Projetos de Pesquisa

 

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Ana Paula Pires dos Santos

Ciências da Saúde

Odontologia
  • núcleo uerj de odontologia baseada em evidência: produção de conhecimento e divulgação científica
  • Várias barreiras dificultam a prática clínica baseada em evidência científica. Em geral, as informações científicas encontram-se espalhadas em publicações especializadas às quais os profissionais de saúde não têm fácil acesso e/ou estão disponíveis em livros e diretrizes clínicas que, frequentemente, encontram-se desatualizados. Além disso, poucos profissionais possuem treinamento adequado para ler e avaliar criticamente estudos científicos. Revisões sistemáticas e meta-análises são recursos importantes para facilitar a prática odontológica baseada em evidência científica, uma vez que sumarizam e avaliam criticamente os resultados de estudos primários sobre um determinado tema e fornecem uma indicação da qualidade da evidência científica disponível. O presente projeto tem por objetivo promover a consolidação, na Faculdade de Odontologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FO-UERJ), de um núcleo de pesquisa em que participem discentes e docentes de diversas especialidades, voltado para a produção de revisões sistemáticas e meta-análises e para a difusão de conhecimento tanto para profissionais de saúde como para a população em geral.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Paula Rebellato

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • avaliação mineral em alimentos ultraprocessados e estimativa da bioacessibilidade
  • Atualmente, o consumo de alimentos processados tem aumentado constantemente, principalmente pela falta de tempo do consumidor em preparar sua própria refeição. No entanto, somente através de uma alimentação adequada ocorre a obtenção dos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Os minerais estão presentes nos alimentos e são fundamentais no desenvolvimento das funções metabólicas, como oxigenação celular, mineralização óssea, síntese proteica e hormonal, transmissão de impulsos nervosos, entre outras. Porém, a carência destes nutrientes podem acarretar anemia ferropriva, perda de memória, ossos fracos, retardo de crescimento, entre outras. Portanto, a ingestão de alimentos que ajudem a suprir as necessidade destes nutrientes, são de grande importância. O consumo de carnes in natura, tanto suína quanto bovina, são considerados boa fonte de nutrientes e minerais, como ferro (Fe), cálcio (Ca), zinco (Zn) e magnésio (Mg). No entanto, alimentos ultraprocessados, como frios e embutidos, são amplamente consumidos. Dados relatam que estes alimentos estão presente em aproximadamente 70% dos lares brasileiros e registros apontam crescimento no consumo. Nesse contexto, o projeto de pesquisa visa avaliar o teor dos minerais (ferro, cálcio, potássio, zinco e magnésio) em amostras comerciais de linguiças, salsichas, presuntos e hambúrguer. Além disso, avaliar a bioacessibilidade destes minerais, com exceção do potássio, através do ensaio de diálise, a fim de estimar a quantidade disponível destes minerais que poderão ser aproveitados pelo organismo humano, quando consumidos. Para tanto, as amostras serão mineralizadas em bloco digestor por via úmida e posterior determinação dos minerais, total e dialisado, por Espectrometria de Absorção Atômica com chama. Os dados obtidos poderão contribuir com informações relevantes sobre a composição Fe, Ca, Zn, K e Mg e disponibilidade de Fe, Ca, Zn e Mg, quando alimentos (linguiça, presunto, salsicha e hambúrguer) são consumidos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Paula Santana Coelho Almeida

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • modelos de inteligência artificial para predição de uso inadequado, reutilização e mortalidade entre usuários de serviços de pronto atendimento: instrumento para o planejamento da rede de atenção à saúde.
  • A organização nos serviços de saúde em rede guarda uma relação intrínseca com os objetivos da universalidade, equidade e integralidade. Nesse contexto, os serviços de urgência e emergência são fundamentais, funcionando com porta de entrada para o sistema. Entretanto, apresentam dificuldade para seu funcionamento, destacando-se a superlotação dos serviços, a qual pode ser explicada, em boa medida, pelo uso inadequado do serviço e reutilização frequente por parte de usuários. Apesar do conhecimento dessa situação, as informações sobre a temática são escassas no Brasil, especialmente relacionada ao acompanhamento longitudinal dos usuários. Assim, este projeto objetiva avaliar a performance preditiva de diferentes algoritmos de machine learning para estimar o uso inapropriado dos serviços de emergência, mortalidade e reutilização dos serviços de emergência. Para isso, será realizado um estudo no município de Vitória-ES com 1.285 usuários do Pronto Atendimento da Praia do Suá. Quantificar e predizer esses eventos pode auxiliar na elaboração de estratégias de priorização de casos, no direcionamento para adoção de manejo clínico mais ampliado nos indivíduos com maior risco de desenvolvimento desses desfechos, além de ser útil para a organização do sistema de saúde. Espera-se com este estudo contribuir para a adoção de inovações em saúde que possam melhorar a efetividade do sistema, otimização de recursos e prevenção de eventos adversos para a população.
  • Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Paula Santos de Melo Fiori

