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Faculdade de Medicina do ABC
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Fundação Antônio Prudente
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Hospital Sírio-Libanês
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Instituto Brasileiro de Iniciação Científica
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Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
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Instituto Federal de Santa Catarina
Instituto Federal de São Paulo
Instituto Federal do Acre
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Instituto Federal Goiano
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Valdir Heitor Barzotto
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Educação
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
configurações da dimensão política no discurso materializado em dissertações e teses de educação ambiental.
Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é analisar e compreender as diferentes configurações da dimensão política por meio da recorrência de alguns termos em enunciados nos discursos que configura a pesquisa em educação ambiental. O nosso corpus será constituído com base nos textos reunidos no Banco de Teses e Dissertações do Projeto EArte. Por meio dos trabalhos reunidos nessa base, serão selecionadas palavras e expressões recorrentes no interior dos textos como: sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, cidadania, participação, engajamento, emancipação, autonomia, crítica, entre outros que irão surgir no decorrer da pesquisa. Entendemos que essas palavras constituem uma espécie de terminologia específica que é comum e compartilhada nos discursos que configuram a educação ambiental em produções acadêmicas. Ao elaborar uma dissertação ou tese, o estudante procura lançar mão de um discurso pretensamente neutro. Todavia, entendemos que essa pretensa neutralidade é apenas ilusória, pois as produções científicas não são neutras nem imparciais, mas baseadas em escolhas precisas e métodos determinados. Ao empregar em seus enunciados uma terminologia específica e inseri-las no contexto de seu trabalho, o pesquisador mobiliza relações de sentido em seus dizeres que materializam ideologias de discursos preexistentes. Os efeitos ideológicos dos seus dizeres podem ser percebidos na maneira como ele diz algo e também naquilo que não é dito. Dentro da linha e concepção discursiva que adotaremos, os sentidos dos termos serão explicados pelo modo como cada enunciado articula sentidos entre si. As posições sustentadas pelos pesquisadores refletem, de modo consciente ou não, as suas posições ideológicas. Como eixo teórico, o trabalho irá se apoiar em uma abordagem semântica, que considera a enunciação e a análise do discurso como sendo ferramentas indispensáveis para a reflexão sobre o estudo dos objetos semânticos. As nossas análises sobre os sentidos dos termos empregados no conjunto de enunciados das produções acadêmicas tomam o sentido como algo politicamente constituído e determinado pelas posições ideológicas que estão em jogo no processo socio-histórico. Mais do que identificar processos de produção de sentidos, o que nos propomos a fazer por meio dessas análises, é lançar alguma luz sobre questões e incertezas que ainda persistem no campo da Educação Ambiental, possibilitando uma maior reflexão sobre a crescente complexidade desse campo de pesquisa.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valdir Pignatta e Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
análise numérico-experimental de estruturas de concreto em situação de incêndio
Resumo:
As exigências municipais, estaduais e federais sobre segurança contra incêndio, em especial, resistência ao fogo das estruturas ainda encontram dificuldades de serem respeitadas em projetos, por um lado pelo pouco conhecimento de engenheiros sobre o tema, por outro, a falta de um maior número de pesquisadores a procura de soluções ao mesmo tempo seguras e econômicas. O grupo de pesquisa em segurança das estruturas em situação de incêndio (GPESI) do Departamento de Engenharia de Estruturas e Geotécnica da Escola Politécnica da USP, liderado pelo solicitante, é bastante produtivo, inclusive em aspectos não pesquisados nacionalmente e pouco em nível internacional. A pesquisa do GPESI vem de anos. Na fase inicial da pesquisa, dedicou-se a compreender o comportamento de materiais e de sistemas estruturais básicos em situação de incêndio. Atualmente, dedica-se a estudos numéricos avançados sobre estruturas de concreto e aço em situação de incêndio. O solicitante tem mais de 250 publicações em periódicos, livros e anais. O objetivo deste Projeto é prosseguir na análise avançada, em que se considera a determinação do campo térmico, a não linearidade geométrica e dos materiais, em que se incluem a fissuração e a redistribuição de esforços; a restrição à deformação térmica (axial e rotacional) etc., mas também avançar no campo experimental. Os itens a serem pesquisados neste Projeto são: revestimentos com material contra fogo em elementos estruturais de concreto, comportamento das vigas de concreto armado com restrições a deformações térmicas e o efeito da dilatação de vigas em pilares de fachada. Os resultados serão inéditos, contribuindo com o avanço científico da área em nível nacional e internacional.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valdir Silva
COORDENADOR(A)
Lingüística, Letras e Artes
Lingüística
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliências adaptativas nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas
Resumo:
As profundas e significativas transformações sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas que estamos vivenciando no mundo atual são, em sua grande maioria, efeitos das tecnologias digitais da informação e da comunicação, que emergiram no final século passado: a internet e os computadores pessoais e, mais recentemente, os dispositivos móveis, como os tablets e os celulares smartphones. Os impactos destas tecnologias na sociedade contemporânea estão nos impondo novas formas de conhecer, de representar, interpretar e significar o mundo. Nessa direção, o presente projeto tem por objetivo investigar os níveis de resiliência adaptativas dos graduandos dos cursos de Letras da UNEMAT (Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Alto Araguaia e Sinop), da UFMT/Cuiabá e da UEMS/Campo Grande, nas práticas de ensino e aprendizagem sobre Linguagem e Tecnologia mediadas por tecnologias, em especial pelos dispositivos móveis (smartphones e tablets). Para tanto, tomaremos para investigação as dinâmicas de interação dos alunos matriculados na disciplina Linguagem e Tecnologia dos referidos cursos a ser ofertada na modalidade semipresencial, no contexto do Facebook - tomado como ambiente virtual de aprendizagem a partir de seminários on-line sobre os seguintes temas: games, mapas, tradutores, fanfictions, vídeos, memes, fanzines, internetês, blogs, aplicativos, entre outros. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, descritiva e explicativa em articulação com os postulados teóricos dos Sistemas Adaptativos Complexos (HOLLAND, 1995, 1997; WALDROP, 1992; DAVIS e SUMARA, 2006). Tomamos essa perspectiva teórica, por entendermos, a exemplo de muitos pesquisadores da área da Linguística Aplicada (LARSEN-FREEMAN, 1997; PAIVA, 2002; VAN LIER, 2004; LANTOLF, 2006; CAMERON E DEIGNAN, 2006), que ela se configura em uma proposição plausível para descrever, interpretar e compreender as dinâmicas complexas das práticas sociais de ensino e de aprendizagem sobre língua(gem) nos contextos virtuais, a partir de analises conduzidas por conceitos, tais como: a) diversidade, b) interação, c) iteração, d) resiliência, e) colaboração, f) autonomia, g) adaptação, h) emergência, i) auto-organização, j) sensibilidade às condições iniciais, k) bifurcação, l) fractais, m) conectividade, n) imprevisibilidade, entre outros. Conforme atenta Hass (2010), é preciso termos em mente que os Sistemas Adaptativos Complexos se configuram em um modelo teórico para pensarmos sobre a complexidade, a dinamicidade e os processos adaptativos do mundo ao nosso redor. No caso desse projeto, para pensarmos nos sistemas sociais em que as práticas de ensino e aprendizagem sobre linguagem e tecnologia se realizam, sejam elas nos contexto de formação de professores da área de Letras ou no chão das escolas da Educação Básica.
