Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Benjamin Fragneaud

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo das propriedades elétronicas de grafeno bicamada rodado em dispositivo de efeito de campo (fet)
  • Desde o seu descobrimento em 2004, o grafeno não parou de suscitar o interesse científico e econômico da comunidade de pesquisa em nanotecnologias. De fato, as pesquisas do Prof. Novoselov e do Prof. Geim foram coroadas pelo prêmio Nobel de física em 2010. Também é bom ressaltar que a comunidade europeia, via o programa “Future Emergent Technology”, investiu no ano 2013 um bilhão de Euros em um projeto sobre grafeno. Este projeto envolve 126 grupos em 17 países, sobre um período de 10 anos. O grafeno possui muitas qualidades intrínsecas: é o material mais fino conhecido até agora, possui o maior módulo elástico, altas conduções elétrica e térmica. Essas e outras características fazem desse material um excelente candidato para aplicações nas áreas da optoeletrônica, nano-eltrônica e eletrônica orgânica. Investigações experimentais e teóricas têm sugerido que as propriedades eletrônicas e ópticas do grafeno bicamada rodado depende fortemente do ângulo de rotação entre as duas camadas empilhadas. O grafeno bicamada rodado apresenta duas singularidades de van Hove (VHSs) na densidade de estados eletrônicos (DOS), simétricas em relação ao nível de Fermi. Essas singularidades de Van Hove originam uma forte absorção ótica, o que é de grande interesse para a engenharia optoeletrônica de dispositivos baseados em grafeno. Carozo et al mostraram que a diferença de energia entre os estados das VHSs pode ser ajustada controlando-se o ângulo de rotação entre as duas camadas de grafeno. A possibilidade de quebrar a simetria de inversão de grafeno bicamada por meio de aplicação de um campo elétrico externo perpendicular as camadas foi investigada experimentalmente por Zhang et al. Eles demonstraram, usando um transistor de efeito de campo com porta dupla, que um gap eletrônico pode ser continuamente ajustável de 0 até 250 meV. Nesse projeto propomos usar deposição química a vapor em pressão ambiente (AP-CVD) para a produção de filmes de grafeno bicamada rodado (GBR) que serão montados como dispositivos eletrônicos por efeito de campo compostos de porta dupla (“dual-gated FET”). A poposta tem como finalidade de sintonizar a energia de absorção do grafeno bicamada rodado com o comprimento de onda de um laser incidente variando-se o campo elétrico perpendicular ao grafeno. Também queremos compreender o comportamento eletrônico do GBR quando imerso num campo elétrico. Com esse trabalho daremos seguimento aos trabalhos de mestrado do estudante Manoel Carlos dos Santos Junior, que comprovou que temos a capacidade de produzir dispositivos FET de grafeno no nosso laboratório. Além disso, ampliaremos as análises feitas em nosso recente trabalho sobre Microscopia de Força Eletrodinâmica (EdFM) em nanotubos de carbono de paredes múltiplas para grafenos bi-camada rodados.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Benjamin Miranda Tabak

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • o processo de decisão, políticas públicas e testosterona: uma abordagem experimental
  • A literatura recente tem apontado que o hormônio testosterona está correlacionado à tomada de decisões de agentes econômicos em ambiente de risco. Essa pesquisa tem apresentado uma série de resultados relevantes para a compreensão das decisões econômicas, tais como as de consumo, poupança e investimento. Para medir o nível de testosterona, será utilizado a razão 2D:4D - que é conhecida na literatura como uma proxy para a testosterona. Consiste em método não invasivo e de fácil aplicação, sem riscos para os participantes. O objetivo geral desta pesquisa é o de testar se o hormônio testosterona - mensurado por meio da razão 2D:4D - está relacionado ao processo de tomada de decisões dos agentes econômicos. Por meio de experimentos, verificaremos se indivíduos com maior exposição à testosterona têm maior propensão a serem mais competitivos, disporem de maior educação financeira, terem maior excesso de confiança e outros vieses cognitivos. A pesquisa será aplicada a estudantes universitários e formuladores de políticas. Neste trabalho, procuramos contribuir para a literatura estudanto alguns vieses cognitivos e sua relação com os níveis de testosterona pré-natal (mensurados pela razão 2D:4D) que ainda não foram estudados. Também, serão realizados experimentos com formuladores de políticas públicas de modo a testar a prevalência desses vieses com profissionais da Administração Pública e sua relação com os níveis de testosterona. De modo a trazer maior relevância para a pesquisa, a equipe é formada por pesquisadores de vários estados, possibilitando que os experimentos sejam realizados em localidades distintas. A condução do experimento em diversos locais gera heterogeneidades no cross-section que conferem maior robustez às análises econométricas que iremos realizar para estudar a relação entre o hormônio testosterona e a tomada de decisão.
  • Fundação Getúlio Vargas - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Benjamin Rache Salles

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • filmes finos multifuncionais para eletrônica moderna: 1. nanocompósitos magnéticos poliméricos e 2. filmes memrisitvos
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Benny Kramer Costa

