Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Carlos Fernandes

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • estudo de configurações centrais e soluções homográficas em mecânica celeste
  • Neste projeto propomos estudar alguns aspectos das configurações centrais no problema de n corpos. Mais especificamente, pretendemos estudar: a caracterização das principais propriedades das configurações centrais (n, 2) e (n, 3) empilhadas no problema de n corpos e no problema de n vórtices; a unicidade da configuração central convexa de quatro corpos, vale ressaltar que esta é uma questão que está em aberto desde 1932 com os trabalhos de MacMillan e Bartky, publicados em ”Transactions of Americam Mathematical Society”, recentemente o autor proponente junto a Jaume Llibre e Luis Fernando Mello provaram uma conjectura do trabalho de Macmillan que dizia respeito à unicidade da configuração trapézio isósceles como sendo a única configuração central convexa que admite dois pares de massas iguais adjacentes; a caracterização de configurações centrais de n corpos nas quais é possível variar os valores de k massas, deixando fixas todas as posições e o valor de n − k massas, esta questão está ligada a um tipo de rigidez das configurações centrais e super configurações centrais; o problema das super configurações centrais não colineares no caso de 5 corpos.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Carlos Ferraz Filho

Ciências Agrárias

Recursos Florestais e Engenharia Florestal
  • biomassa de espécies arbóreas relevantes em área de transição dos biomas cerrado/caatinga
  • Esta proposta de projeto de pesquisa está de acordo com o Edital Universal – MCTI/CNPq nº 28/2018 e encaixa-se na faixa A de captação de recurso. Os ecossistemas florestais, que compreendem vegetação e solo, detêm a capacidade de emitirem e sequestrarem carbono atmosférico, sendo considerados sumidouros de carbono. Assim, torna-se de fundamental importância o entendimento de seus ciclos e capacidades de estoque em seus mais diversos compartimentos para quantificação do carbono estocado em diferentes ecossistemas sob diferentes regimes de manejo. Para tanto, é fundamental que se responda a seguinte pergunta: quais os estoques de carbono existentes nos compartimentos das diferentes formações florestais? Assim, o principal tema de estudo deste projeto será a como a biomassa de importantes espécies florestais se distribui ao longo dos diferentes compartimentos da árvore, sendo os compartimentos: folhas, frutos e flores; galhos finos; galhos grossos; fuste principal; raízes finas; raízes grossas. As espécies florestais que serão estudas neste projeto serão compostas pelas mais importantes (avaliadas por meio de análise fitossociológica) de ocorrência em uma área de manejo florestal localizada em Cristino Castro, Piauí, com aproximadamente 5000 hectares. Serão escolhidas as espécies com maior índice de cobertura, avaliando a sua densidade (N/ha) e dominância (m2/ha), usando dados do plano de manejo da área. Para cada uma das espécies escolhidas serão cubadas árvores de diferentes tamanhos, considerando sua distribuição diamétrica na área. A área de estudo em questão é de extrema importância, pois além de ser um componente produtivo (produz madeira para abastecimento de cerâmicas da região), é uma mata caracterizada como sendo transição entre o cerrado e caatinga, e portanto de alta relevância biológica. Espera-se que os resultados obtidos neste projeto sejam de elevada relevância científica, permitindo a publicação em periódico de elevado renome. Será desenvolvido ao menos um artigo em revista do estrato A do Qualis Ciências Agrárias I, tratando da descrição da biomassa nos diferentes compartimentos da árvore e diferentes formas de estimar a biomassa por meio de relações alométricas. Estes resultados são importantes tanto para o setor produtivo quanto para a conservação ambiental da região. Os resultados deste projeto permitirão a estimativa acurada da biomassa presente em cada árvore, abrindo caminho para geração de planos de manejo florestal com estimativas calibradas para a região do sul do Piauí. A importância relativa à conservação ambiental vem do fato que será fornecida informação de como a biomassa se distribui ao longo da árvore, permitindo estimativas que apoiam propostas a projetos de cunho conservacionista, seja por esquemas de pagamento por serviços ambientais, por participação em mercados de créditos de carbono ou por programas de redução de emissões provindas de desmatamento e degradação florestal (REED+).
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Carlos Fontes dos Santos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudo de gases de interesse atmosférico com espectroscopia raman, luz síncrotron e um acelerador de 1,7 mv
  • Nos últimos anos, o Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares tem consolidado estudos da interação da radiação ionizante com moléculas de interesse atmosférico (CH4, SF6, CH2Cl2, etc..). Esta proposta visa recursos para: i) dar prosseguimentos aos estudos de ionização e fragmentação de moléculas de interesse atmosférico; ii) Iniciar uma nova linha de análise de moléculas de interesse atmosféricos adsorvidas em matéria sólida (solo, gaiolas orgânicas porosas, etc..) utilizando a espectroscopia Raman. O orçamento solicitado nesta proposta é de fundamental importância, tanto para a manutenção das atividades no Laboratório de Colisões Atômicas e Moleculares da UFRJ, quanto para as atividades a serem desenvolvidas no âmbito do recém-criado Mestrado Interdisciplinar em Física Aplicada da UFRJ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Carlos Moraes Lessa

Ciências Humanas

Ciência Política
  • reimaginando a china e os estados unidos na inserção internacional do brasil
  • O sistema de relações internacionais do Brasil a partir dos anos noventa passou por transformações intensas e por ajustes de forma e de conteúdo necessários à adaptação aos novos constrangimentos internacionais apresentados pela evolução da cena internacional desde o final da Guerra Fria. Como se flexionou a visão de mundo universalista e, principalmente, como se adaptou o universalismo geográfico à estratégia de ação implementada ao longo desse período? Qual o lugar das parcerias tradicionais no sistema de relações internacionais do Brasil e, especialmente, como se compatibilizam com os esforços de construção de novas parcerias estratégicas? O projeto de pesquisa define dois relacionamentos bilaterais que são caracterizados como prioritários e estruturantes, e cujo entendimento e caracterização constituem o objetivo central da estratégia de investigação proposta: A. as relações com os Estados Unidos, que compõem um eixo estruturante do sistema de relações internacionais do Brasil e; B.as relações com a China, que consubstanciam a necessidade de busca constante de novos espaços e de novos relacionamentos prioritários. Dessas inquietações decorre não apenas a necessidade de se investigar a evolução da política externa desses parceiros, como também o que pode ser denominado como atributos internacionais, ou seja, as interfaces existentes entre estas e os sistemas políticos, o processo decisório, as interrelações entre política externa e política de defesa, o peso do sistema econômico nas inflexões da ação internacional, a atuação regional, as suas posições face ao multilateralismo político e econômico e o próprio manejo das suas prioridades internacionais em nível bilateral. Busca-se, portanto, realizar um estudo comparado da evolução das relações do Brasil com os Estados Unidos e com a China, a partir do início da década de 1990 e até os dias atuais, em suas múltiplas dimensões, caracterizando-as como as parcerias estratégicas definidoras da inserção global do Brasil.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Pavao

Outra

Divulgação Científica
  • 25a ciência jovem:
  • A presente proposta visa a realização da 25a edição da CIÊNCIA JOVEM, uma feira de ciências que vem sendo realizada anualmente em Pernambuco sob coordenação do ESPAÇO CIÊNCIA, museu interativo de ciência vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (www.espacociencia.pe.gov.br). A CIÊNCIA JOVEM, uma das maiores feiras de ciências do país: - acumula uma experiência de 24 edições; - reúne trabalhos de todos os estados brasileiros, além da participação internacional; - seleciona 300 trabalhos das redes pública e privada, contemplando desde o ensino infantil até o médio e técnico; - conta com cerca de 60 feiras afiliadas, renovadas anualmente; - com o sistema da pré-inscrição, valoriza trabalhos integrados ao currículo da escola e desenvolvidos durante todo o período letivo; - incentiva a utilização da metodologia de investigação científica na escola; - surpreende com trabalhos que utilizam o mesmo rigor científico da pesquisa madura que se desenvolve nos centros de pesquisa; - organiza sessões de apresentação oral de professores durante o evento; - é hoje um evento integrado ao calendário escolar de diversas redes de ensino de Pernambuco e do país; - incentiva e apoia a realização de feiras escolares e regionais; - está articulada a diversas feiras nacionais e internacionais onde seus projetos têm obtido premiações e destaques; - recebe um público de mais de 10 mil visitantes durante os três dias de evento; - tem grande visibilidade nos meios de comunicação; - tem expressiva participação de escolas públicas; entre outras. Tais características aliadas à empolgação nas apresentações, aos concorridos debates nos stands e à troca característica de toda feira, fazem da CIÊNCIA JOVEM um evento reconhecido nacionalmente e em outros países como um prazeroso, rico e produtivo momento para seus participantes. O sucesso da CIÊNCIA JOVEM reflete uma experiência historicamente acumulada em mais de duas décadas de organização da Feira, mas sobretudo, é resultado da reflexão e atuação em busca de práticas inovadoras no ensino de ciências. Assim, não é mera coincidência que a CIÊNCIA JOVEM tenha a mesma idade do ESPAÇO CIÊNCIA, responsável pela organização da Feira. O ESPAÇO CIÊNCIA desenvolve uma programação anual de eventos de divulgação científica; coordena a SNCT-PE (Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco); possui um CIÊNCIA MÓVEL, para visitar interior do estado; desenvolve Ação Social para jovens e adolescentes de baixa renda; e no total, atende a uma média anual de 250 mil pessoas. A CIÊNCIA JOVEM se insere como uma das mais importantes ações educativas do ESPAÇO CIÊNCIA. Reflete a concepção geral do Museu de que é preciso encontrar ferramentas pedagógicas que estimulem a curiosidade científica e o gosto pelas atividades de pesquisas. José Reis mostra um caminho quando diz que feira de ciências é uma “revolução pedagógica”. Foi a percepção desse papel transformador da CIÊNCIA JOVEM que estimulou a elaboração da presente proposta e avançar nesta necessária e cada vez mais urgente revolução pedagógica.
  • Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco - PE - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Antonio Carlos Pavao

Ciências Humanas

Sociologia
  • 26ª ciência jovem
  • A CIÊNCIA JOVEM completou 25 anos em 2019 – a mesma idade do Espaço Ciência, Museu Interativo de Ciência de Pernambuco, responsável por sua organização e idealização. Significa que as Feiras de Ciência nascem junto com o Museu, cujo objetivo é ampliar o acesso ao conhecimento científico. E as Feiras de Ciência são uma oportunidade para que os estudantes aprendam Ciência fazendo Ciência. Atualmente, a CIÊNCIA JOVEM é uma das maiores feiras do país e reúne centenas de projetos de TODOS os estados e também de alguns países da América Latina. Ela estimula a realização de trabalhos de pesquisa científica na escola, que devem ser integrados ao currículo da escola e desenvolvidos durante todo o período. Para isso, incentiva a realização das pré-inscrições dos trabalhos no início do ano. A CIÊNCIA JOVEM também acredita no potencial de alunos de todas as idades. Por isso, é uma das poucas Feiras de Ciência do país que abre espaço para projetos desde a Educação Infantil e Fundamental 1. Com forte participação de escolas públicas, a feira revela talentos e ajuda a despertar entre os jovens o entusiasmo pela Ciência. Realizada geralmente em locais de grande visibilidade pública, como Shoppings, ela recebe um público, durante os três dias de evento, de mais de 14 mil pessoas. Os concorridos debates na frente dos stands, a empolgação nas apresentações e as trocas características de toda feira, fazem da CIÊNCIA JOVEM um evento que já é reconhecido nacionalmente e em outros países, além de oferecer uma experiência prazerosa e produtiva para seus participantes. Reflete uma experiência historicamente acumulada em mais de duas décadas de organização e é, sobretudo, resultado da reflexão sobre práticas inovadoras no ensino de ciências. Assim como José Reis, o Espaço Ciência acredita que “feira de ciências é uma revolução pedagógica”. Conscientes desse significado, o incentivo à realização de feiras escolares também é um dos objetivos da CIÊNCIA JOVEM. Por meio do processo de afiliação, ela cria uma rede de parceiros e estimula a realização de Feiras de Ciências, acolhendo trabalhos que já passaram por uma prévia seleção na escola. Além do estímulo à cooperação entre as Feiras por meio do processo de afiliação, O Espaço Ciência vem desenvolvendo o projeto “Feira de Ciências em toda parte”, em parceria com a Secretaria de Educação Estadual e Municipais. Desde o início deste ano, vem sendo realizados seminários de formação com professores em várias cidades e com participação de todas as redes de ensino. O objetivo é estimular a realização de feiras de ciências nas escolas e nos municípios, bem como o uso da experimentação científica como estratégia pedagógica. Não por acaso a CIÊNCIA JOVEM nasceu junto com o ESPAÇO CIÊNCIA. Esta capacidade de entusiasmar os estudantes e de despertar o interesse pela pesquisa e pelo conhecimento Científico é um dos pilares do Museu. Com uma área de 120 mil metros quadrados entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência atende gratuitamente mais de 200 mil pessoas por ano, tanto em sua sede, no Observatório Astronômico do Alto da Sé em Olinda e por meio de seu programa itinerante Ciência Móvel. O ESPAÇO CIÊNCIA desenvolve uma programação anual de eventos de divulgação científica; coordena a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco; possui uma ação itinerante que garante o acesso à Ciência para comunidades e instituições no interior do estado e nas periferias da Região Metropolitana; e uma Ação Social, que amplia o acesso ao conhecimento e ao mercado de trabalho para pessoas de baixa renda, sobretudo das comunidades vizinhas. A CIÊNCIA JOVEM é uma das ações educativas do Museu. São selecionados uma média de 300 projetos de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas da Rede Pública e Privada, e também de professores que apresentam experiências pedagógicas inovadoras.
  • Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação de Pernambuco - PE - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
Foto de perfil

Antonio Carlos Rodrigues de Amorim

Ciências Humanas

Educação
  • currículos, refúgios e restos: imagens aprendentes e media-ção
  • Neste projeto de pesquisa em rede de colaboração internacional, buscam-se aproximações entre currículo e teorizações produção de Gilles Deleuze e demais filósofos pela via das visualidades, a fim de compreender os múltiplos sentidos derivados especialmente da relação entre o entendimento da educação como produção científica ou estético-artística e filosófica. A teorização é construída dentro do campo dos conceitos de Gilles Deleuze e demais filósofos, questionando o poder da representação, por sua vinculação com a verdade e a identidade, a partir de férteis, instigantes e potencialmente originais intercessões com o campo de estudos audiovisuais, especialmente as produções artísticas em vídeo e cinema experimentais. Com a metodologia de pesquisa deste projeto, o objeto de investigação é interpretado pelo conceito da superfície da linguagem, um convite a entrar pelo seu efeito de multiplicidade e expansão contínua de sentidos, fora dos preceitos do pensamento representacional. Escolhem-se as articulações entre os conceitos de mediação, extraído do campo dos estudos fílmicos e da relação entre intervalo e apreensão, propondo a elaboração conceitual das imagens aprendentes, cuja relação, a partir da experimentação com as imagens e sons do cinema e de propagandas televisivas, recoloca em foco algumas relações entre currículo e sujeitos espectadores, em condições de migrações, refúgios, esquecimentos e restos. Realizar-se-ão workshops e oficinas de experimentação audiovisual e literária com pesquisadores vinculados ao projeto e com o público em geral.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Rosário Vallinoto

Ciências Biológicas

Microbiologia
  • marcadores epidemiológicos de frequência (prevalência) dos htlv-1/2, seus subtipos moleculares e aspectos sócio-comportamentais de risco para a infecção em populações humanas das regiões norte e centro-oeste do brasil
  • Os vírus T-linfotrópico humano 1 e 2 (HTLV-1 e HTLV-2) pertencem à família Retroviridae, subfamília Oncovirinae, gênero Deltaretrovirus apresentando tropismo preferencial por células T CD4+ e células T CD8+, respectivamente. O HTLV-1 foi, inicialmente, descrito como o agente etiológico da leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) e, posteriormente, como o agente de uma doença neurodegenerativa crônica conhecida como paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-1 (TSP/HAM). Estudos epidemiológicos em regiões de alta prevalência mostraram que os modos de transmissão do HTLV-1 e do HTLV-2 são semelhantes. Portanto, as principais vias de transmissão desses vírus incluem transfusão de sangue, compartilhamento de seringas e de agulhas contaminadas, contato sexual e aleitamento materno. A despeito dos quase 40 anos passados desde o isolamento do HTLV-1 e do HTLV-2, a infecção e as doenças associadas são negligenciada, sem haver, até o presente, um tratamento efetivo aos portadores do vírus e dos que se apresentam com doenças associadas e, muito menos, uma vacina protetora. Não há, também, uma descrição precisa da real prevalência da infecção pelos HTLV-1/2 no Brasil e, em particular nos diversos estratos populacionais dos estados do Norte e do Centro-Oeste do país. Até o presente, os estudos de prevalência não utilizaram amostragens adequadas e nem estratificadas de maneira adequada que permitam uma afirmação da prevalência do HTLV no Brasil e em outros países. O momento atual justifica o fomento de investigações epidemiológicas para esclarecer o perfil epidemiológico da infecção por esses retrovírus por meio de estudo de base populacional das populações tri-híbridas brasileiras e dos inúmeros estratos como quilombolas, indígenas e outros habitantes das regiões Norte e Centro-Oeste. As informações serão utilizadas dentre outros benefícios para os futuros estudos de eficácia de vacinas candidatas que estão, atualmente, em desenvolvimento por pelo menos dois grupos como os dos doutores Genoveffa Franchini (NIH, USA) e Glen N. Barber (Miami University, USA). O combate às doenças endêmicas é um desafio constante no Brasil, principalmente em populações rurais, indígenas, quilombolas e ribeirinhas, porque a atenção primária à saúde é deficiente. Por fim, as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, ainda, representam uma grande lacuna no que diz respeito ao conhecimento da epidemiologia do HTLV e sua implicação para a saúde pública. Desta forma, o conhecimento da prevalência da infecção pelo HTLV e os fatores de risco associados (vulnerabilidade) são ferramentas essenciais para a elaboração de estratégias de políticas públicas de saúde para o combate mais à ocorrência e à disseminação da infecção nessas regiões. Assim sendo, o presente projeto visa descrever a ocorrência e a epidemiologia molecular da infecção pelos HTLV-1/2, os aspectos epidemiológicos e comportamentais de risco para a exposição em comunidades de diferentes estratos populacionais localizados nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 02/03/2020-31/03/2023
Foto de perfil

Antonio Carlos Siqueira de Lima

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • “desenvolvimento de metodologias híbridas para a análise de desempenho de redes elétricas inteligentes”
  • O presente projeto busca o desenvolvimento de modelos e metodologias adequadas para a análise da rede elétrica em larga faixa de frequência. Busca-se estabelecer modelos robustos e eficientes capazes de prover um conhecimento adequado do comportamento da rede em condições normais, anormais e em regime transitório. O emprego de modelos híbrido permite estender a validade dos modelos convencionais criando-se assim um formalismo físico-matemática consoante com a realidade da rede elétrica que se pretende analisar e conhecer.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Carlos Zambon

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • desenvolvimento de ferramenta de gestão do conhecimento para avaliação e articulação do capital intelectual - bluecapital-kms
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Celso Dantas Antonino

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • observatório nacional da dinâmica da água e de carbono no bioma caatinga (ondacbc)
  • A agricultura, a pecuária e exploração florestal são atividades vulneráveis aos fatores climáticos e afetados pelos eventos extremos. Há evidências de que o aumento da temperatura no futuro causará redução na produção de algumas das principais culturas agrícolas e o Nordeste será uma das regiões mais afetadas. Dessa forma, a geração de dados para o melhor entendimento do funcionamento dos ecossistemas da região Nordeste e a modelagem de cenários é importante para subsidiar o delineamento de estratégias de adaptação. As equipes integrantes da presente proposta são oriundas das principais instituições de pesquisa da região Nordeste (UFPE, UFRPE, UPE, UFPB, UFCG, INSA, UFRN, EMBRAPA). Essas equipes têm desenvolvido, ao longo dos últimos anos, pesquisas sobre a dinâmica da água, carbono e nutrientes em ecossistemas em regiões que são representativas das principais condições edafoclimáticas do Bioma Caatinga. Os principais grupos consolidados que integram o ONDACBC, tem demonstrada capacidade de organização e condução de grandes projetos e grande produção científica e atuação na formação de recursos humanos. Essas equipes têm em curso diversos projetos, nos quais foram implantadas áreas experimentais de longo prazo em vários locais no Bioma Caatinga. Nesses locais, onde estão sendo conduzidas medidas experimentais, foram instaladas torres de monitoramento de dados climáticos (em Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte), estações de monitoramento hidrológico, fluxos de energia e conduzidas pesquisas com ciclagem biogeoquímica. Além de pesquisas experimentais, os grupos de pesquisa parceiros da presente proposta desenvolvem atividades de modelagem hidrológica, climática, de fluxos de água e de ciclagem biogeoquímica. Espera-se que o presente INCT viabilize a consolidação de vários grupos de pesquisa parceiros na região, principalmente aqueles situados em novos campi no interior dos estados que formam o Bioma Caatinga. A presente proposta visa obter recursos para consolidar essas atividades de pesquisa e parcerias e permitir a continuidade tanto do monitoramento em longo prazo quanto da modelagem da dinâmica da água e carbono nos principais ecossistemas do Bioma Caatinga. Em suma, espera-se que a presente proposta contribua efetivamente na geração de informações científicas e formação de recursos humanos para o desenvolvimento de práticas de manejo sustentável nos ecossistemas na região Nordeste do Brasil.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 23/11/2016-30/11/2022
Foto de perfil

