Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Selma Maria Bezerra Jeronimo

Ciências da Saúde

Medicina
  • fatores de risco para desenvolvimento de hanseníase e suas reações.
  • A hanseníase é uma doença infecto-contagiosa resultante da infecção por Mycobacterium leprae. A característica dessa doença é a defasagem entre a exposição ao patógeno e o aparecimento dos sintomas, dificultando pronta intervenção. O Brasil é um dos países que não atingiu as metas do milênio, com relação ao controle da hanseníase, apesar da disponibilidade de tratamento específico e eficaz. Um complicação adicional é o desenvolvimento de reações imunes, geralmente ocorre nos 6 primeiros meses, mas pode aparecer após o tratamento. A reação Reação Reversa (RR) manifesta-se com lesões cutâneas desfigurantes adicionais que podem ulcerar e deixar cicatriz, muitas vezes acompanhadas por neurite aguda, enquanto a o Eritema Nodoso Hansênico (ENH) caracteriza-se por febre e nódulos subcutâneos dolorosos, podendo evoluir com dano neural, renal, ocular ou testicular, relacionados à deposição de imunocomplexos. Essas reaçoes podem persistir por anos após a antibioticoterapia, afetando em torno de um terço dos casos. A incapacidade é frequente e geralmente, acompanhada de depressão, que pode ser devido a própria incapacidade ou, em parte, devido a existência de estigma ou ambos. Ainda não há marcadores definidos preditivos de reações. Existem disponibilidade de métodos sorológicos para diagnóstico de exposição ao M. leprae, mas estes precisam ser validados, quanto ao valor preditivo de risco de doença e determinação de necessidade de profilaxia para minimizar o risco de adoecimento. Este estudo pretende desenvolver um modelo de intervenção que permite testar medidas que podem diminuir o adoecimento e minimizar ou controlar o desenvolvimento de reações. Os objetivos desse estudo são: #1. Desenvolver um modelo de intervenção para diminuir o risco de evolução para hanseníase; #2. Avaliar esquemas terapêuticos alternativos para controle das reações hansênicas (eritema nodoso leproso).
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Selma Suely Baçal de Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • consolidação dos programas de pós-graduação da universidade federal do amazonas através da mobilidade nacional.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 21/02/2020-20/02/2025
Foto de perfil

Selva Oliveira de Araújo Almeida

Outra

Divulgação Científica
  • a ciência, tecnologia e educação atuando para o impulsionamento do desenvolvimento social e econômico
  • O presente projeto busca apresentar as atividades prático-acadêmicas dos alunos dos cursos Técnico de Nível Médio e Qualificação Profissional a comunidade local dos municípios de Porangatu, Santo Antônio do Descoberto, Formosa e Cristalina, por meio de palestra, oficinas, portas abertas e COTEC Móvel desenvolvidas no âmbito dos Institutos Tecnológicos do Estado de Goiás (ITEGOS) e Colégios Tecnológicos (COTECS) da Regional 1, situados nas Regiões Norte de Goiás, Nordeste de Goiás e Entorno do Distrito Federal, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2019.
  • ASSOCIACAO IBRACEDS - GO - Brasil
  • 21/10/2019-30/04/2020
Foto de perfil

Semíramis Martins Álvares Domene

Ciências da Saúde

Nutrição
  • o efeito do uso urucum (bixa ollerana l.) combinado à técnica de preparo sobre o teor de aminas heterocíclicas e de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos em carne bovina.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sênia Regina Bastos

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • turismo e legado étnico na cidade de são paulo (sp)
  • O objetivo da pesquisa é investigar a relação entre Turismo e Imigração como amplos e abrangentes processos que caracterizam a mobilidade nas cidades contemporâneas, do ponto de vista da paisagem e da ressignificação urbana em São Paulo (SP), considerando-se a possibilidade de construção de categorias de análise que evidenciem a potencial criação de espaços de sociabilidade, hospitalidade, lazer e turismo. Pesquisa de caráter qualitativo, a proposta se justifica em virtude das características históricas, que têm na imigração, um dos elementos fundamentais na constituição de sua identidade, fundamentadas em extensa bibliografia, mas que ainda carece de sistematização a respeito da relação entre imigração e turismo. Do ponto de vista da política pública, o Plano Municipal de Turismo (PLATUM, 2015-18), busca fazer um balanço das potencialidades turísticas dos bairros paulistanos em termos de atratividade turística e visando um melhor planejamento turístico. A metodologia proposta para o presente projeto, assim, que reúne a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, será acrescida da realização de entrevistas semiestruturadas com informantes chave nas comunidades identificadas (co-étnicos) e com representantes das associações étnicas, bem como de uma técnica de construção e interpretação de imagens fotográficas para realização de um e-book, livro de formato digital.
  • Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sergei Godeiro Fernandes Rabelo Caldas

