Brasil
Acesso à informação
menu icon
CORONAVÍRUS (COVID-19)
Participe
Serviços
Legislação
Canais
Ir para o conteúdo
1
Ir para o menu
2
Ir para a busca
3
Ir para o rodapé
4
Acessibilidade
Alto Contraste
Mapa do Site
CNPq
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações
Youtube
SoundClound
Facebook
Twitter
Spotify
RSS
Perguntas frequentes
Central de Atendimento
Serviços
E-mail do Pesquisador
Área de imprensa
Você está aqui:
CNPq
/
Assuntos
/
Bolsas e Auxílios
/
Bolsas e Auxílios Vigentes
/
Projetos de Pesquisa
/
MENU
Assuntos
Institucional
Apresentação
Organograma
Competências
Base Jurídica
Regimento Interno PO-951
Lei nº 1.310
Decreto nº 8.866
Conselho Deliberativo
Agenda de autoridades
Presidência
Diretoria - DCOI
Diretoria - DEHS
Diretoria - DABS
Diretoria - DGTI
Diretoria Executiva
Comitês de Assessoramento
Membros dos Comitês
Critérios de Julgamento
Renovação de CAs
Normas do CA
Calendário
Comissão de Integridade
Apresentação
Composição
Diretrizes
Documentos da CIAC
Quem é quem
Propriedade Intelectual
SESPI
Restrição de Acesso à Informação
Normas
Comissão de Ética
Apresentação
Legislação
Gestão de Documentos
História
A Criação
Questão Nuclear
Anos 50
Anos 60
Anos 70
Anos 80
Anos 90
Servidores
Estatísticas e Indicadores
Apresentação
Bolsas e auxilios
Séries Históricas
Demanda e atendimento
Indicadores de Pesquisa
Titulação de Bolsistas
Grupos de Pesquisa - Censos
Contatos
Bolsas e Auxílios
Apresentação
Bolsas
Modalidades
Cartão Bolsista no Exterior
Auxílio deslocamento
Bolsistas Egressos (Exterior)
Auxílios
Apresentação
Cartão Pesquisa
Chamadas
Abertas
Encerradas
Resultados
Calendário regular
Tabelas de valores
Bolsas
No país
No exterior
Fomento Tecnológico
Diárias para auxílios
Calendários
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Auxílios
Prestação de contas
Programas
Apresentação
ALI
Apresentação
Histórico
Chamadas Públicas
Publicações
CBAB
Apresentação
RHAE
Apresentação
Arquivos
Serviços
Mulher e Ciência
Apresentação
Ações
Histórico
Eventos
Pioneiras da Ciência do Brasil - 5ª Edição
Pioneiras da Ciência do Brasil 7ª Edição
Estatísticas
Publicações
Vídeos
Projetos
Pioneiras da Ciência
Jovens Pesquisadoras
Contatos
PELD
Apresentação
Histórico
Sítios PELD
Chamadas Públicas
Parcerias
Eventos
Publicações
Estatísticas
Galeria de Imagens
ILTER
Repositório de dados PELD
Selo PELD
Contato
PROANTAR
Apresentação
PPBIO
Apresentação
Ciência sem Fronteiras
Cooperação Internacional
Apresentação
Bolsas
Organismos
Convênios Bilaterais
CIAM
CERN
Ciências do Mar
CPLP
PROSUL
CYTED
Mata Atlântica
PROÁFRICA
IBAS
Programa MCT-Mz
INCT
Cooperação Nacional
Parcerias Estaduais
PRONEX
SISBIOTA
Apresentação
Histórico
Redes de Pesquisa
Cofinanciadores
Eventos
Publicações
Galeria de vídeos
REFLORA
Apresentação
Rede PRÓ CENTRO-OESTE
Apresentação
Programas Institucionais de Iniciação C&T
Apresentação
Ensino Superior
PIBIC
PIBIC nas Ações Afirmativas
PIBITI
PICME
Ensino Fundamental / Médio
PIBIC Ensino Médio
PIC-OBMEP
IC-Jr/FAPs
Formulários e Orientações
Para o Gestor Institucional
Para o Comitê Externo e Institucional
Para o Coordenador
Para o Estudante
Reunião Anual 2014
Reunião Anual 2015
Painel ICT
PROTAX
Apresentação
BIONORTE
Apresentação
Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Apresentação
Importações para Pesquisa
Apresentação
CNPq Expresso
TIP
Credenciamento
Pessoa Física
Pessoa Jurídica
AEX (Expedição Científica)
O que é Expedição Científica
Atividades isentas de autorização
Como solicitar
Requisitos
Emissão do Visto
Formulários e Documentos
Autorizações Prévias
Análise da Proposta
Alteração de Projetos Vigentes
Relatórios Técnicos
Legislação
Contato
In English (summary)
REBIOTERIO
Apresentação
Curso EAD
Biotérios Associados
Programa de Divulgação e Disseminação Científica
Prêmios
Apresentação
Menção Especial de Agradecimento
Regulamento
Agraciados
Pesquisador Emérito
Regulamento
Agraciados
Fotos
Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica
Prêmio Fotografia-Ciência & Arte
Prêmio Almirante Álvaro Alberto
Prêmio Jovem Cientista
Prêmio José Reis
Popularização da Ciência
Por que popularizar?