Antonio Celso Dantas Antonino

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • tomografia computadorizada de raios x aplicada a caracterização morfológica e hidráulica de meios porosos
  • A questão dos recursos hídricos é sem dúvida uma das mais importantes para o semiárido do nordeste do Brasil. A mudança no uso da terra, com a retirada da Caatinga e implantação de pastagens terá efeito nos componentes do ciclo hidrológico, com provável redução da infiltração da água no solo. Assim, são necessárias pesquisas que avaliem como características do solo, a exemplo da sua porosidade, influenciam nesse processo. Contudo, solos de mesma textura podem apresentar comportamentos hidrodinâmicos bem distintos, devido à quantidade de poros que efetivamente transportam água, mostrando a importância de um estudo mais detalhado da estrutura do solo. Portanto, atualmente, um dos desafios no estudo do comportamento hidrodinâmico de um solo é avaliar, na escala do poro, a influência da distribuição e formato dos poros na retenção e condução de água no solo. Desse modo, o objetivo da proposta é avaliar a influência da morfologia e topologia do espaço poroso no comportamento hidrodinâmico de solos em áreas de pastagem e caatinga no Agreste e no Sertão do estado de Pernambuco, por meio de ensaios de infiltração da água no solo, in situ, e da Microtomografia Computadorizada de Raios X (µTC). O trabalho de campo será realizado em quatro sítios experimentais localizados em dois municípios do estado de Pernambuco: Serra Talhada e São João. Serão realizados ensaios de infiltração com permeâmetro a disco e com anel simples, coleta de solo para determinação de atributos físicos dos solos e coleta de amostras indeformadas para caracterização do espaço poroso por meio de imagens tomográficas em áreas com pastagem e com vegetação natural “caatinga”. O escaneamento das amostras e o processamento das imagens tomográficas serão realizados no Laboratório de Tomografia Computadorizada de Raios X (LTC-RX) do Departamento de Energia Nuclear da UFPE. Espera-se ampliar a compreensão sobre a retenção e a condução de água dos poros inter e intra-agregados dos solos, bem como o desenvolver de novas metodologias para aquisição, processamento e análise de imagens de solo com diferentes conteúdos de água. Além disso, os resultados do presente projeto serão utilizados para melhorar o entendimento dos efeitos da mudança no uso da terra no comportamento hidrodinâmico dos solos da região semiárida brasileira.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Cezar de Castro Lima

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • sistema integrado não-invasivo de monitoramento de cargas elétricas e consumo de água
  • A proposta consiste não só de pesquisa de novas técnicas monitoramento de consumo de enegia elétrica e água, mas principalmente no desenvolvimento de um sistema integrado de baixo custo e não-invasivo para residências e outras edificações, objetivando a identificação individualizada deste consumo por meio de desagregação de cargas, tanto elétrica como hidráulica. O sistema permitirá aos usuários visualizar e entender o perfil de uso destes recursos por meio de uma interface web acessível pelo seu smartphone ou computador conectado à intranet ou internet.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Cezar Faria Vilela

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de matérias-primas nacionais para uso siderúrgico – estudo da inserção combinada de biomassa e carvão mineral brasileiro na produção de coque para alto-forno
  • O projeto de pesquisa “Desenvolvimento de matérias-primas nacionais para uso siderúrgico – Estudo da inserção combinada de biomassa e carvão mineral brasileiro na produção de coque para alto-forno”, que será realizado no Laboratório de Siderurgia (LaSid) do Centro de Tecnologia da Escola de Engenharia da UFRGS, tem como objetivo principal avaliar os impactos do uso de biomassa em combinação a carvões fósseis brasileiros na produção de coque. A viabilização do uso de matérias primas nacionais (biomassas e carvão mineral) no setor siderúrgico traz como vantagens diretas a diminuição da dependência da importação de carvões fósseis, aumento da competitividade do aço brasileiro e a mitigação de gases do efeito estufa. Assim, este projeto vem ao encontro das recomendações propostas no “Roadmap Tecnológico para Produção, Uso Limpo e Eficiente do Carvão Mineral Nacional - Horizontes em 2022 e 2035”, aplicação Carvão Nacional na Siderurgia, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Especificamente este projeto prevê avanços de cunho científico e tecnológico e de inovação na área siderúrgica por buscar a introdução de materiais não tradicionais no processo de coqueificação, em especial, a utilização de biomassa. A execução desse projeto envolverá a formação de um doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais – PPGE3M, um pós-doutor e alunos de iniciação científica vinculados a UFRGS.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Chalfun Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • produção vegetal, metabolismo do carbono e nitrogênio, e desenvolvimento reprodutivo da cana-de-açúcar sob aplicação de piraclostrobina
  • A cana-de-açúcar é uma das culturas agrícolas mais importantes, sendo fonte de produção industrial mundial tanto no setor alimentício como bioenergético. O Brasil se destaca como o maior produtor de açúcar e etanol, os quais representam componentes significativos para a economia. Com a crescente demanda global por energia renovável, tem ocorrido uma grande expansão e intensificação do setor sucroalcooleiro brasileiro, entretanto, acredita-se que esse setor deva enfrentar grandes desafios quanto às limitações da fronteira agrícola da cana-de-açúcar, aumentando a necessidade de otimização da produção. Além disso, o Brasil, por apresentar condições ambientais favoráveis, tem sua produção afetada diretamente pelo florescimento da cana-de-açúcar, uma vez que este processo consome a sacarose armazenada no colmo para o desenvolvimento de estruturas florais. Uma das estratégias na criação de novas tecnologias para ganhos de produtividade é a aplicação do fungicida Piraclostrobina, o qual tem sido frequentemente relacionado com possíveis efeitos fisiológicos, como aumento da atividade da redutase do nitrato em algumas culturas agrícolas. Sabe-se também que o aumento da atividade da redutase do nitrato leva ao aumento dos níveis de óxido nítrico. Em estudos preliminares desenvolvidos pela equipe de pesquisa proponente, foi constatado que a aplicação de piraclostrobina promove o incremento fotossintético e da produtividade, bem como alterações no padrão de expressão de genes associados à indução do florescimento da cana-de-açúcar. Além disso, também foi verificado a ação do óxido nítrico na regulação do florescimento. Nesse sentido, o presente projeto propõe verificar, por meio de análises fisiológicas, metabólicas e moleculares, o efeito do fungicida Piraclostrobina sobre desenvolvimento vegetativo, particionamento de carbono, assimilação de nitrogênio e na regulação do florescimento da cana-de-açúcar e uma possível ação na cascata de sinalização do florescimento via óxido nítrico. O projeto é dividido em dois experimentos, onde no primeiro serão utilizadas plantas de cana cultivadas em vasos para a investigação dos aspectos bioquímicos e metabólicos, como a eficiência quântica fotossintética, trocas gasosas, níveis de nitrogênio e óxido nítrico foliar e ensaios de atividade enzimática para a sintase da sacarose-6-fosfato e redutase do nitrato. As medições serão realizadas em intervalos de cinco dias até 25 dias após a aplicação da piraclostrobina. O segundo experimento será realizado em condições de campo, onde serão avaliados o crescimento vegetativo, os teores de sacarores, açúcares redutores, açúcares totais recuperáveis, bem como serão analisados os padrões de expressão dos genes ligados ao florescimento, o índice de florescimento, a maturação e produtividade final. Neste caso, as plantas serão tratadas com diferentes produtos contendo Piraclostrobina em sua formulação sob condições fotoperiódicas indutivas. As plantas serão divididas em três regimes de aplicação, nos quais grupos de plantas receberão ao longo do tempo, uma, duas e três aplicações de cada produto, em intervalos de 30 dias entre cada aplicação. Neste estudo, é proposto que a piracolostrobina possa desviar elétrons das reações de fosforilação oxidativa mitocondrial na cana-de-açúcar, desencadeando uma redução na respiração das plantas e aumentando a fotossíntese líquida, com conseqüente aumento da atividade de oxidases alternativas e redutases do nitrato. Assim, acredita-se que a aplicação da piraclostrobina possa contribuir para a produtividade final da cana-de-açúcar, integrando o metabolismo do carbono e do nitrogênio com genes relacionados à floração, via sinalização por óxido nítrico.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Costa de Oliveira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • genômica comparativa da resistência à brusone em arroz e trigo
  • A brusone é uma das mais importantes moléstias do arroz e trigo, em diferentes partes do mundo, inclusive no Brasil, podendo causar perdas de até 100%, fato que contribuiu para que a doença fosse eleita pela pesquisa como a mais importante entre todas e de todas as espécies cultivadas do mundo. Como agravante, as atuais mudanças climáticas têm mostrado favorecer ainda mais a ocorrência e a severidade da moléstia. Ainda que diferentes espécies de fungo infectem arroz e trigo, as quais Pyricularia oryzae, o arroz, e Pyricularia graminis-tritici, o trigo, estes fungos pertencem a um mesmo complexo de espécies, sendo assim proximamente relacionados. Da mesma forma, arroz e trigo, como poáceas, também compartilham inúmeras homologias genômicas. Tudo isto, somado aos avanços ocorridos na ciência genômica nos últimos anos, motivam a execução deste projeto, que tem o objetivo geral de, por meio de abordagens de genômica comparativa e extensiva fenotipagem, gerar forte subsídio para o avanço do melhoramento de arroz e trigo para a resistência à brusone. Para tanto, um painel de arroz com 188 acessos e outro de trigo com 350 acessos serão caracterizados quanto à resistência à brusone, e genotipados com denso número de marcadores moleculares SNPs, o que permitirá a realização de mapeamento associativo de QTL / genes de resistência à moléstia. Dois acessos de arroz contrastantes para a resistência à brusone serão também analisados pela técnica de RNAseq (transcriptômica), na busca de genes diferencialmente expressos. Finalmente, os dados gerados serão integrados, juntamente com informações de bancos de dados genômicos, em uma abordagem de genômica comparativa, buscando elucidar a arquitetura genética da resistência à brusone em ambos cereais. Como impactos esperados, tem-se a identificação de promissores acessos com resistência à brusone, para uso em programas de melhoramento, a descoberta de marcadores moleculares proximamente ligados à genes de resistência à moléstia, para uso na seleção assistida, e o avanço na compreensão das bases genéticas da resistência a esta devastadora doença no arroz e no trigo, que deve impulsionar o melhoramento destes cereais.
  • Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio da Silva Novaes

Ciências da Saúde

Medicina
  • efeitos protetores de exossomos derivados de células-tronco pluripotentes induzidas de humanos em lesões geradas por glicose elevada em células renais e em modelo de fibrose renal in vivo
  • Pacientes com diabetes mellitus tipo 2 apresentam um risco alto de desenvolver complicações renais com risco de vida, e há uma clara associação entre glicemia alta e doenças renais. A nefropatia diabética (ND) é caracterizada por espessamento da membrana basal glomerular, expansão mesangial, esclerose glomerular nodular e fibrose tubulointersticial. Nesse contexto destaca-se a resposta de células mesangiais ao meio hiperglicêmico e a hiperfiltração, o que contribui sobremaneira para a esclerose glomerular em consequência ao diabetes, e também o podócito, que está diretamente envolvida com a fisiopatologia dessa doença. A lesão podocitária leva à perda da integridade da barreira de filtração glomerular, resultando em albuminúria. Como a albuminúria pode danificar as células tubulares, a albuminúria provocada pelas lesões podocitárias facilita a lesão das células epiteliais tubulares levando à fibrose intersticial que, por sua vez, prejudica o suprimento vascular ao glomérulo. Abordagens terapêuticas incluem inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECAs) e bloqueadores dos receptores da angiotensina (BRAs). No entanto, os tratamentos convencionais fornecem proteção parcial, o que não impede o desenvolvimento de doença renal crônica, portanto, novas abordagens e alvos terapêuticos são necessários. Uma nova abordagem terapêutica seria o uso de células-tronco pluripotentes induzidas (iPSCs) em terapias para doenças renais. iPSCs podem ser usadas para tratar várias doenças, pois possuem potencial de auto-renovação e multi-diferenciação. As iPSCs transplantadas são capazes de inibir a apoptose vascular e a fibrose, melhorando assim a função cardíaca em ratos diabéticos. No entanto, relacionado ao rim, pouco se sabe sobre os mecanismos pelos quais as iPSCs, ou fatores liberados por essas células, inibem ou melhoram a progressão da doença renal diabética. Portanto, é importante explorar a poderosa capacidade regenerativa das células-tronco pluripotentes, contornando os problemas associados ao transplante de células. A descoberta de componentes livres de células, incluindo exossomos, pode fornecer uma alternativa promissora para a medicina regenerativa. Os exossomos são pequenas vesículas que contêm componentes do citosol, incluindo proteínas, lipídios e RNAs. Eles desempenham um papel essencial na comunicação intercelular, transportando essa carga para as células-alvo. Além disso, o papel dos exossomos depende de seus componentes e origem celular. Como uma das células mais dinâmicas com potencial regenerativo, as iPSCs também podem liberar exossomos, sugerindo mais potencial para o tratamento de doenças. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos terapêuticos de exossomos derivados de células-tronco pluripotentes induzidas humanas (exo-iPSCs) em células renais estimuladas com alta glicose e em modelo de fibrose renal em murinos. Os exossomos serão isolados do meio condicional de iPSCs e confirmados por microscopia eletrônica de transmissão, análise de rastreamento de nanopartículas e análise de Western blot usando CD63, CD9 e CD81 como marcadores. Exo-iPSCs e iPSCs serão marcados com PKH26 para rastreamento, e será determinado que exossomos esféricos, com uma forma típica de xícara, serão absorvidos por células mesangiais, podócitos e células tubulares. Células mesangiais, podócitos e células tubulares em cultivo serão tratadas com glicose alta (30 mM) com ou sem exo-iPSCs ou iPSCs por 24 h. Após esse período, será avaliado a expressão gênica e proteica de substâncias pró-fibróticas e pró-inflamatórias e também a apoptose será avaliada. Além disso, verificaremos o efeito terapêuticos de exo-iPSCs e iPSCs in vivo, utilizando um modelo animal de fibrose renal induzida obstrução unilateral do ureter (UUO). Portanto, o desenvolvimento deste projeto revelará novos potenciais terapêuticos para o tratamento da doença renal crônica.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio David Cattani

Ciências Humanas

Sociologia
  • concentração de renda e desigualdades
  • Criação de obra de referência intitulada Dicionário da Riqueza. Popularização os resultados da produção acadêmica sobre o tema "Concentração de renda e desigualdades" por meio dos seguintes produtos: publicação do Dicionário da Riqueza; criação do documentário Ricos, podres de ricos; publicação do livro Nossos caros ricos; publicação da 3ª edição revista e atualizada do livro Ricos, podres de ricos, 2ª ed. do Riqueza e desigualdade na América Latina; 4ª ed. de A sociedade justa e seus inimigos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio de Macedo Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • proposta de manutenção do laboratório de física teórica e modelagem computacional
  • Com o avanço tecnológico, surgiram os computadores de autodesempenho que têm contribuído significativamente para a pesquisa em Física Teórica, parceira da Física Experimental ao longo dos anos. Este advento tem permitido a criação de “Clusters” de computadores, possibilitando a análise de sistemas físicos cada vez mais complicados, contribuindo com o desenvolvimento de pesquisas em Física dos Sistemas Complexos (em Física Estatística) e Nanoestruturas (em Física da Matéria Condensada) e áreas correlatas como Biologia e Química. Embora exista grande contribuição em tais áreas da Ciência, ainda há muito o que fazer. Neste contexto, esta proposta tem como objetivo garantir a manutenção do Laboratório de Física Teórica e Modelagem Computacional e continuar desenvolvendo atividades de pesquisa nas áreas supracitadas, concentrando-se nos seguintes temas: Sistemas epidemiológicos, dinâmica de opinião, propriedades estrutural, óptica e vibracionais de cristais orgânicos e inorgânicos, e transporte eletrônico em moléculas biológicas. Com isso, este projeto contribuirá com a manutenção do Grupo de Física Teórica e Modelagem Computacional estabelecido em Piripiri-PI, que põe a Universidade Estadual do Piauí na vanguarda das pesquisas teóricas, mantendo a integração entre grupos de pesquisas e estabelecimento destes, contribuindo de forma significativa para produção científica desta região
  • Universidade Estadual do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio de Padua Mansur

Ciências da Saúde

Medicina
  • concentração sérica e expressão gênica da sirtuína-1 e dos receptores dos produtos finais da glicação avançada em mulheres com doença coronária aterosclerótica na pós-menopausa após administração de atorvastatina e suplementação com quercitina.
  • A doença arterial coronária (DAC) é a principal causa de morte nas mulheres nas regiões mais desenvolvidas do Brasil. O mecanismo etiopatogênico básico é o processo da aterosclerose. A dieta saudável e rica em frutas e legumes está associada a menor incidência de DAC. O maior consumo desses alimentos promove maior disponibilidade de compostos fenólicos, e a maior ingestão desses compostos é uma das principais hipóteses para a saúde vascular. A quercitina, composto fenólico, é o antioxidante natural mais abundante pertencente ao grupo dos flavonoides. A quercitina melhora o metabolismo das lipoproteínas, a capacidade antioxidativa, a produção de substâncias vasodilatadoras no endotélio vascular e reduz a agregabilidade plaquetária. Da mesma forma, as estatinas são medicações que sabidamente reduzem os eventos cardiovasculares nas mulheres com DAC pela redução dos níveis séricos de LDL-colesterol e, em menor grau, por possíveis efeitos pleiotrópicos adicionais. Portanto, uma série de vias metabólicas é responsável pela saúde vascular. A concentração sérica e expressão gênica da Sirtuína 1 (Sirt1) e do RAGE solúvel (sRAGE) estão também diretamente associados à proteção vascular. O objetivo principal desse estudo é investigar a influência da atorvastatina e da quercitina nas concentrações séricas e na expressão gênica da Sirt1 e do sRAGE em mulheres na pós-menopausa com DAC estável. Os objetivos secundários são: 1- comparar os efeitos antes e após a administração da atorvastatina e da quercitina nas variações da Sirt1 e do sRAGE; 2- avaliar a correlação entre as variações da Sirt1 e do sRAGE com as variações do perfil lipídico, dos biomarcadores inflamatórios e hormonais em resposta à atorvastatina e à suplementação de quercitina. Esse é um estudo randomizado, duplo cego e controlado por placebo, de 60 dias de duração, em 60 mulheres na pós-menopausa com DAC, distribuídas em três grupos com 20 mulheres cada, sendo: Grupo 1 – quercitina (500 mg / dia); Grupo 2 – atorvastatina (80 mg / dia); Grupo 3 – controle (placebo).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Euzébio Goulart Santana

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • produtos naturais no controle de lepidopteros pragas da cultura do caju
  • O presente projeto relaciona-se a uma série de atividades, todas elas interligadas e tendo como eixo comum a ecologia química, seja na obtenção de dados relacionados ao comportamento do inseto, no estudo e determinação da estrutura de feromônio e de outras moléculas importantes como cairomônios e atrativos alimentares e de oviposição na preparação e uso de liberadores de feromônios, no possível preparação e uso de biossensores, na síntese de feromônios em escala preparativa. Em relação às áreas de pesquisa, são de fronteira, com caráter inovador, interdisciplinar e com forte interesse acadêmico-tecnológico. A área de feromônios é uma das mais atuais e vibrantes, com uma série de desafios científicos e tecnológicos. Os feromônios possuem características passíveis de serem medidas e avaliadas e seu uso no controle de pragas traz vantagens importantes para a população, para o agricultor por ser uma técnica ambientalmente correta, amiga do meio ambiente e sustentável. Dentre os feromônios, nos interessam especialmente aqueles relacionados aos insetos pragas de culturas importantes, os de grãos armazenados e aqueles atraentes e repelentes de vetores de doenças de plantas, de animais e de humanos. São inúmeras as doenças transmitidas por insetos sejam para os animais como bovinos, caprinos, equinos, para os humanos e plantas. A pesquisa de feromônios e atraentes de insetos e sua correlação com os insetos vai contribuir no sentido de monitorar e controlar a presença do insto no ambiente. Um dos principais entraves para a produção agrícola mundial ainda é o ataque de pragas e doenças. Estima-se que essas perdas atinjam 37% da produção mundial, dos quais cerca de 13% seja devido a insetos. A utilização indiscriminada de defensivos agrícolas para a proteção de plantas, além de onerar o custo da produção da cultura provoca por muitas vezes danos irreversíveis ao agroecossistema. Ações tecnicamente incorretas de manejo de pragas e doenças causam acúmulo de resíduos em frutos e ocasionam problemas à saúde humana e ao meio ambiente. O monitoramento e o controle de pragas com feromônio quando adotados proporcionam um menor desequilíbrio ambiental e um melhor custo benefício para o produtor. Hoje, no Brasil, o uso de feromônio como ferramenta de controle de pragas está inserido dentro da política do agronegócio. Na maioria dos casos o controle de pragas é realizado através de pulverizações com inseticidas, que já vimos se tratar de uma maneira menos eficiente de controle. O monitoramento destas pragas poderia levar a um controle de maneira mais econômica e racional, bem como uma diminuição no risco de resíduos nos frutos e intoxicação. No presente projeto, visa-se o desenvolvimento da análise do comportamento, a análise do feromônio das pragas conhecidas como traça-da-castanha, Anacampsis cf. phytomiella Busck 1982 e da broca-das-pontas do cajueiro, Anthistarcha binocularis Meyrick 1929 (Lepidoptera: Gelechiidae). Ambas as espécies atacam o cajueiro (Anacardium occidentale L.) (Anacardiaceae) durante os estágios larvais, causando destruição da castanha do caju ou broqueando as terminações dos ramos de inflorescência da planta, o que leva a grandes prejuízos econômicos nesse setor agrícola. A descrição da morfologia externa dos estágios imaturos (ovos, larvas e pupas) e adultos, será pesquisada por meio de observações e mensurações, empregando-se microscopia ótica e registros fotográficos. O comportamento reprodutivo e acasalamento serão observados e descritos. Serão realizados processos de extração, isolamento e identificação do feromônio de A. phytomiella e A. binocularis, por meio de técnicas de cromatografia gasosa acoplada ao detector eletroantenográfico (CG-EAG) e cromatografia gasosa associada a espectrometria de massas (CG-EM). O feromônio sexual das espécies será sintetizado e submetido a bioensaios em laboratório e a campo, para verificação de sua eficácia. A investigação do comportamento de acasalamento e dos feromônios envolvidos nesse processo podem contribuir significativamente para a evolução nas técnicas de manejo integrado dessas pragas na cultura do caju. Devo informar que temos outros projetos com cerca de 12 alunos de doutoramento nesta área de pesquisa que serão desenvolvidos no mesmo período.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Francisco Gomes Furtado Filho

