Projetos de Pesquisa

 

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Igor Alexandre Cortes de Menezes

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação prognóstica da reserva microvascular periférica na sepse: papel dos biomarcadores imune-inflamatórios, da dinâmica do lactato e dos endotipos genômicos de risco
  • A sepse é uma síndrome comum nas Unidades de Terapia Intensiva que causa importante morbi-mortalidade. Após impactantes evidências sobre a fisiopatologia microvascular e imune, tem se buscado melhores formas de monitorização dos pacientes com sepse. Inúmeros estudos demonstraram que a avaliação dos distúrbios da microcirculação à beira de leito permite identificar subgrupos com maior risco de mortalidade. Avaliando a reserva microvascular isquêmica através do índice de perfusão da oximetria (IPP) associado ao teste de oclusão vascular, estudos recentemente publicados por nosso grupo demonstraram, de maneira inédita, a capacidade desse teste de identificar precocemente subgrupos com diferentes riscos de mortalidade pelo choque séptico. Entretanto, nenhum estudo ainda elucidou claramente os mecanismos envolvidos na reserva microvascular periférica na sepse. Desta maneira, o objetivo deste projeto é ampliar uma linha de pesquisa em andamento que visa investigar e validar robustamente um novo método de monitorização microcirculatória na sepse. Em pacientes brasileiros, este projeto estratificará grupos de risco por meio da avaliação da reserva microvascular periférica utilizando IPP e assim buscará a identificação de possíveis mecanismos envolvidos tais como: a) marcadores imune-regulatórios e do stress nitroso-oxidativo, b) a relação com o lactato arterial e capilar; e por fim c) a possível relação com endotipos genômicos de risco. Este projeto buscará caracterizar tais parâmetros na sepse, verificar a possível relação destes com os desfechos clínicos de morbidade e mortalidade e por fim verificar qual a relação fisiopatológica entre eles. Adicionalmente, este projeto busca estabelecer a base de evidência necessária para o desenvolvimento de método diagnóstico (point-of-care) de risco de mortalidade pela sepse, à beira de leito, utilizando os achados relacionados aos biomarcardores e endotipos genômicos aqui estudados.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 09/02/2022-28/02/2025
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Igor Salomão Teixeira

Ciências Humanas

História
  • circulação de normas e formas de comunicação no espaço mediterrânico (séculos v-xvi)
  • Este projeto propõe a realização de reflexões e análises históricas verificadas no espaço mediterrânico medieval entre os séculos V e XVI. A pesquisa visa responder à pergunta: É possível mapear a circulação de normas, ideias e o exercício de autoridade pública em espaços distintos, tratados pela historiografia de modo desconectado? A perspectiva de trabalho se baseia nas relações de redes de circulações em espaços situados entre o oriente bizantino, a Península Itálica, a Península Ibérica e o norte da África. O objeto de análise consiste na circulação de textos normativos de naturezas diversas (administrativos, políticos, eclesiásticos, jurídicos e de literatura de viagens) pelos quais é possível verificar jurisdições simultâneas, os conflitos inerentes às possíveis sobreposições dessas jurisdições, suas formas de manifestação em longas extensões, processos de recepção e as relações conflituosas e/ou diplomáticas dessas circulações. A hipótese central é que o Mediterrâneo deve ser entendido como um espaço onde as conexões estiveram presentes na longa duração, permitindo o estudo de populações, sociedades, culturas, economias e governos que, normalmente, são estudados de maneira compartimentada em diferentes espaços historiográficos. Os conceitos de comunicação política, multinormatividade e jurisdição permitem desenvolver uma metodologia calcada na identificação multiforme da circulação de normas (cartas, tratados, crônicas, regras, leis). Ao final da pesquisa esperamos desenvolver instrumentos efetivos de visualização das conexões e circulações identificadas. Com isso, esperamos elaborar materiais de reflexão teórica e metodológica sobre os estudos de histórias conectadas e também oferecer produtos de divulgação científica, traduções (do árabe ao português) de modo a propor formatos não convencionai s de análises extrapolando o limite cronológico e epistemológico do conceito de "medieval”.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Igor Scaliante Wiese

