Projetos de Pesquisa

 

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Andy Petroianu

Ciências da Saúde

Medicina
  • características das artérias hepáticas retiradas durante transplantes hepáticos e sua inluência em adversidades trans e pós-operatórias
  • INTRODUÇÃO: A aterosclerose é caracterizada pela formação de depósitos de gordura na parede vascular, obstruindo gradativamente sua luz. A literatura refere que a ingestão moderada de bebida alcoólica reduz a aterosclerose, por elevar os níveis de HDL modificar fatores de coagulação e prevenir alterações endoteliais. OBJETIVO: Comparar as características das artérias hepáticas de fígados retirados em procedimentos de transplante hepático, provenientes de pacientes que fizeram uso regular de bebida alcoólica e de pacientes sem passado alcoolista e relacionar essas características com adversidades trans e pós-operatórias. MÉTODO: Serão estudadas as artérias hepáticas de todos os fígados retirados de pacientes que foram submetidos a transplante hepático no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e que estão guardadas no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina dessa universidade. Serão realizados estudos histológicos e imuno-histoquímicos das paredes arteriais em busca de placas ateromatosas e outras alterações da parede arterial. Os prontuários de todos esses pacientes serão estudados para recolher os últimos dados laboratoriais pré-operatórios e as adversidades ocorridas com os pacientes nos períodos trans e pós-operatórios. Os resultados serão comparados entre o grupo de pacientes cujo transplante foi realizado por cirrose alcoólica e o grupo de pacientes que não ingeriram bebida alcoólica previamente.Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anelise Dias

Ciências Agrárias

Agronomia
  • núcleo de agroecologia e produção orgânica para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado do rio de janeiro
  • A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) tem por objetivo orientar ações para o desenvolvimento rural sustentável, priorizando a inclusão sócio produtiva de jovens e mulheres, a preservação e valorização da agro/sociobiodiversidade e fundamentalmente, a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional. A oferta de alimentos em atendimento à segurança alimentar e nutricional reside no desenvolvimento da gestão agroecológica para orientar sistemas agroalimentares mais sustentáveis. Em escala local, esses sistemas são dependentes de formas de produção e mecanismos diferenciados de comercialização, tendo como base de sustentação os circuitos de proximidade e a valorização de mercados locais. A presente proposta foi construída por equipe multidisciplinar e tem por finalidade fortalecer a produção familiar, a comercialização e o consumo local e consciente de alimentos orgânicos no estado do Rio de Janeiro através de ações integradas de ensino/ capacitação, pesquisa, extensão e gestão institucional. Pretende-se ampliar o número de agricultores beneficiados e a freqüência da Feira da Agricultura Familiar (FAF-Rural), assim como as aquisições de gêneros alimentícios pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para abastecer os Restaurantes Universitários dos Campi Seropédica e Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Agricultores familiares locais, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, mulheres e produtores orgânicos serão grupos prioritários em ambos os canais de comercialização. A FAF-Rural será fortalecida com a criação de identidade visual e como espaço de ensino e aprendizagem para estudantes e consumidores. Além disso, pretende-se capacitar duas agricultoras e uma técnica em viabilidade econômica e gestão democrática buscando a sustentabilidade desse empreendimento. Serão gerados relatórios de comercialização e indicadores sócio-econômicos que nortearão ações de ATER e pesquisa. Ações de ATER serão realizadas através da residência gronômica, pesquisas participativas para socialização de produtos/processos/práticas com enfoque agroecológico, bem como pelo intercâmbio de conhecimentos com agricultores. Serão realizadas aulas, oficinas, dias de campo, implantação de unidades demonstrativas e vivências. Serão capacitados técnicos, agricultores, e estudantes em temas relacionados à agroecologia, agricultura orgânica e segurança alimentar e nutricional. Serão conduzidas pesquisas sobre intersetorialidade de políticas públicas e canais de comercialização de produtos orgânicos. Indicadores de produção e de fatores limitantes serão levantados para proposição de estratégias contextualizadas para racionalização do uso de agrotóxicos e redução dos impactos sócio-ambientais da agricultura na Região Serrana - principal produtora de hortaliças do estado do Rio de Janeiro. Dentre os impactos da presente proposta para o fortalecimento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica destacam-se a consolidação de políticas públicas de apoio à produção familiar, pesquisas/socialização e intercâmbio de conhecimentos para a produção e acesso a alimentos de qualidade com eqüidade, redução do uso de agroquímicos e estímulo à produção orgânica e a certificação participativa. Além disso, com novas perspectivas de comercialização e geração de renda em circuitos de proximidade, espera-se contribuir para a re-inserção e manutenção de categorias de agricultores vulneráveis e excluídos do mercado. Espera-se também estimular a permanência de jovens e mulheres na produção agrícola, aumento da consciência para o consumo consciente, valorização, e a visibilidade e integração dos agricultores familiares locais e a comunidade acadêmica.  
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/02/2018-31/10/2020
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Anelise Grünfeld de Luca

Ciências Humanas

Educação
  • promoção de práticas investigativas na escola: valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Anete Abramowicz

