Projetos de Pesquisa

 

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Acioly Luiz Tavares de Lacerda

Ciências da Saúde

Medicina
  • eficácia da escetamina no tratamento de sintomas negativos em pacientes com esquizofrenia – um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo
  • A esquizofrenia é uma doença neuropsiquiátrica heterogênea, caracterizada por uma combinação variável de sintomas positivos e negativos, desregulação emocional e déficits cognitivos. Os tratamentos atualmente disponíveis apresentam um efeito moderado na sintomatologia positiva. Os sintomas negativos, porém, não respondem satisfatoriamente a nenhum medicamento e são responsáveis pela maior parte do prejuízo funcional e social na esquizofrenia. Bioquimicamente, os sintomas negativos têm sido associados a alterações em diferentes sistemas de neurotransmissão. De acordo com a teoria dopaminérgica da esquizofrenia, um tônus dopaminérgico cortical reduzido (via mesocortical) explicaria os sintomas negativos enquanto uma atividade dopaminérgica excessiva em estruturas subcorticais explicaria os sintomas positivos. Além do sistema dopaminérgico, uma neurotransmissão disfuncional do sistema glutamatérgico tem sido implicada na etiologia da esquizofrenia, particularmente uma disfunção do receptor N-metil-daspartato-(NMDAR). Como a disfunção do NMDAR está particularmente associada aos sintomas negativos, o NMDAR tem sido considerado como um alvo promissor para a introdução de novos medicamentos. Em contraste com observações seguindo a administração de elevadas doses do antagonista NMDA cetamina, que tem efeitos psicotomiméticos reminiscentes de sintomas positivos, negativos e cognitivos da esquizofrenia em controles saudáveis e exacerba sintomas em pacientes com esquizofrenia, doses subanestésicas de cetamina têm sido associadas a uma melhora marcante da anedonia, um sintoma negativo frequentemente presente na esquizofrenia. Adicionalmente, os efeitos antianedônicos da cetamina permaneceram significativos mesmo quando controlados pela gravidade de outros sintomas depressivos, sugerindo que a cetamina desempenha um papel único na melhora da anedonia, independente de outros sintomas depressivos. Ainda, doses subanestésicas de cetamina aumentam agudamente a sinalização dopaminérgica e glutamatérgica no córtex pré-frontal de ratos. Este conjunto de evidências torna a cetamina particularmente promissora para o tratamento da sintomatologia negativa em pacientes com esquizofrenia. O presente protocolo é de um estudo clínico de Fase 2, duplo cego, randomizado (alocação 1:1), controlado por placebo, de doses paralelas e crescentes, de 3 semanas para avaliar a eficácia, tolerabilidade de doses repetidas de escetamina (0,5 a 1,0mg/kg) versus solução fisiológica como tratamento para sintomas negativos em 42 indivíduos com esquizofrenia com sintomatologia negativa proeminente (escore total > 39 na soma dos 14 itens da subescala negativa e desorganizada da PANSS) em tratamento crônico e estável com antipsicóticos. A principal medida do desfecho primário será a alteração na pontuação total na Brief Negative Symptoms Scale (BNSS) a partir do escore basal. Biomarcadores metabólicos e genéticos serão avaliados antes da randomização e após a quarta (última) infusão de escetamina.
  • Universidade Federal de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adailton João Bortoluzzi

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • complexos de ferro para reações de fenton e aplicação em processos oxidativos avançados
  • Diferentes segmentos industriais, como os de tintas, papéis, e principalmente os têxteis, utilizam corantes orgânicos para fornecer coloração aos produtos, e, além disso, consomem uma quantidade considerável de água nos seus processos, o que resulta em um enorme volume de efluentes para serem tratados. Os corantes são compostos de difícil degradação através de processos tradicionais de tratamento de efluentes e sua permanência nos efluentes podem provocar efeitos mutagênicos, carcinogênicos e/ou teratogênicos, além de provocar alterações na biota aquática e causar toxidade aguda e crônica em diferentes ecossistemas. Diante disso, este projeto tem como objetivo investigar a capacidade de complexos de ferro, preparados com ligantes multidentados N,O-doadores, de promover a mineralização de corantes por meio da reação de Fenton visando desenvolver sistemas mais eficientes para tratamento de efluentes da indústria têxtil utilizando processos oxidativos avançados.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adair Mendes Nacarato