Ciências Humanas

Educação
  • feiras de ciências e mostra científica: uma ferramenta de iniciação à pesquisa no sertões de crateús-ce
  • Atualmente, o que se observa no ensino básico é uma necessidade de se formar cidadãos capazes de dominarem argumentos e ferramentas relacionados à ciências e tecnologia. A falta de incentivos e de investimentos que possibilitem tornar essas áreas do conhecimento mais acessíveis para os alunos é um dos principais fatores que contribuem bastante para tal necessidade. Assim, atividades de exposições interdisciplinares, como por exemplo, eventos de natureza científica e de inovações tecnológicas, são ações necessárias e de fundamental importância para uma boa formação dos alunos e que os possibilitem a tomarem decisões e darem contribuições relevantes na sociedade, relativas a aspectos da ciência, tecnologia e demais áreas do conhecimento humano. Tendo em vista os argumentos acima mencionados, este projeto de feira de ciências e mostra científica tem como objetivo principal identificar jovens estudantes de escolas públicas e privadas do município de Crateús com potencialidade e visão científica nas diversas áreas que compõem a ciência, bem como promover ações de interação e disseminação da ciência na educação básica. Mais especificamente, o intuito do projeto será promover um encontro no qual os trabalhos relacionados à ciência sejam apresentados, de forma que a socialização de idéias desperte o interesse científico, crítico e criativo para desenvolvimento sustentável e consciente dos alunos a partir de problemas do cotidiano. O evento fortalece o Campus da UFC em Crateús, mobilizando estudantes dos cursos de Ciência da Computação, de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Sistema de Informação para serem tutores e divulgadores do projeto para estimular o interesse do aluno do ensino básico para às áreas de engenharia e tecnologias. Recentemente, o MEC - (Ministério da Educação 2018) divulgou um estudo que mostra que sete dentre cada dez alunos do ensino médio têm nível insuficiente em matemática, que é uma disciplina extremamente importante não somente por ser base da ciência, mas também por estar correlacionada com diversas áreas do conhecimento. Estratégias, como feira de ciências e mostras científicas, que facilitem a divulgação da importância da ciência na vida cotidiana e que aproxime o aluno dos saberes científicos são de suma importância para o desenvolvimento da educação.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Antonio Francisco Malheiros

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • diversidade e caracterização molecular de protozoários intestinais dos biomas mato-grossenses
  • Os enteroparasitas pertencem à fauna parasitária intestinal de seres humanos, animais domésticos e silvestres. Estão entre as infecções mais comuns em todo o mundo constituindo um relevante problema de saúde pública, afetando desproporcionalmente populações desfavorecidas social e economicamente. Estudos apontam que grande parte das infecções enteroparasitárias tem um componente animal relevante, constituindo doenças zoonóticas e estão associadas a pessoas que vivem em estreita proximidade com animais, que podem ser domésticos (gado e outros animais de criação ou animais de companhia) ou silvestres. O estudo ecológico de qualquer parasita intestinal proporciona informações sobre do grau de insalubridade do meio, o nível e a extensão do saneamento ambiental e hábitos higiênicos sociais, apontando os determinantes sociais, ambientais e econômicos que influenciam essas infecções. Esses estudos de ecologia de doenças, auxiliam na compreensão da direção e taxa de evolução de agentes infecciosos como os protozoários intestinais, helmintos entre outros, e podem fomentar discussões importantes na política de saúde pública. Nesse contexto compreender como as influências do ambiente natural e as interações parasita-hospedeiro, agem na prevalência e diversidade de parasitas intestinais e o seu potencial zoonótico em diversas regiões geográficas, é necessário não apenas para mensurar a problemática das altas taxas de morbidade, como também gera dados para o planejamento de ações governamentais de saúde pública, sanitárias e educacionais. Assim, essa pesquisa pretende analisar a ocorrência e diversidade genética de protozoários intestinais em animais domésticos e silvestres provenientes dos biomas do Estado de Mato Grosso (Pantanal, Amazônia e Cerrado), e as suas interações com os seres humanos como hospedeiros acidentais, fornecendo conhecimento e registro da diversidade e relações filogenéticas nesses ambientes. Este é um estudo de sistemática filogenética, cujo foco principal é a diversidade biológica dos enteroprotozoários, ou seja, inferências de relacionamento entre grupos e espécies desses organismos. Essa pesquisa possibilitará o conhecimento e registro da diversidade de protozoários intestinais de animais domésticos, silvestres e seres humanos dos três biomas mato-grossenses, o estudo do relacionamento filogenético com inferência do potencial zoonótico do parasita com os diferentes hospedeiros, bem como a percepção dos determinantes sociais, ambientais, econômicos e políticos que influenciam a disseminação das infecções enteroparasitárias, fomentando políticas públicas para melhoria desse cenário como ações governamentais de saneamento e infraestrutura para saúde pública e veterinária.
  • Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Galina Filho

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • fisiologia mitocondrial nas doenças crônico degenerativas: utilização da transferência exógena de mitocôndrias isoladas - mitoterapia - como estratégia terapêutica
  • As doenças crônico-degenerativas são a maior causa de morte no Brasil, e o número de pacientes acometidos por estas patologias deve aumentar muito nos próximos anos em função do envelhecimento e do estilo de vida moderno da população. Atualmente, não existem tratamentos capazes de reverter, interromper e/ou frear de forma efetiva a progressão de doenças devastadoras como Alzheimer (DA) e diabetes melittus. Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos acerca do envolvimento da bioenergética nas doenças crônicas, os mecanismos exatos envolvidos neste processo, e as possíveis estratégias terapêuticas para reestabelecimento da função mitocondrial ainda não foram identificados. A transferência de mitocôndrias isoladas de um doador para outras células já se mostrou eficaz na recuperação funcional de tecidos submetidos a condições isquêmicas. Considerando que doenças como DA e diabetes apresentam uma marcante disfunção mitocondrial, e que estas organelas são capazes de serem transferidas de célula para célula, pretendemos desenvolver uma abordagem inovadora de transferência exógena de mitocôndrias isoladas (mitoterapia) em diferentes modelos de doenças degenerativas. Baseado na experiência do proponente do projeto, iremos realizar uma investigação detalhada e ainda inédita no Brasil, usando a mitoterapia para a reversão dos sintomas em diferentes modelos murinos de DA e diabetes tipo I e II. A aprovação da presente proposta permitirá o fortalecimento da linha de pesquisa de bioenergética e disfunção mitocôndrial no Estado do Rio de Janeiro, e o avanço do entendimento do papel das disfunções mitocondriais nas doenças crônicas e/ou degenerativas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Gomes de Souza Filho

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • central analítica em técnicas de microscopia eletrônica e óptica
  • Existe uma grande demanda de técnicas de microscopia avançadas no âmbito da Universidade Federal do Ceará e do Estado do Ceará, bem como das regiões Nordeste e Norte, onde diversos programas de pós-graduação desenvolvem atividades de pesquisa experimental básica e aplicada em ciências e engenharia dos materiais, física, química, geologia, biologia, bioquímica, farmacologia, odontologia, farmácia, ciências do solo, engenharia de pesca e engenharia de alimentos. Diversos grupos de pesquisa demandam o uso de microscopia eletrônica, principalmente de transmissão, nas atividades de pesquisa desenvolvida com o suporte financeiro de projetos individuais e de grandes projetos temáticos tais como redes temáticas nacionais e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Os resultados fornecidos por essas técnicas de caracterização revelam novas propriedades dos materiais que podem ser exploradas para provar conceitos, elaborar protótipos com potencial para aplicações tecnológicas. A central analítica com infraestrutura multiusuária e equipamentos de grande porte em técnicas avançadas de microscopia consolidará áreas já bem estabelecidas e catalisará o crescimento de novos programas de pós-graduação incluindo aqueles dos campi avançados (localizados no interior dos Estados) das IFES e das Universidades Estaduais e IFs. É esperada também uma maior inserção internacional dos programas de pós-graduação do Estado atraindo cada vez mais projetos colaborativos com instituições de outros países, a exemplo do PRINT que a UFC faz parte, elevando a qualidade dos cursos de pós-graduação da região. Atenção especial será dada para a atuação da Central Analítica junto ao setor produtivo através de prestação de serviços e projetos de desenvolvimento. Contato permanente com a federação das Indústrias do Estado do Ceará tem sido mantido no sentido de usar as ferramentas e mecanismos dos sindicatos dos setores para divulgar junto às empresas associadas os serviços disponibilizados pela Central Analítica e atrair o setor produtivo para o desenvolvimento de projetos de inovação. Atuando dessa forma, a central analítica impactará de forma positiva os arranjos produtivos locais nas áreas têxteis, farmacêutico, siderúrgico, biotecnologia, polímeros, cerâmico, alimentos, entre outros. O regimento interno da central analítica prevê que 20% do tempo de máquina será dedicado à interação com o setor produtivo. A proposta tem como pleito o financiamento de bolsista, recursos de manutenção dos equipamentos já instalados e a aquisição de equipamento para a preparação de amostras metálicas para medidas de microscopia eletrônica. Esse é um nicho importante de atuação do laboratório tendo em vista o pólo siderúrgico instalado no estado do Ceará.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/12/2019-31/12/2023
Foto de perfil

Antonio Gomes de Souza Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedades eletrônicas e vibracionais de materiais unidimensionais (1d) e síntese de novos materiais bidimensionais (2d) via altas pressões hidrostáticas
  • O projeto propõe investigar importantes tópicos científicos relacionados com propriedades eletrônicas e ópticas de novos materiais nanoestruturados (unidimensionais e bidimensionais) em diferentes condições termodinâmicas. O desenvolvimento do projeto será em parte realizado por meio da formação de estudantes nos mais diferentes níveis usando uma plataforma interdisciplinar envolvendo técnicas de síntese, de instrumentação e analíticas de última geração, que representam o estado da arte no estudo de fenômenos na física do estado sólido. Investigaremos longas cadeias lineares de carbono encapsuladas em nanotubos de carbono usando espectroscopia Raman ressonante. Serão realizadas dopagens nos nanotubos para investigar os efeitos de transferência de carga para as cadeias lineares e os efeitos no acoplamento elétron-fônon bem como o efeito da pressão e da temperatura visando entender os efeitos da interação de van der Waals das cadeias com as paredes dos nanotubos e o efeito dessa interação sobre o gap de energia das cadeias lineares bem como na energia dos modos vibracionais. Estudaremos também a síntese de novos materiais bidimensionaisos (ex. diamondeno) via altas pressões hidrostáticas em grafeno e heteroestruturas de van der Waals. Os materiais inéditos obtidos, se estáveis, serão caracterizados por diversas técnicas (Raman convencional, TERS, IR, MFM, dentre outras).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • reciclagem de co2: uma abordagem computacional
  • A emissão de dióxido de carbono (CO2) por atividades antropogênicas se tornou um problema mundial com forte ligação ao aquecimento global. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC) prevê que, até o ano 2100, a temperatura média global poderá subir até 1,9 ◦C. O desenvolvimento contínuo de novas tecnologias de captura, armazenamento e utilização de CO2 (CO2 capture, storage and utilization - CCSU) são soluções atrati- vas para mitigar as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, reduzir nossa dependência em químicos derivados de petróleo. Nesse contexto, o presente projeto empregará diferentes técnicas da química computacional para desenvolver e aprimorar materiais e processos de reciclagem e conversão de CO2.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Henrique da Fontoura Klein

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • subida do nível do mar e a baía da babitonga: uma abordagem eco-morfodinamica para prever e mitigar impactos
  • A subida do nível médio do mar devido ás mudanças climáticas é uma evidência científicia, e representa uma das maiores ameaças á preservação de zonas costeiras em todo o mundo. Estuários e baías são ambientes costeiros de grande importância ecológica e reconhecidos por gerarem bens e serviços para comunidades locais de grande importância. A Baía da Babitonga, localizada no litoral norte de Santa Catarina, configura-se como um dos ambientes estuarinos mais importantes do estado e do Sul do País. Alguns dos motivos deste reconhecimento são a presença das maiores áreas de manguezais do Sul do País, o maior pólo industrial e urbano de Santa Catarina (cidade de Joinville), juntamente com a existência de dois importantes portos comerciais (São Francisco do Sul e Itapoá). Com a subida do nível médio do mar são esperadas modificações na ecologia (área de manguezal) e estrutura física (batimetria) que poderão consequentemente afetar toda a dinâmica social, ambiental e econômica da baía. Contudo até a data os potências impactos são desconhecidos e não existem estratégias de mitigação. A presente proposta de projeto pretender abordar esta temática e desenvolver um estudo aprofundado para averiguar os potênciais impactos que a súbida do nível médio do mar poderá trazer para a baía da Babitonga, assim como estudar medidades de mitigação. A abordagem deste projeto assenta em 5 eixos de pesquisa complementares: 1) revisão histórica da evolução batimétrica e da ocupação da área de manguezal da baía: caracterizar a evolução histórica (1973 – 2017) da ocupação de manguezais e morfologia da batimetria da baía através da utilização de imagens de satélite multiespectrais, e identificar padrões e tendências evolutivas nestes dois indicadores ambientais; 2) caracteriação da estrutura e composição sedimentar da baía: desenvolver um estudo aprofundado sobre a composição e estrutura sedimentar da baía através de observações geofísicas (sísmica rasa) e de testemunhos sedimentares; 3) previsão dos futuros impactos (áreas de inundação, hidrodinâmica, sedimentação e evolução batimétrica) provocados pela subida do nível médio do mar na baía: desenvolver, calibrar e validar modelo hidrodinâmico, sedimentar e morfológico para a baía que inclua a interação com os manguezais. Usar o modelo para prevêr o impacto de diferentes cenários de súbida do nível médio do mar na hidrodinâmica e sedimentação da baía; 4) investigar o uso de manguezais como estruturas de proteção costeira contra a súbida do nível médio do mar: investigar através de modelação numérica o uso de manguezais como estruturas de proteção costeira contra a subida do nível médio do mar; 5) desenvolver uma ferramenta de análise e visualização de dados geoespaciais: desenvolver uma ferramenta SIG com tecnologia google earth engine, que permita a análise de dados geospaciais e sua visualização.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 30/11/2017-30/11/2020
Foto de perfil

Antonio Herbert Lancha Junior

Ciências da Saúde

Educação Física
  • suplementação de probióticos, parâmetros imunológicos e de permeabilidade intestinal em corridos após uma maratona
  • Os elementos probioticos tem demonstrado efetividade no tratamento de diversas doenças nas quais existe um quadro de disbiose associado, tais como diabetes, obesidade, asma, síndrome do intestino irritado. Em modalidades esportivas de longa duração como, corrida, ciclismo e triátlon é frequente o aparecimento de sintomas gastrintestinais, aumento da permeabilidade intestinal (PI) e endotoxemia. Além disso, sabe-se que o exercício pode provocar um declínio da atividade das células do sistema imunológico (neutrófilos, monócitos e linfócitos) facilitando o aparecimento de infecções. Estudos controlados em atletas indicam que, a ingestão diária de probióticos resulta na diminuição do número de dias e severidade de infeções do trato respiratório superior, bem como na diminuição da severidade de sintomas gastrointestinais em atletas. Porém grande parte destes estudos não verificou o que ocorre com a função das células do sistema imunológico após o período de suplementação, não acompanharam o que ocorre com os parâmetros avaliados dias após a competição, ou utilizaram como parâmetro testes físicos realizados em ambiente controlado, o que se distancia da real situação vivenciada pelo atleta no momento da competição. A partir do exposto pretende-se neste estudo verificar após exercício agudo prolongado extenuante se a suplementação de probióticos altera a permeabilidade intestinal durante o período de recuperação e, qual a influência da suplementação sobre a função dos neutrófilos, permeabilidade intestinal, marcadores de endotoxemia e sobre a microbiota intestinal após uma corrida de maratona. Para isso serão selecionados 30 sujeitos do sexo masculino, que tinham experiência prévia em maratonas. Os sujeitos serão randomizados em 2 grupos: Placebo (n=15) e suplementação (n=15). Após a coleta no momento basal, o grupo suplementação fará a utilização de sachês(1/dia) contendo 10x109 Unidades Formadoras de Colônia (UFC) de Lactobacillus acidophilus, e 10x109 (UFC) de Bifidobacterium lactis durante 30 dias, enquanto o grupo placebo utilizará sachês contendo 5g de maltodextrina. Serão realizadas coletas de sangue, saliva e fezes no momento basal, após o período de suplementação, logo após a realização da prova e 5 dias após a prova. Os dados serão analisados comparando os diferentes grupos, utilizando análise de variância Teste-T para amostras independentes ou Modelo Misto (com 'grupo' e 'tempo' como fatores) quando necessário. Para todas as análises, o nível de significância será de p≤0,05 e apresentados em média ±Desvio Padrão (DP). Palavras Chaves: Exercício prolongado extenuante, probióticos, permeabilidade intestinal, imunossupressão, microbiota.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Hilario Aguilera Urquiza

Ciências Humanas

Antropologia
  • oguata guasu e território: uma análise antropológica da mobilidade guarani nas fronteiras de mato grosso do sul
  • O projeto se propõe, através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a efetuar uma análise da temática do tráfico da mobilidade dos povos indígenas, particularmente do povo Guarani, vivida nas fronteiras de Mato Grosso do Sul, em especial as suas dinâmicas e modalidades. Tema complexo e que deverá ser abordado de forma interdisciplinar, a partir do enfoque antropológico, histórico, sociológico e, dos Direitos Humanos. A pesquisa possui alta relevância social, pois tem como foco grupos populacionais com grande vulnerabilidade, caracterizados por sua procedência geográfica, sejam brasileiros ou, em especial os paraguaios; por sua etnia, como é o caso da população indígena (o povo Guarani transita pelos dois lados da fronteira); por serem mulheres, crianças e adolescentes, que realizam atividades migratórias na extensa fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul, geralmente em busca de melhores condições de vida e/ou visita a suas parentelas, e acabam se tornando potenciais vítimas de violação de direitos fundamentais. De acordo com o direito comunitário Guarani, a mobilidade ao longo do território ancestral é uma prática milenar conhecida como “Oguata Porã”, e possui grande carga axiológica para a comunidade tradicional, além de representar um instrumento de harmonia comunitária praticado em função da resolução de litígios. Ocorre que a mobilidade territorial, da forma como é praticada por esses povos tradicionais, não é reconhecida no ordenamento jurídico brasileiro como elemento pertencente à conjectura social costumeira da comunidade. Por isso, é tratada como mera circulação informal, fato gerador de maior marginalização, impossibilidade de desenvolvimento segundo seus princípios tradicionais, e inacessibilidade a hospitais, saneamento básico, alimentação complementar e educação. A pesquisa pretende ser uma atividade interdisciplinar e interinstitucional, ou seja, será desenvolvida em parceria com outras instituições (Universidade Católica Dom Bosco e Universidade Federal da Grande Dourados), além das parcerias com os municípios e representantes da sociedade civil. Busca-se através dos diversos olhares, particularmente da Antropologia, a realização de uma análise crítica dos fatos, das modalidades e dinâmicas da mobilidade do povo Guarani, nos principais municípios que determinam a fronteira internacional do Estado de Mato Grosso do Sul, em especial Ponta Porã, Antônio João, Amambai, Caarapó, Bela Vista e Porto Murtinho. Pretende-se com este estudo, analisar as modalidades e dinâmicas atuais da mobilidade do povo Guarani nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, assim como suas relações com o território e regularização fundiária.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Jefferson da Silva Machado

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • supercondutividade em novos materiais tipológicos
  • Este plano de trabalho versa sobre o crescimento de cristais de alta qualidade pelo método de auto-fluxo, de dicalcogênios que cristalizam no protótipo CdI2. Resultados preliminares mostrados neste plano, mostram que é possível crescer cristais de alta qualidade por este método representado por um membro da família que é o Ni0.02ZrTe2. Cálculos de estrutura de bandas, bem como alguns resultados reportados na literatura, mostram que este tipo de protótipo apresenta uma topologia não trivial e, neste sentido, a supercondutividade oriunda deste protótipo pode ser exemplo claro de supercondutores topológicos não artificiais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio João Hocayen da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • contribuições do cooperativismo paranaense aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ods): diagnóstico e proposição de um instrumento de investigação
  • A presente proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as ações práticas implementadas por diretores e gestores das Cooperativas Paranaenses com o intuito de contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 2015. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, explicativa e descritiva. Os dados serão coletados em duas fases. A primeira por meio de procedimentos documental nas organizações e entrevistas semiestruturadas com diretores e gestores. Os dados serão base para a construção de um questionário com escala likert que, na segunda fase, será aplicado em todas as cooperativas do estado do Paraná. Com o uso do SPSS os dados quantitativos serão analisados considerando-se 3 dimensões: i) percepção de diretores e gestores em relação a viabilidade dos ODS; ii) percepção de diretores e gestores em relação aos possíveis impactos dos ODS para a sociedade; e iii) mudanças de gestão e organização diante dos ODS. Pretende-se contribuir com a pesquisa tanto em termos científicos, como práticos, chamando para uma reflexão acerca do papel e das contribuições do cooperativismo paranaense na concretização dos 17 ODS e suas 169 Metas.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Antonio José Leal Costa