Ciências Humanas

Educação
  • transnacionalismo e proposta curricular para a educação das relações étnico-raciais e da diferença no ensino.
  • A proposta apresentada pretende estabelecer uma rede transnacional de investigação entre pesquisadores e pesquisadoras brasileiras em parceria com instituições internacionais: Universidad Distrital Francisco José de Caldas (Colômbia), Georgia State University (EUA), Centro de Estudos sobre América Latina- CLAS/Stanford University, Université d´Orleans e Université Paris-Nanterre (França), que há algum tempo desenvolvem pesquisas em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de São Carlos, com o Grupo de Pesquisa: estudos sobre a criança, a infância e a educação infantil: políticas e práticas da diferença, e com os/as pesquisadores/as que compõem a equipe desta proposta. O projeto que apresentamos objetiva, em uma primeira etapa, dar continuidade a pesquisa em curso que tem desenvolvido uma análise de contextos diferenciados de relações étnico-raciais estadunidense, colombiano, francês e brasileiro, no sentido de verificar como as universidades parceiras têm investigado a temática das relações étnico-raciais buscando identificar a maneira pela qual essas temáticas aparecem no ensino superior. Este projeto amplia a análise para verificar de que maneira estes temas aparecem na educação básica e no ensino médio. Pretende-se também, nesta primeira etapa, analisar se há confluências, entre o projeto que apresentamos com a Base curricular transnacional para os países do MERCOSUL, estudo realizado pelo Conselho Nacional de Educação/UNESCO e com outros currículos transnacionais. Desta forma, nesta primeira etapa, pretende-se identificar de que maneira a educação nos países envolvidos têm realizado mudanças e quais são elas, em sua estrutura formal, administrativa e normativa e quais pesquisas e ênfases têm sido produzidas na temática. Em uma segunda etapa, pretende-se elaborar uma proposta temática e curricular na perspectiva da diferença, particularmente, naquilo que se referem às relações étnico-raciais objetivando o combate ao racismo e às discriminações em diferentes contextos nacionais. Ao mesmo tempo, pretende-se como resultado disponibilizar materiais didáticos e paradidáticos, referências bibliográficas, documentário, repertório audiovisual e aulas no interior desta temática para que possam ser acessados em ambiente virtual, como um resultado piloto. O projeto tem como pressuposto epistemológico a construção da agência sob uma nova perspectiva e deste modo, exige outra base epistemológica e metodológica dos acontecimentos históricos, das linguagens, das artes, das ciências etc., de maneira a visibilizar os grupos que denominaremos minoritários e/ou subalternos (no decorrer da pesquisa pretendemos precisar tais conceitos), como, por exemplo, os negros, as crianças, os/as pobres, e aqueles/as que não fazem parte de grupos hegemônicos de gênero e sexualidade. Deste modo, o foco do projeto é construir referências teóricas de matrizes diversas de conhecimentos, de epistemologia e metodologia cuja centralidade seja a diferença para que se possa impactar e propor mudanças na educação das relações étnico-raciais e culturais. A metodologia da pesquisa é de natureza analítica e documental a partir dos pressupostos teóricos dos autores vinculados ao debate sobre a diferença. No interior da metodologia teremos uma pesquisa experimental ao disponibilizar como resultado uma proposta curricular transnacional, além de documentário e repertório audiovisual em um ambiente virtual de livre acesso. Procuraremos levar em conta na plataforma virtual à acessibilidade para a população surda, que terá tradução para Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anete Alberton

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • metodologias ativas e os estilos de aprendizagem e de decisão: aprendendo com jogos de empresas, casos para ensino e aprendizagem baseada em problemas
  • Os alunos aprendem quando os conteúdos são expostos junto as suas necessidades e objetivos pessoais (KOLB, RUBIN, McINTYRE, 1978); como existem objetivos pessoais, estes são inerentes ao indivíduo, no caso o aluno, o que determina a ele um estilo de aprendizagem. Conhecer os diversos estilos de aprendizagem, bem como os estilos de decisão, dos alunos tende a melhorar o processo de ensino-aprendizagem, possibilitando que as técnicas e métodos de ensino sejam direcionados ao perfil dos alunos, podendo desta forma, estimular o desenvolvimento de competências. O estilo de aprendizagem refere-se a uma situação contínua e que deriva das formas de troca do indivíduo com o meio no qual está inserido (KOLB, 1984) e o estilo de decisão é o modo como o indivíduo compreende e processa as informações referentes ao processo de tomada de decisão (LEONARD; SCHOLL; KOWALSKI, 1999; PENNINNO, 2002). Esta pesquisa está vinculada a outros projetos já executados pela proponente, com ampliação do foco (três metodologias ativas, três IES e ambos, estilos de aprendizagem e de decisão). O objetivo principal é analisar os estilos de aprendizagem e de decisão e sua relação com a utilização de metodologias ativas de aprendizagem (casos para ensino – inclusive multimídia, jogos de empresas e aprendizagem baseada em problemas) em cursos de gestão. Para alcançar esse objetivo, será realizado um estudo de abordagem quantitativa e qualitativa, com a utilização do método survey e focus group. Quanto a coleta de dados, será aplicado um questionário, composto de cinco blocos: inventário de estilo de aprendizagem (KOLB, 1984), inventário de estilo de decisão (ROWE; MASON, 1987), instrumento de skill acquisiton (MILES; BIGS; SCHUBERT,1986; JENNINGS,1996; 2002; CHANG; 2003; CHANG et al, 2005; ADOBOR; DANESHFAR; 2006), instrumento de ambiente virtual de aprendizagem (adaptado de DAVIS, 1985, 1989) e as características gerais dos discentes pesquisados. A população deste estudo será composta por discentes matriculados em cursos de graduação de gestão de três universidades localizadas em Santa Catarina e que frequentam disciplinas que utilizam as metodologias ativas em análise. Com relação as análises dos dados, pretende-se realizar uma análise descritiva do perfil dos discentes, e utilizar os métodos uni e multivariados, como análise fatorial confirmatória tendo como base o sistema de aprendizagem em ação de Silva (2016). Esta pesquisa contribui para que professores saibam que ao utilizar determinado método poderão privilegiar alunos com distintos estilos de aprendizagem e decisão, bem como, estimular outros estilos a desenvolver competências a partir das metodologias ativas utilizadas.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angel Roberto Barchuk