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • desenvolvimento de exemplos trabalhados de artefatos de projetos de código aberto para apoiar o ensino de engenharia de software
  • Tópicos de Engenharia de Software são frequentemente difíceis de dominar e ensinar, especialmente porque os cursos de Engenharia de Software são orientados à prática. Professores de Engenharia de Software repetidamente têm que tomar a decisão de manter o foco em conceitos teóricos ou em conceitos práticos, termos “da moda”. Enquanto conceitos teóricos são muitas vezes negligenciados em cenários práticos, eles são essenciais para construir um profundo entendimento da área. Por outro lado, exige-se grande esforço para encontrar exemplos reais, porém didáticos que combinem os fundamentos teóricos com o atual estado da prática e tendências técnicas do desenvolvimento de software em grande escala. Esse fato cria uma lacuna entre os conceitos ensinados em sala de aula e as necessidades do desenvolvimento de software na prática. Essa lacuna pode ser minimizada pela adoção por parte dos professores de exemplos trabalhados, que destacam conceitos aplicados na prática. Neste projeto, um exemplo trabalhado é um exemplo completo, legível e verificável de algum conceito aplicável em projetos de software de código aberto. Assim, nós propomos o desenvolvimento de um conjunto de exemplos trabalhados extraídos a partir de projetos de software de código aberto para apoiar professores que ensinam conceitos de Engenharia de Software.
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Ilson Carlos Almeida da Silveira

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • a hidrodinâmica da bacia de santos: a interação entre a corrente do brasil e o vórtice das agulhas - projeto hidrosan
  • A Corrente do Brasil (CB) desenvolve grandes meandros, os quais muitas vezes se fecham em anéis vorticais, enquanto flui ao largo da quebra de plataforma. O mais conspícuo e recorrente destes é o Vórtice de Cabo Frio (VCF), formado à leste de Cabo Frio, o qual demarca forte mudança de orientação da margem continental. Por esta razão, e devido ao vínculo à conservação de vorticidade potencial, sempre se atribuiu à estrutura interna da CB a capacidade de desenvolver meandros instáveis, tais quais o VCF durante sua trajetória. Entretanto, estudos sugerem que há a chegada de importantes feições vindas de leste, ou seja, do interior da bacia do Atlântico Sul. Dentre estas, encontram-se ondas de vorticidade longas, além de anéis anticiclônicos formados na Retroflexão das Agulhas, os Vórtices das Agulhas (VAg). Segundo tais trabalhos, oito desses anéis chegam à camada limite oeste por ano na faixa de latitude entre 20S e 35S. Pelo menos 3 deles atingem nossa margem continental, tomam a direção paralela à CB e interagem continuamente com a corrente. No entanto, não se sabe se há modificação na estrutura vertical dos VAg e se esta fonte externa de massa é um gatilho relevante à formação de meandramento da CB. Para tanto, conjuntos de observações sinóticas, sejam conduzidas por cruzeiros oceanográficos tradicionais e/ou flutuadores (perfiladores) ARGO, serão utilizados para descrever e comparar a estrutura vertical tanto das feições vindas de leste como da CB e seus meandros instáveis. Adicionalmente, séries de tempo de imagens de altimetria multi-satelitária, análise de saídas de simulações numéricas globais e a simulação de experimentos regionais de alta resolução (submesoscale resolving) serão também empregadas. Com estas, pretendemos entender o balanço e as trocas de energia entre os vários compartimentos, analisar processos de instabilidade e propor explicar o papel destas feições na instabilização do sistema de correntes de contorno oeste local.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Iluska Maria da Silva Coutinho

Ciências Sociais Aplicadas

Comunicação
  • estratégias para qualificação da informação em vídeo: jornalismo, desertos de notícias e combate à pandemia de desinformação
  • O enfrentamento da pandemia Covid-19, e as transformações da sociabilidade dele decorrentes, evidenciaram a centralidade das telas na contemporaneidade. Espaço de informação, conhecimento e trocas, os telejornais oferecem material submetido a processos de checagem e qualificação, mas o crescimento exponencial de telas e redes de circulação de vídeos, de natureza e origem diversas pode multiplicar o risco da desinformação. Grande parte do tráfego de dados em redes sociais digitais é acompanhado pela circulação e propagação de conteúdos audiovisuais. Portadores potenciais de um valor de verdade, esses conteúdos em vídeo se propagam de forma viral, muitas vezes estimulados pela ação de atores não identificados e agentes maquínicos. A desinformação é assim problema contemporâneo, reforçado no Brasil pela ausência de regulamentação da comunicação e baixo conhecimento acerca do funcionamento da mídia em nossa sociedade, gerando entre outros riscos a indistinção entre conteúdos informativos e emissão de opinião. No caso da informação em saúde, mas não apenas, tal propagação é particularmente danosa, levando-se ainda em consideração a existência de localidades em que não há veículos de mídia própria, os desertos de notícias. Assim, propõe-se no projeto construir aparatos teórico-conceituais e instrumentos que contribuam para a qualificação da oferta e circulação de conteúdo audiovisual e noticioso e informação em saúde em localidades que não contam com geração de material jornalístico profissional. Os pesquisadores se distribuem em capitais e municípios do interior de 3 regiões brasileiras (Sul, Sudeste e Norte), possibilitando o desenvolvimento de um protótipo de curadoria de vídeos informativos que circulam em múltiplas telas, por meio da produção e disparo de mensagens checadas e qualificadas, ofertadas em um repositório do projeto. A sistematização de tal banco de vídeos permitiria a consolidação do percurso e estratégias de qualificação da informação audiovisual.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 18/03/2022-31/03/2025
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Ilzver de Matos Oliveira