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • desenvolvimento de modelos de classifcação para apoio ao diagnóstico diferencial da infecção pelo vírus zika: contribuição para o aprimoramento da vigilância epidemiológica das arboviroses no estado do amazonas, brasil
  • Introdução: A circulação concomitante de diferentes arbovírus em território brasileiro demandará novos procedimentos destinados ao diagnóstico diferencial das arboviroses no contexto da vigilância epidemiológica. Além das limitações de ordem financeira derivadas dos elevados custos para realização dos exames laboratoriais de confirmação em larga escala, a desobrigação do diagnóstico laboratorial de confirmação na vigência de epidemias – como até recentemente determinado pela vigilância epidemiológica da dengue – não será suficiente para a garantia da acurácia das notificações de casos. Considerando-se as limitações de natureza operacional relacionadas à confirmação diagnóstica em todo o Brasil, especialmente em períodos epidêmicos assim como em áreas de acesso restrito, como no interior do estado do Amazonas, o desenvolvimento de modelos de classificação diagnóstica baseados em sinais e sintomas clínicos e exames laboratoriais de rotina pode contribuir para o aprimoramento da acurácia das notificações de casos de Zika, Chikungunya, Dengue e outras arboviroses. Objetivo: Desenvolver modelos de classificação para apoio ao diagnóstico diferencial da infecção sintomática pelo vírus Zika em um cenário de transmissão concomitante de outras arboviroses (Chikungunya, Dengue, Oropouche e Mayaro) baseados em lógica difusa (fuzzy), inferência bayesiana e regressão logística, para aplicação no diagnóstico clínico e na vigilância em saúde. Metodologia: 1) Modelos fuzzy de classificação diagnóstica para casos sintomáticos de arboviroses de interesse serão desenvolvidos, baseados nas opiniões e experiências profissionais de especialistas nas áreas de infectologia e epidemiologia. Serão selecionados os sinais e sintomas clínicos comumente descritos entre as manifestações das diferentes infecções virais de interesse e definidas as variáveis linguísticas dos modelos fuzzy de classificação. Na etapa seguinte serão definidos os graus de pertinência dos sinais e sintomas selecionados em relação a cada uma das arboviroses. Em seguida serão estabelecidas as regras e relações fuzzy de acordo com o método direto de Mamdani, que comporão os modelos de classificação diagnóstica. 2) Será desenvolvido um modelo probabilístico utilizando-se o classificador Naive Bayes. A partir de um conjunto de dados obtidos de pacientes confirmados para cada arbovirose, as seguintes probabilidades serão obtidas calculando as frequências relativas dos dados: probabilidade marginal dos sintomas P(S_i ), probabilidade marginal das doenças P(D_j ) e a probabilidade condicional dos sintomas em todas as doenças P(S_i∨D_j ). Sintomas que não forem relatados em uma das infecções em particular terão probabilidade condicional para a mesma igual a zero. Ao calcular o escore diagnóstico, as probabilidades zero eliminam as informações de outros sintomas, portanto, para evitar este problema as suas probabilidades condicionais zero serão corrigidas para 0,5. O diagnóstico diferencial será dado pela categorização e posicionamento dos diagnósticos em ordem decrescente dos seus escores diagnósticos correspondentes abaixo de um determinado cutoff. 3) Será desenvolvido um modelo de regressão logística múltipla multinomial em que a variável desfecho será definida pela confirmação laboratorial das arboviroses de interesse, por método de biologia molecular. As variáveis explicativas, representadas por sinais e sintomas clínicos e resultados de exames laboratoriais de rotina, serão incorporadas ao e mantidas no modelo múltiplo mediante critérios estatísticos contemplados na análise univariada (p<0,2) e no modelo final (p<0,05), respectivamente. 4) Os modelos gerados serão avaliados quanto aos seus desempenhos mediante comparação dos seus respectivos valores de sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivos. A acurácia da classificação dos modelos será avaliada através da área sob a curva ROC. Na avaliação de desempenho dos modelos serão utilizados os registros de casos sintomáticos, com diagnóstico inicial de síndrome febril exantemática aguda (SFEA) e de confirmação para cada arbovirose. Os casos de SFEA serão selecionados por meio de um estudo do tipo transversal de base populacional para avaliação de marcadores clínicos de infecção sintomática das arboviroses citadas. Os indivíduos serão selecionados por uma amostra aleatória consecutiva dos pacientes com diagnóstico de SFEA, recrutados em serviços de referência para doenças infecciosas e de atenção primária. Admitindo-se os erros alfa e beta de, respectivamente, 5% e 20%, e uma proporção de 15% de casos de Zika entre todos os pacientes com SFEA, para estimar razões de chances em trono de 2,5 será necessário recrutar 1.093 pacientes. Considerando-se 20% de perdas aleatórias, a amostra foi estimada em 1.312 pacientes, divididos em partes iguais nos serviços de referência para doenças infecciosas e de atenção primária. A confirmação diagnóstica será realizada por meio da técnica de Reação em Cadeia de Polimerase antecedida de Transcrição Reversa (RT-PCR). Resultados esperados: Como resultado direto deste projeto, esperamos produzir modelos capazes de lidar com a incerteza do diagnóstico de Zika e demais arbovírus circulantes em nosso país, diante de um cenário de múltiplas epidemias de arboviroses. Nossos achados permitirão um diagnóstico mais preciso para tais doenças, contribuindo para o manejo clínico adequado e o aprimoramento da vigilância em saúde. A tecnologia aplicada, tanto do ponto de vista laboratorial quanto de análises será transferida para a atenção primária e hospitalar, podendo ser aplicada na rotina das atividades da vigilância em saúde, contribuindo para a consolidação do Sistema Único de Saúde - SUS. Os resultados serão organizados e divulgados sob forma de artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alto impacto, preenchendo importantes lacunas no conhecimento a respeito da vigilância da infecção por Zika e outras arboviroses.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/10/2016-31/10/2020
Foto de perfil

Antônio José Natali

Ciências da Saúde

Educação Física
  • exercício resistido e hipertensão: impactos do treinamento físico em propriedades celulares, moleculares e gênicas do miocárdio e do músculo esquelético durante o desenvolvimento da doença.
  • O treinamento físico resistido (TR) para hipertensos, apesar de menos estudado, têm mostrado alguns benefícios aos hipertensos. Todavia, os mecanismos celulares e moleculares que dão suporte aos efeitos do TR no miocárdio e no músculo esquelético durante o desenvolvimento da doença não são conhecidos. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar em que medida o treinamento físico resistido pode atenuar a progressão de disfunções do miocárdio e do músculo esquelético em ratos espontaneamente hipertensos no início das fases compensada (4 meses) e descompensada (18 meses) da doença. Para tal, ratos Wistar Kyoto e SHR adultos jovens (idade: 4 meses) e velhos (idade: 18 meses) serão separados em 8 grupos, com 16 animais em cada grupo, a saber: normotenso jovem controle (NJC); normotenso jovem treinado (NJT); normotenso velho controle (NVC); normotenso velho treinado (NVT); hipertenso jovem controle (HJC); hipertenso jovem treinado (HJT); hipertenso velho controle (HVC) e hipertenso velho treinado (HVT). Os animais dos grupos treinados serão submetidos ao protocolo de TR [escalada em escada vertical (4 a 9 escaladas, com 50, 75, 90 e 100% de carga por sessão)], 3 vezes por semana, durante 8 semanas. Antes e após o período experimental de 8 semanas, todos os animais serão avaliados por ecocardiografia e eletrocardiograma para avaliação da função, dimensões e atividade elétrica cardíaca. Ao final do período experimental, serão avaliadas a pressão arterial, a frequência cardíaca de repouso e a força máxima. No ventrículo esquerdo serão avaliados: função cardíaca, função contrátil e cálcio intracelular transiente de cardiomiócitos isolados; expressão proteica e de MicroRna (proteínas reguladoras de cálcio) e expressão gênica (indicadores de hipertrofia e vias de sinalização de síntese e degradação proteica; marcadores inflamatórios; indicadores de função endotelial; colágeno e hidroxiprolina). Nos músculos esqueléticos (bíceps braquial, extensor longo dos dedos, sóleo, gastrocnêmio e flexores dos dedos) serão avaliados: frequência, área de secção transversa e indicadores de transição de fibras; expressão proteica e de MicroRna (proteínas reguladores de atrofia e hipertrofia); atividade de proteassoma; expressão gênica (indicadores de hipertrofia e vias de sinalização de síntese e degradação proteica); e proteômica. Os dados obtidos serão submetidos ao teste de normalidade Kolmogorov Smirnov e, de acordo com a distribuição, os grupos serão comparados usando-se teste t, ANOVA, Wilcoxon ou Kruskall-Wallis, seguida de teste post-hoc apropriado para comparações múltiplas, ao nível de 5% de probabilidade. O conhecimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos no desenvolvimento da hipertensão e dos efeitos do TR neste processo tem relevância clínica, científica, social e econômica para o desenvolvimento e definição de estratégias terapêuticas combinadas e de baixo custo para o tratamento da hipertensão.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Júnior Alves Ribeiro

Engenharias

Engenharia Civil
  • uso de resíduos de cerâmica vermelha na pavimentação de rodovias de baixo volume de tráfego
  • A pavimentação de rodovias utiliza grandes volumes de materiais, fato esse que vêm provocando diversos impactos ambientais na extração e processamento dos materiais. Uma boa alternativa a estes recursos são os resíduos de cerâmica vermelha (RCV), os quais geralmente são descartados na natureza. Este projeto tem por objetivo identificar o potencial emprego dos resíduos de cerâmica vermelha (RCV) na pavimentação de rodovias de baixo volume de tráfego. E assim, contribuir para o uso desse resíduo, como material de construção de rodovias, de forma sustentável. Espera-se que ao final da pesquisa tenha-se identificado as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos RCV para aplicação em pavimentação, seja puro, na estabilização de solos, ou misturados com aglomerantes comumente utilizados em construção (Cal aérea e Cimento Portland).
  • Instituto Federal do Ceará - Reitoria - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Lázaro Sant´Ana

Ciências Humanas

Sociologia
  • os melhores trabalhos de extensão rural e a pnater: caminhos convergentes?
  • As proposições contidas na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), de 2010, embora não devam ser consideradas ideais ou tratadas como algo acabado, representaram um grande avanço para a construção de uma extensão rural crítica e emancipadora, comprometida com agricultores familiares e com o desenvolvimento sustentável do campo brasileiro. O objetivo principal desta proposta de pesquisa é analisar experiências consideradas mais relevantes em termos de qualidade do trabalho extensionista, investigando também em que medida tais ações concretas se aproximam (ou não) dos princípios e objetivos definidos da PNATER, nos Territórios Prof. Cory/Andradina e Noroeste Paulista, ambos no estado de São Paulo. A metodologia de pesquisa inclui a seleção de 15 a 20 experiências de trabalho, a partir de indicações das instituições de extensão rural, de representantes das organizações dos agricultores familiares e de outras entidades ligadas às atividades de extensão rural. A pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas, envolverá os extensionistas (ou equipe), o superior hierárquico do extensionista/equipe, e representantes dos agricultores familiares que participaram ou conhecem a experiência de trabalho. Serão selecionadas ainda duas experiências em que se pesquisará uma amostra de agricultores familiares, por meio de um questionário. Espera-se que a análise desse conjunto de casos de trabalho extensionista identifique potencialidades e limites dessas ações, contribuindo para indicar caminhos que torne mais efetiva a aplicação dos princípios e objetivos da referida Política.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Lopes Gama

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • método não invasivo para medição de vazão utilizando elementos de tubulação com sensores piezoelétricos integrados
  • O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de métodos não invasivos e de baixo custo para medição da vazão de líquidos utilizando elementos da própria tubulação, como trechos de tubos e curvas de tubulações, contendo sensores piezoelétricos embutidos. Trata-se de um método inovador, cuja originalidade consiste na instalação (embutimento) de sensores piezoelétricos na parede do tubo, próximos da superfície interna deste, o que permite detectar as pequenas flutuações de pressão causadas pelo fluxo turbulento de escoamentos de líquidos. Estas flutuações de pressão estão diretamente relacionadas com a velocidade do escoamento, e consequentemente com a vazão. Testes preliminares mostraram que, devido à alta sensibilidade dos sensores piezoelétricos, é possível observar uma forte correlação entre a resposta elétrica do sensor e a vazão do escoamento.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Lopo Martinez

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • determinantes e consequências da agressividade tributária corporativa no brasil
  • O objetivo deste projeto de pesquisa e aprofundar os estudos sobre a agressividade tributária corporativa no Brasil, esta entendida o comportamento de tentar evitar o ônus tributário para a corporação. Almeja-se que as pesquisas a serem desenvolvidas sejam uteis a pesquisadores e ao mercado em geral. Enquanto tema de pesquisa acadêmica, o corporate tax avoidance revela-se num tópico diversificado e vasto, embora relativamente recente. Na literatura internacional nota-se uma crescente valorização desse tema, mas presente nas publicações em top acccounting journals,. O interesse na agressividade fiscal das empresas acelerou nos últimos anos, por uma combinação de fatores políticos, econômicos e tecnológicos impulsionou a conscientização do público sobre as atividades fiscais corporativas. A pesquisa acadêmica sobre a agressividade corporativa cresceu em conjunto com esse interesse público. Neste projeto de pesquisa, destacamos as principais contribuições que pretendemos oferecer em particular em algumas áreas em que nosso entendimento ainda é limitado. Entre as perguntas de pesquisa que se almeja responder, destaque-se: a) Desenvolvimento de métricas de agressividade tributária mais compatíveis com a realidade tributária brasileira; b) Investigar num instrumental centrado na firma quais os determinantes da agressividade tributária, isso inclui (i) atributos da firma, (ii) restrições a agressividade tributária. (iii) ambiente operacional das firmas e (iv) incentivos a se engajar numa postura mais agressiva tributariamente; c) Apreciar um instrumental centrado no gestor os incentivo a agressividade tributária e d) Aprofundar o estudo das consequências da agressividade tributária para as empresas nacionais. O Brasil com as alterações recentes no grau de conformidade dos lucros contábeis aos lucros tributários, oferece uma excelente plataforma para investigações mais aprofundadas em torno dessas temáticas, sendo muito útil tanto internamente como no exterior pelas particularidades do cenário nacional.
  • FUCAPE - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

António Manuel Santos Spencer Andrade

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • análise, estudo e concepção de topologias de módulos integrados ca de alto desempenho aplicados a sistemas fotovoltaicos.
  • Nos últimos anos, um dos principais temas das discussões nos fóruns que visam o planejamento energético a médio e longo prazo da sociedade é o crescimento continuo da demanda energética mundial. Devido à significativa relevância, este projeto aborda este tema no ponto de vista da eficiência na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, mais especificamente, a energia proveniente de geradores fotovoltaicos. Neste projeto de pesquisa serão realizados estudos e proposta de módulos integrados CA (corrente alternada), no que tange os circuitos dos conversores e inversores e também na forma como estes são conectados com o arranjo fotovoltaico, a rede elétrica e os sistemas de armazenamento de energia, quando existir.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Marcos Batista

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • análise da dinâmica de sistemas acoplados
  • Vide projeto anexo.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Marcos Helgueira de Andrade

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de materiais e heteroestruturas para spintrônica com menor dissipação de energia
  • Este projeto de pesquisa visa contribuir para a próxima geração de dispositivos para spintrônica baseados no Efeito Spin-Hall e na Magnetorresistência associada ao Spin (SMR). Para isso, será realizado um estudo sistemático do papel dos átomos na interface entre camadas metálicas e óxidos ferromagnéticos via medidas de magnetorresistência. Nos últimos anos, novas ideias surgiram e acreditamos que está muito próximo o desenvolvimento de dispositivos para spintrônica com base em correntes puras de spin, sem transporte de carga. Esta abordagem pode oferecer uma nova e radical alternativa para uma menor dissipação de energia nos dispositivos para spintrônica. Portanto, é muito importante sabermos que: a) a interface entre o metal e o óxido ferromagnético tem um papel determinante no desempenho do dispositivo; b) a seleção do óxido ferromagnético (duro ou macio, a natureza, os momentos magnéticos localizados e suas interações) é muito relevante; e c) a orientação cristalina das camadas ferromagnéticas também tem papel muito importante no processo de transferência de spin. Para evoluir nos estudos destes materiais e sistemas, o proponente realizou um estágio sênior (agosto de 2015 a julho de 2016) com suporte da CAPES no Laboratório de Óxidos Multifuncionais e Estruturas Complexas do Instituto de Ciência de Materiais de Barcelona (Mulfox - ICMAB - CSIC) com a colaboração do Dr. Josep Fontcuberta Griñó. Esta nova experiência com a fabricação de filmes finos em um sistema usando “pulsed laser deposition” (PLD), juntamente com a prévia experiência em produção de filmes finos em sistemas usando “magnetron sputtering” na UFSM e UFRGS, o proponente acredita que tudo isso contribuiu enormemente no estudo de novos temas nos Laboratórios (onde ele trabalha) do Instituto de Física da UFRGS.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Martins Figueiredo Neto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • instituto nacional de ciência e tecnologia de fluidos complexos
  • O projeto do INCT-FCx congrega profissionais das áreas de física, química, biologia, farmácia, medicina, engenharia biomédica e matemática, em torno de problemas que demandam um enfoque multidisciplinar na área dos fluidos complexos. Visamos gerar conhecimentos de fronteira, disseminá-los no ambiente acadêmico e divulgá-los à sociedade para compreender as interações moleculares que produzem o comportamento complexo de cristais líquidos e estruturas supramoleculares de interesse bioquímico e biológico. Estes avanços científicos devem, também, permitir uma série de aplicações descritas resumidamente abaixo. A equipe de pesquisadores é composta de setenta e seis doutores das diferentes disciplinas das ciências da Terra e da Vida e da Matemática, originários das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Esta equipe inclui grupos de pesquisadores experimentais e teóricos de reconhecida competência na área dos fluidos complexos e destacados colaboradores e consultores do exterior nas áreas do Projeto. Vinte e uma Instituições de Ensino e Pesquisa, de onze estados brasileiros e o Distrito Federal compõem a rede de grupos de pesquisa envolvidos no Projeto. No desenvolvimento dos projetos propostos serão utilizadas diferentes técnicas experimentais como, por exemplo, as de óptica linear e não-linear, ressonância magnética nuclear, difração e espalhamento de raios X, entre outras. Todas as linhas de investigação propostas terão a colaboração ativa de membros da equipe especialistas em simulações computacionais e com grande experiência teórica. Os objetos de estudo deste Projeto são sistemas multicomponentes auto-agregados em equilíbrio termodinâmico, tais como cristais líquidos, coloides magnéticos, micelas, complexos surfactantes-proteínas e lipoproteínas humanas de alta e baixa densidade. Também serão estudados sistemas fora do equilíbrio termodinâmico, como lipossomas e vesículas e emulsões. Uma parte do nosso interesse foca sistemas modelo, em condições controladas, que visam obter informações sobre as relações estrutura/função biológica e a dinâmica interfacial. Serão investigadas as lipoproteínas de baixa e alta densidade. No caso das lipoproteínas humanas, visamos compreender processos oxidativos e implicações na aterosclerose. Fragmentos peptídicos da apo lipoproteína B humana serão estudados visando a produção de ferramentas de imunização à doença aterosclerótica. Numa outra linha investigativa relacionada à aterosclerose, propomos a produção de emulsões de partículas formadas por lipídeos e colesterol, com dimensões nanométricas e estrutura similar à LDL. As propriedades dessas nanoemulsões serão investigadas por meio de diferentes técnicas experimentais para a sua utilização como vetores de drogas para o tratamento de certos tipos de cânceres, arteriosclerose e leishmaniose. Objetivamos o estudo fundamental de propriedades de membranas-modelo, como permeabilidade, elasticidade e propriedades conformacionais. Uma meta significativa é disponibilizar uma metodologia de análise do plasma humano, por meio da ressonância magnética nuclear, que forneça diretamente o perfil das lipoproteínas plasmáticas. Os experimentos envolvendo sistemas biológicos serão planejados em conjunto com matemáticos especialistas em estatísticas populacionais. Dessa forma os resultados poderão ser extrapolados para populações maiores com significância estatística. Visamos desenvolver um método de deconvolução do espectro de ressonância magnética (1H) que quantifique as diferentes classes e subclasses das lipoproteínas humanas plasmáticas. Esse tipo de análise poderá impactar o diagnóstico e tratamento da aterosclerose no país. A pesquisa também visa a síntese e caracterização de novas nanopartículas e coloides magnéticos com aplicações tecnológicas e biomédicas (vetores de droga, hipertermia e contraste para imagens por ressonância magnética). Esta linha de investigação deve levar à definição de metodologias de produção de nanopartículas magnéticas e coloides com potencial uso industrial e médico, podendo ser transferidas ao setor produtivo. No que se refere à síntese de novos coloides magnéticos, alguns deles biocompatíveis, objetivamos que o país tenha capacidade de síntese e caracterização desses ferrofluidos. Isso viabilizará tanto sua aplicação nas diferentes áreas como também na sua produção em larga escala, visando suprir o mercado nacional. O estudo de cristais líquidos e estruturas supramoleculares visa utilizar técnicas experimentais físicas e químicas para caracterizar e compreender as interações moleculares que produzem o comportamento complexo de cristais líquidos e estruturas supramoleculares, algumas de interesse bioquímico e biológico. Em particular serão investigadas propriedades de molhagem de substratos com cristais líquidos bem como filmes liquido cristalinos suspensos. No aspecto do ensino realizaremos escolas periódicas para estudantes de graduação e pós-graduação e fomentaremos a criação de disciplinas (graduação e pós-graduação) em Universidades. Na extensão atuaremos junto ao ensino médio, ministrando cursos de atualização anuais para professores nos temas da saúde, estrutura da matéria e tecnologias relacionadas ao tema do projeto (estrutura da matéria, novos materiais, água e fluidos biológicos e seu impacto na sociedade e na saúde do homem). Realizaremos atividades de divulgação junto ao grande público através de exposições anuais em locais de grande circulação de pessoas (estações centrais de metrô e demais locais de grande afluxo de pessoas).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 25/11/2016-30/11/2022
Foto de perfil

