Projetos de Pesquisa

 

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Suely Ferreira Deslandes

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • internet: espaço de disseminação e de enfrentamento de violências contra crianças e adolescentes.
  • A sociabilidade contemporânea foi radicalmente transformada a partir da internet, isto é, pela mediação por tecnologias de informação e de comunicação. As fronteiras online e do “mundo real” já não são claras e a socialidade digital tem grande influência na organização do cotidiano, comportamentos e práticas sociais. O uso das redes sociais digitais e suas plataformas de interação são amplamente disseminadas entre a população brasileira, especialmente entre crianças e jovens. Nesse contexto a violência se apresenta de forma significativa na sociabilidade virtual, podendo ser veiculada de forma anônima, sem fronteiras ou barreiras geográficas e muitas vezes sem possibilidade de identificar e responsabilizar seus autores. Verificam-se inúmeras formas de violências simbólicas praticadas nos espaços online, assim como práticas violentas perpetradas presencialmente a partir do incentivo e apologia veiculados pela internet. As consequências e danos à cidadania e à saúde física e mental de crianças e adolescentes que sofrem violências na internet são reais, duradouras e ultrapassam as fronteiras da tela. Contudo, a internet é também espaço de defesa de direitos e ativismo contra a violência e violação de direitos de crianças e adolescentes. Tanto organizações transnacionais, organizações governamentais e da sociedade civil usam as redes sociais para sensibilização, mobilização, advocacy e defesa dos direitos de crianças e adolescentes, bem como se dedicam à denúncia e à prevenção de violências e violações. O objetivo de nosso estudo é analisar como se configuram os argumentos discursivos disseminadas na internet, visando obter a adesão a práticas de violências contra crianças e adolescentes a serem perpetradas por pais ou responsáveis (educação através de castigos físicos e suspensão de seus direitos), autoperpetradas (“desafios” e/ou games com “desafios”) ou entre pares (violência digital no namoro). Buscaremos também analisar as experiências de ciberativismo que visam ao enfrentamento dessas formas de violências. Propomos ainda a produção de três vídeos, voltados para prevenção e debate sobre tais formas de violências a serem disseminados na internet. Trata-se de um estudo qualitativo em ambiência digital. A perspectiva de triangulação de métodos e técnicas orienta a metodologia. Adotaremos como métodos centrais para o exame dos conteúdos, argumentos e estratégias discursivas de promoção da violência online e das formas de ativismo para seu enfrentamento a Análise de Discurso Crítico (ADC) preconizada por Norman Fairclough (2001), complementada pela Análise de Argumentos proposta por Toulmin (2006).
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Suely Meireles Rezende