Instituição/UF/País:
Universidade do Estado de Mato Grosso - MT - Brasil
Vigência:
01/06/2017-30/06/2021
Valdirene Aparecida da Silva
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Aeroespacial
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
materiais absorvedores de radiação eletromagnética híbridos, baseados em nanotubos de carbono e carbeto de silício para aplicação em temperaturas elevadas
Resumo:
Os materiais absorvedores de radiação eletromagnética (MARE) referem-se à uma classe de materiais que interage com a onda eletromagnética, atenuando-a na forma de calor e/ou por cancelamento de fases da onda. O seu processamento vem sendo pesquisado há algum tempo pelo uso de ferritas, negro de fumo, grafite, polímeros condutores, entre outros aditivos. No entanto, mais recentemente, os materiais nanoestruturados têm atraído a atenção de pesquisadores no processamento desta classe de materiais. Nesse sentido, os nanotubos de carbono (NTCs) têm sido estudados como carga condutora na obtenção de MARE, podendo ser combinados com materiais cerâmicos como carbeto de silício (SiC) para aplicações em temperaturas elevadas. Visando contribuir com esta importante área da engenharia dos materiais, este projeto tem por objetivo o estudo e a obtenção de compósitos nanoestruturados pelo uso de NTCs e SiC. Um estudo para definição da matriz será realizada, bem como a caracterização morfológica, que será feita com o uso das técnicas de difração de raios X (DRX), microscopia eletrônica de varredura (MEV), Raman, e análises termoanalíticas (TGA e DSC) e, tratamento térmico dos aditivos e dos nanocompósitos. O comportamento eletromagnético com medidas de refletividade com placa e parâmetros S serão avaliados com o método de guias de onda na faixa de frequência de 8 a 18 GHz.
Instituição/UF/País:
Universidade do Vale do Paraíba - SP - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Valdirene Gasparetto
COORDENADOR(A)
Ciências Sociais Aplicadas
Administração
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
informações contábeis em relações interorganizacionais
Resumo:
Este estudo tem por objetivo avaliar o uso de informações contábeis em relações interorganizacionais em que os fornecedores são organizações pequenas e locais, e a influência do uso de informações na percepção de justiça nos relacionamentos. A pesquisa, de natureza qualitativa, será realizada por meio de estudo multicasos, envolvendo uma empresa compradora e seus fornecedores de primeiro nível - organizações pequenas e locais -, que sejam fornecedores estratégicos em termos de volume de operações, itens críticos ou com potencial de crescimento. Inicialmente se irá verificar quais informações são empregadas por cada fornecedor e pelo comprador, na relação; identificação da percepção dos fornecedores quanto ao nível de justiça no relacionamento com o comprador, e do comprador em relação a cada fornecedor; análise das necessidades informacionais de cada relacionamento; proposição de informações contábeis que poderiam ser usadas por cada fornecedor no âmbito da relação com o comprador, e pelo comprador em relação aos fornecedores para apoiar a relação; e avaliação da influência das informações propostas na percepção de justiça nos relacionamentos. Será uma pesquisa-ação, que envolverá observação, análise documental e entrevistas com cada empresa participante. As entrevistas serão elaboradas a partir de referencial teórico. A motivação para a pesquisa deve-se à constatação de que, na dinâmica do mercado mundial atual, organizações normalmente possuem diversos fornecedores e as transações podem ocorrer via mercado ou em relacionamentos interorganizacionais caracterizados por interação contínua entre os envolvidos (Cäker, 2008) e, nesse cenário, a utilização de informações contábeis pode contribuir para aumentar a confiança entre as empresas (Seal et al., 1999) e melhorar a percepção de justiça nos relacionamentos (Jack, Florez-Lopez e Ramon-Jerônimo, 2018), mesmo quando os fornecedores são organizações pequenas e locais, enquanto os comradores são organizações de maior porte e maior poder. Duffy et al. (2013) e Lim e Loosemore (2017) observaram que fornecedores são influenciados pela percepção de justiça nas relações comerciais, particularmente com respeito à distribuição de recompensas e à transparência dos procedimentos e processos de tomada de decisão, e que essa percepção de justiça pode levar a comportamentos positivos, como trabalhar em harmonia, empreender maior esforço, respeitar os outros e colaborar para resolver problemas.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valdirlei Fernandes Freitas
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Física
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Currículo
Título do Projeto:
dispositivos fotovoltaicos multiferróicos de perovskitas: estudo, desenvolvimento e aplicações sob campos magnéticos
Resumo:
Materiais com estrutura perovskita vêm sendo estudado devido a seu grande potencial para aplicações em conversores de energias fotovoltaicos. Em apenas cinco anos de investigações, a eficiência dos materiais com estrutura perovskita para gerar energia fotovoltaica ultrapassou a das células fotovoltaicas a base de silício, que são atualmente as mais comercializadas. Todavia, a eficiência desses dispositivos tem potencial para ser maior utilizando materiais multifuncionais. Nesse trabalho, novos materiais com estrutura perovskita e matriz de BiFeO3, serão desenvolvidos para aplicações em conversão de energia fotovoltaica e investigados sob campos magnéticos. Para melhorar sua eficiência fotovoltaica, mecanismos multifuncionais, como a orientação de paredes de domínios ferroelétricas e magnéticas por estímulos externos, serão explorados. Neste contexto, materiais nanoparticulados serão produzidos por rotas química e filmes finos, bem como os dispositivos fotovoltaicos, serão produzidos por dip e spin coating. Os dispositivos multicamadas, como as células solares cuja a matriz de perovskita fica entremeio eletrodos transparentes, substrato e carreadores de cargas, também serão produzidos e investigados. Os mecanismo físicos para a geração de energia fotovoltaica serão investigados por técnicas de espectroscopia e demais caracterizações óticas, estruturais e elétricas sob estímulos magnéticos, tudo visando maximizar a eficiência dos dispositivos.
