Projetos de Pesquisa

 

Foto de perfil

Andresa Silva da Costa Mutz

Ciências Humanas

Educação
  • a questão ambiental na mídia jornalística gaúcha: saberes e práticas em tensão
  • A presente investigação tem como objetivo geral mapear as enunciações acerca do meio ambiente nas matérias de capa, reportagens, artigos e colunas do jornal impresso Zero Hora buscando verificar em que medida tais enunciações se relacionam à educação ambiental. A intenção é responder a seguinte questão de pesquisa: Como está constituído, em parte da mídia impressa gaúcha, o regime discursivo em torno da sustentabilidade? A questão desdobra-se, ainda, nos seguintes objetivos específicos a serem atingidos: a) aprofundar o conceito de discurso e enunciado como operadores analíticos; b) estudar também a noção de governamento para problematizar os efeitos do imperativo da crise ambiental sobre os sujeitos na contemporaneidade; c) mapear os enunciados acerca do meio ambiente nos exemplares do jornal Zero Hora no período compreendido entre março de 2019 e março de 2020; d) analisar o modo como são acionados no interior de tal discurso as noções de meio ambiente, natureza e educação ambiental; e) se for o caso, desnaturalizar as “verdades” que a mídia ensina acerca da sustentabilidade, estabelecendo relação com o cenário mais amplo de políticas públicas de educação ambiental. O campo teórico-metodológico da pesquisa é proveniente dos Estudos Culturais em Educação, em sua vertente pós-estruturalista, entre eles Michel Foucault, Alfredo Veiga-Neto, Paula Corrêa Henning, Leandro Belinaso Guimarães, Marisa Vorraber Costa, Rosa Maria Bueno Fischer. Como resultado desta pesquisa, pretende-se: a) quanto à produção científica, socializar as reflexões teóricas e os resultados obtidos junto à comunidade acadêmica por meio de artigos submetidos em eventos científicos internacionais e em revistas científicas qualificadas; b) no que diz respeito a articulação com o ensino a pesquisa permitirá novos elementos científicos para discutir, em atividades como palestras, aulas, colóquios, etc. com os alunos do Bacharelado Interdisciplinar, bem como os demais cursos do Campus Litoral Norte da UFRGS e com os alunos da pós-graduação do curso de Mestrado e Doutorado em Educação Ambiental da FURG, sobre o modo como, uma vez que assume um estatuto pedagógico, a mídia “ensina” verdades sobre o meio ambiente, colocando, desse modo sob suspeita os saberes e práticas de sustentabilidade que ela faz circular; c) e no que se refere à inserção social, o projeto qualificará a formação da docente proponente de modo que seja possível a ela propor ações de extensão junto aos professores da Educação Básica dos municípios litorâneos do Rio Grande do Sul nas comunidades do entorno da Universidade executora (UFRGS) e parceira (FURG) de modo a socializar os resultados da pesquisa e construir junto com este setor específico novos significados para a questão ambiental, levando em conta as particularidades da região, os saberes por eles já constituídos e o cenário atual de implementação da Base Nacional Comum Curricular.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andressa Aita Ivo

Ciências Humanas

Educação
  • programa pacto nacional pela alfabetização na idade certa (pnaic): efeitos sobre a gestão, o currículo e o trabalho docente
  • A Educação Básica, e de modo especial, o Ensino Fundamental tem recebido grande atenção, de modo que, a partir da década de 1990 o Ministério da Educação tem atuado diretamente na elaboração de um amplo sistema de avaliações em larga escala, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), Prova Brasil, Provinha Brasil, dentre outros. Além das avaliações o MEC também criou o Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEB), a fim de assegurar uma melhoria da qualidade da educação no Brasil. Com vistas a melhorar os índices e indicadores, o Ministério da Educação tem proposto uma série de programas e iniciativas, dentre as quais destacamos o Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Nesta direção este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar uma análise das ações do PNAIC/RS e suas repercussões no trabalho docente, currículo e IDEB da rede pública de ensino de Santa Maria e Pelotas - RS.Esta pesquisa adotará os pressupostos da abordagem qualitativa, com base na abordagem do ciclo de políticas proposto por Ball (2004). A partir da estrutura e organização do PNAIC, optamos por desenvolver os estudos nos municípios de Santa Maria e de Pelotas – RS com os seguintes campos temáticos: gestão, trabalho docente e currículo, centrando o olhar mais especificamente em cada um desses elementos. Para tal o estudo será realizado em 5 etapas, sendo desenvolvido paralelamente seminários de discussão com atividades específicas para cada campo temático.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andressa da Silva de Mello

