Projetos de Pesquisa

 

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Andresa Silva da Costa Mutz

Ciências Humanas

Educação
  • a questão ambiental na mídia jornalística gaúcha: saberes e práticas em tensão
  • A presente investigação tem como objetivo geral mapear as enunciações acerca do meio ambiente nas matérias de capa, reportagens, artigos e colunas do jornal impresso Zero Hora buscando verificar em que medida tais enunciações se relacionam à educação ambiental. A intenção é responder a seguinte questão de pesquisa: Como está constituído, em parte da mídia impressa gaúcha, o regime discursivo em torno da sustentabilidade? A questão desdobra-se, ainda, nos seguintes objetivos específicos a serem atingidos: a) aprofundar o conceito de discurso e enunciado como operadores analíticos; b) estudar também a noção de governamento para problematizar os efeitos do imperativo da crise ambiental sobre os sujeitos na contemporaneidade; c) mapear os enunciados acerca do meio ambiente nos exemplares do jornal Zero Hora no período compreendido entre março de 2019 e março de 2020; d) analisar o modo como são acionados no interior de tal discurso as noções de meio ambiente, natureza e educação ambiental; e) se for o caso, desnaturalizar as “verdades” que a mídia ensina acerca da sustentabilidade, estabelecendo relação com o cenário mais amplo de políticas públicas de educação ambiental. O campo teórico-metodológico da pesquisa é proveniente dos Estudos Culturais em Educação, em sua vertente pós-estruturalista, entre eles Michel Foucault, Alfredo Veiga-Neto, Paula Corrêa Henning, Leandro Belinaso Guimarães, Marisa Vorraber Costa, Rosa Maria Bueno Fischer. Como resultado desta pesquisa, pretende-se: a) quanto à produção científica, socializar as reflexões teóricas e os resultados obtidos junto à comunidade acadêmica por meio de artigos submetidos em eventos científicos internacionais e em revistas científicas qualificadas; b) no que diz respeito a articulação com o ensino a pesquisa permitirá novos elementos científicos para discutir, em atividades como palestras, aulas, colóquios, etc. com os alunos do Bacharelado Interdisciplinar, bem como os demais cursos do Campus Litoral Norte da UFRGS e com os alunos da pós-graduação do curso de Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental da FURG, sobre o modo como, uma vez que assume um estatuto pedagógico, a mídia “ensina” verdades sobre o meio ambiente, colocando, desse modo sob suspeita os saberes e práticas de sustentabilidade que ela faz circular; c) e no que se refere à inserção social, o projeto qualificará a formação da docente proponente de modo que seja possível a ela propor ações de extensão junto aos professores da Educação Básica dos municípios litorâneos do Rio Grande do Sul nas comunidades do entorno da Universidade executora (UFRGS) e parceira (FURG) de modo a socializar os resultados da pesquisa e construir junto com este setor específico novos significados para a questão ambiental, levando em conta as particularidades da região, os saberes por eles já constituídos e o cenário atual de implementação da Base Nacional Comum Curricular.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andressa Paladini

Ciências Biológicas

Zoologia
  • sistemática de cercopoidea: sequencias de dna e morfometria geométrica como ferramentas complementares em estudos taxonômicos baseados em morfologia.
  • Os insetos incluídos em Cercopoidea compreendem aproximadamente 3000 espécies descritas, alocadas em 320 gêneros, 34 tribos e cinco famílias: Cercopidae, Aphrophoridae, Machaerotidae e Epypigidae com distribuição mundial sendo a maior riqueza de diversidade encontrada na zona tropical do novo mundo. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a taxonomia e análise filogenética de gêneros de Cercopidae Neotropicais além de, uma tentativa de associação de adultos com as ninfas das famílias Aphrophoridae e Epypigidae bem como a utilização da morfometria geométrica como ferramenta auxiliar em estudos taxonômicos. De acordo com esse projeto de pesquisa, estudos taxonômicos enfocando a família Cercopidae serão realizados, visando à descrição de táxons desconhecidos e a realização de coletas no estado do Rio Grande do Sul em áreas pouco amostradas, além da formação de pessoal qualificado na taxonomia desse grupo e criação de uma coleção de referência na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andressa Sasaki Vasques Pacheco

