Projetos de Pesquisa

 

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Rosemberg Fernandes de Menezes

Ciências Biológicas

Ecologia
  • impactos da redução das chuvas sobre a qualidade da água e biodiversidade de ecossistemas lacustres do plateau da borborema
  • O Nordeste brasileiro deverá sofrer graves consequências nos seus sistemas ecológicos em virtude das mudanças climáticas. As mudanças previstas para essa região estão relacionadas aos efeitos do aumento da temperatura e evapotranspiração, à redução das chuvas e às alterações no uso e ocupação do solo no entorno das bacias hidrográficas. Esses efeitos em conjunto deverão causar uma redução crônica dos níveis de água dos reservatórios com consequente aumento das concentrações de nutrientes e sais e aumento da produtividade primária. Esses fatores, além de magnificarem o processo de eutrofização e salinização dos corpos d'água, poderão levar a perda de biodiversidade taxonômica e funcional. Esse cenário poderá trazer consequências sem precedentes para os ecossistemas aquáticos da região, tais como: (i) redução da disponibilidade e qualidade da água acumulada nos reservatórios; (ii) redução da heterogeneidade ambiental e perda de biodiversidade; e (iii) homogeneização taxonômica e funcional das comunidades aquáticas. Portanto, a principal hipótese deste projeto é que a redução das chuvas aumentará a suscetibilidade dos reservatórios à eutrofização e salinização, com consequentes reduções da heterogeneidade ambiental e diversidade (alfa e beta) de espécies aquáticas. Para testar as hipóteses, amostras de água e da biota aquática (i.e. fitoplâncton, zooplâncton, macroinvertebrados bentônicos e peixes) serão coletadas em pelo menos 14 reservatórios situados no Plateau da Borborema paraibano e distribuídos ao longo de um gradiente de aridez (405 a 1300 mm/ano). As coletas serão realizas ao final dos períodos seco e chuvoso entre os anos de 2019 e 2020. Este projeto, portanto, contribuirá para obtenção de dados empíricos (bióticos e abióticos) úteis para se fazer predições dos impactos da redução das chuvas sobre a qualidade da água e organização das comunidades em ecossistemas lacustres do Plateau da Borborema, os quais eventualmente poderão servir como base para outras regiões do mundo com cenários semelhantes de mudanças climáticas. Adicionalmente, a compreensão dos fatores reguladores da biodiversidade pode ajudar na mitigação dos efeitos das secas sobre os serviços ecossistêmicas e proposição de estratégias mais eficientes para gerenciar os conflitos já existentes de uso da água no Nordeste do Brasil, especialmente no semiárido.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemeire Reis da Silva

Ciências Humanas

Educação
  • pesquisa biográfica em educação, juventude e mobilização para aprender estudo empírico e perspectiva
  • Objetivos gerais  Analisar teoricamente o conceito de “pesquisa biográfica em educação em relação às juventudes” e investigar as possíveis contribuições do estudo dos processos de biografização para compreender os desafios relacionados à mobilização para aprender na modernidade avançada para as juventudes ingressantes em universidades federais brasileiras. Objetivos específicos  Realizar um mapeamento e análise de artigos de revistas qualis A e B dos últimos cinco anos com estudos que se relacionem com a temática da pesquisa (Esse objetivo é o foco na pesquisa de Iniciação Ciêntifica denominada “SENTIDOS DA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA PARA ESTUDANTES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: QUAIS CONHECIMENTOS ESTÃO SENDO PRODUZIDOS?” aprovada no edital PIBIC/UFAL/CNPq/UFAL-Af/FAPEAL 2018-2019, com uma bolsista e uma colaboradora.  Realizar e analisar uma cartografia de estudantes do segundo ano das licenciaturas da UFAL (Matemática, Biologia, Pedagogia, Ciências Sociais) – um estudo exploratório com questionários sobre aspectos da vida, de onde moram, de onde estudaram na educação básica, étnico-raciais, de gênero, expressões culturais, etc  Analisar as contribuições do conceito de “temporalidade narrativa” na pesquisa biográfica em relação aos estudos da “mobilização para aprender” das juventudes.  Identificar os desafios da mobilização para aprender para jovens no ensino superior em cursos de licenciatura da UFAL (Biologia, Matemática, Pedagogia, Ciências Sociais;  Analisar como se articulam ou se distanciam as aprendizagens biográficas construídas em relação às exigências de estudo?  Estudar aspectos da relação com o saber, suas dimensões epistêmicas e identitárias dos/das jovens estudantes da pesquisa  Pesquisar as relações dos/das jovens pesquisados com os espaços mais amplos da universidade e os modos de expressividades juvenis  Analisar se existem diferenças nas relações interpessoais e nos estudos entre os rapazes e as garotas pesquisadas  Identificar aproximações e distanciamentos dessa experiência de primeiro ano do ensino superior de estudantes dos diferentes cursos de licenciatura pesquisados (Matemática, Biologia, Pedagogia e Ciências Sociais da Universidade Pública Federal de Alagoas)  Apreender as contribições teóricos-metodológicas da pesquisa biográfica para o estudos sobre mobilização para aprender para juventudes estudantes nas universidades públicas federais brasileiras
  • Universidade Federal de Alagoas - AL - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosemeri Maurici da Silva