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • engajamento de stakeholders na cocriação de valor da atividade do turismo: uma investigação sistemática, propositiva e empírica.
  • A conexão entre os temas cocriação de valor e stakeholders vem ganhando cada vez mais a atenção de estudiosos e praticantes no campo da administração, no Brasil e internacionalmente, e em aplicações setoriais específicas, dentre estes, o turismo. Deste modo, O objetivo deste projeto de pesquisa consiste em Identificar e analisar a evolução e o estado da arte do conhecimento, internacional e brasileiro, em engajamento de stakeholders no contexto da cocriação de valor, nos campos da administração e do turismo; de forma a conceber um framework para a temática; bem como, verificar as práticas deste engajamento, mediante estudo empírico em localidades turísticas; e propor agenda de pesquisa no Brasil, para a atividade do turismo. No método, serão usadas técnicas scientométricas e de revisão sistemática, para levantar e analisar a evolução teórico-conceitual e estado da arte do tema ora em investigação, e de análise de conteúdo em relação aos casos múltiplos investigados em 11 localidades no Brasil. Espera-se com este trabalho mapear todo o conteúdo teórico sobre o tema aqui proposto, entender as manifestações ocorridas nos casos pesquisados, e criar uma agenda de pesquisa nacional, em relação ao engajamento de stakeholders na cocriação de valor, na atividade do turismo.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Benoît Francis Patrice Loeuille

Ciências Biológicas

Botânica
  • sistemática de lychnophorinae (asteraceae: vernonieae) e análise a três elementos: integrando dados morfológicos e moleculares na reconstrução filogenética
  • O Planalto Central brasileiro contém várias áreas montanhosas, que são centros locais de biodiversidade. As causas dessa alta biodiversidade são ainda pouco entendidas e para responder a questões de como tal riqueza específica foi gerada, estudos da evolução dos grupos biológicos são necessários. A maioria das espécies da subtribo Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae) ocorre no cerrado e campo rupestre do Planalto Central, onde destaca-se por duas características marcantes: um indumento muito espesso cobrindo folhas e caules (uma provável proteção contra o fogo, o dessecamento e herbivoria), e a sincefalia que possivelmente aumenta o sucesso reprodutivo, também oferecendo uma proteção contra a herbivoria. Uma primeira hipótese filogenética da subtribo, baseada em dados morfológicos e moleculares, ajudou a definir gêneros monofiléticos, mas não esclareceu de maneira satisfatória as relações evolutivas entre eles. Desde a publicação desta filogenia, númerosos dados anatômicos e fitoquímicos foram levantados para as espécies da subtribo que, juntamente com os dados moleculares e macro-morfológicos, também já publicados, poderão fornecer uma hipótese filogenética robusta, se feita por meio de uma análise em três elementos. Esta análise permitirá entender as relações entre os gêneros de Lychnophorinae e implementar com dados empíricos a análise de homologia molecular baseada num novo paradigma, o gene como caráter, e também um novo algoritmo exato para a busca de árvores ótimas e o método do consenso cladístico reduzido e os consensus profiles.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Benvindo Rodrigues Pereira Júnior

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • análise de sistemas de distribuição considerando as modernas fontes de energia
  • Este projeto de pesquisa visa estudos direcionados aos sistemas de distribuição de energia considerando a operação e instalação de tecnologias como a geração distribuída (GD) e dispositivos de armazenamento de energia (DAE). Nos últimos anos, muitos fatores, como questões ambientais, as modificações estruturais no mercado elétrico, o desenvolvimento de novas tecnologias, as novas políticas energéticas têm contribuído para a expansão da GD conectadas aos sistemas de distribuição. Além disso, os avanços tecnológicos nos dias atuais permitiram a utilização de DAE na operação de redes de distribuição. A presença destas novas tecnologias tem gerado mudanças estruturais e operacionais levantando novos desafios a serem resolvidos, afim de alcançar um sistema de distribuição mais eficiente e que seja capaz de operar com recursos energéticos sustentáveis. Um dos principais impactos causados pela inserção da GD no sistema está na aleatoriedade da produção de energia, os quais podem ser minimizados mediante a correta operação dos DAE. Sendo assim, os diversos modelos e técnicas de solução propostos na literatura devem ser reformulados e adaptados para considerar as novas tecnologias e características dos modernos sistemas de distribuição. Neste sentido, este projeto de pesquisa propõe estudar alguns dos problemas relacionados ao planejamento e operação dos sistemas de distribuição, como a reconfiguração de redes, instalação de banco de capacitores e reguladores de tensão, recondutoramento de linhas, planejamento do sistema de controle e proteção considerando a instalação ou presença de GD e DAE nos sistemas de distribuição. Encontrar soluções de qualidade para os problemas citados anteriormente, não é uma tarefa simples, uma vez que, matematicamente são problemas combinatoriais e altamente complexos contendo variáveis reais, contínuas, discretas e binárias. Além dos fatores mencionados deve-se ressaltar a natureza multiobjectivo que estes problemas apresentam, a qual deve ser tratada corretamente a fim de evitar que elementos de tomada de decisão sejam implicitamente incorporados aos modelos, deixando a responsabilidade de escolha para o planejador/operador. Face ao exposto, o principal desafio deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de ferramentas matemáticas capazes de fornecer soluções de qualidade e em tempo adequado, considerando as naturezas multiobjetivo e estocástica de cada um deles, que possam ser utilizadas pelos tomadores de decisão das empresas das empresas que administram os sistemas de distribuição em estudos de viabilidade técnico-econômica dos investimentos relacionados à qualidade e confiabilidade do fornecimento de energia elétrica. Na grande maioria dos trabalhos encontrados na literatura para os problemas de planejamento apresentados neste projeto com GD, consideram apenas a empresa de distribuição de energia nas tomadas de decisão. Neste projeto em complemento a este tipo de estudo considerando a iniciativa das empresas no planejamento considerando GD e DAE, propõe-se também realizar estudos considerando diferentes agentes tomadores de decisão, neste caso a empresa de distribuição e os proprietários da GD e DAE. Assim o presente projeto de pesquisa visa contribuir com o esclarecimento de lacunas existentes nos problemas relacionados ao planejamento e operação de sistemas de distribuição com GD e DAE.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Berenice Alves de Melo Bento