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • da predição à ação: framework para a gestão da evasão no ensino superior
  • A evasão estudantil representa perdas sociais, acadêmicas e econômicas. A utilização de modelos preditivos de evasão estudantil tem se apresentado como potencial ferramenta para a gestão de instituições educacionais. A presente proposta de projeto tem o objetivo de construir um framework para a gestão da evasão de cursos de graduação, a partir de modelos preditivos, dando continuidade a uma pesquisa já realizada que possui como resultado parcial a predição correta de mais de 80% dos alunos que evadiram dos cursos estudados. Para o alcance do objetivo traçado, serão a) analisadas práticas de gestão da evasão em diferentes contextos, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário com dirigentes universitários; b) identificadas as possibilidades de ações relacionadas ao acompanhamento e controle da evasão, com base em questionários e entrevistas com alunos, docentes, técnicos administrativos e especialistas na temática; c) construídos modelos preditivos à evasão via análise de regressão logística binária, realizados a partir de dados de uma universidade pública federal brasileira; e d) validado um framework para a gestão da evasão de estudantes de graduação. Como resultados, espera-se fornecer uma visão consolidada das práticas de gestão da evasão utilizadas e suas potencialidades; mapear possíveis ações de acompanhamento e controle da evasão, destacadas pelos sujeitos pesquisados; generalizar a aplicação do método de análise de regressão logística binária para a gestão da evasão estudantil, com base em dados reais; e obter uma estrutura conceitual para a gestão da evasão de alunos de graduação, validada em uma instituição real. Além dos resultados imediatos para a Mesorregião da Grande Fronteira Mercosul, onde está localizada a UFFS, Universidade participante da pesquisa, os resultados obtidos poderão ser utilizados em outras IES, possibilitando que os desperdícios causados pela evasão sejam diminuídos em um contexto mais amplo. O projeto terá início no mês de março de 2019 e finalização em abril de 2021, com despesas estimadas em R$35.280,00.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andressa Suelly Saturnino de Oliveira

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • avaliação da efetividade de intervenções de suporte ao isolamento domiciliar de casos suspeitos de covid-19 identificados na atenção básica
  • Esta proposta de pesquisa pretende contribuir para o enfrentamento da COVID-19 e aprimoramento da Atenção Básica no contexto da Pandemia, por meio de testagem da efetividade de três intervenções de suporte aos casos suspeitos que iniciam o isolamento domiciliar, a saber: ligação telefônica; envio de mensagens de texto para o telefone móvel do paciente; e leitura/explicação e entrega de material impresso com listagem dos cuidados domiciliares, extraídos de Protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde. A hipótese a ser testada é de que pelo menos uma dessas intervenções é eficaz para melhorar a adesão às práticas de cuidados domésticos de pessoas com diagnóstico de Síndrome Gripal (suspeitas de COVID-19 - casos leves) com indicação de isolamento domiciliar, em comparação àquelas que não recebem tal suporte. Objetiva-se avaliar a efetividade de três intervenções de suporte ao isolamento domiciliar de casos suspeitos de COVID-19, identificados na Atenção Básica, em relação às condutas de rotina implementadas pelas equipes de Saúde da Família. Trata-se de proposta de estudo quantitativo, prospectivo e experimental (de intervenção), a ser realizado em 24 meses, em Unidades Básicas de Saúde de Fortaleza - Ceará. A amostra será de 195 pessoas: 49 participantes para cada um dos três grupos de intervenção e 48 a serem recrutados para o grupo controle, conforme critérios de elegibilidade. Os grupos de alocação serão: participantes que receberão ligação telefônica (grupo 1), que receberão mensagens de texto (grupo 2) e que participarão de leitura/explicação/entrega de material impresso (grupo 3), além daqueles que participarão exclusivamente de condutas de rotina da atenção básica para casos suspeitos de COVID-19 (grupo controle). A coleta de dados se dará entre novembro de 2020 e janeiro de 2021. Cada participante responderá a um formulário para coleta de dados sociodemográficos, clínicos e de condutas domiciliares após aparecimento de sintomas indicativos de Síndrome Gripal (baseline). Estes serão considerados para avaliação do desfecho. O participante será alocado (de modo aleatório) em um dos quatro grupos propostos e, no 7º e 14º dia após comparecimento à Unidade Básica de Saúde, receberá ligação telefônica para novo preenchimento do formulário (apenas os itens de avaliação do desfecho). Não haverá possibilidade de cegamento simples dos participantes quanto ao fato de receber a intervenção ou não. O desfecho considerado para este estudo será a adesão às medidas de isolamento domiciliar e cuidados domésticos implementados por pacientes com Síndrome Gripal (suspeitos de COVID-19 - casos leves), o qual será medido por meio de instrumento a ser elaborado e validado. Os dados serão analisados utilizando-se o IBM SPSS Statistics versão 24. A análise descritiva e inferência serão executadas. Esta pesquisa será submetida à apreciação de Comitê de Ética em Pesquisa. Seguirá as instruções contidas no guia internacional Consolidated Standards of Reporting Trials para intervenções não farmacológicas e será inscrita no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos. Serão seguidas as salvaguardas preconizadas na Resolução Nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.
  • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
  • 16/07/2020-15/08/2022
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Andrey Chaves

