Projetos de Pesquisa

 

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Ana Paula Junqueira-Kipnis

Ciências Biológicas

Imunologia
  • revacinação com bcg de profissionais da saúde atuando na pandemia de covid-19, estratégia preventiva para melhorar resposta imune inata
  • Racional: Os profissionais da área de saúde (PS) estão expostos a infecção por COVID-19 mesmo usando equipamentos de proteção individual. A vacina BCG, utilizada largamente no Brasil em recém-nascidos induz proteção adjuvante para diversas doenças dentre elas as virais da infância. A BCG ativa monócitos e NK de memória inata que são células cruciais na resposta imune antiviral. Logo, estratégias que possam prevenir o adoecimento por COVID-19 dos PS devem ser realizadas para que não adoeçam e ou desfalquem o serviço durante a pandemia. A hipótese é que a BCG irá melhorar a resposta imune inata e evitar a infecção sintomática ou o agravamento da infecção por COVID-19. Objetivo: Reduzir dos PS a infecção por COVID-19 durante a fase pandêmica da doença. Reduzir o agravamento de saúde por COVID-19 nesses profissionais. Desenho do estudo: Ensaio clínico aberto randomizado. População do Estudo: Qualquer PS com contato direto com pacientes suspeitos de COVID-19 seja nos leitos hospitalares, CTI, ou nos transportes e admissão (maqueiros, enfermeiras, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, etc). Intervenção: Os PS incluídos no estudo (Prova tuberculina negativa e TB Gold test negativo) serão randomizados entre grupos vacinados com BCG ou não vacinados. Parâmetros principais/desfecho: Positividade para COVID-19. Presença ou ausência de sintomas. Admissão em hospital ou agravamento.
  • Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
  • 16/07/2020-31/07/2023
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Ana Paula Kirchheim

Engenharias

Engenharia Civil
  • maximização do uso de resíduos na cadeia produtiva do cimento sob uma visão multicritérios
  • Diante do cenário vinculado à indústria cimenteira, a qual é uma das principais geradoras de gases causadores do efeito estufa no planeta e da elevada produção de cimentos Portland (CP) ocasionada à demanda crescente por infraestrutura no mundo, muitos estudos estão sendo desenvolvidos para reduzir o fator clínquer e maximizar o uso de resíduos industriais nos CP. Como exemplos, tem-se o fosfogesso, que vem sendo empregado por indústrias cimenteiras como regulador de pega, o crescente interesse na utilização de argilas caulinitas residuais ou de reduzida pureza e fíleres calcários como materiais cimentícios suplementares (MCS) ou ainda a utilização de outros resíduos industriais como matéria prima no coprocessamento de clínqueres. Muitas destas alternativas impactam negativamente as propriedades do estado fresco das misturas e/ou afetam as propriedades mecânicas em primeiras idades. Assim, a maior inovação técnico-científico conquistada neste projeto será a maximização da utilização de resíduos ou materiais menos nobres nos CP, em diferentes escalas, com foco na manutenção ou aprimoramento das propriedades em estado fresco e endurecido. Diferentes questões serão investigadas através de uma análise multicritérios: (1) resíduos de craqueamento catalítico seriam viáveis para a produção de clínqueres? (2) como as impurezas presentes em fosfogessos impactam nas propriedades do CP? (3) como maximizar o uso de argilas menos nobres em cimentos ternários? A partir da definição do programa experimental que irá responder estas perguntas, as matérias-primas serão beneficiadas e caracterizadas, e os sistemas cimentícios serão avaliados físico-químico e mecanicamente. Também a microestrutura, propriedades reológicas e perfil ambiental destes materiais serão investigados. A pesquisa trará importantes respostas para a tomada de decisões na produção de CP com menor impacto ambiental e adequada eficiência e também expandirá a fronteira do conhecimento na área de química dos cimentos.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 03/03/2022-31/03/2025
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Ana Paula Lisboa Sohn