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • análise da eficácia das ações afirmativas para ingresso de docentes nas universidades públicas e o impacto sobre as políticas de financiamento de ct&i (2014-2021)
  • A escravidão no Brasil construiu grandes marcas de desigualdades socioeconômicas sobre a população negra brasileira (pretos e pardos). As ações afirmativas têm como objetivo superar esses déficits democráticos, como ocorre com o sistema de cotas no serviço público (ex.: lei federal nº 12.990/2014). No âmbito federal, os concursos públicos devem seguir o sistema de cotas raciais sempre que o número de vagas for igual ou superior a três por edital. No caso do magistério superior, ainda se percebe pequeno um uso das cotas para ingresso nas Universidades federais, ainda menos nas estaduais, o que é perceptível pelos dados de estudos realizados recentemente a partir dos editais. O problema de pesquisa envolve compreender a efetividade do sistema de ações afirmativas raciais pós-2014 nas Universidades públicas de três regiões do país: Sul, a mais branca (74,7%); Nordeste, a mais preta (11,6%); e Norte, a mais parda (74,3%), segundo o IBGE. A hipótese aponta que há resistências administrativas na gestão de concursos públicos nas Universidade no compliance em relação às ações afirmativas de inclusão de pretos e pardos, bem como uma reduzida eficácia no âmbito estadual. Os dados preliminares apontam que desde 2014 houve um número reduzido de concursos com cotas raciais para o magistério superior e, quando há, o número de aprovados também é baixo, gerando reflexos a curto prazo no acesso a bolsas de produtividade e projetos de pesquisa em CT&I por meio das chamadas públicas que em sua maioria é acessada por brancos. A metodologia incluirá a coleta e análise de dados legislativos federais e estaduais, regulação administrativa das Universidades, números de recursos humanos e casos judiciais, além da validação dos resultados por meio de um grupo focal com docentes pretos e pardos de Universidades públicas federais e estaduais das regiões estudadas como forma de articulação da pesquisa científica com a sociedade civil.
  • Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
  • 06/02/2022-28/02/2025
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Inaian Pignatti Teixeira

Ciências Humanas

Educação
  • ano científico - passos/mg
  • Este projeto tem o intuito de difundir e estimular o pensamento e o método científico entre os jovens dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio de Passos. Participam dessa proposta, representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Passos e Superintendência Regional de Ensino de Passos. Para atingir os objetivos supracitados, estão previstas diversas ações, que culminarão com uma Feira de Ciências Municipal, no final de 2022. Visando multiplicar a “cultura científica” na cidade de Passos, pretende-se realizar, primeiro semestre de 2022, capacitações e aprimoramento de professores do 6 o ano ao 3o ano do ensino médio, da rede pública e privada, sobre ciência, contemplando tanto conceitos básicos, até um passo a passo para aplicação do método científico. Após o período de capacitação dos professores, estão previstos três eventos, sendo: 1) divulgação dos resultados parciais dos trabalhos em desenvolvimento 2) realização de feira de ciências em cada escola que aderir ao projeto e 3) Feira de Ciências Municipal. Os objetivos das feiras dentro das próprias escolas é garantir que todos possam apresentar o processo E os resultados do trabalho científico desenvolvido e para serem selecionados os destaques científicos que representarão a escola na Feira de Ciência Municipal. Destaca-se que a proposta do Ano Científico - Passos/MG vai além de uma “simples” mostra científica. O objetivo é desenvolver, juntamente aos alunos, um produto final, para a feira, que represente todo um processo de construção do conhecimento através do método científico, iniciando pela formulação do problema de pesquisa, criação de hipóteses, objetivos, implementação da pesquisa experimental, divulgação e reflexão das limitações e pontos fortes do trabalho.
  • Universidade do Estado de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 10/12/2021-31/12/2023
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Inajara Rotta

