Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Antonio Galina Filho

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • fisiologia mitocondrial nas doenças crônico degenerativas: utilização da transferência exógena de mitocôndrias isoladas - mitoterapia - como estratégia terapêutica
  • As doenças crônico-degenerativas são a maior causa de morte no Brasil, e o número de pacientes acometidos por estas patologias deve aumentar muito nos próximos anos em função do envelhecimento e do estilo de vida moderno da população. Atualmente, não existem tratamentos capazes de reverter, interromper e/ou frear de forma efetiva a progressão de doenças devastadoras como Alzheimer (DA) e diabetes melittus. Apesar dos avanços obtidos nos últimos anos acerca do envolvimento da bioenergética nas doenças crônicas, os mecanismos exatos envolvidos neste processo, e as possíveis estratégias terapêuticas para reestabelecimento da função mitocondrial ainda não foram identificados. A transferência de mitocôndrias isoladas de um doador para outras células já se mostrou eficaz na recuperação funcional de tecidos submetidos a condições isquêmicas. Considerando que doenças como DA e diabetes apresentam uma marcante disfunção mitocondrial, e que estas organelas são capazes de serem transferidas de célula para célula, pretendemos desenvolver uma abordagem inovadora de transferência exógena de mitocôndrias isoladas (mitoterapia) em diferentes modelos de doenças degenerativas. Baseado na experiência do proponente do projeto, iremos realizar uma investigação detalhada e ainda inédita no Brasil, usando a mitoterapia para a reversão dos sintomas em diferentes modelos murinos de DA e diabetes tipo I e II. A aprovação da presente proposta permitirá o fortalecimento da linha de pesquisa de bioenergética e disfunção mitocôndrial no Estado do Rio de Janeiro, e o avanço do entendimento do papel das disfunções mitocondriais nas doenças crônicas e/ou degenerativas.
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Gomes de Souza Filho

Ciências Biológicas

Parasitologia
  • central analítica em técnicas de microscopia eletrônica e óptica
  • Existe uma grande demanda de técnicas de microscopia avançadas no âmbito da Universidade Federal do Ceará e do Estado do Ceará, bem como das regiões Nordeste e Norte, onde diversos programas de pós-graduação desenvolvem atividades de pesquisa experimental básica e aplicada em ciências e engenharia dos materiais, física, química, geologia, biologia, bioquímica, farmacologia, odontologia, farmácia, ciências do solo, engenharia de pesca e engenharia de alimentos. Diversos grupos de pesquisa demandam o uso de microscopia eletrônica, principalmente de transmissão, nas atividades de pesquisa desenvolvida com o suporte financeiro de projetos individuais e de grandes projetos temáticos tais como redes temáticas nacionais e Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Os resultados fornecidos por essas técnicas de caracterização revelam novas propriedades dos materiais que podem ser exploradas para provar conceitos, elaborar protótipos com potencial para aplicações tecnológicas. A central analítica com infraestrutura multiusuária e equipamentos de grande porte em técnicas avançadas de microscopia consolidará áreas já bem estabelecidas e catalisará o crescimento de novos programas de pós-graduação incluindo aqueles dos campi avançados (localizados no interior dos Estados) das IFES e das Universidades Estaduais e IFs. É esperada também uma maior inserção internacional dos programas de pós-graduação do Estado atraindo cada vez mais projetos colaborativos com instituições de outros países, a exemplo do PRINT que a UFC faz parte, elevando a qualidade dos cursos de pós-graduação da região. Atenção especial será dada para a atuação da Central Analítica junto ao setor produtivo através de prestação de serviços e projetos de desenvolvimento. Contato permanente com a federação das Indústrias do Estado do Ceará tem sido mantido no sentido de usar as ferramentas e mecanismos dos sindicatos dos setores para divulgar junto às empresas associadas os serviços disponibilizados pela Central Analítica e atrair o setor produtivo para o desenvolvimento de projetos de inovação. Atuando dessa forma, a central analítica impactará de forma positiva os arranjos produtivos locais nas áreas têxteis, farmacêutico, siderúrgico, biotecnologia, polímeros, cerâmico, alimentos, entre outros. O regimento interno da central analítica prevê que 20% do tempo de máquina será dedicado à interação com o setor produtivo. A proposta tem como pleito o financiamento de bolsista, recursos de manutenção dos equipamentos já instalados e a aquisição de equipamento para a preparação de amostras metálicas para medidas de microscopia eletrônica. Esse é um nicho importante de atuação do laboratório tendo em vista o pólo siderúrgico instalado no estado do Ceará.
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/12/2019-31/12/2023
Foto de perfil