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual do Centro-Oeste - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valdomiro Severino de Souza Júnior
COORDENADOR(A)
Ciências Agrárias
Agronomia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
pedogênese, dinâmica da matéria orgânica, prospecção de perda de carbono e microbiologia em planossolos e luvissolos na região semiárida
Resumo:
A região semiárida é reconhecida por apresentar desafios ao estudo do carbono do solo e da ciclagem da matéria orgânica, tornando urgente uma melhor compreenção da matéria orgânica do solo e sua relação com os processos pedogenéticos, especialmente quanto ao seu potencial para sequestrar carbono em profundidade, o que tem sido raramente investigado. Mudanças climáticas projetadas para ocorrer no futuro podem causar impactos significativos na América do Sul no presente século, principalmente nas regiões da Amazônia e do semiárido brasileiro, justificando assim estudos sobre a prospecção de perda de C nesses solos. Planossolos e Luvissolos correspondem a cerca de um terço da superfície da região semiárida no nordeste do Brasil, que em parte dão suporte para importantes cadeias produtivas (ovinocultura/caprinocultura e agricultura irrigada). A despeito de vários estudos já realizados na região semiárida, os fatores que determinam a estabilidade do C do solo em superfície e subsuperfície e sua relação com a formação dos mesmos ainda não são bem compreendidos nesses ambientes. Além disso, os micro-organismos têm papel essencial nos ciclos biogeoquímicos, assim, a atividade microbiana de grupos funcionais ligados ao N, P, Fe e frações do C podem ser importantes para entender a degradação da vegetação de Caatinga sob processo de desertificação, e para inferir sobre processos pedogenéticos que envolvem a participação do elemento ferro. A gênese de Planossolos é geralmente atribuída ao processo de ferrólise, no entanto, outros processos geogênicos, bem como a dinâmica da matéria orgânica na estabilização do horizonte B plânico desses solos merecem atenção. O objetivo do estudo será Caracterizar, morfológica, física, química e mineralogicamente Planossolos e Luvissolos desenvolvidos sobre rochas ácidas e básicas respectivamente, ao longo de uma climossequência, incluindo o Núcleo de desertificação Cabrobó. Avaliar o estoque de C e a dinâmica da matéria orgânica de Planossolos em função do clima e cobertura vegetal, além do seu papel na estabilização e permanência do horizonte B plânico. Além disso, avaliar a presença e diversidade microbiana de grupos funcionais ligados ao N, P e Fe na região semiárida. Os Planossolos e Luvissolos serão avaliados quanto à presença e diversidade microbiana de grupos funcionais ligados ao N, P e Fe por meio das análises microbiológicas (extração do DNA dos solos, reação em cadeia da polimerase em tempo real (qPCR) e análise em gel de eletroforese em gradiente desnaturante (PCR-DGGE). Os Planossolos serão ainda caracterizados micromorfologicamente e será caracterizada a MOS (C orgânico dissolvido, substâncias húmicas, composição isotópica 13C e 15N, C e N da biomassa microbiana, respirometria, espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (FTIR), calorimetria exploratória diferencial e termogravimetria (DSC-TG) e tratamento com HF (desmineralização)), será realizada também uma prospecção de perda do C ao longo do tempo. Será calculado o estoque de C em profundidade em Planossolos e Luvissolos. Espera-se que o subsolo (abaixo de 20 cm da superfície), o qual tem sido negligenciado quanto a sua reserva de carbono, seja uma importante fonte e/ou sumidouro para o ciclo global de carbono e para a manutenção da qualidade do solo. E que a composição química, estoque e fatores que regulam a estabilização da MOS em superfície e subsuperfície em ambiente semiárido sejam melhor compreendidos. A abordagem proposta, considerando a pedologia, dinâmica da matéria orgânica e a microbiologia do solo contribuirá para o avanço dos estudos de gênese de Planossolos e Luvissolos na região semiárida, especialmente por considerar o papel de micro-organismos especializados na atuação de processos e degradação do solo. O melhor entendimento a respeito do C existente nesses solos e de sua dinâmica contribuirá para integrar as discussões globais sobre estoque e estabilidade de C, especialmente em profundidade, bem como compreender o funcionamento desses solos, tendo em vista o histórico de estiagens dessas áreas, as quais estão expostas a usos indevidos e sujeitas a processos de desertificação. Ao final, pretende-se os seguintes resultados: Buscar-se-á que os resultados contribuam com outros estudos de solos já realizados na região semiárida, promovendo um avanço no atual conhecimento sobre a pedogênese e dinâmica de carbono em solos da região semiárida do Brasil, e assim que possam contribuir para o melhor entendimento dos serviços ecossistêmicos desses solos, e que possam ainda induzir o desenvolvimento de novos estudos aplicados à preservação da Caatinga, com vistas ao seu uso múltiplo sustentado.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valeria Aoki
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Medicina
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Currículo
Título do Projeto:
pênfigo herpetiforme: avaliação da resposta imune adaptativa cutânea, com ênfase na expressão da interleucina-31 (il-31)
Resumo:
Pênfigos são dermatoses bolhosas autoimunes, onde autoanticorpos dirigem-se contra componentes da adesão intercelular intraepitelial (desmogleínas e desmoplaquinas). Verifica-se acantólise intraepidérmica observada ao exame histopatológico, e autoanticorpos da classe IgG, e ocasionalmente da classe IgA dirigidos contra antígenos-alvo específicos in situ ou circulantes. Existem dois subtipos clássicos de pênfigo, distintos entre si em virtude da apresentação clínica diversa, do antígeno-alvo envolvido, e nível de clivagem epidérmica. Os principais representantes deste grupo de enfermidades são o pênfigo vulgar (PV) e o pênfigo foliáceo (PF). Formas raras têm sido descritas na literatura, com características clínicas, histopatológicas e imunológicas distintas, e incluem o pênfigo herpetiforme, o pênfigo vegetante, o pênfigo por IgA, o pênfigo paraneoplásico (3) (4, 5) e o pênfigo por IgG/IgA. O pênfigo herpetiforme (PH) é uma mescla entre características clínicas da dermatite herpetiforme e achados imuno-histológicos s de pênfigo. Esta variante pode seguir o curso clínico do PV ou do PF, ou se apresentar como a primeira manifestação clínica dos pênfigos. Ocorre em indivíduos ao redor de 50-60 anos, com raros casos descritos em população pediátrica. Os achados cutâneos do