Ciências da Saúde

Medicina
  • identificação de variantes genéticas associadas ao desenvolvimento de aloanticorpos em hemofilia a
  • A hemofilia A (HA) é uma doença hemorrágica ligada ao cromossomo X, decorrente de mutações no gene codificador do fator VIII (FVIII, F8). Pacientes com HA, principalmente em suas formas moderada e grave, são dependentes da infusão de FVIII para o seu tratamento. A principal complicação da HA é o desenvolvimento de anticorpos neutralizantes (inibidores) contra o FVIII exógeno (infundido), que ocorre em até 30% dos pacientes. O desenvolvimento de inibidores associa-se a ocorrencia de hemorragias de difícil controle e pior resposta ao tratamento com o concentrado de fator VIII. Isso exige o uso de concentrados de fator do tipo bypassing que são mais onerosos e menos efetivos que os concentrados de FVIII. Fatores ambientais e genéticos (mutações em F8, etnia e história familiar) são fatores de risco já conhecidos para o desenvolvimento de inibidores. Entretanto, poucos estudos exploraram o papel da arquitetura genômica, adicionalmente ao gene F8, na produção de inibidores na HA. Nós hipotetizamos que variações em genes do sistema imune, assim como em outras regiões genômicas, influenciam a suscetibilidade individual ao desenvolvimento de inibidores em pacientes com HA. Para responder a essa questão, nosso grupo desenvolveu um painel de sequenciamento de alto desempenho (NGS) enriquecido com variantes genéticas potencialmente envolvidas nos fenótipos diferenciais dos pacientes graves com HA e ao risco/proteção no desenvolvimento de inibidores. Atualmente, este painel está sendo testado em pacientes provenientes do Estudo HEMFIL, cuja geração de dados genéticos encontra-se em fase final de execução subsidiado com financiamentos do CNPq, CAPES e FAPEMIG. O Estudo HEMFIL é um estudo de coorte prospectivo multicêntrico, iniciado em 2013, cujo objetivo é investigar os fatores de risco genéticos, imunológicos e clínicos associados ao desenvolvimento de inibidores em pacientes com HA. Para este estudo, já foram incluídos 78 de 100 pacientes com HA grave recém-diagnosticada, com e sem desenvolvimento de inibidores. O produto imediato do desenvolvimento deste painel de genes, adequados à nossa população miscigenada e investigados no Estudo HEMFIL como uma coorte exploratória, permitirá o direcionamento nas futuras investigações genômicas de HA no Brasil. Nesse sentido, visando uma perspectiva metodológica mais robusta, nós propomos a replicação das análises genômicas em pacientes provenientes do Estudo HEMFIL no Estudo BrazIT, que se encontra paralelamente em execução pelo nosso grupo. O Estudo BrazIT, em andamento, tem como objetivo avaliar a eficiência e os fatores associados à resposta ao tratamento de imunotolerância (IT) em pacientes com HA que desenvolveram inibidores. Aproximadamente 360 pacientes brasileiros foram incluídos neste tratamento até o presente, seguindo protocolo padronizado preconizado pelo Ministério da Saúde. Destes, 67 pacientes já foram incluídos no Estudo BrazIT de um total estimado de 200 pacientes, que pretendemos incluir até o início de 2019. No estudo BrazIT estão sendo coletadas variáveis relacionadas aos dados demográficos, clínicos e laboratoriais (imunológicas e moleculares) dos pacientes com HA em tratamento em diversos momentos da imunotolerância: antes da inclusão, durante e ao final da IT (mediante sucesso ou falha da IT). Nossa proposta é relevante por vários motivos: 1) o Estudo BrazIT representará a maior coorte de pacientes com HA e inibidores do Brasil e uma das maiores mundialmente estudadas. É constituído por um grupo bem caracterizado de pacientes com informações fenotípicas detalhadas, dados clínicos e laboratoriais e desfecho da IT. Ainda, contamos com os dados genéticos, clínicos e laboratoriais do Projeto HEMFIL, que representa a nossa coorte exploratória com experimentos em fase final de execução, e cujos achados poderão ser validados no Estudo BrazIT; 2) A metodologia proposta utiliza um painel de enriquecimento que permite a concentração em alta profundidade de regiões de interesse, diminuindo drasticamente o tempo de execução, custos e desafios de análises bioinformáticas complexas. Adicionalmente aos dados das regiões exônicas, são acrescidas as regiões 5’ e 3’ UTRs e promotoras (2 kb àmontante e 2kb à justante) dos genes selecionados, além de abranger polimorfismos de genes previamente relacionados ao desenvolvimento de inibidores (como o rs3754689 do LCT, CTLA4, IL10 e TNF), o que representará uma preeminência à limitação encontrada na abordagem de Whole Exome Sequencing (WES) recentemente publicada; 3) como parte desta metodologia, foi desenvolvido um painel de genes customizados à nossa população, que incorpora SNPs informativos de ancestralidade cujo objetivo é avaliar a relação entre ancestralidade genômica e desenvolvimento de inibidores em HA; e 4) a maioria dos estudos visando a análise genômica em HA tem sido focada em indivíduos de ascendência europeia, com uma distinta sub-representação de populações miscigenadas, como as latino-americanas. No Brasil existem aproximadamente 10.000 indivíduos com HA, cujo tratamento é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com protocolos estabelecidos. De acordo com dados da Federação Mundial de Hemofilia, esta é a quarta maior população de pacientes com HA no mundo, seguido pelos EUA, Índia e China. O tratamento da HA representa, para o Brasil, um custo aproximado de 1.3 bilhões de reais/ano com a aquisição dos concentrados de fator de coagulação, que são importados em sua totalidade. Deste total, cerca de 250 milhões de reais são gastos anualmente com aproximadamente 700 pacientes com HA e inibidores para o tratamento das hemorragias e para o programa de IT. Assim, é premente a necessidade de mais pesquisas nesta área que enfoque uma maior compreensão dos fatores de risco associados a resposta a IT, assim como ao desenvolvimento de inibidores e sua prevenção.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Suênia Cibeli Ramos de Almeida