Ciências Humanas

Educação
  • as práticas docentes e as prescrições curriculares oficiais
  • Recentemente, a comunidade brasileira tem se deparado com várias reformas educacionais, a exemplo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), que têm prescrito novas formas de organizar e padronizar o trabalho docente. Nesse sentido, pautando-nos na perspectiva histórico-cultural, na abordagem enunciativo-discursiva e na interface com o método (auto)biográfico na produção de narrativas, o presente projeto tem como objetivo geral investigar e analisar as prescrições curriculares oficiais, identificando quais são elas, como elas chegam até à escola e como os professores organizam seu trabalho diante dessas prescrições tendo em vista a heterogeneidade de alunos presente nas salas de aula. Tem ainda como objetivos específicos: 1) Identificar quais os principais documentos que são dirigidos ao professor da educação básica e que interferem na sua prática pedagógica; 2) Conhecer como essas prescrições promovem a intensificação do trabalho docente; 3) Problematizar, junto com os professores, a natureza desses documentos e, colaborativamente, planejar ações para a sala de aula; 4) Conhecer como tais prescrições contemplam (ou não) a educação inclusiva e como os professores vêm lidando com ela; 5) Buscar indícios de transformações de práticas dos professores, a partir da problematização e de ações compartilhadas; 6) Produzir um banco de dados de documentação narrativa dos professores que possa contribuir para a formação continuada e inicial de professores no curso de Pedagogia. Para atingir tais objetivos, será constituído um grupo, de caráter colaborativo, formado por professores convidados do ensino fundamental das redes municipais de ensino e pelas pesquisadoras vinculadas à universidade e responsáveis pelo projeto. A pesquisa será de abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação-formação e terá como fonte de produção de dados as narrativas escritas e orais das participantes, bem como episódios de suas práticas de aula. Não há, na perspectiva que adotamos, como estabelecer categorias de análise a priori, mas temos como hipótese de que, no movimento interativo e dialógico, emergirão discussões acerca de: como os professores vão ressignificando o sentido das prescrições que regem as questões do ensino; como as vozes dos outros (da teoria, dos participantes, das pesquisadoras etc.) podem contribuir para a ressignificação das práticas docentes; de que forma o conhecimento partilhado e colaborativo pode contribuir para a formação continuada.
  • Universidade São Francisco - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Adair Roberto Aguiar

Engenharias

Engenharia Civil
  • comportamento singular de sólidos no contexto de teorias local e não-local
  • A teoria de elasticidade linear clássica prediz fenômenos espúrios, tais como a autointerseção da matéria, na vizinhança de pontos interiores de sólidos anisotrópicos, cantos e vértices de trincas. A autointerseção, por sua vez, está associada à violação da condição cinemática $J>0$, em que $J$ é o determinante do gradiente de deformação, em uma região próxima destes pontos. Tipicamente, o surgimento deste fenômeno espúrio está relacionado a alguma singularidade no campo de deformação. Uma maneira de impor $J>0$ combina a teoria de elasticidade linear clássica com uma técnica de multiplicadores de Lagrange. O problema de minimização com restrição associado é altamente não linear, podendo admitir mais de um minimizador e, em geral, requer uma solução numérica. Esta teoria de minimização com restrição juntamente com uma formulação de penalidade têm sido utilizadas na investigação teórico-numérica de problemas com soluções radialmente simétricas. Neste projeto continuaremos investigando a existência de soluções que não sejam radialmente simétricas. Estas soluções são diferenciáveis em quase todos os pontos do sólido e os problemas correspondentes são formulados no contexto de uma teoria local clássica. Teorias não locais têm sido propostas para modelar o comportamento de sólidos na vizinhança de pontos singulares, tais como vértices de trincas e pontos sobre interfaces entre diferentes materiais. Em particular, na teoria peridinâmica utiliza-se o conceito de interação entre partículas separadas por distânicas finitas entre si para reescrever a equação de movimento em termos das forças de interação correspondentes. Estas forças são dadas em termos dos deslocamentos relativos entre as partículas, o que possibilita aplicar a equação governante resultante diretamente sobre superfícies de descontinuidade, tais como as bordas de uma trinca ou as interfaces materiais que podem aparecer como resultado da deformação de um sólido. Neste projeto daremos continuidade ao desenvolvimento de uma teoria peridinâmica que seja fisicamente plausível e matematicamente acessível à análise.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022