Ciências Sociais Aplicadas

Turismo
  • transmissão de conhecimento em clusters turisticos: construção de um modelo de análise
  • O conceito de cluster se adapta as características específicas do turismo, e a perspectiva analítica dos clusters turísticos ganha cada vez mais importância. O cluster turístico é a concentração geográfica de organizações turísticas que estão inter-relacionadas, competem e também cooperam entre si. A transmissão de conhecimento é uma das externalidades positivas associadas a clusterização no turismo, e ocorre por meio da cooperação tecnológica que estimula a inovação. Neste contexto, o projeto de pesquisa tem como objetivo central desenvolver uma metodologia de referência para análise de canais de transmissão de conhecimento em clusters turísticos considerando seus impactos nos processos de inovação. O desenvolvimento da metodologia de análise fundamenta-se na pesquisa teórico empírica. Para tanto serão perseguidos os seguintes objetivos específicos: a) Descrever as dimensões do ambiente da pesquisa, a partir de uma leitura do setor turístico; b) Delimitar as categorias de análise relacionados a transmissão de conhecimento em clusters turísticos; c) Elaborar e testar o modelo de análise em clusters turísticos; d) Propor um conjunto de recomendações. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa com o auxílio dos softwares NVivo, Computer-Aided Qualitative Data Analysis Software (CAQDAS) e Gephi. Este projeto é viável e trará contribuições com a proposição de novo recorte analítico em clusters turísticos. Busca-se também contribuir para o desenvolvimento de políticas de clusterização do turismo.
  • Universidade do Vale do Itajaí - SC - Brasil
  • 07/02/2022-28/02/2025
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Ana Paula Macedo

Engenharias

Engenharia Biomédica
  • efeitos da termociclagem e do envelhecimento artificial acelerado nas propriedades físicas e mecânicas de resinas de impressão 3d para base de prótese e placas oclusais
  • O principal material utilizado para confecção de próteses odontológicas e placas oclusais é o Polimetilmetacrilato (PMMA), considerado padrão-ouro, mas fatores envolvidos na técnica, desde a moldagem da cavidade bucal, passando pelos processos laboratoriais, até a obtenção de próteses e placas oclusais aumentam o tempo/custo de produção. A evolução tecnológica e científica em todas as áreas do conhecimento permite que a Odontologia absorva tecnologias, propiciando resultados clínicos mais seguros e previsíveis, além de que as expectativas e os anseios dos pacientes podem ser contemplados principalmente pela possibilidade de planejamento reverso. A manufatura aditiva reduz desperdício (material/ energia), minimizando etapas e erros até o produto final, além permitir de previsibilidade de custo e consumo de material. Algumas variáveis como resistência à flexão, rugosidade, molhabilidade, adesão de microorganismos, distribuição de tensão e nas propriedades ópticas relacionadas à alteração de cor apresentaram bons resultados nas resinas impressas (RI). No entanto, existem lacunas que podem ser exploradas, por existirem muitas RIs que podem ser utilizadas para essas finalidades e não há relatos anteriores sobre a manutenção das propriedades ao longo do tempo, e do comportamento biomecânico desses materiais em relação às transmissões de tensões aos tecidos de suporte. Há relatos de que as propriedades mecânicas das RIs são superiores ou equivalem ao PMMA, logo, a hipótese de que as propriedades mecânicas das RIs sejam equivalentes e apresentem transmissão de tensões aos tecidos de suporte também equivalentes é aplicável. A estratégia para obter tais conclusões é a comparação de propriedades físicas e mecânicas do PMMA e RI após o envelhecimento, junto com a avaliação da distribuição de tensões por meio da Correlação de Imagens Digitais e análise por elementos finitos, que se complementam na avaliação do comportamento dos materiais diante da aplicação de forças oclusais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 04/02/2022-28/02/2025
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Ana Paula Milla dos Santos Senhuk

Ciências Humanas

Filosofia
  • ii mostra de trabalhos em ciência e tecnologia ambiental
  • A II Mostra de Trabalhos em Ciência e Tecnologia Ambiental, de abrangência municipal, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos ambientais por alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Uberaba-MG. Esta proposta visa contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, aproximando alunos da Rede Básica de Ensino, Instituições de Ensino Superior e comunidade. Os projetos ambientais serão desenvolvidos em cada uma das 29 escolas municipais por Agentes do Meio Ambiente, grupos formados por no máximo 12 alunos do 6° ao 9° do Ensino Fundamental. Cada projeto será acompanhado pela equipe do Núcleo de Sustentabilidade e Educação Ambiental da UFTM - NUSEA. Os projetos, contendo resultados e discussão preliminares, serão enviados em forma de resumo para a Comissão Científica, a fim de serem avaliados. Um evento de dois dias será realizado no final do segundo semestre de 2021, no Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, em Uberaba-MG. Durante o evento, os alunos serão divididos em grupos menores e participarão de atividades alternadas como: apresentação dos resultados em forma de pôster e visitas guiadas ao herbário, laboratórios e à exposição de projetos de pesquisa. A Comissão Científica dará uma nota para o resumo e outra para a apresentação do trabalho em forma de pôster, resultando na escolha e premiação dos cinco melhores trabalhos. Cinco alunos do Ensino Fundamental, representantes dos trabalhos premiados, receberão uma bolsa de Iniciação Científica Júnior cada um, com vigência de 6 meses, estimulando a continuação do projeto na escola. Ao final de 6 meses os bolsistas deverão enviar um Relatório Final das atividades desenvolvidas à coordenação do evento. A primeira edição do evento teve uma avaliação positiva pelos participantes. Muitos alunos relataram nunca ter ouvido falar sobre a UFTM, sendo a primeira vez que conheciam uma Universidade. Espera-se que a aprovação desta proposta possa continuar viabilizando a troca de experiência e conhecimentos entre estudantes do Ensino Fundamental, com graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores sobre temas relacionados ao meio ambiente, criando um ambiente favorável à formação de profissionais conscientes de seu papel na sociedade, além de identificar jovens talentosos e estimular o interesse pela pesquisa, fomentando o surgimento de novos cientistas e pesquisadores.
  • Universidade Federal do Triângulo Mineiro - MG - Brasil
  • 04/01/2021-31/01/2023
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Ana Paula Paes de Paula

