Projetos de Pesquisa

 

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Solange Maria Teixeira

Ciências Sociais Aplicadas

Serviço Social
  • envelhecimento e proteção social da assistência social: análise dos serviços socioassistenciais para as pessoas idosas em teresina-pi
  • A proposta de pesquisa da temática envelhecimento e proteção social da assistência social visa analisar os serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial de média e alta complexidade da assistência social, em Teresina-PI, para as pessoas idosas e como atendem as demandas dos/as idosos/as, considerando a pluralidade nos modos de envelhecer e suas dimensões biopsicossocial e outros demarcadores da heterogeneidade do envelhecer. Considerando a heterogeneidade do modo de envelhecer humano que interdita perspectivas universalizantes a-históricas, mas ao mesmo tempo ressaltando as singularidades, particularidades e a totalidade do processo, é possível identificar elementos comuns pela vivência de situações de classe ou de frações de classe semelhantes, embora comporte diferenças pela condição de gênero, raça-etnia, geracional, estado de saúde, ausência ou presença do suporte familiar, modo de encarar e viver essa etapa de vida, é que se questiona: Os serviços socioassistenciais da proteção social básica e especial da assistência social, no município de Teresina-PI, conseguem atender as múltiplas demandas decorrentes do envelhecimento na sua dimensão biopsicossocial, além de outros marcadores da heterogeneidade do envelhecer, como o de classe e outros? Quais as principais demandas dos idosos dos setores populares levadas aos serviços? Os serviços socioassistenciais da PSB conseguem prevenir as situações de risco social e combater as vulnerabilidades que atingem esse segmento de classe popular que necessita desses serviços? Os serviços socioassistenciais da PSE conseguem combater os riscos já instalados e evitar as reincidências? Quais os limites e possibilidades desses serviços? Mediante pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, com roteiro guia, abordaremos os profissionais das equipes interdisciplinares dos CRAS e CREAS de Teresina-PI e idosos/as que utilizam os serviços na busca de indícios que respondam ao problema de pesquisa, além de análise documental e bibliográfica.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Solange Muglia Wechsler

Ciências Humanas

Psicologia
  • identificação das habilidades intelectuais e criativas de crianças por testes psicológicos e pela indicação de seus professores
  • A avaliação do potencial cognitivo e criativo de crianças por meio de testes válidos que permitam indicar quais são as suas habilidades intelectuais e criativas é uma grande necessidade para os psicólogos brasileiros. Do mesmo modo, salienta-se a necessidade de que os professores possam reconhecer os diferentes tipos de talentos dentre seus alunos a fim de possam melhor estimulá-los. Assim sendo, este projeto possui dois objetivos principais sendo o primeiro continuar o estudo anterior de análise dos itens e validação por critério externo da Bateria de Avaliação Intelectual e Criativa- forma infantil (BAICI) para diferentes faixas etárias, e o segundo comparar os resultados da BAICI com indicações de professores envolvidos com os Núcleos de Atendimento para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/SD), que são instituídos pelo MEC. Dois estudos serão compostos. O primeiro será feito com uma amostra de 300 crianças, de ambos os os sexos, de 8 a 14 anos (50 crianças por 7 faixas etárias), cursando os níveis de ensino Fundamental I e II, em escolas publicas e particulares, como também com seus professores. O segundo será feito com 150 crianças (ambos os sexos), faixa etária de 8 aos 12 anos, que já foram indicadas pelos professores para atendimento em 3 NAAH/SD existentes em diferentes capitais do país. As áreas avaliadas na BAICI são as seguintes: inteligência cristalizada, inteligência fluida, inteligência viso-espacial, rapidez de processamento, memória de trabalho e pensamento criativo. A avaliação de professores será feita por duas escalas por professores: Inventario de Talentos para Professores (ITP) e a Indicação de Superdotação (GRS), além de outras escalas usualmente utilizadas pelos NAAH/SD.As evidências de validade por critério externo da BAICI serão obtidas pela comparação com outros testes já validados no país: Desenho da Figura Humana (DFH), Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC-IV), Teste Pictorico Memória (TEPIC), Teste de Criatividade Figural Infantil (TCFI), Teste de Inteligência Não-verbal Infantil (TNVRI). A análise de itens (TRI) da BAICI verificará a adequação dos mesmos para as faixas etárias estudadas e a análise confirmatória visará o estudo dos traços latentes estudados na BAICI. A validade dos subtestes da BAICI será observada pela convergência com outros testes e a produção criativa das crianças. As correlações de Pearson analisarão as relações entre os subtestes da BAICI com as escalas de indicação de professores e o rendimento acadêmico (notas). As devolutivas nas escolas pretendem informar aos professores sobre a necessidade da identificação da diversidade de talentos. Pretende-se assim contribuir não somente para a área da avaliação psicológica, com instrumentos validados, mas também para utilização de parâmetros científicos na identificação de crianças com altas habilidades/superdotação para os núcleos de altas habilidades/superdotação.
  • Pontifícia Universidade Católica de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022