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • gtmc-2dlab: laboratório de estudos teóricos sobre materiais bidimensionais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andrey Ricardo da Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de uma prótese de voz
  • A estimativa de incidência do Câncer de Laringe é de 7670 novos casos da doença no Brasil para cada ano do biênio de 2018-2019 (Instituto Nacional de Cancer - INCA, 2018). Este é o tumor mais comum na região da cabeça e do pescoço, e é o segundo tipo mais comum de câncer do sistema respiratório no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. Apesar da alta estatística de sobrevida à doença – chega-se a 73% quando o diagnóstico é realizado a tempo – a retirada total da laringe é realizada em aproximadamente 80% dos casos diagnosticados no Brasil. A consequência mais dramática da extração da laringe (laringctomia) é a perda total da capacidade de falar dos pacientes sujeitos as este procedimento. Dessa forma, tais pacientes passam a enfrentar restrições imediatas em todas as formas de interação social que dependem da fala, umas vez que a voz é o veículo que transmite, para além das palavras, características da identidade física, emocional e sócio-cultural do sujeito. A forma mais efetiva para a reconstituição da voz em pacientes laringectomizados é conhecida como prótese traqueoesofágica (PTE) ou, simplesmente, prótese de voz. A PTE é uma válvula unidirecional inserida em uma fístula construída entre a traqueia e o esôfago. A válvula permite que o ar advindo dos pulmões passe para o esôfago e induza a vibração dos tecidos remanescentes nessa região, que passam a produzir som. A voz resultante é considerada bastante natural, uma vez que se assemelha à voz de um falante saudável com rouquidão moderada. Apesar das vantagens da PTE, há hoje no mundo apenas dois fabricantes da prótese, nenhum dos quais é brasileiro. Por consequência, o alto custo associado ao uso da válvula é o principal entrave para sua difusão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para se entender a dimensão do problema, o direito à prótese vocal foi instituído pela portaria n 2036/GM do Ministério da Saúde em 2003, tendo-se definido o valor tabelado pelo SUS de R$375,00, que permanece inalterado desde aquela data (lista do SUS No 93481411). No entanto, a válvula importada tem um custo de R$1.700,00. Além disso, a prótese necessita ser substituída a cada seis meses por motivos clínicos, o que onera ainda mais o sistema de saúde. Por esses motivos, o acesso à PTE ainda é bastante limitado no Brasil. É importante ressaltar que, embora seja o método de reabilitação da comunicação mais eficaz atualmente, a PTE atual é incapaz de ajustar-se às características fisiológicas intrínsecas a cada paciente. Isso ocorre porque o projeto atual das válvulas importadas atende às características fisiológicas médias de pacientes do sexo masculino e fenótipo norte-europeu. Além disso, a válvula não prevê variações das propriedades mecânicas dos tecidos do sistema traqueia-esôfago que ocorrem devido ao tratamento radioterápico pós-operatório. Em muitos casos, esse tratamento causa o enrijecimento dos tecidos, exigindo uma alta capacidade pulmonar para a indução da vibração que produz a voz. Dessa forma, a atual válvula torna-se ineficaz em muitos casos, principalmente no Brasil. O presente projeto tem como meta atender à crescente demanda de pacientes que perderam a voz por consequência da laringectomia. Neste sentido, o projeto se divide em dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, desenvolver ma prótese de voz por similaridade, baseando-se em próteses de voz importadas, atualmente disponíveis no mercado. Em segundo lugar, objetiva-se desenvolver uma nova patente prótese de voz que possibilite a adequação de suas características acústicas de acordo com as características fisiológicas de cada paciente. O projeto já está em andamento e conta com recursos advindos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, sob o convênio 01.16.0044.00(0346/15) por meio da chamada pública Viver sem Limite de 2015. Apesar de ter recebido os recursos para a aquisição de todos os bens de capital necessários para a condução desta pesquisa, o projeto não recebeu as bolsas inicialmente previstas para a contratação de pesquisadores dedicados às suas atividades. Além disso, o projeto sofreu cortes financeiros para a aquisição de bens de consumo, os quais são absolutamente fundamentais para a condução das atividades previstas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andreza Aparecida Palma

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • racionalidade e formação de expectativas no brasil: uma análise usando redes neurais artificiais
  • O objetivo principal deste projeto é estudar as expectativas sobre variáveis econômicas no Brasil durante o regime de metas de inflação, usando um modelo conexionista (redes neurais artificiais) que aproxima a forma como os agentes fazem suas previsões. A coordenação das expectativas de mercado é um aspecto crucial do regime de metas de inflação. Especificamente, analisaremos empiricamente a formação de expectativas, verificando quais as principais variáveis que os agentes levam em consideração em suas previsões e como as expectativas reagem a choques exógenos em suas variáveis explicativas. Além disso, verificaremos através da proposição de um teste formal se a hipótese de expectativas racionais (abordagem padrão dos modelos macroeconômicos recentes) é válida para o caso brasileiro no período estudado.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andreza Fabro de Bem