Ciências da Saúde

Farmácia
  • efetividade das estratégias de postergação do início da atividade sexual de adolescentes na prevenção da gravidez: uma revisão sistemática.
  • A gravidez na adolescência consiste em um problema de saúde pública prioritário, tendo consequências econômicas, sociais e na saúde da adolescente e do bebê. O Brasil é o quarto país da América Latina com maior número de adolescentes grávidas, e com índices de gestação precoce superiores aos mundiais. Neste contexto, é imprescindível a identificação das intervenções mais efetivas focadas no retardo do início da atividade sexual de adolescentes, as quais devem ser apresentadas aos gestores do Sistema Único de Saúde, a fim de serem inseridas em políticas públicas de prevenção da gravidez na adolescência. Estudos secundários buscaram avaliar a efetividade de distintas estratégias para redução do número de casos de gestação em adolescentes, porém incluíram estudos primários conduzidos em países específicos, restringiram a provisão das intervenções a ambientes específicos, e consideraram intervenções focadas exclusivamente em reforçar a importância dos métodos contraceptivos. Desta forma, será conduzida revisão sistemática, sendo recuperados estudos intervencionais e observacionais analíticos, redigidos em caracteres romanos e publicados a partir de 2010, que tenham avaliado a efetividade de intervenções educativas voltadas a adolescentes, familiares ou profissionais de saúde, com foco na postergação do início da atividade sexual de adolescentes para prevenção da gestação. A busca pelos estudos será realizada nas bases Pubmed, Scopus, PsycINFO, CINAHL Plus, Educational Resources Information Center e LILACS, sendo estas complementadas por buscas manuais. Os resultados serão sintetizados utilizando-se análises estatísticas descritivas, e, a depender da heterogeneidade entre os dados, serão construídas meta-análises. Análises em subgrupos serão realizadas a fim de delinear se diferentes características dos estudos, da população beneficiária e dos componentes das intervenções, podem conduzir a resultados mais ou menos favoráveis.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 06/12/2021-31/12/2022
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Inara Roberta Leal

Ciências Biológicas

Ecologia
  • perturbações antrópicas, mudanças climáticas e processos ecológicos-chave na dinâmica de regeneração da floresta seca da caatinga
  • O objetivo geral desta proposta é investigar como perturbações antrópicas agudas (agricultura de corte-e-queima) e crônicas (criação de caprinos, coleta de lenha e de produtos florestais não-madeireiros) e mudanças climáticas afetam determinados grupos biológicos, processos ecológicos-chave e a dinâmica de regeneração da Caatinga. Para alcançar este objetivo, a proposta tem cinco módulos operacionais: (1) mecanismos de regeneração (i.e. chuva e banco de sementes, banco de plântulas e rebrotas) da assembleia de plantas, (2) padrões e mecanismos causais do processo de arbustização da vegetação, (3) assembleias de grupos animais selecionados (formigas, abelhas, borboletas e besouros) e sua provisão de serviços ecossistêmicos, (4) mecanismos causais da proliferação de formigas cortadeiras e seus efeitos na regeneração da vegetação e nos estoques e ciclagem de nutrientes e (5) sínteses sobre os efeitos de perturbações antrópicas em florestas secas em diferentes escalas espaciais e níveis de organização ecológica. A proposta é suportada por (1) uma rede de pesquisadores nacionais e internacionais os quais tem um longo histórico de colaboração, (2) participação de um conjunto grande de estudantes (atualmente 28 estudantes estão envolvidos) e (3) pela disponibilidade de recursos financeiros oriundos de outros editais. Como produtos, esperamos (1) a publicação de pelo menos 30 artigos científicos em revistas internacionais de boa circulação, (2) a formação de pelo menos 20 mestres e doutores em ecologia e biologia da conservação, (3) a expansão de parcerias científicas nacionais e internacionais e (4) a transferência de informações para a sociedade sobre sustentabilidade/vulnerabilidade das floresta secas às mudanças globais através de vários instrumentos (artigos de divulgação, mídia social, workshops) de forma a contribuir para a construção de políticas públicas apropriadas. Assim, a presente proposta atende todos os requisitos de excelência/impacto exigidos no edital.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025
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Inês Ferreira de Souza Bragança

Ciências Humanas

Educação
  • experiências instituintes de formação docente, uma abordagem narrativa (auto)biográfica: diálogos latino-americanos
  • Pesquisas nacionais e internacionais apontam para a importância da formação centrada na escola, a valorização dos saberes docentes, memórias e narrativas. O Brasil e outros países da América Latina registram experiências instituintes de formação que são, muitas vezes, “desperdiçadas”, invisibilizadas. O projeto em tela tem como objetivo inventariar, caracterizar e publicizar concepções e práticas instituintes de formação docente, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no âmbito da formação inicial e continuada, no Brasil e na América Latina. Tomamos como instituintes experiências de formação docente, envolvendo escolas e universidades, em que teorias, práticas, políticas e estéticas indicam modos outros de produzir conhecimentos. A perspectiva teórico-metodológica da pesquisa ancora-se na “pesquisaformação” pelo compromisso de favorecer espaços-tempos de produção de conhecimentos e de formação, reverberando em ações nas instituições envolvidas. O projeto propõe a realização de uma pesquisa em rede, com pesquisadores nacionais, internacionais e colaboradores de diferentes regiões brasileiras, tematizando as seguintes questões de estudo: quais os delineamentos, princípios e características das experiências instituintes de formação inicial e continuada de professoras/es, fundamentadas em abordagens narrativas e (auto)biográficas, no Brasil e na América Latina? Como se dá o entrelaçamento entre práticas, memórias e políticas da formação docente nas experiências inventariadas? Como as experiências instituintes de formação docente podem potencializar concepções e práticas no Brasil e na América Latina? A pesquisa inclui as seguintes etapas de desenvolvimento: 1) revisão e estudo da literatura; 2) inventário e caracterização das experiências de formação docente; 3) desenvolvimento de práticas de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica nas instituições participantes da pesquisa e 4) partilha, socialização e publicização das experiências.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Inês Rugani Ribeiro de Castro