Antonio Gomes de Souza Filho

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • propriedades eletrônicas e vibracionais de materiais unidimensionais (1d) e síntese de novos materiais bidimensionais (2d) via altas pressões hidrostáticas
  • O projeto propõe investigar importantes tópicos científicos relacionados com propriedades eletrônicas e ópticas de novos materiais nanoestruturados (unidimensionais e bidimensionais) em diferentes condições termodinâmicas. O desenvolvimento do projeto será em parte realizado por meio da formação de estudantes nos mais diferentes níveis usando uma plataforma interdisciplinar envolvendo técnicas de síntese, de instrumentação e analíticas de última geração, que representam o estado da arte no estudo de fenômenos na física do estado sólido. Investigaremos longas cadeias lineares de carbono encapsuladas em nanotubos de carbono usando espectroscopia Raman ressonante. Serão realizadas dopagens nos nanotubos para investigar os efeitos de transferência de carga para as cadeias lineares e os efeitos no acoplamento elétron-fônon bem como o efeito da pressão e da temperatura visando entender os efeitos da interação de van der Waals das cadeias com as paredes dos nanotubos e o efeito dessa interação sobre o gap de energia das cadeias lineares bem como na energia dos modos vibracionais. Estudaremos também a síntese de novos materiais bidimensionaisos (ex. diamondeno) via altas pressões hidrostáticas em grafeno e heteroestruturas de van der Waals. Os materiais inéditos obtidos, se estáveis, serão caracterizados por diversas técnicas (Raman convencional, TERS, IR, MFM, dentre outras).
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Gustavo Sampaio de Oliveira Filho

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • reciclagem de co2: uma abordagem computacional
  • A emissão de dióxido de carbono (CO2) por atividades antropogênicas se tornou um problema mundial com forte ligação ao aquecimento global. O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (Intergovernmental Panel on Climate Change - IPCC) prevê que, até o ano 2100, a temperatura média global poderá subir até 1,9 ◦C. O desenvolvimento contínuo de novas tecnologias de captura, armazenamento e utilização de CO2 (CO2 capture, storage and utilization - CCSU) são soluções atrati- vas para mitigar as emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, reduzir nossa dependência em químicos derivados de petróleo. Nesse contexto, o presente projeto empregará diferentes técnicas da química computacional para desenvolver e aprimorar materiais e processos de reciclagem e conversão de CO2.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Henrique da Fontoura Klein

Ciências Exatas e da Terra

Oceanografia
  • análises dos impactos ambientais e econômico no setor portuário costeiro decorrentes das mudanças do clima: estudos de caso - portos de são francisco do sul (setor público) e itapoá (setor privado), santa catarina [projeto - riscports]
  • Nas últimas décadas, a variabilidade climática tem afetado fortemente o mundo e o Brasil. Essa alteração do sistema climático provoca eventos extremos como chuvas ou secas intensas, alteração no regime de ventos, aumento de ocorrência de ciclones, e até furacões, temperaturas mais altas, inundações costeiras, entre outras ameaças climáticas. Estudos recentes tem demostrando que a frequência destes eventos tem aumentado, tanto em termos de frequência quanto de intensidade, podendo os impactos futuros terem efeitos catastróficos sobre áreas costeiras e instalações portuárias. Quando se fala em infraestrutura costeira, estratégias de adaptação a mudanças climáticas são cruciais, especialmente nos portos e áreas adjacentes, os quais desempenham uma função vital na economia local, regional e global. Desta forma este projeto tem como objetivo identificar as ameaças climáticas e determinar o nível de risco atual e futuro destas ameaças, em dois portos localizados na Baia de Babitonga, Santa Catarina. Sul do Brasil. Após está análise ambiental, complementada com uma econômica será possível propor medidas de adaptação às mudanças climáticas para o setor portuário de economia mista (São Francisco do Sul) e de econômica privada (Itapoá). A metodologia será primeiramente composta por meio de revisão bibliográfica e complementada com aplicação de questionários de pesquisa afim de entender como os gestores portuários lidam com as mudanças climáticas, nomeadamente seus impactos ou planejamento de estratégias de adaptação. Juntamente, serão utilizados modelos climáticos para investigar como se tem atuado as ameaças climáticas no presente e como, provavelmente se comportarão no futuro. Este projeto será desenvolvido por uma equipe multi-institucional, interdisciplinar e internacional, com ampla experiência no tema proposto.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 16/12/2020-31/12/2022
Foto de perfil