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo dos mecanismos neurobiológicos que associam a obesidade como fator de risco às desordens cognitivas e à depressão
  • A epidemia global da obesidade e de suas comorbidades representa hoje um grande desafio, em níveis individual e populacional. As comorbidades associadas à obesidade não incluem apenas doenças metabólicas e cardiovasculares, mas também desordens cognitivas e do humor. De fato, diversas evidências científicas sugerem que as alterações metabólicas sistêmicas desencadeadas pela obesidade afetam funções cerebrais relacionadas com sua própria patofisiologia e, ainda, atuam como um importante fator de risco ao desenvolvimento de transtornos cognitivos, como os relacionados à doença de Alzheimer e a Depressão. Essas associações entre patologias que presumivelmente têm etiologias diferentes sugerem a prerrogativa de mecanismos patofisiológicos compartilhados. A obesidade é encarada como um fator ambiental modificável e, talvez, capaz de mudar a história natural da doença e de patologias associadas, se precocemente controlada. A indução de obesidade em roedores é um importante modelo experimental para o estudo e entendimento dos diversos processos determinantes e/ou desencadeados pela obesidade. O projeto em tela propõe investigar o impacto do ingestão de dieta rica em lipídeos e da obesidade em si sobre o (1) o metabolismo bioenergético e estresse oxidativo cerebral, (2) a estrutura e função da barreira hematoencefálica e da unidade neurovascular (3) função cognitiva e comportamento tipo-depressivo e (4) ativação do processo neuroinflamatório, como fatores determinantes e/ou decorrentes da obesidade em um modelo experimental de obesidade em roedores. O melhor entendimento acerca dos fatores periféricos e centrais que modulam a homeostasia do peso corporal poderá ter papel decisivo para que sejam atingidas melhores intervenções (profiláticas e/ou terapêuticas) destinadas ao controle da obesidade e de suas comorbidades a nível de SNC. Vale ressaltar nossa experiência nas metodologias aqui apresentadas, disponibilidade da infra-estrutura adequada, bem como do apoio e participação constante de pesquisadores expertos. Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto contribuirá para o entendimento das bases neurobiológicas envolvidas na conexão obesidade e transtornos cognitivos e do humor e ao final deste estudo, esperamos demonstrar que o cérebro, particularmente o hipocampo, representa um órgão afetado pela obesidade. Por outro lado, será um grande estímulo para o estabelecimento desta pesquisadora, recém chegada na Universidade de Brasília, possibilitando a nucleação e a solidificação de um novo grupo de pesquisa na região centro oeste e a formação de recursos humanos altamente qualificados.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andreza Kalbusch

Engenharias

Engenharia Civil
  • investigação de fatores relacionados ao consumo de água no ambiente construído
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andson Marreiros Balieiro

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • tecnologias e mecanismos de redes móveis sem fio de quinta geração (5g) para suporte a comunicação ultra confiável e com latência muito baixa (urllc)
  • A Quinta Geração (5G) de Redes Móveis sem fio é vislumbrada para prover conectividade para uma grande variedade de aplicações, entre as quais estão aquelas categorizadas como URLLC (Ultra-reliable and Low Latency Communication), tais como os carros autônomos, internet tátil e controle industrial. Elas apresentam requisitos estritos em termos latência, confiabilidade e disponibilidade, que não são possíveis de serem alcançados nas redes atuais e introduzem novos desafios no projeto das redes 5G. Diferentes tecnologias e mecanismos (ex. diversidade de frequência, virtualização de funções de rede, reserva de recurso) em diferentes camadas da pilha de protocolos e níveis arquiteturais tem sido propostos na literatura para prover suporte a URLLC em redes 5G. Entretanto, o impacto de tais propostas no atendimento aos requisitos de URLLC tem sido analisado isoladamente ou considerando uma camada/nível de arquitetura específica ou um subconjunto restrito delas. Desta forma, o efeito da combinação dessas abordagens com o intuito de atender os requisitos de URLLC ainda é desconhecido e precisa ser sistematicamente avaliado. Este projeto visa suprir esta lacuna através da identificação das principais tecnologias/mecanismos voltados para URLLC em redes 5G e o desenvolvimento de modelos analíticos e de simulação/experimentação que permitam analisá-las conjuntamente e sob diversos tipos de cenários. Assim, valiosos insights e suporte para a elaboração e avaliação de novas mecanismos/esquemas para URLLC em redes 5G são vislumbrados.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Andy Petroianu