Ciências da Saúde

Educação Física
  • associação entre o estado hormonal e a motivacão de nadadores paralímpicos em uma temporada competitiva
  • O esporte paralímpico tem evoluído muito nos últimos anos, conduzindo os atletas à busca constante do alto desempenho atlético com o planejamento do treinamento físico, técnico e psicológico. Nesse contexto, aspectos psicobiológicos como a motivação é fundamental para o desempenho no esporte e pode estar relacionado com o estado hormonal, dentre eles a testosterona e o cortisol. Assim o objetivo do presente estudo será investigar as associações entre concentrações de Testosterona livre salivar e de Cortisol salivar na motivação em um grupo de atletas da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica em uma temporada competitiva. Serão avaliados 30 atletas homens convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para as etapas de treinamento 2016/2017. As avaliações serão compostas pela coleta de saliva para análise de Testosterona e Cortisol, e ainda será realizado a aplicação de questionários de motivação e recuperação durantes as três fases do estudo: Pré-competição (antes das Paralímpiadas – RIO 2016), Final da temporada de 2016 (Pós-Paralímpiadas – RIO 2016) e início da temporada de 2017. Por meio desta investigação espera-se proporcionar uma maior compreensão dos diferentes aspectos envolvidos no comportamento motivacional e a influência destes hormônios (Testosterona e Cortisol) em domínios físicos e psicológicos de atletas Paralímpicos de Natação.
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andressa Esteves de Souza dos Santos

Ciências Humanas

Educação
  • descobrindo a ciência: ensinando química através de assuntos do cotidiano
  • Sabemos que a Química nos cerca, por dentro e por fora mas, nem sempre entendemos bem como se dá isso, com tantos nomes e fórmulas estranhas, o que muitas vezes nos desestimula a pensar numa explicação. Somos levados a acreditar que a Química é difícil e que compreendê-la é algo para poucos. Essa atitude distancia as pessoas e, impede que sejam compreendidos conceitos básicos e cotidianos que auxiliam na melhoria da vida e no cuidado com o meio ambiente. Muitas vezes a Química é vista como uma Ciência destrutiva e perigosa, o que não é de todo verdade quando seus conceitos são bem difundidos e utilizados de maneira consciente. Pensando nisso, o presente projeto tem como finalidade difundir o pensamento científico em crianças, adolescentes e adultos, estimulando-os a interpretar e utilizar conceitos Químicos do cotidiano, de modo a desmistificar a Química como algo maléfico e difícil, e assim diminuir a distância entre o dia a dia e o pensamento científico. O projeto Descobrindo a Ciência baseia-se na recepção de alunos de escolas públicas e/ou particulares a partir de quatro anos de idade para a realização de experiências químicas lúdicas por duas horas no laboratório 38 do Pavilhão de Química da UFRRJ. As experiências são elaboradas para cada faixa etária e coordenada por técnicos e docentes que fazem parte do projeto. Durante a visita, a equipe envolvida explica todos os fenômenos físico-químicos relacionados às atividades realizadas.
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 21/10/2019-30/04/2020
Foto de perfil

Andressa Novatski

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • preparação e caracterização das propriedades termo-ópticas e espectroscópicas de vidros teluretos dopados com terras-raras
  • Esse projeto tem por objetivo a preparação de vidros teluretos dopados com ions terras raras, assim como a caracterização das propriedades termo-opticas e espectroscopicas destes materiais.Visando a aplicação destes em dispositivos opticos na regiao do visivel e infravermelho. Pesquisas recentes mostraram que o sistema vitreo TeO2-Li2O-ZnO é um material promissor para hospedar ions opticamente ativos. Atenção particular será dada para as medidas de luminescencia e tempo de vida, bem como as tecnicas fototermicas aplicadas na caracterizaçao das amostras. Enfim, esse projeto visa contribuir consideravelmente no entendimento dos processos envolvidos na obtençao de amostras com boas qualidades opticas alem de contribuir na formaçao de recursos humanos qualificados com visao abrangente e interdisciplinar na area de fisica da materia condensada.
  • Universidade Estadual de Ponta Grossa - PR - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andressa Paladini