Ciências da Saúde

Medicina
  • avaliação do impacto no aparelho respiratório a longo prazo no âmbito da covid19: um estudo de coorte.
  • Estudos observacionais que abordam a heterogeneidade da COVID19 em termos de impacto sobre o aparelho respiratório a longo prazo são altamente desejáveis, uma vez que trata-se de uma doença com processo inflamatório intenso e possível dano pulmonar permanente com repercussões a longo prazo. Considerando este aspecto e as diferentes categorias de gravidade desta doença, este estudo visa identificar as repercussões da doença sobre o aparelho respiratório e seu comportamento a longo prazo em pacientes diagnosticados com COVID19 nas formas leve, moderada e grave, que recebem alta do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e de outras unidades hospitalares da Grande Florianópolis. Pretende-se avaliar 300 participantes, 100 de cada categoria de gravidade. A coleta presencial de dados ocorrerá durante dois anos nas dependências do Núcleo de Pesquisa em Asma e Inflamação das Vias Aéreas (NUPAIVA) do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC): visita incial 30 dias após a alta hospitalar (V0), visita após seis meses (V6meses), visita após um ano (V1ano) e dois anos (V2 anos). Por mais quatro anos, os participantes continuarão sendo acompanhados por telefone para monitoramento em entrevistas semestrais. Os prontuários do HU/UFSC referentes ao período de internação serão consultados para coleta de dados. Em V0, V1 ano e V2 anos realizar-se-ão: consulta médica, solicitação de exames (espirometria, pletismografia radiografia – Rx, tomografia computadorizada – TC, ecocardiograma bidimensional com doppler – ECO), aplicação de instrumentos de avaliação do estado de saúde (escala Medical Research Council modificada – mMRC, Saint George Respiratory Questionnaire – SGRQ, escala London Chest Activity of Daily Living – LCADL, escala Self-Reported Functional Limitation – SRFL, escala Hospital Anxiety and Depression – HAD, Mini-Exame do Estado Mental – MEEM, Mini Nutritional Assessment – MNA,), antropometria, análise de impedância bioelétrica (BIA) e testes físicos (dinamometrias de preensão palmar e extensão de joelho, Short Physical Performance Battery – SPPB e teste senta-levanta de um minuto – TSL1min). Ainda em V0, será disponibilizada uma caderneta e um medidor portátil de pico de fluxo expiratório (PFE) aos participantes para autoavaliação domiciliar durante um mês. Em V6 meses será realizada consulta médica.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 27/08/2020-26/09/2022
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Rosenilton Silva de Oliveira

Ciências Humanas

Educação
  • formação para a diversidade étnica e racial: impactos das leis 10.639/2003 e 11.635/2008 nos cursos de pedagogia no brasil
  • O objetivo dessa pesquisa consiste em analisar as ações institucionais adotadas entre os anos 1988-2017 voltados para a formação de professores da educação básica sobre questões étnicas e raciais. Specifically, on the one hand, it is intended to observe the impact of Laws 10639/2013 and 11645/2008 on the curricula of the pedagogical and undergraduate courses of the Brazilian Public Higher Education Institutions (IES) and, on the other hand, the establishment of groups of research and / or nuclei of studies registered in the Directory of Groups of CNPq whose main research line has as a cut of this theme. If we take seriously the proposition that legal provisions are syntheses of juridical consensus, disputes in the fields of politics and law, following the Foucautian inspiration, our hypothesis is that such devices, besides normalizing the new arrangements and dissent.
  • Universidade de São Paulo - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosiel Camilo Sena