Ciências da Saúde

Nutrição
  • avaliação psicométrica de instrumento de aferição de autonomia culinária: validade dimensional
  • A culinária doméstica é uma prioridade na agenda de promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil. Pouco investigada, ela vinha sendo compreendida por meio de abordagens pouco capazes de oferecer elementos de sua complexidade. Para superar esta lacuna de conhecimento, os proponentes do projeto conceberam um modelo teórico pioneiro sobre autonomia culinária e deram início à elaboração de um instrumento para a captação do construto. Essa ferramenta de aferição abarca itens referentes aos níveis do agente (habilidades culinárias e atitude estratégica), do microssistema (compartilhamento das atividades culinárias e cozinha com infraestrutura básica) e do mesossistema (disponibilidade de alimentos). Com a primeira fase do processo de desenvolvimento já em conclusão (fase prototípica), o passo seguinte– e cerne do presente projeto– diz respeito à execução da primeira etapa da fase de avaliação psicométrica. Esta consiste no exame da validade dimensional interna do novo instrumento, na qual se examinam as estruturas configural, métrica e escalar. Para produção da base empírica, a população de estudo consistirá em trabalhadores das universidades envolvidas no projeto: UERJ, UFRJ, UFAM e UFS. Prevê-se uma amostra aleatória de 1200 trabalhadores, estratificada por escolaridade e idade, de forma a garantir a heterogeneidade desejável para uma satisfatória avaliação do desempenho do instrumento. As avaliações da estrutura interna envolverão modelos de análises multivariadas, a saber, de componentes principais, de equação estrutural exploratória, fatorial confirmatória, e de teoria de resposta ao item. Também será realizada uma coleta de dados visando subsidiar a segunda etapa da avaliação psicométrica, de validação de construto externa. Dispor de um instrumento que capte o construto de autonomia culinária e que seja validado por meio de um processo robusto oportunizará a realização de estudos sobre o tema que sejam acurados e comparáveis.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Ines Signorini

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • abordagens técnico-científicas e pedagógicas de corpora linguísticos no ensino da escrita acadêmico-científica em português l1
  • Este projeto visa a contribuir para o uso qualificado de corpora linguísticos, tanto de expert quanto de aprendiz, enquanto recursos técnico-científicos e pedagógicos de interesse para o ensino da escrita acadêmico-científica em língua portuguesa como L1, em cursos de graduação e pós-graduação, frente aos desafios trazidos pela heterogeneidade crescente do perfil do alunado da universidade pública brasileira e pelas demandas de aceleração e aprimoramento da aprendizagem no período pós-pandêmico. Para isso, será desenvolvido em dois eixos inter-relacionados: a) o de elaboração de um sistema de gerenciamento e acesso a um corpus de aprendiz, composto de produções escritas, produzidas desde 2011 por ingressantes de um programa institucional de inclusão social da Unicamp; e b) o de exploração desse corpus e de outros corpora de expert e de aprendiz em pesquisas de base empírica que focalizam dados quantitativos e qualitativos relacionados a processos de ensino da escrita acadêmico-científica nos diferentes contextos institucionais envolvidos no projeto. Embora o ensino da escrita acadêmico-científica em língua inglesa como L2, associado ao uso de corpora linguísticos, já seja bastante discutido em Linguística Aplicada, são ainda incipientes nesta área os estudos relacionados ao ensino da escrita acadêmico-científica em língua portuguesa como L1, associado à exploração de corpora, com destaque para corpora de aprendiz, como aqui proposto. Além disso, a construção de repositórios de dados inter-institucionais, como é o caso deste projeto, contribui para inclusão da área no contexto da ciência aberta. O ensino da escrita acadêmica numa perspectiva mais ampla que a da tradição escolar de ensino de "redação" contribui para o desenvolvimento da educação científica nos estudos linguísticos e se contrapõe ao discurso do déficit da tradição grafocêntrica, na medida em que enfatiza a construção de sentidos, identidades, poder e autoridade em contextos específicos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 22/03/2022-31/03/2025
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Iraildes Pereira Assuncao