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • a afetividade ético-política e a gestão de práticas participativas nas organizações: a experiência da gabinetona da câmara municipal de belo horizonte
  • O problema de pesquisa a ser abordado é como aspectos da afetividade ético-política influenciam a gestão de práticas participativas nas organizações, tendo como objeto teórico esse conceito enquanto elemento que dinamiza a intersubjetividade e a alteridade, buscando, em Brandão (2012), em Habermas (2012a; 2012b) e nos aportes da psicanálise, subsídios para refletir sobre o aprimoramento da ação comunicativa. O objetivo geral é validar e consolidar aportes teóricos que possibilitem a investigação da influência de aspectos da afetividade ético-política na gestão de práticas participativas nas organizações, de modo a fazer recomendações para seu aprimoramento e para a incorporação de tecnologias sociais. Os objetivos específicos são: consolidar o conceito de afetividade ético-político, desenvolvido por meio de aportes habermasianos e psicanalíticos para abordar sua influência na gestão das práticas participativas nas organizações; investigar, validando os aportes teóricos construídos, como aspectos da afetividade ética-política podem influenciar a gestão de práticas participativas, por meio de uma experiência exemplar - a Gabinetona da Câmara Municipal de Belo Horizonte; e, apontar recomendações para o aprimoramento da gestão de práticas participativas, bem como para a incorporação de tecnologias sociais. Do ponto de vista metodológico, a primeira parte da pesquisa proposta tem cunho eminentemente teórico, pois se dedica à reconstrução de teorias, conceitos e ideias, bem como quadros de referências e condições explicativas da realidade, buscando rigor conceitual, análises acuradas e argumentação diversificada. Na segunda parte, pretendemos realizar uma investigação qualitativa, envolvendo levantamento documental e entrevistas semi-estruturadas com as representantes da Gabinetona, sendo que os dados serão submetidos à análise de conteúdo, bem como à elaboração micrológica benjaminiana, subsidiando recomendações para um repensar das práticas de gestão.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 14/02/2022-28/02/2025
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Ana Paula Ramos

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • recobrimento de titânio com filmes biomiméticos e seu impacto na osteointegração de implantes odontológicos
  • O preparo de materiais nanoestruturados que promovam respostas específicas em sistemas biológicos deu origem a um novo campo de estudo- a nanobiotecnologia, que possui papel central nas áreas de diagnóstico de doenças, entrega controlada de drogas e materiais implantáveis. A composição química, topografia e rugosidade e molhabilidade e energia livre das superfícies ditam as aplicações desses materiais. A interconexão entre estas propriedades direcionam suas respostas frente a estímulos externos. Desta forma, modificações superficiais podem originar materiais com diferentes propriedades biológicas e funcionalidades, não alterando as propriedades de “bulk”. No caso de implantes, as propriedades de superfície tornam-se mais importantes, uma vez que o sucesso da aplicação se baseia no contato interfacial implante-tecido hospedeiro. A interação com moléculas de água, adsorção de proteínas e adesão celular são os primeiros eventos que ocorrem nesta interface. O contato celular inicial não ocorre sobre uma superfície limpa, mas sim com uma superfície já condicionada por moléculas de água, íons e proteínas adsorvidas a partir do plasma sanguíneo, o que vai ditar o comportamento e adesão celular. Neste projeto, superfícies bioativas, que sejam capazes de induzir a formação de apatita em contato com meio fisiológico, serão preparadas e caracterizadas com relação aos parâmetros físico-químicos e termodinâmicos destacados acima. Foco será dado às modificações superficiais de Ti (metal mais utilizado em implantes odontológicos) com filmes biomiméticos Langmuir-Blodgett contendo lipídeos e proteínas osteogênicas. Além disso, partículas de biominerais (carbonatos e fosfatos de cálcio) serão depositadas sobre os implantes. Esses materiais serão implantados na tíbia de coelhos e sua capacidade de estimular osteointegração, comparada ao controle (implante não-recoberto) será investigada. Espera-se que os recobrimentos biomiméticos estimulem respostas osteogênicas aprimoradas.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 17/03/2022-31/03/2025
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Ana Paula Romero Bacri

