Projetos de Pesquisa

 

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Yákara Vasconcelos Pereira

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • empreendedorismo internacional: a expressividade da capacidade de inovar nas empresas paraibanas de tecnologias digitais
  • O empreendedorismo internacional vem despontando como primordial no desenvolvimento de empresas que buscam conquistar o mercado internacional. Dentre as suas dimensões, a capacidade de inovar colabora para que o empreendedor identifique, explore oportunidades e conquiste vantagem competitiva. Nesse âmbito, esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar como a capacidade de inovar incide no empreendedorismo internacional de empresas de tecnologia digital localizadas numa capital do nordeste brasileiro. Os seguintes objetivos específicos são estabelecidos para viabilizar o propósito do estudo, quais sejam: identificar a expressividade da capacidade de inovar dos dirigentes das organizações investigadas; e, investigar as semelhanças e divergências da capacidade de inovar entre as empresas internacionalizadas. Para a realização da investigação, uma pesquisa qualitativa será realizada em três empresas do setor de tecnologias digitais da Paraíba. A coleta de dados contará com a análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas com os dirigentes dos múltiplos casos, funcionários das empresas e agentes que atuam no segmento econômico de tecnologia. A análise de conteúdo contará com o apoio de software especialização em pesquisa qualitativa. Para finalizar e garantir a consistência metodológica, a validação e confiabilidade serão realizadas.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Yanko Marcius de Alencar Xavier

Ciências Sociais Aplicadas

Direito
  • a regulação do mercado de etanol e a nova política nacional de biocombustíveis
  • O mercado de combustíveis em âmbito nacional tem apresentado crescimento exponencial em resposta às políticas governamentais de incentivo à indústria automobilística, e de expansão da malha viária e de obras de infraestrutura. Remetendo às grandes Crises do Petróleo, pode-se perceber que o Brasil buscou a inovação através da criação de programas de utilização de energias renováveis, tomando a vanguarda mundial em relação ao etanol, bem como na introdução da política da adição do biodiesel ao diesel comercializado. O objetivo deste projeto é analisar a dinâmica do mercado de etanol enquanto combustível inserido na nova Política Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio), como instrumento para o atendimento aos compromissos do País no âmbito do Acordo de Paris sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, como também o efetivo funcionamento das normas reguladoras a respeito da criação de estoque regulador e controle sobre o agente produtor do combustível, verificando ainda os impactos da política sobre a atividade de distribuição, relacionando aos efeitos ao consumidor, sob as perspectivas da Ordem Econômica insculpida na Constituição Federal de 1988, bem como os limites jurídicos do poder econômico e da regulação do mercado.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022