Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa

Ciências Humanas

Antropologia
  • violência no contexto doméstico e familiar: tecnologia social à serviço das mulheres do semiárido sergipano
  • Trata-se de um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico social que abarca às violências domésticas e intrafamiliar que acometem mulheres que vivem em regiões do semiárido do estado de Sergipe. Estudos feitos nas delegacias dos municípios da referida região apontam que a maior parte dos registros têm como vítimas mulheres que vivem na Zona Rural, são pequenas agricultoras que sobrevivem numa região árida, com escassez de água e dificuldade de acesso aos instrumentos urbanos, especialmente, quando vivenciam episódios de violência. Nesse contexto, a delegacia, os hospitais, o conselho tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social são importantes instituições de atendimento ao público. A proposta, portanto, propõe-se a, a) investigar os impactos das violências domésticas em mulheres e suas famílias que vivem nos municípios do Alto Sertão de Sergipe, b) analisar como as políticas públicas existentes para o atendimento às mulheres vítimas de violências domésticas e familiar são aplicadas em Sergipe, c) desenvolver, disponibilizar e consolidar produto tecnológico “aplicativo mobille emergencial para casos de violência doméstica e familiar” para a região do Alto Sertão de Sergipe para, em seguida, transferir a tecnologia às instituições públicas que atendem mulheres em situação de violência capacitando profissionais da segurança pública e da saúde para uso do aplicativo e processamento de dados. Metodologicamente será feita pesquisa etnográfica e entrevistas com mulheres que passaram por situação de violência, profissionais do direito, da saúde e da assistência social que trabalham com atendimento às mulheres nas cidades e concomitantemente será desenvolvido o aplicativo mobille de uso emergencial. A utilização de novas tecnologias é imprescindível para o aprimoramento dos trabalhos de proteção das mulheres no âmbito nacional, assegurando também o cumprimento de compromissos internacionais dos quais o Brasil é signatário.
  • Universidade Federal de Sergipe - SE - Brasil
  • 05/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Patricia Silva Osorio

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • em busca da consolidação dos primeiros programas pós-graduação do estado de mato grosso
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 09/01/2020-09/01/2025
Foto de perfil

Patricia Soffiatti

Ciências Biológicas

Botânica
  • diversidade estrutural do caule em cactaceae: evolução e aplicações bioinspiradas
  • Cactaceae são altamente adaptados à aridez, com o sistema caulinar reduzido e modificado no armazenamento de água, suporte e fotossíntese. Neste contexto, há uma ampla gama de inovações estruturais e diversidade de formas no grupo. Dois sistemas são notáveis: o cefálio, uma estrutura reprodutiva que envolve modificações profundas e irreversíveis nos caules, e a "skin" (epiderme + hipoderme) que protege e acomoda a suculência dos caules em períodos de seca extrema e/ou umidade. Estes são componentes estruturais importantes com características únicas que podem contribuir para a compreensão da evolução do grupo e ajudar a resolver problemas de circunscrição e lacunas no posicionamento de gêneros e espécies. Além disso, a estrutura destes sistemas e suas propriedades mecânicas possibilitam o acesso a suas funcionalidades, gerando informações que podem ser utilizadas na criação de sistemas artificiais de inspiração biológica e no desenvolvimento de novos materiais e artefatos tecnológicos, como sistemas de atuadores que necessitam de pouca ou nenhuma energia. Cereinae é bem representada no Brasil com 14 gêneros, e vários endêmicos de distribuição restrita e ameaçada pela destruição de seus habitats naturais. Pretende-se investigar neste grupo a diversidade estrutural dos cefálios e skin, além de suas propriedades mecânicas, sob uma perspectiva evolutiva/aplicada. Partindo-se das hipóteses: 1. cefálios são homólogos na história evolutiva da Cereinae e variações podem ser potenciais sinapomorfias para os gêneros; 2. a diversidade estrutural da skin pode corroborar circunscrições genéricas; 3. a diversidade estrutural e biomecânica da skin é informativa para o desenvolvimento de artefatos de inspiração biológica, tais como atuadores inteligentes e novos materiais. Nosso objetivo é contribuir para as questões da circunscrição de Cereinae, um grupo emblemático da flora brasileira, e gerar informações aplicadas na biomimética e novas tecnologias.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 22/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Patricia Takako Endo