Ciências Agrárias

Agronomia
  • laboratórios de inovação social para o fortalecimento e sustentabilidade dos arranjos produtivos locais da agricultura familiar no noroeste de minas gerais
  • A Embrapa, desde 2001, vem participando do processo que instituiu o movimento pela Tecnologia Social visibilizado por meio do concurso coordenado pela Fundação Banco do Brasil (FBB), com 31 tecnologias sociais, entre produtos e processos sociais, certificadas e registradas, contribuindo efetivamente para o fortalecimento de comunidades e organizações da agricultura familiar e camponesa, em diferentes regiões do país (BANCO DE TECNOLOGIAS SOCIAS-FBB, 2018). A Região Noroeste de Minas Gerais é subdividida em duas microrregiões e reúne 19 municípios, considerada uma extensão da fronteira de ocupação do Cerrado e destaca-se por sua importância na agropecuária mineira. Concentram-se no Noroeste 23,4% da produção agrícola, 17% do rebanho bovino e 21,8% da produção leiteira estadual. A região é uma das que mais modernizaram sua agricultura nos últimos 20 anos (IPEA, 2001). Existe um total de 18.859 estabelecimentos rurais no território, sendo que, destes (72,55%) são familiares (IBGE, 2014). No território concentra-se o maior número de Projetos de Assentamentos da Reforma Agrária de Minas Gerais: são 59 projetos com 4.012 famílias, 15 projetos Bancos da Terra e Paraterra com 249 famílias e 18 acampamentos com 814 famílias, num total de 5.257 famílias (COLEGIADO TERRITORIAL/APTA/SDT/MDA, 2010). Entre as principais atividades exploradas pelos agricultores familiares da região destacam-se as aves, as lavouras temporárias, com destaque para o milho; a produção de leite e a horticultura. Respectivamente, 73%, 68%, 55% e 38% dos estabelecimentos familiares da região exploram essas atividades. Em virtude da importância da agricultura familiar e da reforma agrária na região, a Embrapa e diversos parceiros vêm desenvolvendo ações, com o objetivo de gerar informações técnicas, sociais e econômicas para apoiar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar (XAVIER et al., 2009a). Apesar da importância do leite como fonte de renda, sua comercialização é concentrada entre poucos agricultores (GASTAL et al., 2014). Aproximadamente 24% dos agricultores comercializam 70% do leite proveniente da agricultura familiar de Unaí. Há esforços dos agricultores para diversificar suas relações com os mercados, sobretudo por meio da venda de frutas, aves e ovos, olericultura e mandioca (SOUZA et al., 2014; XAVIER et al. 2016). Esses esforços, contudo, apresentam grandes desafios para a sua consolidação, principalmente, relacionados ao baixo nível de organização social (SABOURIN et al., 2007), que compromete essas iniciativas, assim como dificulta a potencialidade de políticas públicas, tais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), entre outras. Outro problema identificado é a concentração da produção leiteira, que é a mais estruturada, assim como a baixa inserção em outras cadeias, que necessitam de estruturação. Aos problemas anteriores, acrescenta-se a baixa disponibilidade de serviços de assistência técnica, sobretudo, para apoiar iniciativas de grupos de agricultores, articulando o apoio técnico para produção às questões de organização e de comercialização dos produtos (OLIVEIRA et al., 2009). Neste cenário, identifica-se como principais problemas: a baixa inserção produtiva dos agricultores familiares para configurar seus Arranjos Produtivos Locais (APL) e a baixa sustentabilidade (viabilidade econômica, prudência ecológica, promoção social) dos estabelecimentos da agricultura familiar da região. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo a ampliação e desenvolvimento dos Laboratórios de Inovação Social para a co-criação de tecnologias adaptadas como soluções integradas para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais da agricultura familiar no território do Noroeste de Minas Gerais. Os laboratórios de inovação são espaços voltados para a construção coletiva de experimentações envolvendo agricultores familiares, pesquisadores e agentes de desenvolvimento. Tais laboratórios são ancorados em uma Rede Sociotécnica Local que articula um conjunto de instituições e funcionam através de um processo definido e integrado baseado nas seguintes ações: a) Realização de diagnósticos dos arranjos produtivos (identificação e demarcação dos desafios); b) Construção coletiva dos planos de inovação (avaliação e priorização dos desafios e identificação de possíveis soluções); c) Realização de Oficinas de Co-criação de tecnologias sociais (co-criação de soluções); d) Implantação e dinamização das Unidades de Aprendizagens (implantação das soluções nos diferentes estágios dos APL); e) Acompanhamento e avaliação do impacto das Unidades de Aprendizagem nas diferentes etapas dos Arranjos Produtivos (monitoramento do impacto das soluções nas diferentes etapas dos APL). As tecnologias/soluções devem estabelecer diálogo com diversos temas que envolvam a ampliação da sustentabilidade dos sistemas produtivos e de gestão dos APL considerando suas diferentes etapas. Espera-se com esse processo alcançar os seguintes resultados: 1) Diagnóstico e Planos de Inovação de 4 APL elaborados; 2) Processos e tecnologias adaptados e agentes capacitados por meio de Unidades de Aprendizagem para resolução dos problemas identificados nos diagnósticos; 3) Impactos do processo de construção social da inovação na sustentabilidade avaliados em três níveis: a) dos estabelecimentos que compõem a rede de referência onde serão instaladas Unidades de Aprendizagem; b) dos estabelecimentos de agricultores que comporão os grupos de acompanhamento das U.A. e c) no nível das comunicadas/APL envolvidos no projeto e iv) Laboratórios de Inovação sistematizados.
  • Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - DF - Brasil
  • 01/12/2018-30/05/2021
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Sukarno Olavo Ferreira