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • apoio à formação de doutores em áreas estratégica na ufal
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/03/2020-17/03/2025
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Iram Jácome Rodrigues

Ciências Humanas

Sociologia
  • a condição operária revisitada: os trabalhadores da indústria automotiva paulista no início do século xxi
  • Os metalúrgicos vinculados à indústria automobilística se constituíram, a partir da década de 1950, na representação máxima de uma moderna classe operária: importantes atores políticos que com suas mobilizações impulsionaram as lutas pela redemocratização do país, no final dos anos 1970. Passados quarenta anos de um processo de intensas disputas político-sindicais, ocorreu um arrefecimento da ação trabalhista e os sindicatos enfrentam, hoje, uma crise sem precedentes. Com a desconcentração industrial da década de 1990, fomentada por políticas de incentivo fiscal, pela busca por menor remuneração da força de trabalho e por bases sindicais menos articuladas e sem tradição, resultando em uma dispersão geográfica da indústria, um processo de fragmentação sindical foi acentuado. As novas tecnologias amparadas no trabalho digital e a terceirização foram, também, fatores que impactaram a capacidade de mobilização dos trabalhadores, trazendo desafios e dilemas no que se refere à construção de uma identidade coletiva. Em que pesem as mudanças e desafios apontadas, os metalúrgicos continuam a constituir uma relevante categoria entre trabalhadores fabris. O objetivo desta proposta é recuperar a trajetória desta categoria como forma de entender o que poderíamos chamar de condição operária, apreendendo as mudanças culturais do período, analisando a existência e/ou predomínio de uma racionalidade neoliberal que sobrepõe o indivíduo ao coletivo. O campo da pesquisa terá o Estado de São Paulo como referência por reunir o maior número de montadoras, o maior contingente de trabalhadores do setor e o maior número de sindicatos que representariam este segmento operário. A pesquisa além de discutir a bibliografia nacional e internacional sobre a temática revisitará estudos realizados com este operariado no Estado de São Paulo nos anos 1960, 1980, e início dos anos 2000, bem como utilizará métodos quantitativos e qualitativos para a caracterização dessa nova classe trabalhadora.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 29/03/2022-31/03/2025
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Irina Nasteva

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • upgrade do experimento connie para a detecção de neutrinos do reator angra 2
  • A física de neutrinos é um dos campos mais ativos da física de partículas, com várias questões fundamentais ainda não respondidas. A próxima geração de experimentos está em etapas bem avançadas de seu desenho, com um futuro muito promissor, onde é muito provável que novas descobertas aconteçam. Nos últimos anos, a detecção do espalhamento elástico coerente de neutrinos em núcleos (CENNS) tem ganhado um forte interesse por ser um dos processos, nos quais é possível por um lado observar física além do Modelo Padrão (MP) e por outro permite desenvolver uma nova tecnologia para o monitoramento de usinas nucleares. O Brasil está em posição privilegiada, pois dispõe de um laboratório funcional instalado em um contêiner situado a 30 m do núcleo do reator de Angra 2, condição disponível em poucos países. Um dos experimentos instalados no laboratório é CONNIE (Coherent Neutrino-Nucleus Interaction Experiment) que visa detectar pela primeira vez a interação coerente dos antineutrinos de reactor nuclear utilizando detectores CCD (Charge-Coupled Devices) de silício e colocar limites em interações de neutrinos além do MP. O experimento CONNIE tomou dados no período 2016-2020 com um conjunto de 14 CCDs com um limiar de detecção de 50 eV. Com estes dados foi possível colocar os limites mundiais mais restritivos para modelos de nova física a baixas energias. Com o intuito de baixar ainda mais o limiar de detecção, uma nova tecnologia está sendo desenvolvida, os Skipper-CCDs. Estamos planejando a instalação destes sensores no experimento CONNIE nos próximos anos e para isso estamos desenvolvendo uma bancada de teste de CCDs no laboratório LAPE-UFRJ. Com o atual projeto, completaremos a instalação da bancada de teste, em particular por meio da aquisição e instalação de um sistema de criogenia de circuito fechado, necessário para poder operar os CCDs a baixas temperaturas. Com esta bancada seremos capazes de caracterizar e otimizar os parâmetros de funcionamento de cada sensor.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Irineu de Brito Junior