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • utilização de deep learning para classificação e predição de dados de saúde
  • A ONU possui um programa chamado Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável que tem como objetivo um plano de ação global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dentre os 17 ODS, o ODS 3 - Saúde e Bem-Estar - tem como objetivo principal assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades. Um dos propósitos do ODS 3 é “até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e doenças tropicais negligenciadas, e combater a hepatite, doenças transmitidas pela água, e outras doenças transmissíveis”, garantindo assim, equidade entre os indivíduos, diminuição da morbidade e mortalidade e, consequentemente, uma melhora no progresso mundial. No Brasil, o governo federal (em sua esfera correspondente) é responsável por manter e atualizar bases de dados como o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) , que contém informações de pacientes com diagnóstico de alguma doença situada na lista nacional de doenças de notificação compulsória. Sua criação possibilitou o acesso a informações sobre as doenças em todo o país, facilitando o serviço dos profissionais de saúde. Além do SINAN, existe também o Sistema de Informações e Mortes do Brasil (SIM), que, como o próprio nome sugere, coleta dados sobre mortes; porém estas bases de dados sofrem grandes problemas de consistência, atualização e integração. A quantidade de dados gerada é abundante e obter conhecimento e insights a partir de tais dados é um grande desafio no processo de transformação digital na área de assistência médica pelo fato de que tais dados são complexos, de alta dimensão e heterogêneos. Além disso, os dados oriundos de plataformas de registros eletrônicos de saúde são, por muitas vezes, mal anotados (com diversos erros de digitação) e não estruturados. Este projeto tem como objetivo propor modelos deep learning para auxiliar este processo de transformação digital na área de saúde, com foco em classificação de gravidade de doenças e predição de epidemias. Como cenário de aplicação dos modelos, foram selecionadas duas doenças relevantes no contexto mundial e brasileiro: tuberculose e malária (ambas estão alinhadas ao ODS 3 e constam na lista brasileira de doenças de notificação compulsória), podendo ser adicionadas outras doenças no decorrer do projeto.
  • Universidade de Pernambuco - PE - Brasil
  • 19/08/2020-31/08/2022
Foto de perfil

Patricia Trindade Nakagome

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • leitores, leituras e literatura após a pandemia
  • Em “Educação após Auschwitz”, Adorno tinha distanciamento histórico suficiente para avaliar o horror da Shoah e estabelecer as bases necessárias para evitar a repetição da barbárie. Neste projeto, “após” implica que não estamos livres da pandemia, de modo que o tomamos como estímulo para a compreensão de seus desdobramentos nos estudos literários na futura execução do projeto, quando talvez se vivencie o novo normal. Fomos forçados ao distanciamento, ao trabalho e a estudos virtuais. Alterou-se o modo de lidarmos com o outro e, especificamente, de apresentarmos e discutirmos literatura. Neste projeto, temos o objetivo de rastrear as mudanças nos novos meios de circulação do literário, como as “lives” disputadas por jovens e críticos consagrados, e nas produções literárias recentes. Buscamos analisar se a modificação na forma de difusão da leitura impactou sobre o discurso acerca da literatura e suas relações estabelecidas com e pelo leitor. Portanto, questionamos: como a literatura “sobreviveu” à pandemia após a alteração sensível em seu modo de circulação? Alterou-se o modo de interação entre leitores e textos literários? Mais do que mero diagnóstico, repetiremos nos estudos literários a pergunta posta às esferas da vida: o que aprendemos? Sendo propositivas no modo de olhar o literário, é possível pensar em uma nova maneira de fazer crítica literária, de estabelecer relações acadêmicas e de ensino de literatura ao final do isolamento? Estaremos mais próximos do texto, dos colegas e estudantes? O que a pandemia terá nos ensinado sobre a leitura literária entre estudantes em todos os níveis escolares? São questões amplas sobre o lugar da literatura, essa força da presença, em um tempo marcado por distância. Pensamos que as novas formas de leitura ensinam algo sobre a própria literatura e, caso esse aprendizado seja efetivamente assimilado, transformará sensivelmente o campo literário, materializado em publicações, nos modos de valoração e na pesquisa.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Patricia Vieira Tiago