Ciências Humanas

Filosofia
  • feira de ciências: um ambiente de cultura científica e ensino - aprendizagem para a educação básica
  • As expansões das redes federais de educação profissional e tecnológica, juntamente com os investimentos nas Universidades Federais na região da Zona da Mata Mineira, tornam a educação gratuita e de qualidade acessível aos jovens de diferentes setores sociais. Programas de pós-graduação, capacitação e a inclusão de jovens estudantes em programas de extensão e atividades culturais promovidos pelas Intuições Federais fornecem a oportunidade de estar em um ambiente de saberes diversos e cultura científica. Nesse contexto, a presente proposta de uma feira de ciências, promovida pelo Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa - UFV, tem como objetivo incorporar jovens estudantes nos processos de desenvolvimento educacional, estreitar as relações técnico-científicas entre as instituições de ensino básico, técnico e superior e estimular a procura pelas carreiras científicas. A Feira de Ciências será uma oportunidade para aproximar as escolas e a comunidade da Universidade, divulgar espaços de ensino abertos aos profissionais da educação e reativar programas de capacitação profissional. As atividades relacionadas ao evento também atuarão na conscientização em termos da representatividade das mulheres na ciência em diferentes áreas do conhecimento e a sua importância. Espera-se difundir os cursos de Ciências Exatas entre os jovens estudantes e incentivar a procura por tais cursos. Deseja-se contribuir para o conhecimento e o desenvolvimento da interdisciplinaridade existente no âmbito das atividades que envolvem a educação e despertar o interesse pela ciência no ambiente escolar.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 29/12/2020-31/12/2022