Projetos de Pesquisa

 

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Samuel de Souza Neto

Ciências Humanas

Educação
  • por uma pedagogia do estágio supervisionado: da proposta de formação de professores de educação física ao acolhimento e acompanhamento da prática de ensino na escola
  • Este estudo tem como foco a perspectiva de uma Pedagogia do Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física. Assim, ele toma como ponto de partida as transformações que estão na base do movimento da profissionalização docente ao considerar a prática profissional como um lócus de produção, e também de formação nos saberes. Esta compreensão acabou envolvendo a aproximação de pesquisadores, de âmbito nacional, envolvendo UNESP/Rio Claro, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Rondonia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Rondonia, Centro Universitário Catolico de Quixadá - Ceara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Estado de Santa Catarina, e, de âmbito internacional, Universidade de Montreal (CRIFPE), Universidade de Caldas (CO), Universidade de Louisville (EUA), Universidade do Porto (Portugal). No presente dá-se continuidade a este diálogo na forma de uma pesquisa coletiva, propondo como objetivo geral compreender nas propostas de formação e práticas de acolhimento e acompanhamento de estágio a perspectiva de uma pedagogia do estágio supervisionado. Especificamente busca (a) identificar e analisar, nas propostas de formação de professores, o projeto de estágio, a especificidade da docencia no profissional a ser formado e as formas de desenvolvimento do estágio supervisionado; (b) apontar e analisar, no desenvolvimento do estágio, como que o acolhimento e o acompanhamento do estagiário são realizados na escola; (c) identificar e analisar, na realidade das universidades estudadas a parceria universidade-escola e; (d) averiguar e analisar, nos dispositivos de formação, os agentes, os saberes e as modalidades de orientação, supervisão e colaboração pedagógica que estariam contribuindo para a formação de uma pedagogia do estágio supervisionado. Neste contexto, opta-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, construtivismo social, tendo como técnicas: fonte documental, observação, entrevista semi-estruturada, análise de conteúdo. Nesta pesquisa, os participantes serão em torno de 48 sujeitos: sendo por instituição (12 IES) um professor-supervisor universitário, um professor-colaborador de escola e dois estagiários. Porém, este número de participantes poderá ser ampliado se houver necessidade. Portanto, o que se busca na experiencia brasileira é: (1) fazer uma reflexão sobre os elementos que compõem o estágio supervisionado; (2) apresentar um mapeamento das idades do estágio supervisionado em diferentes regiões do Brasil e; (3) traçar diretrizes para uma pedagogia do estágio supervisionado no que se refere a organização do estágio e o acolhimento e acompanhamento do estagiário na escola. Da experiencia internacional o que se busca são contribuições relativas: (1) organização do estágio; (2) modelo de formação profissional (idades do estágio supervisionado) e (3) diretrizes vinculadas a relação universidade-escola e o acolhimento e o acompanhamento do estagiário na escola. A Formação Prática no século XXI se tornou uma realidade, como demonstram as proposições do PIBID e da Residencia Pedagógica, mas eles precisam ser fundamentadas cientificamente para que a prática sem a teoria não se torne vazia.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samuel Goldenberg

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de crispr/cas para a determinação da função e papel de proteínas de ligação a rna (rbps) na regulação da expressão gênica em trypanosoma cruzi
  • A regulação da expressão gênica em Trypanosoma cruzi ocorre essencialmente ao nível pós-transcricional. Os transcritos policistrônicos são processados no núcleo e transportados para o citoplasma para a tradução em proteínas. Todavia, considerando que os mRNAs no transcrito policistronico não são relacionados nem em função, nem em expressão diferencial durante o ciclo de vida do parasita, deve haver mecanismos de seleção dos mRNAs que serão traduzidos, estocados ou degradados. Esta sinalização do destino dos mRNAs é feita pelas proteínas de ligação a RNA (RNA binding proteins ou RBPs). Nosso trabalho ao longo dos últimos anos permitiu evidenciar diferentes RBPs em T.cruzi e os resultados indicam o papel inequívoco das mesmas na seleção dos alvos (mRNAs) associados a uma dada RBP, de acordo com mudanças fisiológicas (estresse) a que o parasita é submetido. Recentemente estabelecemos a metodologia de CRISPR/CAS para o T.cruzi, facilitando o uso de ferramentas genéticas para o estudo do papel de diferentes genes na diferenciação do T.cruzi. Nesta proposta almejamos investigar o papel de diferentes RBPs na regulação da expressão gênica no parasita, tendo como foco inicial o estudo de RBPs com domínio de dedo de zinco, na constituição de mRNPs de T.cruzi, bem como na modulação da expressão gênica e diferenciação do parasita. Usando a metodologia de CRISPR/CAS, determinaremos o papel das RBPs na biologia do T.cruzi e a alteração nos respectivos complexos mRNP.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 05/12/2019-31/12/2021
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Samuel Goldenberg