Engenharias

Engenharia de Produção
  • compras em pânico e acumulação em períodos de crises e o impacto nas cadeias de suprimentos.
  • A compra de pânico e a acumulação de produtos expressam comportamentos humanos comuns em tempos de crise. No início da crise pandêmica da COVID-19, o papel higiênico foi um dos casos emblemáticos de compra em pânico, onde pessoas se dirigiram aos supermercados e adquiriram e acumularam mais produtos do que suas necessidades para o período. Neste projeto, o objetivo é avaliar os impactos desse comportamento e propor medidas de mitigação ao longo das cadeias de abastecimento. Esses comportamentos são reações instintivas e uma resposta humana comum, não causada pela falta efetiva, mas simplesmente pelo medo de ficar sem suprimentos. Quando a população é informada de uma possível escassez, passa a comprar em pânico mais do que necessita e a acumular estoques de segurança para enfrentar o risco de futura escassez, o que pode gerar desabastecimento. No início da pandemia de Covid 19, em todo o país, consumidores se dirigiram aos supermercados e adquiriram grandes quantidades de itens relacionados à alimentação, à higiene e à limpeza. Um caso extremo foi observado em fabricantes de urnas funerárias, onde a demanda de pedidos em muito ultrapassou a quantidade e a previsão de óbitos. Até então, um comportamento dessa magnitude não havia sido detectado no país, exceto quando relacionado a combustíveis. Com base nesse comportamento, utilizando-se bancos de dados já disponíveis e dados de associações de classe, a questão de pesquisa é analisar os fatores que podem gerar um comportamento de compra de pânico e acumulação e os impactos deste comportamento nas cadeias de suprimentos. A partir desses bancos de dados contendo dados de vendas de varejistas, análises estatísticas, como testes paramétricos e não paramétricos, análise de regressão, de agrupamento de dados, além de plotagens em sistemas de informações geográficas, ferramentas de dinâmica de sistemas suportam a análise de comportamento e o impacto nas cadeias de suprimentos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025
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Irineu dos Santos Yassuda

Ciências Humanas

Filosofia
  • com ciência
  • O projeto "Com Ciência" é uma proposta de continuidade do trabalho do projeto “IFSP com Ciência na Escola”, processo n° 439908/2018-3 do CNPq. O cronograma foi repensado em relação ao projeto anterior: o evento de feira de ciência e mostra científica (FCMC) ocorrerá no primeiro semestre de 2021. A FCMC continuará sendo divulgada por via postal às escolas e via internet nas páginas do IFSP, Facebook e Youtube. A vantagem de acontecer no primeiro semestre é que todo ciclo de eventos pode ser concluído no mesmo ano letivo e fiscal, podendo ser repetido no ano seguinte. O projeto apresenta um conjunto de ações em prol da divulgação da ciência e tecnologia, tais como: palestra, mesa redonda, FCMC e iniciação científica júnior (ICJ). A FCMC tem como finalidade despertar o interesse por professores e estudantes, nos temas de trabalhos científicos, permitindo do primeiro contato com a pesquisa bibliográfica, materiais e métodos, a ligação entre a teoria e prática, possibilitando melhor assimilação de conceitos científicos. A ICJ é uma oportunidade para integração entre alunos, professores e pesquisadores, assim como escola e instituições acadêmicas e de pesquisa. Assim, fecha-se o ciclo de eventos, que poderá dar início de sucessivos eventos para divulgação da ciência.
  • Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 13/01/2021-31/01/2023
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Iris Callado Sanches

Ciências da Saúde

Educação Física
  • efeitos do treinamento físico na modulação autonômica cardiovascular e na microbiota intestinal de camundongos obesos: papel do nervo vago
  • Evidências demonstram existir uma relação entre microbiota intestinal e tecido adiposo. De fato, a disbiose parece contribuir para o agravamento do estado pró-inflamatório na obesidade. O eixo cérebro-intestino-microbiota é mediado pelo nervo vago, e a ativação vagal está reduzida sobre o sistema cardiovascular e gastrointestinal durante a obesidade. Por outro lado, o treinamento físico (TF) aeróbio promove alterações benéficas na microbiota intestinal, bem como o aumento da modulação vagal sobre o sistema cardiovascular. Apesar disto, não está claro se o mecanismo pelo qual o TF atua sob a microbiota intestinal tem participação do nervo vago. Desta forma, o objetivo do presente estudo será avaliar a participação do nervo vago nos efeitos do treinamento físico sobre parâmetros metabólicos, modulação autonômica cardiovascular e na microbiota intestinal em camundongos obesos. A hipótese deste projeto é que o nervo vago é mecanismo pelo qual o treinamento físico melhora a microbiota intestinal na obesidade. Para testar essa hipótese, foram criados 3 subprojetos (SP) com objetivos específicos: SP1- Correlacionar os efeitos do treinamento físico entre a modulação autonômica cardiovascular e a microbiota intestinal em camundongos obesos; SP2- Testar se os efeitos do treinamento físico na microbiota intestinal ocorrem na mesma magnitude em animais vagotomizados; SP3- Avaliar se o estímulo vagal, através do fármaco galantamina, potencializa os efeitos do treinamento físico na microbiota intestinal. Espera-se que os resultados deste projeto possam contribuir para o melhor entendimento do potencial terapêutico do treinamento físico em doenças inflamatórias e neurodegenerativas, tendo em vista a relação bidirecional do eixo cérebro-intestino-microbiota.
  • Instituto Ânima SOCIESC de Inovação - MG - Brasil
  • 24/02/2022-28/02/2025
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Irlen Antônio Gonçalves

