrica no Brasil em 2019 dependia de hidrelétricas, o que deixa o país extremamente dependente das condições meteorológicas, ao passo que outras fontes renováveis de energia, como a eólica e a solar, ainda tinham baixa participação na matriz energética do país em 2019, de 8,9% e 1,1% respectivamente. Portanto, o Brasil apresenta um grande potencial de crescimento nos investimentos em energia renovável. 3. O problema de pesquisa geral deste projeto envolve a análise das decisões de investimento e financiamento de empresas do setor elétrico brasileiro e internacional. 4. A questão específica que se pretende analisar é: Quais são as causas e consequências das decisões de investimento e financiamento de empresas do setor elétrico brasileiro e internacional? 5. Esse tema é estrategicamente importante para todos os países, mas particularmente importante para o Brasil que, nas últimas décadas, tem enfrentado severas crises de abastecimento de energia em função das condições hídricas e climáticas e dos reduzidos investimentos em fontes alternativas de energia. 6. A estratégia metodológica inclui desde técnicas econométricas tradicionais, como regressões por Mínimos Quadrados Ordinário, até soluções mais modernas e robustas, com técnicas de quase-experimento e experimentos naturais (e.g., diferença-em-diferenças), efeitos de tratamento com uso de matching, etc, para mitigar problemas de endogeneidade típicas dos fenômenos a serem analisados.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Eduardo Leite Krüger

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • rede de conforto térmico: desenvolvimento de estação microclimática de baixo custo (embc) e padronização de protocolo de coleta de dados.
  • O enfrentamento dos efeitos deletérios das mudanças climáticas e a demanda por edifícios eficientes tornam imperativa a realização de pesquisas sobre conforto térmico no Brasil com vistas à melhoria da qualidade ambiental do ambiente construído. Essa necessidade é ainda maior se considerarmos a distribuição geográfica dos estudos sobre conforto térmico já realizados, pois a maioria deles se concentra na Europa, Ásia e América do Norte. Portanto, há uma lacuna a ser preenchida com relação aos limites de conforto térmico para as populações dos diversos climas brasileiros. A inexistência de uma rede integrada de pesquisa dedicada ao tema e o alto custo dos equipamentos para pesquisa são também barreiras a serem vencidas. Assim, esta pesquisa parte da hipótese de que diversos modelos de conforto térmico são pouco adequados à população brasileira, especialmente considerando a diversidade climática do país. Neste contexto, pretende-se, a partir da formação de um grupo de pesquisa atuante em distintas regiões do país, desenvolver uma Estação Microclimática de Baixo Custo (EMBC) para monitoramento térmico do espaço construído e elaborar um protocolo para levantamento de dados relativos à percepção térmica do ocupante. O método a ser adotado integra o desenvolvimento da EMBC em conjunto com o desenvolvimento de protocolo padronizado para coleta de dados (variáveis subjetivas individuais e variáveis ambientais associadas ao conforto térmico). Os resultados deste projeto contribuirão para unificar e padronizar as pesquisas em conforto térmico no Brasil e para a construção de modelos de conforto mais condizentes com a diversidade climática e populacional do país.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Lucas Subtil

