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Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
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Faculdade Meridional
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Fundação Butantan
Fundação Casa de Rui Barbosa
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Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
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Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo
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Samuel Cordeiro Vitor Martins
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
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Currículo
Título do Projeto:
papel do grau de proteção hidráulica na tolerância à seca em eucalipto
Resumo:
O plantio de eucalipto tem importância fundamental no setor florestal, correspondendo a 72% da área total de plantio de árvores no Brasil. Em anos de déficit hídrico severo, como ocorrido em 2007, houve relatos de mortalidade diferencial de clones de eucalipto em áreas em expansão, como o Norte de Minas Gerais. Essa observação evidencia dois pontos críticos para o setor florestal: o perigo iminente de mortalidade frente à seca e a existência de variabilidade genética na tolerância à seca em eucalipto. Portanto, surge a necessidade de abordagens para seleção de materiais mais promissores para plantios onde o risco de períodos de seca pode se tornar crescente com os cenários futuros de mudanças climáticas. Atualmente, o melhor preditor de mortalidade de árvores é o parâmetro chamado "margem de segurança hidráulica" (MSH) que é a diferença entre o menor potencial hídrico (Ψw) medido durante a estação de crescimento (Ψmin) e o potencial hídrico no ponto de falha hidráulica (Ψ50_ramos), considerado como o Ψw onde ocorre perda de 50% da capacidade de transporte de água nos ramos. Quanto maior a MSH, menor seria a susceptibilidade de um dado material em perder sua capacidade hidráulica frente a eventos de seca, apresentando, presumidamente, maior tolerância ao déficit hídrico. No entanto, como a obtenção do Ψmin é extremamente morosa, envolvendo monitoramento de longo prazo, surge a necessidade de variáveis que guardem correlação com o Ψmin, mas que sejam de obtenção mais viável. Recentes estudos tem sugerido que o potencial hídrico no ponto de falha hidráulica das folhas (Ψ50_folhas) seria a variável que mais guarda correlação com o Ψmin, sendo um forte candidato para a estimação de MSH sem a necessidade do Ψmin. Diante do exposto, o nosso projeto visa identificar o "grau de proteção hidráulica" no sistema vascular de plantas de eucalipto, comparando valores de Ψ50 de folhas e ramos. Como inovação metodológica, usaremos um novo método para a obtenção do Ψ50, conhecido como determinação óptica de embolismos. A principal vantagem desse método é que ele pode ser realizado em mudas, já que demanda uma menor quantidade de material em comparação com outros métodos tradicionais para determinação da perda de capacidade hidráulica. Como forma de testar nossa hipótese, conduziremos um experimento utilizando diferentes clones de eucalipto, com sensibilidade diferencial à seca, onde espera-se que os clones sensíveis à seca apresentarão um menor grau de proteção hidráulica. Para tal, primeiro serão determinados a perda de capacidade hidráulica em folhas e ramos (Ψ50_ramos e Ψ50_folhas), e, posteriormente, será conduzido um experimento com déficit hídrico até que sejam visualizados sinais de abscisão foliar (espera-se que isso ocorra em torno do Ψ50_folhas). Durante esse período, será monitorado o potencial hídrico, as trocas gasosas e fluorescência da clorofila a; serão coletadas amostras para determinação de carboidratos (glicose, frutose, sacarose e amido) e aldeído malônico na ausência de déficit hídrico, no ponto de murcha das folhas e quando do aparecimento dos primeiros sinais de abscisão foliar. Adicionalmente, serão coletadas amostras para determinação de características morfológicas e anatômicas de caule e folhas que possam ser associadas a uma maior ou menor capacidade de manutenção da capacidade hidráulica, i.e., maior ou menor vulnerabilidade à cavitação. Esse conjunto de dados permitirá compreender qual a relação do grau de proteção hidráulica com a manutenção das trocas gasosas e metabolismo de carboidratos durante um período de déficit hídrico, avançando assim o nosso entendimento sobre a fisiologia e mecanismos de tolerância à seca em eucalipto.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samuel da Silva Feitosa
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Ciência da Computação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
aprendizagem de máquina para problemas relacionados ao covid-19
Resumo:
A propagação da síndrome respiratória aguda Coronavírus (SARS-CoV-2) já tomou proporções pandêmicas, afetando mais de 100 países em questão de semanas. Situações caóticas vem sido percebidas em diversos países, incluindo países de primeiro mundo como a Itália e os EUA, que apesar de possuírem grande disponibilidade de recursos para investimentos na área da saúde, tem apresentado dificuldade para atuar na atual situação. No Brasil, os primeiros casos ocorreram no final de janeiro de 2020, e desde então o país vem tomando medidas para se preparar para o avanço da doença, investindo recursos para melhorar o sistema de saúde, e também disponibilizando recursos para pesquisas que respondam aos mais diversos problemas que esta pandemia nos traz. Neste contexto, este projeto pretende atuar em 3 (três) vertentes no combate à COVID-19, sendo a primeira a aplicação de diferentes modelos de aprendizagem de máquina para a detecção e classificação de notícias com o potencial de serem falsas, caracterizada pela prevenção, uma vez que a disseminação das fake news podem custar vidas, favorecendo o espalhamento da doença, aumentando o número de infectados e, infelizmente, o número de mortos. A segunda vertente, caracterizada pela predição da direção e espalhamento da doença, de modo a antecipar a situação à sociedade e preparar o sistema de saúde. A última vertente se dá na área do diagnóstico: serão trabalhados mecanismos e arquiteturas de deep learning no sentido de auxiliar no diagnóstico de exames laboratoriais e de imagem. Espera-se a partir deste projeto contribuir com a ciência e com a sociedade, de forma a aplicar os conhecimentos estudados na resolução de problemas reais e de extrema importância.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
16/07/2020-15/09/2022
Samuel de Assis Silva
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Engenharia Agrícola
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
desempenho de conjuntos mecanizados e uso de sensoriamento remoto aéreo e proximal em lavoura cafeeira micro-terraceada
Resumo:
O estado do Espírito Santo é o terceiro maior produtor de café arábica do Brasil, sendo as lavouras dessa espécie cultivadas em regiões montanhosas onde as características de relevo limitam o uso de sistemas mecanizados. Nesse sentido, nos últimos anos tem crescido a utilização de micro-terraceamento, visando oferecer condições para o tráfego de máquinas e, consequentemente a mecanização de inúmeras etapas de manejo. Com esse trabalho se objetiva: estudar o efeito do micro-terraceamento sobre o sistema de produção de café arábica, sobre as características químicas e físicas do solo e sobre a produtividade dos cafeeiros; avaliar o desempenho operacional e os custos das operações agrícolas mecanizadas e o impacto do tráfego de máquinas sobre a sustentabilidade dos solos dos micro-terraços; monitorar o desenvolvimento vegetativo dos cafeeiros ao longo dos ciclos de cultivo utilizando sensores óticos ativos e imagens multiespectrais obtidas com sensor embarcado em veículo aéreo não tripulado (VANT). O estudo será realizado, durante três anos, em uma lavoura comercial de café arábica localizada na Microrregião do Caparaó, no Estado do Espírito Santo. O experimento será conduzido em uma área inclinada onde foi realizado o nivelamento das entrelinhas de plantio de café. Para atendimento aos objetivos propostos será montado na lavoura uma grade amostral irregular contendo 100 pontos amostrais, onde serão avaliados, o estado nutricional das plantas, a fertilidade do solo e a produtividade dos cafeeiros. Ao longo do tempo de execução da pesquisa, serão determinadas variáveis indicadoras de qualidade do solo, visando identificar o efeito dos terraços e do tráfego de máquinas sobre essas características. Serão realizadas avaliações nas linhas de cultivo e nas entrelinhas (micro-terraços). Para determinar a eficiência de conjuntos mecanizados em diferentes etapas de manejo durante o ano agrícola, serão realizados estudos de tempos e movimentos e análises de custos fixos e operacionais. O efeito dos micro-terraços sobre a capacidade operacional e o rendimento da derriça semimecanizada será estabelecido através da utilização e teste de diferentes modelos de derriçadoras portáteis, comparando-as com a colheita manual. O comportamento espectral das plantas de café será avaliado utilizando sensores óticos ativos e imagens digitais obtidas com sensor multiespectral embarcado em veículo aéreo não tripulado (VANT). As avaliações utilizando sensor ótico ativo serão realizadas ao longo da linha de cultivo, avaliando o terço superior, médio e inferior da copa dos cafeeiros. As imagens aéreas serão obtidas utilizando uma câmera multiespectral embarcando em um VANT. A partir dos dados de sensoriamento remoto serão calculados diferentes índices de vegetação, os quais serão relacionados com todas as variáveis medidas em campo. Serão realizadas análises geoestatísticas para avaliar o comportamento espacial dos atributos químicos e físicos do solo, da produtividade da