Fazendo Divulgação Científica
Apresentação
Entrevistas
Links Interessantes
Prêmios
Pioneiras da ciência
Museus e Centros de Ciência
Apresentação
Centro-Oeste
Nordeste
Norte
Sudeste
Sul
Olimpíadas científicas
Feiras e Mostras de Ciência
Apresentação
Feiras Nacionais
Feiras Estaduais
Feiras Municipais
Itinerantes
Semana Nacional de CT&I
Relatórios de pesquisa
Memória do CNPq
Bibliografia
Dirigentes
Programa Editorial
Apresentação
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Linguística, Letras e Artes
Engenharias
Multidisciplinar
Outras
Calendário
Contato
Destaque
Iniciação científica
Pesquisador emérito
Pesquisador sênior
Mídia
Imagens da Ciência
Vídeos
Publicações
Pesquisa e Notícia
Comunicação
Imprensa
Cadastro de jornalistas
Fale com a Coordenação
Publicações
Impressos
Identidade visual
Marca CNPq
Manual de aplicação
Área de imprensa
Aplicativo
Parcerias
Apresentação
Instituições
Nacionais
Internacionais
CORI
Serviços
Ferramentas
Ouvidoria
Apresentação
Histórico
Publicações e Documentos
Legislação
Fale com a ouvidoria
Central de Atendimento
Emissão de Contra-cheques
Declaração de Rendimentos
Assinador Digital
Consultar Autenticidade de Documentos
Autenticador Digital
Gerador GRU
Sua Senha
Esqueceu sua senha?
Acesso ao Patrimonio Genético
Nova Lei da Biodiversidade
Autorizações Concedidas
Solicitações Indeferidas
Livro Eletrônico
Suporte a Propriedade Intelectual
Importações para pesquisa
Cartilha de segurança para internet
Carta ao Cidadão
Expedição Científica
SEI
Acesso à Informação
Apresentação
Institucional
Ações e Programas PPA
Auditoria Interna
Processos de Contas Anuais
Convênios
Despesas
Licitações e Contratos
Contratos
Licitações
Terceirização
Consultas Públicas
Servidores
Servidores do CNPq
Ação de Desenvolvimento de Pessoa
Perguntas frequentes
Lei - Acesso a Informação
SIC
Sistema e-SIC
Informações Classificadas
PDTIC
Planejamento Estratégico
Dados abertos
Apresentação
Consulta de dados
Centrais de Conteúdos
Áudios
Vídeos
Imagens
Dados Abertos
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Projetos de Pesquisa
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
País
Todos os Paises
Brasil
Estados
Todos os Estados
Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Paraná
Paraíba
Pará
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
Sergipe
São Paulo
Tocantins
Instituições
Todas as Instituições
ASSOCIACAO ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING
Associação Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia
Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ
Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas
Centro de Ensino Médio 03 do Gama
Centro de Estudos, Pesquisa e Docum. em Cidades e Municípios Saudáveis
Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica
Centro de Inovação e Ensaios Pré-Clínicos
Centro de Pesquisa da Universidade Positivo
Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer
Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste
CENTRO ESTADUAL DE EDUCACAO TECNICA TALMO LUIZ SILVA
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais
Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais
CENTRO UNIVERSITARIO ARTHUR SA EARP NETO
Centro Universitário CESMAC
Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino
Centro Universitário de Várzea Grande
Centro Universitário FECAP
Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães
Comissão Nacional de Energia Nuclear
Departamento de Polícia Federal
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Escola de Educação Física, Fisioterapia e TO-UFMG
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio José Peixoto Miguel
Escola Estadual Floriano Viegas Machado
Escola Superior de Propaganda e Marketing
ETE Prof. Maria Wilza Barros de Miranda
ETE PROFESSOR FRANCISCO JONAS FEITOSA COSTA
Faculdade Cásper Líbero
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Faculdade de Medicina do ABC
Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
Faculdade Escritor Osman da Costa Lins
Faculdade Evangélica Goianésia
Faculdade Sudoeste Paulista
FUNDACAO EDUCACIONAL INACIANA PADRE SABOIA DE MEDEIROS
Fundação Butantan
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ
Fundação Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre
Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha
Fundação Ezequiel Dias
Fundação Faculdade de Medicina
Fundação Getúlio Vargas
Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia
Fundação Museu do Homem Americano
Fundação Oswaldo Cruz
Fundação Oswaldo Cruz Piauí
Fundação Paleontológica Phoenix
Fundação Rondônia
Fundação Ulbra
Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Fundação Universidade Regional de Blumenau
Governo do Estado do Acre
Governo do Estado do Amapá
Governo do Estado do Pará
Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Hospital Infantil Pequeno Príncipe
Hospital São Rafael
Hospital Universitário da UFSCar/Ebserh
Hospital Universitário João de Barros Barreto
Hospital Univiversitário Maria Aparecida Pedrossian/Ebserh
IEMA
Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
Instituição Adventista Nordeste Brasileira
Instituto Adolfo Lutz
Instituto Agronômico de Campinas
Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
Instituto Butantan
Instituto Centro de Ensino Tecnológico
Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Instituto de Botânica
Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná
Instituto de Economia Agrícola
Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia
Instituto de Pesquisa e Educação Científica
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - DF
Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo
Instituto de Saúde
Instituto de Tecnologia de Alimentos
Instituto de Tecnologia e Pesquisa
Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo
Instituto Euvaldo Lodi - DF
Instituto Evandro Chagas
Instituto Federal Minas Gerais
Instituto Federal Catarinense
Instituto Federal da Bahia
Instituto Federal de Alagoas - Matriz
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Ceará - campus Pecém
Instituto Federal do Maranhão
Instituto Federal do Maranhão - Campus São João dos Patos
Instituto Federal do Maranhão Campus Itapecuru-Mirim
INSTITUTO FEDERAL DO PARANA
Instituto Federal do Piauí
Instituto Federal do Sertão Pernambucano
Instituto Federal Farroupilha
Instituto Federal Fluminense
Instituto Federal Goiano
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
INSTITUTO GALZU
Instituto Integrado
Instituto Internacional de Ecologia
Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein
Instituto Mauá de Tecnologia
Instituto Militar de Engenharia
Instituto Nacional de Cardiologia
Instituto Nacional de Câncer
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Instituto Nacional de Tecnologia
Instituto Nacional de Telecomunicações
Instituto Nacional do Semiárido
Instituto Pasteur
Instituto Santos Dumont
Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Instituto Ânima SOCIESC de Inovação
Jardim Botânico de Brasília
Laboratório Nacional de Astrofísica
Laboratório Nacional de Computação Científica
MIL TECNOLOGIA E INOVACAO DO BRASIL LTDA
MUNICIPAL DE SÃOVICENTE FERRER MARANHÃO - PMSFM
Museu Paraense Emílio Goeldi
Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
PREFEITURA MUNICIPAL
Prefeitura Municipal de Alto Alegre
Prefeitura Municipal de Amargosa
Prefeitura Municipal de Barra Mansa
Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul
Prefeitura Municipal de Eusébio
Prefeitura Municipal de Igarapê-Miri
Prefeitura Municipal de João Pessoa
Prefeitura Municipal de Londrina
Prefeitura Municipal de Mossoró
Prefeitura Municipal de Nova Venecia
Prefeitura Municipal de Pindamonhangaba
Prefeitura Municipal de Recife
Prefeitura Municipal de São Paulo
Prefeitura Municipal de Tangará
Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Prefeitura Municipal de Várzea Grande
PREFEITURA MUNICIPAL DO PAULSITA-PE
Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência SP
S B I
Sec. Est. Meio Amb Des. Eco. Prod. e Agr. Familiar
Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação/RS
Secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará
Secretaria da Educação de Goiás
Secretaria da Educação do Estado do Ceará
Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado do Acre
Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco
Secretaria de Educação de Pernambuco
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCACAO DE ITAPISSUMA
Secretaria Municipal de Educação de Paço do Lumiar
Secretaria Municipal de Educação e Cultura
SENAI - Departamento Regional da Bahia
SENAI - Departamento Regional do Distrito Federal
Serviço Social da Indústria Departamento Regional/DF
Sociedade Brasileira de Física
Sociedade Internacional de Pesquisa Científica
U. I. BERNARDO ALVES RODRIGUES
UNIDADE EXECUTORA DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL ANTONIO DE AGUIAR
Universidade Católica de Brasília
Universidade Católica de Pelotas
Universidade Católica de Santos
Universidade Católica Dom Bosco
Universidade Ceuma
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade da Região da Campanha
Universidade de Araraquara
Universidade de Brasília
Universidade de Caxias do Sul
Universidade de Fortaleza
Universidade de Passo Fundo
Universidade de Pernambuco
Universidade de Ribeirão Preto
Universidade de Santa Cruz do Sul
Universidade de Sorocaba
Universidade de São Paulo
Universidade do Contestado
Universidade do Estado da Bahia
Universidade do Estado de Mato Grosso
Universidade do Estado de Minas Gerais
Universidade do Estado de Santa Catarina
Universidade do Estado do Amapá
Universidade do Estado do Amazonas
Universidade do Estado do Pará
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Universidade do Extremo Sul Catarinense
Universidade do Grande Rio
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Universidade do Oeste Paulista
Universidade do Sul de Santa Catarina
Universidade do Vale do Itajaí
Universidade do Vale do Paraíba
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
Universidade Estadual da Paraíba
Universidade Estadual da Região Tocantina do MA
Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Feira de Santana
Universidade Estadual de Goiás
Universidade Estadual de Londrina
Universidade Estadual de Maringá
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Universidade Estadual de Montes Claros
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Universidade Estadual de Santa Cruz
Universidade Estadual do Ceará
Universidade Estadual do Centro Oeste
Universidade Estadual do Centro-Oeste
Universidade Estadual do Maranhão
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Universidade Estadual do Paraná
Universidade Estadual do Piauí
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Universidade Estadual do Tocantins
Universidade Estadual Paulista
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Universidade Evangélica de Goiás