Antonio Herbert Lancha Junior

Ciências da Saúde

Educação Física
  • suplementação de probióticos, parâmetros imunológicos e de permeabilidade intestinal em corridos após uma maratona
  • Os elementos probioticos tem demonstrado efetividade no tratamento de diversas doenças nas quais existe um quadro de disbiose associado, tais como diabetes, obesidade, asma, síndrome do intestino irritado. Em modalidades esportivas de longa duração como, corrida, ciclismo e triátlon é frequente o aparecimento de sintomas gastrintestinais, aumento da permeabilidade intestinal (PI) e endotoxemia. Além disso, sabe-se que o exercício pode provocar um declínio da atividade das células do sistema imunológico (neutrófilos, monócitos e linfócitos) facilitando o aparecimento de infecções. Estudos controlados em atletas indicam que, a ingestão diária de probióticos resulta na diminuição do número de dias e severidade de infeções do trato respiratório superior, bem como na diminuição da severidade de sintomas gastrointestinais em atletas. Porém grande parte destes estudos não verificou o que ocorre com a função das células do sistema imunológico após o período de suplementação, não acompanharam o que ocorre com os parâmetros avaliados dias após a competição, ou utilizaram como parâmetro testes físicos realizados em ambiente controlado, o que se distancia da real situação vivenciada pelo atleta no momento da competição. A partir do exposto pretende-se neste estudo verificar após exercício agudo prolongado extenuante se a suplementação de probióticos altera a permeabilidade intestinal durante o período de recuperação e, qual a influência da suplementação sobre a função dos neutrófilos, permeabilidade intestinal, marcadores de endotoxemia e sobre a microbiota intestinal após uma corrida de maratona. Para isso serão selecionados 30 sujeitos do sexo masculino, que tinham experiência prévia em maratonas. Os sujeitos serão randomizados em 2 grupos: Placebo (n=15) e suplementação (n=15). Após a coleta no momento basal, o grupo suplementação fará a utilização de sachês(1/dia) contendo 10x109 Unidades Formadoras de Colônia (UFC) de Lactobacillus acidophilus, e 10x109 (UFC) de Bifidobacterium lactis durante 30 dias, enquanto o grupo placebo utilizará sachês contendo 5g de maltodextrina. Serão realizadas coletas de sangue, saliva e fezes no momento basal, após o período de suplementação, logo após a realização da prova e 5 dias após a prova. Os dados serão analisados comparando os diferentes grupos, utilizando análise de variância Teste-T para amostras independentes ou Modelo Misto (com 'grupo' e 'tempo' como fatores) quando necessário. Para todas as análises, o nível de significância será de p≤0,05 e apresentados em média ±Desvio Padrão (DP). Palavras Chaves: Exercício prolongado extenuante, probióticos, permeabilidade intestinal, imunossupressão, microbiota.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Hilario Aguilera Urquiza

Ciências Humanas

Antropologia
  • oguata guasu e território: uma análise antropológica da mobilidade guarani nas fronteiras de mato grosso do sul
  • O projeto se propõe, através da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, a efetuar uma análise da temática do tráfico da mobilidade dos povos indígenas, particularmente do povo Guarani, vivida nas fronteiras de Mato Grosso do Sul, em especial as suas dinâmicas e modalidades. Tema complexo e que deverá ser abordado de forma interdisciplinar, a partir do enfoque antropológico, histórico, sociológico e, dos Direitos Humanos. A pesquisa possui alta relevância social, pois tem como foco grupos populacionais com grande vulnerabilidade, caracterizados por sua procedência geográfica, sejam brasileiros ou, em especial os paraguaios; por sua etnia, como é o caso da população indígena (o povo Guarani transita pelos dois lados da fronteira); por serem mulheres, crianças e adolescentes, que realizam atividades migratórias na extensa fronteira do Estado do Mato Grosso do Sul, geralmente em busca de melhores condições de vida e/ou visita a suas parentelas, e acabam se tornando potenciais vítimas de violação de direitos fundamentais. De acordo com o direito comunitário Guarani, a mobilidade ao longo do território ancestral é uma prática milenar conhecida como “Oguata Porã”, e possui grande carga axiológica para a comunidade tradicional, além de representar um instrumento de harmonia comunitária praticado em função da resolução de litígios. Ocorre que a mobilidade territorial, da forma como é praticada por esses povos tradicionais, não é reconhecida no ordenamento jurídico brasileiro como elemento pertencente à conjectura social costumeira da comunidade. Por isso, é tratada como mera circulação informal, fato gerador de maior marginalização, impossibilidade de desenvolvimento segundo seus princípios tradicionais, e inacessibilidade a hospitais, saneamento básico, alimentação complementar e educação. A pesquisa pretende ser uma atividade interdisciplinar e interinstitucional, ou seja, será desenvolvida em parceria com outras instituições (Universidade Católica Dom Bosco e Universidade Federal da Grande Dourados), além das parcerias com os municípios e representantes da sociedade civil. Busca-se através dos diversos olhares, particularmente da Antropologia, a realização de uma análise crítica dos fatos, das modalidades e dinâmicas da mobilidade do povo Guarani, nos principais municípios que determinam a fronteira internacional do Estado de Mato Grosso do Sul, em especial Ponta Porã, Antônio João, Amambai, Caarapó, Bela Vista e Porto Murtinho. Pretende-se com este estudo, analisar as modalidades e dinâmicas atuais da mobilidade do povo Guarani nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, assim como suas relações com o território e regularização fundiária.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Jefferson da Silva Machado