Ciências Agrárias

Agronomia
  • diversidade de fungos filamentosos de solo sob diferentes sistemas de uso na zona da mata e sertão de pernambuco
  • Uma das alternativas ao modelo convencional de produção agrícola são os sistemas agroflorestais (SAFs) que propõem a prática de um manejo consciente dos recursos naturais dando aos sistemas agrícolas autonomia na fertilização do solo, produtividade e proteção das culturas, processos em que os fungos, microrganismos expressivos do solo, estão envolvidos. O objetivo será estudar a diversidade de fungos filamentosos de solo de sistemas agroflorestais, de áreas nativas e de monocultura das mesorregiões Zona da Mata e Sertão de Pernambuco. As coletas serão realizadas em março e agosto de 2022 e março e agosto de 2023, totalizando quatro coletas. Serão coletadas três amostras de solo por área estudada, sendo que cada amostra será obtida pela homogeneização de quatro subamostras dentro de um quadrante de 5 m2 (2,5 x 2,0 m). O isolamento dos fungos ocorrerá pelo método de diluição seriada e a identificação por meio de análise das características macroscópicas, microscópicas e por sequenciamento de partes de regiões gênicas. Serão determinadas a taxa de respiração microbiana (RM) dos solos, a atividade enzimática para arilsulfatases e beta-glicosidases e os parâmetros físico-químicos. Serão calculados os índices ecológicos, a riqueza e a similaridade entre as comunidades fúngicas, com base nas espécies isoladas e por meio da técnica de DGGE. Fungos envolvidos no controle biológico natural de insetos e de doenças de plantas estarão entre os fungos isolados, principalmente nas áreas de SAF e nativas. Espera-se observar uma pequena similaridade entre as áreas de SAF e de monocultura, gerando informações indicadoras da importância da diversificação de culturas, uma vez que os fungos são organismos importantes para a manutenção de agroecossistemas mais equilibrados, pois eles melhoram a qualidade do solo e são inimigos naturais de muitos insetos e patógenos de plantas. Também se espera relatar a ocorrência de novas espécies e de novos registros de fungos filamentosos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Patricio Rodrigo Montecinos Munoz

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • investigação experimental de agregados fractais silico-orgánicos: discernimentos sobre a preservação de moléculas orgânicas e microfósseis em cherts marinhos antigos
  • Muito do que sabemos sobre a evolução da vida na Terra vem da análise de chert e porcelanitas portadoras de moléculas orgânicas (MOs) e microfósseis bem preservados. Essa preservação teve escassa explicação experimental. Em 2016, Aellon et al. (doi 10.1016/j.chemgeo.2016.05.034 0009-2541) sugerem que a fossilização, conduzida pela conversão de sílica amorfa em quartzo, poderia preservar microfósseis e MOs em escala de tempo geológico. Nessa conversão, os agregados de SiO2-MOs sofrem uma redução da permeabilidade impedindo a mobilidade das MOs. Mas, a literatura vigente não explica como a micro-estructuração dos polimorfos de SiO2 e a porosidade podem controlar essa preservação. Na abordagem desse assunto, temos caracterizado chert e porcelanitas cretáceas marinhas usando: (U)SAXS, WAXS, Raman, GC-MS, MALDI-TOF, XRD, TGA e SEM-EDS. Experimentos na USP e no sincrotron Advanced Photon Source (EUA) provaram inicialmente que as amostras estão conformadas por aglomerados de quartzo-MOs que sustentam uma porosidade de geometria fractal de volume. Tal organização persistiu desde o cretáceo protegendo as MOs. Assim, nossa proposta consiste na questão do rol da microestrutura da sílica na persistência dessa preservação em cherts de idade mais antiga que cretáceo. Sob essas rochas propomos aplicar a mesma abordagem analítica. Esperamos aplicar Raman-AFM-TERS para sondar a distribuição espacial das MOs em nanoescala nesses cherts. E, prevemos experimentos (U)SAXS e WAXS, na fase liquida, para investigar a estrutura de compósitos de sílica-MOs formados via co-precipitação e adsorção, atentando induzir condições P-T diagenéticas. Nossa proposta pode significar uma expansão nas ciências dos materiais, na mineralogia e na cristalografia, disciplinas que até o momento indicam à zeolitas, argilominerais, óxidos e fases sintéticas de SiO2 como materiais porosos. A porosidade é chave em aplicações em nanotecnologia, fármacos, armazenamento de energia, dentre outros.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Patryck de Araujo Ayala

