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Rosimeire Maria Orlando

Ciências Humanas

Educação
  • acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais
  • A presente proposta de estudo tem como tema a educação escolar de pessoas com deficiência, especificamente o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais. Tem como objetivo geral, analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior e específicos: 1. Identificar dados oficiais de matrículas de sujeitos da Educação Especial no ensino superior brasileiro; 2. Verificar as condições de acesso e permanência das pessoas com deficiência ao Ensino Superior brasileira cotejando os dados oficiais do poder público sobre incidência demográfica e matrículas; 3. Caracterizar e analisar as condições de acesso e permanência no ensino Superior brasileiro de acordo com as grandes regiões brasileiras; 4. Identificar as alterações quantitativas referente ao acesso e a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro; 5. Analisar a trajetória acadêmica referente ao acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro. Metodologicamente, toma-se como unidade de análise a incidência demográfica e dados sobre o acesso e condições de permanência no ensino superior dessa parcela da população. Terá como fonte as estatísticas públicas do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), das Pesquisas Nacionais por Amostras de Domicílios (PNAD), e do Censo da Educação Superior de (2005- 2017) coletadas e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre outras contribuições espera-se que, além da troca de experiência e intercâmbio entre as universidades, a ampliação do conhecimento produzido sobre os indicadores sociais contribua para o aprofundamento das análises das condições de escolarização da pessoa com deficiência e como base para a realização de novas investigações em Educação e em Educação Especial.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022