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • supercondutividade em novos materiais tipológicos
  • Este plano de trabalho versa sobre o crescimento de cristais de alta qualidade pelo método de auto-fluxo, de dicalcogênios que cristalizam no protótipo CdI2. Resultados preliminares mostrados neste plano, mostram que é possível crescer cristais de alta qualidade por este método representado por um membro da família que é o Ni0.02ZrTe2. Cálculos de estrutura de bandas, bem como alguns resultados reportados na literatura, mostram que este tipo de protótipo apresenta uma topologia não trivial e, neste sentido, a supercondutividade oriunda deste protótipo pode ser exemplo claro de supercondutores topológicos não artificiais.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antônio João Hocayen da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • contribuições do cooperativismo paranaense aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ods): diagnóstico e proposição de um instrumento de investigação
  • A presente proposta de pesquisa tem como objetivo analisar as ações práticas implementadas por diretores e gestores das Cooperativas Paranaenses com o intuito de contribuir para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos em Assembleia Geral das Nações Unidas no ano de 2015. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, explicativa e descritiva. Os dados serão coletados em duas fases. A primeira por meio de procedimentos documental nas organizações e entrevistas semiestruturadas com diretores e gestores. Os dados serão base para a construção de um questionário com escala likert que, na segunda fase, será aplicado em todas as cooperativas do estado do Paraná. Com o uso do SPSS os dados quantitativos serão analisados considerando-se 3 dimensões: i) percepção de diretores e gestores em relação a viabilidade dos ODS; ii) percepção de diretores e gestores em relação aos possíveis impactos dos ODS para a sociedade; e iii) mudanças de gestão e organização diante dos ODS. Pretende-se contribuir com a pesquisa tanto em termos científicos, como práticos, chamando para uma reflexão acerca do papel e das contribuições do cooperativismo paranaense na concretização dos 17 ODS e suas 169 Metas.
  • Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
  • 08/09/2018-30/09/2021
Foto de perfil

Antonio José de Almeida Meirelles

Ciências Agrárias

Ciência e Tecnologia de Alimentos
  • processos de extração, produção e equilíbrio de fases de bioprodutos de alto valor agregado
  • Os riscos de escassez energética têm incentivado o desenvolvimento de uma economia baseada em recursos renováveis, o que vêm de encontro ao conceito de biorrefinaria. A biorefinaria procura desenvolver bioprodutos e bioprocessos com base em fontes renováveis de matérias-primas e energia. No Brasil, o parque industrial sucroalcooleiro e de oleaginosas possuem grande potencial para seguir o mesmo caminho, em particular na produção de bioprodutos de alto valor agregado a partir de sua biomassa. Neste aspecto, este projeto tem como objetivo estudar processos de extração e produção de bioprodutos derivados de matrizes vegetais ricas em óleos e carboidratos e avaliar o equilíbrio de fases de sistemas envolvidos na produção, englobando os seguintes tópicos de investigação: a) Refino de óleos vegetais por adsorção e outras vias com ênfase na obtenção de bioprodutos de alto valor agregado incluindo seu uso na produção de biodiesel; b) Produção e purificação de bioetanol e de seus coprodutos a partir de rotas integradas e economicamente mais eficientes via simulação computacional; c) Síntese e formulação de bioprodutos derivados de fontes oleaginosas de alto valor agregado e estudo de suas propriedades físicas e equilíbrio de fases (líquido-vapor, sólido-líquido) de sistemas de interesse para biorrefinarias. O projeto envolve: i) determinação experimental, correlação e desenvolvimento de métodos preditivos do equilíbrio de fases e de propriedades físicas envolvidas na produção e formulação de bioprodutos e biocombustíveis; e ii) avaliação e otimização experimental do desempenho de diferentes etapas de produção e purificação de biocombustíveis e bioprodutos.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 01/06/2017-30/06/2021
Foto de perfil

