Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Soraya Regina Gasparetto Lunardi

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • análise qualitativa das leis de políticas públicas para implementação do direito social à habitação
  • O presente projeto de pesquisa objetiva analisar as leis que configuram as políticas públicas elaboradas pelo governo federal e pelo governo estadual de São Paulo para a concretizar os direitos sociais na área de habitação de acordo com os critérios estabelecidos na orientação de “Avaliação de Impacto Regulatório para uma Política Coerente” da OCDE . A pesquisa tem como marco temporal inicial a Legislação Federal que criou o Estatuto da Cidade (Lei 10.257 de 2001). O projeto pretende estabelecer uma comparação das políticas públicas federal e estadual (São Paulo) com a finalidade de contribuir para a análise jurídica da qualidade legislativa e sua influência na efetivação das políticas públicas bem como na análise da própria efetivação das normas buscando identificar as melhores práticas para a concretização deste direito fundamental social. A qualidade legislativa de políticas públicas relativas a direitos sociais condiciona, seu potencial de sucesso. Certamente esse não é o único fator a influenciar o bom desempenho, já que a política pública depende de uma série de variáveis como a conjuntura econômica ou as mudanças nas prioridades da política de governo. Porém, a qualidade legislativa é um fator importante para que a política pública seja bem sucedida e possa operar como política de Estado e não apenas política de governo, o que garante sua continuidade. Uma norma bem elaborada indica um caminho a ser trilhado pela administração pública. A pesquisa irá estabelecer uma base de dados composta pelas normas elaboradas para concretizar o direito à habitação da população de baixa renda do governo federal e do governo estadual paulista. Em paralelo será aplicado um método de avaliação com base na seleção de elementos indicados para avaliação de impacto regulatório da OCDE. Esses elementos serão identificados pelo software NVIVO®, bem como pela aplicação de elementos indicados na doutrina especializada (Stefanini, Gay, Pini, 2010, Lianos, Karliuk, 2014, Dellile, 2014 Eck, 2012, Radaelli, 2012). Serão comparados os modelos legislativos de política pública federal e estadual de habitação popular e o impacto das iniciativas junto a sociedade.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-31/08/2023
Foto de perfil

Spartaco Astolfi Filho

Ciências Biológicas

Biotecnologia
  • desenvolvimento de terapia genética baseada em vetor viral multivalvo para o tratamento do alzheimer
  • Aproximadamente 50 milhões de pessoas possuem demência no mundo. No Brasil, aproximadamente 1,2 milhão de pessoas possuem DA, acredita-se que a prevalência nacional é mais alta que a mundial. O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa de causa multifatorial, sendo uma de suas principais causas definidas, a formação de placas derivadas do acúmulo de uma proteína chamada Beta-Amilóide. As placas de Beta-Amilóides são formadas da clivagem de uma proteína maior encontrada na membrana chamada Proteína Precursora de Beta-Amilóide – APP. Em grande parte dos pacientes com Alzheimer foi identificado um aumento na expressão do mRNA da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, o que pode contribuir para o acúmulo de beta-amilóide e formação das placas. Posto isso, através da técnica de RNA de interferência (RNAi), será diminuída a expressão do RNA mensageiro da Proteína Precursora de Beta-Amilóide, Beta secretase e TAU acarretando em uma diminuição na produção da proteína Beta-Amilóide, reduzindo seu acúmulo e formação das placas de Beta-Amilóide, assim como, ocorrerá o silenciamento de miRNAS que atuam como silenciadores de Alfa secretase atráves da atividade de um RNA circular. Com base em buscas realizadas na base de dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI, estimamos que este produto será o primeiro produto comercial brasileiro que atuará diretamente em uma das causas conhecidas da doença, através da inovadora técnica de terapia celular a base de RNA de interferência. Atualmente são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde 4 medicamentos que atuam apenas na redução dos efeitos do Alzheimer: donepezila, galantamina, rivastigmina e memantina. Os medicamentos: donepezila, galantamina, rivastigmina são todos inibidores da acetilcolinesterase, uma enzima que degrada um importante neurotransmissor, a acetilcolina, a memantina é um medicamento antagonista do receptor N-metil D-Aspartato - NMDA utilizado como neuroprotetor no tratamento sintomático da doença.
  • Universidade Federal do Amazonas - AM - Brasil
  • 07/12/2020-31/12/2023
Foto de perfil

Stefanie Alvarenga Santos

Ciências Agrárias

Zootecnia
  • estudo comparativo das exigências nutricionais, predição do valor energético de alimentos e curvas de lactação em pequenos ruminantes
  • Este projeto foi elaborado com a finalidade de propor experimentos para abastecer o banco de dados para a elaboração do primeiro Sistema Brasileiro de Exigências Nutricionais de Caprinos e Ovinos a ser desenvolvido pela equipe do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência Animal (INCT-CA). Para isso serão conduzidos três estudos, sendo o primeiro destinado à determinação de exigências nutricionais de caprinos e ovinos, o segundo destinado à determinação das curvas de lactação, consumo e variação de peso e balanço energético em cabras lactantes de diferentes grupos genéticos, e o terceiro estudo meta-analítico será proposto para propor equações de predição do valor energético de alimentos para pequenos ruminantes. No primeiro experimentos serão utilizados 36 ovinos e 36 caprinos machos, sendo quatro de cada grupo aleatoriamente selecionados para compor o grupo referência. Os 64 animais remanescentes serão distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, com 2 tratamentos que serão definidos pela espécie animal. No segundo experimento serão utilizadas 36 cabras leiteiras, sendo 12 da raça Saanen, 12 da raça Moxotó e outras 12 da raça Anglo-Nubiana, que constituíram três tratamentos experimentais, recém-paridas, distribuídas em delineamento inteiramente casualizado. O terceiro estudo será composto por quatro submodelos para estimar a digestibilidade aparente dos nutrientes e o teor de nutrientes digestíveis totais (NDT). Será obtida uma base de dados completa composta por unidades experimentais individuais de ovinos e caprinos onde serão incluídas informações qualitativas e quantitativas . A base de dados original utilizada nesta constituirá de num total de pelo menos 902 animais provenientes de 27 experimentos com caprinos e ovinos. Espera-se com este projeto que sejam geradas informações necessárias para determinação das exigências nutricionais de energia, proteína e macrominerais de caprinos e ovinos criados em regiões de clima tropical; obter ajustes matemáticos para curvas de lactação e variação de peso em cabras leiteiras para determinação do potencial de produção e persistência na lactação; obter um modelo de predição da composição corporal de caprinos e ovinos utilizando-se a seção HH; e obter um conjunto de modelos de predição do valor energético de alimentos para caprinos e ovinos em condições tropicais a partir da composição química.
  • Universidade Federal da Bahia - BA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022