Ciências da Saúde

Odontologia
  • caracterização mecânica, termodinâmica e química dos fios cuniti 35°c comerciais: um estudo clínico em longo prazo
  • Introdução: Os fios Copper Ni-Ti (CuNiTi) possuem indicações de uso clínico específicas, permanecendo no ambiente oral por um longo período. Por esse motivo suas características mecânicas, termodinâmicas e estruturais deveriam ser preservadas durante todo o período de uso desses materiais para que seja obtida a melhor performance clínica possível. Objetivos: Determinar se existe alterações na composição química e morfologia superficial, histerese mecânica e térmica dos fios CuNiTi 35°C de diferentes fabricantes durante a sua permanência em ambiente oral por 120 dias. Materiais e Métodos: A amostra será constituída de arcos pré-contornados 0.016”, termodinâmicos com adição de cobre, com temperatura Af de 35°C, de 5 fabricantes, American Orthodontics® (AO), Eurodonto® (EUR), Morelli® (MOR), Ormco® (ORM) e Orthometric® (ORT). A amostra para cada marca comercial será composta por seis (06) pacientes e doze (12) arcos por grupo, resultando em um total de trinta (30) pacientes e sessenta (60) arcos pré-contornados. Os fios serão submetidos a um teste de padronização das suas dimensões, MEV-EDS, ensaios de tração, e ensaio de calorimetria diferencial (DSC). Devido à pequena variabilidade inerente aos testes mecânicos com fios, serão utilizados testes paramétricos (ANOVA OneWay e pós teste de Tukey), considerando o nível de significância de 5%. Os testes da pesquisa serão triplo-cego.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sergiane Caldas Barbosa

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • “determinação simultânea de fármacos e produtos de cuidado pessoal em amostras de camarão: estudo de método empregando dispersão da matriz em fase sólida e investigação de ocorrência”
  • Nos últimos anos, um grande número de estudos tem reportado a ocorrência de compostos emergentes no ambiente aquático. Entre os compostos emergentes que vem recebendo atenção estão os fármacos e produtos de cuidado pessoal (PPCPs, do inglês pharmaceuticals and personal care products). A preocupação com relação a ocorrência, toxicidade e riscos ecológicos associados a exposição dos PPCPs tem chamado a atenção, mas os dados sobre a detecção de PPCPs em amostras biológicas ainda são escassos. Para avaliar a ocorrência, distribuição e destino dos PPCPs no ambiente, métodos analíticos eficientes são necessários. Quando se trata da determinação de resíduos, é desejável que além do isolamento dos analitos, a técnica de preparo de amostra permita o enriquecimento destes compostos. E, quando se trata de matrizes complexas, como amostras biológicas, a etapa de limpeza da amostra (clean up) é necessária, uma vez que nesta etapa o objetivo é a eliminação de um maior número possível de interferentes. Assim, esse estudo visa o emprego da dispersão da matriz em fase sólida para extração simultânea de PPCPs de amostras de camarão com determinação por LC-MS/MS, enfocando o uso de materiais alternativos, de menor custo e provenientes de fontes renováveis. Com o método proposto, será realizada a avaliação da presença simultânea de PPCPs em amostras de camarão-rosa Farfantepenaeus brasiliensis, gerando dados inéditos e subsídios para a tomada de decisão com relação as legislações vigentes e incentivo de estudos para conhecimento da toxicidade destes compostos para a biota, representando um grande avanço nas áreas da Química Analítica e da Química Ambiental.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sergio Alberto Rupp de Paiva