PH consistem em pápulas urticadas em meio a vésico-bolhas, com padrão de distribuição herpetiforme ou anular e predileção por tronco e extremidades proximais. O prurido, sintoma ausente nas formas clássicas de PV ou PF, pode ser marcante no PV. Apresentações não usuais podem retardar o diagnóstico. Em publicação recente, seis pacientes foram diagnosticados como PH, a despeito das lesões de caráter eczematoso, incluindo os subtipos numular, disidrótico e asteatósico. À histologia evidenciam-se pústulas subcórneas e vesículas intraepidérmicas com infiltrado predominantemente eosinofílico e/ou neutrofílico e espongiose. Acantólise é usualmente ausente ou mínima. A imunofluorescência direta (IFD) revela depósitos de IgG e C3 intraepidérmicos intercelulares. Outros recursos auxiliares incluem a imunofluorescência indireta (IFI), o ELISA (Enzyme-linked immunosorbent assay) e o immunoblotting, que possibilitam a detecção de anticorpos circulantes contra componentes epidérmicos. O principal antígeno-alvo detectado é a desmogleína-1 (Dsg1), seguida pela desmogleína-3 (Dsg3). Estudos recentes demonstraram também a participação das desmocolinas -1 e -3 (Dsc1 e Dsc3). Considerando que o PH seja uma variante clínica dos pênfigos, que cursa com prurido importante, sintoma ausente nas formas clássicas destas enfermidades, este estudo tem como justificativa analisar a imunidade adaptativa tecidual envolvida nesta forma atípica. Assim, o perfil de expressão de proteínas tais como IL-31 e seus receptores IL-31RA (IL-31 receptor alpha) e OSMR (oncostatin M receptor beta), assim como o de outras interleucinas envolvidas na resposta inflamatória (IL-4, IFN-gama, TNF-alfa, IL-12, IL-17), será estudado nos pacientes com PH.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valéria Conceição de Oliveira
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação dos erros de imunização e proposta de intervenção
Resumo:
Objetivo: Avaliar os erros de imunização no serviço público de saúde do estado de Minas Gerais (MG) e propor intervenção. Métodos: Pesquisa de método misto desenvolvida em três etapas: A primeira etapa descritiva, documental e retrospectiva para analisar a incidência de erros de imunização entre 2008 e 2018 no estado de Minas Gerais e na região Oeste de Minas Gerais, utilizando dados secundários do Estado e da Região. Os dados serão compilados e analisados no aplicativo SPSS® versão 23.0 e apresentados em formas de tabelas e gráficos. A segunda etapa consistirá numa pesquisa qualitativa realizada com enfermeiros e auxiliares/técnicos de enfermagem das Unidades de Saúde notificadoras de erros de imunização em 2018, identificados na primeira etapa da pesquisa. A coleta se dará por meio de entrevista individual baseada em questões norteadoras que abordem os fatores que contribuem para a ocorrência de erro de imunização. A análise dos dados da pesquisa será fundamentada na Análise de Conteúdo Temática, tendo como referencial teórico a Teoria de Erro Humano. A terceira e última etapa da pesquisa será uma Pesquisa ação com o objetivo de construir um algoritmo de prevenção de erro de imunização. Como referencial teórico-metodológico utilizar-se-á a Pesquisa-ação do tipo Convergente-Assistencial (PCA) e como fundamentação teórico-pedagógica a Pedagogia Crítica Problematizadora. Usar-se-á o arcabouço teórico de Paulo Freire, com propósito maior de preparar o ser humano na tomada de consciência do seu mundo e atuar intencionalmente para transformá-lo. Os participantes do estudo serão selecionados a partir da segunda etapa da pesquisa segundo os seguintes critérios de inclusão: ser profissional de enfermagem, trabalhar na sala de vacina na atenção primária dos municípios selecionados há pelo menos um ano e manifestar interesse em participar do estudo. Para a coleta dos dados utilizar-se-á o Arco de Charles Maguerez, o qual é uma das estratégias de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da Problematização. Consta de cinco etapas que acontecem a partir da realidade social: a observação da realidade, os pontos-chaves, a teorização, as hipóteses de solução e aplicação à realidade. Esse método apresenta princípios da Pedagogia Crítica Problematizadora. Para análise e interpretação dos dados, adotar-se-á o referencial de Morse e Field (1995), o qual consta de duas etapas: a análise e a interpretação. Espera-se com esse estudo a identificação dos fatores contribuintes para o erro em imunização e a sensibilização de gestores e profissionais para o tema da segurança em sala de vacina; a educação permanente da equipe de enfermagem para práticas mais seguras e consequentemente a promoção da cultura de segurança em sala de vacina.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de São João Del-Rei - MG - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valéria Cristina Christello Coimbra
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
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Currículo
Título do Projeto:
avaliação do centro de atenção psicossocial infantojuvenil do estado do rio grande do sul (capsi-sul)
Resumo:
São notórios os avanços obtidos nas políticas públicas de saúde mental referentes à infância e adolescência e o crescente aumento da implantação dos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenil no Brasil, muito embora ainda haja necessidade de consolidar a atenção a esta população. Durante muito tempo o cuidado esteve voltado para a população adulta deixando de lado políticas específicas de cuidado às crianças e adolescentes. A implantação de Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) é recente, tornando-se extremamente relevante a avaliação desses serviços como fundamental no que tange sua estruturação e reestruturação para atendimento à demanda, o modo como tensionam os estigmas, os preconceitos, os rótulos, e os limites dos serviços que se propõem a romper com a lógica institucionalização e da exclusão objetivando a qualificação dos serviços na assistência a criança e o adolescente. Sendo assim, este projeto de pesquisa tem como objetivo geral: avaliar qualitativamente e quantivamente o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil do Estado do Rio Grande do Sul. O local de coleta de dados quantitativos serão os 28 CAPSi do Estado do Rio Grande do Sul. Será aplicado questionários aos coordenadores, profissionais, familiares e usuário do CAPSi. A partir dos dados obtidos pela avaliação quantitativa de estrutura-processo-resultado será selecionado um CAPSi que se destaque como um serviço que desenvolve boas práticas (rede estruturada e adequado as portarias que regula a atendimento as criança e adolescente) no qual será desenvolvido o estudo