Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Albertina Pimentel Lima

Ciências Biológicas

Ecologia
  • peld do oeste do pará (popa)- monitoramento da biodiversidade em longo prazo para avaliar os efeitos de mudanças ambientais e climáticas na diversidade de espécies de plantas e animais
  • Aqui se propõe a criação de um PELD na região no oeste do Pará, nos municípios de Santarém e Belterra. A área de estudo compreende um gradiente único de áreas de savanas amazônicas e fragmentos florestais com mais de 300 anos isolados por savanas, e mais ao sul encontra-se a Floresta Nacional do Tapajós (FLONA Tapajós) com dois principais tipos de florestas ombrófilas de fisionomias muito distintas: uma sob solo de areias quartzosas distróficas em terras baixas e escarpas, que conferem à floresta um dossel de aspecto mais aberto, e a outra em latossolos amarelos distróficos, num altiplano de cota altitudinal em torno de 200 m, onde o dossel da floresta é mais homogêneo. Existem trabalhos que já predizem que os efeitos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas amazônicos podem gerar um gradiente de florestas úmidas com expressiva biomassa a florestas estacionais e formações de savana arbórea, e esse processo de “savanização” pode ser acelerado por ações humanas como queimadas induzidas e extração seletiva de madeira. Portanto, esse gradiente de paisagens no Oeste do Pará apresenta diferentes variações micro climáticas de temperatura e umidade, o que é ideal para criar modelos preditivos dos efeitos de mudanças climáticas no futuro. Além disso, nas áreas de terra baixas das margens do rio Tapajós, existem comunidades tradicionais que procuram uma fonte de renda sustentável usando a floresta para obter recursos. Para tanto, esse projeto usará o sistema PPBio/Rapeld com as seguintes finalidades: 1) avaliar os impactos sobre os sistemas seminaturais causados pelo fogo (médio prazo) e pelas mudanças climáticas (longo prazo) utilizando o gradiente de paisagens; 2) monitorar espécies da flora e fauna na Flona do Tapajós em áreas sem levantamentos para relacionar com os fatores ambientais que podem afetar a estrutura e dinâmica das espécies e no futuro avaliar os efeitos das mudanças climáticas; 3) usar a infraestrutura de trilhas para a inclusão de comunidades nos estudos sobre a biodiversidade e promover a renda local através do Ecoturismo.
  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - AM - Brasil
  • 02/01/2017-31/01/2021
Foto de perfil

Alberto de Barros Aguirre

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • carne orgânica: uma análise da cadeia de suprimento, seus custos e comercialização por valor justo
  • A busca para melhorar os meios de produção e agregar valor a um produto tem se tornado um importante diferencial e é meta organizacional de muitos produtores. Neste contexto está inserida a carne orgânica, a qual tenta sair do status de uma commodity e aspira um nicho de mercado com um poder aquisitivo maior do que a carne convencional. Este fenômeno, que o presente projeto almeja estudar, está dividido em quatro partes. A primeira envolve a análise da cadeia de suprimento para a carne orgânica, tratando esta parte como um estudo documental tendo como base a construção teórica de autores anteriores. Junto com esta, a segunda parte envolve em descrever os custos da cadeia de suprimentos deste produto final, tratando assim de um estudo de caso com natureza descritiva e exploratória do tipo qualitativa e quantitativa, envolvendo entrevista aberta com os agentes envolvidos nesta cadeia de produção. A terceira parte diz respeito a uma análise dos custos produtivos (a qual, será estudada a partir da etapa anterior). E a quarta e última etapa, a qual, envolverá as etapas anteriores e buscará procurar o valor justo de comercialização desse produto, o qual, este trabalho almeja estudar. Assim, este trabalho agregará contribuições efetivas para os produtores que trabalham na produção de carne, seja esta orgânica ou convencional, visando assim um melhor desempenho destes agentes envolvidos. Os futuros frutos deste trabalho implicarão em uma incrementação dos produtores brasileiros no cenário mundial de carne.
  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - MS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alberto Ferreira da Rocha Junior

Lingüística, Letras e Artes

Artes
  • diversidade sexual e teatro no brasil: visibilidade, minoritarismo e representação
  • Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar, no âmbito da cena teatral produzida no Brasil, três noções caras aos estudos sobre diversidade sexual: a da visibilidade, a do minoritarismo e a da representação, de modo a permitir uma reflexão histórica e historiográfica sobre o teatro produzido no Brasil em suas relações com a diversidade sexual. Essas três noções são atualmente encontradas com bastante frequência em práticas discursivas (incluídos aqui textos militantes, midiáticos e teóricos, sendo ‘texto’ entendido aqui no sentido lato da palavra, incluindo debates orais, entrevistas, espetáculos teatrais, filmes, críticas etc.) e com elas têm se defrontado todas/todos aquelas/aqueles que trabalham com questões relativas aos direitos humanos em geral. Não se trata de discussão restrita às questões de diversidade sexual e de diversidade de gênero, mas uma discussão que pode ser ampliada para as discussões relativas ao racismo e ao capacitismo dentre outras. Nossa proposta é investigar as relações entre teatro no Brasil e diversidade sexual a partir das seguintes obras: O patinho torto, de Coelho Neto; Greta Garbo, quem diria, acabou no Irajá, de Fernando Melo; Blue Jeans, de Wanderley Aguiar Bragança e Zeno Wilde; e A ópera do malandro, de Chico Buarque. Do ponto de vista dos direitos humanos, utilizaremos as noções de visibilidade, minoritarismo e representação, do ponto de vista teatral, pretendemos investigar a cena a partir dos tensionamentos entre: comicidade e seriedade (compreendidos frequentemente como opostos nas discussões sobre teatro e direitos humanos); personagem e estereótipo (bastante presente e muitas vezes criticado na caracterização de personagens LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Ao longo da pesquisa, pretendemos produzir comunicações, pôsteres, capítulos de livros e artigos científicos e um momento laboratorial cênico; pretendemos também continuar propondo projetos em nível de Iniciação Científica com recortes específicos dentro da presente proposta, e estimular a elaboração e o desenvolvimento de projetos em nível de Mestrado Acadêmico dentro da linha de pesquisa “Cultura, Política e Memória” no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFSJ. É nossa intenção desenvolver ações extensionistas pontuais voltadas para a educação básica. No caso desta proposta, nossa intenção é enfatizar as ações de trabalhos com arquivos teatrais, fontes primárias e produção documental.
  • Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022