Ciências Biológicas

Genética
  • redes de expressão gênica responsáveis pela plasticidade do desenvolvimento cerebral em resposta a diferenciais nutricionais – o modelo apis mellifera
  • O desenvolvimento de características complexas é influenciado por sinais ambientais cujos diferentes inputs são integrados no sistema genômico através da participação de mediadores epigenéticos. Na abelha altamente social Apis mellifera, diferenciais nutricionais durante o desenvolvimento pós-embrionário conduzem ao surgimento de fêmeas adultas fenotipicamente diferentes, conhecidas como rainhas e operárias. Um dos eventos que definem este difenismo é o desenvolvimento do cérebro larval. Nosso grupo mostrou que as larvas de rainhas, que são alimentadas com grandes quantidades de geleia real, desenvolvem um cérebro maior e mais rapidamente do que as de operárias, e que este desenvolvimento diferencial acontece a partir do quarto estágio larval (L4). Estes resultados mostram que o diferencial nutricional favorável às rainhas determina o desenvolvimento diferencial do sistema nervoso. Porém, hipotetizamos que as diferenças morfológicas encontradas em L4 devem ser determinadas molecularmente em estágios larvais anteriores. Esta determinação inicial estaria representada pela interação entre os produtos de vários genes, na forma de uma rede de expressão que responde ao diferencial nutricional, responsável pela geração de diferenciações morfológicas observadas em estágios seguintes. Assim, propomos identificar no cérebro de L3 genes que respondam ao diferencial nutricional e sejam responsáveis pelo difenismo cerebral inicial destas castas. Para isso, usando RNA-Seq, obteremos os transcriptomas e genes diferencialmente expressos de cérebros L3 de rainhas e operárias. Com esses dados e os disponíveis sobre microRNAs (presentes nas geleias real e de operárias e os conhecidamente associados a processos neurogênicos) elaboraremos redes complexas conceituais de interação gênica. Estas redes serão testadas mediante duas abordagens, i. Descritiva: RT-qPCR e imunolocalização de produtos proteicos; ii. Funcional: Ensaios in vitro de interação microRNA-mRNA alvo usando construções com o gene da luciferase como repórter e ensaios in vivo utilizando antagomirs na dieta de larvas em desenvolvimento.
  • Universidade Federal de Alfenas - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Adriane Schmidt Bersch

Ciências Humanas

Educação
  • a corporeidade e a ludicidade nas infâncias
  • O projeto de pesquisa objetiva identificar os papéis dos educadores na mediação das infâncias em contextos ecológicos microssistêmicos; estabelecer a relação com a perspectiva sistêmica na formação de educadores ambientais; investigar a cultura corporal, o movimento lúdico e a corporeidade nas e com as infâncias em diferentes contextos formais e não formaisdo município de Rio Grande e região. Nossa aposta é que através da práxis entre e com os educadores nos momentos formativos possamos escutar as inquietações, as angústias, as certezas, as expectativas para que assim, possamos criar um questionário semi-estruturado pelos e com os apontamentos dos educadores das infâncias, seguido de entrevista reflexiva. E na sucessão será organizado uma formação com os educadores para assim, poder dar um retorno e ao mesmo tempo pela oportunidade de vivenciar as experiências com eles. Este processo é o resultado esperados com a pesquisa, ou seja, um espaço para compartilhar, escutar, identificar os papéis dos educadores, investigar a cultura corporal, o movimento corporal lúdico nas infâncias e a corporeidade.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Borges Masuero

Engenharias

Engenharia Civil
  • estimativa da vida útil de fachadas a partir da investigação da sua degradação
  • As fachadas dos edifícios interferem não apenas na arquitetura, mas também no entorno da edificação, valorizando ou desvalorizando os espaços, de acordo seu nível de manutenção e/ou degradação. A importância da manutenção das edificações e estudos que busquem garantir sua vida útil é inquestionável. A atividade da construção civil é bastante poluidora, assim, aumentar o tempo de uso das edificações é de extrema relevância do ponto de vista ambiental. No entanto prever esta vida útil ainda é uma questão em aberto. Assim, o objetivo desta pesquisa é colaborar com o entendimento da deterioração das fachadas dos edifícios com revestimento em argamassa - revestimento amplamente utilizado nos mais diversos padrões de edificação, tornando-se de grande interesse social- relacionadas aos materiais e agentes agressivos bioclimáticos, baseado na degradação das edificações e assim prever, ainda em fase de projeto, a vida útil destes revestimentos, períodos de a manutenção a partir do mapeamento e da mensuração de danos e simulações higrotérmicas deste componente. Com os resultados, pretende-se calcular os fatores de degradação das amostras através de métodos bastante utilizados internacionalmente, gerando gráficos que estimem a degradação ao longo do tempo, e assim, relacioná-los com ações de manutenção e vida útil dos elementos analisados. Ainda espera-se compreender quais as regiões de fachadas estão mais suscetíveis à deterioração além de soluções que possam diminuir a degradação dos materiais quando expostos aos agentes bioclimáticos locais, aumentando sua vida útil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Burlamaqui Klautau

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedade magnéticas e dinâmicas de nano-magnetos
  • Neste projeto, objetivamos realizar estudos teóricos de nano-sistemas magnéticos, utilizando métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica e dinâmica de spin atomística. O nosso projeto tem como meta o aprimoramento de ferramentas teóricas avançadas baseadas em métodos ab initio de cálculo de estrutura eletrônica, para analisar resultados experimentais e, também, predizer as propriedades de nanoestruturas magnéticas metálicas com potencial para aplicações tecnológicas. Os tópicos e sistemas principais de interesse são: investigação de materiais com configuração magnética complexa, correlações eletrônicas, propriedades espectroscópicas e dinâmica de spin atomística. Mais especificamente, pretendemos implementar a obtenção do parâmetro de Gilbert (damping) como um pós-processamento de cálculos em métodos de primeiros princípios. Essa nova funcionalidade será, então, empregada para sistemas de interesse como as multicamadas metálicas com potencial aparecimento de estruturas magnéticas topologicamente protegidas, chamadas de skyrmions e no estudo de pequenas excitações magnéticas para executar novas operações lógicas (magnonics). Também estudaremos a origem microscópica da interação de troca de materiais clássicos e sistemas complexos. A realização deste projeto permitirá dar prosseguimento aos nossos estudos nesta área, que têm resultado em publicações recentes em periódicos como Physical Review Letters, Nature-Scientific Reports, Physics Review B e Journal of Physics – Condensed Matter. Com esta proposta pretendemos obter recursos de custeio para manutenção de estações de trabalho (workstations) de alto desempenho do grupo de Nanomagnetismo Teórico (NanomagTheor), coordenado pela pesquisadora proponente desta proposta, permitindo assim, realizar as implementações de novas funcionalidades nos métodos de primeiros e cálculos dos sistemas propostos. Além dos estudos citados, o projeto terá uma forte componente na formação de estudantes através do desenvolvimento de dissertações de mestrado e de teses de doutorado, a serem orientadas pela proponente desta proposta na Universidade Federal do Pará (UFPA). Também objetivamos dar continuidade nas cooperações científicas entre o grupo de pesquisa NanomagTheor da UFPA, e grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo e da Universidade de Uppsala (Uppsala University). Note-se que estes grupos, brasileiros e estrangeiro, possuem habilidades e técnicas complementares, permitindo abordar problemas bastante complexos e de interesse em nanomagnetismo. Com esta proposta solicitamos também duas bolsas de iniciação científica, e objetivamos também oferecer aos alunos de Iniciação Científica envolvidos nesta proposta um treinamento dirigido para Física da Matéria Condensada, permitindo um embasamento sólido para que estes possam vir a desenvolver seus trabalhos de pós-graduação nesta área. Como indicador de desempenho, ao final deste projeto, deveremos ter publicado artigos em revistas internacionais de alto impacto, além de ter inserido estudantes de pós-graduação do Brasil em pesquisas que envolvam problemas que são o estado-da-arte em nanomagnetismo.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Fabíola Alves Chagas

