Projetos de Pesquisa

 

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Adley Forti Rubira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • sistemas poliméricos inteligentes: quitosana hiperramificada com sílica mesoporosa como plataforma para o desenvolvimento curativos tópicos ativos
  • O desenvolvimento/aprimoramento de curativos ou peles sintéticas pode aliviar a dor e agilizar o processo de regeneração de pacientes com severos traumas cutâneos, principalmente aqueles acometidos com graves queimaduras. A pele sintética (ou curativos) deve proteger o tecido danificado de infecções causadas por bactérias e fungos, e ainda permitir o processo natural de transpiração. Em casos de queimaduras severas o tratamento pode ser feito pela adição de agentes antibacterianos e/ou anti-inflamatórios na pele sintética (ou curativo), que será lentamente liberado para inibir o desenvolvimento de bactérias e/ou combater excessivas inflamações crônicas decorrentes de traumas cutâneos.Neste projeto, iremos desenvolver uma metodologia de preparo de materiais híbridos multifuncionais na forma de filmes (membranas), produzidos por métodos de liofilização seguida por reação no estado sólido de poli (ácido acrílico) (PAA) e quitosana. A quitosana será, previamente, complexada com cobre com o intuito de melhorar sua atividade bactericida e solubilidade. No interior da matriz polimérica será aprisionado elevado teor (+20%) de sólidos inorgânicos porosos, modificados com organosilanos. Esses sólidos irão atribuir, ao material inicial, elevada capacidade de retenção de fármacos (antimicrobianos) e irá promover o processo de liberação prolongada dos mesmos, que é de particular interesse para o processo de cicatrização de lesões graves. Dessa forma, o material a ser desenvolvido também poderá atuar como modelo para liberação sustentada de fármacos.Assim, materiais híbridos com potencialidade para serem usados como pele sintética serão preparados. Para confirmar a aplicabilidade destes materiais será determinado o perfil de liberação de fármacos (antimicrobianos, e.g. eritromicina) e testes de proliferação celular/regeneração celular frente a fibroblastos e de propriedades bactericidas.
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Admilson Teixeira Franco

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • estudo numérico e experimental do reinício de escoamento de fluidos de perfuração gelificados
  • A reinicialização do escoamento de fluidos de perfuração gelificados em operações de perfuração de poços de petróleo é um problema recorrente, pois quaisquer paradas para manutenção ou manobras permitem que o fluido ao se estagnar inicie o processo de gelificação dentro do poço. A estrutura gelificada resultante confere características elastoviscoplásticas e tixotrópicas ao material, criando a necessidade de superar uma tensão limite de escoamento para que o material volte a escoar. Durante o processo de reinicialização do escoamento, a pressão de bombeamento deve ser mais elevada que as pressões usuais de trabalho para vencer a resistência da estrutura gelificada e fraturar o gel, o que poderá provocar um pico de pressão no interior do poço. Esse pico de pressão deve ser previamente conhecido para não comprometer a estrutura do poço e inviabilizar o seu uso, além de que à medida que a profundidade do poço aumenta a janela operacional se torna mais estreita. Em geral as magnitudes dos picos de pressão gerados dependem da geometria do poço e das propriedades do fluido de perfuração impactadas fortemente pelo tempo estático do material gelificado. Pela complexidade do problema, é necessária uma investigação mais ampla do processo de reinício. É fundamental conhecer a reologia do fluido de perfuração, criar alternativas para o estudo experimental do reinício (start-up) e usar esse conhecimento para o fechamento de modelos numéricos, permitindo então o estudo paramétrico do problema com maior flexibilidade. Dessa forma propõe-se o estudo numérico e experimental do problema de reinicialização do escoamento de fluidos de perfuração gelificados em tubos de seção circular, com ênfase na previsão da magnitude dos picos de pressão gerados durante a quebra da estrutura gelificada. O modelo matemático para o escoamento transiente fracamente compressível tem como base as equações de balanço de massa e de quantidade de movimento, além de uma equação de estado e de um modelo tixotrópico para o comportamento do fluido. Têm-se como finalidades definir um modelo adequado para o comportamento tixotrópico do fluido de perfuração durante o reinício do escoamento e a construção de uma bancada experimental para a obtenção de dados experimentais do processo de reinício. Os resultados numéricos serão comparados com os experimentais e auxiliarão no ajuste e aprimoramento do modelo matemático empregado.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Admir Antonio Betarelli Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • estrutura produtiva, composição de consumo e redistribuição de renda: avaliando os efeitos da redução de custos dos transportes de passageiros à economia brasileira
  • Grande parte dos setores de transporte de passageiros no Brasil passou por reformas microeconômicas desde o final da década de 1990, levando a mudanças estruturais expressivas. O transporte de passageiros é tipicamente um item de despesa familiar e as mudanças estruturais nesses serviços podem afetar as famílias de maneira diferente, dependendo da sua posição na distribuição de renda e despesa. Esses vínculos entre estrutura de renda, composição de consumo e transporte de passageiros têm sido pouco explorados por pesquisas aplicadas à economia brasileira. Dessa maneira, este projeto de pesquisa propõe-se a analisar os efeitos econômicos de duas políticas de redução dos custos de produção das atividades de transporte terrestre de passageiros sobre o sistema produtivo e os grupos de renda e consumo familiar. A primeira política microeconômica tratará da importância e repercussões de longo prazo das subvenções concedidas às atividades transporte de passageiros. Por seu turno, a segunda abordará os desdobramentos da redução do preço de óleo diesel, cujo insumo intermediário é o principal na estrutura de custo do setor de transporte de passageiros. A metodologia em ambas simulações consiste em um modelo dinâmico de equilíbrio geral computável (EGC) que incorpora os fluxos de uma Matriz de Contabilidade Social (MCS) de 2010, delineando a geração e apropriação de renda por diferentes fontes e a estrutura de gastos institucionais, e um detalhamento dos mercados de transporte de passageiros no Brasil.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adolfo Alberto Vanti

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • avaliação de prestação de contas públicas: predição com técnicas de mineração de dados -
  • Esta proposta se refere à avaliação de Prestação de Contas para Predição de Conhecimento, utilizando-se o enfoque de Design Science Research (DSR) e método Data Mining. Essa avaliação gerará uma aprendizagem automática de máquina com um Sistema Classificador Inteligente (SCI). O projeto se operacionaliza de maneira teórica e prática envolvendo níveis de avaliação de dados com técnicas de Árvores de Decisão (C4.5), Naive Bayes, Multi-layer Perceptron (MLP) e Lazy Learning k-NN e será aplicado em uma base de dados de Instituição Pública.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022