qualitativo. Neste estudo será utilizada para coleta de dados a metodologia da Avaliação de Quarta Geração, desenvolvida por Egon G. Guba e Yvona S Lincoln (1985, 1988, 1989), que norteará o processo teórico-metodológico desta pesquisa e os instrumentos de coleta de dados serão entrevistas semiestruturadas com o grupo coordenadores, equipe, familiares do CAPSi, definidos como grupos de interesse para compor o círculo hermenêutico-dialético. Também identificou-se os usuários como grupo de interesse, mas, por se tratar de crianças e adolescentes, será utilizado como instrumento de coleta de dados o Photovoice. Será realizada uma observação de campo configurando-se numa etnografia prévia. Através dessa pesquisa pretende-se colaborar com a organização, expansão, consolidação e fortalecimento das políticas públicas no município estudado em relação à assistência a criança e a adolescência. Assim como, propiciar subsídios para transformações do modelo assistencial e fortalecimento do modelo de atenção psicossocial, principalmente no que se refere ao cuidado a criança e adolescência, a partir dos dados gerados pela participação dos grupos de interesse envolvidos na avaliação.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Pelotas - RS - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Valéria Cristina da Costa
COORDENADOR(A)
Outra
Divulgação Científica
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Currículo
Título do Projeto:
arte e ciência: o teatro científico e o audiovisual como mediações para a divulgação científica e a popularização da ciência
Resumo:
A divulgação científica pode ser realizada de diversas maneiras e tem uma importância fundamental para o progresso da ciência e para que a sociedade possa usufruir dos avanços possíveis em função do desenvolvimento científico. O teatro e o audiovisual tem se mostrado ferramentas muito importantes para promover reflexões sobre diversos assuntos, inclusive na divulgação científica e popularização da ciência. Sendo assim, o objetivo geral desta proposta é promover a divulgação de conhecimentos científicos sobre o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020 [Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira] por meio do teatro científico e do audiovisual. São ações desta proposta: realização de 40 apresentações teatrais do Espetáculo WAVE [espetáculo cujo texto dramatúrgico é inédito, preparado a partir dos estudos realizados pelo Grupo de Teatro Universitário Arte (com)Ciência, após a definição do tema da SNCT 2020], sendo tais apresentações seguidas de debates sobre Inteligência Artificial e discussões sobre as formas de acesso aos cursos disponíveis na UFVJM e no IFNMG; realização de 25 exibições de filmes 3D sobre Astronomia, seguidas de debates sobre a relação entre Astronomia e Inteligência Artificial, em planetário itinerante com um domo inflável, com a capacidade de atender em média 30 a 40 espectadores, seguidas de debates com o público presente; realização de 03 oficinas sobre Inteligência Artificial, utilizando o teatro como ferramenta; realização de 09 oficinas sobre Robótica, com produção de vídeos sobre os processos realizados e produtos obtidos; realização de 03 palestras sobre Inteligência Artificial utilizando materiais audiovisuais como ferramenta; realização de 03 palestras sobre Nanotecnologia (Tecnologia Convergente e Habilitadora), utilizando materiais audiovisuais como ferramenta; realização de 01 oficina com estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e/ou Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM, sobre o uso da arte na divulgação científica e popularização da ciência e a construção de textos dramatúrgicos e roteiros para o teatro científico e o vídeo científico; produção de 01 resumo ou artigo contendo os resultados da realização da proposta para divulgação em evento científico; realização de 02 oficinas em eventos científicos: Sintegra 2022 (Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM) e Cobeai 2021 (Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar) e/ou outro, referentes ao tema da SNCT 2020, ao uso do teatro e do audiovisual como ferramentas de divulgação científica e popularização da ciência e aos resultados do desenvolvimento desta proposta. Essa proposta tem, como público alvo majoritário, alunos da educação básica (Ensinos Fundamental, Médio e Técnico Profissionalizante). As ações serão realizadas em 11 municípios mineiros, a saber: Bertópolis, Crisólita, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Monte Formoso, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Poté, Setubinha e Teófilo Otoni. As ações dos projetos ocorrerão em pátios, auditórios ou ginásios de escolas das redes públicas municipal ou estadual e, também, em espaços públicos como ginásios ou praças. Esses espaços normalmente são espaços acessíveis. De toda forma, espaços que não garantam a acessibilidade serão descartados no ato de planejamento das ações da SNCT 2020 nos municípios. Por fim, é importante destacar que, para a divulgação das ações a serem realizadas e publicação de relatos sobre atividades já ocorridas, além de difusão de conhecimentos referentes à temática, serão utilizados um perfil no Facebook e um perfil no Instagram, que serão amplamente difundidos nos municípios em que as ações ocorrerão. Além disso, em todos os municípios em que existirem emissoras de rádio, serão buscados espaços na programação para a divulgação das ações referentes à SNCT 2020 e para o aprofundamento da temática abordada nesta edição da semana.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK - MG - Brasil
Vigência:
27/10/2020-31/07/2021
Valeria Cristina Fernandes
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia de Energia
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Currículo
Título do Projeto:
desenvolvimento de camadas difusoras modificadas por eletrodeposição de pt e/ou pd: efeitos da presença de ultrassom
Resumo:
O projeto envolve o emprego e desenvolvimento de metodologias alternativas para a obtenção e caracterização de materiais catalíticos para aplicação em células a combustível do tipo PEM, tendo como foco principal a redução de custo pela diminuição da quantidade de Pt empregada. Neste aspecto o material catalítico (Pt e/ou Pd) será eletrodepositado sobre camadas difusoras modificadas utilizando diferentes técnicas eletroquímicas na presença e ausência de ultrassom. As variáveis de preparação serão otimizadas através ferramentas quimiométricas, as quais poderão permitir o desenvolvimento de modelos que expliquem possíveis correlações entre as propriedades estruturais dos catalisadores e sua atividade catalítica.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