Ciências Humanas

Sociologia
  • quem pode habitar o estado-nação? estudo sociológico das disputas em torno da lei do ventre livre
  • Uma pergunta sobre a relação entre raça e gênero que precisa ser posta como problema de pesquisa diz respeito ao lugar que as mulheres negras escravizadas ocuparam na sustentação da vida econômica durante o período escravocrata. Seus corpos geravam filhos/as que seriam completamente absorvidos/as na esfera produtiva. A composição da mão de obra escrava era formada por dois caminhos: pelos/as filhos/a gerados/as pelas mulheres escravizadas e pelo tráfico de pessoas negras oriundas da África. No entanto, entre os anos de 1850 (quando se proíbe definitivamente o tráfico negreiro) e 1871, ou seja, por 21 anos, são as mulheres negras escravizadas que irão produzir a mão de obra nova para o sistema escravocrata. Em 28 de setembro de 1871 é aprovada a proposição que passou para a história como “Lei do Ventre Livre”. A Lei do Ventre Livre colocará formalmente um fim à escravidão de crianças filhas de mulheres escravizadas nascidas no Império. O objetivo desta pesquisa será analisar as disputas que aconteceram no parlamento brasileiro em torno desta proposição. Interessa-nos perguntar como foi possível se chegar a uma “solução” legal para transição do trabalho escravo para o trabalho livre, via positivação legal, que manteve a mãe escrava e o/a filho/a livre. Além dos Anais da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, os jornais do período também comporão o corpus analítico da pesquisa. Embora esta pesquisa tenha um escopo limitado, seja por seu recorte temático ou pela delimitação temporal, se propõe a contribuir para uma discussão central na contemporaneidade, qual seja: a importância de se interseccionar gênero, raça, classe e sexualidade na interpretação da estruturação e reprodução do Estado-nação brasileiro (CRENSHAW:1989, 2002; PISCITELLI: 2008), questão que atravessa os estudos decoloniais (LANDER, 2005).
  • Universidade Brasil - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Berenice Bilharinho de Mendonça

Ciências da Saúde

Medicina
  • papel do sequenciamento exômico no diagnóstico etiológico dos distúrbios do desenvolvimento sexual 46,xx testicular e ovotesticular sry-negativo
  • Resumo O desenvolvimento sexual em mamíferos é um processo dinâmico e complexo que requer a interação de múltiplos genes que se autoregulam. Defeitos nestes genes são causas dos distúrbios da determinação sexual (DDS) em humanos. Os distúrbios de desenvolvimento sexual são condições congênitas heterogêneas, com amplo espectro de apresentações fenotípicas, que se manifestam desde hipospádias até completa reversão sexual XY e XX. A diferenciação ovariana é a via normal de diferenciação gonadal em fetos humanos 46,XX. Entretanto, em raros casos, as gônadas 46,XX podem se diferenciar completamente em testículos, condição conhecida como DDS 46,XX testicular ou, permitir a coexistência de tecidos testicular e ovariano em um mesmo indivíduo, dando origem a condição denominada de DDS 46, XX ovotesticular. A presença de fragmentos do cromossomo Y, contendo o gene SRY, anormalmente translocados para o cromossomo X ou em algum autossomo é identificada em cerca de 80% dos pacientes 46, XX testicular que não apresentam atipia da genitália externa. Entretanto nos pacientes portadores de DDS 46, XX testicular com atipia genital e DDS 46, XX ovotesticular este gene é raramente identificado. Na busca de novos mecanismos responsáveis por este processo de desenvolvimento gonadal anormal são propostas duas causas principais: o aumento da expressão de genes pró-testicular ou insuficiente expressão gênica pró-ovariana/anti-testicular. Estas hipóteses são ratificadas pela identificação de pacientes DDS 46,XX, SRY negativo com mutações inativadoras no gene RSPO1 (pró-ovariano) e pacientes com excesso de expressão de genes SOX9 e SOX3 (pró-testiculares).Promover um diagnóstico molecular para o paciente com DDS e sua família pode trazer múltiplos benefícios: nomear a causa contribuiu para aceitação da doença, reduz o estigma e culpa, cria guias e diretrizes cruciais para o manejo clínico e aconselhamento genético corretos. O ambulatório de Endocrinologia do Desenvolvimento/ Laboratório de Hormônios e Genética Molecular LIM42 do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP, no qual o projeto irá se desenvolver, representa um centro de referência na triagem diagnóstica e tratamento dos DDS no Brasil, contando com uma equipe multidisciplinar especializada e laboratórios que dispõem de metodologia avançada de investigação e pessoal altamente capacitado para oferecer uma abordagem rápida e cuidadosa destes pacientes. A expertise e as contribuições deste grupo de pesquisadores são reconhecidas nacional e internacionalmente.Os estudos de coortes de pacientes criteriosamente selecionadas com DDS 46,XX testicular e 46,XX ovotesticular, utilizando as técnicas sequenciamento paralelo de larga escala (SPLE) são escassos na literatura e representam uma rara oportunidade para a obtenção de dados inéditos e contribuições importantes como a identificação de novos genes candidatos envolvidos no complexo processo do desenvolvimento gonadal. Desta forma, propomos o estudo de membros (afetados, seus pais e irmãos não afetados) de 3 famílias não relacionadas, utilizando a metodologia de SPLE, acompanhadas na referida Unidade de Endocrinologia do HC-FMUSP, com diagnostico histológico confirmado de DDS 46,XX testicular ou ovotesticular..
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Berenice Corsetti