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a proteção jurídica do sistema climático em um constitucionalismo transformador: medidas estruturantes na experiência jurisprudencial latino-americana.
  • Se por um lado o estado do conhecimento científico sobre o sistema climático demonstrou que ele foi transformado pela ação humana, e que estas alterações possuem como uma de suas fontes, a degradação global dos ecossistemas, por outro lado, também se pôde demonstrar mais recentemente, no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, que essa realidade não foi capaz de ser contida ou evitada por meio da proliferação de normas jurídicas. Esta iniciativa se demonstrou ineficaz, per se, para se evitar ou mitigar as alterações do sistema climático, para garantir a integridade dos processos ecológicos, proteger os sistemas naturais, e restaurar os ecossistemas. Em um estado de coisas de deficiências estruturais que define a governança dos conflitos no Sul-Global, e adotando-se como hipótese a de que conflitos socioeológicos tem causas complexas, e não têm sua resolução adstrita ao aumento de normatividade, propõe-se favorecer a governança dos sistemas socioecológicos no Direito brasileiro, (como os ecossistemas e o próprio clima), considerando-se padrões de governança judicial dialógica, no âmbito de um Constitucionalismo transformador. Estes se encontrariam baseados nos processos estruturais, por meio dos quais se estimula caminhos para reorganizar estruturas burocráticas deficientes. Por meio do método indutivo e de pesquisa monográfica e jurisprudencial, o projeto também busca sua proposição, fomentando-se um observatório jurídico em rede entre as instituições colaboradoras, que se concentre em experiências de reorganização estrutural dos sistemas socioecológicos, na América Latina, adstringindo-se ao Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) colombianos, à Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, vinculadas à reorganização de políticas públicas para a proteção de ecossistemas degradados, com influência climática.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Paula Adriane Perez Ribeiro

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • farinha de larvas de black soldier fly em dietas para colossoma macropomum: do crescimento à terminação
  • A produção animal sustentável ambientalmente depende, entre outros aspectos, dos ingredientes eleitos para a formulação de dietas. As farinhas de inseto, como a de larvas de black soldier fly, são produzidas de forma sustentável, uma vez que os insetos aproveitam material orgânico de baixa qualidade, requerem pouca água e áreas de produção pequenas, além de emitirem poucos gases de efeito estufa. Por esse motivo, seu potencial como fonte proteica em dietas para peixes vem sendo estudado atualmente. A definição sobre níveis de inclusão e fases de desenvolvimento do peixe no qual este ingrediente pode ser empregado deve ser alvo de pesquisas, para que se obtenham animais em cativeiro com bom desempenho e qualidade de carne satisfatória. Diante do exposto, a hipótese central desta proposta é investigar se o uso da farinha de black soldier fly, como ingrediente protéico, não interfere na produção do tambaqui em cativeiro. O objetivo desta pesquisa é avaliar os efeitos de diferentes níveis de inclusão da farinha de black soldier fly, em dietas para tambaquis, do crescimento à terminação, sobre o desempenho, qualidade de carne, metabolismo e comportamento alimentar dos peixes. O projeto abrangerá 3 experimentos. O primeiro experimento avaliará desempenho, qualidade de carne, saúde intestinal e metabolismo dos tambaquis, em 3 fases de crescimento (animais com 4 meses de experimento, de 4 a 8 e de 8 a 12 meses de experimento), alimentados com 5 dietas (0, 5, 10, 15 e 20% de inclusão de farinha desengordurada de black soldier fly), em 4 repetições. O segundo experimento determinará a digestibilidade dos nutrientes das dietas, para peixes em 2 faixas de peso (100 e 500 g). O terceiro experimento observará se existe preferência dos peixes pelas dietas, visto as diferenças de inclusão da farinha de inseto nas rações.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 28/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Paula Bargi de Souza

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • estudo da correlação entre a função tireoidiana e o relógio biológico: repercussões do hipotireoidismo na ritmicidade do metabolismo energético
  • A ritmicidade circadiana é fundamental para a manutenção da homeostasia do organismo frente às demandas diárias e gerada por um mecanismo de retroalimentação dos componentes do relógio em um período aproximado de 24h. A dessincronização destes processos rítmicos está associada à maior prevalência de distúrbios endócrino-metabólicos. Em paralelo, disfunções tireoidianas resultam na dessincronização dos genes relógio no coração e na adenohipófise com possíveis repercussões na função cardíaca e endócrina. A hipótese central deste projeto é que os hormônios tireoidianos (HTs) modulam a expressão dos genes do relógio e/ou controlados pelo relógio nos tecidos envolvidos na regulação do metabolismo energético, o que poderia explicar a associação entre hipotiroidismo, diabetes mellitus tipo 2 e síndrome metabólica observada nos estudos epidemiológicos. Tal hipótese é reforçada pelos prejuízos no metabolismo energético da prole decorrentes do hipotireoidismo gestacional e pela modulação concomitante de transcritos envolvidos na regulação do metabolismo energético pelo relógio e pelos HTs. Neste projeto, pretendemos avaliar o padrão da oscilação diária da: atividade locomotora espontânea, temperatura corporal, consumo de O2, sensibilidade à insulina, perfis séricos de TSH, T4, T3, colesterolemia, lipidemia e da expressão de marcadores moleculares nos tecidos envolvidos na regulação do metabolismo energético em animais hipotireoideos e explorar os mecanismos moleculares com o uso de animais geneticamente modificados para os componentes do relógio. O desenvolvimento deste projeto irá contribuir com o avanço da pesquisa básica esclarecendo os mecanismos mediados pelos HTs na ritmicidade circadiana do metabolismo energético e terá implicações clínicas considerando que as desordens metabólicas e tireoidianas correspondem às endocrinopatias mais prevalentes na população e ainda cerca de 12-19% da população apresenta hipotiroidismo subclínico impactando a saúde pública e a economia.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Paula Becker Pertuzatti