Antonio Mauro Rezende

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo epi-transcriptômico em tripanossomatídeos utilizando trypanosoma brucei como modelo experimental
  • Os parasitos dos gêneros Trypanosoma e Leishmania são organismos que produzem grande impacto na saúde pública. Estes organismos geralmente possuem ciclo de vida complexo com diversos hospedeiros. Cada tipo de hospedeiro, vertebrado e invertebrado, possui um ambiente fisiológico distinto, e o parasito necessita de uma resposta celular rápida para garantir sua sobrevivência quando ocorre a troca de hospedeiros. Essa resposta celular depende da regulação fina e eficiente da expressão gênica para modular os níveis das diferentes proteínas presentes em cada estágio de vida do parasito. A regulação da expressão gênica envolve várias etapas, e alterações estruturais e químicas nas moléculas de mRNA em tripanossomatídeos poderiam alterar de maneira significativa a dinâmica dos eventos relacionados à regulação da expressão gênica. Recentemente, devido aos avanços nas tecnologias de sequenciamento de ácidos nucleicos, diversas modificações químicas foram identificadas nos mRNAs de diversos organismos. Dentre as modificações químicas nos mRNAs já identificadas podemos citar N1-metiladenosina (m1A), N5-metilcitidina (m5C) e a pseudouridina (𝚿). Em tripanossomatídeos, é possível encontrar potenciais genes homólogos aos responsáveis por incorporar essas modificações químicas nos mRNAs, porém, atualmente não existe nenhum estudo abordando esse possível mecanismo de regulação da expressão gênica. Isto é, não sabemos se as moléculas de mRNA dos tripanossomatídeos estão sofrendo alguma alteração química, e como isso está afetando a regulação de processos, tais como a tradução. Portanto, a presente proposta pretende, através de técnicas de sequenciamento em larga escala especificamente desenvolvidas para sequenciar mRNA modificados, verificar a presença de determinadas alterações nucleotídicas no mRNA de tripanossomatídeos, caracterizar as enzimas potencialmente envolvidas nas modificações, e verificar o impacto dessas modificações na dinâmica global da expressão gênica em tripanossomatídeos. Futuramente, este processo de alteração química dos mRNA, caso seja confirmado em tripanossomatídeos, pode ser elencado como possível ponto de intervenção terapêutica no combate às doenças causadas por esses parasitos.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2022
Foto de perfil

Antonio Medina Neto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • utilização de vidros ópticos luminescente visando o aumento da eficiência de sistemas fotovoltaicos e dispositivos de emissão de luz branca
  • Nos últimos anos temos estudado o sistema vítreo Aluminoslicato de Cálcio (CAS), dopado com íons terra-rara e metais de transição. Nosso objetivo tem sido o estudo e caracterização das propriedades luminescentes destes sistemas. Focado nossos esforços em duas linhas principais: materiais com alta eficiência de emissão na região do infravermelho próximo e materiais com larga banda de emissão na região visível do espectro eletromagnético. Na primeira, visamos aplicações na área de comunicações ópticas, através da produção de materiais mais eficientes para utilização como meios ativos de laser de estado sólido, de amplificadores e chaves ópticas. Enquanto que na segunda buscamos obter fontes de luz branca mais eficientes e com espectros comparáveis ao obtido pela iluminação natural a partir da radiação solar. Como resultado obtivemos a emissão laser com alta eficiência em 1037, 1070 e 1540nm para os vidros CAS dopado com Yb, Nd e co-dopados com Er:Yb, respectivamente. Verificamos que a eficiência de emissão deste sistema é fortemente depende da composição da matriz vítrea e das condições da atmosfera durante seu preparo. Os resultados mostraram que o aumento da quantidade de sílica na matriz CAS co-dopada com Er:Yb, leva a um significativo ganho na eficiência de transferência de energia do sistema, resultando em uma maior emissão do Er na região de 1500nm, quando excitamos o Yb utilizando como bombeio lasers de diodo em 980nm. Este efeito é de grande interesse para a utilização em amplificadores ópticos para comunicações. Por outro lado, na dopagem com Eu, Ce e Ti, temos observado largas bandas de emissão na região visível, cuja intensidade e posição espectral podem ser controladas através da alteração da composição da matriz, concentração dos dopantes e condições de preparação das amostras. Este efeito esta associado tanto ao estado de oxidação dos dopantes, quanto a interação destes íons com o campo cristalino, ou seja, é conseqüência da interação dos íons com sua vizinhança química. Neste projeto pretendemos dar continuidade a esta linha de pesquisa, estendendo os estudos realizados a outros dopantes e outras matrizes vítreas. Em particular, realizaremos estudos em sistemas vítreos dopados com íon terra-rara e co-dopados com nanoparticulas metálicas (Ag, Au, Cu). Nestes sistemas podem ser observados efeitos de aumento da luminescência destes íons terras-raras pelo efeito de ressonância plasmônica das nanoparticulas e/ou transferência de energia. Estudos preliminares em vidros Boroaluminato de Cálcio mostraram ser possível a incorporação de íons de prata nesta matriz vítrea, e por meio de tratamento térmico adequado observou-se a nucleação e crescimento de nonoparticulas metálicas, com a observação dos efeitos de ressonância plasmônica. Dando sequência a este estudo realizaremos a co-dopagem deste sistema com íons terra-raras, como por exemplo Eu e Er, e estudaremos as propriedades luminescentes deste sistema. Ainda com relação aos estudos de transferência de energia, pretendemos estender nossos estudos a sistemas que apresentam o efeito de conversão descendente de luz (downconversion). Nestes sistemas a radiação eletromagnética na região de alta energia (ultravioleta e visível) é absorvida por um íon com alta seção de choque de absorção, a energia é transferida a outros íons os quais apresentam grande emissão na região do infravermelho próximo. Este estudo visa o aumento da eficiência de células solares de Si, as quais possuem máxima eficiência quando a radiação incidente encontra-se na região de 980nm. Assim grande parte da energia solar, na região ultravioleta e visível, que é absorvida nos painéis solares é dissipada na forma de calor, resultando em baixa eficiência energética. Recobrindo a célula solar com um sistema vítreo com conversão descendente de luz podemos aumentar significativamente a produção de energia elétrica fotovoltaica e reduzir os processos térmicos que é a principal causa de geração de defeitos e perda de eficiência nestes conversores de energia. Nosso objetivo é a produção e caracterização destes sistemas vítreos com conversão descendente de luz em diferentes matrizes vítreas, com diferentes dopantes e diferentes condições de preparação
  • Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Moreira de Carvalho Neto

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • trabalhadores imigrantes, mulheres e lgbts: desafios para as relações de trabalho – estudos em mercados de trabalho do brasil, argentina, méxico, eua, irlanda e inglaterra
  • O objetivo geral deste projeto é analisar vivências de trabalhadores brasileiros e estrangeiros imigrantes, mulheres e LGBTs nos mercados de trabalho do Brasil, Argentina, EUA, México, Irlanda e Inglaterra e o efeito destes movimentos na ação dos atores sociais coletivos dos Sistemas de Relações de Trabalho (SRTs). Estudiosos do campo de SRTs comparados (Comparative Industrial Relations Systems), como Rodriguez & Mearns (2012), Ford & Gillan (2015) e Marginson (2016), tem salientado a necessidade de repensar os modelos tradicionais de SRTs, que não estariam dando conta da dinâmica contemporânea. Este projeto pretende contribuir para o avanço da teoria dos SRTs estudando três grupos de trabalhadores que desafiam o sindicalismo e os modelos de gestão de organizações tradicionais: imigrantes, trabalhadores LGBTs e mulheres. Os imigrantes e os trabalhadores LGBTs passam por fora dos coletivos tradicionais de trabalhadores dos SRTs, e as empresas não sabem bem como recebê-los. As mulheres ainda estão longe de ter suas demandas compreendidas a partir de uma perspectiva que não represente uma visão machista de sociedade. A revisão de literatura, que se encontra no projeto em anexo, está dividida em cinco partes: migração internacional e trabalho; imigrantes brasileiros no mercado de trabalho de Massachusetts/EUA; mercado de trabalho para os imigrantes no Brasil; mulheres e trabalhadores LGBTs no mercado de trabalho. A escolha dos países mencionados se deu porque: os EUA sempre foram o destino maior para brasileiros emigrados e tem muito pouca proteção legal para mulheres; a Inglaterra ocupa o segundo lugar na imigração e tem forte tradição sindical; a Irlanda é destino significativo recente de imigrantes brasileiros; estudos sobre Argentina e México são muito raros no Brasil; no México situa-se o maior corredor de imigração do mundo. O Brasil tem atualmente mais de um milhão de imigrantes; a crise atual com imigrantes venezuelanos é um exemplo da importância de compreender melhor este fenômeno. Num momento em que o SRT brasileiro começa a sofrer os impactos da mais profunda reforma na legislação trabalhista dos últimos setenta anos, a proposta de estudar o SRT não poderia ser mais oportuna. A temática da imigração na área da administração é muito pouco discutida. A literatura sobre trabalhadores LGBTs na área é escassa (Candido & Pessoa, 2013). O Núcleo de Estudos em RH e Relações de Trabalho (NERHURT) do PPGA da PUC Minas, coordenado pelo proponente deste projeto de pesquisa, investiga o papel das mulheres dentro das organizações desde 2007, e se tornou uma referência na área de administração do Brasil. Pretendemos tratar estas três temáticas realizando aproximações entre as áreas de RH (impactos nas organizações) e relações de trabalho (impactos nos mercados de trabalho e nas ações de atores sociais coletivos). Uma pesquisa de tal monta só é possível porque será executada com a participação de 5 estudantes de doutorado e 5 de mestrado do PPGA da PUC Minas, de 4 colegas pesquisadores da USP, Universidades Federais do Mato Grosso e de São João Del Rei, da FDC e de mais sete parcerias já estabelecidas com: duas universidades (Boston e Florida) e um consulado brasileiro nos EUA (Boston); duas universidades no México (Autónomas de Zacatecas e de Baja California); duas universidades na Irlanda (Limerick e Trinity College); a Missão Paz, que recebe e encaminha imigrantes para o mercado de trabalho. Quanto aos procedimentos metodológicos, num projeto desta envergadura, onde vão trabalhar vários grupos de pesquisa, falar de uma só abordagem, tipo de pesquisa, técnica de coleta de dados, não faz sentido. Este projeto dará sentido, interligará vários estudos, para atender ao mote geral de repensar os SRTs à luz destas novas diversidades (imigrantes, LGBTs e mulheres). Utilizaremos de abordagem tanto qualitativa quanto quantitativa. Estudos de caso, surveys. Pretendemos utilizar também a grounded theory, método qualitativo que possibilita acessar a realidade e só depois disso realizar a construção teórica, recorrendo a distintas formas de coleta de dados, sendo requeridas várias idas e vindas ao campo, (Pinto & Santos, 2012; Hopfer & Maciel-Lima, 2008). Para estudar os imigrantes estrangeiros no Brasil, através da Missão Paz em São Paulo, que acolhe e encaminha para o mercado de trabalho mais de mil imigrantes ao ano, técnicas de observação e entrevistas semiestruturadas serão utilizadas; esperamos entrevistar pelo menos 80 haitianos, oriundos de países africanos e venezuelanos; faremos tratamento estatístico descritivo de dados de cerca de 1.400 imigrantes de várias nacionalidades para tabularmos informações que já nos foram prometidas. A análise documental também será de grande valia, pois a Missão Paz tem um acervo escrito sobre centenas de experiências ao longo de décadas. Para estudar imigrantes brasileiros nos EUA, contaremos com técnicas de georeferenciamento para estudar os fluxos migratórios dos brasileiros; esperamos também entrevistar (semiestruturadas) pelo menos 120 imigrantes brasileiros que trabalham nos EUA e mais outros 80 na Inglaterra, Irlanda, Argentina e México. Para SRTs comparadas, utilizaremos entrevistas semiestruturadas com representantes de governos, empresas e trabalhadores e daremos tratamento estatístico a dados sobre perfis dos mercados de trabalho (gênero, escolaridade, idade, renda, qualificação). Quanto às mulheres, realizaremos uma pesquisa quantitativa com aplicação de 2.000 questionários fechados com rigoroso tratamento estatístico, seguida de 30 entrevistas semiestruturadas para aprofundar nos pontos obscuros. Em relação aos trabalhadores LGBTs, serão realizadas ao menos 25 entrevistas semiestruturadas. Em todos estes estudos, para análise dos dados, utilizaremos tanto análise do discurso quanto de conteúdo.
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Oseas de Carvalho Filho

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • diagnóstico precoce de câncer de pulmão baseado em imagens de tomografia computadorizada
  • O câncer de pulmão é apontado como a principal causa de morte entre os pacientes com câncer. As altas taxas de mortes e registros de ocorrências desse câncer em todo o mundo demonstram a importância do desenvolvimento e investigação, a fim de produzir meios para a detecção e o diagnóstico precoce dessa doença. Devido ao exaustivo processo de análise, alternativas como ferramentas de cunho computacional que utilizam técnicas de processamento de imagens e do intelig de padrões têm sido amplamente exploradas. Em medicina, técnicas de visão computacional e inteligência computacional vêm adquirindo uma importância ímpar para o diagnóstico e auxílio na intervenção médica. O tempo dispendido para trabalhar com essas imagens, a subjetividade dos atributos extraídos e a necessidade contínua de investigação para o progresso na área, tem feito surgir novas técnicas de processamento e análise das imagens médicas que melhoram a qualidade do diagnóstico médico. Dessa forma, com intuito de aumentar a precisão no diagnóstico de lesões auxiliando o especialista com uma segunda opinião, ferramentas de cunho computacional denominadas Computer-Aided Diagnostic (CADx), que utilizam técnicas de processamento de imagens e inteligência computacional, tem sido amplamente exploradas. O diagnóstico de uma lesão consiste na determinação da presença de malignidade ou benignidade. Para realizar o diagnóstico e fornecer uma segunda opinião ao especialista, o CADx realiza uma avaliação através de características de formato (região e contorno) e de aspecto (rugosidade, cor e textura) presentes na lesão. Contribuir para o diagnóstico precoce e preciso do câncer de pulmão é o objetivo principal deste projeto. Normalmente, os processos envolvidos nos sistemas CADx são compostos por quatro fases: 1) a aquisição de imagem; 2) extração/segmentação dos nódulos para análise; 3) extração de características; e 4) classificação. Nesse contexto, este projeto pretende desenvolver métodos capazes de mensurar as diferenças entre as classes de benigno e maligno e fornecer ao especialista uma segunda opinião. Para isso, serão adaptados e propostas novas técnicas através das análises de forma e textura e de técnicas com abordagens baseadas em deep learing.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Otaviano Vieira Junior

Ciências Sociais Aplicadas

Demografia
  • imigração açoriana para a amazônia: da chegada à fixação de ilhéus na capitania do grão-pará, 1750-1778
  • Nossa proposta de pesquisa tem como foco de análise o processo migratório açoriano para o Estado do Grão-Pará, num fluxo que envolveu três viagens (1751, 1752 e 1754) financiadas pela Coroa portuguesa e sob a influência do Tratado de Madri. Nesse sentido, avançaremos sobre o estudo dos antecedentes desse processo, do perfil demográfico dos imigrantes, do processo de fixação na América setentrional, da montagem de redes de sociabilidades locais e escrutinaremos algumas trajetórias individuais desses açorianos. O suporte investigativo é um conjunto de fontes históricas, disposto em arquivos no Pará, Lisboa e em Angra (Ilha Terceira). O corpo documental é variado: listagem nominativa dos passageiros embarcados, listagem nominativa das famílias residentes na capitania do Grão-Pará, Cartas de Sesmarias, Registros de Paroquiais, Registros de Mercês, Inventários post mortem, cartas e ofícios administrativos. O cruzamento dessa documentação e o tratamento serial através da montagem de base de dados nos possibilitará ter acesso ao pouco explorado movimento migratório entre os Açores e o Grão-Pará, bem como, fortalecer pesquisas sobre a História da População na Amazônia – ressaltando as diferentes internas nas dinâmicas demográficas da região.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Otavio de Toledo Patrocinio

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • estudos espectroeletroquímicos de fotocatalisadores híbridos para aplicações em conversão de energia solar em combustíveis
  • O presente projeto tem como objetivo a obtenção de nanopartículas de óxidos semicondutores (TiO2, Nb2O5, WO3, WO66-, NbO3-, Nb6O174-), as quais serão combinadas entre si, com nanopartículas metálicas ou compostos de coordenação de Re(I) ou Ru(II) para obtenção de nanocompósitos e fotocatalisadores híbridos. Os materiais serão caracterizados por diferentes técnicas e depositados em substratos condutores para obtenção de filmes finos para aplicações fotoeletroquímicas como a produção de combustíveis (H2 a partir da H2O) ou insumos químicos (CO a partir de CO2) e também como superfícies fotoativas para descontaminação de ambientes. As correlações entre estrutura, composição e atividade fotocatalítica serão avaliadas por meio de ensaios espectroeletroquímicos e por espectroscopia de absorção resolvida no tempo. Espera-se determinar os principais fatores que limitam a eficiência dos diferentes fotoprocessos e, assim, desenvolver estratégias para aumentar a eficácia de conversão da energia luminosa em energia química. Os estudos fundamentais propostos permitirão expandir os conhecimentos sobre o comportamento fotoeletroquímico dos sistemas propostos, contribuirá para formação de recursos humanos qualificados e para a obtenção de dispositivos fotoinduzidos capazes de converter a energia solar em outras formas de energia, contribuindo assim desenvolvimento sustentável.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Paulo Berber Sardinha

Lingüística, Letras e Artes

Lingüística
  • dimensões lexicais e canônicas de variação da língua em uso
  • O presente projeto internacional visa a propor os conceitos de dimensão lexical e dimensão canônica de variação linguística, no bojo da Análise Multidimensional (BERBER SARDINHA, 2000a ; BERBER SARDINHA, VEIRANO PINTO, 2014b; in press ; BIBER, 1984 ; 1988 ; 2006 ; CONRAD, BIBER, 2001) de Variação de Registro, uma vertente da Linguística de Corpus. Trata-se da primeira inovação teórico-metodológica da abordagem desde a criação da Análise Multidimensional (AMD) há 30 anos. A AMD é uma abordagem da Linguística de Corpus, criada nos anos 1980 por Douglas Biber. A AMD foi criada com o propósito de identificar os parâmetros que subjazem à variação entre registros (variedades textuais definidas situacionalmente). Para tanto, utiliza um grande número de características linguísticas sintáticas e morfossintáticas anotadas automaticamente por meio de programas especializados (etiquetadores ou taggers). Por meio de programas de computador, as características linguísticas anotadas são contadas e suas frequências normalizadas, a fim de permitir a comparação da incidência em textos de diferentes tamanhos. Técnicas estatísticas multivariadas como a Análise Fatorial são empregadas para detectar as correlações entre as características linguísticas, que se concretizam em torno de fatores. Os fatores são então interpretados funcionalmente, dando vazão às dimensões de variação, que são os parâmetros subjacentes à variação de registro. As dimensões existentes até hoje são de cunho funcional, baseadas em características gramaticais da língua. No entanto, como na Linguística de Corpus entende-se que a língua em uso é formada pela léxico-gramática (BERBER SARDINHA, 2013; no prelo-c), que une a gramática, de um lado, ao léxico, de outro, de modo inseparável, existe uma lacuna na AMD referente ao componente lexical da léxico-gramática. Para dar conta dessa lacuna, torna-se necessário, consequentemente, que (1) seja incorporada à AMD um componente lexical e (2) a análise funcional seja unida à análise lexical. O presente projeto visa a suprimir essa lacuna, propondo, aplicando e testando os conceitos de Dimensão Lexical de Variação e Dimensão Canônica de Variação. O resultado serão descrições linguísticas abrangentes e sofisticadas, de corpora de grande porte (com milhões ou bilhões de palavras), que revelarão pela primeira vez a multidimensionalidade léxico-gramatical da língua em uso.
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Pedro Ricomini Filho