Ciências Biológicas

Biologia Geral
  • iv feira da iniciação científica do pontal do triângulo mineiro - iv ficp
  • A Feira de Iniciação Científica do Pontal do Triângulo Mineiro (FICP) é uma iniciativa que vem do desejo de continuidade e expansão de movimentos de feiras de ciências na cidade de Ituiutaba. O objetivo principal da FICP é, por meio da apresentação de projetos criativos e inovadores, integrar os professores, alunos e demais agentes em educação desde a educação infantil, ensino fundamental 1 e 2, ensino médio, profissionalizante, técnica, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e superior no Pontal do Triangulo Mineiro com vistas a aprimorar o processo de construção do conhecimento e de protagonismo dos estudantes por meio da iniciação científica, valorizando a Ciência e o conhecimento científico atuando como uma ação disseminadora de cultura científica. A previsão de sua realização é para mais de 100 projetos inscritos, oriundos da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em todas as áreas do conhecimento, em todos os níveis de escolaridade, e em concomitância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Será implementada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ituiutaba, e englobará mais sete SREs da mesorregião, que serão convidadas e incentivadas a realizarem feiras por meio do envio dos trabalhos que participarão da FICP. A área de gestão destas oito SREs possui um total de 86 municípios e mais de 2.300.000 habitantes. As atividades a serem desenvolvidas englobam a divulgação do evento e a realização de encontros online com professores, no formato de roda de conversa que favorecem a troca de saberes entre os pares, em todas as SREs participantes e nas cidades que demonstrarem interesse de participarem do evento. Devido às medidas de afastamento social para a contenção da propagação da pandemia de COVID-19 a IV FICP será realizada em formato online.
  • Universidade Federal de Uberlândia - MG - Brasil
  • 10/12/2021-31/12/2023
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Ana Paula Santos de Melo Fiori

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • iii feira de ciências ambientais: estimulando o interesse e a criatividade dos estudantes do ensino médio
  • Este documento apresenta uma proposta para desenvolvimento de uma Feira de Ciências Ambientais, a ser realizada durante a comemoração da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Marechal Deodoro - AL, tendo como foco os estudantes do ensino médio. Para tanto serão desenvolvidas atividades distribuídas em oito modalidades.
  • Instituto Federal de Alagoas - Matriz - AL - Brasil
  • 28/12/2020-31/12/2022
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Ana Paula Solino Bastos

Ciências Humanas

Educação
  • o ideário de paulo freire na ressignificação da educação em ciências no nordeste brasileiro
  • A educação brasileira vem passando por diversas mudanças ao longo do tempo e uma delas, atualmente, tem sido as reformas curriculares oficiais propostas pelo MEC, o qual defende um currículo comum a todos ao mesmo tempo em que exige uma parte diversificada, considerando o contexto de cada local. Pesquisas em Educação em Ciências têm discutido sobre a organização curricular das escolas serem estruturados com base em temas locais que sintetizam situações-limite de uma comunidade que, em sua maioria, estão pautados nos pressupostos de Paulo Freire, a exemplo da Abordagem Temática Freireana. Considerando as demandas apresentadas pelas atuais reformas curriculares e a proposta educacional freireana no ensino de ciências, bem como a carência dessa área na formação de professores na região nordeste, este projeto parte das seguintes questões de pesquisa: como propor processos formativos para licenciandos em Física e Pedagogia e professores de escolas públicas em algumas regiões de Alagoas e Bahia, considerando a perspectiva freireana e as atuais exigências curriculares? Quais limites e possibilidades de elaboração e implementação dessas propostas curriculares com base na Abordagem Temática Freireana no contexto das novas reformas do currículo de ciências? Alguns estudos na área têm iniciado reflexões evidenciando possíveis articulações entre a Abordagem Temática Freireana e alguns aspectos propostos pelo novo currículo oficial brasileiro. A pesquisa envolve duas etapas: 1) elaboração e implementação de processos formativos de professores da Educação Básica do sertão alagoano e das regiões da Bahia: Costa do Cacau e Recôncavo Baiano; 2) implementação de atividades didático-pedagógicas em cursos de licenciatura em Pedagogia e Física, na UFAL, UESC e UFRB. Para obtenção dos dados, serão utilizados diários, vídeogravações, entrevistas, narrativas e produções elaboradas pelos professores e licenciandos, que serão analisados pela Análise Textual Discursiva.
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 03/02/2022-28/02/2025