Ciências Humanas

Educação
  • a revista brasileira de estudos pedagógicos e a discussão sobre indicadores de qualidade da educação no brasil (1972-2014)
  • Este projeto de pesquisa trata de temática relacionada à História da Educação Brasileira, de forma mais específica vincula-se às investigações que problematizam a qualidade da educação, numa perspectiva histórica. Vincula-se à discussão da história das políticas educacionais em nosso país, na medida em que tem como escopo a identificação e a discussão dos indicadores de qualidade da educação nacional, utilizados para definir e/ou mensurar a qualidade da educação, no período escolhido. Esta proposta, portanto, apresenta a intenção de investigar as raízes históricas da definição e adoção de indicadores que pretendem expressar a qualidade da educação promovida por nossas escolas. Para tanto, tomamos como fonte a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP). A pretensão do estudo é investigar os números publicados no período de 1972 a 2014, procurando identificar os discursos educacionais relacionados à questão da qualidade da educação, a produção e a interpretação dos indicadores, as políticas educacionais que adotaram determinadas concepções de qualidade da educação e, consequentemente, de indicadores dessa qualidade. O tema apresenta relevância científica e social, na medida em que pode oportunizar um avanço no plano do conhecimento das políticas educacionais brasileiras e o seu impacto na questão do rendimento escolar. A análise documental, como estratégia metodológica, terá seu desdobramento nos marcos da metodologia histórico-crítica, procurando articular texto e contexto, analisando os documentos históricos que se constituem em fontes para o trabalho numa perspectiva dialética.
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS - Brasil
  • 01/06/2017-28/02/2021
Foto de perfil

Bergson Guedes Bezerra

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • balanço de energia, água e cabono no bioma caatinga e áreas de pastagens no rio grande do norte
  • O aumento da concentração de CO2 tem profundas implicações no clima do planeta. Esse aumento em grande parte se deve a diversas atividades antrópicas, dentre algumas a queima de combustíveis fosseis, o desmatamento descontrolado e a falta de manejo na agropecuária. A maior parte do CO2 emitido para a atmosfera é absorvida pelos oceanos, porém uma parcela considerável é absorvida pelos ecossistemas terrestre. Assim, investigar as trocas de energia e CO2 massa, bem como o armazenamento de CO2 pela biomassa, dos mais variados ecossistemas terrestres tem grande relevância, pois permite o arregimento de conhecimento suficiente para melhor compreender os mecanismos que controlam o ciclo do CO2. No Brasil, a dinâmica do CO2 tem sido estudada em vários ecossistemas a exemplo do cerrado, cerradão e principalmente a floresta amazônica. Por outro lado, no ecossistema Caatinga e em ambientes agrícolas do Nordeste do Brasil, estudos dessa natureza ainda são iniciativas incipientes. A Caatinga desempenha um papel importante na manutenção do processo macroecológico regional, bem como, indiretamente no suporte as regiões com maior diversidade e endemismo. Diante desse contexto, a presente proposta tem por objetivo determinar o balanço de energia, água e carbono em áreas do Bioma Caatinga e em ambientes de pastagem tropical no Estado do Rio Grande do Norte. Será utilizada a técnica a técnica das correlações dos vórtices turbulentos em sítios experimentais já em atividade no RN situados na Estação Ecológica do Seridó (Caatinga Preservada), em Assu e na Estação Experimental da Escola Agrícola de Jundiaí, Macaíba-RN.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Berilo Luigi Deiró Nosella