Universidade Federal da Bahia
Universidade Federal da Fronteira Sul
Universidade Federal da Grande Dourados
Universidade Federal da Integração Latino-Americana
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Federal de Alagoas
Universidade Federal de Alfenas
Universidade Federal de Campina Grande
Universidade Federal de Goiás
Universidade Federal de Itajubá
Universidade Federal de Jataí
Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de Lavras
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Universidade Federal de Minas Gerais
Universidade Federal de Ouro Preto
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal de Roraima
Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Maria
Universidade Federal de Sergipe
Universidade Federal de São Carlos
Universidade Federal de São João Del-Rei
Universidade Federal de São Paulo
Universidade Federal de Uberlândia
Universidade Federal de Viçosa
Universidade Federal do ABC
Universidade Federal do Acre
Universidade Federal do Amapá
Universidade Federal do Amazonas
Universidade Federal do Cariri
Universidade Federal do Ceará
UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA DO PARNAÍBA
Universidade Federal do Espírito Santo
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Maranhão
Universidade Federal do Norte do Tocantins
Universidade Federal do Oeste da Bahia
Universidade Federal do Oeste do Pará
Universidade Federal do Pampa
Universidade Federal do Paraná
Universidade Federal do Pará
Universidade Federal do Piauí
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Universidade Federal do Rio Grande
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Universidade Federal do Sul da Bahia
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
Universidade Federal do Tocantins
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Universidade Federal do Vale do São Francisco
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Universidade Federal Fluminense
Universidade Federal Rural da Amazônia
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
Universidade Feevale
Universidade Franciscana
Universidade Ibirapuera
Universidade Iguaçu
Universidade La Salle - Canoas
Universidade Metodista de Piracicaba
Universidade Metodista de São Paulo
Universidade Nilton Lins
Universidade Norte do Paraná
Universidade Nove de Julho
Universidade Paulista
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Universidade Regional do Cariri
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Universidade São Francisco
Universidade São Judas Tadeu
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Universidade Tuiuti do Paraná
Universidade Vale do Rio Doce
VOAR TEATRO DE BONECOS
Grandes Áreas
Todas as Grandes Áreas
Ciências Agrárias
Ciências Biológicas
Ciências da Saúde
Ciências Exatas e da Terra
Ciências Humanas
Ciências Sociais Aplicadas
Engenharias
Indefinido
Lingüística, Letras e Artes
Outra
Tecnologias
Áreas
Todas as Áreas
Administração
Agronomia
Antropologia
Arqueologia
Arquitetura e Urbanismo
Artes
Astronomia
Biofísica
Biologia Geral
Biomedicina
Bioquímica
Biotecnologia
Botânica
Ciência da Computação
Ciência da Informação
Ciência e Tecnologia de Alimentos
Ciência Política
Ciências Ambientais
Comunicação
Defesa
Demografia
Desenho Industrial
Desenvolvimento Tecnológico e Industrial
Direito
Divulgação Científica
Ecologia
Economia
Educação
Educação Física
Enfermagem
Engenharia Aeroespacial
Engenharia Agrícola
Engenharia Biomédica
Engenharia Civil
Engenharia de Energia
Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Engenharia de Minas
Engenharia de Produção
Engenharia de Transportes
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecatrônica
Engenharia Mecânica
Engenharia Naval e Oceânica
Engenharia Nuclear
Engenharia Química
Engenharia Sanitária
Farmacologia
Farmácia
Filosofia
Fisiologia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Fonoaudiologia
Física
Genética
Geociências
Geografia
História
Imunologia
Indefinido
Letras
Lingüística
Matemática
Medicina
Medicina Veterinária
Microbiologia
Microeletrônica
Morfologia
Multidisciplinar
Museologia
Nutrição
Oceanografia
Odontologia
Parasitologia
Planejamento Urbano e Regional
Probabilidade e Estatística
Psicologia
Química
Recursos Florestais e Engenharia Florestal
Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
Robótica, Mecatrônica e Automação
Saúde Coletiva
Serviço Social
Sociologia
Tecnologia e Inovação para Agropecuária
Teologia
Turismo
Zoologia
Zootecnia
Busca
Filtrar
Limpar Filtros
Cristina Meneguello
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
segunda olimpíada nacional em história do brasil - escolar e para grandes públicos
Resumo:
O projeto da 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para todos, embasado nas 13 edições anuais da Olimpíada Nacional em História do Brasil e nas duas edições de Olimpíadas para Públicos mais amplis (pré-ONHB em 2020 e 1ª Olimpíada aberta para todos em 2021) visa o ensino de história de forma aprofundada, online, realizado em equipes, ampliado para o tema da divulgação científica e popularização da ciência e tecnologia. Amplia assim a compreensão dos processos históricos brasileiros, visando a preparação para obtenção de bons resultados em provas, concursos e vestibulares, ampliando a capacidade de leitura, compreensão, escrita e análise dos participantes. A 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta Para Todos tem como objetivos a ampliação da participação de escolas públicas e particulares de todo o país, consolidando-se como um programa de referência e parte constante dos calendários de atividade escolares na área de História; a formação online de professores ao longo das fases online da Prova; a valorização do conhecimento histórico como formador das concepções de ciência e dos princípios da cidadania e da inserção do indivíduo em sua comunidade; a possibilidade de aprendizagem online e continuada. Metodologicamente, a proposta leva seus participantes a realizarem atividades que reproduzem a construção do conhecimento conforme elaborada pelos historiadores (interpretação de documentos, de imagens, narrativas e interpretações díspares sobre os mesmos acontecimentos, formulação de hipóteses). Como resultados consistentes, a proposta gera o perfil sócioeconômico e educacional de seus participantes (estudantes, professores e grande público), gerando a criação de um acervo de dados para a realização das perguntas e de materiais científicos disponíveis posteriormente; além da criação de um banco de dados com o desempenho dos estudantes, de interesse em especial para os pesquisadores na área de educação, e gera um mapa da educação histórica no paí
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
Vigência:
08/12/2021-31/12/2023
Cristina Moreira Marcos
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Psicologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
modos de subjetivação na atualidade: a clínica do excesso e a adolescência
Resumo:
Esta pesquisa visa abordar as novas formas de mal-estar contemporâneo e suas conjugações na adolescência. Sob a denominação de clínica do excesso buscamos elucidar o paradigma das novas formas de sintoma no qual o sintoma parece estar menos referido ao sentido inconsciente do que ao corpo e seu gozo. A adolescência é o enquadre que nos permitirá abordar a radicalização desse paradigma. A compreensão da adolescência como um momento de passagem de um pensamento a um ato, que pode permitir a inscrição de um sujeito no campo do Outro, nos leva a considerar os diversos destinos possíveis quando esta inscrição não se produz: o suicídio, a compulsão, os atos delinquentes, o consumo das drogas, o consumo excessivo da tecnologia. Hoje vemos surgir nos adolescentes novas formas de sintomas, mesmo que tais manifestações se evidenciem, às vezes, de modo a-sintomático. O que se exibe não é o sintoma em sua forma clássica, como portador de uma mensagem, mas na forma excessiva de um gozo que rechaça o Outro. Fazemos a hipótese de que o declínio do simbólico e do pai favorecem tais formas de mal-estar na atualidade. Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e aprofundamento teórico acerca do tema. Na pesquisa bibliográfica, pretendemos destacar as contribuições mais recentes na área da psicanálise sobre a clínica do excesso, notadamente no que concerne à adolescência, abordando os estudos e pesquisas que evidenciam as saídas e respostas sintomáticas encontrados pelos jovens hoje na travessia da adolescência, no enfrentamento dos desafios e impasses contemporâneos. Serão abordados casos clínicos com adolescentes que apresentam um impasse ao tratamento na medida em que o sintoma não se apresenta em sua versão freudiana clássica. O campo de pesquisa nos permitirá abordar nossa questão: quais são as formas que o mal-estar contemporâneo ganha na atualidade na clínica com o adolescente e como tratá-las?
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cristina Pandolfo
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
uso de imagens multiespectrais e termais de vant para vistoria de lavoura
Resumo:
A agricultura é uma atividade econômica caracterizada por sua vulnerabilidade a eventos adversos Essa vulnerabilidade mostra a importância dos Programas de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro e Proagro Mais) que permitem a exoneração de obrigações financeiras relativas a operação de crédito rural de custeio quando a sua liquidação é dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais, pragas e doenças. As comunicações de perdas agrícolas para operações enquadradas no PROAGRO e PROAGRO MAIS, muitas vezes são associadas a eventos climáticos adversos, enquanto que, uma série de outros fatores podem levar à frustração de safras. Atualmente, pela RESOLUÇÃO N° 4.796, DE 2 DE ABRIL DE 2020 do Banco Central do Brasil, o agente do Proagro poderá utilizar ferramentas de sensoriamento remoto para verificar se o evento informado pelo beneficiário na comunicação e comprovação de perdas de fato ocorreu no município ou na região onde se encontra o empreendimento enquadrado. Conhecer a variabilidade espacial dos cultivos e das variáveis ambientais com detalhamento, incluindo os atributos do solo, pode otimizar o processo de vistoria de lavouras e qualificar as reais limitações aos cultivos. O objetivo da pesquisa é propor um protocolo de identificação das reais causas de perdas na lavoura utilizando imagens aéreas adquiridas por sensores remotos multiespectrais e termal de alta resolução embarcados em VANT. A pesquisa será realizada em áreas cultivadas com banana, maçã e mandioca, culturas com expressão em Santa Catarina, mas que apresentam fatores limitantes ao cultivo e que podem ser melhor monitoradas com as técnicas apresentadas nessa proposta. Como impacto da aplicação desta proposta espera-se padronizar e otimizar o processo de acompanhamento e vistoria de lavouras.