Ciências da Saúde

Medicina
  • características das artérias hepáticas retiradas durante transplantes hepáticos e sua inluência em adversidades trans e pós-operatórias
  • INTRODUÇÃO: A aterosclerose é caracterizada pela formação de depósitos de gordura na parede vascular, obstruindo gradativamente sua luz. A literatura refere que a ingestão moderada de bebida alcoólica reduz a aterosclerose, por elevar os níveis de HDL modificar fatores de coagulação e prevenir alterações endoteliais. OBJETIVO: Comparar as características das artérias hepáticas de fígados retirados em procedimentos de transplante hepático, provenientes de pacientes que fizeram uso regular de bebida alcoólica e de pacientes sem passado alcoolista e relacionar essas características com adversidades trans e pós-operatórias. MÉTODO: Serão estudadas as artérias hepáticas de todos os fígados retirados de pacientes que foram submetidos a transplante hepático no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e que estão guardadas no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina dessa universidade. Serão realizados estudos histológicos e imuno-histoquímicos das paredes arteriais em busca de placas ateromatosas e outras alterações da parede arterial. Os prontuários de todos esses pacientes serão estudados para recolher os últimos dados laboratoriais pré-operatórios e as adversidades ocorridas com os pacientes nos períodos trans e pós-operatórios. Os resultados serão comparados entre o grupo de pacientes cujo transplante foi realizado por cirrose alcoólica e o grupo de pacientes que não ingeriram bebida alcoólica previamente.Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anelise Grünfeld de Luca

Ciências Humanas

Educação
  • promoção de práticas investigativas na escola: valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Anete Abramowicz

Ciências Humanas

Educação
  • transnacionalismo e proposta curricular para a educação das relações étnico-raciais e da diferença no ensino.
  • A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais. Desta forma, nesta primeira etapa, pretende-se identificar de que maneira a educação nos países envolvidos têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa e quais pesquisas e ênfases têm sido produzidas na temática. Em uma segunda etapa, pretende-se elaborar uma proposta temática e curricular na perspectiva da diferença, particularmente, naquilo que se referem às relações étnico-raciais objetivando o combate ao racismo e às discriminações em diferentes contextos nacionais. Ao mesmo tempo, pretende-se como resultado disponibilizar materiais didáticos e paradidáticos, referências bibliográficas, documentário, repertório audiovisual e aulas no interior desta temática para que possam ser acessados em ambiente virtual, como um resultado piloto. O projeto tem como pressuposto epistemológico a construção da agência sob uma nova perspectiva e deste modo, exige outra base epistemológica e metodológica dos acontecimentos históricos, das linguagens, das artes, das ciências etc., de maneira a visibilizar os grupos que denominaremos minoritários e/ou subalternos (no decorrer da pesquisa pretendemos precisar tais conceitos), como, por exemplo, os negros, as crianças, os/as pobres, e aqueles/as que não fazem parte de grupos hegemônicos de gênero e sexualidade. Deste modo, o foco do projeto é construir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos, de epistemologia e metodologia cuja centralidade seja a diferença para que se possa impactar e propor mudanças na educação das relações étnico-raciais e culturais. A metodologia da pesquisa é de natureza analítica e documental a partir dos pressupostos teóricos dos autores vinculados ao debate sobre a diferença. No interior da metodologia teremos uma pesquisa experimental ao disponibilizar como resultado uma proposta curricular transnacional, além de documentário e repertório audiovisual em um ambiente virtual de livre acesso. Procuraremos levar em conta na plataforma virtual à acessibilidade para a população surda, que terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Alberton

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • metodologias ativas e os estilos de aprendizagem e de decisão: aprendendo com jogos de empresas, casos para ensino e aprendizagem baseada em problemas
  • Os alunos aprendem quando os conteúdos são expostos junto as suas necessidades e objetivos pessoais (KOLB, RUBIN, McINTYRE, 1978); como existem objetivos pessoais, estes são inerentes ao indivíduo, no caso o aluno, o que determina a ele um estilo de aprendizagem. Conhecer os diversos estilos de aprendizagem, bem como os estilos de decisão, dos alunos tende a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que as técnicas e métodos de ensino sejam direcionados ao perfil dos alunos, podendo desta forma, estimular o desenvolvimento de competências. O estilo de aprendizagem refere-se a uma situação contínua e que deriva das formas de troca do indivíduo com o meio no qual está inserido (KOLB, 1984) e o estilo de decisão é o modo como o indivíduo compreende e processa as informações referentes ao processo de tomada de decisão (LEONARD; SCHOLL; KOWALSKI, 1999; PENNINNO, 2002). Esta pesquisa está vinculada a outros projetos já executados pela proponente, com ampliação do foco (três metodologias ativas, três IES e ambos, estilos de aprendizagem e de decisão). O objetivo principal é analisar os estilos de aprendizagem e de decisão e sua relação com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem (casos para ensino – inclusive multimídia, jogos de empresas e aprendizagem baseada em problemas) em cursos de gestão. Para alcançar esse objetivo, será realizado um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, com a utilização do método survey e focus group. Quanto a coleta de dados, será aplicado um questionário, composto de cinco blocos: inventário de estilo de aprendizagem (KOLB, 1984), inventário de estilo de decisão (ROWE; MASON, 1987), instrumento de skill acquisiton (MILES; BIGS; SCHUBERT,1986; JENNINGS,1996; 2002; CHANG; 2003; CHANG et al, 2005; ADOBOR; DANESHFAR; 2006), instrumento de ambiente virtual de aprendizagem (adaptado de DAVIS, 1985, 1989) e as características gerais dos discentes pesquisados. A população deste estudo será composta por discentes matriculados em cursos de graduação de gestão de três universidades localizadas em Santa Catarina e que frequentam disciplinas que utilizam as metodologias ativas em análise. Com relação as análises dos dados, pretende-se realizar uma análise descritiva do perfil dos discentes, e utilizar os métodos uni e multivariados, como análise fatorial confirmatória tendo como base o sistema de aprendizagem em ação de Silva (2016). Esta pesquisa contribui para que professores saibam que ao utilizar determinado método poderão privilegiar alunos com distintos estilos de aprendizagem e decisão, bem como, estimular outros estilos a desenvolver competências a partir das metodologias ativas utilizadas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Trajman