Ciências Biológicas

Zoologia
  • sistemática de cercopoidea: sequencias de dna e morfometria geométrica como ferramentas complementares em estudos taxonômicos baseados em morfologia.
  • Os insetos incluídos em Cercopoidea compreendem aproximadamente 3000 espécies descritas, alocadas em 320 gêneros, 34 tribos e cinco famílias: Cercopidae, Aphrophoridae, Machaerotidae e Epypigidae com distribuição mundial sendo a maior riqueza de diversidade encontrada na zona tropical do novo mundo. O presente projeto de pesquisa tem como objetivo a taxonomia e análise filogenética de gêneros de Cercopidae Neotropicais além de, uma tentativa de associação de adultos com as ninfas das famílias Aphrophoridae e Epypigidae bem como a utilização da morfometria geométrica como ferramenta auxiliar em estudos taxonômicos. De acordo com esse projeto de pesquisa, estudos taxonômicos enfocando a família Cercopidae serão realizados, visando à descrição de táxons desconhecidos e a realização de coletas no estado do Rio Grande do Sul em áreas pouco amostradas, além da formação de pessoal qualificado na taxonomia desse grupo e criação de uma coleção de referência na Universidade Federal de Santa Maria.
  • Universidade Federal de Santa Maria - RS - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andressa Sasaki Vasques Pacheco

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • da predição à ação: framework para a gestão da evasão no ensino superior
  • A evasão estudantil representa perdas sociais, acadêmicas e econômicas. A utilização de modelos preditivos de evasão estudantil tem se apresentado como potencial ferramenta para a gestão de instituições educacionais. A presente proposta de projeto tem o objetivo de construir um framework para a gestão da evasão de cursos de graduação, a partir de modelos preditivos, dando continuidade a uma pesquisa já realizada que possui como resultado parcial a predição correta de mais de 80% dos alunos que evadiram dos cursos estudados. Para o alcance do objetivo traçado, serão a) analisadas práticas de gestão da evasão em diferentes contextos, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e aplicação de questionário com dirigentes universitários; b) identificadas as possibilidades de ações relacionadas ao acompanhamento e controle da evasão, com base em questionários e entrevistas com alunos, docentes, técnicos administrativos e especialistas na temática; c) construídos modelos preditivos à evasão via análise de regressão logística binária, realizados a partir de dados de uma universidade pública federal brasileira; e d) validado um framework para a gestão da evasão de estudantes de graduação. Como resultados, espera-se fornecer uma visão consolidada das práticas de gestão da evasão utilizadas e suas potencialidades; mapear possíveis ações de acompanhamento e controle da evasão, destacadas pelos sujeitos pesquisados; generalizar a aplicação do método de análise de regressão logística binária para a gestão da evasão estudantil, com base em dados reais; e obter uma estrutura conceitual para a gestão da evasão de alunos de graduação, validada em uma instituição real. Além dos resultados imediatos para a Mesorregião da Grande Fronteira Mercosul, onde está localizada a UFFS, Universidade participante da pesquisa, os resultados obtidos poderão ser utilizados em outras IES, possibilitando que os desperdícios causados pela evasão sejam diminuídos em um contexto mais amplo. O projeto terá início no mês de março de 2019 e finalização em abril de 2021, com despesas estimadas em R$35.280,00.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andrey Chaves

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • gtmc-2dlab: laboratório de estudos teóricos sobre materiais bidimensionais
  • Vide projeto anexo
  • Universidade Federal do Ceará - CE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andrey Jorge Serra

Ciências Biológicas

Fisiologia
  • caracterização genômica de promotores de hipertrofia cardíaca ligados a sinalização da calcineurina em ratos exercitados e submetidos a hiperatividade adrenérgica com isoproterenol
  • A hiperatividade adrenérgica é condição comum presente em diferentes situações patológicas que afligem o sistema cardiovascular. Pesa como importante consequência desta condição o desenvolvimento de hipertrofia cardíaca (HC), o que é determinante para piora prognóstica, morte súbita e sobrevida reduzida do paciente. Estes dados fomentam a necessidade de intervenções que, de alguma forma, mitiguem o remodelamento cardíaco adverso imposto pela hiperatividade adrenérgica. Nosso grupo de pesquisa é consoante a esta necessidade e, nos últimos anos, se dedica a caracterizar os efeitos do pré-condicionamento miocárdico com exercício físico (EXF) na HC experimental por administrações crônicas do mimético de noradrenalina, isoproterenol (ISO). Nossos resultados iniciais foram promissores, em que o EXF preveniu hipertrofia, necrose, apoptose e fibrose induzida pelo ISO. Em trabalho posterior, nós verificamos que o EXF preveniu a disfunção diastólica do ventrículo esquerdo, a depressão inotrópica e inflamação miocárdica despertada pelo ISO. Recentemente, com o propósito de determinar os mecanismos moleculares participantes da cardioproteção, nós verificamos que o EXF induziu modulação positiva da via de sinalização do sistema calicreína-cininas e angiogênese. Esta proposta está condicionada em determinar o mecanismo molecular inerente a cardioproteção da HC induzida pelo ISO, o que nos remete a analisar a sinalização intracelular da cálcio-calmudolina/Calcineurina-NFAT. Esta via de sinalização tem sua participação bem documentada na HC associada a hiperativavidade adrenérgica. A hipótese a ser considerada é que a prevenção da HC induzida pelo ISO envolva modulação positiva da via de sinalização da Calcineurina/NFATc3/GATA-4 em ratos submetidos EXF. Para esta proposta, nós aplicaremos técnicas de imunofluorescência, imunoblotting de extratos citosólicos e nucleares, expressão gênica, ensaio de interação proteina-proteina. Para identificar os possíveis promotores de HC modulados pelo ISO e EXF, nós valemos do sequenciamento por técnica de Chip-seq com imunoprecipitação de cromatina para análise de transcritos via Calcineurina/NFATc3/GATA4.
  • Universidade Nove de Julho - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andrey Moreira Cardoso