Instituição/UF/País:
Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
04/02/2022-28/02/2025
Cristina Santos Sotomaior
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Medicina Veterinária
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
validação de protocolos para o tratamento seletivo direcionado (tsd) de parasitos gastrintestinais de ovinos
Resumo:
Em função do uso excessivo de tratamentos anti-helmínticos, a sustentabilidade dos sistemas de produção de ovinos está ameaçada pela resistência anti-helmíntica. Dentre as alternativas de controle da verminose gastrintestinal que possibilitam a diminuição do uso de anti-helmínticos, destaca-se o tratamento seletivo direcionado (TSD), que consiste em selecionar e tratar apenas os indivíduos que realmente necessitam de tratamento anti-helmíntico, ao invés de tratar simultaneamente todos os animais de um mesmo lote ou rebanho. A vantagem do TSD é preservar a refugia, parte da população de parasitos que não está exposta à seleção para resistência. O desafio de implementar o TSD é saber identificar, no momento correto, apenas os animais que necessitam de tratamento, pois os critérios podem variar dependendo de vários fatores como: idade e categoria dos animais, sistema de produção, clima, intervalo entre avaliações. Atualmente, os critérios mais utilizados para tratamento seletivo dos rebanhos são indicadores de parasitismo clínico, como anemia (método FAMACHA©), emagrecimento (escore de condição corporal), diarreia, ou dados de produtividade (ganho de peso ou produção de leite). Como a implementação do TSD em rebanhos comerciais depende da facilidade e eficiência dos critérios de tratamento utilizados, somente protocolos bem estabelecidos e validados devem ser indicados como base para o TSD. Para tanto, serão padronizados protocolos previamente definidos pela equipe, em análises experimentais e avaliando um banco de dados. A posterior validação destes protocolos em propriedades comerciais permitirá sua utilização pelos produtores de ovinos. Com a utilização de protocolos validados de TSD, será possível diminuir o uso de anti-helmínticos, diminuindo o custo de produção e, principalmente, preservando a ação dos princípios ativos. O TSD auxilia na viabilização de uma ovinocultura produtiva, porém sustentável.
Instituição/UF/País:
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PR - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cristina Teodoro
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
epistemologias e pensamento negro no brasil: interrogações para a infância, a criança negra e a educação infantil
Resumo:
A proposta apresentada se insere no campo que busca analisar os impactos gerados pela colonização em distintas sociedades, principalmente a racialização e, as respostas e estratégias coletivas baseadas em uma perspectiva do transnacionalismo negro. Tal estratégia resultou na construção intranacional de ações de preservação da vida e de aquisição do direito a ter direitos e em uma narrativa comum que articulou, ao mesmo tempo, a experiência de negação da humanidade e a discriminação racial de que africanos e seus descendentes eram alvos em contextos nacionais distintos. Tais características são consolidadas a partir do período da modernidade, em que ocorreu a construção do negro e, também, o aparato discursivo em torno de uma infância abstrata, universal e que desconsidera os determinantes da estrutura social. Assim, no contexto brasileiro, resultado de um processo de colonização e produção de saberes e conhecimentos eurocêntricos, o projeto objetiva, em sua primeira fase, realizar uma releitura acerca da presença e dos conceitos de infância e criança negra nas produções de intelectuais negros/as ao longo do século XX e XXI, contemplando o projeto e implementação da democracia racial, o desenvolvimento do Projeto UNESCO no Brasil, o surgimento do movimento negro organizado e o processo de redemocratização do país. O levantamento bibliográfico e a análise documental de diferentes artefatos (jornais, produções acadêmicas, entrevistas, projetos de Lei, entre outros), permitirão outras interpretações sobre a infância e a criança negra, distintas daquelas que pautam o imaginário coletivo, associando as mesmas à falta, a delinquência e a criminalidade. Ou seja, permitirá reconstituir a dignidade e a humanidade e o direito de serem crianças. Possibilitará analisar a presença desse imaginário nos documentos que deram base as primeiras produções sobre Educação Infantil, a partir de 1990 e às DCNEI. A segunda fase contemplará: sistematização, organização e disponibilização.