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • diagnóstico auxiliado por computador para exclusão de tuberculose ativa em contatos de pacientes com tuberculose pulmonar – quebrando a cadeia de transmissão
  • Apesar de evitável e curável, a tuberculose (TB) ainda é a principal causa de morte por um único agente infeccioso no mundo.(1) Diferentes estratégias para aumentar a detecção da TB e a conclusão do tratamento nas últimas duas décadas não permitiram atingir as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para incidência de TB e declínio da mortalidade. A OMS(2) e as Nações Unidas(3) têm agora metas específicas para eliminar a TB até 2050 (End TB Strategy), e o tratamento preventivo da TB (TPT) desempenha um papel estratégico para atingir essas metas.(4) A prevenção da TB ativa através do tratamento da infecção latente por Mycobaterium tuberculosis (ILTB) é uma pedra angular para alcançar a eliminação da TB.(5) A ILTB afeta cerca de 25% da população mundial(6) e aqueles com alto risco de progressão para TB ativa, como pacientes com condições imunossupressoras ou com infecção recente, devem ser tratados para prevenir adoecimento. Os contatos de pacientes com TB pulmonar ativa são a maior população existente direcionada ao tratamento com ILTB. A declaração das Nações Unidas de 2018 recomenda tratar, até 2022, 6 milhões de pessoas vivendo com HIV (PVH), 4 milhões de contatos de crianças e 20 milhões de contatos de adultos de pacientes com tuberculose ativa.(7) Isso não é uma tarefa fácil, porque a cascata do cuidado com os contatos inclui várias etapas, desde o teste da ILTB, a exclusão da TB ativa e a prescrição e adesão ao tratamento. Muitas perdas ocorrem em todas as etapas dessa cascata, e menos de 20% daqueles destinados ao tratamento completam o TPT.(8) No Brasil, menos de 2% completam o TPT, com as maiores perdas nos estágios iniciais da cascata.(9) O passo da exclusão da TB ativa é um gargalo em muitos países de baixa e média renda (LMIC, da sigla em inglês), incluindo o Brasil. Atualmente, a OMS(4) e o Ministério da Saúde do Brasil(10) recomendam a triagem de sintomas e a radiografia de tórax (RxT). O risco de adoecimento é tão alto nas PVH e em crianças com menos de 5 anos de idade que a OMS recomenda que em países de alta carga da doença (todos LMIC), essa etapa possa ser pulada nessas duas subpopulações. O Brasil, no entanto, recomenda RxT em todos os contatos antes que o TPT possa ser prescrito.(10) A indisponibilidade da RxT e a necessidade de especialistas para interpretar os resultados atrasam ou impedem a exclusão da TB e portanto o início do TPT. Alterações do parênquima pulmonar por doenças que não TB ativa incluem sequelas de TB (fibrose, bronquiectasias, cavidades, calcificações), doença pulmonar obstrutiva crônica, pneumonias agudas, tumores, adenomegalias entre outras. Diversas imagens pulmonares que aparecem nos pacientes com a COVID-19, que recentemente atingiu já milhares de pessoas no planeta e pode acometer mais de metade da população, mesmo sem provocar sintomas, podem permanecer como sequela pulmonar, dificultando ainda mais a interpretação da RxT. Aplicativos que utilizam inteligência artificial foram desenvolvidos para superar essa barreira.(11–13) Nossa equipe tem trabalhado em estratégias para simplificar a cascata de atendimento de contatos e PLH para expandir o TPT nos LMIC. Anteriormente, trabalhamos em um novo teste baseado em soro para excluir TB, que apresentou um elevado valor preditivo negativo.(14) No projeto atual, pretendemos validar e desenvolver aplicativos para ler RxT de contatos e distinguir (a) padrões normais; (b) lesões parenquimatosas não relacionadas à TB e (c) lesões ativas da TB. O aplicativo desenvolvido pelo grupo será disponibilizado para incorporação no SUS, sem custos. Isso permitiria a exclusão no mesmo dia da TB ativa e a possibilidade de prescrição de TPR. Para isso, trabalharemos com uma equipe multidisciplinar que incluirá especialistas em TB, saúde pública e engenheiros especializados em inteligência artificial. Para aprendizado de máquina, usaremos um banco de dados RxT normal, de participantes de dois ensaios clínicos de diferentes regimes para tratar LTBI(15,16) e bancos de dados disponíveis publicamente de múltiplos RxT com e sem TB.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 20/06/2020-30/06/2023
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Angel Roberto Barchuk

