Projetos de Pesquisa

 

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Ani Caroline Grigion Potrich

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • alfabetização financeira em estudantes universitários: o efeito “não sei”
  • Para garantir um futuro melhor de um país e das pessoas que nele vivem, é essencial fomentar a educação financeira entre a população, visto que pessoas mais educadas financeiramente conseguem gerir melhor seus recursos, planejar melhor suas despesas, realizar mais seus sonhos e maximizar seu poder de compra, ajudando no combate à inflação. Diversas pesquisas já demonstraram a existência de uma diferença na educação financeira entre homens e mulheres, sendo as mulheres propensas a ter um score menor do que suas contrapartes do gênero masculino. Mas qual seria a causa dessa disparidade? A hipótese levantada por este estudo é a de que a maior frequência de resposta marcando a alternativa “não sei” deve-se a uma menor autoconfiança das mulheres, sendo assim, o que se propõe nesta pesquisa é analisar o efeito da autoconfiança na diferença da educação financeira entre os gêneros. O estudo utilizará uma amostra não-probabilística de estudantes universitários, os quais responderão a dois questionários, um seguido do outro. O primeiro é destinado a coletar informações referentes ao perfil do respondente, à sua autoconfiança geral e seu conhecimento financeiro. O segundo contará apenas com as questões de conhecimento financeiro, porém, diferindo do primeiro instrumento, sem a opção de resposta “não sei” e com uma escala de autoconfiança após cada pergunta. Para analisar os dados coletados, serão utilizadas estatísticas descritivas e técnicas de análise multivariada. Como resultado, espera-se verificar se o menor nível de educação financeira das mulheres encontrado em diversos países é realmente explicado pela falta deste conhecimento ou descobrir se um menor grau de autoconfiança é o que leva as mulheres a apresentarem um menor grau de educação financeira do que os homens, podendo assim ser desenvolvidas novas estratégias para melhorar o nível de educação financeira da população.
  • Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi

Ciências da Saúde

Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • efeitos do treinamento multicomponente nas funções cognitivas e desempenho de dupla tarefa em idosos pré-frágeis: estudo controlado cego randomizado.
  • Introdução: A síndrome da fragilidade é descrita como um estado clínico de vulnerabilidade ao estresse e está relacionada à redução na capacidade do organismo em manter a homeostase, o que leva a desfechos adversos como hospitalizações, quedas e morte. Atualmente, tem-se verificado uma associação entre a fragilidade física e o declínio cognitivo. O exercício físico, especialmente o treinamento multicomponente, é apontado como peça fundamental na intervenção de idosos que cursam a fragilidade. Porém, ainda não está claro se a melhora da capacidade funcional observada com esta modalidade de treinamento também resulta na melhora da cognição de idosos em risco de fragilização. Objetivo: Avaliar os efeitos de um protocolo de treinamento multicomponente nas funções cognitivas e desempenho em teste de dupla tarefa em idosos pré-frágeis. Métodos: Serão avaliados 46 idosos pré-frágeis, divididos de forma randomizada em grupos intervenção (GI, n = 23) e controle (GC, n = 23). As avaliações ocorrerão em dois momentos distintos (pré-intervenção e pós-intervenção de 16 semanas). Para avaliar as funções cognitivas dos idosos serão realizados o Exame Cognitivo de Addenbrooke versão revisada e adaptada para a população idosa brasileira; Bateria de Avaliação Frontal, Teste de Trilhas; e também será verificado o desempenho em teste de dupla tarefa. Para avaliar as capacidades físicas serão realizados a Short Physical Performance Battery e o teste Timed Up and Go. O GI realizará exercícios relativos aos componentes aeróbico, força, flexibilidade, equilíbrio e agilidade, 3x/semana em dias não consecutivos. Espera-se que os idosos pré-frágeis expostos ao treinamento multicomponente apresentem melhora das funções cognitivas, no desempenho do teste de dupla tarefa e no desempenho físico.
  • Universidade Federal de São Carlos - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anielson Barbosa da Silva