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • tratamento de lixiviado de aterro sanitário em biorreator eletroquímico com membranas: remoção de poluentes, geração de energia, formação de depósito e análise da comunidade microbiana
  • O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. Embora os biorreatores com membranas (MBR) sejam uma opção importante para tratar esse efluente, a remoção de micropoluentes e poluentes recalcitrantes, a intensificação do depósito nas membranas, a inibição da nitrificação e o gasto de energia são ainda barreiras para aplicação da tecnologia. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? O projeto é um desdobramento de um estudo iniciado com co-tratamento de lixiviado em MBR pelo proponente, que identificou microrganismos na CCM com potencial para degradar compostos recalcitrantes e melhorar a nitrificação e também a necessidade de controlar a formação de depósito em MBR com lixiviado. Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • o cloud-computing da aws como ambiente padrão para as soluções bioinformáticas desenvolvidas nos projetos epigen-brasil e elsi
  • Apresentamos o presente projeto na linha temática de Biotecnologia. O projeto aborda pipelines e ferramentas bioinformáticas de análise genômica, uma biotecnologia produto do desenvolvimento da biologia molecular e da sua aplicação em grande escala. Esta grande escala relaciona a genômica com a bioinformática, e apresentamos aplicações em diferentes áreas das ciências da Saúde, tais como a Epidemiologia-Genética (estudos de associação genótipo-fenótipo em grande escala) e no contexto clínico. Nosso grupo atua na interface entre Ciências da Computação, Estatística e Genética, atuando da aplicação de desenvolvimento de novos conceitos e ferramentas de análise de dados biológicos. As linhas de pesquisa do Laboratório de Diversidade Genética Humana, localizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), compreendem projetos interdisciplinares que envolvem os campos de genômica humana, biologia computacional e saúde pública. Importantes projetos multicêntricos já realizados ou em execução no Brasil contam com a participação do LDGH dentre seus membros colaboradores institucionais, especialmente para o suporte nas áreas de Genômica e Bioinformática. Duas iniciativas principais, já financiadas pelo Ministério de Saúde (MS-DECIT) e das quais o LDGH é participante são o Projeto EPIGEN-Brasil (Epidemiologia Genômica em Coortes Brasileiras de base populacional, 2009-2012, https://epigen.grude.ufmg.br/) e o Estudo Longitudinal de Saúde de Idosos (ELSI, 2016-vigente, http://elsi.cpqrr.fiocruz.br/a-pesquisa/objetivos/), coordenados no estado de Minas Gerais pela Profa. Dra. Maria Fernanda Lima e Costa. O suporte genômico e bioinformático destes projetos é proporcionado pelo LDGH -UFMG, o qual é coordenado pelo Prof. Dr. Eduardo Tarazona Santos. Além da nossa participação nos projetos EPIGEN-Brasil e ELSI, que tem uma clara componente populacional e epidemiológica, estamos colaborando com o Instituto Fernandes Figueiras da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, um centro nacional de referência em doenças raras que trabalha no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A pergunta que guia o projeto é: como adaptar ferramentas e pipelines bioinformáticos desenvolvidos localmente para ambiente de cloud computing? Parte-se do pressuposto de que o ambiente AWS é adequado para ser considerado como plataforma referencial de execução de pipelines e utilização de ferramentas de bioinformática já desenvolvidos pelo Laboratório de Diversidade Genética Humana da Universidade Federal de Minas Gerais (LDGH-UFMG). O objetivo geral é adaptar as ferramentas e pipelines bioinformáticos já desenvolvidos localmente pelo LDGH-UFMG durante o projeto EPIGEN-Brasil (https://epigen.grude.ufmg.br/) para ser utilzado em ambiente de cloud computing AWS e garantir que os novos métodos e processos de análise a serem desenvolvidos no contexto do projeto ELSI (http://elsi.cpqrr.fiocruz.br) e a sua adaptação ao contexto clínico sejam adequados para o ambiente em nuvem disponibilizado pelo AWS. Os objetivos específicos são: (1) Adaptar as ferramentas desenvolvidas no contexto do projeto EPIGEN-Brasil, tais como o DANCE (Disease Ancestry Network, http://gilderlanio.pythonanywhere.com) e o MASSA (Multi-Agent System for SNPs Annotations) para serem executadas no ambiente de cloud computing da AWS, utilizando para tanto componentes disponíveis pela AWS, como o Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) e o Amazon Simple Storage Service (Amazon S3). (2) Disponibilizar ambientes de trabalho em nuvem que compreendam a execução dos pipelines de análise já existentes no LDGH por meio da estruturação dos processos em linguagem WDL e gerenciamento por Cromwell (3) Desenvolver todos os processos de trabalho e análise do LDGH-UFMG no contexto do ELSI em linguagem WDL (Workflow Description Language, uma linguagem que objetiva especificar fluxo de análises de dados de forma legível e programável por humanos) e execução pelo Cromwell (um gerenciador de fluxo de análises implementado pelo Broad Institute) para permitir portabilidade ao sistema AWS. O produto deste projeto serão publicações de alto impacto, respondendo questões específicas nas áreas de genética de populações, genética clínica, epidemiologia genética e biologia computacional, seguindo o histórico de produção de alto impacto do grupo do Prof. Eduardo Tarazona Santos, que tem liderado publicações em revistas como PNAS (Kehdy et al. 2015, doi: 10.1073/pnas.1504447112, sobre os origens da miscigenação no Brasil), Clinical Pharmacology and Therapeutics (Rodrigues-Soares et al. 2020, doi: 10.1002/cpt.1598 sobre farmacogenética e ancestralidade), Molecular Biology and Evolution (Gouveia et al. 2020, no prelo, DOI: 10.1093/molbev/msaa033, sobre a origem e diâmica da diáspora africana), Genome Research (Magalhães et al. doi: 10.1101/gr.225458.117, sobre um painel de imputação para estudos epidemiológicos e recursos bioinformáticos do projeto EPIGEN).
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 19/09/2020-30/09/2022
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Eduardo Martín Tarazona Santos