Ciências Biológicas

Genética
  • redes de expressão gênica responsáveis pela plasticidade do desenvolvimento cerebral em resposta a diferenciais nutricionais – o modelo apis mellifera
  • O desenvolvimento de características complexas é influenciado por sinais ambientais cujos diferentes inputs são integrados no sistema genômico através da participação de mediadores epigenéticos. Na abelha altamente social Apis mellifera, diferenciais nutricionais durante o desenvolvimento pós-embrionário conduzem ao surgimento de fêmeas adultas fenotipicamente diferentes, conhecidas como rainhas e operárias. Um dos eventos que definem este difenismo é o desenvolvimento do cérebro larval. Nosso grupo mostrou que as larvas de rainhas, que são alimentadas com grandes quantidades de geleia real, desenvolvem um cérebro maior e mais rapidamente do que as de operárias, e que este desenvolvimento diferencial acontece a partir do quarto estágio larval (L4). Estes resultados mostram que o diferencial nutricional favorável às rainhas determina o desenvolvimento diferencial do sistema nervoso. Porém, hipotetizamos que as diferenças morfológicas encontradas em L4 devem ser determinadas molecularmente em estágios larvais anteriores. Esta determinação inicial estaria representada pela interação entre os produtos de vários genes, na forma de uma rede de expressão que responde ao diferencial nutricional, responsável pela geração de diferenciações morfológicas observadas em estágios seguintes. Assim, propomos identificar no cérebro de L3 genes que respondam ao diferencial nutricional e sejam responsáveis pelo difenismo cerebral inicial destas castas. Para isso, usando RNA-Seq, obteremos os transcriptomas e genes diferencialmente expressos de cérebros L3 de rainhas e operárias. Com esses dados e os disponíveis sobre microRNAs (presentes nas geleias real e de operárias e os conhecidamente associados a processos neurogênicos) elaboraremos redes complexas conceituais de interação gênica. Estas redes serão testadas mediante duas abordagens, i. Descritiva: RT-qPCR e imunolocalização de produtos proteicos; ii. Funcional: Ensaios in vitro de interação microRNA-mRNA alvo usando construções com o gene da luciferase como repórter e ensaios in vivo utilizando antagomirs na dieta de larvas em desenvolvimento.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Adriane Schmidt Bersch

Ciências Humanas

Educação
  • a corporeidade e a ludicidade nas infâncias
  • O projeto de pesquisa objetiva identificar os papéis dos educadores na mediação das infâncias em contextos ecológicos microssistêmicos; estabelecer a relação com a perspectiva sistêmica na formação de educadores ambientais; investigar a cultura corporal, o movimento lúdico e a corporeidade nas e com as infâncias em diferentes contextos formais e não formaisdo município de Rio Grande e região. Nossa aposta é que através da práxis entre e com os educadores nos momentos formativos possamos escutar as inquietações, as angústias, as certezas, as expectativas para que assim, possamos criar um questionário semi-estruturado pelos e com os apontamentos dos educadores das infâncias, seguido de entrevista reflexiva. E na sucessão será organizado uma formação com os educadores para assim, poder dar um retorno e ao mesmo tempo pela oportunidade de vivenciar as experiências com eles. Este processo é o resultado esperados com a pesquisa, ou seja, um espaço para compartilhar, escutar, identificar os papéis dos educadores, investigar a cultura corporal, o movimento corporal lúdico nas infâncias e a corporeidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Borges Masuero

Engenharias

Engenharia Civil
  • estimativa da vida útil de fachadas a partir da investigação da sua degradação
  • As fachadas dos edifícios interferem não apenas na arquitetura, mas também no entorno da edificação, valorizando ou desvalorizando os espaços, de acordo seu nível de manutenção e/ou degradação. A importância da manutenção das edificações e estudos que busquem garantir sua vida útil é inquestionável. A atividade da construção civil é bastante poluidora, assim, aumentar o tempo de uso das edificações é de extrema relevância do ponto de vista ambiental. No entanto prever esta vida útil ainda é uma questão em aberto. Assim, o objetivo desta pesquisa é colaborar com o entendimento da deterioração das fachadas dos edifícios com revestimento em argamassa - revestimento amplamente utilizado nos mais diversos padrões de edificação, tornando-se de grande interesse social- relacionadas aos materiais e agentes agressivos bioclimáticos, baseado na degradação das edificações e assim prever, ainda em fase de projeto, a vida útil destes revestimentos, períodos de a manutenção a partir do mapeamento e da mensuração de danos e simulações higrotérmicas deste componente. Com os resultados, pretende-se calcular os fatores de degradação das amostras através de métodos bastante utilizados internacionalmente, gerando gráficos que estimem a degradação ao longo do tempo, e assim, relacioná-los com ações de manutenção e vida útil dos elementos analisados. Ainda espera-se compreender quais as regiões de fachadas estão mais suscetíveis à deterioração além de soluções que possam diminuir a degradação dos materiais quando expostos aos agentes bioclimáticos locais, aumentando sua vida útil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Burlamaqui Klautau