Tecnologias

Biodiversidade e Recursos Naturais
  • feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sendo sua primeira capital e é a cidade onde nasceu Manuel Deodoro da Fonseca, militar do exército Brasileiro com a patente de Marechal e posteriormente proclamador da República e primeiro presidente do Brasil. Também Conhecida também por seu potencial turístico, suas construções de valor histórico, igrejas, casas e outras edificações antigas. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, está em torno de 51 364 habitantes, sendo a 11° (décima primeira) cidade mais populosa do estado . Assim como o litoral brasileiro, a zona costeira deodorense abriga uma diversidade vital e de alta relevância ambiental. É, portanto, constituída de diversos ecossistemas interdependentes e alternasse entre restingas, manguezais, remanescentes de Mata Atlântica, recifes de coral, praias (Prainha, Praia do Saco da Pedra e Praia do Francês), estuários e lagunas. Além de patrimônio natural, o município contribui significativamente para o desenvolvimento do estado sendo um dos que mais cresce economicamente e contribui com o PIB do estado . Apesar de tão rica e importante para o desenvolvimento do estado de Alagoas, o município de Marechal Deodoro apresenta vários pontos que conferem para elevado índice de vulnerabilidade (IDH = 0,642). enfatizando a necessidade de proposta que possam contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico de sua população . Em agosto de 1995, O Campus Marechal Deodoro iniciou suas atividades na conhecida “Terra dos Marechais”, então como Unidade Descentralizada (Uned) da antiga Escola Técnica Federal, que em 1999 foi transformada em Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica). Em 2008, o governo federal transformou o Cefet na rede de Institutos Federais. Hoje, o IFAL - Campus Marechal Deodoro oferece os cursos técnicos integrados de Meio Ambiente e Guia de Turismo, além do curso técnicos na modalidade: Proeja. No mesmo ano, foram iniciadas a oferta do curso Tecnologia em Gestão Ambiental. Em 2014, a pós-graduação em Educação e Meio Ambiente, sendo em 2016 iniciada a primeira turma do Programa de Pós-Graduação strictu sensu, a nível mestrado em Tecnologias Ambientais. Aliando o perfil do munícipio, com as carreiras ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro (IFAL – MD), este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento de uma Feira de Ciências Ambientais, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro, além de desenvolver um pensamento crítico sobre os problemas ambientais da região onde o município está inserido, ampliados estes para uma a esfera global, buscando desta forma a formação de profissionais com pensamento crítico e preparados para buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • 04/02/2020-31/01/2021
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Ana Paula Santos de Melo Fiori

Outra

Ciências Ambientais
  • feira de ciencias ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Apesar de tão rica e importante para o desenvolvimento do estado de Alagoas, o município de Marechal Deodoro apresenta vários pontos que conferem para grande índice de vulnerabilidade socioambiental. Tais fatos evidenciam a vulnerabilidade da população do município em questão e enfatiza a necessidade de proposta que possam contribuir com o desenvolvimento social e tecnológico da comunidade em questão. Desta forma, desenvolveu-se uma proposta para desenvolvimento de uma feira de ciências ambientais, na esfera municipal, de forma a possibilitar despertar dos estudantes do ensino médio para as carreiras ambientais ofertadas pelo Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal Deodoro existentes a serem inclusas nos próximos anos.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
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Ana Paula Serrata Malfitano

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • as dimensões coletivas das ações em terapia ocupacional
  • Apresenta-se o projeto “As dimensões coletivas das ações em Terapia Ocupacional”, como decorrência da Bolsa de Pesquisa no Exterior, sob a mesma temática, em desenvolvimento em parceria com a Griffith University, Austrália. O projeto insere-se no campo de investigação da Terapia Ocupacional Social e decorre de projetos de pesquisa realizados anteriormente os quais apontam a dimensão de ações profissionais voltadas para coletivos como um campo que demanda maiores aprofundamentos e desenvolvimentos teóricos. Propõe-se estudar as bases epistemológicas da ação coletiva na intervenção em terapia ocupacional, tendo como objeto as experiências da terapia ocupacional social brasileira e de práticas na Austrália e no Canadá. Para tanto, são planejadas as seguintes etapas: a) realização de uma revisão bibliográfica; b) análise das experiências em Terapia Ocupacional Social desenvolvidas no Brasil; c) entrevistas com terapeutas ocupacionais na Austrália; d) entrevistas com terapeutas ocupacionais no Canadá, em ambos países com quem está envolvido em práticas comunitárias e sociais; e) levantamento de categorias analíticas. Espera-se contribuir com a discussão de ações profissionais voltadas para o cuidado coletivo, bem como aprofundar parcerias acadêmicas para a área de terapia ocupacional brasileira no âmbito internacional.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Paula Trovatti Uetanabaro

