Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Alexandra Martins dos Santos Soares

Ciências Agrárias

Medicina Veterinária
  • atividade anti-helmíntica de proteínas de plantas e peptídeos naturais e sintéticos
  • Haemonchus contortus é causador de extensas perdas econômicas em pequenos ruminantes em todo o mundo. O controle de H. contortus é feito com o uso de anti-helmínticos, mas devido à resistência generalizada aos medicamentos comumente usados, torna-se necessário o desenvolvimento de novas estratégias para o seu controle. O estudo da ação de proteínas vegetais sobre diversos tipos de patógenos, incluindo fitonematoides, já é bem documentada, sendo pouco evidenciada em estudos de bioatividade contra nematoides parasitos gastrointestinais. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar o potencial anti-helmíntico de extratos, exsudatos e frações proteicas das sementes de plantas leguminosas: Glycine max, Tamarindus indica, Mimosa caesalpiniaefolia, Leucaena leucocephala, Acacia mangium e Stylosanthes capitata, assim como de peptídeos sintéticos bioinspirados. Serão estabelecidas diferentes condições experimentais para obtenção de proteínas das sementes. Possíveis peptídeos anti-helmínticos serão sintetizados e caracterizados. A atividade anti-helmíntica das amostras será avaliada sobre H. contortus e usando o modelo experimental Caenorhabditis elegans, cepa sensível e resistente. Amostras com maior bioatividade sobre H. contortus e/ou C. elegans passarão por ensaios adicionais de caracterização: estabilidade térmica, resistência à hidrólise enzimática, atividade hemolítica, identificação de proteínas e metabólitos secundários, determinação da atividade protease, inibitória de protease, hemaglutinante, quitinásica e inibitória de acetilcolinesterase, capacidade de ligação à quitina, citotoxicidade, avaliação da ação por microscopia eletrônica de varredura. Espera-se purificar uma proteína/peptídeo vegetal bioativo, além de sintetizar peptídeos com potencial para geração de um produto nematicida.
  • Universidade Federal do Maranhão - MA - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Alberto Chaves Cotta

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • estudos de filmes finos magnéticos recobertos por grafeno de interesse para a spintrônica
  • Este projeto visa o estudo das propriedades estruturais, magnéticas e eletrônicas de filmes finos magnéticos com alta anisotropia magnética perpendicular induzida por sua interface com grafeno. Estudaremos diferentes sistemas mono e policristalinos crescidos em diferentes substratos, como Cu e MgO. A síntese do grafeno se dará pelo método de CVD (Chemical Vapor Deposition). Já o crescimento dos filmes finos serão realizados via MBE e magnetron sputtering. A caracterização desses sistemas será realizada a partir de diversas técnicas, como XPS, espectroscopia Raman, MEV, LEED, XRD, ARPES, MOKE, microscopia Kerr, e VSM. Durante este projeto, pretendemos ainda construir e implementar as técnicas de MOKE e microscopia Kerr no departamento de física da UFLA.
  • Universidade Federal de Lavras - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Americo Almassy Junior

Ciências Agrárias

Agronomia
  • núcleo de agricultura familiar e agroecologia - naf da ufrb: ações de conversão agroecológica de sistemas de produção
  • O Projeto Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - NAF da UFRB: Ações de Conversão Agroecológica de Sistemas de Produção tem como objetivo identificar o estado da arte dos sistemas de produção agropecuária de comunidades de agricultores familiares localizadas no Recôncavo da Bahia, notadamente nos municípios de Cruz das Almas e Maragogipe com vistas a conversão e implantação, por meio de ações de assistência técnica e extensão rural, de sistemas agroecológicos de produção. Por meio de metodologias participativas serão realizados, junto as comunidades de agricultores familiares participantes, diagnósticos rurais participativos – DRP, elaboração de planos de ação visando a implantação de ações de conversão agroecológica dos sistemas de produção local, implantação de unidades de referência de sistemas de conversão agroecológica nas comunidades participantes e no campus da UFRB, realização de cursos, e eventos visando a troca de experiências agroecológcias. O projeto pretende ainda apoiar ações de assistência técnica e extensão rural - ATER nas comunidades integrantes com vista a conversão agroecológica dos sistemas de produção. Além de uma equipe multidisciplinar de docentes que integram o NAF/UFRB, a equipe do projeto será constituída por um técnico do AGROVIDA, instituição de ATER parceira do projeto. Também farão parte desta equipe, como bolsistas um profissional de dedicação de 28 horas semanais ao projeto e dois bolsistas de iniciação ao extensionismo, estudantes de graduação da UFRB com dedicação de 12 horas semanais ao projeto. Pretende-se com este projeto fortalecer o Núcleo de Agricultura Familiar e Agroecologia - NAF da UFRB como organização de referência em trabalhos ligados ao desenvolvimento da agroecologia e da agricultura familiar.
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - BA - Brasil
  • 01/02/2018-31/10/2020
Foto de perfil