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedade magnéticas e dinâmicas de nano-magnetos
  • Neste projeto, objetivamos realizar estudos teóricos de nano-sistemas magnéticos, utilizando métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica e dinâmica de spin atomística. O nosso projeto tem como meta o aprimoramento de ferramentas teóricas avançadas baseadas em métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica, para analisar resultados experimentais e, também, predizer as propriedades de nanoestruturas magnéticas metálicas com potencial para aplicações tecnológicas. Os tópicos e sistemas principais de interesse são: investigação de materiais com configuração magnética complexa, correlações eletrônicas, propriedades espectroscópicas e dinâmica de spin atomística. Mais especificamente, pretendemos implementar a obtenção do parâmetro de Gilbert (damping) como um pós-processamento de cálculos em métodos de primeiros princípios. Essa nova funcionalidade será, então, empregada para sistemas de interesse como as multicamadas metálicas com potencial aparecimento de estruturas magnéticas topologicamente protegidas, chamadas de skyrmions e no estudo de pequenas excitações magnéticas para executar novas operações lógicas (magnonics). Também estudaremos a origem microscópica da interação de troca de materiais clássicos e sistemas complexos. A realização deste projeto permitirá dar prosseguimento aos nossos estudos nesta área, que têm resultado em publicações recentes em periódicos como Physical Review Letters, Nature-Scientific Reports, Physics Review B e Journal of Physics – Condensed Matter. Com esta proposta pretendemos obter recursos de custeio para manutenção de estações de trabalho (workstations) de alto desempenho do grupo de Nanomagnetismo Teórico (NanomagTheor), coordenado pela pesquisadora proponente desta proposta, permitindo assim, realizar as implementações de novas funcionalidades nos métodos de primeiros e cálculos dos sistemas propostos. Além dos estudos citados, o projeto terá uma forte componente na formação de estudantes através do desenvolvimento de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, a serem orientadas pela proponente desta proposta na Universidade Federal do Pará (UFPA). Também objetivamos dar continuidade nas cooperações científicas entre o grupo de pesquisa NanomagTheor da UFPA, e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo e da Universidade de Uppsala (Uppsala University). Note-se que estes grupos, brasileiros e estrangeiro, possuem habilidades e técnicas complementares, permitindo abordar problemas bastante complexos e de interesse em nanomagnetismo. Com esta proposta solicitamos também duas bolsas de iniciação científica, e objetivamos também oferecer aos alunos de Iniciação Científica envolvidos nesta proposta um treinamento dirigido para Física da Matéria Condensada, permitindo um embasamento sólido para que estes possam vir a desenvolver seus trabalhos de pós-graduação nesta área. Como indicador de desempenho, ao final deste projeto, deveremos ter publicado artigos em revistas internacionais de alto impacto, além de ter inserido estudantes de pós-graduação do Brasil em pesquisas que envolvam problemas que são o estado-da-arte em nanomagnetismo.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Fabíola Alves Chagas

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • língua ikpeng: contribuições para a prática escolar e para o conhecimento científico
  • Este projeto tem como primeiro objetivo a elaboração de materiais que possuam relevância e aplicação direta na educação escolar do povo Ikpeng (Karib), na área de língua materna, contribuindo assim para melhorias no processo de escolarização diferenciada desta população indígena. Para isso, o projeto visa a elaboração de uma Gramática Descritiva Básica, de cunho pedagógico, que contenha os principais aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da língua Ikpeng; de uma Base de Dados Lexical, em formato de glossário, a ser anexado à gramática, que futuramente poderá vir a ser um Dicionário Bilíngue Ikpeng/Português, e de uma coletânea de narrativas tradicionais, em língua Ikpeng, que permitirá o acesso igualitário entre os membros da comunidade às memórias ancestrais do povo e facilitará a aprendizagem de leitura/escrita na língua nativa. Um segundo objetivo do projeto, intrinsecamente vinculado ao primeiro, consiste em contribuir para o conhecimento científico sobre a língua Ikpeng que, como é o caso da maioria das línguas indígenas do continente, ainda carece de documentação e descrição com o grau de amplitude e o nível de profundidade desejados. O aprofundamento da descrição da língua Ikpeng é de interesse ao estudo da Tipologia Linguística, da Fonética e Fonologia, além de servir de aporte crucial para o aprofundamento de estudos histórico-comparativos da família linguística Karib.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022