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • infecção respiratória aguda e fatores associados no primeiro ano de vida: um estudo em duas coortes de nascimentos indígenas guarani no sul e sudeste do brasil
  • Mundialmente, as infecções respiratórias agudas (IRA) permanecem entre as principais causas de morbimortalidade, acometendo desproporcionalmente crianças. Análises epidemiológicas no Brasil indicam grandes avanços no controle das IRA. Entre povos indígenas, contudo, a situação é bastante diferente. As IRA estão entre as principais causas de adoecimento e morte, particularmente entre crianças. Recente pesquisa conduzida entre os indígenas Guarani no Sul e Sudeste do Brasil revelou que 71,9% das hospitalizações em < 5 anos eram devidas às IRA, bem como mais de dois terços dos óbitos nesse grupo etário. Foram apontados, por meio de estudo caso-controle, alguns fatores de risco para hospitalização por IRA nas crianças Guarani, se constituindo no primeiro estudo sobre o tema em indígenas no Brasil. Segundo a OMS, a identificação de fatores de risco associados às IRA em diferentes populações é a base para formulação de políticas mais efetivas e de estratégias para melhorar a saúde global. O presente estudo, já em desenvolvimento desde 2014, visou aprofundar as pesquisas sobre IRA realizadas na população infantil Guarani, a fim de responder a inúmeras lacunas do conhecimento a respeito da saúde respiratória infantil indígena no país. Trata-se de estudo em duas coortes de nascimentos Guarani em 66 aldeias no Sul e Sudeste do Brasil, com o objetivo principal de estimar a incidência de IRA no primeiro ano de vida e investigar fatores etiológicos para IRA. Adicionalmente, será prodecida a detecção de vírus respiratórios nas aldeias, caracterizando a circulação viral e a sazonalidade das viroses respiratórias nas crianças indígenas. Para tal, foram elaborados 6 instrumentos de coleta de dados em formato digital. A identificação de casos de IRA será feita por meio de visitas domiciliares semanais durante o primeiro ano de vida, nas crianças participantes. O banco de dados será gerado automaticamente pelo preenchimento dos questionários digitalizados em computadores de mão. Serão descritas incidência de IRA e fatores associados, por meio de estimativas de riscos relativos e razões de taxas ajustadas em modelos multivariados. Com o estudo, espera-se: implantar um sistema de vigilância das IRA nas aldeias Guarani, em articulação com o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena; contribuir para a formação de recursos humanos na saúde indígena e para o aprimoramento da informação em saúde indígena; estimar a incidência de IRA e identificar seus fatores associados; caracterizar sazonalidade e etiologia das IRA; estimar as proporções de nascimentos pré-termo, com crescimento intra-uterino restrito e com baixo peso ao nascer e fatores associados; estimar a mortalidade infantil e identificar fatores associados; bem como analisar a efetividade das vacinas utilizadas no esquema vacinal indígena; e elaborar protocolo de atenção à saúde da criança Guarani, com ênfase no manejo e controle das IRA na infância.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andrey Pupasov-Maksimov