Ciências Agrárias

Agronomia
  • centro de pesquisa e cultivo de cogumelos comestíveis: casa de cogumelo
  • Os fungos comestíveis, popularmente conhecidos como cogumelos, são fontes ricas em nutrientes e compostos com propriedades medicinais. Além disso, têm a capacidade de crescer em resíduos lignocelulósicos resultantes do processamento da agroindústria. Entretanto, pouco ainda conhecemos sobre a nossa potencialidade de cogumelos comestíveis nos biomas brasileiros. Diante disso, a proposta desse projeto é de se estruturar um espaço na Universidade Estadual de Santa Cruz (Ihéus/BA) para o preparo de material e cultivo de cogumelos que já existam no mercado, e especialmente, verificar o potencial daqueles já isolados de biomas da Bahia e mantidos em Coleção de Culturas de Microrganismos da Bahia. Considerando o potencial agroindustrial da região de Ilhéus, será também avaliado o potencial de resíduo agroindustriais gerados na região, tais como a casca de cacau, suplementado com farelos diversos como substrato. Inicialmente o cogumelo a ser utilizado para o cultivo será o Pleurotus sp., cogumelo comumente conhecido como shimeji e conhecido pela sua rusticidade e facilidade de adaptação. Posteriormente, outros tipos de cogumelos comestíveis passarão por esta seleção. Para isso serão preparadas sementes à base de grãos de trigo, ou pela metodologia de formação de estacas, que serão posteriormente inoculadas em sacos contendo 150 g do substrato previamente triturados em diferentes tamanhos com umidades diferentes. Acompanhando a colonização e o crescimento dos cogumelhos, após o aparecimento do corpo de frutificação e coleta, cada cogumelo será avaliado com relação ao diâmetro do píleo e quanto à composição bioquímica (gordura, carboidratos, fibras, cinzas, proteína, compostos fenólicos e calorias). O desempenho da produção será avaliado através da determinação da eficiência biológica, da taxa de produtividade, da percentagem de produtividade e da perda de matéria orgânica do substrato. Este projeto objetiva também a formação de profissionais especializados dentro e fora da academia; a cooperação e a transferência de tecnologia alcançada para o cultivo de cogumelos adaptados às condições edafoclimáricas de Ilhéus e região para os produtores parceiros da Associação de Moradores e Agricultores do Rio de Engenho e Adjacências (AMAREA). Importante salientar que a Broto Incubadora de Biotecnologia (Incubadora UEFS/UESC) fará o acompanhamento da formulação do Plano de Negócios desta associação com relação aos cogumelos produzidos. Assim, por se tratar de um tema de pesquisa com (1) potencial de descoberta de novas linhagens de cogumelos comestíveis para o mercado; (2) formação de recursos humanos em pesquisa aplicada;(3) aproveitamento de resíduos agroindutriais; (4) produção de um alimento nutritivo, entretanto ainda pouco conhecido pela população em geral, mas já de grande aceitação e procura na região por consumidores com estilo de vida mais natural e saudável; (5) transferência de tecnologia no modelo universidade – incubadora – pequenos produtores; acreditamos que esta proposta possa também servir de incentivo para mais pesquisas aplicadas e interação com a comunidade.
  • Universidade Estadual de Santa Cruz - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Paula Turrioni Hidalgo

Ciências da Saúde

Odontologia
  • uso da fototerapia e de células-tronco de dentes decíduos e permanentes para o reparo pulpar
  • Novas técnicas focando o reparo tecidual têm sido sugeridas ao longo dos anos, com destaque para o uso de células-tronco e da fototerapia, entretanto muitas são as lacunas relativas à padronização de uma técnica efetiva para o reparo do tecido pulpar. Deste modo, o presente projeto possui 2 objetivos focados na avaliação da utilização de células-tronco e da fototerapia para o reparo pulpar: Objetivo 1, avaliar a modulação inflamatória do LED vermelho e infravermelho sobre células pulpares de dentes decíduos in vitro: as células serão obtidas de dentes hígidos esfoliados e cultivadas em placas de cultura. Após 24 horas, será realizada a indução da produção de mediadores inflamatórios pela aplicação de LPS (10µg/mL de meio de cultura). Logo após, as células serão irradiadas uma única vez (630 nm e 850 nm, 40 mW/cm2 e 80 mW/cm2) nas doses de 4 J/cm2, 15 J/cm2 e 30 J/cm2. Serao realizados os testes de viabilidade celular (MTT, Trypan Blue), quantificação de óxido nítrico (reagente de Griess), quantificação de espécie reativa de oxigênio (sonda DCFH-DA), qPCR de enzimas antioxidantes e citometria de fluxo para metabolismo celular, morte celular e espécie reativa de oxigênio. Todas as avaliações serão realizadas 24 horas após a irradiação. Objetivo 2, avaliar métodos laboratoriais para obtenção e diferenciação neuronal/adipogênica/odontogênica de células-tronco de dentes decíduos: dentes decíduos esfoliados e terceiros molares extraídos serão obtidos, o tecido pulpar será dividido ao meio, sendo cada fragmento submetido a técnica de explante ou digestão enzimática para obtenção de células-tronco. As passagens #3,#8 e #15 serão avaliadas. As células serão caracterizadas por Imunofluorescência e citometria de fluxo, com marcadores específicos de células-tronco, neuronais, adipogênicas e odontoblastóides, antes e após a diferenciação neural, adipogênicas e odontogênica. Além disso, o teste de proliferação celular (MTT) será utilizado após 5 dias de cultura de cada passagem citada. Para os dois estudos, testes estatísticos serão selecionados em função do tipo de variável resposta e das características do conjunto de dados de cada uma delas. As inferências estatísticas serão baseadas no nível de significância de 5%.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Regina Noto