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • xi semana nacional de ciência e tecnologia do ifam/campus lábrea
  • Diversas são as atividades desenvolvidas pelos servidores do Campus Lábrea, no ensino, na extensão e na pesquisa, a soma dessas atividades contribuem para o Campus constituir-se em centro de excelência, no município de Lábrea, na oferta do ensino de ciências, em geral, e de ciências aplicadas, em particular, estimulando assim o desenvolvimento do espírito crítico, voltando a investigação empírica e o desenvolvimento cientifico e tecnológico do município. A XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea) acontecerá entre os dias 21 a 23 de outubro, será realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM/Campus e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, ambos da cidade de Humaitá situada cerca de 230 km do município de Lábrea, tendo como tema, Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira. A XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea tem como objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população através da divulgação científica do Campus. A proposta de sua realização é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sobre o uso da Inteligência Artificial e seu impacto em empresas e pessoas nos próximos anos. Na programação da XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea, está prevista a realização de diversas atividades que vão desde a oferta de oficinas, minicursos, apresentação de trabalhos, exposição, palestras e mesas redondas, essas atividades serão transmitidas no sistema hibrido de ensino (presencial e à distância). Também fará parte do evento a realização da III Feira de Ciências do IFAM/Campus Lábrea, onde serão apresentadas diversas experiências construídas pelos discentes do Campus orientado pelos docentes e que serão apresentados ao público participante do evento, em especial os estudantes da rede estadual e municipal do município de Lábrea. Diante do exposto, acreditamos que a realização da XI SNCT/IFAM/Campus Lábrea, com recursos do presente projeto, estão alinhados com os objetivos específicos da chamada CNPq/MCTIC Nº 03/2020 SEMANA - NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT). Sua execução irá contribuir significativamente no sentido de entender os fundamentas da inteligência artificial (IA); conhecer as soluções que a I.A. pode trazer as pessoas; promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas; estimular o interesse dos alunos da educação básica no envolvimento de novas tecnologias utilizadas no mercado de trabalho; identificar jovens talentos no desenvolvimento de inovações tecnológicas; fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado por meio da I.A.; incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos utilizando ferramentas inovadores; fortalecer a interação entre escolas de educação básica, democratizar o conhecimento e popularizar a inteligência artificial.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 23/10/2020-30/04/2021
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Rosiel Camilo Sena

Engenharias

Engenharia Elétrica
  • iii feira de ciências do ifam/campus lábrea
  • Acreditamos que a realização da III Feira de Ciências /IFAM/Campus Lábrea, com recursos do presente projeto, estão alinhados com os objetivos específicos da Chamada CNPq/MCTIC Nº 11/2019 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas e sua execução irá contribuir significativamente no sentido de aprimorar o ensino de ciência nas escolas de educação básica; promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas; estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas; identificar jovens talentos para as ciências; fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de ciências; incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências; fortalecer a interação entre escolas de educação básica, democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - AM - Brasil
  • 07/01/2020-31/01/2021
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Rosilane de Lima Brito Magalhães