Ciências Exatas e da Terra

Física
  • sistemas dinâmicos inspirados pela mecânica quântica supersimétrica e suas aplicações
  • Objetivo central deste Projeto é desenvolver o metodo de transformação de Darboux em mecânica quântica e considerar aplicações dele para various modelos fisicos. Transformação de Darboux pode ser formulado em termos algebricos que implica uma simetria especial de equação de Schrodinger. Diz-se, que a transformação de Darboux define uma extenção supersimetrico de mecânica quântica (SUSY QM). Mesmo que o metodo de transformação de Darboux é considerado em detalhas para equação de Schrödinger escalar, existe grande interesse para consideração de equação de Schrödinger matricial. O assunto tem interesse teórico, já que este equação pode ser usado para descrever o comportamento de particulas quanticas co estrutura interna em processos multicanais de colisão. Esse assunto é também de grande interesse nas algumas áreas experimentais, tais como física nuclear e atomica, optica quântica, computações quânticas, e outras. Outra questão está relacionada com a correspondência entre os modelos analíticos obtidos através da transformação de Darboux e pelo método de Lax eo método de curva espectral. Embora para a equação de Schrodinger escalar muitas soluções, como potenciais de solitons, coincidem, a correspondência explícita não é bem compreendido. Além disso, os nossos estudos preliminares implicam que a transformação de Darboux pode resultar em novos modelos analíticos para o caso da equação de Schrodinger matricial. Esta observação baseia-se na existência de transformações de Darboux especiais, que permitem a introdução de acoplamento entre canais, sem afectar de espectro e auto-valores de S-matriz.
  • Universidade Federal de Juiz de Fora - MG - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andrey Ricardo da Silva

Engenharias

Engenharia Mecânica
  • desenvolvimento de uma prótese de voz
  • A estimativa de incidência do Câncer de Laringe é de 7670 novos casos da doença no Brasil para cada ano do biênio de 2018-2019 (Instituto Nacional de Cancer - INCA, 2018). Este é o tumor mais comum na região da cabeça e do pescoço, e é o segundo tipo mais comum de câncer do sistema respiratório no mundo, atrás apenas do câncer de pulmão. Apesar da alta estatística de sobrevida à doença – chega-se a 73% quando o diagnóstico é realizado a tempo – a retirada total da laringe é realizada em aproximadamente 80% dos casos diagnosticados no Brasil. A consequência mais dramática da extração da laringe (laringctomia) é a perda total da capacidade de falar dos pacientes sujeitos as este procedimento. Dessa forma, tais pacientes passam a enfrentar restrições imediatas em todas as formas de interação social que dependem da fala, umas vez que a voz é o veículo que transmite, para além das palavras, características da identidade física, emocional e sócio-cultural do sujeito. A forma mais efetiva para a reconstituição da voz em pacientes laringectomizados é conhecida como prótese traqueoesofágica (PTE) ou, simplesmente, prótese de voz. A PTE é uma válvula unidirecional inserida em uma fístula construída entre a traqueia e o esôfago. A válvula permite que o ar advindo dos pulmões passe para o esôfago e induza a vibração dos tecidos remanescentes nessa região, que passam a produzir som. A voz resultante é considerada bastante natural, uma vez que se assemelha à voz de um falante saudável com rouquidão moderada. Apesar das vantagens da PTE, há hoje no mundo apenas dois fabricantes da prótese, nenhum dos quais é brasileiro. Por consequência, o alto custo associado ao uso da válvula é o principal entrave para sua difusão junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). Para se entender a dimensão do problema, o direito à prótese vocal foi instituído pela portaria n 2036/GM do Ministério da Saúde em 2003, tendo-se definido o valor tabelado pelo SUS de R$375,00, que permanece inalterado desde aquela data (lista do SUS No 93481411). No entanto, a válvula importada tem um custo de R$1.700,00. Além disso, a prótese necessita ser substituída a cada seis meses por motivos clínicos, o que onera ainda mais o sistema de saúde. Por esses motivos, o acesso à PTE ainda é bastante limitado no Brasil. É importante ressaltar que, embora seja o método de reabilitação da comunicação mais eficaz atualmente, a PTE atual é incapaz de ajustar-se às características fisiológicas intrínsecas a cada paciente. Isso ocorre porque o projeto atual das válvulas importadas atende às características fisiológicas médias de pacientes do sexo masculino e fenótipo norte-europeu. Além disso, a válvula não prevê variações das propriedades mecânicas dos tecidos do sistema traqueia-esôfago que ocorrem devido ao tratamento radioterápico pós-operatório. Em muitos casos, esse tratamento causa o enrijecimento dos tecidos, exigindo uma alta capacidade pulmonar para a indução da vibração que produz a voz. Dessa forma, a atual válvula torna-se ineficaz em muitos casos, principalmente no Brasil. O presente projeto tem como meta atender à crescente demanda de pacientes que perderam a voz por consequência da laringectomia. Neste sentido, o projeto se divide em dois grandes objetivos. Em primeiro lugar, desenvolver ma prótese de voz por similaridade, baseando-se em próteses de voz importadas, atualmente disponíveis no mercado. Em segundo lugar, objetiva-se desenvolver uma nova patente prótese de voz que possibilite a adequação de suas características acústicas de acordo com as características fisiológicas de cada paciente. O projeto já está em andamento e conta com recursos advindos da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, sob o convênio 01.16.0044.00(0346/15) por meio da chamada pública Viver sem Limite de 2015. Apesar de ter recebido os recursos para a aquisição de todos os bens de capital necessários para a condução desta pesquisa, o projeto não recebeu as bolsas inicialmente previstas para a contratação de pesquisadores dedicados às suas atividades. Além disso, o projeto sofreu cortes financeiros para a aquisição de bens de consumo, os quais são absolutamente fundamentais para a condução das atividades previstas.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andreza Aparecida Palma