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • língua ikpeng: contribuições para a prática escolar e para o conhecimento científico
  • Este projeto tem como primeiro objetivo a elaboração de materiais que possuam relevância e aplicação direta na educação escolar do povo Ikpeng (Karib), na área de língua materna, contribuindo assim para melhorias no processo de escolarização diferenciada desta população indígena. Para isso, o projeto visa a elaboração de uma Gramática Descritiva Básica, de cunho pedagógico, que contenha os principais aspectos fonológicos, morfológicos e sintáticos da língua Ikpeng; de uma Base de Dados Lexical, em formato de glossário, a ser anexado à gramática, que futuramente poderá vir a ser um Dicionário Bilíngue Ikpeng/Português, e de uma coletânea de narrativas tradicionais, em língua Ikpeng, que permitirá o acesso igualitário entre os membros da comunidade às memórias ancestrais do povo e facilitará a aprendizagem de leitura/escrita na língua nativa. Um segundo objetivo do projeto, intrinsecamente vinculado ao primeiro, consiste em contribuir para o conhecimento científico sobre a língua Ikpeng que, como é o caso da maioria das línguas indígenas do continente, ainda carece de documentação e descrição com o grau de amplitude e o nível de profundidade desejados. O aprofundamento da descrição da língua Ikpeng é de interesse ao estudo da Tipologia Linguística, da Fonética e Fonologia, além de servir de aporte crucial para o aprofundamento de estudos histórico-comparativos da família linguística Karib.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela França Versiani

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • relações no desenvolvimento da capacidade absortiva: um estudo nas indústrias de minas gerais e santa catarina
  • Este projeto tem como objetivo analisar o papel da aprendizagem dos agentes sociais, das rotinas e dos mecanismos organizacionais na capacidade absortiva das empresas. Sua elaboração teórica se respalda no debate contemporâneo sobre a sequência dos processos adotados pelas empresas para absorver conhecimentos externos e aplicá-los a fins de inovação. Uma das lacunas de pesquisa suscitadas por esse debate está em revelar como as relações configuram a capacidade absortiva das empresas. Visando contribuir para dirimir tal lacuna, propõe-se uma pesquisa que contemple as empresas do setor de fabricação dos produtos químicos e farmacêutico do estado de Minas Gerais e o estado de Santa Catarina. O desenho metodológico combinará as estratégias do método qualitativo e quantitativo para permitir abrangência e profundidade, concomitantes, dos resultados de pesquisa
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Maria Geraldo Pierin

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • o controle da pressão arterial em hipertensos em tratamento ambulatorial: avaliação da adesão ao tratamento e implementação de um sistema de orientação por telefonia móvel em ensaio clínico randomizado
  • Introdução A hipertensão arterial é uma doença crônica com prevalência em torno de 30% em nosso meio e é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. O controle da pressão arterial é a forma mais eficaz para evitar as complicações da hipertensão, porém suas taxas ainda são insatisfatórias e frequentemente associadas à baixa adesão ao tratamento. Dessa forma, os profissionais de saúde devem adotar novas estratégias de intervenção para aumentar o controle dos hipertensos como o envio de mensagens pelo telefone celular. Objetivos Avaliar a adesão ao tratamento e o controle da pressão arterial; e comparar o efeito do envio de mensagens de texto por telefonia móvel versus a assistência usual, em hipertensos com acompanhamento ambulatorial. Métodos O estudo será realizado no ambulatório da Unidade de Hipertensão da Disciplina de Nefrologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em duas fases. Na fase 1, será realizado estudo exploratório, transversal para avaliar o controle e a adesão ao tratamento em uma amostra aleatória de 253 hipertensos. Os critérios de inclusão são: idade >18 anos, diagnóstico de hipertensão arterial, apresentar escore no Mini Exame do Estado Mental compatível com a escolaridade e aceitar participar do estudo. Os critérios de exclusão na fase 1 são: hipertensão secundária e gestantes. Na fase 2 será realizado um ensaio clínico randomizado para avaliar o efeito do envio de mensagens de texto por telefonia móvel com os hipertensos com pressão arterial não controlada e excluídos aqueles com idade >65 anos, pressão arterial sistólica >180 mmHg e/ou diastólica >110 mmHg, taxa de filtração glomerular <30 ml/min e Índice de Massa Corporal >40 Kg/m². Os hipertensos serão alocados de maneira randomizada em dois grupos (estudo e controle) com 114 participantes em cada grupo. Os hipertensos do grupo estudo irão receber mensagens de texto, tipo SMS, com orientações sobre a doença e tratamento, duas vezes por semana e durante 10 semanas. Os hipertensos alocados no grupo controle receberão os cuidados usuais já realizados na instituição, inclusive panfleto educativo sobre a doença e tratamento. Será realizada entrevista para coleta dos dados biopsicossociais; hábitos e estilos de vida; comorbidades; e medicamentos em uso. Serão coletados ainda, dados antropométricos, exames laboratoriais e medidas da pressão arterial de consultório com aparelho automático validado. Os hipertensos da fase 2, serão avaliados novamente ao final de 10 semanas, inclusive com Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial. Em todos hipertensos da proposta, a adesão ao tratamento medicamentoso anti-hipertensivo será avaliada de maneira direta, através da análise de material biológico (urina) com a técnica da cromatografia líquida de alta eficiência associada à espectrometria de massa; e de forma indireta pela Escala de Adesão Terapêutica de Oito Itens de Morisky (MMAS-8). A proposta foi aprovada por Comitê de Ética e todos que concordarem participar irão assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados serão analisados com teste Qui-quadrado ou teste exato de Fisher. As médias serão comparadas com testes paramétricos (teste t-Student). O nível de significância será de p<0,05.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angela Maria Moraes