Ciências da Saúde

Nutrição
  • participação do fator de crescimento de fibroblastos-23 (fgf-23) no estresse oxidativo, nos mediadores inflamatórios, no metabolismo energético, na apoptose e alterações morfológicas e funcionais cardíacas associadas à suplementação de vitamina d em ratos
  • A deficiência/insuficiência de vitamina D tem se tornado problema de saúde pública. Adicionalmente, tem-se incentivado o uso indiscriminado desta vitamina. Entretanto, sua suplementação pode ter efeito cardíaco prejudicial. A suplementação de vitamina D pode aumentar a concentração sérica de fósforo e a hiperfosfatemia estimula a liberação do fator de crescimento de fibroblasto-23 (FGF-23). O aumento do FGF-23 está associado à remodelação cardíaca. A diminuição da fosfatemia, pelo hidrocloreto de sevelamer, pode atenuar as alterações cardíacas promovidas pela suplementação de vitamina D. Assim, o objetivo deste trabalho é verificar se o tratamento com hidrocloreto de sevelamer diminuiria a concentração de FGF-23 e, consequentemente, atenuaria a remodelação cardíaca, decorrente da suplementação de vitamina D. Serão utilizados 120 ratos machos da raça Wistar alocados em seis grupos: 1) Grupo controle alimentado com ração padrão (C, n=20); 2) Grupo controle + 3% hidrocloreto de sevelamer (S, n=20); 3) Grupo vitamina D com adição de 3.000UI de colecalciferol/kg de ração (VD3, n=20); 4) Grupo vitamina D com adição de 3.000UI + 3% hidrocloreto de sevelamer (VD3-S, n=20); 5) Grupo vitamina D com adição de 10.000UI de colecalciferol/kg de ração (VD10, n=20); 6) Grupo vitamina D com adição de 10.000UI + 3% hidrocloreto de sevelamer (VD10-S, n=20). Após quatro meses, esses animais serão submetidos à avaliação ecocardiográfica e posteriormente à eutanásia com coleta de material biológico para realização das análises histológicas, bioquímicas e moleculares.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sergio Amorim de Alencar

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de novos fármacos peptídicos contra klebsiella pneumoniae através de genômica comparativa e bioinformática estrutural
  • Nas últimas décadas, a eficiência dos antibióticos convencionais contra as bactérias patogênicas diminuiu devido ao desenvolvimento de resistência por parte dos patógenos. Esse fenômeno levou ao surgimento das chamadas "superbactérias", que são bactérias resistentes a praticamente todos os antibióticos comerciais disponíveis. A resistência pode ocorrer por diversos mecanismos como expressão de bombas de efluxo, metabolização do princípio ativo ou redução da absorção dos antibióticos através da perda de proteínas da membrana externa. O grande número de bactérias resistentes a vários antibióticos representa um desafio no tratamento de infecções, uma vez que a taxa de obtenção de novos antibióticos pode não acompanhar o número, cada vez maior, de cepas resistentes. A bactéria Klebsiella pneumoniae é considerada como uma das espécies de maior importância médica dentro do gênero Klebsiella. Esta bactéria expressa diversos fatores de patogenicidade, incluindo adesinas, polissacarídeos capsulares e lipopolissacarídeos que permitem a evasão das defesas do hospedeiro. Muitos dos fatores de virulência continuam a ser elucidados. Neste contexto, o presente trabalho objetiva a criação de novos fármacos peptídicos contra K. pneumoniae utilizando genômica comparativa e bioinformática estrutural para a busca de novos alvos. Por meio da estratégia aqui proposta, os genomas de 50 cepas patogênicas de K. pneumoniae, disponíveis no Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN/DF, serão sequenciados, visando identificar novos alvos e também buscar compreender os processos de resistência bacteriana incluindo suas alterações fisiológicas e também seus fatores de resistência. Após a identificação dos alvos, será programado um algoritmo genético para busca exaustiva de peptídeos com alta afinidade pelos alvos por meio de docking molecular. Os peptídeos serão sintetizados e testados contra as cepas resistentes. Deste modo, o presente trabalho visa não apenas compreender os mecanismos de resistência, mas também propor método alternativo de controle do patógeno por meio do desenho de novos fármacos peptídicos.
  • Universidade Católica de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sergio Antonio Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • segunda geração de calix[n]arenos como organocatalisadores para a síntese de heterociclos
  • Organocatalisadores consistem em moléculas orgânicas que em quantidades subestequiométricas aceleram reações químicas, sem a necessidade da presença de qualquer traço de metal. O interesse pela organocatálise deve-se principalmente a algumas vantagens, tais como: baixa toxicidade dos produtos químicos empregados, baixa sensibilidade dos catalisadores à presença de oxigênio atmosférico e simplicidade operacional. Além disso, os produtos oriundos de reações catalisadas por substâncias orgânicas, por não apresentarem contaminação por metal, despertam o interesse da indústria farmacêutica, de perfumaria e fragrâncias, biorrefinaria e da indústria química em geral. Uma classe de compostos que vem despertando grande interesse nas últimas décadas são os calix[n]arenos que tem sido aplicado com sucesso em diferentes transformações químicas como organocatalisadores. Neste projeto, estamos interessados no desenvolvimento da segunda geração de calix[n]arenos como organocatalisadores e avaliação dos mesmo em reações multicomponentes e em transformações de biomassa tendo em mente os conceitos da Química Verde e Economia de Átomos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sérgio Augusto Morais Carbonell