Ciências Sociais Aplicadas

Economia
  • racionalidade e formação de expectativas no brasil: uma análise usando redes neurais artificiais
  • O objetivo principal deste projeto é estudar as expectativas sobre variáveis econômicas no Brasil durante o regime de metas de inflação, usando um modelo conexionista (redes neurais artificiais) que aproxima a forma como os agentes fazem suas previsões. A coordenação das expectativas de mercado é um aspecto crucial do regime de metas de inflação. Especificamente, analisaremos empiricamente a formação de expectativas, verificando quais as principais variáveis que os agentes levam em consideração em suas previsões e como as expectativas reagem a choques exógenos em suas variáveis explicativas. Além disso, verificaremos através da proposição de um teste formal se a hipótese de expectativas racionais (abordagem padrão dos modelos macroeconômicos recentes) é válida para o caso brasileiro no período estudado.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andreza Fabro de Bem

Ciências Biológicas

Bioquímica
  • estudo dos mecanismos neurobiológicos que associam a obesidade como fator de risco às desordens cognitivas e à depressão
  • A epidemia global da obesidade e de suas comorbidades representa hoje um grande desafio, em níveis individual e populacional. As comorbidades associadas à obesidade não incluem apenas doenças metabólicas e cardiovasculares, mas também desordens cognitivas e do humor. De fato, diversas evidências científicas sugerem que as alterações metabólicas sistêmicas desencadeadas pela obesidade afetam funções cerebrais relacionadas com sua própria patofisiologia e, ainda, atuam como um importante fator de risco ao desenvolvimento de transtornos cognitivos, como os relacionados à doença de Alzheimer e a Depressão. Essas associações entre patologias que presumivelmente têm etiologias diferentes sugerem a prerrogativa de mecanismos patofisiológicos compartilhados. A obesidade é encarada como um fator ambiental modificável e, talvez, capaz de mudar a história natural da doença e de patologias associadas, se precocemente controlada. A indução de obesidade em roedores é um importante modelo experimental para o estudo e entendimento dos diversos processos determinantes e/ou desencadeados pela obesidade. O projeto em tela propõe investigar o impacto do ingestão de dieta rica em lipídeos e da obesidade em si sobre o (1) o metabolismo bioenergético e estresse oxidativo cerebral, (2) a estrutura e função da barreira hematoencefálica e da unidade neurovascular (3) função cognitiva e comportamento tipo-depressivo e (4) ativação do processo neuroinflamatório, como fatores determinantes e/ou decorrentes da obesidade em um modelo experimental de obesidade em roedores. O melhor entendimento acerca dos fatores periféricos e centrais que modulam a homeostasia do peso corporal poderá ter papel decisivo para que sejam atingidas melhores intervenções (profiláticas e/ou terapêuticas) destinadas ao controle da obesidade e de suas comorbidades a nível de SNC. Vale ressaltar nossa experiência nas metodologias aqui apresentadas, disponibilidade da infra-estrutura adequada, bem como do apoio e participação constante de pesquisadores expertos. Acreditamos que o desenvolvimento deste projeto contribuirá para o entendimento das bases neurobiológicas envolvidas na conexão obesidade e transtornos cognitivos e do humor e ao final deste estudo, esperamos demonstrar que o cérebro, particularmente o hipocampo, representa um órgão afetado pela obesidade. Por outro lado, será um grande estímulo para o estabelecimento desta pesquisadora, recém chegada na Universidade de Brasília, possibilitando a nucleação e a solidificação de um novo grupo de pesquisa na região centro oeste e a formação de recursos humanos altamente qualificados.
  • Universidade de Brasília - DF - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andreza Kalbusch