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o real e o ficcional
  • O presente projeto de pesquisa, em continuidade à pesquisa de pós-doutoramento “Capocomicato e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação na dramaturgia pirandelliana”, propõe um aprofundamento da investigação histórica da iluminação cênica, agora focando nos aspectos técnicos e tecnológicos de seu fazer. Nesse contexto, sua realização se propõe em três ações fundamentais, que se apresentam como uma proposta de investigação histórica, teórica e prática da iluminação cênica tendo como eixo a questão da fricção do real com o ficcional: 1) propor, em continuidade e a partir das análises de caráter histórico, já realizadas no pós-doutoramento, das peças metateatrais de Luigi Pirandello, a análise técnica das propostas de iluminação ali percebidas, com base em novas fontes oriundas das encenações da Cia. Teatro D’Arte de Roma, sob direção de Pirandello, presentes em D’Amico (1987). Aqui, a pergunta-chave é: como traduzir em projetos de iluminação, considerando-se o contexto de desenvolvimento técnico da época, as propostas cênicas já verificadas na dramaturgia de Pirandello? 2) a partir dessas análises, agora de caráter técnico/tecnológico, propor a prática de laboratórios de iluminação cênica (com um grupo formado por alunos), cujos objetivos contemplam a proposição e a execução de projetos de luz que possam concretizar o tal pensamento sobre o fazer da iluminação, investigado anteriormente, no próprio contexto das peças em seu momento de criação. A pergunta-chave, que deverá ser respondida teórica e praticamente, é: como Pirandello propôs o uso da iluminação nesse seu conjunto de obras para dar conta da questão da fricção do real ficcional na modernidade?; 3) em conjunto com outros professores da linha de pesquisa em Cultura, Política e Memória do PPGAC/UFSJ, experimentar propostas de iluminação da cena, a partir de suas pesquisas de investigação artísticas, em laboratórios conjuntos de encenação. A pergunta-chave é: como podemos propor o uso da iluminação, considerando a questão central da fricção do real com o ficcional, em nossos dias?
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • atividade proteolítica e potencial funcional de bactérias láticas para a redução in vitro da atividade imunogênica do glúten
  • Alimentos que contém glúten podem causar a doença celíaca, uma enteropatia inflamatória crônica que acomete o intestino delgado de indivíduos geneticamente pré-dispostos. O glúten, encontrado no endosperma de sementes (trigo, cevada, centeio e outras), é um complexo proteico formado por gliadinas e glutenina. Algumas bactérias láticas, além de apresentarem características funcionais (por exemplo, probióticos), podem também hidrolisar gliadinas e glutenina, constituindo uma alternativa tecnológica para a redução da atividade imunogênica do glúten presente nos alimentos. Neste projeto, pretende-se preparar um fermento natural com farinha de trigo, que será empregado para a triagem de cepas de bactérias láticas com atividade proteolítica sobre as proteínas do glúten. Objetiva-se caracterizar a atividade proteolítica, identificar as cepas selecionadas, avaliar seu potencial funcional e anti-alergênico, avaliar sua segurança para aplicação em alimentos e verificar o efeito das proteínas hidrolisadas sobre a produção de citocinas pró-inflamatórias no epitélio intestinal, utilizando um modelo celular (Caco-2). Espera-se que os resultados deste projeto forneçam evidências científicas concretas sobre os possíveis benefícios destas bactérias para o desenvolvimento de alimentos com teor reduzido de glúten. Este projeto será desenvolvido em parceria com pesquisadores do Centro de Referência para Lactobacilos (CERELA, Tucumán, Argentina) e do Institut National de la Recherche Agronomique (Biopolymères Interactions Assemblages, INRA-Nantes, França).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardino Fernández Calvo

Ciências Humanas

Psicologia
  • neuroestimulação associada a intervenção cognitiva no tratamento da doença de alzheimer: ensaio clínico, duplo-cego, randomizado.
  • Estimulação Transcraniana por Corrente direta (ETCC) apresenta-se como terapêutica eficaz na doença de Alzheimer. Trata-se de um ensaio clínico, duplo-cego, controlado em que 60 pacientes serão randomizados a quatro grupos: ETCC ativa (corrente real) e intervenção cognitiva (IC); ETCC ativa e visionar vídeos; ETCC simulada (corrente simulada) e IC; ETCC simulada e visionar vídeos. O tratamento será aplicado 5 vezes por semana, durante 8 semanas em quatro regiões corticais afetadas pela DA. Cada área receberá 10 minutos de aplicação da corrente, totalizando 40 minutos de sessão. Ao mesmo tempo, os participantes serão envolvidos em atividades cognitiva associadas a essas regiões corticais ou visionando vídeos de imagens e sons da natureza. Os participantes serão submetidos à avaliação neurológica, para coleta de informações clínicas, tais como diagnóstico e anamnese e preencher à ADCS-CGIC - impressão do médico sobre a gravidade da doença com base em entrevista; avaliação neuropsicológica, envolvendo o desfecho primário (Alzheimer Disease Assessment Scale, sub-escala cognitiva) e os desfechos secundários (escala de Cornell de Depressão na Demência, questionário do inventário neuropsiquiátrico e a escala de avaliação de incapacidade em demência); e avaliação fisiológica, como padrões do Eletroencefalograma (EEG) e níveis salivares do Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF). Estas avaliações, envolverão medidas cognitivas, funcionais e fisiológicas, serão realizadas em três momento: linha de base (T0), semana 8 (T2) e semana 12 (T3, um mês após o término da intervenção). Aqueles que apresentarem melhora clínica serão convidados a participarem da fase III, estudo de seguimento. Os pacientes com melhora clínica após a terapia (ETCC e/ou intervenção cognitiva) serão convidados a manter a neuroestimulação por 12 meses, com 05 sessões efetuadas bimestralmente (total de 30 sessões), a fim de avaliar o efeito a longo prazo da ETCC. Após as 05 sessões periódicas (ou seja, na semana seguinte à estimulação), os participantes serão submetidos ao mesmo protocolo de avaliação para verificar se houve melhora no quadro funcional e cognitivo. O projeto contribuirá para conhecer a eficácia da ETCC associada à intervenção cognitiva para produzir mudanças fisiológicas e comportamentais (cognitiva, afetivas e funcionais), em curto prazo (após o término da terapia), e se essas respostas se mantém nos pacientes a longo do tempo (12 meses).
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Bernardo Almeida Iglesias