Ciências da Saúde

Odontologia
  • cariogenicidade do leite humano e bovino e seu efeito na desmineralização do esmalte
  • A ausência de consenso na literatura sobre a cariogenicidade do leite humano e bovino é devido à falta de estudos com delineamentos experimentais capazes de mostrar o potencial cariogênico de cada tipo de leite. Por possuir maior concentração de lactose, o leite humano (7%) é considerado mais cariogênico que o leite bovino (4,5%), no entanto, não há estudo controlado que avaliou a exposição intermitente do biofilme aos diferentes tipos de leite. Em acréscimo, a associação entre exposição prolongada ao leite humano e a incidência de cárie em crianças maiores que 12 meses é suportada por estudo que apresentam fatores de confundimento, como sacarose na dieta, o que impossibilita estabelecer relação de causa-efeito. Com base no exposto, a presente proposta é composta por três estudos. Estudo 1: avaliar o potencial cariogênico do leite humano e do leite bovino em estudo in situ de curta duração. Será realizado um estudo cruzado e duplo cego, no qual 8 voluntários (n=8) utilizarão um dispositivo palatino contendo blocos de esmalte bovino com dureza de superfície (DS) conhecida, os quais serão cobertos por uma placa teste formada in vitro. Em cada fase experimental, os biofilmes serão expostos por 5 min a uma das soluções avaliadas: (i) NaCl 0,9%; (ii) leite bovino; (iii) lactose 4,5%; (iv) sacarose 4,5%; (v) leite humano; (vi) lactose 7%; (vii) sacarose 7%. Ao final será avaliada a perda mineral pela porcentagem de perda DS (%PDS). Estudo 2: avaliar o potencial cariogênico do leite humano e do leite bovino durante a formação do biofilme em estudo in vitro. Sobre blocos de esmalte bovino serão formados biofilmes cariogênicos de S. mutans, os quais serão expostos de maneira intermitente (8x/dia/3 min) a uma das soluções avaliadas (n=12): (i) NaCl 0,9%; (ii) leite humano; (iii) leite bovino; (iv) lactose 7%; (v) lactose 4,5%; e (vi) sacarose 10%. Ao final, serão avaliados a perda mineral (%PDS), composição e organização dos biofilmes. Estudo 3: avaliar o potencial cariogênico da lactose quando associada a sacarose em estudo in vitro. Sobre blocos de esmalte bovino serão formados biofilmes cariogênicos de S. mutans, os quais serão expostos (n=12) à solução de lactose 7% ou NaCl 0,9% associados a frequência de exposição à sacarose 10% (0, 4 ou 8x/dia/3min). Ao final, serão avaliados a perda mineral (%PDS), composição e organização dos biofilmes. Os resultados serão estatisticamente analisados considerando os diferentes delineamentos apresentados.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Pereira das Neves Neto

Ciências Biológicas

Morfologia
  • identificação e caracterização de microvesículas nos flagelos de trichomonas vaginalis: implicações na biologia do parasito e interação com hospedeiro
  • O protista flagelado Trichomonas vaginalis é o agente etiológico da tricomoníase humana, infecção sexualmente transmissível que pode provocar complicações gestacionais, maior predisposição ao HIV, câncer de próstata e de colo de útero. Embora T. vaginalis seja reconhecido como um dos mais comuns agentes infecciosos em todo o planeta, os processos envolvidos na interação tricomonas-célula hospedeira ainda não foram totalmente esclarecidos. Nosso principal interesse é identificar novos fatores que possam contribuir para a patogenicidade de T. vaginalis. Dentro desse contexto, sabe-se que em outros modelos celulares, incluindo mamíferos, os flagelos funcionam como antenas celulares, recebendo sinais do ambiente e, subsequentemente, ativando vias de sinalização cruciais para a homeostase e diferenciação celular. Os flagelos também são capazes de enviar sinais químicos para o meio extracelular através da liberação de microvesículas (MVs), vesículas extracelulares que se originam por brotamento direto da membrana plasmática. Estudos com a alga verde Chlamydomonas mostraram que as MVs flagelares são enriquecidas em tetraspaninas (TSPs) e proteínas da maquinaria ESCRT (Endosomal Sorting Complex Required for Transport). Evidências recentes em outros organismos sugerem que MVs podem exercer papel crucial na comunicação e sinalização intercelular, e no transporte e reciclagem de proteínas na membrana dos flagelos. Esses achados abrem promissoras frentes de pesquisas dedicadas a identificar a presença de MVs nos flagelos de protistas patogênicos e compreender a participação dessas vesículas nos mecanismos envolvidos durante a interação com o hospedeiro. Portanto, os estudos referentes às MVs flagelares estão ganhando maior importância devido ao papel dos flagelos como uma estrutura essencial para o envio de informações. Entretanto, apesar da motilidade e ultraestrutura dos cinco flagelos de T. vaginalis serem bem caracterizados, pouco se sabe a respeito dos seus aspectos moleculares e possíveis funções sensoriais. Além disso, ainda não se sabe se os flagelos de T. vaginalis secretariam MVs. Desse modo, o presente projeto tem como objetivo lançar mão de diferentes abordagens experimentais nos níveis celular, bioquímico e molecular, visando identificar e caracterizar a presença de MVs flagelares em T. vaginalis, com ênfase nas suas possíveis participações na comunicação parasito-parasito e na interação com células hospedeiras. Para caracterizar morfologicamente a presença de MVs nos flagelos de T. vaginalis, parasitos mantidos em cultura axênica e durante interação com células hospedeiras serão analisados por diferentes técnicas avançadas de microscopia eletrônica. Para identificar proteínas relacionadas às funções sensoriais dos flagelos e encontrar possíveis marcadores específicos de MVs flagelares, propomos obter uma fração purificada de flagelos e de MVs flagelares e determinar sua composição proteica por espectrometria de massa MudPIT. Para investigar o papel funcional das MVs flagelares na comunicação intercelular e na patogenicidade, propomos realizar experimentos de coincubação das MVs flagelares de T. vaginalis com outros parasitos e células hospedeiras. Serão utilizados marcadores fluorescentes para rastrear a transferência intercelular de vesículas, além de ensaios de adesão e citotoxicidade. Além disso, pretendemos obter parasitos Knockdown para TSP6 e VPS32 (ortólogo de ESCRT-III) para examinar o papel de TSPs e proteínas do complexo ESCRT na formação e composição das MVs flagelares de T. vaginalis. Sendo assim, o presente projeto visa contribuir de maneira significativa para desvendar as estratégias envolvidas na patogenicidade de T. vaginalis, gerando informações pertinentes que poderão auxiliar para descoberta de novos alvos terapêuticos e para o desenvolvimento de tratamentos alternativos para a doença. A descoberta de MVs flagelares em T. vaginalis e seu possível papel na comunicação intercelular e citotoxicidade terá impacto direto nos estudos e na compreensão sobre os mecanismos de interação parasito-hospedeiro em outros microorganismos flagelados.
  • Fundação Oswaldo Cruz - PE - Brasil
  • 15/05/2019-31/05/2022
Foto de perfil

Antônio Pereira Magalhães Junior

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • registros de impactos do rompimento da barragem de fundão nos sistemas hidrogeomorfológicos da bacia do alto-médio rio doce – mg, brasil
  • O rompimento da barragem de rejeitos de Fundão (Samarco), no município de Mariana (estado de Minas Gerais), no dia 05 de novembro de 2015, levou ao que tem sido considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil. Cerca de 60 bilhões de litros de rejeitos liquefeitos foram lançados nos cursos d’água, impactando de forma aguda a dinâmica hidrossedimentológica na bacia do Alto-Médio Rio Doce e, consequentemente, o quadro geomorfológico e ecológico dos ambientes fluviais. Uma parte significativa dos sedimentos mobilizados pelo rompimento permanece nos fundos dos vales fluviais afetados, enquanto outra vem sendo remobilizada paulatinamente pelos processos pluviais e fluviais, e permanece no sistema por tempo impreciso. Entretanto, pouco se sabe ainda sobre quais foram as efetivas transformações em termos de processos, materiais e formas ao longo dos sistemas ambientais da bacia. Assim, o presente projeto visa investigar os registros de impactos do rompimento da barragem de Fundão nos sistemas hidrogeomorfológicos da bacia do Alto-Médio Rio Doce, decorrentes da grande quantidade de material liberado. Para tanto, a pesquisa contará com análises de imagens de satélite, levantamentos de campo para estudos hidrológicos, geomorfométricos e das transformações morfológicas nos ambientes de fundo de vale, caracterização e análise comparativa de sedimentos depositados nos períodos pré e pós-desastre, análises de turbidez (sedimentos em suspensão), além de estudos dos impactos em tributários diversos dos eixos de drenagem diretamente afetados. Espera-se contribuir para o entendimento da capacidade dos cursos d’água da região de se reajustarem e atingirem condições de salubridade ambiental e, assim, para a proposição de medidas eficazes de recuperação de cursos d’água, áreas úmidas e nascentes afetados pelo desastre. Os registros das alterações poderão ser propostos como indicadores de impactos do rompimento da barragem no sistema hidrogeomorfológico regional.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Riul Jr

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • interfaces condutoras e “self-healing”
  • Este projeto visa a fabricação de nanoestruturas híbridas baseadas em polímeros (alguns condutores e outros autorregeneráveis), óxidos de grafeno reduzido (rGOs) e nanopartículas metálicas para a formação de interfaces condutoras auto-regeneráveis (self-healing). É atraente do ponto de vista tecnológico, pois a próxima geração de eletrônicos implantáveis e flexíveis exigirá malheabilidade, fácil processamento, controle de espessura e diferentes funcionalidades. Neste contexto, a técnica de automontagem por adsorção física (LbL, do inglês layer-by-layer) oferece uma maneira elegante para a construção de nanoestruturas com espessura e morfologia controladas, permitindo a integração de diferentes materiais (nanotubos, nanopartículas, nanofolhas, polímeros, enzimas, DNA, etc.) para formação de filmes ultrafinos em superfícies não convencionais como plásticos e fibras, contribuindo para redução significativa de peso e espessura no desenvolvimento de dispositivos flexíveis. A propriedade de regeneração (self-healing) de alguns polímeros será explorada para o aumento da vida útil de dispositivos, e o controle de rugosidade em filmes LbL é um ponto atraente para o controle de molhabilidade das superfícies. Estudaremos as propriedades de regeneração e condução, pensando no controle de molhabilidade dessas interfaces para o desenvolvimento futuro de dispositivos flexíveis e regeneráveis que poderão ser aplicados tanto no desenvolvimento de sensores quanto na conversão e armazenamento de energia.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Roazzi

Ciências Humanas

Psicologia
  • o efeito do uso ritual da ayahuasca na redução de danos em adicçao: avaliando a segurança e eficácia terapêutica
  • Diversas evidências apontam para a importante influência terapêutica da Ayahuasca, um psicoativo vegetal não adictivo de origem indígena, em uma variedade de condições de saúde mental nas quais destacamos o transtorno de dependência de drogas. Além disso, destaca-se o importante papel do ritual da Ayahuasca como propulsor de experiências místico-espirituais que promovem melhorias no processamento cognitivo e afetivo, no qual participantes de longo prazo de religiões ayahuasqueiras relatam melhora da qualidade geral de vida. A redução de riscos e danos (RD) é uma perspectiva que foca no usuário de drogas, atrelado no tripé com a sociedade e a substância consumida no qual a consciência e o autocuidado são elementos fundamentais. O estado de consciência propiciado pela Ayahuasca, conhecido ritualmente como “burracheira”, permite uma psicointegração da personalidade com características psicológicas e neurofisiológicas de realce no processamento emocional, sensorial e cognitivo. Esta psicointegração, que possibilita melhorias psicológicas relacionadas à redução de danos em casos de adicção, apresenta importantes particularidades ainda pouco exploradas. O presente projeto propõe uma caracterização longitudinal psicológica detalhada da experiência e autoexperiência da ayahuasca em sujeitos experimentais voluntários de sessões de Ayahuasca na UDV diagnosticados com o Transtorno de Dependência de Drogas (DSM V). No estudo 1 será realizado levantamento ex-post-facto com voluntários ex-usuários de drogas que passaram reduzir danos a partir da Ayahuasca. No estudo 2, voluntários participantes do programa estadual ATITUDE (Atenção Integral aos Usuários de Drogas e seus familiares – PE) serão convidados participar de sessões de Ayahuasca na União do Vegetal (UDV) como complementação de suas atitudes de redução de danos a partir do programa. No estudo 3, voluntários saudáveis com experiencia em psicodélicos clássicos, ex-dependentes, participarão de um estudo duplo-cego cruzado e randomizado, controlado por placebo para avaliar os efeitos agudos na eletroencefalografia eliciados pela ayahuasca. Os voluntários responderão a testes psicológicos e entrevistas anteriormente às sessões, imediatamente após cada sessão e longitudinalmente por até, no mínimo, um ano após o início das sessões rituais de ayahuasca. Serão coletados dados sobre personalidade, consumo de psicoativos, saúde mental, severidade de adicção, funções executivas, autoconsciência, misticismo e espiritualidade e fenomenologia cognitiva das práticas de redução de danos surgidas com a participação nos rituais. Técnicas qualitativas e quantitativas para análises multidimensionais, análise de grafos, descrição comportamental serão empregadas para comparar conteúdos psicológicos e comportamentos entre os grupos. Com base na literatura, serão avaliadas as seguintes hipóteses: 1) Usuários de drogas passam a reduzir danos após frequentarem rituais de ayahuasca; 2) A complementação com Ayahuasca é eficaz para promoção da RD do uso de drogas em participantes do programa ATITUDE; 3) A Ayahuasca eleva a autoconsciência, habilidade de visualização de imagens mentais e promove experiência mística; 4) O ritual de Ayahuasca promove melhorias longitudinais na saúde mental, no processamento emocional e cognitivo e na personalidade dos sujeitos voluntários da pesquisa; 5) A estrutura semântica do relato autoconsciente é caracterizada por grafos de palavras mais conectados em sujeitos que tomam Ayahuasca; 6) Há uma correlação positiva entre a participação em rituais de Ayahuasca e o aumento das práticas de redução de danos e autocuidado. 7) A ayahuasca induz uma ativação cortical, com redução da potência de ondas lentas (delta, teta e alfa) e aumento da sincronização de ondas rápidas (beta-3 e gama). A corroboração ou falsificação destas hipóteses através dos estudos propostos irá permitir um avanço considerável na compreensão da relação entre o efeito antiadictivo da Ayahuasca e as práticas de RD, permitindo a formulação de políticas públicas eficazes, eficientes e de baixo custo.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Roberto Lucena de Araújo

Ciências Biológicas

Genética
  • análise funcional do gene baalc na leucemia promielocítica aguda
  • Algumas evidências sugerem que o aumento de expressão do gene Brain And Acute Leukemia Cytoplasmic (BAALC) está associado à imaturidade celular e resistência a quimioterápica em vários tumores humanos. Entretanto, sua função biológica ainda não está completamente esclarecida. É importante ressaltar que este gene foi recentemente associado a um pior desfecho clínico em pacientes com leucemias agudas, incluindo a leucemia promielocítica aguda (LPA) (Lucena-Araujo et al., Blood Adv. 2017 Sep 15;1(21):1807-1814). Esta leucemia é reconhecida como o primeiro modelo de doença genética adquirida tratada com uma droga específica, o ácido all-trans retinóico (ATRA), o qual, associado com quimioterapia, induz diferenciação terminal seguida de apoptose das células leucêmicas. Contudo, cerca de 20% a 30% dos pacientes apresentam resistência ao tratamento ou evoluem para o óbito ainda durante a fase de indução (mortalidade precoce). É teoricamente possível que a expressão desbalanceada do gene BAALC em blastos leucêmicos de LPA possa está associado com resistência ao tratamento e, de certa forma, relacionado com a fisiopatogenia da doença. Desta forma, o presente projeto tem como proposta determinar o significado funcional (in vitro) do gene BAALC em linhagem celular específica de LPA (NB4) e sua contrapartida resistente à ação diferenciadora do ATRA (NB4R2), avaliando proliferação, apoptose induzida por drogas e taxa de diferenciação celular induzida pelo ATRA.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Rodrigues Fernandes

Ciências Agrárias

Agronomia
  • bioacessibilidade de elementos potencialmente tóxicos e remediação de áreas degradadas pela mineração com uso de biocarvão ativado
  • A exploração mineral tem grande importância para o desenvolvimento econômico, é essencial para atender as exigências da sociedade, no entanto é uma das atividades que causa maior impacto ambiental. No estado do Pará esta atividade é intensa, cuja exportação atingiu 11,8 bilhões de dólares em 2013, o que sugere extensas áreas em exploração e com diversos minérios. A produção de material estéril e rejeito, geralmente são ricos em elementos potencialmente tóxicos (EPTs), que são depositados no solo ocupando grandes áreas. Este material não apresenta condições para o bom crescimento de plantas, não protegendo o ambiente da lixiviação e do processo erosivo, o que tem levado a contaminação de extensas áreas contiguas ou não e de recursos hídricos. Outra atividade que tem causado impactos negativos ao ambiente e a saúde pública é a produção de resíduos orgânicos nos centros urbanos ou em áreas de produção pela agroindústria, devido disposição inadequada ou o uso indevido. No estado do Pará os resíduos do beneficiamento do açaí (caroço), da castanha do Brasil e do coco verde são exemplos de desperdício e dano ao ambiente pela falta de tratamento e o uso adequado, o que tem levado a deposição nas ruas e canais dos centros urbanos e rurais, principalmente os grandes centros urbanos como Belém. Os resíduos orgânicos podem ser melhor aproveitados se convertidos em material mais recalcitrante e mais concentrado em substâncias orgânicas, como os biocarvões, os quais apresentam alta capacidade de adsorver potenciais poluentes do solo, se tornando fundamentais para reduzir os efeitos ambientais negativos causados pelos EPTs. Além disso poderão se constituir em potenciais condicionadores de solos, melhorando a capacidade para recuperação de áreas degradadas, inclusive pel exploração mineral. Esta proposta será composta por 7 experimentos, com 9 objetivos específicos: 1. Determinar as concentrações totais de elementos potencialmente tóxicos da área de exploração de ouro de Cachoeira do Piriá; 2. Estudar o efeito do biocarvão e do biocarvão ativado com P, oriundo do beneficiamento do açaí, sobre a disponibilidade de EPTs no solo, fertilidade do solo e crescimento e potencial fitoextrator da Ipomoea asarifolia; 3. Estudar o efeito do biocarvão e do biocarvão ativado com P, oriundo do beneficiamento de resíduos da castanha-do-Brasil e palmiste de óleo de palma, sobre a disponibilidade de EPTs no solo, crescimento e potencial fitoextrator Solanum paniculatum; 4. Estudar o efeito do biocarvão e do biocarvão ativado com N, oriundo do beneficiamento da casca do coco verde, sobre a disponibilidade de EPTs no solo, fertilidade do solo e crescimento e potencial fitoextrator da Ipomoea asarifolia; 5. Determinar as características físico-químicas do biocarvão de resíduos do coco e avaliar o potencial na sorção de íons de N (NO3-; NH4+ e NO2-) no solo; 6. Avaliar a capacidade máxima de adsorção/ desorção de EPTs pelos biocarvões do açaí, resíduos de castanha-do-Brasil, palmiste de óleo de palma e casca de coco verde; 7. Determinar a bioacessibilidade e fracionar o solo multicontaminado, depois de tratado com biocarvões. Como resultados mais importantes esperam-se: conhecer as características físico-quimicas dos biocarvões e biocarvões enriquecidos com P e N, e assim melhorar o aproveitamento, potencializando suas capacidades de remediação de áreas contaminadas por EPTs; conhecer as estruturas capazes de sorver e dessorver EPTs; capacidade de fornecer elementos essenciais importantes ao metabolismo vegetal, principalmente N e P, de forma lenta e progressiva. Tais resultados irão subsidiar ações de prevenção e de redução da quantidade de poluentes nos centros urbanos da região e resíduos da agroindústria, possibilitando um menor risco à saúde humana e ao ambiente e proporcionar a revegetação de áreas de exploração mineral contaminadas por EPTs.
  • Universidade Federal Rural da Amazônia - PA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio Sales Oliveira Coelho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • construção de um polariscópio de transmissão automatizado para aplicação em problemas em engenharia mecânica, física básica e odontologia.
  • A luz desempenha no cotidiano das pessoas um papel crucial. Em primeiro lugar, sem ela não haveria vida dentro do seu significado atual, além de ser praticamente impossível pensar em situações do dia a dia que não haja o seu emprego, desde o lazer até aplicações nos mais diversos setores da saúde. Vê-se também claramente o papel da luz em tecnologias que visam enfrentar os desafios mundiais nas áreas de energia, educação, agricultura, comunicação e saúde. Trata-se, portanto, de uma disciplina obrigatória na formação de qualquer profissional, independente da área de formação. Tão relevante é o assunto que o ano de 2015 foi eleito pela UNESCO o Ano Internacional da Luz, a fim de promover uma conscientização mundial acerca dos impactos promovidos pelo desenvolvimento da ótica e das suas aplicações nos mais diversos setores da vida. Dentro das engenharias é notório o uso da luz como recurso na geração de energia utilizando placas solares e transmissão de informação em fibras óticas, por exemplo. No entanto, antes de chegar em aplicações comerciais e de impacto direto, é importante enxergar a luz como uma ferramenta de análise prática que ajuda na compreensão de fenômenos importantes na formação de engenheiros, que muitas vezes carecem de percepção real acerca de assuntos tão trabalhados no domínio teórico. Dentro das engenharias civil e mecânica, o estudo de esforços causados por tensões de compressão, tração e cisalhamento, com certeza se insere dentro deste contexto. É possível correlacionar os efeitos destes esforços, presentes em diversas estruturas (máquinas, pontes, prédios, etc.), com a luz que interage com o meio onde eles se manifestam, trata-se do fenômeno conhecido como fotoelasticidade. A fotoelasticidade é um método de análise de tensões já bastante conhecido em mecânica. A técnica é muito consolidada e sua formulação teórica encontra-se bem explicada em diversos livros-texto. A primeira descrição data de 1931, por Coker e Filon, seguida da expansão do método para duas e três dimensões por Oppel em 1936. Até os dias atuais, a fotoelasticidade tem encontrado aplicação desde a análise de tensões em estruturas de vidro em obras de arte, passando pela biomecânica em ortopedia e odontologia, até investigação mais recente das tensões em estacas helicoidais em fundações. Em síntese, fotoelasticidade pode ser definida como uma propriedade que se manifesta em alguns sólidos transparentes que apresentam anisotropia, tornando-se duplamente refrativos (birrefringência), quando sujeitos a tensões, isso significa que passam a existir dois índices de refração distintos no material. Ao serem atravessados por luz polarizada, a luz é dividida em duas frentes de onda que viajam com velocidades distintas, cada uma orientada ao longo dos eixos ordinário e extraordinário. Na maioria dos materiais os índices de refração permanecem constantes, no entanto dentro do vidro e de materiais plásticos, por exemplo, o índice de refração é uma função das tensões aplicadas. A diferença de caminho entre as duas frentes de onda está relacionada com a diferença entre os índices de refração do material que, por sua vez, dependem do comprimento de onda da luz. Como consequência, as ondas luminosas interferem destrutiva ou construtivamente gerando um espectro de cores que manifesta a distribuição das tensões dentro do material. Para a análise fotoelástica, existem no mercado diversos equipamentos conhecidos como polariscópios com custos diversificados, dependendo do grau de precisão envolvida no equipamento. Porém, para cada aplicação existe uma customização adequada que permite extrair o máximo de informação do sistema estudado. Este projeto tem como objetivo iniciar o estudo de técnicas de fotoelasticidade no Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da UFPI. Trata-se de uma proposta extremamente viável e de grande importância para diferentes centros da UFPI, pois se insere perfeitamente na linha de pesquisa dos grupos abaixo: Laboratório de Mecânica Computacional (LAMEC), coordenado pela Prof. Dra. Simone dos Santos Hoefel. Os métodos numéricos utilizados pelo grupo, tais como Métodos dos Elementos Finitos (MEF) e de contorno (MEC), já encontram uma forte intersecção com a análise de fotoelasticidade, sendo, portanto, uma importante ferramenta experimental na investigação das teorias e análises computacionais desenvolvidas pelo LAMEC. Laboratório de Fenômenos de Não-Equilíbrio do Departamento de Física da UFPI, coordenado pelo professor Dr. Valdemiro da Paz Brito. O grupo existe há pelo menos uma década atuando em sistemas de não-equilíbrio, com ênfase em processos de empacotamento, empilhamentos, avalanches e fragmentação; conta atualmente com a colaboração dos pesquisadores Dr. José Pimentel de Lima (UFPI) e Dr. Marcelo Gomes (UFPE). Nos últimos dois meses foram defendidas duas dissertações de mestrado no grupo, fato importante considerando que a pós-graduação é recente no departamento de física. Dentro desta área de atuação, pode-se explorar ainda mais os processos de empacotamentos de discos e fios em cavidades 2D. O grupo tem obtido relevantes resultados na área de mecânica estatística experimental e demonstra grande interesse na técnica . Departamento de Odontologia, aplicação da técnica na análise do acúmulo de tensões em próteses fixas sobre dentes ou em próteses parciais removíveis que impactam diretamente a reabilitação oral. Nesta etapa será necessário desenhar os moldes fotoelásticos para aplicação dos implantes. Laboratório didático na área de mecânica dos sólidos para fortalecer a formação do estudantes de engenharia. O Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí é extremamente carente de laboratórios que complementem a formação do estudante. O sistema que será implementado neste projeto poderá servir de base para equipamentos úteis para o ensino de Mecânica e Resistência dos Materiais, disciplinas existentes em todos os cursos de engenharia da UFPI.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Salvio Mangrich