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • digestibilidade in vitro e atividade biológica de compostos bioativos presentes em óleos de frutos do cerrado
  • O Cerrado é o segundo principal bioma do Brasil, ocupando cerca de 21% do território nacional e contando com uma flora diversificada. Muitas de suas espécies ainda são pouco conhecidas no país, mas apresentam potencial tanto pela indústria de alimentos como pela indústria farmacêutica, já que devido ao elevado conteúdo de lipídeos são atrativas para extração de óleos. Apesar de pouco estudados, muitos destes óleos apresentam elevados conteúdos de compostos bioativos, como carotenoides, compostos fenólicos e fitoesterois que têm sido muito associados com a diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis, além de atividades anti-helmíntica, antimicrobiana e antimutagênica. No entanto, após o processo de digestão, os compostos bioativos podem ser degradados de modo que seus potenciais efeitos antiparasitários, antidiabéticos e antiobesidade sejam comprometidos. Desta forma, destaca-se a importância de estudar a sua digestibilidade in vitro e avaliar o conteúdo de compostos bioativos através de cromatografia gasosa e de cromatografia líquida acoplada com espectrometria de massas, nas frações que simulam a fase oral, gástrica e intestinal, determinando além do conteúdo de compostos bioativos nos óleos a sua bioacessibilidade. Correlações entre dados in vitro e in vivo sobre as funções do trato gastrintestinal permitem extrapolação acurada dos resultados. Verificar os efeitos biológicos desses óleos pode contribuir para o aumento do consumo de frutas do Cerrado, além de servirem como subsídio para aplicação dos mesmos pela indústria farmacêutica. Desta forma, a hipótese deste projeto é que os óleos de frutos do cerrado atuem no parasitismo e doenças não-transmissíveis. A partir da extração e caracterização dos óleos com posterior aplicação em roedores será possível comprovação de efeito biológico. Resultados positivos criam amplo potencial para exploração econômica sustentável.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 21/04/2022-30/04/2025
Foto de perfil

Paula Carina de Araújo

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • gestão da informação científica no contexto da ciência aberta
  • A gestão da informação científica é o processo de coleta, organização, armazenamento, disseminação e avaliação de um tipo específico de informação, a informação científica. Esse processo tem relação direta com a comunicação científica, pois se relaciona ao fluxo de informação do ambiente científico. No movimento de Ciência Aberta, caracterizado pela pesquisa científica colaborativa, aberta e transparente com a abertura das fases do ciclo de vida da pesquisa, a gestão da informação científica são protagonistas. Este projeto objetiva investigar a gestão da informação científica e sua potencialidade para a proposição de instrumentos para a política científica nacional no âmbito da ciência aberta. De forma específica, objetiva contextualizar a gestão da informação científica no contexto da ciência aberta; identificar as iniciativas nacionais de criação de ambiente integrado de gerenciamento de publicações científicas para composição de bases de dados de diferentes domínios; analisar o domínio da comunicação científica no direito; discutir a potencialidade de criação de indicadores científicos nacionais aliados a uma perspectiva de gestão da informação científica que considere as diferentes características dos domínios; propor a criação de uma base de dados referencial de publicações científicas em acesso aberto da área do direito. Desenvolverá pesquisa exploratória e metodológica quantos aos objetivos, qualitativa quantos à abordagem e aplicará a análise documental e a análise de domínio que terá como unidade de análise a comunicação científica no direito. O projeto resultará na produção de conhecimento novo e relevante sobre o tema que pode ser aplicado a diferentes domínios, bem como a proposição da base de dados referencial de publicações científicas em acesso aberto da área do direito como fonte de informação e instrumento de política científica para esse domínio no Brasil.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Paula Corrêa Henning

