Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Sandra Regina Monteiro Masalskiene Roveda

Engenharias

Engenharia Sanitária
  • modelagem com elas
  • Este projeto propõe desenvolver com alunas de escolas públicas formas mais amplas de compreensão da Matemática e de suas aplicações por meio da problemática ambiental, desenvolvendo, assim, novas maneiras de interpretar a realidade e promovendo competências de aprendizagem independente e autônoma. A metodologia considerada será a modelagem matemática, com a realização de oficinas, seminários e elaboração de portfólio digital. É esperado que o projeto possa auxiliar na desmistificação de construções com visões patriarcais a fim de integrar mulheres cada vez mais no âmbito das ciências exatas, ajudando na construção da autoestima dessas para a aprendizagem e sua aderência nas áreas da Engenharia, Robótica e Computação.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/01/2021-31/07/2022
Foto de perfil

Sandra Rolim Ensslin

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • sistemas de avaliação de desempenho organizacional (sad): investigação sobre o estágio do ciclo de vida
  • A pesquisa sobre Avaliação de Desempenho (AD) tem despertado interesse de gestores e pesquisadores ao longo dos anos. Segundo a literatura, a área de AD passou por fases evolutivas a fim de responder proativamente aos desafios organizacionais demandados, interna e externamente, que modificaram a forma como era vista a necessidade informacional das organizações, especialmente para fins de gestão. Tal emergência promoveu o surgimento e uso dos Sistemas de Avaliação de Desempenho (SADs). O desenvolvimento dos estudos sobre os SADs recebeu forte atenção no início da década de 1990, com o surgimento de ferramentas e metodologias para tomada e apoio à decisão. Em um processo evolutivo, um dos fatores estudados para o desenvolvimento dos SADs tem relação com o Ciclo de Vida desses Sistemas, no qual são identificados estágios ‒ Concepção/Design, Implementação, Uso e Revisão ‒ em que os Sistemas evoluem e deveriam permanecer alinhados aos interesses de seus usuários nas organizações. Para isso, defende-se a necessidade de geração de conhecimento/aprendizagem entre os colaboradores e gestores e o alto escalão (pessoas) da organização. Em uma busca inicial na literatura, constatou-se que as publicações se concentram no estágio Concepção/Design dos SADs, e algumas, no estágio Implementação. Nesse contexto, o problema que emerge diz respeito à investigação do estágio do Ciclo de Vida em que se encontra o SAD em uma organização e das razões que levam, ou não, ao desenvolvimento dos estágios de Implementação, Uso e Revisão do SAD. Assim, o objetivo central desta pesquisa consiste em proceder a uma análise dos Sistemas de Avaliação de Desempenho quanto ao estágio do Ciclo de Vida (proposto por Bourne et al. (2000)) e sua relação com o conhecimento/aprendizagem das pessoas da organização. Com base na seguinte proposição teórica: O conhecimento e a aprendizagem promovidos pela interação com o processo de Avaliação de Desempenho promoverão a evolução dos estágios do Sistema de Avaliação de Desempenho (SAD) organizacional. Para tal, a investigação será norteada pela abordagem qualitativa por meio do ponto de vista interpretativo dos dados (unidade de análise (multicasos) em organizações que tenham implementado um Sistema de Avaliação de Desempenho há, pelo menos, três anos, demonstrando certa maturidade do Sistema, concebido pela perspectiva epistemológica construtivista). Em linhas gerais, argumenta-se que os resultados desta pesquisa poderão auxiliar na compreensão de elementos/motivos que influenciam a operacionalização do(s) estágio(s) do SAD e, dessa forma, fornecer os meios necessários para instrumentalizar os gestores e pesquisadores na condução e manutenção do SAD em sua plenitude (os quatro estágios). Essa informação até então não foi encontrada na literatura consultada. Para isso, a pesquisa também apresentará os resultados na forma de artigos científicos, mapeando o portfólio bibliográfico de artigos publicados em diversas bases de dados, identificando e analisando as características e os estágio dos SADs e a relação com a variável conhecimento/aprendizagem das pessoas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022