Instituição/UF/País:
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - CE - Brasil
Vigência:
07/04/2022-30/04/2025
Cristine Gorski Severo
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
oralidades, multilinguismos e letramentos políticos: diálogos com a educação
Resumo:
Este projeto propõe um diálogo entre as políticas linguísticas e a esfera educacional no que tange a quatro elementos interligados: formação de professores para a diversidade linguístico-cultural, conceitos de língua e oralidade, propostas de educação multilíngue/bilíngue e letramentos políticos para direitos humanos e linguísticos. Buscamos uma abordagem sensível às realidades locais, criando, em parceria com agentes locais e comunidades, projetos que reconheçam a pluralidade linguística, em diálogo com discursos e práticas institucionalizados. Reconhecemos o papel que a educação escolar desempenha na legitimação institucional de uma língua, daí a importância das políticas linguísticas educacionais. Os eixos temáticos que integram este projeto incluem: educação bilíngue e multilíngue (Brasil, Angola e Moçambique), educação intercultural indígena no contexto brasileiro, educação para os direitos humanos e direitos linguísticos, educação para a igualdade de gênero, educação antirracista, educação inclusiva, ensino de português como língua de acolhimento para imigrantes e refugiados no Brasil, EJA e ensino de português como língua intercultural no âmbito da internacionalização. Esses eixos são representados por pesquisadores/estudantes de pós-graduação de diferentes instituições brasileiras e internacionais, integrando uma rede de pesquisa e compartilhamento de saberes e experiências voltada para a área de políticas linguísticas educacionais. O projeto responde às demandas legais das normativas educacionais internacionais, nacionais e estaduais, políticas de inclusão, ações afirmativas e respeito à diversidade na esfera escolar, com atenção ao papel de professores de língua portuguesa nessa políticas. Registre-se que integram o projeto os membros do grupo de pesquisa Políticas Linguísticas Criticas e Direitos Linguísticos (https://politicaslinguisticas.paginas.ufsc.br/), em parceria com outros grupos/pesquisadores.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
23/02/2022-28/02/2025
Cristoforo Scavone
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Farmacologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo da atividade imunomoduladore e neuroprotetora de novos esteróides cardiotônicos em modelos in vitro e in vivo.
Resumo:
s esteroides cardiotônicos (CTS) são potenciais drogas capazes de interagir com a Na+,K+-ATPase e ativar as vias de sinalização envolvidas na sobrevivência celular. Esta enzima é responsável pelo principal transporte iônico do cérebro, mantendo as condições intracelulares ideais. A Ouabaína (OUA) é um dos CTS mais estudados no SNC, onde tem se observado a sua capacidade em reduzir a neuroinflamação induzida por LPS via inibição da ativação do fator nuclear NFKB levando a uma redução de citocinas pro-inflamatórias tais como, IL-1Beta; e TNF-alfa;. Ademais, estudos tem observado que a OUA tem a capacidade de modular o sistema imune, reduzido a inflamação periférica. Interessantemente, trabalhos recentes realizados por nosso grupo com o 21-BD, derivado sintéticos da digoxina, demonstraram em baixas doses e concentrações um efeito anti-inflamatório e neuroprotetor em modelos in vivo e in vitro. A inovação tecnológica tem sido um importante fator na competitividade entre países, diante disso, torna-se importante a busca por novas moléculas sintéticas bioativas que poderão favorecer a descoberta de novos fármacos que poderão ser utilizados para o tratamento de doenças neurodegenerativas e inflamações, neste contexto, os estudos realizados pelo nosso grupo tem demonstrado um importante efeito anti-inflamatório, neuroprotetor e anti-câncer dos derivados CTS. Este projeto busca investigar os efeitos biológicos de novos derivados cardiotônicos o que irá contribuir para a descoberta de novos agentes terapêuticos para doenças neurodegenerativas e neuropsiquiátricas. Além disso, esta proposta busca estreitar colaborações que já estão em andamento, envolvendo pós-graduandos, estudantes de iniciação científica e pós-doutorados entre as Universidades Federais do Rio de Janeiro, Goiás, São João del-Rei, Paraíba), e a Universidade de São Paulo, bem como com grupos internacionais que participaram dos nossos últimos 5 simpósios internacionais realizados no Brazil.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Cristovam Wanderley Picanço Diniz
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Morfologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
tolerância e resistência às infecções virais em aves migratórias e morcegos: mecanismos celulares e moleculares
Resumo:
Para antecipar pandemias virais, a reconstrucao do viroma nas principais espécies hospedeiras é uma necessidade urgente, particularmente em aves migratórias e morcegos que contribuem para a dispersão de uma variedade de espécies de vírus de interesse epidemiológico. Pretende-se aqui realizar uma análise comparativa do viroma encontrado em aves migratórias e morcegos capturados na costa de Bragança (Pará, Brasil) para identificar as espécies que carregam vírus com potencial patogenico. Além disso, iremos identificar as espécies de aves e morcegos que são alvos de mosquitos (espécies) hematófagos de áreas de manguezais, que carregam esses vírus e podem atuar como vetores para transmiti-los a mamíferos hospedeiros. Ao fazer isso, identificaremos potenciais hospedeiros de vírus nos quais o mosquito fez a última refeição de sangue. Após reconstruir o ciclo enzoótico, prosseguiremos em busca dos mecanismos pelos quais as aves limícolas e os morcegos são aparentemente portadores livres de sintomas. A partir das sequências de viroma coletadas de aves migratórias e morcegos do manguezal de Bragança, construiremos um banco de dados contendo as informações moleculares que serao usadas para desenvolveremos ensaios moleculares rápidos para identificar as diferentes cepas de espécies virais de interesse epidemiológico. Finalmente, avaliaremos a expressão gênica diferencial relacionada ao dano e à resposta ao estresse de células PBMC associadas a cada infecção por vírus como um ponto de partida para compreender os mecanismos subjacentes de tolerância a doenças, fatores epigenéticos e resposta imune. Indivíduos infectados e não infectados terão sua expressão gênica de PBMC comparada por meio de análise transcriptômica e avaliação quantitativa da metilação dos dinucleotídeos CpG e RT-PCR de amostras de sangue. Uma vez reunidos esses dados, uma visão mais precisa da disseminação do vírus, possibilitara o preparo de intervenções preventivas com base em evidencias.