Ciências Humanas

Educação
  • escola, filosofia e relações com o mundo: inventividades no contemporâneo
  • O presente projeto de pesquisa busca analisar os modos como as filosofias da diferença podem contribuir com a escola para pensarmos nossas relações com o mundo, com o planeta e com os espaços em que nos situamos. Para isso, toma como objeto teórico os estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e autores da Educação que assentam seus estudos nessa perspectiva. Trata-se de uma investigação que aposta nas articulações entre educação, educação ambiental e a filosofia como modo de exercer criticamente o pensamento diante dos dilemas ambientais que acometem o contemporâneo. Para isso, o projeto prevê duas etapas: a) mapeamento bibliográfico a respeito das produções científicas sobre escola e filosofia no que se refere às possibilidades de criação no interior dessa instituição e b) entrevista com professores/as de um curso de formação dedicado à articulação entre educação, educação ambiental e filosofia. Esse estudo intenta mobilizar a escola para inventividades no contemporâneo, potencializando as relações com o mundo na articulação com a filosofia.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 10/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Paula Cristina Trevilatto

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • apoio a formação de doutores em áreas estratégicas pucpr
  • Vide projeto anexo
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 03/03/2020-02/03/2025
Foto de perfil

Paula Felippe Martinez

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • participação das sestrinas na modulação de aspectos moleculares, metabólicos e morfológicos cardíacos em ratos submetidos a jejum intermitente e treinamento intervalado de alta intensidade
  • As afecções cardiovasculares figuram entre as principais causas de morbimortalidade no Brasil e no mundo. O desenvolvimento de doenças cardíacas relaciona-se com remodelação cardíaca, processo decorrente de injúria ou sobrecarga contínua a que o miocárdio é submetido. Intervenções como exercício físico e jejum intermitente (JI) vêm sendo utilizadas com o intuito de prevenir ou atenuar a remodelação cardíaca. Entre as modalidades de exercício físico, treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) tem se destacado por apresentar boa relação tempo-eficiência para induzir alterações cardíacas. Por sua vez, há evidências que JI promove benefícios ao coração, como redução de apoptose e estresse oxidativo. Recentemente, tem sido aventado que as sestrinas, uma família de proteínas responsivas a estresse, podem desempenhar papel importante em mecanismos de cardioproteção. O objetivo do presente projeto é testar a hipótese que associação entre JI e HIIT potencializa os efeitos cardioprotetores, os quais são mediados pela via das sestrinas. Para tanto, ratos Wistar machos serão distribuídos em quatro grupos: Controle (C), Jejum Intermitente (JI), Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (T), Jejum Intermitente e Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (TJI). Após 12 semanas, os animais serão submetidos a teste de esforço máximo e eutanasiados. Para caracterização da remodelação cardíaca, serão avaliados no ventrículo esquerdo área seccional transversa dos cardiomiócitos e fração intersticial de colágeno (análise histológica); distribuição das isoformas das cadeias pesadas de miosina (eletroforese); fragmentação de DNA (ELISA) e atividade de enzimas do metabolismo energético (espectrofotometria). Serão ainda analisados marcadores séricos de estresse oxidativo malondialdeído (HPLC) e 3-nitrotirosina (ELISA) e a expressão miocárdica de proteínas relacionadas à via das sestrinas (Western blot). Análise estatística: ANOVA de duas vias e teste post hoc adequado.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Paula Goes Pinheiro Dutra

