Projetos de Pesquisa

 

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Alice Marlene Grimm

Ciências Exatas e da Terra

Geociências
  • variabilidade climática e previsão subssazonal a sazonal na américa do sul
  • Esta proposta busca contribuir ao aperfeiçoamento e à disseminação do uso da previsão subssazonal a sazonal (SaS) na América do Sul, em vista de seus enormes potenciais benefícios: salvar vidas, proteger propriedades, aumentar a vitalidade econômica, proteger o meio ambiente e informar políticas públicas. As estratégias para buscar esse objetivo maior incluem, entre outras, os seguintes objetivos gerais de pesquisa, contemplados nesta proposta: a) Identificação e caracterização de fontes de previsibilidade nas escalas SaS, incluindo a previsibilidade de eventos extremos, focalizando modos naturais de variabilidade climática e processos relativamente lentos de fronteira, além de suas interações; b) Avaliação de previsões SaS, incluindo previsão de eventos extremos; testes de sistema SaS de previsão. Enquanto a primeira categoria de atividades envolve principalmente pesquisa básica sobre padrões de variabilidade em várias escalas de tempo, seus mecanismos, interações, impactos, teleconexões e previsibilidade, a segunda inclui verificação de modelos e pesquisa aplicada, utilizando um grande volume de dados de previsões retrospectivas do projeto internacional S2S (Subseasonal to Seasonal Prediction).
  • Universidade Federal do Paraná - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Alice Melo Ribeiro

Ciências Humanas

Educação
  • laboratórios remotos como ferramentas para a pesquisa e o ensino à distância
  • O projeto tem como objetivo desenvolver e disponibilizar laboratórios controlados a distância por usuários conectados à Internet, favorecendo o compartilhamento do mesmo ambiente dos usuários presenciais. Os laboratórios, ou módulos experimentais, serão construídos privilegiando-se o uso de material de baixo custo, com hardware aberto, e programas livres e abertos. Haverá módulos experimentais com estrutura específica (configurações) para a realização de experimentos voltados para o currículo do ensino médio e para o ensino superior nas áreas de Biologia e Química. Os módulos experimentais serão constituídos por três grupos de componentes: 1) os dedicados à medição e à atuação no âmbito da configuração específica, 2) os dedicados ao controle robótico reservado à webcam e 3) os dedicados ao processamento e tráfego dos dados. As configurações iniciais dos laboratórios viabilizarão experimentos de “Titulação ácido/base” e “Espectrofotometria”. A estrutura de comunicação também privilegiará o uso de programas livres e abertos. A utilização dos módulos remotos se dará, ressalta-se, preferencialmente no mesmo ambiente e nos mesmos períodos ocupados por alunos do ensino presencial, para que se exemplifique o compartilhamento, em igualdade de condições, da estrutura universitária entre as estratégias presencial e a distância. Tal previsão moldará o desenho do próprio módulo remoto e dos sistemas de comunicação para favorecer a inserção do aluno a distância no grupo do ensino presencial.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2022
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Alice Ribeiro Casimiro Lopes

Ciências Humanas

Educação
  • políticas de currículo numa perspectiva discursiva
  • Focalizo a compreensão da política de currículo em um enfoque pós-fundacional, operando com a dessedimentação dos discursos que tentam fundamentar representações de currículo. Noções como currículo de qualidade, sujeito educado, boa escola, bom ensino, conhecimento legitimado e currículo para o futuro, dentre outras enunciações discursivas que norteiam os sentidos da política, serão investigadas. O ato de dessedimentar implica expressar a contingência que tende a ser apagada na busca pelos fechamentos impossíveis, apostar na reativação e expressar a ausência de fundamentos. Sugere a importância da disseminação de sentidos como forma de romper com a estrutura que tenta estabilizar modos de ler/traduzir. Ao enfrentar esse debate teórico, procuro aprofundar as noções de estrutura descentrada, sujeito da falta e da identificação, antagonismo e deslocamento, tradução e demanda curricular com as quais defendo ser possível conceber os projetos curriculares como articulações discursivas (Laclau), projetos enunciados sempre a partir de uma negociação com os muitos outros. Serão particularmente investigadas nesta pesquisa as atuais políticas de educação básica, destacando aquelas dirigidas para o ensino médio. Este nível de ensino, por ter o caráter de terminalidade, é construído fortemente pelo projeto de formação do sujeito educado (sujeito para o mundo em mudança, sujeito emancipado, cidadão, profissional e tantos outros discursos associados ao projeto social da educação). Como material empírico, priorizo documentos curriculares com assinatura do MEC e produzidos por consultores oficialmente convidados, sejam as produções acadêmicas que apresentam orientações curriculares/teorias/proposições para as políticas.
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2021
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Alice Simon

Ciências da Saúde

Farmácia
  • preparação, caracterização in vitro e avaliação in vivo de cocristal e inaladores de pó seco de montelucaste para administração pulmonar
  • A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas e está entre as condições crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos. É caracterizado por maior capacidade de resposta das vias aéreas a uma variedade de estímulos, resultando em obstrução do fluxo de ar que é tipicamente recorrente e reversível. O tratamento da asma e sua duração desempenham um papel na gravidade das manifestações clínicas supracitadas (isto é, a gravidade da asma). Quanto mais grave as manifestações clínicas da asma, maior a dificuldade em manejo da doença. A prevalência estimada de asma no Brasil é de 10%. Em grandes cidades brasileiras, a prevalência média de asma sintomas é de 24,3% em crianças e 19,0% em adolescentes. Devido ao alto índice de pessoas acometidas e risco de desfecho grave do quadro clínico, essas doenças inflamatórias são consideradas prioridades de atendimento em saúde. O fármaco montelucaste é um antagonista dos receptores de leucotrienos. Os leucotrienos produzem inflamação da parede das vias aéreas, o que desencadeia sintomas tais como dificuldade para respirar, chiado, tosse, falta de ar e dificuldade para realizar atividades diárias normais. O montelucaste atualmente é administrado pela via oral através de comprimidos. A pesquisa e o desenvolvimento no campo terapêutico de aerossóis mostraram notável inovação na última década, na qual importantes novos medicamentos para a ação sistêmica e local foram desenvolvidos. Esse crescimento levou ao desenvolvimento de novos dispositivos e novas tecnologias de formulação, como a engenharia de partículas por spray drying para a obtenção de inaladores de pó seco, conhecidos como DPI (dry powder inhaler). As partículas podem ser manipuladas usando diferentes solventes orgânicos, excipientes com propriedades diferenciadas e modificando os parâmetros do equipamento spray dryer. Uma ampla gama de excipientes podem ser aplicados para encapsular o fármaco para obter um sistemas de liberação na forma de partículas, dentre eles destacam-se a leucina, a inulina, lactose, manitol, polímeros e as ciclodextrinas, os quais já demonstram desempenho promissor na obtenção de formulações DPI para administração pulmonar. Neste projeto é proposto o desenvolvimento de formulações DPI contendo o fármaco montelucaste e/ou co-cristal a ser utilizado na terapia da asma pela via inalatória. Através desta via de administração o fármaco inalado irá atuar diretamente no local de ação, gerando um mecanismo chamado de vetorização/direcionamento (targeting), em função da formulação DPI se depositar diretamente nas regiões mais profundas do trato respiratório. Além disso, as vantagens da terapia inalatória contam com a ausência de efeitos colaterais sistêmicos com as concentrações adequadas do fármaco para a atividade terapêutica, e a depuração lenta do sítio de ação comparando-se com a depuração sistêmica.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022