Ciências Humanas

Psicologia
  • prevenção de riscos baseada em mindfulness para populações jovens em contextos educacionais
  • Introdução: Mindfulness é uma habilidade de atenção plena ao momento presente, podendo ser aprimorada com práticas de meditação. Na área de saúde, as práticas são frequentemente ensinadas em grupo, por meio de protocolos estruturados. Embora com resultados comprovados para promoção de bem-estar, redução de estresse para população geral e prevenção de recaídas entre pacientes dependentes de álcool e outras drogas, faltam estudos sobre intervenções baseadas em Mindfulness voltadas prevenção de riscos entre populações jovens. O MBSR-T é um dos principais protocolos para manejo de estresse para adolescentes, mas ainda não avaliado no Brasil. Objetivo: Analisar a viabilidade do MBSR-T e adaptações necessárias para prevenção de comportamentos de risco entre adolescentes e jovens adultos em contextos educacionais brasileiros. Métodos: O estudo será baseado em métodos mistos, realizado em cerca de 10 contextos educacionais de diferentes localidades e características. Em cada contexto educacional, serão ofertados aos estudantes grupos de 8 semanas de treinamento em MBSR-T. Serão analisados os seguintes indicadores de viabilidade: aceitação, demanda, implementação e adaptação; por meio de entrevistas, grupos focais, análise de diário de campo, realizados com os usuários e profissionais dos serviços. Também serão aplicados escalas e questionários com estudantes antes e após a intervenção. O plano de análise de dados qualitativos utilizará análise de conteúdo, e de dados quantitativos utilizará análise descritiva para caracterização da amostra, além de testes de associação, análise de resíduos e de correspondência para traçar perfil dos participantes que aderirem ao programa de MBSR-T. Os resultados obtidos serão utilizados para subsidiar um subsequente ensaio clínico randomizado controlado.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Rita de Araujo Nogueira

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • análise exploratória de proteômica e minerais em tecido, fluido ruminal e fezes de bovinos da raça nelore (bos taurus indicus) visando associação com microbiomas do rúmen e intestino
  • A ciência caminha para a realização de estudos interdisciplinares que levem a resultados mais amplos, relacionados ao mecanismo de funcionamento dos organismos vivos e seus complexos processos metabólicos. Nesse sentido, o estudo metagenômico apresenta-se promissor por potencializar resultados obtidos individualmente, relacionados à expressão gênica, isoformas e novas transcrições no que diz respeito ao transcriptoma. Recentemente introduzido em pesquisas agronômicas, esta proposta está voltada à aplicação do estudo metagenômico em bovinos. Os ruminantes apresentam um sistema digestivo bastante complexo quando comparado a outros animais. Além da capacidade de regurgitar o alimento para aumentar a eficiência alimentar, possuem característica sobressalente que é a composição do rúmen assistida por um microbioma que contém bactérias, fungos e protozoários, capazes de promover a hidrólise de proteínas, lipídeos e carboidratos (incluindo a celulose). Visando o fornecimento de dados fenotípicos confiáveis para a construção de um banco de dados em conjunto com outras pesquisas em desenvolvimento na Embrapa, que envolvem o sequenciamento de DNA, RNA e microRNA dos microbiomas encontrados no rúmen e intestino de animais da raça Nelore (Bos indicus), serão desenvolvidos procedimentos para o preparo das amostras de análises proteômicas e minerais, os quais desempenham papel fundamental no crescimento e desenvolvimento saudável dos animais, e estão envolvidos em praticamente todas as vias metabólicas de seu organismo. Com o emprego de ferramentas de bioinformática, serão propostas possíveis vias metabólicas relacionadas às diferentes metaloproteínas avaliadas.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Ruth Moresco Miranda

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • a fonologia e a ortografia em dados de escrita inicial
  • O presente projeto de investigação pretende dar continuidade a uma trajetória de pesquisa sobre aquisição da escrita que teve seu início em 2001 e tem o objetivo central de produzir uma análise linguística dos dados de escrita inicial. Em mais de 16 anos de investigação sobre a escrita de crianças, especialmente a partir de análises que contemplam a ortografia em suas possíveis relações com a fonologia, temos visado ao desenvolvimento de pesquisa cujo foco recai sobre os erros (orto)gráficos e sobre a busca de interpretações que nos permitam tanto compreender as hipóteses das crianças como analisar a emergência do conhecimento linguístico, sobretudo o fonológico, que subsidia as escolhas gráficas feitas por elas. Nosso intuito é o de responder a uma questão central: quais são os conhecimentos, fonológicos e/ou ortográficos, mobilizados pelas crianças quando elas começam a registrar a segunda articulação da linguagem, assim que compreendem o princípio do sistema alfabético de escrita que estão a adquirir. Entendemos que a resposta a esta questão oferece subsídios para a discussão de questões relacionadas ao conhecimento fonológico das crianças e é fundamental para a definição de categorias capazes de elucidarem a natureza dos erros produzidos durante o desenvolvimento da linguagem escrita, as quais são essenciais para a ação didática de professores. O investimento que temos feito na definição de categorias para classificação e interpretação dos erros produzidos nas escritas dos anos iniciais tem permitido, assim, uma reflexão sobre a natureza dos erros. Saber se são motivados por dificuldades inerentes ao sistema ortográfico ou por aquelas relacionadas a aspectos da fonética e da fonologia da língua é um dos primeiros passos para que possamos aprofundar nossas investigações sobre essa complexa tarefa que se impõe à criança e que consiste na compreensão de um sistema de escrita como o alfabético. Consideramos ser este um momento ímpar, à medida que possibilita, ao pesquisador, a construção de hipóteses interpretativas acerca da forma como o conhecimento fonológico é recuperado pelos aprendizes durante a aquisição da escrita, ao mesmo tempo em que é, inexoravelmente, afetado por ela. Com o intuito de ampliar o escopo de nossas investigações, a proposta deste projeto desdobra-se em três frentes de trabalho: i) análise panorâmica do penúltimo estrato do BATALE com base no conjuntos de categorias propostas, as quais organizam os erros em dois grandes grupos: erros relacionados à fonologia; erros relacionados às complexidades do sistema ortográfico; ii) comparação entre os dados de escrita espontânea e de escrita controlada; iii) estudo específico sobre grafias das soantes palatais, tomado como exemplo de emergência do conhecimento fonológico na escrita inicial; iv) finalização do SISTEMA VESTÍGIOS que permitirá o compartilhamento do BATALE (Banco de Textos sobre Aquisição da Linguagem Escrita) com a comunidade científica.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Silvia Pavani Lemos