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • novas porfirinas e novos corróis em química bioinorgânica: síntese, caracterização e aplicação dos derivados em terapia fotodinâmica
  • O projeto aqui apresentado para esta chamada está diretamente conectado a linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida no Laboratório de Bioinorgânica e Materiais Porfirínicos (LBMP) da UFSM nos últimos 03 anos com os demais colaboradores e que busca aliar os avanços da química de coordenação e nanotecnologia, em especial os nanobiomateriais, com o estado da arte da química bioinorgânica para o desenvolvimento de novas moléculas funcionalizadas e destinadas a aplicações biomédicas e em terapia fotodinâmica. Especificamente, no presente projeto, pretende-se utilizar e gerar novos derivados sintéticos de porfirinas (porfirinas e/ou corróis), ligados agora com unidades coordenantes externas que tenham a capacidade de formar novos complexos periféricos com metais de transição, sendo que a mesma tem sido utilizada como molécula-chave em diversos estudos na área da química inorgânica, bioinorgânica, medicinal, fotobiologia, entre outros
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardo Baldisserotto

Ciências Agrárias

Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
  • óleos essenciais de plantas como anestésicos e aditivos em rações no crescimento de jundiá: parâmetros endócrinos, metabólicos, oxidativos e osmorregulatórios
  • Nosso grupo de pesquisa vem trabalhando há alguns anos com óleos essenciais de plantas como anestésicos e sedativos para peixes, obtendo novas alternativas menos tóxicas. Além de anestesiar, alguns desses óleos podem melhorar o crescimento e/ou parâmetros oxidativos quando adicionados à ração do jundiá, Rhamdia quelen. Assim, o presente trabalho tem por objetivos avaliar a atividade anestésica/sedativa de óleos essenciais ainda não testados e compostos isolados dos mesmos e como aditivos em rações em relação ao crescimento e parâmetros endócrinos, metabólicos, oxidativos e osmorregulatórios do jundiá. Além disso, continuaremos a análise da expressão gênica de transportadores iônicos nas brânquias, hormônios do eixo hipotálamo-hipófise-interrenais e proteínas de choque. Após determinar a eficácia anestésica e sedativa de óleos essenciais ou compostos isolados, peixes serão expostos por 8 h a duas concentrações que causarem apenas sedação, com coleta de sangue e tecidos ao final deste tempo. Em experimentos de crescimento, diferentes concentrações dos óleos essenciais/substâncias isoladas serão adicionadas à ração (0; 0,25; 0,5; 1,0 e 2,0 mL/kg) (um experimento diferente para cada óleo/substância) e será monitorado o crescimento dos jundiás por 60 dias. Ao final deste período, além de determinação de dados biométricos para o crescimento serão feitas análises de íons plasmáticos, atividade e expressão de transportadores iônicos, proteínas de choque térmico e hormônios e análise de parâmetros metabólicos e oxidativos. Deste modo, este estudo continuará a fornecer dados relacionados à osmorregulação do jundiá, espécie nativa mais cultivada no sul do Brasil, bem como testar produtos naturais que venham a contribuir para a piscicultura como anestésicos ou aditivos em rações que sejam indutoras do crescimento. A determinação dos parâmetros endócrinos, metabólicos, oxidativos e osmorregulatórios visa explicar possíveis alterações provocadas por esses óleos/substâncias isoladas e como estão atuando no crescimento.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardo Berenchtein