Engenharias

Engenharia Química
  • engenharia tecidual: desenvolvimento de biomateriais poliméricos bioativos associados a células-tronco mesenquimais para a terapia de lesões osteocondrais
  • Um dos grandes desafios da atualidade é prover meios e materiais apropriados para o reparo e a substituição de órgãos e tecidos lesionados ou não funcionais, sendo esta temática de natureza essencialmente multidisciplinar. Percebe-se claramente um apreciável aumento da demanda de técnicas e biomateriais apropriados para este fim, tanto em decorrência de melhorias nas abordagens terapêuticas, que levaram a uma drástica evolução da medicina nos últimos 50 anos, quanto devido ao aumento da expectativa média da vida humana, que aumentou em mais de 10 anos no mesmo período globalmente. Assim, estratégias e materiais que possam ser empregados, por exemplo, para a terapia de lesões em tecidos moles como pele, cartilagem e mucosas, ou tecidos duros, como ossos, são de grande interesse, particularmente para a população de idosos, que apresenta apreciável susceptibilidade a estas condições. Neste contexto, no presente projeto pretende-se envidar esforços no desenvolvimento e caracterização de novos materiais de uso clínico, sintéticos ou de origem natural, que possam ser empregados de forma isolada ou em conjunto com células e outros agentes bioativos com fins terapêuticos. Em particular, tem-se por meta a produção de materiais aplicáveis na terapia de lesões de tecidos cartilaginosos e ósseos. Assim, um dos objetivos específicos do projeto é a obtenção de hidrogéis injetáveis responsivos a estímulos térmicos (líquidos à temperatura ambiente, mas capazes de gelificar em temperaturas próximas e um pouco inferiores a 37 ºC), pelo uso de polissacarídeos biocompatíveis e biodegradáveis. A produção dos hidrogéis será realizada pela mistura de metilcelulose, goma xantana e carboximetil quitosana, pretendendo-se também realizar a incorporação dos fármacos ácido gálico, dexametasona e diclofenaco de sódio e também de MSCs nas matrizes, com vistas ao aumento do resultado terapêutico, além do fator de diferenciação kartogenina, com o objetivo de promover a obtenção de condrócitos. Como fator de estimulação para a produção de tecidos ósseos, pretende-se incorporar aos hidrogéis hidroxiapatita. Espera-se que os hidrogéis sejam citocompatíveis, estáveis e que apresentem apropriadas interações entre os compostos que os compõem, com poros interconectados de pelo menos 300 µm em diâmetro e desempenho adequado quanto à compressão suportada pela cartilagem normal. Outro objetivo específico do projeto é a obtenção de estruturas condrais macroscópicas viáveis por meio da Biofabricação, visando à terapia de lesões em tecidos cartilaginosos, em uma abordagem inovadora que combinará o desenvolvimento de uma biotinta na qual poderão ser suspensos esferoides teciduais obtidos pelo cultivo de células estromais mesenquimais (MSCs) de modo a obter uma estrutura implantável por bioimpressão 3D estabilizada por uma matriz de polímeros sintéticos biodegradáveis. Abordagens relacionadas a aspectos tradicionais de engenharia, como reologia, geometria e propriedades mecânicas apropriadas, estabilidade dimensional durante a impressão, capacidade de absorção e de degradação na presença de soluções que simulem fluidos fisiológicos serão explorados, assim como aspectos biológicos relativos à biocompatibilidade, manutenção da viabilidade, taxa de proliferação e diferenciação celular em condrócitos (típicos de tecidos cartilaginosos). A matriz a ser impressa terá estrutura e geometria inspiradas na análise de tecidos cartilaginosos descelularizados por meio de extração de material orgânico solúvel pelo uso de tensoativos combinados com CO2 em condições supercríticas. Para a realização desta proposta, conta-se com a infra-estrutura da Faculdade de Engenharia Química da UNICAMP e com a parceria de diversos grupos do país e do exterior, por exemplo, das equipes do Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva (do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), do Prof. Dr. Ibsen Bellini Coimbra (da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP), do Prof. Dr. Paulo de Traso Vieira e Rosa (do Instituto de Química da UNICAMP), do Prof. Dr. Lorenzo Moroni (do Departamento de Regeneração de Tecidos Complexos da Universidade de Maastricht, Maastricht, Holanda) e do Prof. Dr. Daniel Kelly (da Escola de Engenharia do Trinity College, Dublin, Irlanda), além do apoio da empresa R.Crio, que atua na área de preservação de células tronco.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Maria Quintão Lana