cultura e dos resultados da avaliação de desempenho das operações mecanizadas. Análises de correlação serão realizadas buscando-se estabelecer relações entre: as variáveis mensuradas no campo e os índices de vegetação obtidos com os sensores óticos ativos; as variáveis mensuradas no campo e os índices de vegetação obtidos utilizando o mapeamento aéreo com VANT; os índices de vegetação obtidos com os sensores óticos ativos e aqueles obtidos utilizando o mapeamento aéreo com VANT. Serão geradas equações para estimativa de produtividade e do estado nutricional das plantas a partir dos índices de vegetação calculados com os diferentes sensores. A obtenção de informações acerca de um sistema que tem crescido em utilização, mas que ainda carece de estudos para identificação das interações com o ambiente natural e produtivo representam grande impacto para a sociedade em geral, mas principalmente para os agentes envolvidos no agronegócio. Nesse sentido, esse trabalho tem grande potencial para geração de informações e tecnologias que auxiliarão tanto a comunidade científica quanto a produtiva no entendimento do complexo sistema de micro-terraceamento de lavouras de café.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Espírito Santo - ES - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Samuel de Souza Neto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
por uma pedagogia do estágio supervisionado: da proposta de formação de professores de educação física ao acolhimento e acompanhamento da prática de ensino na escola
Resumo:
Este estudo tem como foco a perspectiva de uma Pedagogia do Estágio Supervisionado na Formação de Professores de Educação Física. Assim, ele toma como ponto de partida as transformações que estão na base do movimento da profissionalização docente ao considerar a prática profissional como um lócus de produção, e também de formação nos saberes. Esta compreensão acabou envolvendo a aproximação de pesquisadores, de âmbito nacional, envolvendo UNESP/Rio Claro, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Rondonia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Rondonia, Centro Universitário Catolico de Quixadá - Ceara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Estadual de Londrina, Universidade do Estado de Santa Catarina, e, de âmbito internacional, Universidade de Montreal (CRIFPE), Universidade de Caldas (CO), Universidade de Louisville (EUA), Universidade do Porto (Portugal). No presente dá-se continuidade a este diálogo na forma de uma pesquisa coletiva, propondo como objetivo geral compreender nas propostas de formação e práticas de acolhimento e acompanhamento de estágio a perspectiva de uma pedagogia do estágio supervisionado. Especificamente busca (a) identificar e analisar, nas propostas de formação de professores, o projeto de estágio, a especificidade da docencia no profissional a ser formado e as formas de desenvolvimento do estágio supervisionado; (b) apontar e analisar, no desenvolvimento do estágio, como que o acolhimento e o acompanhamento do estagiário são realizados na escola; (c) identificar e analisar, na realidade das universidades estudadas a parceria universidade-escola e; (d) averiguar e analisar, nos dispositivos de formação, os agentes, os saberes e as modalidades de orientação, supervisão e colaboração pedagógica que estariam contribuindo para a formação de uma pedagogia do estágio supervisionado. Neste contexto, opta-se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, construtivismo social, tendo como técnicas: fonte documental, observação, entrevista semi-estruturada, análise de conteúdo. Nesta pesquisa, os participantes serão em torno de 48 sujeitos: sendo por instituição (12 IES) um professor-supervisor universitário, um professor-colaborador de escola e dois estagiários. Porém, este número de participantes poderá ser ampliado se houver necessidade. Portanto, o que se busca na experiencia brasileira é: (1) fazer uma reflexão sobre os elementos que compõem o estágio supervisionado; (2) apresentar um mapeamento das idades do estágio supervisionado em diferentes regiões do Brasil e; (3) traçar diretrizes para uma pedagogia do estágio supervisionado no que se refere a organização do estágio e o acolhimento e acompanhamento do estagiário na escola. Da experiencia internacional o que se busca são contribuições relativas: (1) organização do estágio; (2) modelo de formação profissional (idades do estágio supervisionado) e (3) diretrizes vinculadas a relação universidade-escola e o acolhimento e o acompanhamento do estagiário na escola. A Formação Prática no século XXI se tornou uma realidade, como demonstram as proposições do PIBID e da Residencia Pedagógica, mas eles precisam ser fundamentadas cientificamente para que a prática sem a teoria não se torne vazia.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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