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • grupos de encontro do trabalho (grt) como estratégia de educação permanente em saúde: estudo com trabalhadores do sistema único de saúde (sus)
  • O presente projeto visa analisar a ferramenta ergológica “Grupos de Encontro do Trabalho (GRT) ” como estratégia para a Educação Permanente de profissionais da saúde atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) do Distrito Federal. A investigação, de abordagem qualitativa teórico-conceitual e de intervenção, será realizada com trabalhadores atuantes no Hospital Universitário de Brasília (HUB) e na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Distrito Federal. A coleta de dados dar-se-á por meio de estudo documental, observação do trabalho, entrevistas semiestruturadas e grupos de trabalhadores. Os dados serão transcritos, sistematizados, categorizados e analisados utilizando-se a análise de conteúdo temática, e embasados pelo referencial teórico da ergologia, de origem francesa. A ênfase conceitual dar-se-á nos estudos sobre atividade de trabalho, ergoformação e o Dispositivo Dinâmico de Três Polos (DD3P), em diálogo com a literatura científica sobre Educação Permanente em Saúde. A partir dos achados, espera-se contribuir para a qualificação de ações de educação permanente para trabalhadores nos serviços de saúde, de forma a propiciar avanços para um agir em competência e construção coletiva do saber no (e para) o trabalho.
  • Fundação Oswaldo Cruz - DF - Brasil
  • 04/07/2019-28/02/2022
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Ana Sílvia Rocha Ipiranga

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • o organizar de práticas científicas biotecnológicas à luz da história da gestão
  • Esta pesquisa articula os estudos prévios da virada histórica (Historic turn) na Administração e nos Estudos Organizacionais e das abordagens da Actor Network Theory (ANT) e, mais especificamente, da ANTi-History. Tendo como base estas abordagens e considerando o contexto dos laboratórios da Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), esta pesquisa tem como objetivo resgatar as tramas históricas do socio-past no organizar das práticas científicas de translações de produtos e processos biotecnológicos para os mercados. Um conjunto de técnicas e métodos comporão os procedimentos metodológicos, sendo estes orientados pela natureza qualitativa da pesquisa, apoiando-se em uma postura etnográfica de arquivos históricos. O campo empírico da pesquisa terá como fulcro a Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) e os demais atores, como os pesquisadores e cientistas, os laboratórios vinculados, entidades, instituições e empresas adjacentes. Em termos de impactos relevam-se as implicações teóricas interdisciplinares do estudo ao construir pontes entre as áreas da História, dos Estudos Organizacionais e da Administração da Ciência, Tecnologia & Inovação. Em termos práticos e de gestão, sublinham-se os impactos advindos com a reflexão sobre os efeitos da análise histórica das práticas científicas biotecnológicas sob estudo, em relação aos processos: i) de incorporação de novas tecnologias e inovações; ii) do surgimento de novos empreendimentos acadêmicos de base tecnológica; iii) na promoção do desenvolvimento de empresas de base tecnológica na região do semiárido brasileiro. Os resultados serão apresentados na forma de relatórios, dissertações e teses, comunicações em eventos científicos e em artigos prontos para publicações em periódicos científicos.
  • Universidade Estadual do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Silvia Volpi Scott