Vigência:
01/06/2017-31/05/2021
Valeria de Matos Borges
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Imunologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
fatores de virulência na interação leishmania-célula hospedeira
Resumo:
O lipofosfoglicano (LPG), principal componente da superfície das formas promastigotas, é considerado um importante fator de virulência do parasito e já foi associado ao estabelecimento da infecção por diferentes espécies de Leishmania. No presente estudo, em parceria com Dr Albert Descoteaux (Institut National de La Recherche Scientifique, Institut Armand-Frappier da Rede Fiocruz-Pauster) pretendemos caracterizar os mecanismos de sinalização celular deflagrados durante a infecção de neutrófilos e macrófagos por L. infantum e L. amazonensis knockout de LPG e fosfoglicanos (LPG1-KO e LPG2-KO) ou geneticamente restituídas (LPG-Addback) comparados à cepa selvagem (WT). Para isso, já temos disponível a L infantun deficiente para o lpg1 produzida e caracterizada por nosso grupo utilizando técnicas de recombinação homóloga (Lázaro-Souza et al 2017). Entretanto, para Leishmanias deficiente para o gene lpg2, responsável pela adição de unidades repetitivas de manose (GDP-Man) no complexo de Golgi para o LPG e outras moléculas contendo fosfoglicanos, está abordagem experimental não foi eficaz. O parasita nocaute para lpg2 perderá todos os domínios de fosfoglicanos incluindo aqueles do LPG e de proteofosfoglicanos ligados a membrana (e.g. fosfoglicano extracelular (PG), fosfatase acida secretada (sAP) e a mucina-like secretada proteofosfoglicano (PPG). Recentemente, a tecnologia de edição de genomas sofreu uma grande revolução com o desenvolvimento do sistema CRISPR (Clustered Regularly Interspaced Palindromic Repeats)/Cas9, que permite de forma bem simples, a inserção, deleção, substituição e regulação gênica. Em função de sua alta especificidade esse sistema derivado de Streptococcus pyogenes foi adaptado para direcionar a clivagem de Cas9 para um alvo específico. Esse mecanismo já foi utilizado com sucesso para realizar edições no genoma em diversos organismos e recentemente foi adaptado para ser utilizado na obtenção de nocautes em parasitas do gênero Leishmania. Neste projeto pretendemos usar o sistema CRISPR para a obtenção dos nocautes para o gene lpg2 de L. infantum e L amazonensis. Além de utilizar as Leishmanias deficientes para o LPG, testaremos a ação inflamatória da molécula purificada em parceria com Dr Rodrigo Soares (Fiocruz-MG). Nesse sentido iremos avaliar os parâmetros da ativação neutrofílica, tais como migração, liberação de enzimas dos grânulos, tempo de sobrevida e mecanismos oxidativos nas células hospedeiras. A ativação de macrófagos será avaliada pela indução da expressão de moléculas de superfície como MHCII e CD80 e pela produção de citocinas e mediadores inflamatórios como MRP8 e MRP14. Será analisada ainda a participação de receptores do tipo Toll e vias de sinalização (MAPkinaes- ERK, p38 e JNK) envolvidas durante o processo de infecção ou ativação pela molécula purificada. Também, iremos caracterizar o remodelamento do vacúolo parasitóforo, recrutamento de marcadores lisossomais, bem como a participação de componentes da NADPH oxidase em macrófagos e neutrófilos infectados por L. infantum e L. amazonensis deficientes para LPG e fosfoglicanos (LPG1-KO e LPG2-KO) ou geneticamente restituídas (LPG-Addback) comparados à cepa selvagem (WT). Esse estudo poderá esclarecer como o LPG de Leishmania interage com a resposta imune inata do hospedeiro, abrindo novas perspectivas para o entendimento dos mecanismos imunopatogênicos na leishmaniose envolvendo macrófagos e neutrófilos. A presente proposta pretende ampliar a investigação do papel do LPG utilizando tanto a molécula purificada quanto os parasitos deficientes no contexto da interação Leishmania-célula hospedeira.
Instituição/UF/País:
Fundação Oswaldo Cruz - BA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valéria Guimarães Silvestre Rodrigues
COORDENADOR(A)
Engenharias
Engenharia Civil
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo dos processos erosivos na bacia do córrego do palmital (nazareno - mg)
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valéria Lima Carvalho
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Microbiologia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estudo de co-infecção de arbovírus de importância médica e vírus específicos de insetos
Resumo:
Arbovírus são vírus que se replicam em vertebrados e insetos vetores como mosquitos, carrapatos, entre outros, e alguns são responsáveis por causar problemas em termos de Saúde Pública em todo o mundo, causando surtos e epidemias afetando humanos e animais, tais como o vírus Dengue, vírus Chikungunya, vírus Febre Amarela, vírus Zika, vírus West Nile (VWN) e vírus Encefalite Saint Louis (VSLE). Mesmo diante da grande importância médica desses vírus, o cenário atual é de poucas vacinas disponíveis e da falta de tratamento medicamentoso antiviral disponibilizado para a população. Nos últimos anos, várias pesquisas vêm sendo realizadas no sentido de desenvolver novas plataformas de vacinas e antivirais e, além disso, é muito importante que novas abordagens sejam desenvolvidas visando também o controle do vetor para a prevenção da transmissão dos arbovírus. Nesse sentido, os vírus específicos de insetos (ISV), vírus que fazem parte da microbiota dos mosquitos, vêm ganhando destaque, pois eles são capazes de se replicar em células de insetos, mas não em vertebrados, e por isso esses vírus podem ser utilizados em plataformas vacinais e para o diagnóstico, além da possibilidade deles serem utilizados como controle biológico, visto que alguns desses ISV mostraram reduzir a competência vetorial de mosquitos na transmissão de arbovírus. Um exemplo disto é o ISV Culex flavivirus (CxFV), que vem sendo investigado quanto sua interação com o vírus West Nile, já que eles compartilham o mesmo vetor, contudo os resultados não têm apresentado uniformidade, pois alguns estudos apontam que o CxFV pode reduzir a capacidade de mosquitos Culex transmitirem o VWN, contudo outros mostram que há uma associação ecológica positiva entre eles. Novos estudos precisam ser realizados visando esclarecer essa interação. Outro vírus de inseto bastante prevalente em mosquitos Culex é o vírus Brejeira (VBRJ), que faz parte do novo táxon Negevirus, e pouco ou nada se conhece sobre os efeitos da sua interação com os arbovírus. Diante disto, este projeto visa avaliar os possíveis efeitos interferentes do VBRJ e do CxFV em co-infecção com os arbovírus VWN e VSLE, já que estes vírus compartilham os mesmos insetos do gênero Culex.