Ciências Biológicas

Genética
  • ancestralidade, doenças e medicina de precisão no brasil
  • Os genomas dos brasileiros, povo miscigenado, são mosaicos de ancestralidades europeias, africanas e nativas americanas. Embora o genoma seja linear, as implicações da informação que guarda o fazem multidimensional. A genômica humana se ocupa de conceitos complexos como mestiçagem e ancestralidade, em parte pela necessidade humana de conhecer nossa história, mas principalmente porque a distribuição geográfica de variantes genéticas que causam doenças depende da história. Nesse contexto, temos três objetivos: (1) A partir de dados genômicos das coortes de idosos de Bambuí (MG) e do Estudo Longitudinal de Saúde do Idoso (ELSI, de abrangência nacional) desenvolveremos e aplicaremos uma metodologia estatística baseada na Computação Bayesiana Aproximada, para inferir a dinâmica da miscigenação biológica e do viés sexual (acasalamentos entre homens e mulheres de populações com diferentes padrões de ancestralidade) nas populações brasileiras, integrando estas inferências com dados de demografia histórica, e propondo um modelo da distribuição das variantes genéticas associadas com doenças no Brasil; (2) A partir de dados de exomas de 200 brasileiros miscigenados com hemofilia A (doença mendeliana ligada ao cromossomo X) que desenvolveram anticorpos inibidores contra FVIII exógeno do tratamento, avaliaremos as arquiteturas genéticas da resposta ao protocolo de imunotolerância e de aspectos clínicos relacionados ao desenvolvimento de inibidores; (3) A partir de casos de pacientes miscigenados brasileiros com doenças raras, identificaremos as variantes genéticas responsáveis a partir do sequenciamento de exomas, implementando práticas de medicina de precisão. Num contexto em que a maior parte dos conhecimentos em genômica humana derivam do estudo de populações europeias, o foco nos componentes de ancestralidade africana e nativa americana dos brasileiros é uma oportunidade para elucidar novas variantes e mecanismos genéticos responsáveis por doenças.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
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Eduardo Mazoni Andrade Marçal Mendes

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento tecnológico para registros de imagem de cálcio em animais movendo-se livremente: dinâmica espaço-temporal de redes neurais em ensaios pré-clínicos
  • Como as redes neurais de nosso cérebro representam o mundo que nos cerca? Como estas redes interagem com nosso sistema motor gerando comportamentos essenciais para a sobrevivência? Essas são perguntas centrais às neurociências, cuja resposta, se é que única, só poderá ser respondida com abordagem trans/interdisciplinar e avanços tecnológicos que permitam registrar tanto aspectos da arquitetura das redes neurais quanto de sua dinâmica. Por duas décadas estudamos estas questões utilizando técnicas de imagem/bioquímicas para obter informações sobre a estrutura (p.e. microscopia, MRI, biologia molecular), ensaios comportamentais para quantificar função e eletrofisiologia para avaliar a dinâmica. Mais precisamente, as técnicas de registro das variáveis fisiológicas caem em um gradiente entre ter boa resolução espacial ou boa resolução temporal. Torna-se imperativo preencher o vão de técnicas que registrem vários elementos da rede neuronal, onde eles estão e quando entram em atividade para determinar os padrões espaço-temporais associados à dinâmica das interações sensório-motoras, memória, e até mesmo desordens neurológicas. Mais recentemente, a possibilidade de captar imagens da variação do cálcio intracelular (sinalizador da atividade neuronal), por meio do uso de microscópios miniaturizados (MM) acoplados ao cérebro de animais movendo-se livremente, traz exatamente esta perspectiva. Várias linhas investigativas de nosso grupo, assim como de vários outros laboratórios no Brasil, dariam um salto qualitativo se esta metodologia estivesse disponível, bem divulgada e com soluções adequadas ao cenário nacional - este projeto objetiva atender esta demanda. Aplicações imediatas na pesquisa desenvolvida no nosso grupo: 1) Solução de malha-fechada (detecção e supressão) para o tratamento das Epilepsias - trabalhos clínicos, básicos com patentes registradas; 2) Estudo de Memória e Isolamento Social; 3) Acidentes vasculares encefálicos e 4) Modelagem matemática de redes neurais.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025