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • além do centro-sul: por uma história da população colonial nos extremos dos domínios portugueses na américa
  • O projeto que ora se submete ao Edital Universal dá continuidade (fase 4) a projeto integrado e interinstitucional que tem a ambiciosa tarefa de agregar esforços em torno da iniciativa inédita de investigar os regimes demográficos que caracterizaram o passado brasileiro. A iniciativa foi contemplada nas sucessivas edições do Edital Universal e obteve resultados muito positivos, tanto no sentido de ampliar a cobertura dos estudos relativos à demografia histórica brasileira - contribuindo assim para eliminar o desequilíbrio na produção, em termos regionais -, como também sido decisiva para a formação de recursos humanos no campo dos estudos de população em perspectiva histórica. Para mais, é também relevante o papel que tem desempenhado na integração de colegas e alunos, de várias instituições espalhadas pelo país, que apostam em redes colaborativas, constituídas em torno de objetivos comuns. No caso da Demografia Histórica a estratégia das redes colaborativas é fundamental, dada a originalidade desse campo, que exige que toda a exploração e a análise das populações pretéritas sejam precedidas pela coleta, organização e inserção de informações em bancos de dados que transformam o conteúdo de fontes elaboradas com fins não demográficos em informação que possa ser tratada através de métodos e técnicas da Demografia Histórica. Esse é o grande desafio que está por trás desse projeto interinstitucional que reúne, na fase 4, quinze pesquisadores das mais importantes universidades do Brasil e de Portugal e que contribuem, assim, para o avanço da demografia histórica brasileira, bem como para o permanente e profícuo diálogo estabelecido com a História e com outras disciplinas, o que tem caracterizado a Demografia Histórica desde as suas origens. Considerando que o objetivo geral do projeto se mantém nesta proposta para a fase 4, daremos continuidade à tarefa central de discussão dos regimes demográficos, bem como seguiremos apostando na superação dos desequilíbrios nos conhecimentos da história demográfica brasileira, privilegiando as fontes referentes ao período colonial estendido (até 1850). Por fim, deve-se salientar que embora o foco permaneça, na fase 4, na indexação dos registros paroquiais das freguesias/paróquias selecionadas, incluímos a exploração de um novo conjunto de fontes de informação para o período colonial disponíveis desde meados do século XVIII até os inícios do século XIX, composto pelas estatísticas populacionais para o Brasil, produzidas por ordem da Coroa portuguesa entre os meados do século XVIII e primeiras décadas do XIX. Dessa forma, a proposta para a fase 4, além de ampliar o número de freguesias a serem indexadas, bem como incorporar novos colegas que colaboraram na inserção dos dados no NACAOB, software especialmente desenvolvido para essa finalidade, ainda propõe o uso dos mapas estatísticos de população para dar subsídios não apenas para a discussão dos diferentes regimes demográficos que caracterizaram o território brasileiro, como para a elaboração, como produto final, de um livro relativo à história da população brasileira no período em tela.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Suelly Arruda Câmara Cabral

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • consolidando o atlas sonoro das línguas indígenas do brasil
  • O projeto “Consolidando o Atlas Sonoro das línguas Indígenas do Brasil (ASLIB)” tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema aberto de informações linguísticas, sociolinguísticas, históricas e culturais sobre os povos indígenas do Brasil, com vistas : a) à documentação das línguas nativas do Brasil, b) à consolidação de um banco de dados, com originais guardados, preservados e divulgados a partir do Brasil, d) ao protagonismo indígena na construção e manutenção dos dados armazenados de suas respectivas línguas, e) ao uso da plataforma para fins educacionais sobre os povos indígenas do Brasil, no ensino fundamental, intermediário e superior, f) ao uso da plataforma por pesquisadores indígenas ou não indígenas em estudos linguísticos das línguas do Brasil. Seus objetivos específicos são a) a construção de Atlas de línguas indígenas e de dois agrupamentos genéticos – Tupí e Jabutí; b) a associação da documentação e pesquisa linguísticas com os interesses da comunidades falantes dessas línguas em fortalecê-las; d) a divulgação máxima dos resultados da documentação e pesquisa em prol do desenvolvimento do conhecimento das línguas e da preservação e fortalecimento delas. Os dados coletados são tratados e aplicados a um script no programa computacional Praat, recortados, renomeados e salvos em pastas específicas. O tratamento consiste em inserir, por meio do programa Audacity, um intervalo de silêncio entre os dados, bem como manter no arquivo final somente os dados finais a serem recortados. Além de dados lexicais, o ASLIB reúne textos nas línguas documentadas, assim como informações sociolinguísticas, históricas e culturais dos povos falantes das línguas documentadas. O presente projeto se constitui de dois subprojetos: Subprojeto 1: Criação da Plataforma ASLIB e Subprojeto 2: Contribuição ao desenvolvimento de atlas linguísticos das línguas da famílias do tronco Tupí de Rondônia, Mato Grosso do Sul e do Pará, e da família Jabutí. Os dois subprojetos se complementam em busca da consolidação do ASLIB, uma inovação positiva que faz uso de tecnologias computacionais a serviço do armazenamento e preservação de dados das línguas indígenas do Brasil e do ensino aberto a todos. Como ocorre na construção de todo Atlas linguístico de grande porte, o tempo e o número de colaboradores qualificados, assim como apoio institucional são requisitos fundamentais para o desenvolvimento e sucesso das ações planejadas. Nosso compromisso com o Atlas se fortaleceu, alimentado pelos resultados obtidos até o presente e pela associação de novas equipes de outras instituições de ensino e pesquisa do Brasil.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Ana Valéria Machado Mendonça

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • comunicação promotora de saúde: estratégias de enfrentamento de epidemias de ists, hiv/aids e hepatites virais em população jovem.
  • Este projeto de pesquisa destina-se a analisar elementos do cenário de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/aids e das hepatites virais, dirigidos a população jovem, com recorte nos últimos dez anos (2010-2019). Trata-se de uma pesquisa de métodos mistos, com abordagem convergente paralela, em que as investigações qualitativa e quantitativa serão realizadas simultaneamente. A coleta de dados quantitativos será realizada por meio de análise dos dados disponibilizados no Sistema de Notificação e Agravos – SINAN. A coleta de dados qualitativa dar-se-á por meio de oficinas de abordagem, sendo três por região do país. Os municípios em que será desenvolvida a pesquisa de campo englobam Brasília (DF), Paraíba(JP), Manaus (AM), São Paulo (SP) e Porto Alegre(RS). Como resultados esperados, objetiva-se elaborar estratégias e informação, educação e comunicação em saúde voltadas à promoção da saúde e tradução do conhecimento acerca das temáticas de HIV/aids, IST’s e hepatites virais com vistas à promoção da saúde de jovens e adultos.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 02/01/2020-31/01/2023
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Ana Virginia de Almeida Luna