Alexandre André Feil

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • estruturação e análise de índice de sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios
  • Nas últimas quatro décadas a sociedade tem se conscientizado acerca da relevância e urgência de ações, com vistas à mitigação dos impactos sobre o meio ambiente. Estas mitigações podem ser realizadas por meio do estabelecimento de indicadores de sustentabilidade que auxiliam no processo de avaliação do nível de sustentabilidade. Neste sentido, este projeto de pesquisa objetiva selecionar um conjunto de indicadores e estruturar um índice do nível da sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios no Rio Grande do Sul, Brasil. Os objetivos específicos compreendem: a) Identificar por meio de revisão de literatura os indicadores utilizados na mensuração da sustentabilidade em (agro)indústrias; b) Selecionar os indicadores principais e complementares adequados à mensuração do nível de sustentabilidade em (agro)indústrias de laticínios; c) Estruturar um (sub)índice de sustentabilidade específico para as (agro)indústrias de laticínios abrangendo o processo de normalização, a ponderação e a agregação; d) Aplicar o (sub)índice de sustentabilidade nas (agro)indústrias de laticínios, e e) Sugerir melhorias no processo de gestão da sustentabilidade as (agro)indústrias de laticínios. A metodologia centra-se na pesquisa qualiquantitativa, exploratória-descritiva e estudo de caso múltiplo. As unidades de análise centra-se na abordagem de 35 (agro)indústrias de laticínios. O processo de identificação e seleção dos indicadores será operacionalizada por meio de uma pesquisa de literatura e a aplicação do método délphi em pesquisadores, respectivamente. A estruturação do (sub)índice de sustentabilidade inicia na seleção dos indicadores de sustentabilidade principais e complementares, e após a coleta dos dados ocorre o processo de normalização, ponderação e agregação. A coleta dos dados junto as (agro)indústrias ocorrerá mediante uma aplicação de questionário misto. Os resultados pretendidos podem ser descritos em três etapas, a saber, a geração de um quadro de indicadores principais e complementares específico às (agro)indústrias de laticínios; a mensuração do nível de sustentabilidade de forma consistente e robusta e que possa ser utilizado no processo integrado e holístico da gestão destas (agro)indústrias; e em terceiro, a proposta de melhorias que devem ser desenvolvidas nas (agro)industrias com base na mensuração do nível de sustentabilidade. Além disso, também serão produzidos artigos científicos, dissertações e trabalhos de conclusão para divulgação no meio acadêmico.
  • Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Alexandre Anselmo Guilherme

Ciências Humanas

Educação
  • violência e preconceito: um panorama da populacao universitaria no sul e nordeste do brasil
  • A investigação sobre a violência nas escolas tem crescido de forma constante internacionalmente e tem mostrado altos níveis de violência, em vários níveis diferentes. Encontrar formas de responder a esta questão da violência nas escolas torna-se um imperativo para os educadores. Nesta pesquisa, faremos uma análise do perfil dos alunos universitários que praticam e/ou que sofrem com a violência em universidades das regiões Sul e Nordeste do Brasil. A proposta deste projeto se fundamenta em Galtung e Fanon, sendo usada diretamente na elaboração do questionário e na subsequente análise quantitativa dos dados dos alunos entrevistados. Nos envolvemos com esta temática defendendo o ponto de vista que, embora a violência possa ser endêmica nas escolas, a consciência de uma educação para a paz é imprescindível para Galtung. Finalmente, dirigimos nossa pesquisa no esforço de que possamos montar um argumento para o contexto da educação e apresentar algo concreto para elaborarmos propostas para a paz no ambiente escolar.
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022