Ciências Agrárias

Agronomia
  • seleção recorrente para obtenção de famílias de feijoeiro comum tolerantes ao déficit hídrico
  • Este projeto terá por objetivo identificar famílias de feijoeiro tolerantes à seca por meio de seleção recorrente e estimar o ganho após dois ciclos de seleção. Assim, dez genótipos previamente selecionados quanto à tolerância a seca e caracteres agronômicos de interesse (Gen TS 3-1, Gen TS 3-2, Gen TS 3-3, Gen Gen TS 4-7, FAP-F3-2, IAC H96A31-P2-1-1-1-1, IAC Imperador e IAPAR 81, Carioca Precoce e IAC Carioca ETÉ) serão avaliados quanto à condutância estomática, temperatura foliar, índice relativo de clorofila e caracteres agronômicos. O experimento será delineado em blocos casualizados, com parcelas subdivididas, com três repetições, em casa de vegetação. As parcelas constarão de dois tratamentos hídricos: irrigado e déficit hídrico, sendo o déficit aplicado a partir do estádio R5 (Pré-floração) e as subparcelas serão constituídas pelos genótipos e pelas testemunhas SEA-5 e IAC Apuã. A população base para início da seleção recorrente será desenvolvida por meio do intercruzamento entre os dez genótipos mencionados acima, sendo as populações avaliadas em casa de vegetação quanto à condutância estomática, temperatura foliar, índice relativo de clorofila e caracteres agronômicos, em condição irrigada e de déficit hídrico, também em delineamento experimental de blocos casualizados, com parcelas subdivididas, com três repetições (Ciclo C-0). Ao dispor das populações selecionadas, será iniciado o ciclo C-I da seleção recorrente por meio do intercruzamento entre os mesmos. Posteriormente, a geração F2 obtida neste ciclo, será cultivada e selecionada em condições de campo mediante as características de tolerância à seca, produtividade, porte e resistência a doenças de ocorrência natural em campo. As famílias F2:3 selecionadas serão colhidas e avaliadas em condições de casa de vegetação sob irrigação e déficit hídrico, como descrito para o ciclo C-0. Após dois ciclos de seleção, C-0 e C-I, serão estimados os ganhos obtidos com a seleção e identificadas às famílias superiores quanto à tolerância à seca.
  • Instituto Agronômico de Campinas - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sergio Azevedo Fonseca

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • corredor verde agroflorestal: tecnologia social para o plantio e a produção de alimentos saudáveis, com geração de renda, recuperação de manancial urbano e educação socioambiental em área de alta vulnerabilidade social no município de araraquara (sp)
  • O projeto irá integrar duas frentes de intervenção, passíveis de serem qualificadas como dois pólos de aplicação de tecnologias sociais, a serem integradas e articuladas de forma sistêmica ao longo das atividades do projeto: a primeira dessas frentes será a recuperação de um manancial urbano, em elevado estado de degradação, localizado na área de abrangência do projeto que se trata do Residencial Valle Verde. A segunda frente será representada pela criação de uma horta comunitária urbana, a ser instalada em terreno público de 6.230,87 m2, localizado na Rua José Pio,no bairro Valle Verde. A integração e a articulação entre essas duas frentes se dará por meio de um canal verde de irrigação, que irá conectar o manancial objeto da recuperação e a horta. Ademais dessas frentes de ação, o projeto terá um braço de educação ambiental, pela previsão de atuar na sensibilização e conscientização da população residente no entorno territorial do projeto, com vistas ao manejo adequado dos resíduos domiciliares, sobretudo os orgânicos passíveis de serem convertidos em compostos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 01/12/2018-31/05/2020
Foto de perfil