Ciências Sociais Aplicadas

Administração
  • implicações do ambiente de aprendizagem na formação de alunos de cursos de graduação em administração: um estudo comparado entre brasil, espanha e portugal
  • O ambiente de aprendizagem é considerado uma dimensão mediadora do sistema de aprendizagem em ação, que foi desenvolvido e implantado com o apoio financeiro do CNPq no período de 2011 a 2018. Em todos os estudos decorrentes da implantação dos dois projetos, o ambiente de aprendizagem exerceu um papel determinante, seja na dimensão física decorrente da implantação do observatório de pesquisa e prática em administração (OPPA), como também na experiência de alunos e professores durante a utilização de estratégias ativas de ensino, na avaliação dos estilos de aprendizagem ou como um espaço de aprendizagem capaz de estimular a prática reflexiva dos alunos. Entende-se o ambiente de aprendizagem como o local onde a aprendizagem acontece (FRASER, 2002), que abrange recursos de aprendizagem e tecnologias, meios de ensino, modos de aprendizagem (WARGER; SERVE; DOBBIN, 2009), que pode ser analisado a partir de uma perspectiva multidimensional abrangendo as dimensões física, psicológica, social e tecnológica (SILVA; SILVA; COELHO, 2018). Esta proposta tem como objetivo analisar as implicações do ambiente de aprendizagem na formação de estudantes de cursos de Graduação em administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. A proposta apresenta as seguintes contribuições: (a) o desenvolvimento e validação de uma escala para analisar o ambiente de aprendizagem e sua validação em três países pode contribuir para ampliar o impacto do ambiente de aprendizagem em vários contextos multiculturais; (b) a caracterização e análise do ambiente de aprendizagem em uma perspectiva multicultural pode indicar como contextos educacionais de vários países impactam na formação de profissionais; (c) a compreensão das especificidades de cada uma das dimensões do ambiente de aprendizagem e suas implicações na formação profissional pode ajudar na inserção de alunos em países diferentes daquele em que o profissional foi formado; (d) a análise do ambiente de aprendizagem, a partir de uma perspectiva multicultural e multidimensional pode auxiliar na delimitação de estratégias de ensino que potencializem o engajamento dos alunos, a sua motivação para aprendizagem e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais. A metodologia da pesquisa abrange duas etapas: a primeira envolve o desenvolvimento e validação de uma escala para avaliação do ambiente de aprendizagem numa perspectiva multidimensional e multicultural no Brasil, na Espanha e em Portugal. A segunda etapa da pesquisa envolve a realização de uma survey para analisar a relação entre o ambiente de aprendizagem, o engajamento, a motivação e as competências socioemocionais dos estudantes de cursos de graduação em Administração no Brasil, na Espanha e em Portugal. Além do impacto dos resultados do ponto de vista técnico-científico por meio dos estudos realizados, a pesquisa também impactará na melhoria do ensino, uma vez que serão realizadas ações de formação docente nos três países. Do ponto de vista de inovação, pretende-se desenvolver uma versão do sistema de acompanhamento da aprendizagem discente (www.saad.net.br) em espanhol e incorporação de módulos de engajamento, motivação para aprendizagem e competências socioemocionais como ações específicas deste projeto, que poderá ajudar os alunos em seu processo de formação profissional e auxiliar os professores no planejamento de ações docentes que potencializem a formação dos alunos.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anise de Abreu Goncalves D'Orange Ferreira