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • nanoparticulas de extratos vegetais de plantas nativas do rio grande do sul, na dieta de leitões recém desmamados como alternativa ao uso de antimicrobianos
  • A utilização de antimicrobianos, acarretam o aparecimento de formas microbianas resistentes e prejudiciais à saúde e à terapia humana quando necessárias. A possibilidade de resistência cruzada com patógenos humanos fez com que a Europa proibisse a maioria dos antibióticos como promotores de crescimento na alimentação animal a partir de 1999. Tal proibição determinou que pesquisadores e nutricionistas buscassem novas alternativas, entre as quais a utilização de extratos vegetais. Tais extratos são normalmente fabricados através da micronização, a inovação deste projeto é elaborar e sintetizar nanopartículas de prata com extratos vegetais, com efeitos antimicrobianos comprovados, como a Carqueja (Baccharis trimera), Erva Mate (Ilex paraguariensis) e Losna (Artemisia absinthium L), com o objetivo de potencializar a ação bacteriostática destes extratos em dietas de leitões recém-desmamados.  Diante disto, objetiva-se com este projeto, avaliar a utilização de extratos vegetais de plantas nativas do Rio Grande do Sul, nanoparticulados ou não, em dietas de leitões recém desmamados na fase de creche, sob os aspectos de desempenho, digestibilidade total das dietas, incidência de diarreias, morfometria de órgãos digestivos e histologia do epitélio intestinal. Para isso, serão utilizados 192 leitões recém-desmamados, os quais serão divididos em um delineamento de blocos casualizados, com oito tratamentos, cada qual composto por seis repetições de três animais: dieta controle negativo (ração sem antimicrobianos), dieta controle positivo (ração com antimicrobianos comerciais), seguido de três tratamentos com dietas contendo extratos micronizados de Carqueja (Baccharis trimera), Erva Mate (Ilex paraguariensis) e Losna (Artemisia absinthium L) e três tratamentos, com a inclusão da mesma concentração dos extratos de Carqueja (Baccharis trimera), Erva Mate (Ilex paraguariensis) e Losna (Artemisia absinthium L), nanopartículados  adicionados às dietas experimentais. O peso dos animais e o consumo de ração serão verificados semanalmente e ao término do experimento, que terá duração de cinco semanas, onde posteriormente serão avaliados o consumo diário de ração, o ganho de peso diário e a conversão alimentar dos leitões. As fezes serão monitoradas diariamente, com a atribuição de escores relacionados à consistência das mesmas. A digestibilidade total das dietas será realizada após a avaliação da energia bruta das dietas, bem como da análise dos nutrientes de interesse, seguida da energia bruta e dos demais nutrientes das excretas (fezes e urina). Para a morfometria dos órgãos, ao final do experimento, será selecionado um leitão por baia, aquele mais próximo do peso médio do bloco, o qual será abatido após insensibilização por eletronarcose, e posterior coleta do fígado, coração, baço e segmentados o intestino delgado e o intestino grosso, para posterior análise da pesagem e medição do comprimento dos diferentes segmentos. Após isto, será realizada a histologia do epitélio intestinal dos leitões avaliados neste estudo.
  • Universidade Federal da Fronteira Sul - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardo Garziera Gasperin

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • efeito dos esteroides ovarianos sobre o ambiente uterino e fertilidade em bovinos
  • Em animais de produção, especialmente na bovinocultura leiteria, problemas reprodutivos vêm sendo cada vez mais frequentes e o número de fêmeas que falham em conceber após múltiplos serviços (repeat breeders; RB) está crescendo. A infertilidade é uma das principais causas de descarte precoce de animais, causando grandes perdas econômicas e diminuindo a longevidade das vacas nos rebanhos do mundo inteiro. Neste sentido, diversos estudos demonstram que a exposição a níveis adequados de estrógeno no proestro e estro são importantes para a fertilidade. Ainda, sugere-se que o tratamento de vacas RB com uma dose de estrógeno ou a exposição ao estrógeno por longos períodos, como nos protocolos de indução artificial da lactação (IAL), possuem um efeito positivo sobre a fertilidade. Uma vez que os mecanismos envolvidos na mediação dos efeitos de estrógeno sobre a fertilidade não são conhecidos, investigaremos como diferentes perfis endócrinos influenciam o ambiente uterino. Serão obtidas amostras de células endometriais bovinas antes e depois do tratamento com doses de estrógeno utilizadas em protocolos de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) e IAL. Serão identificados genes e rotas de sinalização modulados pelos diferentes níveis de estrógeno. Posteriormente, utilizando cultivo in vitro de células epiteliais endometriais bovinas, serão investigadas as rotas envolvidas na modulação exercida pelo estrógeno, bem como a inter-relação dos esteroides ovarianos (progesterona e estrógeno) e a relação com a rota do fator de crescimento epidermal (EGF) e do seu receptor (EGFR). As análises fornecerão informações para o entendimento do suposto efeito que o estradiol (E2) e a rota do EGF exercem sobre a fertilidade. Posteriormente, os efeitos do estrógeno sobre os mecanismos de defesa, estrutura histológica e ambiente uterino serão avaliados in vivo, para que possamos testar um protocolo terapêutico para vacas leiteiras. Portanto, com a presente proposta teremos condições de propor estratégias para aprimorar protocolos de biotécnicas da reprodução, bem como estabelecer novas estratégias para o tratamento da infertilidade. A realização da presente proposta possibilitará um avanço significativo do ponto de vista de pesquisa básica e aplicada, contribuindo no entendimento de mecanismos associados à fertilidade, utilizando uma espécie de grande relevância econômica e, ao mesmo tempo, um excelente modelo experimental para estudos de fisiopatologia da reprodução.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardo Lanza Queiroz