Instituição/UF/País:
Instituto Evandro Chagas - PA - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valéria Marli Leonello
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Enfermagem
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
mapeamento e análise de experiências de educação interprofissional em saúde na universidade de säo paulo
Resumo:
A educação interprofissional (EIP) tem se constituído como estratégia fundamental para proporcionar aos estudantes da área de saúde oportunidades de aprendizado compartilhado, favorecendo o desenvolvimento de competências para o trabalho em equipe, tão necessário para atender as necessidades de saúde cada vez mais multifacetadas e complexas. Entretanto, ainda predomina o modelo de formação uniprofissional, e na universidade de São Paulo, as experiências na área de formação em saúde tem sido desenvolvidas, majoritariamente, em espaços extracurriculares ou optativos, sendo reconhecidas isoladamente e muitas vezes limitadas à alguns cursos e iniciativas de professores engajados na EIP. Tais experiências precisam ser mapeadas e analisadas quanto ao impacto da EIP nos estudantes, bem como em suas potencialidades e desafios. Desta forma, o estudo tem como objetivo mapear e analisar experiências de educação interprofissional em saúde na Universidade de São Paulo (USP). Metodologia: Pesquisa com abordagem quanti-qualitativa desenhada em três etapas, sendo a primeira com abordagem quantitativa, realizada por meio de survey descritivo-exploratório e transversal, com a utlização de formulário eletrônico on-line com professores vinculados à universidade para o mapeamento inicial das experiências de EIP. Na segunda etapa, a partir do mapeamento serão selecionadas três experiências para análise documental e qualitativa, por meio de entrevistas semi-estruturadas com os professores coordenadores, buscando-se aprofundar os dados do mapeamento e identificar as principais dificuldades e desafios. Na terceira etapa, de abordagem quantitativa, será aplicada com os estudantes uma escala de disponibilidade para a EIP, em dois momentos: no momento em que antecede cada uma das experiências e no momento final de cada uma delas, para verificar o grau de interesse e disponibilidade para EIP. Espera-se que o estudo dê visibilidade para as experiências de EIP realizadas na USP traga evidencias da potencialidade da EIP nas experiências analisadas e identifique possibilidades e desafios para o fortalecimento e ampliação da EIP em saúde neste contexto.
Instituição/UF/País:
Universidade de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
18/02/2019-31/08/2022
Valeria Monteiro da Silva Eleuterio Pulitano
COORDENADOR(A)
Ciências Humanas
Filosofia
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
vi feira de ciências, arte e cultura do ifsp matão
Resumo:
De acordo com a legislação federal, na forma da Lei de Diretrizes Básicas (LDB9394/96) e dos PCNs, a contextualização e interdisciplinaridade são muito importantes no ensino. Também vivenciamos muitas discussões e debates sobre as mudanças no processo ensino-aprendizagem, no sentido de envolver, animar e estimular os alunos nos diversos segmentos da educação. Neste sentindo, as feiras constituem boas oportunidades, uma vez que, permitem aos alunos relacionarem a teoria com a prática e articular conhecimentos diversos na busca de soluções para problemas reais presentes no seu cotidiano. As feiras/mostras científicas e culturais trazem um enriquecimento curricular significativo tanto aos discentes, que ao deixarem de ser meros espectadores, assumem papel de atores principais no processo de aprendizagem, quanto aos docentes que os orientam, já que muitas vezes também são desafiados a mudarem suas perspectivas e visão de mundo, a fim de encontrarem resoluções não tão fáceis para determinados questionamentos ou problemas. Além disso, por propiciarem maior aproximação com os alunos, tais eventos permitem que o docente possa melhor compreendê-los, entendendo seus anseios, necessidades e comportamento o que, inclusive, pode melhorar a relação professor-aluno e aluno-escola, extremamente importante, sobretudo, nos dias atuais. As escolas da cidade de Matão atendem a alunos de várias faixas etárias e com grande diversidade sociocultural, apresentando problemas comuns tais como: alunos desmotivados, sem pré-requisitos, sem acompanhamento familiar, falta de verbas para melhorias na estrutura física. Tendo em vista a necessidade de contextualização interdisciplinar e de uma melhor integração professor/aluno/comunidade e com o intuito de amenizar esses problemas, as escolas realizam anualmente feiras de ciências em nosso município. Considerando a tendência de viabilizar a pesquisa na educação básica, nota-se a necessidade de realização de um evento a nível municipal. Um evento, tal como uma feira, que possa reunir os trabalhos desenvolvidos por alunos de várias escolas, promovendo a integração científica e social desses alunos. Desta forma, surge o projeto VI Feira de Ciências, Arte e Cultura do IFSP-Matão que, ao buscar a valorização do aluno e do conhecimento, por meio da difusão do conhecimento cultural, tecnológico e científico entre a comunidade interna do IFSP- Matão e a sociedade matonense, contará com a apresentação de até 60 trabalhos de alunos de ensino médio do IFSP-Matão (1° e 2° anos) e de alunos das escolas municipais, estaduais e particulares desta cidade que estão cursando o ensino fundamental (9º ano) e ensino médio (1º e 2º anos) integrado ou não ao ensino técnico. Os trabalhos envolverão a elaboração de experimentos científicos e mostras culturais e, além dos alunos que apresentarão seus trabalhos, serão convidados a prestigiar a feira os demais alunos e professores do 9º ano do Ensino Fundamental e dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de Matão, docentes e demais servidores destas escolas, pais, empresários e a comunidade de Matão. A VI FEIRA DE CIÊNCIAS, ARTE E CULTURA DO IFSP MATÃO terá um modelo híbrido, isto é, será realizada com apresentações presenciais e virtuais dos projetos participantes. O modelo presencial terá abrangência municipal e será voltado para a comunidade interna do IFSP - Matão e para os cidadãos matonenses. Já o modelo virtual contará com servidor e domínio institucional, em que estará hospedado um site com recursos de organização e apresentação de materiais multimídia desenvolvidos pelos participantes; também conterá outros elementos informativos sobre o tema escolhido e aspectos de arte e cultura correlatos, cuidadosamente selecionados pela comissão organizadora, e poderá ser acessado por todo Brasil. O modelo virtual será adotado em sua totalidade, atendendo as normas estabelecidas nesta proposta, caso a situação de pandemia perdure até a data de sua realização, o que acontecerá durante a 18a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O projeto visa que docentes, servidores e alunos do IFSP aprimorem seus conhecimentos e habilidades na organização, desenvolvimento e avaliação de uma feira científica. Pretende-se também que os professores de várias escolas possam valorizar os trabalhos de seus alunos ao apresentá-los em evento de abrangência municipal. Além disso, proporcionará aos alunos a oportunidade de escolher um tema que desperte neles a curiosidade e o interesse, tornando-os construtores do próprio conhecimento e preparando-os para serem cidadãos reflexivos, participativos e autônomos.