Engenharias

Engenharia Civil
  • investigação de fatores relacionados ao consumo de água no ambiente construído
  • Vide projeto anexo
  • Universidade do Estado de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andreza Ribeiro Simioni

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • síntese e caracterização de nanopartículas de gelatina como sistemas de liberação controlada de fármacos para aplicação em terapia fotodinâmica.
  • Uma variedade de terapias tem emergido nos últimos anos como consequência dos avanços no campo da tecnologia aplicada. Dentre essas terapias merece destaque a Terapia Fotodinâmica (TFD), que faz uso da combinação de fármacos fotossensíveis e luz, que na presença de oxigênio molecular produz espécies reativas de oxigênio, como o oxigênio singlete, apontado como principal agente citotóxico dos tecidos neoplásicos, caracterizados por uma sucessão de eventos biológicos como fototoxicidade, dano vascular, perda de integridade da membrana, dentre outros fatores. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver um novo sistema de liberação controlada de fármacos, no presente caso nanopartículas de gelatina, visando à localização do ativo no tecido alvo de forma sítio-específica. Este projeto baseia-se em um desenvolvimento científico amplamente multidisciplinar combinando-se protocolos, técnicas e ensaios experimentais da área de tecnologia farmacêutica, nanotecnologia e fotobiologia. O trabalho será realizado em duas etapas subsequentes. Primeiramente serão realizados os estudos de desenvolvimento e caracterização de um sistema de veiculação de fármaco. Na sequencia realizaremos os ensaios de citotoxidade in vitro em cultura de melanoma murino e por fim os estudos fotobiológicos combinando-se a aplicação de luz laser e fármaco fotossensível nanoestruturado em cultura celular em monocamadas para avaliação da resposta biológica ao fotoestímulo.
  • Universidade do Vale do Paraíba - SP - Brasil
  • 01/06/2017-31/05/2020
Foto de perfil

Andson Marreiros Balieiro

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • tecnologias e mecanismos de redes móveis sem fio de quinta geração (5g) para suporte a comunicação ultra confiável e com latência muito baixa (urllc)
  • A Quinta Geração (5G) de Redes Móveis sem fio é vislumbrada para prover conectividade para uma grande variedade de aplicações, entre as quais estão aquelas categorizadas como URLLC (Ultra-reliable and Low Latency Communication), tais como os carros autônomos, internet tátil e controle industrial. Elas apresentam requisitos estritos em termos latência, confiabilidade e disponibilidade, que não são possíveis de serem alcançados nas redes atuais e introduzem novos desafios no projeto das redes 5G. Diferentes tecnologias e mecanismos (ex. diversidade de frequência, virtualização de funções de rede, reserva de recurso) em diferentes camadas da pilha de protocolos e níveis arquiteturais tem sido propostos na literatura para prover suporte a URLLC em redes 5G. Entretanto, o impacto de tais propostas no atendimento aos requisitos de URLLC tem sido analisado isoladamente ou considerando uma camada/nível de arquitetura específica ou um subconjunto restrito delas. Desta forma, o efeito da combinação dessas abordagens com o intuito de atender os requisitos de URLLC ainda é desconhecido e precisa ser sistematicamente avaliado. Este projeto visa suprir esta lacuna através da identificação das principais tecnologias/mecanismos voltados para URLLC em redes 5G e o desenvolvimento de modelos analíticos e de simulação/experimentação que permitam analisá-las conjuntamente e sob diversos tipos de cenários. Assim, valiosos insights e suporte para a elaboração e avaliação de novas mecanismos/esquemas para URLLC em redes 5G são vislumbrados.
  • Universidade Federal Rural de Pernambuco - PE - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Andy Petroianu

Ciências da Saúde

Medicina
  • características das artérias hepáticas retiradas durante transplantes hepáticos e sua inluência em adversidades trans e pós-operatórias
  • INTRODUÇÃO: A aterosclerose é caracterizada pela formação de depósitos de gordura na parede vascular, obstruindo gradativamente sua luz. A literatura refere que a ingestão moderada de bebida alcoólica reduz a aterosclerose, por elevar os níveis de HDL modificar fatores de coagulação e prevenir alterações endoteliais. OBJETIVO: Comparar as características das artérias hepáticas de fígados retirados em procedimentos de transplante hepático, provenientes de pacientes que fizeram uso regular de bebida alcoólica e de pacientes sem passado alcoolista e relacionar essas características com adversidades trans e pós-operatórias. MÉTODO: Serão estudadas as artérias hepáticas de todos os fígados retirados de pacientes que foram submetidos a transplante hepático no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e que estão guardadas no Departamento de Anatomia Patológica da Faculdade de Medicina dessa universidade. Serão realizados estudos histológicos e imuno-histoquímicos das paredes arteriais em busca de placas ateromatosas e outras alterações da parede arterial. Os prontuários de todos esses pacientes serão estudados para recolher os últimos dados laboratoriais pré-operatórios e as adversidades ocorridas com os pacientes nos períodos trans e pós-operatórios. Os resultados serão comparados entre o grupo de pacientes cujo transplante foi realizado por cirrose alcoólica e o grupo de pacientes que não ingeriram bebida alcoólica previamente.Vide projeto anexo
  • Universidade Federal de Minas Gerais - MG - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
Foto de perfil