Antônio José Natali

Ciências da Saúde

Educação Física
  • exercício resistido e hipertensão: impactos do treinamento físico em propriedades celulares, moleculares e gênicas do miocárdio e do músculo esquelético durante o desenvolvimento da doença.
  • O treinamento físico resistido (TR) para hipertensos, apesar de menos estudado, têm mostrado alguns benefícios aos hipertensos. Todavia, os mecanismos celulares e moleculares que dão suporte aos efeitos do TR no miocárdio e no músculo esquelético durante o desenvolvimento da doença não são conhecidos. Assim, este estudo tem como objetivo avaliar em que medida o treinamento físico resistido pode atenuar a progressão de disfunções do miocárdio e do músculo esquelético em ratos espontaneamente hipertensos no início das fases compensada (4 meses) e descompensada (18 meses) da doença. Para tal, ratos Wistar Kyoto e SHR adultos jovens (idade: 4 meses) e velhos (idade: 18 meses) serão separados em 8 grupos, com 16 animais em cada grupo, a saber: normotenso jovem controle (NJC); normotenso jovem treinado (NJT); normotenso velho controle (NVC); normotenso velho treinado (NVT); hipertenso jovem controle (HJC); hipertenso jovem treinado (HJT); hipertenso velho controle (HVC) e hipertenso velho treinado (HVT). Os animais dos grupos treinados serão submetidos ao protocolo de TR [escalada em escada vertical (4 a 9 escaladas, com 50, 75, 90 e 100% de carga por sessão)], 3 vezes por semana, durante 8 semanas. Antes e após o período experimental de 8 semanas, todos os animais serão avaliados por ecocardiografia e eletrocardiograma para avaliação da função, dimensões e atividade elétrica cardíaca. Ao final do período experimental, serão avaliadas a pressão arterial, a frequência cardíaca de repouso e a força máxima. No ventrículo esquerdo serão avaliados: função cardíaca, função contrátil e cálcio intracelular transiente de cardiomiócitos isolados; expressão proteica e de MicroRna (proteínas reguladoras de cálcio) e expressão gênica (indicadores de hipertrofia e vias de sinalização de síntese e degradação proteica; marcadores inflamatórios; indicadores de função endotelial; colágeno e hidroxiprolina). Nos músculos esqueléticos (bíceps braquial, extensor longo dos dedos, sóleo, gastrocnêmio e flexores dos dedos) serão avaliados: frequência, área de secção transversa e indicadores de transição de fibras; expressão proteica e de MicroRna (proteínas reguladores de atrofia e hipertrofia); atividade de proteassoma; expressão gênica (indicadores de hipertrofia e vias de sinalização de síntese e degradação proteica); e proteômica. Os dados obtidos serão submetidos ao teste de normalidade Kolmogorov Smirnov e, de acordo com a distribuição, os grupos serão comparados usando-se teste t, ANOVA, Wilcoxon ou Kruskall-Wallis, seguida de teste post-hoc apropriado para comparações múltiplas, ao nível de 5% de probabilidade. O conhecimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos no desenvolvimento da hipertensão e dos efeitos do TR neste processo tem relevância clínica, científica, social e econômica para o desenvolvimento e definição de estratégias terapêuticas combinadas e de baixo custo para o tratamento da hipertensão.
  • Universidade Federal de Viçosa - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio José Silva Oliveira

Outra

Divulgação Científica
  • da evolução à inteligência artificial das máquinas: interdependência entre máquina e homem.
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 22/10/2020-31/07/2021
Foto de perfil