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
16/03/2022-31/03/2025
Crystian Bitencourt Soares de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
o papel dos imunobiológicos no tratamento da espondilolite anquilosante: uma revisão sistemática com meta-análise e avaliação do impacto orçamentário
Resumo:
A espondilolite anquilosante é uma condição impactante podendo reduzir a capacidade de trabalho e acarretar em consequências psicológicas e econômicas para esses indivíduos e para os sistemas de saúde. Para tratamento, os imunobiológicos recomendados pelas diretrizes de tratamento da espondilolite anquilosante incluem os inibidores de TNF alfa e inibidores de IL-17. Algumas revisões sistemáticas foram publicadas investigando a eficácia e segurança dos imunobiológicos para o tratamento da espondilolite anquilosante. Contudo, a qualidade da evidência pode ser interpretada que futuros estudos adicionais podem alterar as estimativas de efeitos encontradas. Além disso, é do nosso conhecimento que outros ensaios clínicos randomizados investigando a eficácia de imunobiológicos foram conduzidos após essas revisões o que poderia alterar os achados. Portanto, o objetivo será determinar a eficácia, segurança, aderência e impacto orçamentários dos medicamentos imunobiológicos (golimumabe, infliximabe, etanercepte, adalimumabe, certolizumabe pegol, secuquinumabeos) para a espondilolite anquilosante afim de auxiliar os médicos na melhor tomada de decisão clínica, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas com espondilolite anquilosante. Considerando as revisões sistemáticas no tópico, espera-se que os imunobiológicos sejam eficazes para melhora dos desfechos importantes para essa popopulação. Além disso, com a inclusão dos estudos adicionais, espera-se uma maior certeza na evidência acerca da redução do processo inflamatório e segurança, assim como, uma determinação precisa dos custos diretos atribuídos ao uso desses medicamentose a possibilidade alteração das diretrizes de tratamento para redução dos custos. Para determinar a eficácia, segurança e adêrência será conduzida uma revisão sistemática com meta-análise. Além disso, será realizada uma avaliação do impacto orçamentário para analisar os custos diretos desses medicamentos no SUS.
Instituição/UF/País:
Universidade do Oeste Paulista - SP - Brasil
Vigência:
06/12/2021-31/12/2022
Cybelle Salvador Miranda
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Arquitetura e Urbanismo
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
arquitetura hospitalar: paradigmas para sustentabilidade e humanização na contemporaneidade pós-pandêmica
Resumo:
A pesquisa tem por meta analisar as arquiteturas de 4 hospitais construídos na primeira metade do século XX, situados em capitais das regiões Norte e Sul do Brasil, a fim de indicar aspectos de organização de ambientes e elementos construtivos que possam vir a ser utilizados como paradigmas para a proposição de hospitais contemporâneos, tendo em conta as condições de humanização e qualidade ambiental requeridas em tempos pós-pandêmicos. Fundamenta-se em evidências resultantes de pesquisas anteriores, e visa dar respostas às discussões propostas por Miranda e Monteiro (2018) no Simpósio Preservar, modernizar e renovar os hospitais quais os caminhos? durante o V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Dentre estas, destacam-se a definição de quais estruturas arquitetônicas devem ser mantidas, a fim de preservar a identidade do hospital e como a atuação dos Arquitetos deve contribuir para a compreensão do edifício hospitalar em suas múltiplas dimensões: material, temporal e cultural. A fim de responder a estas demandas, optou-se pela concepção de indicadores ambientais e de percepção que será atingida por meio de estratégica combinada, envolvendo análises de circulação de ar e insolação via softwares e da sondagem da percepção de usuários por meio do cruzamento entre etnografia rápida e percepção ambiental. Considerando a permanência desses espaços de saúde na assistência aos usuários, sua capacidade de adaptação às novas tecnologias de diagnóstico e tratamento e a durabilidade de suas estruturas, presume-se a existência de requisitos projetuais e construtivos que mereçam ser preservados e, a partir deste mapeamento, serem indicados como paradigmas para a concepção de projetos de edifícios hospitalares na contemporaneidade. Diante dos desafios apresentados pela pandemia de COVID 19, faz-se necessário conceber espaços que favoreçam o bem-estar psíquico de pacientes, profissionais de saúde e pessoal de apoio.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
Vigência:
17/03/2022-31/03/2025
Página 77 de 385
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
10 Itens por página
1
2
3
4
5
10
20
30
50
75
Mostrando 761 - 770 de 3.845 resultados.
← Primeiro
Anterior
Próximo
Último →
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
Seu browser não está habilitado para ler javascript. Habilite para uma melhor experiência.
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript
seu browser não esta habilitado para javascript