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • estimativas da mortalidade por causas de morte para pequenas áreas no brasil, 1996 a 2016
  • Antecedentes: O eficiente planejamento de políticas públicas de saúde requer, de antemão, o conhecimento adequado dos níveis de mortalidade, além dos seus padrões, ou estrutura por idade das causas de morte e a suas características geográficas. Nos últimos anos diversos trabalhos buscaram obter estimativas adequadas de mortalidade para pequenas áreas no Brasil (Queiroz, et.al, 2017; Schmertmann & Gonzaga, 2018; Lima e Queiroz, 2014, entre outros). A obtenção dessas estimativas permitem avançar nos estudos de mortalidade no Brasil e entender melhor os diferenciais regionais e no tempo. Uma parcela do diferencial de mortalidade no Brasil está associada as condições sociais e econômicas de cada localidade, todavia, diferenças no perfil das causas de morte afetam fortemente o ritmo de variação da mortalidade. Objetivos: O objetivo principal do projeto é produzir estimativas de mortalidade por causas - neoplasias, doenças cardiovasculares, causas externas, doenças respiratórias e doenças infecciosas - para pequenas áreas no Brasil, de 1996 a 2015. Dados e Métodos: com base nos dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Datasus. Focamos no período a partir de 1996, pois a partir dessa data o Brasil adota a versão X da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). O trabalho propõe a combinação de métodos demográficos e estatísticos para obter estimativas robustas de mortalidade por sexo, idade e causas de morte para pequenas áreas no país. O segundo objetivo do projeto, com base nas estimativas produzidas no primeiro objetivo, é fazer uma análise do padrão espacial/temporal e fatores associados aos principais grupos de causas de morte no Brasil. Para esse segundo objetivo usaremos métodos tradicionais de estatística espacial. Contribuições: Acreditamos que os resultados produzidos pelo projeto ajudarão a entender a dinâmica da mortalidade no Brasil,analisando mudanças no tempo e seus diferenciais no espaço e auxiliar gestores de políticas de saúde. Melhores estimativas de mortalidade por causas de morte ajudam a entender o diferencial de mortalidade,oferecem subsídios para a projeção da mortalidade e contribuem para melhor entender as diferenças observadas entre o Brasil e outros países em desenvolvimento e desenvolvidos.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardo Mançano Fernandes

Ciências Humanas

Geografia
  • atualização dos estudos sobre a territorialização do mst no brasil no contexto de mundialização da questão agrária (2000-2020)
  • Com este projeto ampliaremos a escala e o período de estudo sobre a territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. Em meu doutorado (1995-1999) estudei a formação e territorialização do MST em vinte e três unidades da Federação no período de 1979 a 1999. Neste projeto estudarei mais dois estados (Tocantins e Roraima) e atualizarei os outros vinte e três estados onde o MST se territorializou ou ampliou sua territorialização para o período de 2000 a 2020; também estudarei a participação do MST na Via Campesina e as ações desta articulação de movimentos camponeses em escala mundial desde sua criação até 2020. Um dos desafios desta pesquisa, no contexto do debate paradigmático, é a reflexão dos estudos sobre paradigma da questão agrária e sobre o paradigma do capitalismo agrário nas interpretações dos novos elementos construídos pelo avanço do neoliberalismo na mundialização da questão agrária. Outro é analisar o MST nas vinte e cinco unidades da federação, por onde ele se territorializou, estudar as conflitualidades e disputas territoriais entre as alternativas sustentáveis e a aliança latifúndio-agronegócio, como partes de um complexo de sistema organizado em rede e em escala mundial, compondo o modelo hegemônico de desenvolvimento da agricultura. Como resultados deste projeto publicaremos três livros, sendo um em inglês. Trabalharemos na formação de pesquisadores em nível de graduação, mestrado e doutorado nos programas de pós-graduação em Geografia, campus de Presidente Prudente, Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe, campus de São Paulo da UNESP e em outros programas no Brasil e exterior como professor visitante. Supervisionaremos pós-doutorado do Brasil e de outros países que tenham como objeto de estudo os movimentos socioterritoriais. Proporemos a elaboração de projetos de políticas públicas para o desenvolvimento territorial sustentável a partir da produção agroecológica. Contribuiremos com o fortalecimento de outros programas de pós-graduação no Brasil e em outros países, com os quais temos acordos de cooperação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Bernardo Melo de Carvalho

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • sobre dinâmica hiperbólica
  • Hiperbolicidade é uma noção importante na teoria dos sistemas dinâmicos. Apareceu no início dos anos sessenta com os trabalhos de Anosov e Smale e tem sido o principal tema de pesquisa entre muitos matemáticos desde então. Em sistemas hiperbólicos, cada espaço tangente se divide em dois subespaços invariantes, sendo o primeiro contraído uniformemente, e o segundo expandido uniformemente, pela ação da derivada. A dinâmica de tais sistemas pode ser bem descrita em ambos pontos de vista topológicos e estatísticos, no entanto, alguns problemas específicos permanecem abertos. Neste projeto, planejamos desenvolver ainda mais a dinâmica hiperbólica estudando, por um lado, propriedades topológicas e geométricas de tais sistemas e, por outro lado, propriedades fractais de seus gráficos. Nós dividimos esse projeto em três partes. Na primeira, consideramos os difeomorfismos Anosov definidos em variedades de curvatura seccional não positiva e exploramos as técnicas introduzidas pelo autor (em trabalhos anteriores) para obter interseções de conjuntos estáveis e instáveis no recobrimento universal. Isso obteria uma estrutura de produto global, o que, por sua vez, implica transitividade topológica. Na segunda parte, consideramos algumas generalizações de hiperbolicidade topológica que estão tendo atenção recentemente. Planejamos discutir exemplos e a dinâmica dos homeomorfismos n-expansivos com a propriedade de sombreamento definida em espaços métricos compactos e mais especificamente em superfícies. Esperamos provar que existem poucos exemplos de tais sistemas, além dos expansivos, e que tais exemplos admitem uma dinâmica muito rica, como um número infinito de classes recorrentes por cadeia. A última parte é dedicada a investigar propriedades fractais de gráficos invariantes de produtos tortos hiperbólicos. Planejamos calcular precisamente a dimensão Hausdorff de tais gráficos, usando técnicas recentes que calculam a dimensão Hausdorff da função de Weierstrass clássica.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022