Sérgio Botton Barcellos

Ciências Humanas

Sociologia
  • mapeamento das ações da juventude rural sobre as mobilizações e conflitos socioambientais no brasil
  • A diversidade das condições de vida e trabalho dos (as) jovens que vivem no meio rural brasileiro se configura em diferentes relações socioambientais e de sociabilidade em variados contextos e ecossistemas. Muitos (as) jovens compartilham o desafio de vivenciar a agricultura familiar e camponesa atualmente no Brasil e, a partir dela, tentar viabilizar sua autonomia econômica e suas formas de sociabilidade nos territórios rurais. A partir dessa pesquisa a proposta será investigar as pautas socioambientais junto a organizações e movimentos sociais com grupos de juventude rural organizados. A questão central proposta para a pesquisa é: quais são as lutas e a percepção da juventude rural sobre as pautas e conflitos socioambientais no Brasil, levando em consideração sua identidade geracional, projetos de vida e suas práticas de mobilidade? Essa questão se desdobra em quatro objetivos específicos: a) Compreender e mapear quais são as suas pautas, mobilizações e conflitos socioambientais ao longo do tempo e atualmente em que atuam as organizações e movimentos sociais em juventude rural; b) pesquisar quais são os atores e que relações de interdependência estão contidas no processo de formulação das pautas e lutas socioambientais nos grupos de juventude rural; c) analisar, a partir destas informações e dados, pesquisas e fontes, quais as transformações nas pautas das organizações e movimentos sociais e nos conflitos socioambientais tendo a teorização das configurações Norbert Elias e representação política em Bourdieu, além do aporte teórico sobre a temática dos conflitos socioambientais e da justiça ambiental (ACSELRAD, 2004, ZHOURI et al., 2005; ZHOURI e LASCHEFSKI, 2010; FLEURY et. al.; 2014; ZHOURI E VALENCIO, 2014 e outros); d) quais as percepções e ações desses grupos sobre os conflitos e na formulação das reivindicações socioambientais no Brasil e elaborar mapas a partir da metodologia da cartografia social. Cabe destacar que esse projeto está sendo formulado como mais uma ferramenta que poderá contribuir nos estudos acadêmicos e debates políticos na área de juventude rural e dos conflitos socioambientais na atualidade, bem como nos processos e nas lutas sociais no processo de sucessão social do espaço rural brasileiro.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Sérgio Britto Garcia

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeitos da detoxificação tecidual e sistema imune sobre a carcinogenese de cólon: modulações da iniciação/promoção como determinantes da manifestação tumoral
  • Os mecanismos de detoxificação tecidual e o sistema imune modulam o processo neoplásico colônico, porém as interações entre estes elementos não estão claras. As etapas iniciais do processo oncogênico são determinantes para a aquisição de um fenótipo maligno no tecido, o que determinaria a sua progressão até a fase tumoral. Assim, entender de que maneira esses componentes atuam durante as modificações pré-neoplásicas torna-se essencial para a busca de novos alvos terapêuticos. Diante disso, objetiva-se investigar essas interações através de modelos experimentais de carcinogênese química em camundongos, normais e imunossuprimidos. O material coletado será analisado para quantificações de lesões pré-neoplásicas, mastócitos, detoxificação tecidual, dano de DNA, e dosagens de citocinas pró- e anti-inflamatórias.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sérgio Carvalho Benício de Mello

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • economia colaborativa: entendendo a uberização da vida cotidiana e os desafios ao estado brasileiro
  • O caso Uber versus Taxis nos inspira a refletir sobre a nossa atual realidade, na qual serviços baseados em aplicativos passam a reconfigurar a vida em sociedade, modificando práticas sociais e políticas, possivelmente, gerando conflitos de interesses. O que já estava sedimentado na tradição agora passa a ser agitado pelos fluxos digitais, movimentando uma nova economia que ainda tenta ser significada. Os avanços tecnológicos que culminaram nos aplicativos receberam impulso de forças globalizantes e sinalizam um progresso da vida cotidiana, sob a forma de um determinismo tecnológico do qual não se pode escapar tampouco retornar ao estágio anterior. A nova economia acessada e alimentada a partir das telas digitais, principalmente de smartphones, tablets e TVs inteligentes, tem se mostrado bastante promissora tanto em termos de potencial de geração de negócios, emprego e renda – alternativa para momentos de crise – quanto em termos de geração de conflitos. Por ser um fato social novo, a exemplo dos serviços de transporte urbano demandados por aplicativos, a falta de entendimento normativo passa a causar certa dificuldade em, a partir da mentalidade de Estado Regulador, encontrar formas de garantir a harmonia entre profissionais já regulamentados e aqueles ainda na contramão da legalidade. Regulamentações, então, são demandadas como forma de solucionar conflitos, proteger mercados e direitos.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sérgio Cirelli Angulo

