Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sukarno Olavo Ferreira

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • produção e caracterização de filmes finos e nanoestruturas semicondutoras e magnéticas
  • Esta proposta tem como objetivo a continuação das investigações sobre produção e caracterização de filmes finos nanoestruturas semicondutoras e magnéticas no DPF/UFV, garantindo um mínimo de recursos para sua realização. Os projetos envolvem a utilização do sistema de crescimento epitaxial por feixe molecular (MBE), projetado e construído no DPF, com o qual prosseguiremos no estudo de pontos quânticos e multicamadas ultrafinas de CdMnTe, um sistema de sputtering, também montado no DPF, para a deposição de filmes finos magnéticos e a produção de pontos quânticos coloidais de CdS e CdTe. Para a caracterização das amostras produzidas são utilizadas principalmente as técnicas de difração de raios-x e microscopia de varredura por sonda, pelas quais sou o responsável no DPF e, também, outras técnicas disponíveis no DPF, entre as quais podemos citar a microscopia eletrônica de varredura, espalhamento Raman, efeito Hall e magnetoresistência. As atividades em andamento envolvem atualmente um aluno de doutorado, um de mestrado e um de iniciação científica, sob minha supervisão direta e de outros 2 alunos de doutorado, 2 de mestrado e 2 de iniciação científica em cooperação com colegas do DPF. Além disso, envolvem a co-orientação de diversos alunos e a colaboração com vários colegas de outros departamentos da UFV (áreas de química, engenharia química, engenharia florestal, engenharia de alimentos, microbiologia, solos) e de outras instituições (UFMG, UFES, LNLS, LNNano, CBPF) na utilização das técnicas de difração e AFM na caracterização de sistemas diversos.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Sulamita Klein

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • problemas combinatórios em grafos: algoritmos e complexidade (pcgac)
  • O presente projeto apresenta uma proposta da Professora Sulamita Klein, professora titular da UFRJ (atuando no IM e COPPE/Sistemas) e professora pesquisadora nível 1B do CNPq. para concorrer ao projeto Universal de acordo com o Edital MCTI/CNPq Nº 01/2016- Universal, no nível C. Trata-se de projeto para apoiar o Grupo de Algoritmos e Grafos da UFRJ, professores e alunos, e especialmente aos jovens pesquisadores que permanecem ligados a esse grupo e atuam em diferentes universidades do Brasil O projeto está caracterizado como pesquisa científica com o objetivo principal de apoiar a boa formação de recursos humanos para a pesquisa no país na área de Teoria da Computação com ênfase em Problemas Combinatórios em Grafos. O projeto será executado no Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ, classificado com nota máxima 7 na última avaliação CAPES na área de Ciência da Computação. O projeto integra a linha de pesquisa em Algoritmos e Combinatória do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ com um grupo de pesquisadores da UERJ, UFF, UNIRIO, UFG, UFMG formando uma equipe com 20 pesquisadores em Ciência da Computação (5 com Produtividade do CNPq 1, e 4 com Produtividade do CNPq 2), 12 alunos de Doutorado e 06 de Mestrado. Ou seja, o projeto será executado em parceria com 6 instituições públicas brasileiras, sendo 4 no Estado do Rio de Janeiro: UERJ, UFF, UNIRIO,e UFRJ, 1 no Estado de Goiás: UFG, e 1 no Estado de Minas Gerais: UFMG.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
Foto de perfil

Suliani Rover

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • análise das características das provisões e dos passivos contingentes e sua influência no resultado das companhias brasileiras
  • A normatização das provisões e dos passivos contingentes é essencial para inibir a assimetria das informações e buscar sua fidedignidade. As provisões e passivos contingentes têm sido foco de notícias no mercado e têm a atenção de pesquisadores que buscam compreender como os gestores tomam decisões sobre esses processos que justificam suas classificações. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar as características das provisões e dos passivos contingentes nas demonstrações contábeis e sua influência no resultado das empresas brasileiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3). Para a consecução do objetivo, pretende-se realizar uma análise abrangente que contemple as características, o disclosure e seus determinantes, as notícias, as mudanças da chance de perda dos processos, a reconfiguração das classificações e se as provisões e os passivos contingentes são relevantes para o mercado de capitais brasileiro. A população do estudo contempla as empresas não financeiras listadas na Brasil, Bolsa e Balcão (B3), analisadas a partir de seus processos relevantes divulgados no Formulário de Referência, assim como informações relacionadas às provisões e passivos contingentes divulgadas nas notas explicativas do período de 2010 a 2017.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022