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • seleção de gramíneas do gênero paspalum para sistemas agrossilvipastoril: avaliação agronômica, nutricional e cinética ruminal
  • A degradação das pastagens tem sido um grande entrave da bovinocultura de corte, sendo as forrageiras a base da alimentação do rebanho, totalizando 215,2 milhões de cabeças (IBGE, 2016). Assim, é fundamental a busca de técnicas para a pecuária capazes de reduzir os impactos ambientais, tornando-a viável para o produtor. O projeto intitulado por “Seleção de Gramíneas do Gênero Paspalum para Sistemas Agrossilvipastoril: Avaliação agronômica, nutricional e cinética ruminal” tem como objetivo avaliar diferentes acessos da gramínea forrageira do gênero Paspalum, visando à busca de um genótipo mais tolerante à restrição da luminosidade e, que apresente boa capacidade de desempenho produtivo aliado à qualidade nutricional da forragem. O experimento será conduzido em casa de vegetação e no campo experimental da Embrapa Gado de Leite, em Coronel Pacheco, Minas Gerais/Brasil. Serão avaliados 22 acessos da gramínea do gênero Paspalum oriundos do banco ativo de germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste. Será avaliada a taxa de germinação e desenvolvimento dos acessos do gênero Paspalum em casa de vegetação (Fase I). No campo, na fase II, os acessos serão avaliados quanto aos aspectos de desempenho produtivo e qualidade nutricional. E ainda, na Fase III do projeto, será estimada a emissão de gases e cinética de degradação ruminal dos componentes nutricionais dos acessos de gramíneas do gênero Paspalum, selecionados na fase anterior com base na produtividade e qualidade nutricional. Os dados da etapa preliminar (Fase I) serão avaliados por teste de agrupamento de Scott-Knott, admitindo taxa de erro α = 0,05. A fase II será submetida à análise de variância (ANOVA) no delineamento inteiramente ao acaso, em arranjo em parcelas subdivididas. As médias serão comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05). Para as variáveis, será estimada a correlação de Pearson para avaliação da associação entre as respostas. Na fase III, será utilizado o modelo estatístico no delineamento inteiramente ao acaso em arranjo em parcela sub – subdivididas acessos (A) x 2 taxa de luminosidade x 15 tempos de avaliação, com o acesso na parcela, taxa de luminosidade na subparcela e os tempos de avalição na sub-subparcela, com quatro repetições. Para comparação dos acessos e taxa de luminosidade será utilizada a metodologia de Tukey, enquanto, para os tempos de avaliação será feita estimativa de modelo de regressão. Será admitida a taxa de erro α igual a 0,05 e, posterior cálculo do poder do teste será aplicado nos contrastes.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ângela Pawlowski

Outra

Divulgação Científica
  • iii mostra de tecnologia, educação e ciência (iii m-tec) do instituto federal de educação, ciência e tecnologia farroupilha - campus santo ângelo
  • A III Mostra de Tecnologia, Educação e Ciência (M-TEC) é um evento promovido pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Santo Ângelo e ocorrerá durante a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, no mês de outubro de 2019. O evento é destinado à participação de instituições de ensino médio, técnico, superior e pós-graduação da comunidade local (município de Santo Ângelo) e regional (região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul). Em sua primeira edição, o evento foi realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2017 e contou com a apresentação de 115 trabalhos inscritos nas áreas temáticas Ambiente e Saúde, Informação e Comunicação, Recursos Naturais e Interdisciplinar. Os trabalhos foram inscritos mediante a apresentação de um resumo simples, os quais foram avaliados por pares. Os resumos aprovados foram publicados nos anais do evento sob o ISSN 2594-861X. Já em 2018, a II M-TEC contou com a inscrição de aproximadamente 200 trabalhos, dos quais 110 referem-se a trabalhos de estudantes de ensino médio. O evento irá ocorrer nos dias 15 e 16 de outubro do corrente ano, tendo como objetivo oportunizar espaço e tempo para compartilhar trabalhos, estudos e projetos no campo do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, elaborados por estudantes e pesquisadores do IFFar e das instituições de ensino da comunidade local e regional, na forma de exposição, apresentação e discussão. Assim, o evento visa o protagonismo dos estudantes como agentes transformadores da sociedade na qual estão inseridos por meio do compartilhamento dos seus saberes, promovendo a popularização da ciência. Os objetivos específicos da proposta de utilização do apoio financeiro incluem a locação de estrutura para a realização de palestras e mostras culturais durante o evento, e, principalmente, o custeio da participação dos palestrantes.
  • Instituto Federal Farroupilha - RS - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Angela Salomão Macedo Salinet

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • desenvolvimento de sistema de avaliação da circulação encefálica para auxiliar diagnóstico e tratamento de pacientes neurológicos
  • O mecanismo de autorregulação cerebral tem um papel crucial na homeostase encefálica; ele é responsável por manter o fluxo sanguíneo encefálico (FSE) constante apesar da variação da pressão arterial (PA) entre os limites de 60 a 140 mmHg. A constatação desta relação levou a progressos acerca da quantificação da autorregulação, empregando-se técnicas de processamento capazes de extrair informações relativas à interação entre PA e FSE. Ao longo dos últimos 20 anos, um software foi desenvolvido pela Universidade de Leicester (Inglaterra) aos quais contêm as principais técnicas de avaliação da autorregulação cerebral. No entanto, o processamento dos dados é realizado dentro do sistema operacional DOS, sistema obsoleto e incompatível com computadores atuais, impossibilitando a comunicação com os equipamentos médicos e dificultando a implementação de novas técnicas de processamento de sinais fisiológicos. Além disso, a ampla variedade de parâmetros utilizados para o cálculo da autorregulação cerebral faz com que os resultados entres os centros seja divergente. Neste contexto, este projeto visa desenvolver uma plataforma de software inovadora para o monitoramento em tempo real da autorregulação cerebral, bem como investigar mais profundamente como as diferentes configurações dos parâmetros podem afetar o cálculo deste mecanismo. Os resultados deste projeto certamente irão revolucionar o manejo clínico ofertado a pacientes com patologias neurológicas, principalmente na escolha das medidas neuroprotetoras que afetam o fluxo encefálico.
  • Universidade Federal do ABC - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angélica Aparecida Tanus Benatti Alvim