Engenharias

Engenharia Civil
  • reciclagem das fases sintéticas do cimento hidratado, por técnicas de des(re)idratação
  • Os materiais cimentícios são consumidos em larga escala mundialmente e, devido às emissões de gás carbônico e seus efeitos esperados em termos de mudança climática, se faz necessário o desenvolvimento de cimentos com baixa pegada de carbono. Os finos obtidos a partir de resíduos cimentícios tem potencial para desenvolver um novo tipo de ligante, obtido apenas por desidratação. Os compostos cimentícios desidratados podem se reidratar; porém, pouco se conhece sobre suas propriedades no estado fresco e endurecido. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar, de forma isolada, os mecanismos da desidratação e reidratação das principais fases hidratadas do cimento (C-S-H / C-A-H e os sulfoaluminatos), obtidas por síntese mecanoquímica. Com os resultados para as fases puras, pretende-se explicar os processos de endurecimento (consolidação) e evolução de resistência mecânica de cimentos reidratados (constituídos pelas misturas de diferentes fases cimentícias).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sergio Costa Oliveira

Ciências Biológicas

Imunologia
  • avaliação do papel dos sensores citosólicos sting e cgas e do ifn do tipo i na indução da unfolded protein response e autofagia durante a infecção pela bactéria intracelular brucella abortus
  • A brucelose é uma das zoonoses mais frequentes no mundo, com mais de 500 mil novas infecções humanas a cada ano. Sensores citosólicos de DNA, como STING e cGAS, possuem uma importância crucial na resposta imune inata durante infecções bacterianas por seu papel em reconhecer o DNA de patógenos em diversas infecções e doenças inflamatórias crônicas. Nosso grupo demonstrou recentemente que camundongos STING KO são mais susceptíveis à infecção pela Brucella abortus, sugerindo que a sinalização de interferon (IFN) do tipo I é também extremamente importante na sobrevivência e proliferação dessa bactéria no hospedeiro. Adicionalmente, a infecção por Brucella induz o estresse do retículo e ativa a Unfolded Protein Response (UPR), outra via determinante na persistência bacteriana e na resposta imune inata gerada durante a infecção por esse patógeno. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é determinar o papel dos receptores citosólicos STING e cGAS e o papel do IFN do tipo I na indução da UPR e autofagia durante a infecção pela bactéria B. abortus; assim como, avaliar as consequências da modulação da UPR por essas vias no controle do crescimento bacteriano. Brucella spp. é um dos poucos patógenos bacterianos que utilizam o retículo endoplasmático (RE) como nicho replicativo. Tendo em vista essa característica e o fato de STING estar localizado no RE, é possível hipotetizar que esses sensores citosólicos, assim como o interferon do tipo I, podem ser necessários para a iniciação de uma resposta ao estresse no retículo e a consequente resposta imune a esse patógeno. Nesse sentido, essa abordagem ajudará na elucidação da influência do reconhecimento do DNA bacteriano citosólico na indução da UPR e autofagia em infecções por B. abortus, contribuindo para o desenvolvimento de possíveis estratégias para o controle da infecção.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sergio Crovella