Antonio Júnior Alves Ribeiro

Engenharias

Engenharia Civil
  • uso de resíduos de cerâmica vermelha na pavimentação de rodovias de baixo volume de tráfego
  • A pavimentação de rodovias utiliza grandes volumes de materiais, fato esse que vêm provocando diversos impactos ambientais na extração e processamento dos materiais. Uma boa alternativa a estes recursos são os resíduos de cerâmica vermelha (RCV), os quais geralmente são descartados na natureza. Este projeto tem por objetivo identificar o potencial emprego dos resíduos de cerâmica vermelha (RCV) na pavimentação de rodovias de baixo volume de tráfego. E assim, contribuir para o uso desse resíduo, como material de construção de rodovias, de forma sustentável. Espera-se que ao final da pesquisa tenha-se identificado as propriedades físicas, químicas e mecânicas dos RCV para aplicação em pavimentação, seja puro, na estabilização de solos, ou misturados com aglomerantes comumente utilizados em construção (Cal aérea e Cimento Portland).
  • Instituto Federal do Ceará - Reitoria - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Lázaro Sant´Ana

Ciências Humanas

Sociologia
  • os melhores trabalhos de extensão rural e a pnater: caminhos convergentes?
  • As proposições contidas na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), de 2010, embora não devam ser consideradas ideais ou tratadas como algo acabado, representaram um grande avanço para a construção de uma extensão rural crítica e emancipadora, comprometida com agricultores familiares e com o desenvolvimento sustentável do campo brasileiro. O objetivo principal desta proposta de pesquisa é analisar experiências consideradas mais relevantes em termos de qualidade do trabalho extensionista, investigando também em que medida tais ações concretas se aproximam (ou não) dos princípios e objetivos definidos da PNATER, nos Territórios Prof. Cory/Andradina e Noroeste Paulista, ambos no estado de São Paulo. A metodologia de pesquisa inclui a seleção de 15 a 20 experiências de trabalho, a partir de indicações das instituições de extensão rural, de representantes das organizações dos agricultores familiares e de outras entidades ligadas às atividades de extensão rural. A pesquisa, por meio de entrevistas semiestruturadas, envolverá os extensionistas (ou equipe), o superior hierárquico do extensionista/equipe, e representantes dos agricultores familiares que participaram ou conhecem a experiência de trabalho. Serão selecionadas ainda duas experiências em que se pesquisará uma amostra de agricultores familiares, por meio de um questionário. Espera-se que a análise desse conjunto de casos de trabalho extensionista identifique potencialidades e limites dessas ações, contribuindo para indicar caminhos que torne mais efetiva a aplicação dos princípios e objetivos da referida Política.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Lopes Gama

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • método não invasivo para medição de vazão utilizando elementos de tubulação com sensores piezoelétricos integrados
  • O presente projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de métodos não invasivos e de baixo custo para medição da vazão de líquidos utilizando elementos da própria tubulação, como trechos de tubos e curvas de tubulações, contendo sensores piezoelétricos embutidos. Trata-se de um método inovador, cuja originalidade consiste na instalação (embutimento) de sensores piezoelétricos na parede do tubo, próximos da superfície interna deste, o que permite detectar as pequenas flutuações de pressão causadas pelo fluxo turbulento de escoamentos de líquidos. Estas flutuações de pressão estão diretamente relacionadas com a velocidade do escoamento, e consequentemente com a vazão. Testes preliminares mostraram que, devido à alta sensibilidade dos sensores piezoelétricos, é possível observar uma forte correlação entre a resposta elétrica do sensor e a vazão do escoamento.
  • Universidade Federal Fluminense - RJ - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Lopo Martinez

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • determinantes e consequências da agressividade tributária corporativa no brasil
  • O objetivo deste projeto de pesquisa e aprofundar os estudos sobre a agressividade tributária corporativa no Brasil, esta entendida o comportamento de tentar evitar o ônus tributário para a corporação. Almeja-se que as pesquisas a serem desenvolvidas sejam uteis a pesquisadores e ao mercado em geral. Enquanto tema de pesquisa acadêmica, o corporate tax avoidance revela-se num tópico diversificado e vasto, embora relativamente recente. Na literatura internacional nota-se uma crescente valorização desse tema, mas presente nas publicações em top acccounting journals,. O interesse na agressividade fiscal das empresas acelerou nos últimos anos, por uma combinação de fatores políticos, econômicos e tecnológicos impulsionou a conscientização do público sobre as atividades fiscais corporativas. A pesquisa acadêmica sobre a agressividade corporativa cresceu em conjunto com esse interesse público. Neste projeto de pesquisa, destacamos as principais contribuições que pretendemos oferecer em particular em algumas áreas em que nosso entendimento ainda é limitado. Entre as perguntas de pesquisa que se almeja responder, destaque-se: a) Desenvolvimento de métricas de agressividade tributária mais compatíveis com a realidade tributária brasileira; b) Investigar num instrumental centrado na firma quais os determinantes da agressividade tributária, isso inclui (i) atributos da firma, (ii) restrições a agressividade tributária. (iii) ambiente operacional das firmas e (iv) incentivos a se engajar numa postura mais agressiva tributariamente; c) Apreciar um instrumental centrado no gestor os incentivo a agressividade tributária e d) Aprofundar o estudo das consequências da agressividade tributária para as empresas nacionais. O Brasil com as alterações recentes no grau de conformidade dos lucros contábeis aos lucros tributários, oferece uma excelente plataforma para investigações mais aprofundadas em torno dessas temáticas, sendo muito útil tanto internamente como no exterior pelas particularidades do cenário nacional.
  • FUCAPE - ES - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