Ciências Sociais Aplicadas

Arquitetura e Urbanismo
  • projetos de urbanização de assentamentos precários e áreas de proteção ambiental: as dimensões da sustentabilidade
  • Na atualidade, a associação entre riscos e vulnerabilidade, quando enfocados na perspectiva da interação entre moradia e áreas de proteção ambiental é emergente. Os processos de produção social dos espaços urbanos no Brasil, muitas vezes dissociados de políticas públicas e projetos de intervenção articulados e includentes, têm potencializado desastres, catástrofes, elevando riscos e as vulnerabilidades nas cidades. Esta pesquisa tem como propósito aprofundar e testar um método de avaliação de projetos de urbanização de assentamentos precários, implementados em áreas protegidas ou ambientalmente vulneráveis, verificando em que medida incorporam as múltiplas dimensões da sustentabilidade. Para tanto, será realizado um inventário dos principais projetos para urbanização de assentamentos precários, localizados em áreas protegidas ou ambientalmente vulneráveis de algumas importantes cidades brasileiras, que possuem características particulares relacionadas à proteção ambiental. Do conjunto de projetos identificados na primeira fase da pesquisa, serão escolhidos alguns com vistas à aplicação do método de avaliação, especialmente aqueles que minimamente contemplem aspectos das dimensões da sustentabilidade, a saber: ambiental, urbana, socioeconômica e político-institucional. A hipótese central que orienta a pesquisa é que os projetos de urbanização de assentamentos precários em áreas ambientalmente vulneráveis, apesar de avanços, apresentam lacunas que não consideram de forma sistêmica, todas as dimensões que envolvem a sustentabilidade ambiental e urbana. Como importante referência para a construção do método, a pesquisa sistematizará alguns projetos implementados na Colombia, com destaque para Bogotá e Medellin. A relevância desta pesquisa, se dá na medida em que se possa identificar tipologias de intervenções para urbanização, que auxiliem na recuperação de áreas ambientalmente vulneráveis situadas em centros urbanos. contribuindo para reduzir a degradação ambiental, e, ao mesmo tempo, os efeitos nocivos relacionados à qualidade de vida das populações de baixa renda residentes nestas localidades. Pretende-se a partir da avaliação destes estudos de caso, extrair importantes lições para a formulação e implementação de projetos de urbanização de assentamentos precários em cidades brasileiras.
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angelica de Oliveira Gomes

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • estudo da interação de diferentes protozoários parasitos com a interface materno-fetal
  • Infecções placentárias são uma importante causa de doença fetal e materna no mundo todo. Além de mediar nutrição e trocas gasosas a placenta também é responsável por prevenir a transmissão vertical de patógenos. Ao mesmo tempo, a placenta deve servir como barreira contra a resposta imunológica materna aos aloantígenos paternos do embrião/feto. Para conseguir esta função, a placenta conta mecanismos de defesa imune inata, tais como a presença de uma barreira placentária composta pelas células trofoblásticas. Além disso, desenvolve um perfil de resposta reguladora capaz de prevenir resposta exacerbada aos antígenos paternos. Entretanto, uma resposta de perfil regulador não é adequada para o controle de várias infecções parasitárias. Desta forma, alguns parasitos são capazes de vencer a barreira placentária e estabelecer infecção da placenta, muitas vezes ocasionando em transmissão vertical da infecção. Dentre os parasitos que conseguem infectar a placenta, existe variações de relação parasito-hospedeiro, principalmente com relação à chances de se estabelecer uma infecção congênita. Alguns parasitos (ex. T. gondii) apresentam altas chances de transmissão vertical, enquanto outros apresentam chances moderadas (ex. T. cruzi) ou raras (L. infantum). Desta forma, hipotetizamos que as variações nas chances de transmissão congênita estejam associadas aos diferentes aspectos da relação parasito-hospedeiro. Assim, o objetivo do presente estudo é avaliar as várias formas de interação de diferentes parasitos com a interface materno-fetal. Para isso, será construído um modelo de estudo in vitro, no qual vilos placentários serão coletados de placentas provenientes de gestação a termo, sem complicações. As explantes de placenta serão cultivadas e infectados com taquizoítas de T. gondii, formas tripomastigotas de T. cruzi e formas promastigotas de L. infantum. Alternativamente, culturas controle serão mantidas sem infecção. Será estabelecida uma cinética de infecção de 24, 48 e 72 horas e após estes períodos sobrenadantes de cultura serão coletados para avaliação do perfil de citocinas secretadas. Além disso, explantes de placenta serão coletados e processados para microscopia de luz e eletrônica para avaliação da localização dos parasitos e integridade da barreira placentária. Por fim, explantes serão coletados para avaliação de carga parasitária usando método de PCR ou ainda serão processados para reação de western blotting para avaliação de proteínas da lâmina basal, assim como proteínas de sinalização intracelular. Como base no estudo proposto esperamos entender quais os principais mecanismos que diferem a infecções congênitas de alta prevalência das infecções de ocorrência moderada ou rara.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Angelica Maria Penteado Martins Dias