Ciências Biológicas

Imunologia
  • fatores genéticos e moleculares envolvidos na patogênese da infecção por vírus zika em gestantes
  • No começo de 2015, um surto do vírus zika foi identificado no nordeste do Brasil, uma área onde o vírus da dengue também circulava. Relatos de um aumento do número de crianças nascidas com microcefalia em áreas afetadas pelo ZIKV começaram a surgir, e o RNA do vírus foi identificado no líquido amniótico de mulheres cujos fetos tinham sido diagnosticados com microcefalia durante o pré-natal. Além da microcefalia, neonatos e fetos com suspeita de infeccão congênita por ZIKV têm tido também outras malformações, especialmente de origem neurológica. O virus zika (ZIKV) é um Flavivirus filogeneticamente relacionado com o vírus da dengue (DENV) e, assim como ele, é considerado uma arbovirose emergente transmitida, primariamente, por mosquitos do gênero Aedes. O virus da dengue se apresenta em quatro diferentes sorotipos: DENV- 1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. A infecção por um sorotipo do vírus resulta em imunidade efetiva específica pra aquele sorotipo. Porém, uma seqüência de infecções secundárias por um segundo sorotipo é fator de risco para o desenvolvimento das formas graves da doença, devido à mecanismos de facilitação da penetração viral por anticorpos (antibody dependent enhancement – ADE). Portanto, indivíduos que já tiveram contato com outros sorotipos do vírus ou, mesmo, outros flavivírus, podem alterar o perfil da resposta imune. Desta forma, tomando como base a semelhança filogenética entre os vírus, este estudo busca investigar se indivíduos que apresentam soropositividade para os diferentes sorotipos da dengue podem apresentar fenômeno de facilitação por anticorpos na infecção por vírus zika, e, consequentemente, apresentar maior penetração viral e exacerbada resposta imunológica, o que provocaria dano tecidual neurológico, bem como analisar fatores genéticos dos hospedeiros envolvidos tanto na susceptibilidade à infecção pelo ZIKV quanto no desenvolvimento de desordens neurológicas e microcefalia. Assim, estudos que elucidem essas questões são imprescindíveis para que sejam tomadas medidas de saúde pública apropriadas e para o desenvolvimento de formas de profilaxia e tratamento contra essa arbovirose emergente.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/10/2016-31/10/2020
Foto de perfil

Sergio Crovella

Ciências Biológicas

Genética
  • análise biomolecular para medicina personalizada em pacientes com hidradenite supurativa
  • A Hidradenite Supurativa (HS) é uma doença inflamatória crônica, subdiagnosticada no Brasil, que envolvendo folículos pilosos que impõe uma grande carga física e psicológica aos pacientes. Variantes genéticas que afetam diferentes vias resultam em um espectro extremamente amplo de fenótipos HS. Portanto, decifrar a patogênese do HS e rastrear variantes genéticas é essencial para projetar tratamentos personalizados. A proposta visa reunir dados médicos, genéticos, experimentais e de estilo de vida para construir um modelo verdadeiramente personalizado de cada paciente e para adaptar tratamentos específicos com base em suas características pessoais. Isso gerará informações úteis com impacto translacional imediato na estratificação do paciente e nas opções terapêuticas, além de fornecer uma visão geral em larga escala de marcadores de risco previamente identificados e novos. Graças à colaboração existente com o Prof. Michele Boniotto (Universidade de Paris Est, França), o DNA estará disponível a partir de casos de HS familiares de 5 locais diferentes na Europa (França, Itália, Alemanha, Áustria e Eslovênia). A equipe francesa executará o sequenciamento de exoma e assinaturas transcriptômicas das lesões. Informações genômicas serão fundidas com avaliações clínicas e dados de estilo de vida coletados pelo médico (prof. Angelo Marzano da Universidade de Milão, Itália). No final do projeto, graças ao apoio e colaboração de dois parceiros da União Europeia (Prof. Boniotto e Prof. Marzano), pretendemos: (1) identificar variantes genéticas associadas à suscetibilidade, gravidade e tratamento da HS; (2) Projeto in vivo e modelos para investigações sobre as principais vias biológicas afetadas pela HS e teste do impacto de variantes genéticas na biologia celular cutânea; (3) desenvolver uma nova abordagem integrada para pacientes com HS combinando dados sobre o bem-estar físico e psicológico dos pacientes, hábitos alimentares e tabagismo com dados clínicos e genéticos, a fim de propor novos métodos de estratificação que os médicos possam usar para avaliar a gravidade, escolher a terapia e seguir o desfecho.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sergio de Azevedo