Ciências da Saúde

Enfermagem
  • adesão ao acompanhamento de gestantes expostas à sífilis e fatores associados à perda de seguimento
  • A sífilis é uma doença infecciosa, crônica e sistêmica; configura-se como um grave problema de saúde pública, com gravidade mais exponencial em populações vulneráveis e também em gestantes. O estudo tem como objetivo analisar os fatores relacionados à perda do seguimento clínico em gestantes expostas a sífilis na atenção básica do município de Teresina-PI. Trata-se de um estudo analítico, com abordagem quantitativa. Como critério de inclusão será considerado: Ter diagnóstico de sífilis em qualquer idade gestacional; estar grávida em qualquer idade gestacional; ser cadastrada em uma ESF de Teresina-PI; ter idade igual ou superior a 18 anos. No desenho do estudo será utilizado o processo de amostragem por conglomerado que consiste em uma técnica probabilística. Neste estudo cada Unidade Básica de Saúde que possuir pelo menos uma equipe cadastrada da ESF, será um conglomerado. Para ter uma amostra representativa serão selecionados os conglomerados que apresentarem número igual ou superior a um caso de gestantes expostas a sífilis. As gestantes e legíveis para o estudo serão selecionadas por conveniência. Todos os dados referentes aos exames de VDRL das participantes serão coletados conforme informação do cartão da gestante e também dos exames impressos, já realizados durante o pré-natal. A coleta de dados contará com o auxílio dos alunos da graduação que serão contemplados com bolsa do Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) ou Iniciação Científica Voluntária (ICV) e uma mestranda. Será aplicado um instrumento que será validado quanto a forma e conteúdo por juízes com domínio da temática. Os dados serão coletados na Unidade Básica de Saúde, no dia da consulta de pré- natal, das gestantes elegíveis, na primeira etapa da pesquisa. As mesmas serão abordadas em conformidade com melhor adequação do horário, antes ou depois da consulta. A coleta de dados ocorrerá em três momentos distintos, no período de outubro/2018 a julho de 2019a saber: Primeira etapa: Levantamento e seleção das Unidades Básicas de Saúde. Segunda etapa: aplicabilidade do instrumento de coleta de dados. Terceira etapa: Nessa etapa serão coletados dados referentes a adesão ao seguimento da sífilis que deverá ocorrer no dia da consulta puerperal nas UBS, geralmente até 42 dias pós parto. E elaboração do protocolo. Os dados serão organizados e será realizado dupla digitação, e exportados para o programa estatístico StatisticalPackage for the Social Sciences(SPSS), e Será realizado análises exploratórias dos dados coletados, incorporando a complexidade do desenho amostral, com vistas a caracterizar a população do estudo e responder aos objetivos propostos, por meio de distribuição de frequência (uni e bivariada) e medidas descritivas (médias, desvio padrão e/ou medianas). Será verificado o nível de significância e regressão logística. O projeto conta com a provação da Ética da Fundação municipal de Saúde de Teresina e foi encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade Federal do Piauí. Dentre os riscos aos quais as participantes possam estar expostas descartam-se: riscos de desconforto em relação à exposição da sua situação de saúde ou alguma pergunta em relação ao seu comportamento. O principal benefício envolve a oportunidade de detecção das lacunas em relação ao controle da sífilis gestacional e oportunidade de rastrear casos de sífilis que tiveram perda do seguimento, que poderá refletir na redução de novos agravos e transmissão vertical em gestações futuras. Ao final do estudo será elaborado um protocolo tendo como base os resultados do estudo, para aplicabilidade em Unidades Básicas de saúde de Teresina.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosilene de Sá Ribeiro

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • física ao alcance de todos: tecnologias aplicadas à internet das coisas (iot) e inteligência artificial
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - ES - Brasil
  • 20/10/2020-30/04/2021
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Rosilene Marques Sobrinho de França

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a ação do estado no âmbito do sistema de segurança pública e de justiça para a população carcerária no piauí
  • O projeto de pesquisa com o tema “A ação do estado no âmbito do sistema de segurança pública e de justiça para a população carcerária no Piauí”, visa realizar estudo bibliográfico e documental com o objetivo de examinar as ações dos sistemas de justiça e de segurança pública no âmbito dos programas educacionais coordenados pela Secretaria de Justiça do Estado do Piauí (SEJUS) e dos Projetos Audiência de Custódia, Reeducar e Ressocializar para Não Prender, analisando-se o atendimento à população carcerária do estado do Piauí, notadamente no que se refere às ações de educação prisional, concessão de liberdades provisórias e o estabelecimento de penas alternativas, bem como em relação aos processos de ressocialização de presos e de egressos do sistema prisional.
  • Universidade Federal do Piauí - PI - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Rosimeire Maria Orlando

Ciências Humanas

Educação
  • acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais
  • A presente proposta de estudo tem como tema a educação escolar de pessoas com deficiência, especificamente o acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro a partir dos indicadores sociais. Tem como objetivo geral, analisar as alterações quantitativas referentes ao acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior e específicos: 1. Identificar dados oficiais de matrículas de sujeitos da Educação Especial no ensino superior brasileiro; 2. Verificar as condições de acesso e permanência das pessoas com deficiência ao Ensino Superior brasileira cotejando os dados oficiais do poder público sobre incidência demográfica e matrículas; 3. Caracterizar e analisar as condições de acesso e permanência no ensino Superior brasileiro de acordo com as grandes regiões brasileiras; 4. Identificar as alterações quantitativas referente ao acesso e a permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior brasileiro; 5. Analisar a trajetória acadêmica referente ao acesso e a permanência de alunos com deficiência no ensino superior brasileiro. Metodologicamente, toma-se como unidade de análise a incidência demográfica e dados sobre o acesso e condições de permanência no ensino superior dessa parcela da população. Terá como fonte as estatísticas públicas do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), das Pesquisas Nacionais por Amostras de Domicílios (PNAD), e do Censo da Educação Superior de (2005- 2017) coletadas e divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre outras contribuições espera-se que, além da troca de experiência e intercâmbio entre as universidades, a ampliação do conhecimento produzido sobre os indicadores sociais contribua para o aprofundamento das análises das condições de escolarização da pessoa com deficiência e como base para a realização de novas investigações em Educação e em Educação Especial.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022