Ciências Biológicas

Imunologia
  • investigação da interação entre as vias de sinalização p2x7 e wnt durante a perda óssea inflamatória
  • A inflamação no tecido ósseo induz aumento da atividade de osteoclastos associado a supressão da atividade de osteoblastos, resultando em perda óssea. Atualmente a via Wnt, que responde pela diferenciação e função de osteoblastos, tem sido alvo de diversos estudos no campo da osteoimunologia, uma vez que a inflamação aumenta os níveis dos seus antagonistas (esclerostina e dickopff-1). Ademais, tem sido demonstrado que a via Wnt pode se comunicar com outras vias, dentre elas aquela relacionada ao receptor P2X7. No tecido ósseo inflamado, pouco ainda se sabe sobre a interação entre as vias P2x7 e Wnt. Assim, o presente estudo propõe investigar a comunicação entre as vias de sinalização P2X7 e Wnt durante a perda óssea inflamatória, através do modelo experimental de periodontite em camundongos. A periodontite será induzida no segundo molar superior através da colocação de um fio de sutura. Este estudo será realizado em 2 etapas, inicialmente os animais serão divididos em 2 grupos: animas normais sem a doença (Naive) e animais submetidos à perda óssea inflamatória, por meio do modelo de periodontite, os quais serão subdivididos em 3 grupos que receberão: solução salina (SAL), BzATP, um agonista da via P2X7, ou Brilliant Blue G (BBG), antagonista da via P2X7, por 11 dias até a eutanásia. Em seguida o grupo tratado com um dos moduladores da via P2x7 (BzATP ou BBG) que não apresentar proteção óssea, receberá, em novo grupo de experimentos, um gel com WNT3a lipossomal na região de lesão óssea. Após 11 dias, as maxilas serão removidas para análise da microarquitetura, qualidade e metabolismo ósseo, bem como para investigação da interação entre as vias de sinalização Wnt e P2X7. Será realizada ainda uma análise in vitro de função osteoblastos e osteoclastos. Espera-se com esse estudo contribuir para o esclarecimento do papel da via do Wnt e da sinalização P2X7 na perda óssea inflamatória, com vista a possível modulação dessas vias em situações onde a perda óssea é um desafio.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Paula Guimaraes Simoes

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • política de celebridades: valores em disputa no contexto contemporâneo
  • O objetivo desta pesquisa é compreender a atuação de celebridades brasileiras no contexto contemporâneo, tendo em vista os posicionamentos políticos que elas assumem no cenário de visibilidade midiática. Elas são vistas como dispositivos interacionais críticos ou sujeitos políticos capazes de promover discussões sobre temas de interesse público. Procuramos evidenciar os valores que emergem a partir dos posicionamentos e são agregados à imagem pública das personalidades analisadas – em diálogo com seus públicos. Com isso, buscamos destacar as disputas de valores que emergem em um acontecimento específico: na campanha eleitoral à Presidência da República em 2022, a partir de pautas como democracia, feminismo e direitos humanos. O desenho metodológico é ancorado na perspectiva pragmatista, que aponta para o domínio da experiência ou da observação da empiria: a princípio, construímos um Radar de Celebridades, destacando figuras públicas em diferentes campos de atuação (política, esporte, televisão, Internet, por exemplo). A partir disso, será realizado um monitoramento da atuação de tais personalidades na campanha eleitoral (em diferentes espaços como jornais, revistas e portais na internet, além de programas de TV e redes sociais digitais), a fim de definir o recorte empírico e o corpus específicos da pesquisa. Após a sistematização dos dados, procederemos a uma análise da ação das celebridades, no intuito de compreender: quais os posicionamentos assumidos (progressistas ou conservadores); que valores são destacados e/ou criticados em sua performance pública; que traços e elementos são evidenciados em sua imagem pública; o que essas posturas revelam sobre a democracia, o feminismo e os direitos humanos no Brasil; como se caracteriza a política e a cultura das celebridades no contexto contemporâneo nacional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 25/03/2022-31/03/2025
Foto de perfil

Paula Medina Maçaira Louro

Engenharias

Engenharia de Produção
  • métodos híbridos para o tratamento de incertezas na previsão e otimização de recursos
  • O processo de tomada de decisão do planejamento e controle da produção das organizações baseia-se essencialmente nas informações sobre comportamentos atuais e passados de diferentes eventos, bem como na avaliação sobre a utilização dos recursos operacionais, além da análise de potenciais cenários futuros. Neste contexto, métodos de previsão e de otimização além de modelos de simulação compõem um poderoso conjunto de ferramentas capaz de impactar positivamente as chances de sucesso da organização por meio da redução de incertezas e priorização inteligente de atividades e, ainda, do eventual aproveitamento de oportunidades vindouras. Desta forma, este projeto tem como foco o desenvolvimento de metodologias híbridas, que combinam técnicas estatísticas e de aprendizado de máquina (machine learning) para modelagem, previsão e simulação de Séries Temporais. Tais avanços no tratamento de incertezas visam o aprimoramento na oferta de informações consistentes a serem utilizadas por métodos de otimização, responsáveis pela avaliação e recomendação de formas eficientes de operação contribuindo efetivamente para o processo de tomada de decisão das organizações. As metodologias a serem desenvolvidas ao longo do projeto encontram aplicações em diversas áreas de estudo. Propõem-se inicialmente aplicações voltadas para as seguintes áreas: (a) Indústria de óleo & gás; (b) Gestão de Operações Humanitárias e (c) Mercado de Energias Renováveis. São esperados como principais resultados: (i) avanços no estado-da-arte do tema proposto; (ii) formação de recursos humanos (com envolvimento de alunos de Graduação, Mestrado e Doutorado); (iii) produção científica qualificada (artigos científicos em revistas internacionais e divulgação em eventos da área) e (iv) ampliação da cooperação com a comunidade científica nacional e internacional.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Paula Orchiucci Miura

