Projetos de Pesquisa

 

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Sabrina Neves Casarotti

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • subprodutos de frutos do cerrado: caracterização, avaliação da combinação com cepas probióticas e efeito em ratos alimentados com dieta hiperlipídica
  • A elevada prevalência de obesidade é um importante problema de saúde pública mundial. A disbiose intestinal é uma das alterações observadas em indivíduos obesos, e pesquisas apontam que alguns alimentos, como os subprodutos de frutas, são capazes de restaurar o equilíbrio da microbiota e reduzir os sintomas da obesidade. Os subprodutos de frutos do cerrado, mais especificamente araticum, mangaba e pequi, foram pouco explorados em relação ao seu potencial funcional e prebiótico. O objetivo desse trabalho será avaliar, in vitro e in vivo, o potencial prebiótico e simbiótico de subprodutos de frutos do cerrado. Para atender a esse objetivo, o trabalho será dividido em três etapas. Na etapa 1, os subprodutos de araticum, mangaba e pequi serão obtidos por secagem e caracterizados quanto à composição centesimal, teor de fibras solúveis e insolúveis, carotenoides e compostos fenólicos e atividade antioxidante. Na etapa 2, serão avaliados o crescimento de cepas probióticas comerciais e cepas patogênicas na presença dos subprodutos e o efeito dos subprodutos na resistência dessas cepas probióticas às condições simuladas do trato gastrointestinal. A combinação de subproduto e cepa probiótica que apresentar os resultados mais promissores, será utilizada na etapa 3, que irá avaliar o efeito do consumo, durante dez semanas, de subproduto e probiótico, isolados e associados (simbiótico), em animais alimentados com dieta rica em lipídeos. O peso corporal será monitorado ao longo do período experimental e ao final serão determinados: tolerância à glicose e à insulina, concentrações séricas de glicose, albumina, proteínas totais, transaminase oxalacética, transaminase pirúvica, ureia, colesterol total, HDL-colesterol e triacilglicerol, insulina sérica, lipopolissacarídeos, teores de gordura no fígado e nos tecidos adiposos branco e marrom e composição da microbiota intestinal por meio do sequenciamento do gene 16S RNA ribossomal. A caracterização dos subprodutos de frutos do cerrado, a avaliação da sua interação com cepas probióticas e a determinação de seu efeito em animais alimentados com dieta hiperlipídica, contribuirão para entender o potencial prebiótico destes subprodutos e os potenciais efeitos benéficos na saúde. Assim, será possível planejar futuras aplicações do subproduto e da cepa probiótica selecionados em alimentos simbióticos ou suplementos alimentares. O projeto também pretende com a redução do desperdício de subprodutos e contribuir com conhecimentos de Ciência de Alimentos e Nutrição pelo entendimento da relação entre os subprodutos, probióticos e a saúde.
  • Universidade Federal de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Sabrina Soares da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • discursos sobre sustentabilidade e questões socioambientais em prefeituras municipais de minas gerais
  • A sustentabilidade vem sendo apontada, nos últimos anos, como uma solução para os diferentes problemas ambientais vivenciados, despontando como uma promessa de tornar o relacionamento entre o homem e a natureza mais harmônico e menos invasivo. Contudo, como esse conceito é apresentado de maneira ampla e vaga, são favorecidas sua apropriação e utilização nos mais diferentes discursos. Hoje, praticamente todas as correntes de pensamento concordam com a ideia de que a sustentabilidade deve orientar as decisões envolvendo a natureza e ser um preceito básico para nortear as ações dos indivíduos. O termo sustentabilidade também tem estado presente em diversos discursos nas esferas públicas, na busca por justificar seus impactos sobre o ambiente e legitimar sua atuação frente à sociedade. Apesar disso, a maior parte das mudanças ainda é observada apenas nos discursos, sem grande alterações nos seus processos decisórios ou prioridades. Esse estudo tem como objetivo compreender como a sustentabilidade é conceituada e inserida dos discursos das prefeituras dos municípios da microrregião de Lavras, Minas Gerais, descrevendo como os conteúdos socioambientais são inserido em seus discursos e processos decisórios. Para tanto, será adotado um modelo de análise de comprometimento com a sustentabilidade, proposto por Silva (2014). Nesse modelo, considera-se que uma maior aproximação com a sustentabilidade acontece quando são consideradas as necessidades humanas e a conservação e preservação ambiental, porém, não em uma perspectiva individualista, mas em uma perspectiva coletivista, como proposta por Leis e D`Amato (1998). Para isso, pretende-se analisar os discursos sobre sustentabilidade e questões socioambientais nas prefeituras municipais dos municípios da microrregião de Lavras, Minas Gerais. Espera-se que os resultados possam contribuir para uma maior compreensão de como os municípios têm buscado considerar a sustentabilidade em suas decisões e se estes conseguem equilibrar necessidades humanas e restrições ambientais, de modo a atender a humanidade e o ambiente como um todo.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Salete Linhares Queiroz

Ciências Humanas

Educação
  • atualização da experimentoteca do cdcc/usp: parceria colaborativa universidade-escola pública
  • Vide projeto anexo
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021
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Salete Linhares Queiroz

Ciências Humanas

Educação
  • letramento gráfico: foco no ensino superior de química
  • A linguagem científica é multimodal, isto é, faz uso de diversos modos de comunicação para transmissão do conhecimento científico. Dentre eles, e de particular interesse para esta pesquisa, estão os modos visuais de comunicação, que incluem as inscrições, definidas como representações visuais materiais elaboradas inerentemente durante o fazer científico, tais como gráficos, fotografias, tabelas, equações, mapas, esquemas etc. Dada a importância das inscrições, tanto para a comunicação científica quanto para o ensino de ciências, e a sua forte presença em livros didáticos e na sala de aula, o fato de diversos estudantes apresentarem dificuldades no seu uso e interpretação é preocupante. É nesse contexto que estudos veem sendo desenvolvidos, tendo em vista o entendimento sobre aspectos que interferem na leitura de inscrições, assim como o delineamento de sequências didáticas potencialmente capazes de promover o letramento gráfico dos estudantes. Este se caracteriza como sendo o conhecimento para lidar com os modos visuais de comunicação, em especial as inscrições. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo investigar como as habilidades de letramento gráfico de estudantes de um curso de bacharelado em química se manifestam durante a interação dos mesmos com inscrições em práticas culturais científicas autênticas, que neste trabalho se configuram como exposições orais. Para tanto, duas sequências didáticas serão elaboradas e levadas a cabo de modo a fomentar tais habilidades. A aplicação de duas sequências didáticas distintas não busca a comparação entre a eficácia das mesmas, mas sim a compreensão sobre as potencialidades de cada uma delas frente ao alcance do propósito traçado, que é o desenvolvimento do letramento gráfico dos estudantes. A base teórica para a realização das análises fundamenta-se em trabalhos reportados na literatura sobre leituras de inscrições. O corpus da investigação será constituído das exposições orais produzidas pelos graduandos no contexto de cada uma das sequências didáticas. Pretende-se, dessa forma, contribuir para a reflexão sobre o que permite e/ou o que dificulta o letramento gráfico no âmbito do ensino superior de química.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022