Ciências Humanas

Educação
  • modelagem matemática na educação básica: efeitos de um ensino problematizador sobre violência no contexto escolar
  • O propósito deste projeto é identificar os efeitos dos processos recontextualizadores dos textos de modelagem matemática, sobre violência na escola, de um espaço de formação para professores de matemática para as salas de aula desses profissionais. Os efeitos compreendem as implicações, as práticas, os discursos e ações etc., constituídas pelos sujeitos a partir de uma intervenção discursiva. Tem como aporte teórico os estudos de Bernstein (1998), que demonstra como diferentes discursos das ciências compartilham elementos comuns, que permeiam o campo educacional, criando diferentes modalidades de práticas pedagógicas – as quais se referem ao “contexto social pelo qual se realiza a reprodução e a produção de culturas” (BERNSTEIN, 1998, p. 35). Na perspectiva bernsteiniana, a prática pedagógica não diz respeito apenas a sala de aula, professor-estudante, mas a toda relação social de poder, como por exemplo, pais-filhos. Por meio da recontextualização, o discurso se desloca do seu contexto original de produção para outro contexto, em que é modificado e relacionado com outros discursos e depois é relocado (BERNSTEIN, 1998; 2003). Este estudo entende que as instituições sociais, neste caso, a instituição escolar, são permeadas por relações de poder que as legitimam e as constituem (FOUCAULT, 2014). As produções discursivas dos sujeitos nesses espaços são permeadas pelo que pode ou não ser dito e como dizê-lo. Assim, as instituições formativas são vistas como disciplinarizantes. Elas atuam tanto sobre a organização e fixação do saber que lá será objeto de conhecimento, quanto na disciplinarização dos corpos (GALLO, 2004). Essa tecnologia disciplinar escolar tem gerado efeitos sobre os corpos dos sujeitos que a mobilizam. O adoecimento e a deserção de professores das redes públicas e particulares de ensino é um desses efeitos, conforme destaca Carmargo (2012). Já Rocha (2005) e Alfredo Veiga-Neto (2006) enfatizam a tecnologia disciplinar como geradora de conflitos no ambiente escolar, entre eles, o acirramento da violência física e simbólica entre seus membros. Nessa direção, este projeto abordará os efeitos de sentido gerados pela abordagem da violência escolar, por meio de tarefas de modelagem matemática no contexto escolar. Neste caso, mobilizaremos textos de modelagem sobre violência escolar com os professores em formação continuada, em primeiro momento, e, em seguida, identificaremos que efeitos de sentido foram gerados por eles em seus ambientes escolares, seja com seus alunos, com a equipe pedagógica da escola, com os pais, ou ainda com todos os sujeitos envolvidos. A Organização Mundial de Saúde, em seu relatório geral sobre a violência (OMS, 2002), reconhece que, para preveni-la, é preciso reconhecer que suas condições de risco e de proteção são muito complexas, o que corrobora a dificuldade dos professores para adotar medidas destinadas a preveni-las na escola, já que a falta de compreensão de toda a equipe escolar distancia a comunicação dos estudantes, a fim de socializar os problemas que ocorrem no ambiente escolar (DÍAZ-AGUADO, 2015). Sendo assim, a falta de resposta da escola diante da violência é considerada uma condição de risco. Segundo Díaz-Aguado (2015), é preciso levar em consideração que o silêncio da escola frente à violência deixa as vítimas sem ajuda e costuma ser interpretada, pelos autores, como apoio implícito. A violência escolar tende a diminuir quando se estabelece, na escola, contextos que oportunizem os estudantes a falar dos dilemas que os circundam. Para tanto, é importante considerar a forma tradicional de definir o papel dos professores, de forma quase exclusiva, a ministrar uma matéria específica, cuja tendência pode ser mudada quando se proporciona, aos docentes, formação adequada para prevenir a violência entre os estudantes. Nessa direção, a modelagem matemática, aqui entendida como um ambiente de aprendizagem em que estudantes são convidados a investigar, utilizando a matemática, situações com referência na realidade (BARBOSA, 2007), pode possibilitar aos estudantes argumentarem sobre a aplicabilidade da matemática em práticas sociais externas à disciplina Matemática (SKOVSMOSE, 2007). Assim, a modelagem torna-se uma das possibilidades de potencializar estudantes a interferir em debates de interesse social. Além disso, a modelagem confere uma dinâmica diferente às aulas de matemática, pois se trata de um ambiente em que estudantes são convidados a atuar, de forma ativa, no desenvolvimento do ambiente, cabendo ao professor conduzi-lo de forma que estudantes assumam o processo de investigação.
  • Universidade Estadual de Feira de Santana - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anabelle Silva Cornachione