Anelise Dias

Ciências Agrárias

Agronomia
  • núcleo de agroecologia e produção orgânica para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no estado do rio de janeiro
  • A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) tem por objetivo orientar ações para o desenvolvimento rural sustentável, priorizando a inclusão sócio produtiva de jovens e mulheres, a preservação e valorização da agro/sociobiodiversidade e fundamentalmente, a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional. A oferta de alimentos em atendimento à segurança alimentar e nutricional reside no desenvolvimento da gestão agroecológica para orientar sistemas agroalimentares mais sustentáveis. Em escala local, esses sistemas são dependentes de formas de produção e mecanismos diferenciados de comercialização, tendo como base de sustentação os circuitos de proximidade e a valorização de mercados locais. A presente proposta foi construída por equipe multidisciplinar e tem por finalidade fortalecer a produção familiar, a comercialização e o consumo local e consciente de alimentos orgânicos no estado do Rio de Janeiro através de ações integradas de ensino/ capacitação, pesquisa, extensão e gestão institucional. Pretende-se ampliar o número de agricultores beneficiados e a freqüência da Feira da Agricultura Familiar (FAF-Rural), assim como as aquisições de gêneros alimentícios pela modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para abastecer os Restaurantes Universitários dos Campi Seropédica e Nova Iguaçu da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Agricultores familiares locais, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, mulheres e produtores orgânicos serão grupos prioritários em ambos os canais de comercialização. A FAF-Rural será fortalecida com a criação de identidade visual e como espaço de ensino e aprendizagem para estudantes e consumidores. Além disso, pretende-se capacitar duas agricultoras e uma técnica em viabilidade econômica e gestão democrática buscando a sustentabilidade desse empreendimento. Serão gerados relatórios de comercialização e indicadores sócio-econômicos que nortearão ações de ATER e pesquisa. Ações de ATER serão realizadas através da residência gronômica, pesquisas participativas para socialização de produtos/processos/práticas com enfoque agroecológico, bem como pelo intercâmbio de conhecimentos com agricultores. Serão realizadas aulas, oficinas, dias de campo, implantação de unidades demonstrativas e vivências. Serão capacitados técnicos, agricultores, e estudantes em temas relacionados à agroecologia, agricultura orgânica e segurança alimentar e nutricional. Serão conduzidas pesquisas sobre intersetorialidade de políticas públicas e canais de comercialização de produtos orgânicos. Indicadores de produção e de fatores limitantes serão levantados para proposição de estratégias contextualizadas para racionalização do uso de agrotóxicos e redução dos impactos sócio-ambientais da agricultura na Região Serrana - principal produtora de hortaliças do estado do Rio de Janeiro. Dentre os impactos da presente proposta para o fortalecimento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica destacam-se a consolidação de políticas públicas de apoio à produção familiar, pesquisas/socialização e intercâmbio de conhecimentos para a produção e acesso a alimentos de qualidade com eqüidade, redução do uso de agroquímicos e estímulo à produção orgânica e a certificação participativa. Além disso, com novas perspectivas de comercialização e geração de renda em circuitos de proximidade, espera-se contribuir para a re-inserção e manutenção de categorias de agricultores vulneráveis e excluídos do mercado. Espera-se também estimular a permanência de jovens e mulheres na produção agrícola, aumento da consciência para o consumo consciente, valorização, e a visibilidade e integração dos agricultores familiares locais e a comunidade acadêmica.  
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - RJ - Brasil
  • 01/02/2018-31/10/2020
Foto de perfil

Anelise Grünfeld de Luca

Ciências Humanas

Educação
  • promoção de práticas investigativas na escola: valorizando a curiosidade e desenvolvendo o interesse pela ciência.
  • Vide projeto anexo
  • Instituto Federal Catarinense - SC - Brasil
  • 12/08/2019-30/11/2021