Ciências Biológicas

Genética
  • uso de crispr/cas para a geração de para a determinação da função e papel de proteínas de ligação a rna (rbps) na regulação da expressão gênica em trypanosoma cruzi
  • A regulação da expressão gênica em Trypanosoma cruzi ocorre essencialmente ao nível pós-transcricional. Os transcritos policistrônicos são processados no núcleo e transportados para o citoplasma para a tradução em proteínas. Todavia, considerando que os mRNAs no transcrito policistronico não são relacionados nem em função, nem em expressão diferencial durante o ciclo de vida do parasita, deve haver mecanismos de seleção dos mRNAs que serão traduzidos, estocados ou degradados. Esta sinalização do destino dos mRNAs é feita pelas proteínas de ligação a RNA (RNA binding proteins ou RBPs). Nosso trabalho ao longo dos últimos anos permitiu evidenciar diferentes RBPs em T.cruzi e os resultados indicam o papel inequívoco das mesmas na seleção dos alvos (mRNAs) associados a uma dada RBP, de acordo com mudanças fisiológicas (estresse) a que o parasita é submetido. Recentemente estabelecemos a metodologia de CRISPR/CAS para o T.cruzi, facilitando o uso de ferramentas genéticas para o estudo do papel de diferentes genes na diferenciação do T.cruzi. Nesta proposta almejamos investigar o papel de diferentes RBPs na regulação da expressão gênica no parasita, tendo como foco inicial o estudo de RBPs com domínio de dedo de zinco, na constituição de mRNPs de T.cruzi, bem como na modulação da expressão gênica e diferenciação do parasita. Usando a metodologia de CRISPR/CAS, determinaremos o papel das RBPs na biologia do T.cruzi e a alteração nos respectivos complexos mRNP.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Samuel Luis Velazquez Castellanos

Ciências Humanas

Educação
  • a circulação dos livros escolares franceses no maranhão oitocentista
  • Neste projeto procura-se analisar os livros escolares franceses inseridos nas instituições de ensino maranhense no período imperial, como objeto de estudo e como fonte de pesquisa, na tentativa de avaliar o seu papel, influência e representatividade nas escolas públicas e privadas de instrução primária e secundária. Trata-se de localizar, identificar, mapear e inventariar estes livros, com a finalidade de resgatar a natureza da sua produção, os conteúdos trabalhados, os métodos empregados, os protocolos de leitura utilizados por seus autores, assim como as indicações de uso sugeridas nas prescrições legais. Busca-se compreender o lugar do livro escolar francês e sua repercussão no ensino maranhense oitocentista, discorrendo-se e verificando-se não só sobre os trâmites legais a que foram submetidos para sua inserção na instrução, como também sobre as noticias, as disputas e as concordâncias referentes a este artefato da cultura material escolar, expressas na imprensa maranhense e francesa. Utilizam-se neste estudo diversas fontes intermediadas pelos pressupostos da História Cultural, entre elas: os jornais locais e franceses, os relatórios dos Presidentes de Província, dos Inspetores da Instrução Pública e dos Delegados Literários; como também as correspondências trocadas entre várias autoridades escolares e o governo, e a base de dados Emanuelle e a Patre-Manes. Acredita-se que esta pesquisa trará importantes contribuições para o campo da educação escolar maranhense no que se refere aos livros escolares aprovados, adotados, e usados durante o período imperial, e para a história do livro e da leitura no âmbito local e nacional, uma vez que estudos sobre a história do livro escolar e não-escolar, especificamente no Maranhão, ainda são esparsos.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021