António Manuel Santos Spencer Andrade

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • análise, estudo e concepção de topologias de módulos integrados ca de alto desempenho aplicados a sistemas fotovoltaicos.
  • Nos últimos anos, um dos principais temas das discussões nos fóruns que visam o planejamento energético a médio e longo prazo da sociedade é o crescimento continuo da demanda energética mundial. Devido à significativa relevância, este projeto aborda este tema no ponto de vista da eficiência na geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, mais especificamente, a energia proveniente de geradores fotovoltaicos. Neste projeto de pesquisa serão realizados estudos e proposta de módulos integrados CA (corrente alternada), no que tange os circuitos dos conversores e inversores e também na forma como estes são conectados com o arranjo fotovoltaico, a rede elétrica e os sistemas de armazenamento de energia, quando existir.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Marcos Batista

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • análise da dinâmica de sistemas acoplados
  • Vide projeto anexo.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Marcos Helgueira de Andrade

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • desenvolvimento de materiais e heteroestruturas para spintrônica com menor dissipação de energia
  • Este projeto de pesquisa visa contribuir para a próxima geração de dispositivos para spintrônica baseados no Efeito Spin-Hall e na Magnetorresistência associada ao Spin (SMR). Para isso, será realizado um estudo sistemático do papel dos átomos na interface entre camadas metálicas e óxidos ferromagnéticos via medidas de magnetorresistência. Nos últimos anos, novas ideias surgiram e acreditamos que está muito próximo o desenvolvimento de dispositivos para spintrônica com base em correntes puras de spin, sem transporte de carga. Esta abordagem pode oferecer uma nova e radical alternativa para uma menor dissipação de energia nos dispositivos para spintrônica. Portanto, é muito importante sabermos que: a) a interface entre o metal e o óxido ferromagnético tem um papel determinante no desempenho do dispositivo; b) a seleção do óxido ferromagnético (duro ou macio, a natureza, os momentos magnéticos localizados e suas interações) é muito relevante; e c) a orientação cristalina das camadas ferromagnéticas também tem papel muito importante no processo de transferência de spin. Para evoluir nos estudos destes materiais e sistemas, o proponente realizou um estágio sênior (agosto de 2015 a julho de 2016) com suporte da CAPES no Laboratório de Óxidos Multifuncionais e Estruturas Complexas do Instituto de Ciência de Materiais de Barcelona (Mulfox - ICMAB - CSIC) com a colaboração do Dr. Josep Fontcuberta Griñó. Esta nova experiência com a fabricação de filmes finos em um sistema usando “pulsed laser deposition” (PLD), juntamente com a prévia experiência em produção de filmes finos em sistemas usando “magnetron sputtering” na UFSM e UFRGS, o proponente acredita que tudo isso contribuiu enormemente no estudo de novos temas nos Laboratórios (onde ele trabalha) do Instituto de Física da UFRGS.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Antonio Martins Figueiredo Neto