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • materiais eletroativos baseados em "grafeno natural" modificados com polímeros condutores para o desenvolvimento de dispositivos armazenadores de energia
  • Este projeto de pesquisa trata da síntese e caracterização de materiais compósitos formados entre biochar, polímeros condutores e partículas óxido-metálicas. O biochar surge como um substituto aos derivados de carbono, trazendo vantagens de ser ambientalmente amigável e de baixo custo, contudo, mantendo a alta área superficial e auxiliando na manutenção da estabilidade dos processos redox dos materiais eletroativos. Conhecendo-se a demanda por materiais mais eficientes para armazenamento energético, os compósitos desenvolvidos a partir da combinação desses três componentes serão aplicados à construção de dispositivos supercapacitores, os quais são dispositivos de liberação rápida de energia.
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Sergio Araujo Fernandes

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • regras e discricionariedade na atuação dos burocratas de nível de rua e sua influência no desempenho de políticas públicas no brasil
  • Este projeto de pesquisa pretende avaliar em que medida regras e discricionariedade na atuação dos burocratas de nível de rua influenciam no desempenho da implementação de policies nacionais, tomando as políticas de Saúde Pública e Meio Ambiente como estudos de casos. A contribuição conceitual do trabalho consiste no desenvolvimento de uma microanálise dos mecanismos da burocracia que podem contribuir para o sucesso ou o insucesso de políticas públicas, conciliando as perspectivas teóricas estrutural, de ação individual e relacional. Quanto à contribuição deste projeto para a gestão da administração pública brasileira, destaca-se seu potencial para oferecer soluções inovadoras para o processo decisório dos gestores públicos na implementação de policies. Para tanto, após coleta de dados através de pesquisa documental, entrevistas e survey, serão avaliados, mediante cross-case analysis, os efeitos de estruturas burocráticas, incentivos e interações dos burocratas implementadores no desempenho do Programa Saúde da Família e do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal, considerando a influência de fatores institucionais.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Sergio Varela Junior

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • criopreservação espermática de brycon orbginyanus, visando a preservação em banco de germoplasma.
  • Os peixes migratórios do Brasil são conhecidos como peixes de piracema, entretanto a sobrepesca, mudanças nos cursos dos rios, urbanização e barragens estão entre as principais causas do declínio populacional destas espécies. Dentre estes peixes migratórios está a Piracanjuba, B. orbginyanus, ameaçada de extinção classificada como em estado de perigo (MMA, 2014). Visto o risco de extinção que possui e a valorização na produção animal (aquicultura) existe grande interesse que se priorize a conservação da espécie, assim como a sua variabilidade genética. A conservação de recursos genéticos possui duas estratégias bem estabelecidas, denominadas de conservações in situ e ex situ. A conservação in situ mantém o recurso genético protegido em seu local de origem enquanto a estratégia de conservação ex situ indica que o recurso genético será preservado fora da área de origem, como na criopreservação em bancos de germoplasma. Os bancos de germoplasma podem beneficiar do ponto de vista genético, a reposição de espécies ameaçadas de extinção, sobreexploradas ou ameaçadas de sobreexploração, além de poder ser utilizado para o melhoramento genético da espécie para a produção animal. O congelamento do esperma de peixes em nitrogênio líquido trata-se de uma técnica muito valiosa para a preservação do material genético que pode ser utilizado para assegurar que espécies ameaçadas de extinção, tenham sua variabilidade genética preservada. Para tanto, cada espécie exige um protocolo específico, pois os diluentes e crioprotetores usados podem ter toxicidades diferentes já que a composição bioquímica do plasma seminal varia amplamente entre as espécies devido às diferentes concentrações de lipídios, açúcares e proteinas responsáveis pelo metabolismo das células espermáticas. Existem diversos trabalhos que comprovam o sinergismo de crioprotetores penetrantes, como exemplo as amidas, metil formamida(MF), dimetilformamida(DMF) e dimetilacetamina(DMA), com outras substancias, porém isto ainda não foi testado para Piracanjuba. Antioxidantes adicionados nos meios de congelamento melhoram a qualidade espermática pós-descongelamento, uma vez que diminuem a ação das espécies reativas de oxigênio. O antioxidante 2,4-dinitrophenol (DNP) foi utilizado apenas no Pylodictis olivaris, onde foram observadas melhoras na qualidade seminal pós-descongelamento. Já a adição de ATP extracelular ainda não foi testada em peixes, mas em ratos e patos demonstraram aumento da qualidade das células criopreservadas. Devido isto, o objetivo é avaliar o efeito dos crioprotetores internos MF, DMF ou DMA, combinados com antioxidante DNP e ATP sobre fluidez de membrana, integridade de membrana, mitocôndria, rompimento celular, peroxidação lipídica, espécies reativas de oxigênio, motilidade e periodo de motilidade e outras avaliações de cinética nas células espermáticas de B. orbignyanus. O sêmen dos machos de B. Orbignyanus serão comprados de uma pisicultura, durante o período de reprodução da espécie (dezembro a fevereiro). Ao total serão comprados esperma de 20 machos, (n=20) sendo avaliados imediatamente após a compra a motilidade através de microscopia ótica em lâmina sob lamínula, sendo em seguida diluído na proporção 1:5 na solução diluente Beltsville Thawing Solution. O experimento será conduzido em 2 fases. Fase A. Após a diluição dos espermas no BTS, estes serão homogeneizados com os crioprotetores penetrantes MF, DMF, DMA, onde será testados cada um nas concentrações de 2, 4, 6, 8 e 10%, o tratamento controle será BTS com metilglicol 10%, sendo estes tratamentos congelados em paletas de 0,25 µl. Após 30 dias as palhetas serão descongeladas em banho maria por 8 segundos a 60 ºC sendo avaliado. A cinética espermática será analisada através do Computer-assisted semen analysis (CASA), motilidade total; motilidade progressiva; velocidade espermática média ao longo do trajeto; velocidade retilínea, velocidade curvilínea, distância média percorrida; distância curvilínea; distância retilínea; velocidade média do percurso; retilinearidade; linearidade; oscilação; deslocamento lateral da cabeça; frequência de batimento cruzado. O periodo de motilidade será avaliado no momento da ativação até a parada do movimento progressivo dos espermatozoides. Os danos na estrutura e funcionalidade das células serão analisadas através do parelho Attune Acoustic Focusing ® (Life Technologies) equipado com laser de 488nm e laser 405 nm. Sendo as populações de células espermáticas coradas com 16.2 mM de Hoechst 33342, e os eventos não espermáticos serão descartados por gráficos de dispersão-complexidade e Hoechst 33342 negativo, sendo analisada integridade de membrana (Sybr + Iodeto de propídio), fluidez de membrana (Merocianina 540+ Yo-pro), mitocôndria (Rhodamina 123+ Iodeto de propídio), EROs (DCF-DA + Iodeto de propídio) e peroxidação lipídica (BodyPi-C11). Fase B-Após a avaliação das amidas o crioprotetor penetrante que apresentar melhor resultado na fase A será combinado com acréscimo de DNP nas concentrações de 0,5; 1; 1,5; 2 e 2,5 µM, e ATP nas concentrações 1, 2 e 3 mM e estes serão testados também com o Metilglicol 10%. O congelamento, descongelamento e a avaliação serão conforme descrito na fase A. Após está duas etapas será feito a avaliação da taxa de fertilização e de eclosão para os melhores tratamentos encontrados no projeto, os procedimentos estão representados no fluxograma 1. Os dados dos experimentos serão submetidos á análise estatística de comparação de médias, considerando nível de significância de 5%, através do software Statistix 10.
  • Universidade Federal do Rio Grande - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Thomé

Engenharias

Engenharia Civil
  • nanobiorremediação em solos e águas subterrâneas contaminados com organoclorados e metais utilizando nanoferro de valência zero
  • O problema de poluição de solos e águas subterrâneas é comum a todos os países industrializados do planeta. Por muitos anos este tema foi deixado em segundo plano. Mas hoje sabe-se que solos e águas subterrâneas contaminadas é um problema de saúde pública, uma vez que se os contaminantes não forem retirados do sub-solo, os mesmos continuarão a chegar nos recursos hídricos superficiais. Países desenvolvidos, como Estados Unidos e Alemanha, vêm trabalhando neste tema há muitos anos. No entanto, países em desenvolvimento, como Brasil, este tema é insipiente e necessita de mais estudos para aplicação de tecnologias de descontaminação de solos e águas subterrâneas. No estado do RS o tema é abordado somente no caso de denúncias, segundo informações da área técnica do órgão ambiental estadual (FEPAM-RS). Novas tecnologias de remediação sustentáveis devem ser avaliadas para aplicação em casos reais. Uma tecnologia que nasceu nos anos 90 nos EUA e tem sido bastante estudada é a do uso da nanopartículas de ferro zero (nFeZ) para degradar contaminantes em solos e águas subterrâneas. No entanto, as questões envolvendo remediação de solos e águas subterrâneas são específicas de cada local, não sendo possível transferir diretamente conhecimentos adquiridos com solos sedimentares de climas temperados para solos residuais de clima tropical e subtropical. Este projeto tem como objetivo estudar a aplicação de nFeZ em solos contaminados com organoclorados e metais. A ideia principal do estudo é utilizar o nFeZ para reduzir o contaminante a concentração que os microrganismos consigam sobreviver e continuar o processo de degradação. Esta tecnologia é chamada de nanobioremedição. Os estudos serão realizados através de ensaios de laboratório e campo e terão a duração de 24 meses. O projeto será desenvolvido pelo grupo de Geotecnia Ambiental do RS, sediado na UPF, e terá parceiro nacional o Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFRGS e parceiro internacional a University of Illinois at Chicago dos Estados Unidos. Pretende-se viabilizar o uso da técnica de nanobioremediação em solos residuais, a fim de permitir que os órgãos normativos possam considerar o uso desta nova tecnologia na descontaminação de solos e águas subterrâneas.
  • Universidade de Passo Fundo - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Vargas de Oliveira Figueira

Ciências Agrárias

Agronomia
  • silenciamento gênico por rna interferente (rnai) como estratégia de controle de pragas agrícolas: novas abordagens para lepidópteros
  • RNA de interferência (RNAi) é um mecanismo de regulação pós-transcricional, altamente conservado em eucariotos, que controla a expressão de genes em nível de mRNA, desencadeado por exposição a RNA em fita dupla (dsRNA) de sequência homóloga a um gene-alvo. A entrega de moléculas de dsRNA homólogas a genes essenciais de um organismo pode levar ao silenciamento gênico, que pode resultar em prejuízos para a sobrevivência da espécie afetada. RNAi representa uma estratégia de grande potencial de uso no controle de pragas agrícolas. Porém, a eficiência do RNAi para o controle de insetos-praga varia em função de alguns fatores, sendo os principais a espécie-alvo, os genes-alvos a serem silenciados e o modo de entrega do dsRNA. A entrega de dsRNA a pragas agrícolas pode ocorrer pela produção de plantas transgênicas expressando versões invertidas (hairpin) de genes-alvo que geram dsRNAs. Outras alternativas a serem investigadas incluem a aplicação de moléculas de dsRNA sintéticas ou ainda, o uso de bactérias geneticamente transformadas expressando dsRNA específicos. O uso de entrega oral por microrganismos (oral delivery by microbes) apresenta como vantagem o custo reduzido pela produção em escala, aliado a maior proteção das moléculas de dsRNA contra a degradação no ambiente e no inseto. O uso de RNAi no controle de pragas tem alcançado melhores resultados para espécies da ordem Coleoptera, enquanto que lepidópteros, tradicionalmente, apresentam maior recalcitrância para o silenciamento gênico, possivelmente devido à ação de ribonucleases e fatores do ambiente do trato digestório e da hemolinfa desses insetos. Nosso grupo de pesquisa tem investigado o uso de RNAi empregando dois modelos de insetos-praga lepidópteros: a traça do tomateiro (Tuta absoluta) (Lepidoptera: Gelechiidae) e a broca da cana-de-açúcar (Diatraea saccharalis) (Lepidoptera: Crambidae), no intuito de aprofundar o conhecimento dessa abordagem e desenvolver soluções de controle para estas duas importantes pragas agrícolas. Neste projeto, pretendemos utilizar os bancos de dados derivados do sequenciamento do transcritoma por RNA-seq dos diversos estágios de desenvolvimento dessas duas espécies de lepidópteros para assim, selecionar potenciais genes-alvo, cujo silenciamento reflita em prejuízos no desenvolvimento ou sobrevivência das larvas. A avaliação dos genes-alvo será conduzida empregando o crescimento das larvas em dieta artificial, e a entrega de dsRNA derivado de transcrição in vitro após clonagem dos fragmentos gênicos em vetor pGEM-T Easy, ou por clonagem no plasmídeo L4440 para expressão em Escherichia coli HT115 (DE3). Também serão buscados genes que codificam ribonucleases potencialmente responsáveis pela maior degradação de dsRNAs em lepidópteros. A partir dos genes que inflijam maiores danos aos insetos nos ensaios em dieta artificial, serão analisados diversos meios alternativos de entrega de dsRNA aos insetos mencionados. O método de entrega por meio do uso de microrganismos será avaliado, inicialmente, por aplicação de E. coli HT115 (DE3) L4440 em plantas mantidas em casa de vegetação. Também será avaliada a entrega de dsRNA por bactérias endofíticas geneticamente modificadas, que oferecem potencial de uso para colonizar o hospedeiro e produzir dsRNA. Para tal, essa bactéria será geneticamente modificada, por recombinação homóloga, com a finalidade de nocautear seu gene endógeno rnc, que codifica a enzima RNAseIII, visando reduzir a degradação do dsRNA, no hospedeiro bacteriano, pela ação dessa RNAseIII. Ao mesmo tempo, será inserido nesse gene um cassete de expressão constitutiva contendo uma sequência correspondente a determinado gene-alvo do inseto, clonada em ambos os sentidos, intercaladas por um espaçador e dirigida por promotor constitutivo, de forma a produzir dsRNA. Além deste método, a produção comercial de dsRNAs sintéticos tem apresentado custos decrescentes e competitivos. Logo, nesse projeto, pretende-se testar os efeitos desses dsRNAs sintéticos, entregues às larvas dos insetos via oral por meio de dieta artificial. Finalmente, genes-alvo cujo silenciamento resulte em efeitos inibitórios dos danos causados às plantas, serão empregados para gerar plantas transgênicas RNAi de cana-de-açúcar.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Victor Campos Coelho

Ciências Biológicas

Imunologia
  • não-resposta imunológica da terapia anti-hiv-1: aspectos imunofenotípicos celulares de inflamação crônica
  • Estima-se que existam cerca de 35,3 milhões de pessoas vivendo com o HIV-1 ao redor do mundo. A terapia antirretroviral consiste em combater a replicação do HIV, que caso prossiga descontrolada, causa diminuição no número de células T CD4+, instaurando o estado de imunodeficiência. Contudo, alguns pacientes não respondem imunologicamente de forma completa ao tratamento, não recuperando níveis adequados de linfócitos T CD4+ e, portanto, são definidos como não respondedores imunológicos e possuem um risco aumentado de desenvolverem complicações não relacionadas à AIDS. Pesquisas anteriores mostram que vias de morte celular programada (apoptose e piroptose) estão relacionadas com a perda de linfócitos T CD4+, levando a uma inflamação crônica que pode causar a exaustão do sistema imune, prejudicando a reconstituição dos números de células T CD4. Em cenários como esse de inflamação persistente, ocorre a proliferação de células supressoras derivadas da linhagem mieloide (MDSC na sigla em inglês, myeloid-derived suppressor cells), uma população heterogênea de células, incluindo macrófagos e células dendríticas, as quais suprimem a atividade de células T CD8+ citotóxicas. Dessa forma, as MDSCs poderiam ter relação com a resposta imunológica da terapia antirretroviral após a supressão da replicação viral. Com isso, a presente proposta de pesquisa procura recrutar indivíduos vivendo com o HIV-1 em tratamento e avaliar a frequência de MDSCs por meio da técnica de citometria de fluxo e avaliar se essas células poderiam ser um fator importante de predição da não-resposta imunológica da terapia antirretroviral através de testes e modelos estatísticos multivariados.
  • Universidade Federal de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Wilson Rodrigues da Cunha

Ciências Exatas e da Terra

Matemática
  • estabilidade e rigidez de hipersuperfícies cmc com bordo livre e soluções estáveis em variedades est\'aticas
  • O projeto trata do estudo de problemas matemáticos relacionados à Geometria Diferencial tais como: O problema de Steklov, o problema de Yamabe modificado, Estimativas de curvatura de ordem superior e soluções estáveis para o Laplaciano. Além disso o proponente pretende fazer visitas científicas no país e no exterior no sentido de buscar parecerias para aumentar seu potencial de pesquisa. O projeto ainda visa formação de recursos humanos com orientação de mestres e doutores em Geometria e compra de material bibliográfico para suprir a biblioteca do departamento de Matemática onde trabalha.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Zelaquett Khoury

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • acoplamento de modos spin-órbita em processos paramétricos
  • O projeto a ser desenvolvido em nosso laboratório envolve dois temas principais. O primeiro tema trata do conceito de não-separabilidade estrutural em vórtices óticos, um análogo clássico do emaranhamento quântico, e o segundo diz respeito à dinâmica de vórtices em processos óticos não-lineares. No primeiro tema pretendemos estudar o conceito de contextualidade nos modos spin-órbita de um laser, investigando a violação de desigualdades impostas por modelos clássicos das variáveis envolvidas. No segundo tema pretendemos estudar as regras de acoplamento entre modos spin-órbita em processos paramétricos óticos, com ênfase no controle do emaranhamento quântico entre modos com momento angular orbital.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aparecida Maria Catai