Ciências Sociais Aplicadas

Planejamento Urbano e Regional
  • as metrópoles e o direito à cidade: conhecimento, inovação e ação para o desenvolvimento urbano – programa de pesquisa da rede observatório das metrópoles 2015-2020
  • A presente proposta de trabalho tem como foco responder às seguintes perguntas? Que tipo de sociedade urbana seremos capazes de construir no futuro aproveitando os impactos positivos decorrentes do período de inflexão econômica e urbana que o Brasil atravessamos nos últimos 20 anos? Que obstáculos societários, ambientais e políticos devemos enfrentar para transformar as nossas metrópoles em ativos fundamentais para assegurar o nosso desenvolvimento como nação próspera, democrática, justa e sustentável? Que desafios devemos conhecer para aproveitarmos as oportunidades criadas com o crescimento econômico e diminuição das desigualdades, com a consolidação democrática e a transição urbana para superarmos o modelo excludente, segregador social e espacialmente e dilapidador da natureza? Talvez a questão metropolitana atualize o desafio fundamental identificado por um dos mais importantes pensadores brasileiros. Em meio milênio de história, partindo de uma constelação de feitorias, de populações indígenas desgarradas, de escravos transplantados de outro continente, de aventureiros europeus e asiáticos em busca de um destino melhor, chegamos a um povo de extraordinária polivalência cultural, um país sem paralelo pela vastidão territorial e homogeneidade linguística e religiosa. Mas nos falta a experiência de provas cruciais, como as que conheceram outros povos, cuja sobrevivência chegou a estar ameaçada. E nos falta também um verdadeiro conhecimento de nossas possibilidades, e principalmente de nossas debilidades. Mas não ignoramos que o tempo histórico se acelera, e que a contagem desse tempo se faz contra nós. Trata-se de saber se temos um futuro como nação que conta na construção do devenir humano. Ou se prevalecerão as forças que se empenham em interromper o nosso processo histórico de formação de um Estado-Nação. (Furtado, 1992: 35) O Observatório das Metrópoles é um grupo que funciona em rede, reunindo instituições e pesquisadores dos campos universitário, governamental e não-governamental. A equipe constituída no Observatório vem trabalhando há 20 anos, envolvendo atualmente cerca de 100 pesquisadores e 60 instituições de forma sistemática e articulada sobre os desafios metropolitanos colocados ao desenvolvimento nacional, tendo como referência a compreensão das mudanças das relações entre sociedade, economia, Estado e os territórios conformados pelas grandes aglomerações urbanas brasileiras. O Observatório das Metrópoles tem como uma das suas principais características reunir Programas de Pós-graduação em estágios distintos de consolidação, o que tem permitido virtuosa prática de cooperação e intercâmbio científico através da ampla circulação de práticas e experiências acadêmicas. Por outro lado, o Observatório das Metrópoles procura aliar suas atividades de pesquisa e ensino com a realização de atividades que contribuam para a atuação dos atores governamentais e da sociedade civil no campo das políticas públicas voltadas para esta área. Neste momento, o Observatório das Metrópoles integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCTdo CNPq e, nos próximos 5 anos, terá como objetivo dar continuidade e desdobramentos às suas atividades de pesquisa, formação de recursos humanos, extensão e transferência de resultados para a sociedade e para os governos envolvidos com a questão metropolitana. Por envolver grupos de pesquisas distribuídos em todas as cinco Grandes Regiões do país (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), as atividades de pesquisa que desenvolvemos permitem aprofundar o conhecimento da diversidade da realidade metropolitana do país e suas relações com as desigualdades regionais. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivos principais: (i) Contribuir para colocar a questão do desenvolvimento urbano no centro do debate sobre desenvolvimento nacional reconhecendo a importância da dinâmica urbana-metropolitana como elemento crucial para pensar o passado, o presente e o futuro da nação brasileira; (ii) identificar mecanismos produtores de bloqueios e avanços no bem-estar urbano, na sustentabilidade ambiental e na superação das desigualdades sociais; (iii) desenvolver uma teoria na escala metropolitana, mobilizando conhecimentos disciplinares particulares, e metodologias de pesquisa visando contribuir para a constituição de uma plataforma de conhecimento sobre o tema urbano-metropolitano; e produzir subsídios visando contribuir com a formação de políticas públicas e novos padrões de governança metropolitana fundadas na justiça social e na democracia A proposta que submetemos ao presente edital, levou em consideração a experiência acumulada pelo Observatório na produção de subsídios à elaboração da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano para o Ministério das Cidades e aos estudos prévios que fundamentaram o PPA (2008-2011) do governo federal, sob a coordenação do Ministério do Planejamento.
  • Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - RJ - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022