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • instituto nacional de ciência e tecnologia de fluidos complexos
  • O projeto do INCT-FCx congrega profissionais das áreas de física, química, biologia, farmácia, medicina, engenharia biomédica e matemática, em torno de problemas que demandam um enfoque multidisciplinar na área dos fluidos complexos. Visamos gerar conhecimentos de fronteira, disseminá-los no ambiente acadêmico e divulgá-los à sociedade para compreender as interações moleculares que produzem o comportamento complexo de cristais líquidos e estruturas supramoleculares de interesse bioquímico e biológico. Estes avanços científicos devem, também, permitir uma série de aplicações descritas resumidamente abaixo. A equipe de pesquisadores é composta de setenta e seis doutores das diferentes disciplinas das ciências da Terra e da Vida e da Matemática, originários das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. Esta equipe inclui grupos de pesquisadores experimentais e teóricos de reconhecida competência na área dos fluidos complexos e destacados colaboradores e consultores do exterior nas áreas do Projeto. Vinte e uma Instituições de Ensino e Pesquisa, de onze estados brasileiros e o Distrito Federal compõem a rede de grupos de pesquisa envolvidos no Projeto. No desenvolvimento dos projetos propostos serão utilizadas diferentes técnicas experimentais como, por exemplo, as de óptica linear e não-linear, ressonância magnética nuclear, difração e espalhamento de raios X, entre outras. Todas as linhas de investigação propostas terão a colaboração ativa de membros da equipe especialistas em simulações computacionais e com grande experiência teórica. Os objetos de estudo deste Projeto são sistemas multicomponentes auto-agregados em equilíbrio termodinâmico, tais como cristais líquidos, coloides magnéticos, micelas, complexos surfactantes-proteínas e lipoproteínas humanas de alta e baixa densidade. Também serão estudados sistemas fora do equilíbrio termodinâmico, como lipossomas e vesículas e emulsões. Uma parte do nosso interesse foca sistemas modelo, em condições controladas, que visam obter informações sobre as relações estrutura/função biológica e a dinâmica interfacial. Serão investigadas as lipoproteínas de baixa e alta densidade. No caso das lipoproteínas humanas, visamos compreender processos oxidativos e implicações na aterosclerose. Fragmentos peptídicos da apo lipoproteína B humana serão estudados visando a produção de ferramentas de imunização à doença aterosclerótica. Numa outra linha investigativa relacionada à aterosclerose, propomos a produção de emulsões de partículas formadas por lipídeos e colesterol, com dimensões nanométricas e estrutura similar à LDL. As propriedades dessas nanoemulsões serão investigadas por meio de diferentes técnicas experimentais para a sua utilização como vetores de drogas para o tratamento de certos tipos de cânceres, arteriosclerose e leishmaniose. Objetivamos o estudo fundamental de propriedades de membranas-modelo, como permeabilidade, elasticidade e propriedades conformacionais. Uma meta significativa é disponibilizar uma metodologia de análise do plasma humano, por meio da ressonância magnética nuclear, que forneça diretamente o perfil das lipoproteínas plasmáticas. Os experimentos envolvendo sistemas biológicos serão planejados em conjunto com matemáticos especialistas em estatísticas populacionais. Dessa forma os resultados poderão ser extrapolados para populações maiores com significância estatística. Visamos desenvolver um método de deconvolução do espectro de ressonância magnética (1H) que quantifique as diferentes classes e subclasses das lipoproteínas humanas plasmáticas. Esse tipo de análise poderá impactar o diagnóstico e tratamento da aterosclerose no país. A pesquisa também visa a síntese e caracterização de novas nanopartículas e coloides magnéticos com aplicações tecnológicas e biomédicas (vetores de droga, hipertermia e contraste para imagens por ressonância magnética). Esta linha de investigação deve levar à definição de metodologias de produção de nanopartículas magnéticas e coloides com potencial uso industrial e médico, podendo ser transferidas ao setor produtivo. No que se refere à síntese de novos coloides magnéticos, alguns deles biocompatíveis, objetivamos que o país tenha capacidade de síntese e caracterização desses ferrofluidos. Isso viabilizará tanto sua aplicação nas diferentes áreas como também na sua produção em larga escala, visando suprir o mercado nacional. O estudo de cristais líquidos e estruturas supramoleculares visa utilizar técnicas experimentais físicas e químicas para caracterizar e compreender as interações moleculares que produzem o comportamento complexo de cristais líquidos e estruturas supramoleculares, algumas de interesse bioquímico e biológico. Em particular serão investigadas propriedades de molhagem de substratos com cristais líquidos bem como filmes liquido cristalinos suspensos. No aspecto do ensino realizaremos escolas periódicas para estudantes de graduação e pós-graduação e fomentaremos a criação de disciplinas (graduação e pós-graduação) em Universidades. Na extensão atuaremos junto ao ensino médio, ministrando cursos de atualização anuais para professores nos temas da saúde, estrutura da matéria e tecnologias relacionadas ao tema do projeto (estrutura da matéria, novos materiais, água e fluidos biológicos e seu impacto na sociedade e na saúde do homem). Realizaremos atividades de divulgação junto ao grande público através de exposições anuais em locais de grande circulação de pessoas (estações centrais de metrô e demais locais de grande afluxo de pessoas).
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 25/11/2016-30/11/2022