Instituição/UF/País:
Instituto Federal de São Paulo - SP - Brasil
Vigência:
20/01/2021-31/01/2023
Valeria Neves Domingos Cavalcanti
COORDENADOR(A)
Ciências Exatas e da Terra
Matemática
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
estabilização de sistemas governados pelas equações diferenciais parciais
Resumo:
Vide projeto anexo
Instituição/UF/País:
Universidade Estadual de Maringá - PR - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
Valéria Pagotto
COORDENADOR(A)
Ciências da Saúde
Saúde Coletiva
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
programa de formação para organização e qualificação do cuidado às pessoas com doenças crônicas não transmissíveis na atenção primária do estado de goiás
Resumo:
As Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) são problemas prioritários para saúde pública, devido ao forte impacto na morbimortalidade e na qualidade de vida dos indivíduos, bem como pelo efeitos econômicos adversos gerados para os serviços de saúde e sociedade em geral. A formação na gestão do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) desses agravos é fundamental para redução dos efeitos negativos das DCNT. O objetivo geral desta proposta é analisar a situação da organização do cuidado às pessoas com DCNT, as necessidades de formação dos profissionais de saúde e gestores da APS, desenvolver estratégias para formação dos profissionais e gestores, e avaliar o processo de formação na organização do processo de trabalho em municípios do Estado de Goiás. O estudo será realizado em quatro eixos. No eixo diagnóstico situacional, será traçado panorama dos indicadores de saúde nos municípios, por meio de estudo ecológico com base em dados secundários e verificadas as necessidades de formação de profissionais e gestores da APS e lacunas passíveis de mudanças, além da qualidade do cuidado em DCNT pela mensuração da presença e extensão dos atributos da APS por meio de estudo transversal de métodos mistos. No eixo de formação, será desenvolvido um Programa de Formação para profissionais de nível superior e gestores da APS, considerando o diagnóstico situacional, fundamentado na Metodologia da Problematização. O programa será estruturado em três seminários presenciais com carga horária de 36 horas para profissionais de saúde e oito horas para gestores da APS e em quatro Unidades de Aprendizagem na modalidade à distância em Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo 144 horas para profissionais, e 32 horas para gestores, com conteúdos divididos em módulos. O eixo de avaliação consistirá na avaliação da satisfação e de impactos do processo formativo na visão dos participantes, considerando-se as dimensões alcance, adesão, autoavaliação de impacto, efetividade da formação e análise crítica da implementação das mudanças por meio de duas abordagens metodológicas: um estudo transversal quantitativo e um qualitativo. Análise será realizada para verificar o efeito do Programa de Formação nos atributos da APS no estudo transversal. O quarto eixo, difusão e tradução do conhecimento, será realizado por meio da disseminação e popularização do conhecimento produzido no Programa de Formação, entre profissionais, gestores, usuários da APS e organismos sociais regionais. Será realizada identidade visual e site específico do Programa de Formação, além de materiais didáticos para profissionais e gestores da APS. As atividades da presente proposta contribuirão para o aperfeiçoamento e qualificação dos profissionais que atuam na APS, para a organização dos serviços e gestão do cuidado em DCNT. Dessa forma, proporcionará intervenções efetivas no sistema de saúde que impactam positivamente na saúde da população, além de produzir um modelo de Programa de Formação que poderá ser multiplicado em outros contextos.
Instituição/UF/País:
Universidade Federal de Goiás - GO - Brasil
Vigência:
29/01/2021-31/01/2024
Valéria Pereira Ferrer
COORDENADOR(A)
Ciências Biológicas
Bioquímica
E-mail
Currículo
Título do Projeto:
perfil de mirnas como biomarcadores em glioblastoma através de biópsia líquida
Resumo:
O diagnóstico de glioblastoma (GBM) é baseado em suas características morfológicas e histopatológicas, porém, a heterogeneidade molecular entre os GBMs é proeminente, e o diagnóstico patológico nem sempre prevê o comportamento do tumor. A baixa taxa de sobrevida (média de 15 meses) em pacientes com esse tumor alimenta a busca de novos alvos diagnósticos e terapêuticos. Portanto, a identificação de biomarcadores moleculares para o acompanhamento de pacientes com GBM se torna de grande importância terapêutica. Um tipo de RNA não codificante, microRNA (miRNA), representa uma das moléculas alvo mais atraentes que contribuem para a patogênese de vários tipos de tumores. Os miRNAs regulam a expressão de genes envolvidos em funções celulares como proliferação celular, diferenciação, apoptose, ciclo celular e angiogênese. Todos esses processos subsidiam a patogênese de GBM. Os miRNAs envolvidos no desenvolvimento e progressão do câncer podem ser divididos em: onco-miRs (miRNAs que promovem tumores), miRNAs supressores de tumores e metasta-miRs (os promotores de metástases). A expressão de miRNA é tecido-específica e vários conjuntos de miRNAs são diferencialmente elevados ou reduzidos em tumores de diferentes origens, embora diferentes tipos de cânceres também podem compartilhar alguns miRNAs individuais. Perfis de expressão de miRNAs foram associados especificamente ao GBM. O presente projeto busca através do perfil de miRNAs em plasma de pacientes estabelecer marcadores que serão utilizados para diagnóstico complementar menos invasivo e para o acompanhamento do tratamento de pacientes com GBM. Este projeto tem a jovem pesquisadora Dra. Valéria Ferrer como coordenadora, a qual possui expertise em biologia molecular há pelo menos 10 anos, inclusive com experiência em câncer em Houston, USA. Conta com a colaboração do Prof. Vivaldo Moura Neto, referência mundial na área de gliomas e ainda com as jovens pesquisadoras Dra Luciana Pessoa e Dra Manoela Heringer, as quais possuem também grande expertise na área de biologia molecular. Este projeto ainda possui a colaboração do Prof. Attilio Pane, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que é um pesquisador de referência na área de RNAs não codificantes. Por fim, gostaria de ressaltar que obtivemos resultados preliminares promissores referentes a este projeto e ele então é o resultado da colaboração entre pesquisadores, alunos de pós-graduação (incluindo uma doutoranda vinda do Quênia) e de alunos de iniciação científica no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, em colaboração com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Instituição/UF/País:
Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Vigência:
18/02/2019-28/02/2022
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