Ciências Humanas

Psicologia
  • as escolas na rede de proteção a violência infantil: mapeamento, prevenção e intervenção
  • Altos índices de violência contra crianças e adolescentes evidenciam dados alarmantes de desigualdades de todas as ordens civilizatórias, que se acentuaram com a pandemia da Covid-19. Suas raízes estão interligadas às práticas racistas, intergeracionais e de relações psicossociais marcadas por relações de poder desiguais. As crianças e adolescentes estão no lugar mais frágil dessa equação e são afetadas em seu desenvolvimento biopsicossocial. Este projeto, aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa, objetiva realizar o mapeamento dos serviços que trabalham diretamente no combate à violência contra crianças e adolescentes em Alagoas, desenvolver espaços de resistência e de prevenção à violência com profissionais da educação, crianças, adolescentes e suas famílias e criar o Observatório de Violência contra a Criança e Adolescente. Trata-se de uma pesquisa quanti-quali, de caráter exploratório, preventivo e interventivo, a ser realizada em três etapas. 1ª etapa: o mapeamento dos equipamentos públicos envolvidos no atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes e suas famílias vítimas de violência nas cidades de Marechal Deodoro e Maceió, dar-se-á por meio de recolha de informações nos sites das prefeituras; 2ª etapa: o desenvolvimento de espaços de resistências conhecerá as equipes, por meio de um questionário, em forma remota, para levantamento de informações acerca de formação, capacitação e funcionamento das escolas frente à violência infantil. A seguir, realizar-se-á oficinas de prevenção à violência em escolas, através da articulação conceitual e de vivência, abarcando os níveis cognitivo, emocional e de comunicação, com o desenvolvimento de estratégias coletivas de seu enfrentamento, as quais estão em consonância com a legislação, LDB e BNCC. 3ª etapa: criação do Observatório, por meio da realização de Seminários Integrativos com todos os membros da equipe para consolidação dos dados, elaboração de indicadores e refinamento a serem divulgados.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 10/02/2022-28/02/2025
Foto de perfil

Paula Regina Dal'Evedove

Ciências Sociais Aplicadas

Ciência da Informação
  • estudo analítico do metadado assunto em repositórios de dados de pesquisa do brasil, espanha e portugal
  • Repositórios de dados de pesquisa surgem como ambientes informacionais digitais comprometidos com o armazenamento, gestão, acesso e preservação dos registros provenientes das pesquisas científicas. Apesar da ampla inserção do tema na Ciência da Informação, pouco se discute a qualidade do metadado assunto nesses ambientes. Neste sentido, questiona-se qual é a situação atual da indexação de assunto em repositórios de dados de pesquisa que adotam o autoarquivamento? Nota-se a emergência dessa discussão em razão do pouco envolvimento dos pesquisadores em relação à representação do conteúdo de dados de pesquisa durante o preenchimento do metadado assunto, sendo oportuna uma pesquisa que identifique e discuta a situação atual desta prática em repositórios de dados de pesquisa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar o metadado assunto de repositórios de dados de pesquisa do Brasil, Espanha e Portugal que adotam o autoarquivamento, tendo por finalidade contextualizar os principais desafios e perspectivas para a representação do conteúdo de dados de pesquisa e apresentar diretrizes de política de indexação para os repositórios de dados de pesquisa brasileiros. Os objetivos específicos são: a) conceituar dados de pesquisa e repositórios de dados de pesquisa com foco no metadado assunto e na prática do autoarquivamento; b) analisar o metadado assunto a partir das políticas dos repositórios de dados de pesquisa do Brasil, Espanha e Portugal que adotam o autoarquivamento; c) dissertar sobre a situação atual do metadado assunto e da representação do conteúdo de dados de pesquisa em repositórios de dados de pesquisa analisados; e d) propor diretrizes de política de indexação para repositórios de dados de pesquisa brasileiros que adotam o autoarquivamento. Desenvolve-se um estudo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa que alia pesquisa bibliográfica e documental, visando a construção de considerações analíticas e comparativas.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025