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos agudos da terapia fotobiomodulação no sistema aeróbio no diabetes mellitus tipo 2
  • Introdução: O Diabetes Mellitus tipo II (DM) é conhecido como uma desordem metabólica associada a complicações musculoesqueléticas, cardiorrespiratórias e vasculares que levam a redução da capacidade funcional e qualidade de vida. Efeitos positivos do uso da terapia por fotobiomodulação (FBM) nas respostas fisiológicas durante exercício físico têm sido observados em diferentes populações. No entanto, a influência do uso da FBM nas respostas aeróbias que impactariam a capacidade funcional no DM2, ainda carece de estudos.Objetivo: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é avaliar os efeitos agudos da terapia por FBM no sistema aeróbio por meio do estudo integrado da oxigenação muscular, glicemia e lactacidemia em indivíduos com DM2 durante um protocolo de exercício de carga constante seguido por protocolo pseudorrandômico binário (PRBS). Métodos: O estudo será composto por 17 participantes com DM2, do gênero masculino, randomizados aleatoriamente em 6 condições experimentais com diferentes densidades de energias (em Joules, ou J) de terapia por FBM: Placebo (CP), 75J (C75), 150J (C150), 300J (C300), 450J (C450) e 600J (C600). O equipamento utilizado para FBM será composto por 50 diodos emissores de luz (LEDs) com comprimento de onda de 850 nm, potência de 75 mW para cada emissor e área do feixe do diodo de 0,20 cm². As aplicações da terapia por FBM serão seguidas por testes de exercício físico (carga constante e PRBS), de maneira a avaliar a influência da FBM na capacidade funcional e nas respostas metabólicas. Durantes os testes, serão coletadas a glicemia, o lactato, a oxigenação muscular, a pressão arterial e o consumo de oxigênio. Para verificar a normalidade da distribuição dos dados, será realizado o teste Shapiro-Wilk. Os dados serão analisados por testes estatísticos específicos (paramétricos ou não paramétricos) de acordo com a distribuição dos dados e suas respectivas variâncias. Serão utilizados, de acordo com a normalidade, ANOVA ou ANOVA on Ranks de medidas repetidas considerando todas as condições apresentadas ao longo deste projeto de pesquisa. O nível de significância adotado será de 5% para todos os testes. Resultados esperados: Espera-se encontrar melhora da resposta aeróbia nos indivíduos com DM2 após a aplicação da terapia por FMB. Além disso, espera-se esclarecer se há uma energia ótima da terapia por FBM para a melhora da resposta aeróbia e capacidade funcional. Desta forma, espera-se, futuramente, contribuir para o aprimoramento das prescrições de exercício físico em programas de reabilitação e/ou treinamento nesta população.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aparecida Maria Neiva Vilaça

Ciências Humanas

Antropologia
  • transformações e traduções na amazônia indígena: cristianismo, escola, projetos e política
  • Este projeto tem dois objetivos principais. O primeiro é a produção de monografias antropológicas (incluindo 7 teses de doutorado e uma dissertação de mestrado) baseadas em pesquisa campo de longa duração entre 13 grupos indígenas das terras baixas sulamericanas (Wari’, Waiwai, Canela-Apanyekra, Yanomami-Ninam, Yanomami-Yanomam, Kaxinawá, Mbyá-Guarani, Kaingang, Ashanika, Ingarikó, Panara, Tupari, Asurini) tendo como tema as transformações socioculturais associadas ao contato intensivo com o universo não-indígena, com foco nas atividades tradutivas – linguísticas, rituais, políticas – que mediam essas transformações. O segundo objetivo do projeto é teórico. Nosso interesse é complexificar as idéias antropológicas vigentes sobre as chamadas transformações culturais, especialmente aquelas decorrentes do encontro entre índios e agentes não-indígenas, afastando-nos dos modelos baseados nas noções de hibridismo, hierarquia, dominância ou perda cultural. Sem deixar de reconhecer o desequilíbrio das estruturas de poder em jogo nesses encontros, nosso foco será voltado à agência indígena, mais especificamente às formas nativas de “contra-efetuação” (para utilizar a noção de Wagner, 2010, que se diferencia da noção de “resistência”) das forças externas de transformação, por meio da apreensão dos novos fenômenos, agentes e ações, a partir dos modelos pré-existentes de transformação e de relação com a alteridade, relacionados aos domínios do parentesco, do xamanismo e da guerra. Diante disso, propomos um modelo alternativo para pensar as transformações socioculturais que vem sendo desenvolvido a partir do estudo da experiência cristã entre os Wari’ e outros grupos nativos, e que tem se mostrado rentável em nossas pesquisas prévias de outras dimensões da socialidade contemporânea desses povos estudados, tais como a experiência com a educacão escolar, os grandes projetos, os auxílios governamentais, o dinheiro e a política partidárias. Esse modelo considera a possibilidade de alternância entre diferentes concepções do mundo e formas de sociabilidade que, embora afetem-se mutuamente, tendem a coexistir de modo relativamente autônomo em distintas configurações espaciais, temporais e linguísticas. A ênfase nos processos tradutivos, centrais em todos os domínios a serem estudados por nós - e possível dado o imperativo de aprendizado das línguas nativas por todos os pesquisadores -, responde pela originalidade de nosso projeto, pois possibilitará uma observação mais nuançada dos fenômenos, tornando visíveis os detalhes do trânsito entre as diferentes ontologias e configurações socioculturais A pesquisa, que envolve 7 alunos de doutorado e um aluno de mestrado do PPGAS/Museu Nacional sob a minha orientação, inclui ainda 5 pesquisadores-doutores vinculados ao Laboratório de Inovações Ameríndias (LinA), cadastrado no Diretório de grupos de pesquisa do CNPq e por mim coordenado. Encontra-se também estreitamente relacionada aos projetos individuais e coletivos que venho desenvolvendo, desde 2008, no contexto de minha Bolsa de Produtividade em Pesquisa, do Edital Universal do CNPq e da Bolsa Cientista do Nosso Estado da Faperj. Para a visualização da localização geográfica e eixos temáticos das pesquisas em curso no LInA, acesse: http://prezi.com/60beqcognkgn/?utm_campaign=share&utm_medium=copy
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aparecida Santana de Souza Chiari

Ciências Humanas

Educação
  • celular e educação matemática: o que podem as tecnologias digitais móveis?
  • Este projeto tem por objetivo explorar e analisar possibilidades de uso do celular em aulas de matemática, em distintos níveis e processos educativos. Com isso pretende-se compreender, dentro do paradigma de pesquisa qualitativa, como esse dispositivo tecnológico pode entrar na sala de aula de matemática, rompendo uma dicotomia entre o uso naturalizado em atividades diárias e contextos externos à sala de aula e o pouco explorado uso pedagógico. A concepção teórica na qual este estudo irá se apoiar entende que o conhecimento é produzido por coletivos formados por humanos e mídias, uma vez que conhecemos com as mídias, sejam elas a oralidade, a escrita ou as linguagens multimodais, hoje potencializadas com a Internet. Os procedimentos metodológicos adotados irão se basear em entrevistas e intervenções pedagógicas com a produção e desenvolvimento de atividades matemáticas para exploração com o celular na educação básica e superior. A análise de dados será ancorada nos princípios da terceira geração da Teoria da Atividade, entendendo a atividade humana como um fenômeno complexo e dinâmico, constituído por sujeitos, instrumentos culturais mediadores, objeto, regras, comunidade e divisão de trabalho. A atividade humana vista dessa forma constitui a unidade mínima para análise, contempla diferentes vozes, é investigada com base em sua própria historicidade e busca movimentos expansivos a partir de contradições internas provocadas no sistema em atividade. Com a realização desta pesquisa, esperamos investigar formas de trazer o aluno para o papel de produtor de conteúdo matemático digital a partir do uso e da exploração dos recursos disponíveis para o celular bem como entender como esse dispositivo pode ser utilizado a favor do ensino de matemática.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Aquiles Vasconcelos Simões

Ciências Agrárias

Agronomia
  • nea gedaf: teias de inovação agroecológica e desenvolvimento de sistemas agroalimentares
  • A criação do NEA GEDAF privilegia a construção de Teias de Inovação Agroecológica e o Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares a partir do estudo de experiências promissoras e intercâmbios entre os agricultores familiares. A formação de agentes de intervenção social (AGIS) visando o desenvolvimento de sistemas de produção agroecológicos e a inserção da produção no mercado baseada em circuitos curtos de comercialização é o grande desafio do NEA GEDAF, além do cultivo da segurança alimentar e nutricional a partir da produção orgânica e agroecológica. A proposta leva em conta a formação dos filhos dos agricultores com base no paradigma da agroecologia e a participação das mulheres na construção de tecnologias apropriadas para a agricultura familiar. A proposta está articulada em torno de quatro eixos: 1) Estudo e sistematização das inovações agroecológicas; 2) Teias de aprendizagens sociotécnicas das inovações agroecológicas; 3) Formação de agentes de intervenção social; 4) Apoio à construção de mercados agroecológicos, economia solidária e segurança alimentar e nutricional. Para levar a cabo tais eixos o NEA-GEDAF realizará: a) ações cuja ênfase está na parceria com as organizações da agricultura familiar, instituições governamentais e ONGs de apoio ao desenvolvimento a partir da identificação das inovações conduzidas pelos agricultores familiares e desenvolvimento de ações-testes baseadas na pesquisa-ação-participativa, envolvendo técnicos da extensão rural, pescadores, quilombolas e agroextrativistas; b) cursos de capacitação, oficinas e jornadas pedagógicas visando contribuir na formação de jovens agricultores como agentes multiplicadores em nível local, além da valorização das experiências de empreendimentos familiares para a geração de renda, desenvolvidas por grupos de mulheres das comunidades envolvidas; c) curso de Especialização para formar agentes de intervenção social e; d) ações de consolidação do NEA GEDAF no campo da construção do conhecimento agroecológico e da sustentabilidade dos agroecossistemas na área de abrangência da proposta.
  • Universidade Federal do Pará - PA - Brasil
  • 01/12/2017-31/10/2020
Foto de perfil

Archimedes Perez Filho

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • evolução da paisagem e geocronologia das cobertura superficiais em baixos terraços fluviais no médio curso do rio grande, oeste da bahia
  • A presente proposta de pesquisa está alicerçada na aplicação da abordagem geomorfológica (compartimentação do relevo, estrutura superficial da paisagem e morfodinâmica), enfatizando discussões sobre gênese e evolução espaço-temporal dos terraços fluviais. A pesquisa busca compreender a dinâmica das coberturas superficiais (material de origem dos solos) considerando fundamental a caracterização da estrutura superficial da paisagem para recompor hiatos temporais e genéticos referentes à evolução dos terraços e coberturas superficiais a eles associadas. Neste contexto, o recurso metodológico adotado como condutor desta proposta está pautado no método sistêmico, buscando assim integrar resultados obtidos por meio de datações absolutas, resultantes da aplicação do método da Luminescência Opticamente Estimulada (LOE) e de análises morfoestratigráficas dos materiais envolvidos. Assim sendo, esta pesquisa busca aprofundar a compreensão da espacialização dos níveis de terraços fluviais e dinâmica lateral e vertical do canal fluvial ao longo do médio curso do Rio Grande (BA) e correlaciona-los com resultados já obtidos em demais áreas do território brasileiro. Assim, por meio da metodologia aplicada, será possível verificar sequências deposicionais, correlacionando às pulsações climáticas holocênicas ocorridas em condições tropicais quentes e secas no Oeste baiano. Em virtude da abrangência da análise proposta, será possível identificar elementos sincrônicos e diacrônicos na gênese das formas estudadas, e analisar as particularidades das dinâmicas ambientais regionais/locais atuando em momentos distintos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Arcilan Trevenzoli Assireu

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • monitoramento da camada limite planetária em sistemas aquáticos por plataformas flutuantes estabilizadas
  • Este projeto irá estender a aplicação do Sistema Móvel para Prospecção Eólica em Sistemas Aquáticos (SIMOA) para ser utilizado, também, como plataforma para a tecnologia LIDAR (Light Detection and Ranging). O SIMOA (https://www.dropbox.com/sh/w0k21v11f6t25ef/AAAMRqVhnK6oLF3m0CV8pxCka?dl=0&preview=plat.wmv), desenvolvido com apoio da FAPEMIG, e que opera atualmente uma torre meteorológica, ao ser habilitado a hospedar também instrumentos de sondagem de vento do tipo LIDAR, será uma tecnologia para monitoramento ambiental inédita no Brasil. A proposta envolve arranjo amostral inédito no Brasil e possibilitará o mapeamento espacial da camada limite atmosférica (CLP) e do potencial eólico, particularmente em sistemas aquáticos cujo entorno é marcado por relevo complexo. O projeto abrange inovação tecnológica, colaboração interinstitucional, pesquisa científica, formação de recursos humanos e possibilidade de geração de informação com potencial para preservar vidas e bens materiais. Um LIDAR de última geração, adquirido no âmbito do Projeto MOVLIDAR (CNPq 406801/2013-4), do qual o proponente desta proposta é membro, será utilizado no SIMOA. Assim, esta parceria possibilitará a realização de campanhas com este novo sistema ao longo de um setor do Reservatório de Furnas que, por conta de projetos apoiados pela FAPEMIG (APQ 00288-11 e APQ 01575-14), já conta com um arranjo amostral, baseado em torres anemométricas instaladas na região do município de Guapé-MG, fundamentais para a pesquisa proposta. Tais medições serão complementadas pela instalação de um balão cativo que ficará a 150m e, em cujo cabo serão instalados sensores de temperatura e umidade, em cinco níveis. O perfil vertical do vento será gerado, também, a partir de um VANT já desenvolvido para esta finalidade. Isto gerará perfis verticais tanto de vento quanto da condição atmosférica, complementares aos levantados pelas torres, e que serão cotejados com os correspondentes valores levantados pela sondagem com o LIDAR. Os resultados da pesquisa possibilitarão a análise da viabilidade desta nova tecnologia e metodologia, o treinamento de alunos e empresas no uso desta nova tecnologia, produção científica na área de Meteorologia Aplicada e Micrometeorologia, gerando também um avanço significativo dos projetos de avaliação de recursos eólicos. A tecnologia, uma vez validada, possibilitará descrever em detalhe a camada limite atmosférica em sistemas aquáticos cujo entorno é marcado por regiões de terreno complexo, comuns nas regiões sudeste e centro-oeste do Brasil.
  • Universidade Federal de Itajubá - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Argemiro Midonês Bastos

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • feira amapaense de física: aprendendo física no meio do mundo como no resto do mundo.
  • A melhor maneira de aprender é fazendo. O projeto de realização, no Amapá, da Feira Amapaense de Física: Aprendendo Física no meio do mundo como no resto do mundo, pretende consolidar a percepção da Ciência além dos livros didáticos propostos aos alunos do ensino fundamental, médio e técnico profissionalizante. A feira de ciências é o momento em que o aluno aplica a fundamentação das teorias científicas na compreensão de determinado fenômeno e consegue propor mecanismos alternativos ao desenvolvimento de técnicas mais eficientes. Assim, a feira amapaense, além de descobrir novos talentos, será a oportunidade para os estudantes do estado associarem o conhecimento científico a sua vivência local, destacando a proteção à biodiversidade, a igualdade de gênero, o desenvolvimento sustentável, o empreendedorismo e a inovação científica como ferramentas de redução dos problemas ambientais, uma vez que tal feira terá como tema para sua primeira edição Água: ações que melhoram a qualidade e multiplicam a oferta. Este tema busca trabalhar, em uma região com grande disponibilidade hídrica, a relação da Física com outras áreas do conhecimento, reforçando a multidisciplinaridade e desenvolvendo a capacidade inventiva e investigativa nos estudantes. Os trabalhos a serem apresentados serem agrupados em um dos quatro subtemas: 1- água e saúde, 2- água e produção de alimentos, 3- água e mineração e 4- água e lazer. Além disso, a feira tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento do estudante, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento relacionado ao uso sustentável da água. A feira não será restrita à Física, pelo contrário, partindo de uma abordagem lúdica, espera-se que as ações de intervenção positiva, a serem propostas e socializadas na feira, disseminem informação e saberes sobre o uso sustentável dos recursos hídricos considerando seus múltiplos aspectos e os diversos campos da Ciência. Em sua primeira edição a “Feira Amapaense de Física: Aprendendo Física no meio do mundo como no resto do mundo” objetiva alertar e conscientizar a criança, o adolescente e o público em geral para o problema da água no planeta, buscando integrar os diversos níveis e modalidades de ensino na formação de futuros multiplicadores comprometidos com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade local e global.
  • Instituto Federal do Amapá - AP - Brasil
  • 04/12/2018-31/12/2020
Foto de perfil

Argimiro Resende Secchi

Engenharias

Engenharia Química
  • controle e otimização do processo de separação de enantiômeros
  • Esquistossomose é um problema de saúde pública mundial que afeta mais de 200 milhões de pessoas e a estratégia para reduzir a mortalidade causada por essa doença faz uso do tratamento com praziquantel (PZQ), principalemente em crianças em idade escolar expostas a condições nutricionais e de higiene precárias. A eficácia e segurança do uso de PZQ no tratamento de esquistossomose estão assegurados, porém, o seu sabor fortemente amargo, em formulações líquidas, provoca vômitos e é a causa da frequente não adesão ao tratamento de esquistossomose em crianças. PZQ é uma substância lipofílica e quiral, atualmente importado pelo Ministério da Saúde e formulado como racemato na forma sólida. No entanto, apenas a espécie enantiomérica (R)-PZQ apresenta atividade anti-helmíntica e a formulação líquida baseada no (R)-PZQ apresenta sabor 100 vezes menos amargo que a formulação baseada no racemato. A substituição da mistura racêmica de PZQ pela espécie (R)-PZQ pode levar à redução significativa da dose necessária à formulação, reduzir o sabor amargo de formulações líquidas, indispensáveis ao tratamento de crianças, e melhorar sua biodisponibilidade. Portanto, neste projeto, pretende-se desenvolver métodos e ferramentas para o controle avançado e otimização dinâmica em tempo real do processo de separação contínua desses enantiômeros para garantir a produção do (R)-PZQ puro com máxima produtividade visando o desenvolvimento de formulações farmacêuticas do tipo suspensão pronta e na forma de pó para suspensão, que são os dois tipos adotados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde. Os métodos desenvolvidos serão aplicados em uma unidade piloto do processo contínuo de cromatografia quiral em leito móvel simulado seguida de cristalização preferencial do (R)-PZQ.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Ariadne Cristina Catto

Engenharias

Engenharia de Materiais e Metalúrgica
  • desenvolvimento de dispositivos sensores de gás baseados em óxidos metálicos semicondutores.
  • Nos últimos anos, na tentativa de controlar a presença de gases tóxicos ou nocivos na atmosfera de zonas urbanas, surgiu a necessidade de construção de sensores eletrônicos sensíveis e estáveis, os quais sejam adequados para a detecção de pequenas quantidades de diversas espécies gasosas tóxicas. Entre os materiais com potencial para atuar como sensores de gás, destacam-se o óxido de ferro (-Fe2O3) e o nitreto de carbono grafítico (g-C3N4). No entanto, as altas temperaturas de operação (150 a 500 oC ) destes materiais sensores restringem suas aplicações. Recentemente, pesquisas têm demonstrado que a formação de junção entre dois semicondutores distintos contribui significativamente na formação de sítios ativos, favorecendo propriedades sensoras dos materiais. Adicionalmente, a formação da heterojunção também tem se mostrado benéfica na redução da temperatura de funcionamento do material sensor. Neste trabalho, serão preparadas nanoestruturas de -Fe2O3, e g-C3N4, e suas respectivas heteroestruturas de -Fe2O3/g-C3N4, as quais serão estudadas como sensores resistivos de gás. As heteroestruturas serão formadas pelo método sonoquímico a partir dos compostos pré formados de -Fe2O3, e g-C3N4 que serão preparados via rota hidrotérmica e por polimerização térmica, permitindo assim a obtenção controlada e reprodutível das nanoestruturas puras. As amostras serão avaliadas quanto ao seu desempenho como sensores de gás por meio da realização de medidas DC (corrente continua), sendo expostas a gases redutores e oxidantes (e.g. O3, NO2, e NH3), buscando desenvolver um sensor que possa atuar a uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente com baixo consumo de energia. Com o intuito de compreender os mecanismos envolvidos no processo de detecção de gás pelas heteroestruturas, será desenvolvido concomitantemente um estudo “in-situ e operando” utilizando a técnica de espectroscopia de impedância AC (corrente alternada). Esta investigação contribuirá para compreender o papel das regiões do dispositivo (bulk e interfaces) envolvidas no funcionamento dos sensores.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Arian Ojeda González

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • métodos para estudar lâminas de corrente bidimensionais: aplicação em distúrbios interplanetários
  • Este projeto visa trabalhar com duas novas funções geradoras para obter soluções analíticas de lâminas de corrente bidimensionais. Como resultado espera-se analisar os pontos magnéticos tipo-X e tipo-O. As soluções analíticas são úteis para validar um método que identifica as lâminas de corrente a partir de dados medidos em distúrbios interplanetários. A relação das lâminas de corrente com reconexão magnética e a turbulência no interior dos distúrbios interplanetários é analisada.
  • Universidade do Vale do Paraíba - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022