Lingüística, Letras e Artes

Letras
  • projetos abertos em letras clássicas digitais: —anotacaoo, traducao alinhada, treebanking e um lexico grego-portugues
  • A proposta aqui apresentada, envolvendo tecnologias digitais, tem, por finalidade u´ltima, fomentar o ensino, a pesquisa, e a formação na língua grega, e incentivar publicações abertas em língua portuguesa em colaborac¸a˜o com projetos internacionais, dos quais discorrerei adiante, Open Philology, do programa de Digital Humanities da Universidade de Leipzig, Perseus Digital Library (PDL) e Perseids Project da Universidade Tufts e com participação no Consórcio Sunoikisis Digital Classics (DC), consórcio que é resultado da parceria entre o consórcio Sunoikisis CHS, do Centro de Estudos Helênicos de Harvard em Washington e o grupo de Humanidades Digitais da Universidade de Leipzig. Concretamente, os projetos abertos envolvem a produção de dados recuperáveis por máquina, na forma de edições digitais específicas, de traduções alinhadas e de anotação de corpora (morfológica, sintática, de nomes, referências, etc) e a implementação online de consulta ao Dicionário Digital Grego-Português (DDGP) em desenvolvimento. Em síntese, a proposta reúne três categorias de produção de dados, propondo, em concomitância com o ensino: a) ampliar as traduções em português abertas paralelas e/ou alinhadas com grego; b) realizar anotações sintáticas em árvore de dependência (treebanking) de textos gregos específicos; c) implementar anotações no corpus do DDGP, com identificação de elementos dentro dos verbetes e com conexão a fontes de dados externos.
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anissa Daliry

Ciências da Saúde

Medicina
  • validação de um novo dispositivo diagnóstico portátil (micro espectrômetro) para utilização na determinação do grau de esteatose hepática em tempo real em fígados disponibilizados para transplante.
  • A decisão sobre a disponibilização ou não de um fígado para transplante, muitas vezes recai sobre o cirurgião e sua equipe, que, de forma rápida, realiza uma análise macroscópica do órgão e acessa os dados dos prontuários do indivíduo que veio à óbito para inferir sobre possíveis complicações no transplante associados ao estado de saúde do doador. Em muitos casos não há infraestrutura disponível ou tempo suficiente para coleta e análise de uma biópsia hepática por profissionais experientes. Uma das principais questões em relação à decisão sobre o uso ou não de um órgão está na quantificação da esteatose, considerada um fator de risco para a escolha do enxerto e na cirurgia de transplante. A esteatose leve (<30%) causa pouco ou nenhuma lesão no enxerto/rejeição, enquanto que a esteatose moderada (30–60%) ou alta (>60%) está associada à grande risco de disfunção primária do enxerto. Nesse cenário, nosso estudo propõe validar e desenvolver um dispositivo capaz de assessorar os cirurgiões e sua equipe no diagnóstico pré-operatório da esteatose no fígado de doadores, utilizando a tecnologia de espectroscopia de infravermelho, em um aparelho miniaturizado, que fará a leitura e quantificação de esteatose de forma não invasiva e em tempo real. Apesar de aparelhos miniaturizados apresentarem um uso fácil e intuitivo, a acurácia do método deve ser determinada por estudos clínicos amplos e confiáveis. Esse fator justifica a realização do estudo, visto que se objetiva avaliar a acurácia do micro espectrômetro em determinar o grau de esteatose hepática para propor a sua utilização em clínicas e hospitais não só no Brasil, como no mundo. Para isso, no presente estudo clínico randomizado para validação de dispositivo médico teremos como primeiro objetivo realizar o escaneamento de 140 amostras de fígado humano de indivíduos que vieram ao óbito, em triplicata, e para calibração do aparelho, as leituras serão relacionadas ao grau de esteatose determinadas pelo padrão ouro na determinação de esteatose, que é a biópsia hepática. A biópsia hepática é um procedimento padrão no fluxograma de transplante dos hospitais em que este estudo será conduzido, de forma que, nós não faremos uma nova coleta para o estudo, e sim, nos beneficiaremos da coleta já realizada pela equipe especializada dos hospitais que captam ou realizam o transplante. Em posse da biópsia, conduziremos análises histológicas e ao relacionar com as leituras do micro espectrômetros, será possível construir o modelo de detecção molecular de predição de grau de esteatose hepática. Para a realização do segundo objetivo, etapa de validação, será feita a calibração do aparelho a partir das adaptações propostas e será feito o escaneamento de 60 amostras de fígado humano para testagem do modelo. Além disso, serão feitos ensaios de correlação para avaliação da correspondência dos dados fornecidos pelo micro espectrômetro e pela histologia, determinando a acuraria, sensibilidade e reprodutibilidade do método diagnóstico. A validação do método proposto no presente projeto pode dar origem a um dispositivo médico de baixo custo, não invasivo, e de grande e importante aplicabilidade médica, assessorando a decisão da equipe de cirurgiões na disponibilização de órgãos para transplante e no tamanho da cirurgia de ressecção hepática, assim como beneficiar inúmeros estudos pré-clínicos/experimentais relacionados ao entendimento do impacto da esteatose no transplante hepático, e validação de novas abordagens terapêuticas para obesidade, e doenças hepáticas.
  • Fundação Oswaldo Cruz - RJ - Brasil
  • 14/12/2020-30/06/2023
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Anita Jocelyne Marsaioli

