Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Albertina Pimentel Lima

Ciências Biológicas

Ecologia
  • peld do oeste do pará (popa)- monitoramento da biodiversidade em longo prazo para avaliar os efeitos de mudanças ambientais e climáticas na diversidade de espécies de plantas e animais
  • Aqui se propõe a criação de um PELD na região no oeste do Pará, nos municípios de Santarém e Belterra. A área de estudo compreende um gradiente único de áreas de savanas amazônicas e fragmentos florestais com mais de 300 anos isolados por savanas, e mais ao sul encontra-se a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA Tapajós) com dois principais tipos de florestas ombrófilas de fisionomias muito distintas: uma sob solo de areias quartzosas distróficas em terras baixas e escarpas, que conferem à floresta um dossel de aspecto mais aberto, e a outra em latossolos amarelos distróficos, num altiplano de cota altitudinal em torno de 200 m, onde o dossel da floresta é mais homogêneo. Existem trabalhos que já predizem que os efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas amazônicos podem gerar um gradiente de florestas úmidas com expressiva biomassa a florestas estacionais e formações de savana arbórea, e esse processo de “savanização” pode ser acelerado por ações humanas como queimadas induzidas e extração seletiva de madeira. Portanto, esse gradiente de paisagens no Oeste do Pará apresenta diferentes variações micro climáticas de temperatura e umidade, o que é ideal para criar modelos preditivos dos efeitos de mudanças climáticas no futuro. Além disso, nas áreas de terra baixas das margens do rio Tapajós, existem comunidades tradicionais que procuram uma fonte de renda sustentável usando a floresta para obter recursos. Para tanto, esse projeto usará o sistema PPBio/Rapeld com as seguintes finalidades: 1) avaliar os impactos sobre os sistemas seminaturais causados pelo fogo (médio prazo) e pelas mudanças climáticas (longo prazo) utilizando o gradiente de paisagens; 2) monitorar espécies da flora e fauna na Flona do Tapajós em áreas sem levantamentos para relacionar com os fatores ambientais que podem afetar a estrutura e dinâmica das espécies e no futuro avaliar os efeitos das mudanças climáticas; 3) usar a infraestrutura de trilhas para a inclusão de comunidades nos estudos sobre a biodiversidade e promover a renda local através do Ecoturismo.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 02/01/2017-30/11/2021
Foto de perfil

Albertina Pimentel Lima

Ciências Biológicas

Ecologia
  • projetos integrados de pesquisa para avaliação da diversidade de anuros e répteis e a inclusão de monitoramento participativo em comunidades do interior da amazônia
  • Essa proposta é para adquirir fundos para executar junto com meus estudantes de doutorado e colaboradores duas linhas de pesquisas: Uma linha ligada á avaliação da relação entre o padrão de distribuição de anuros e répteis e os fatores históricos, ecológicos e de impacto antrópico e a segunda mais ligada a monitoramento participativo da biodiversidade por comunidades com o objetivo de buscar alternativas de renda para as comunidades locais através do Ecoturismo. A primeira linha de ação será realizada em diferentes locais na Amazônia: 1 - ao longo do interflúvio dos rios Purus e Madeira entre o município do Careiro da Varzea e Cachoeira do Jirau (alto Rio Madeira) e tem dois objetivos, estudar detalhadamente os padrões de diversidade genética e ecológica em quatro espécies de lagartos e criar modelos para avaliar a associação entre fatores ambientais e a distribuição dessas espécies; 2 - Neste estudo objetivamos entender os fatores causais da variabilidade fenotípica entre quatro populações de Atelopus spumarius na Amazônia central, avaliar a congruência entre a variação geográfica do canto de anúncio e da coloração dorsal e a variabilidade genética entre populações e investigar o papel de traços fenéticos em processos de especiação; 3 - Coletar dados acústicos, morfométricos e genéticos na região do Acre fronteira com Peru para testar a hipótese de que a riqueza e coexistência das espécies no gênero Allobates, cuja morfológia e ecologia é conservadora é mediada por divergência espectral nos cantos de anúncio, ou nos padrões de atividade diária ou espaciais da atividade de vocalização. Na segunda linha de ação proponho usar o sistema de monitoramento do PPBio/RAPELD para a inclusão de comunidades locais em monitoramentos participativos da biodiversidade para promover a inclusão cientifica e renda através do ecoturismo em comunidades do interior da Amazônia.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 01/06/2017-28/02/2021
Foto de perfil

Alberto de Barros Aguirre

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • carne orgânica: uma análise da cadeia de suprimento, seus custos e comercialização por valor justo
  • A busca para melhorar os meios de produção e agregar valor a um produto tem se tornado um importante diferencial e é meta organizacional de muitos produtores. Neste contexto está inserida a carne orgânica, a qual tenta sair do status de uma commodity e aspira um nicho de mercado com um poder aquisitivo maior do que a carne convencional. Este fenômeno, que o presente projeto almeja estudar, está dividido em quatro partes. A primeira envolve a análise da cadeia de suprimento para a carne orgânica, tratando esta parte como um estudo documental tendo como base a construção teórica de autores anteriores. Junto com esta, a segunda parte envolve em descrever os custos da cadeia de suprimentos deste produto final, tratando assim de um estudo de caso com natureza descritiva e exploratória do tipo qualitativa e quantitativa, envolvendo entrevista aberta com os agentes envolvidos nesta cadeia de produção. A terceira parte diz respeito a uma análise dos custos produtivos (a qual, será estudada a partir da etapa anterior). E a quarta e última etapa, a qual, envolverá as etapas anteriores e buscará procurar o valor justo de comercialização desse produto, o qual, este trabalho almeja estudar. Assim, este trabalho agregará contribuições efetivas para os produtores que trabalham na produção de carne, seja esta orgânica ou convencional, visando assim um melhor desempenho destes agentes envolvidos. Os futuros frutos deste trabalho implicarão em uma incrementação dos produtores brasileiros no cenário mundial de carne.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022