Ciências Biológicas

Zoologia
  • inct dos hymenoptera parasitóides
  • O INCT-HYMPAR continuará sendo um centro de investigação e gestão da biodiversidade brasileira, idealizado para apoiar os esforços para o seu conhecimento e promover a sua sustentabilidade. O Instituto trabalhará sob a premissa de que a melhor maneira para conservar a biodiversidade é estudá-la, valorizá-la e aproveitar as oportunidades que esta oferece para melhorar a qualidade de vida do homem. Será uma organização que envolverá universidades, empresas, institutos de pesquisa e outras entidades públicas e privadas nacionais e internacionais.Seu trabalho se relacionará principalmente a inventários e monitoramento ambiental utilizando espécies de Hymenoptera parasitoides dos ecossistemas de mata atlântica, cerrado, amazonia, caatinga, pantanal e agroecossistemas; conservação com finalidade de proteção e uso sustentável da biodiversidade pelo setor público e privado; comunicação e educação, disseminando informação e conhecimento da biodiversidade em diferentes segmentos da sociedade, mediante projetos de extensão que buscarão fortalecer o componente ambiental de ações e decisões da população; bioinformática , desenvolvendo e aplicando ferramentas para apoiar os processos de geração, administração, análise e disseminação de dados sobre a biodiversidade, disponiveis em bancos de dados; bioprospecção, buscandoo uso sustentável e aplicação comercial dos recursos da biodiversidade, por meio de convênios de investigação para a busca de espécies bioindicadoras, de importância para o controle biológico, substâncias químicas, genes, que possam ser utilizados principalmente pelo setor agrícola. Em sua primeira versão, esse INCT foi uma iniciativa de um grupo de pesquisadores atuando na região sudeste brasileira. Nesta nova proposta, vários novos grupos nacionais e internacionais foram incluídos, conferindo ao INCT uma característica mais integrativa para ampliar o conhecimento da biodiversidade, dos mecanismos de conservação e o desenvolvimento sustentável, além da formação de recursos humanos. Nessa integração buscaremos aplicar o conhecimento científico da biodiversidade a atividades educacionais e econômicas como a agricultura e ecoturismo e o desenvolvimento de mecanismos de prestação de serviços ambientais.Nesta nova proposta são incluídos estudos em outras áreas da America do Sul, Das instituições brasileiras participantes, cinco deverão incluir coleções de Hymenoptera parasitoides; três em fase adiantada de informatização. Muitas espécies desconhecidas continuarão sendo descobertas e descritas a partir de novas amostragens em áreas endêmicas e vulneráveis, nunca pesquisadas antes sobre esse assunto. Haverá continuidade, do estudo da dinâmica estacional de espécies de insetos fitófagos e parasitoides abrangendo, regiões de diferentes altitudes. A investigação em regiões de elevada altitude de Mata Atlântica tem revelado, como esperado, a constatação de que nelas existe fauna bem menos comum em relação a áreas de altitudes mais baixas.Devido a parcerias estabelecidas com outras instituições brasileiras, houve expansão das atividades do INCT para as regiões Centro-Oeste (Universidade Católica Dom Bosco - áreas de cerrado, Pantanal e agroecossistemas), Nordeste (Universidade Estadual de Feira de Santana e Embrapa Meio Norte – áreas de caatinga; Embrapa Semiárido, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Alagoas, Embrapa Agroindústria Tropical - agroecossistemas), Norte (Embrapa Acre – área de floresta amazônica) e Sul (Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, EMATER, Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Federalde Pelotas, Embrapa Uva e Vinho – agroecossistemas). Essas novas parcerias incluem colaboração com alguns pesquisadores que tiveram a sua formação acadêmica no âmbito do INCT –HYMPAR /Sudeste.Daremos continuidade à compilação do conhecimento sobre relações entre aranhas e himenópteros parasitoides no Brasil. Trata-se de uma linha de pesquisa totalmente nova no Brasil, já que até a criação do instituto todos os estudos a respeito de interações entre aranhas e parasitoides, incluindo manipulação comportamental, haviam sido feitos no exterior. Sistemas integrados de produção agrícola tem aumentado significativamente sua inclusão no cenário produtivo brasileiro. Com esses sistemas é possível restabelecer serviços ambientais que haviam sido perdidos nos sistemas de produção convencionais, baseados em monoculturas. Os estudos do INCT têm mostrado de que maneira o controle de pragas pode ocorrer em sistemas integrados, identificando organismos-chaves nesses processosNesta nova proposta continuaremos integrando as atividades do INCT a grupos internacionais de pesquisa, disponibilizando, nos diferentes meios de divulgação, os resultados obtidos em pesquisa, ensino e extensão. Continuaremos também aproximando as atividades acadêmicas da comunidade em geral, integrando pesquisa e educação. Haverá uma maior colaboração com pesquisadores de instituições estrangeiras propiciando a conclusão de vários manuscritos submetidos e a troca de informações, visando a implementação de projetos futuros de colaboração. Os serviços ambientais em sistemas agroflorestais terão continuidade, com a participação na capacitação de pesquisadores entomologistas do Brasil e da África em controle biológico, com instalação de biofábricas com o objetivo de fornecer insetos para o controle de pragas de milho em substituição a agroquímicos. A capacitação para estrangeiros será ampliada, com a inclusão de pelo menos uma universidade do Peru, com estudantes e pesquisadores dispostos a se especializar no conhecimento dos Hymenoptera parasitoides.Serão desenvolvidos novos protocolos para trabalhos de campo e laboratório, incluindo estudos de sequenciamento genético.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 26/11/2016-30/11/2022
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Angélica Salatino de Oliveira

Ciências Biológicas

Genética
  • identificação de possíveis biomarcadores associados ao tdah em crianças e adolescentes: mirnas e microbiota intestinal.
  • O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos mentais mais comuns na infância e adolescência, caracterizado por sintomas de desatenção, impulsividade e hiperatividade. A prevalência do TDAH foi estimada em torno de 5% das crianças em idade escolar ao redor do mundo. Apesar do curso clínico desta patologia ser bastante complexo, frequentemente os sintomas persistem ao longo da vida, sugerindo que o TDAH seja uma doença crônica do desenvolvimento. O principal tratamento é farmacológico, com uso do metilfenidato. Apesar de inúmeros estudos, a etiologia desse transtorno ainda não foi totalmente esclarecida. Sugere-se que o TDAH seja determinado por muitos fatores genéticos e ambientais que interagem entre si de uma forma altamente complexa. A herdabilidade estimada do TDAH é de 74%, sendo uma das mais altas em relação a outros transtornos psiquiátricos. Tem se tornado cada vez mais consensual na comunidade científica a necessidade de encontrar biomarcadores que poderiam ser utilizados na psiquiatria para aumentar a confiabilidade do diagnóstico clínico, prever o desenvolvimento de transtornos e/ou auxiliar nas decisões do melhor tratamento. Para isso, biomarcadores e medidas objetivas de psicopatologia que diferenciem saúde e doença ou que diferenciem uma doença de outra precisam ser encontradas. Os microRNAs (miRNAs), os quais são reguladores importantes da expressão gênica, formam um grupo de possíveis candidatos a biomarcadores associados ao TDAH. Estudos apontam que o papel dos miRNAs parece ser crucial no TDAH não somente pela modulação da expressão de genes já associados ao transtorno, mas também pelo efeito de variantes genéticas nos genes de miRNAs que podem acarretar seu desequilíbrio. Outro possível biomarcador que ainda é pouco explorado na literatura é a microbiota intestinal (MI). Diversas evidências têm mostrado que a MI influencia o funcionamento cerebral e comportamento através do eixo microbiota-intestino-cérebro e, portanto, a desregulação na flora intestinal pode estar ligada a diferentes doenças psiquiátricas, incluindo o TDAH. O objetivo principal desse projeto é investigar possíveis biomarcadores específicos do TDAH através das análises de expressão de miRNAs em sangue periférico e da microbiota intestinal em uma amostra brasileira de crianças e adolescentes.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022