Ciências Humanas

Educação
  • educação e formação do trabalhador: políticas públicas de intervenção na sociedade (1891-1920)
  • A proposta, de maneira abrangente, centra na compreensão das proposições de políticas públicas para o ensino profissional. Especificamente, o interesse se volta para o discurso político dos legisladores, entendidos como discurso de intervenção na sociedade, uma vez ser produzido por sujeitos representantes legítimos da população, responsáveis pela produção de leis que incidirão na vida das pessoas. Assim, o nosso objetivo é captar, nessas políticas como foram produzidas as representações de trabalhador, de trabalho, de cidadania, de sociedade, etc., nos seus aspectos determinantes da legitimação de um ideário educativo modernizador, sobretudo, sob a perspectiva daqueles que ocuparam os espaços do legislativo. O recorte temporal inicia-se em 1891, quando ocorreu o primeiro trâmite de reforma do ensino no período republicano, que incluía o ensino profissional, em Minas Gerais, e finaliza em 1920, quando o ensino profissional assumiu novos contornos quanto à sua forma de organização, passando a ser ensino complementar ao primário. As fontes contempladas são os anais do Congresso Legislativo, relatório e sinopse dos trabalhos do Senado mineiro, relatório dos trabalhos da Câmara dos Deputados, os jornais e as revistas de circulação no estado. O referencial estará no entrecruzamento da História Política, da História Cultural, notadamente a partir de Serge Berstein e de Roger Chartier, com a História da Educação. Como metodologia propomos uma análise que privilegia os discursos como portadores e constituintes de uma representação de sociedade, de sujeitos, de estratégias, enfim de uma realidade social, inspirada nos referencias da análise do discurso político proposta por Patrick Charaudeau. Para ele, o discurso é considerado como prática de linguagem que medeia a relação entre o homem/mulher e a sua realidade cultural e social constituindo-o e à sua história.
  • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Irwin Rose Alencar de Menezes

Ciências da Saúde

Farmácia
  • avaliação pré-clínica e clínica de formulações para uso tópico contendo óleo de pequi para redução da inflamação e incapacidade funcional de animais e mulheres com osteoartrite de joelho
  • As doenças inflamatórias crônicas causam degeneração ou desgaste progressivo e inflamatórios de órgão e tecidos, tanto nas estruturas anatômicas como na sua funcionalidade acometendo severamente o bem-estar físico e social dos indivíduos, bem como a qualidade de vida.Este estudo comtempla uma fase pré-clinica, em que o potencial terapêutico destas formulações será avaliado em modelos animais num estado inflamatório agudo e crônico, seguido de uma fase clínica onde o potencial destas formulações será aferido em seres humanos do sexo feminino com osteoartrite de joelho. Portanto, esse estudo envolve duas fases sendo uma pré-clinica para avaliar o potencial terapêutico em modelos animais em tratamento agudo e crônico, seguido de uma fase clínica em seres humanos do sexo feminino com osteoartrite de joelho. Cabe ressaltar que um primeiro estudo clínico humano ja demonstrou potencial terapêutico satisfatório na melhoria do processo inflamatório em joelhos de ciclistas, por conta deste resultado, foi depositado um pedido de patente (PI09247858/BR1020190240423) que está em negociação com empresa do setor farmacêutico. Serão desenvolvidos sistemas nanoparticulados com reologia adequada, de custo reduzido e baixo potencial de irritação cutânea de forma a facilitar a aplicação e absorção cutânea, otimizando assim o potencial farmacológico. Os ensaios pré-clínicos serão realizados em modelo animais que apresentam mobilidade articular reduzida induzida por diferentes agentes químicos que assemelham aos processos de artrite humano. O ensaio clínico controlado, com distribuição aleatória e duplamente encoberto será realizado no hospital universitário da UFS para avaliar o efeito de uma formulação farmacêutica nanoestruturada na dor, inflamação e funcionalidade em mulheres com osteoartrite de joelho. Como principais resultados, espera-se a disponibilização de formulação terapêutica eficaz capaz de maximizar seu potencial terapêutico contra dor e inflamação em humanos e animais.
  • Universidade Regional do Cariri - CE - Brasil
  • 16/03/2022-31/03/2025