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos do treinamento aeróbio de baixa intensidade no conteúdo da proteína utrofina e nas propriedades contráteis do músculo tibial anterior de camundongos mdx: modelo experimental da distrofia muscular de duchenne
  • A distrofia muscular de Duchenne (DMD) é a mais comum e mais severa distrofia muscular que acomete em torno de 3.500 meninos nascidos vivos. Causada pela mutação da região Xp21 no cromossomo X, esta doença é caracterizada pela ausência da proteína distrofina que determina perda progressiva das fibras musculares (degeneração) e consequentemente, fraqueza muscular. A utrofina é uma proteína expressa no sarcolema, durante a fase de desenvolvimento, que é substituída, por sua homóloga distrofina e, mantêm-se na junção neuromuscular do músculo esquelético durante a vida adulta. Estudos tem mostrado que a terapia com genes da utrofina pode ser um tratamento promissor para pacientes portadores de DMD pois, esta atua similarmente a distrofina na reparação do músculo lesado, minimizando lesões e retardando a evolução da doença. Alguns autores observaram um aumento na expressão da utrofina no músculo esquelético de camundongos mdx. Esses autores também acreditam que este aumento pode minimizar a degeneração muscular, como resposta protetora do tecido muscular. Outros estudos mostraram que o aumento da utrofina pode ser exacerbado quando o músculo esquelético, de camundongos mdx, é submetido a treinamento aeróbio. Serão utilizados 48 camundongos machos (n= 24 Wild Type: C57BL-10) e mdx (n=24 - C57BL/10-Dmd/mdx) divididos em grupos controles (21 e 37 dias) e treinados durante 21 e 37 dias. O treinamento contará com uma corrida leve em esteira plana. Após experimentos, os animais serão eutanasiados por decapitação sob anestesia, e o músculo tibial anterior será excisado para análises morfológica, bioquímica e biofísica. Resultados esperados: Após o treinamento, esperamos observar nos animais distróficos, um aumento do conteúdo da proteína utrofina, sinais morfológicos de regeneração e melhora da força total das fibras musculares.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anderson Barbosa Evaristo

Ciências Agrárias

Agronomia
  • seleção de genótipos de soja para sistemas integrados de cultivo
  • A região noroeste do Estado de Minas Gerais destaca-se por ser a principal região da produção de grãos nesse estado e possuir uns dos maiores rebanhos bovinos. Apesar de ser uma região tecnificada, existe ainda uma grande demanda por tecnologias no setor agropecuário, principalmente nas áreas de média altitude. O estado do Tocantins faz parte da região denominada Matopiba, considerada última fronteira agrícola do país. O Matopiba compreende o bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia e responde por grande parte da produção brasileira de grãos e fibras. O bioma cerrado das regiões do noroeste de Minas Gerais e do estado do Tocantins estão sofrendo com a degradação do solo e dos recursos hídricos provocados em partes pelas atividades do setor agropecuário. O desenvolvimento de tecnologias que visam a redução do impacto ambiental e promovem o desenvolvimento econômico e social é foco das políticas públicas nacionais. A utilização de sistemas integrados de cultivos como Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Lavoura-Floresta (ILF) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) são exemplos de tecnologias adotadas pelos produtores, que muitos dos casos contem financiamento público, que promovem o aumento da sustentabilidade no bioma cerrado. Estima-se que no Brasil há cerca de 11,5 milhões de hectares com alguma adoção de sistema de integrado de cultivo como exemplo ILPF (EMBRAPA, 2016). A cultura da soja (Glycine max) é a principal cultura agrícola no Brasil e além de ser muito utilizada nos sistemas integrados como exemplo em ILF e ILPF. No entanto não há recomendações técnicas validadas para escolha de cultivares de soja nesses sistemas de cultivo, que apresentam diferentes graus de sombreamento. O presente projeto pretende selecionar genótipos de soja para sistemas integrados de cultivo, desenvolver metodologias para a seleção precoce de genótipos e selecionar descritos morfoagronômicos e morfofisiológicos que permitem selecionar genótipos de soja em diferentes níveis de sombreamento para o desenvolvimento de cultivares de soja para sistemas integrados de cultivo.
  • Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anderson Bastos Martins

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • fronteiras seculares: pós-colonialidade, globalização e cosmopolitismo na ficção contemporânea
  • Este projeto investiga novas possibilidades teóricas e críticas dos estudos literários anglófonos pós-coloniais a partir de um estudo comparativo entre suas premissas e as pesquisas recentes sobre os conceitos de globalização e cosmopolitismo e sobre as práticas literárias e culturais derivadas dos mesmos. Com base em narrativas de autoria de quatro ficcionistas contemporâneos, a saber, Nadine Gordimer (1923- 2014) , Salman Rushdie (1947), Mohsin Hamid (1971) e Chimamanda Ngozi Adichie (1977), o enfoque é comparar e contrastar a ficção pós-colonial em seu momento nacional (Nadine Gordimer e Salman Rushdie) com a ficção pós-colonial em tempos de globalização (Nadine Gordimer, Salman Rushdie, Mohsin Hamid e Chimamanda Ngozi Adichie), com o objetivo de atualizar a teoria e crítica pós-coloniais anglófonas diante dos desafios da contemporaneidade global e cosmopolita.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022