Ciências Exatas e da Terra

Química
  • zika vírus: desenvolvimento de sondas fluorogênicas para monitoramento da atividade intracelular da protease ns2b-ns3, reconhecimento seletivo do rna do vírus e avaliação de potenciais biomarcadores da infecção
  • Doenças negligenciadas tropicais e tuberculose persistem principalmente por razões socioeconômicas e, embora uma em cada seis pessoas sofra destas doenças, observa-se uma baixa disponibilidade de fármacos para o tratamento das mesmas [1]. Apesar de décadas de pesquisas relacionadas ao descobrimento de novos fármacos e vacinas para estas doenças, poucos produtos chegaram às etapas de testes clínicos ou são acessíveis por, aproximadamente, um bilhão de pessoas que necessitam de tratamento [2]. Fatores comuns às doenças negligenciadas incluem sua prevalência em populações pobres de regiões de climas tropicais e subtropicais, alto impacto de morbidade e mortalidade, infecção simultânea por mais de um parasita e problemas relacionados à discriminação social e de autoestima [3]. Mais de 70% dos países que reportam a presença de doenças tropicais negligenciadas são economias pobres ou em desenvolvimento, sendo que 100% dos países pobres são afetados, simultaneamente, por pelo menos cinco tipos diferentes destas doenças. As infecções podem ser relacionadas a deficiências (ou inexistência) no saneamento básico e no tratamento da água (muitas vezes imprópria para o consumo humano), desnutrição e a falta de acesso a serviços de saúde [4]. A Organização Mundial da Saúde (OMS) possui uma lista com 17 doenças negligenciadas, incluindo dengue e chikungunya, ambas transmitidas pelo mosquito Aedes, o qual também é vetor do vírus Zika [5]. A infecção causada pelo Zika vírus, foi declarada pela OMS como uma situação de emergência de saúde pública internacional, tendo em vista a sua rápida proliferação, magnitude e suas consequências [6]. O Zika vírus foi identificado pela primeira vez em humanos no ano de 1952, no Uganda e na República Unida da Tanzânia, mas o primeiro grande surto foi detectado em 2007 nas ilhas Yap, que na ocasião teve 73% da população infectada [7]. Posteriormente, o vírus continuou a se espalhar rapidamente, sendo surtos da doença notificados na Polinésia Francesa em 2013 e a partir de 2015 em países da América do Sul, América Central e Caribe. O Zika é um vírus do gênero Flavivirus, assim como o causador da dengue e da febre amarela. As manifestações clínicas da infecção pelo Zika vírus não são específicas (febre, erupções cutâneas, conjuntivite, dores nos músculos e articulações, mal-estar e dor de cabeça), podendo ser confundida com outras doenças como dengue e chikungunya [8]. Em 2015, descobriu-se a associação da infecção pelo vírus Zika, com a síndrome de Guillain Barré (SGB) e com casos de microencefalia de neonatos, que tiveram um aumento considerável nos países que apresentaram surtos desta infecção [9]. Na Polinésia Francesa, por exemplo, entre os anos de 2013-2014, foi registrado um número 20 vezes maior de casos de SGB e no Brasil em 2016 foram reportados 1708 casos, além de 5079 casos suspeitos de microencefalia [10]. Como uma doença claramente negligenciada, até a última década pouco se sabia sobre a biologia básica do vírus e da doença, o que representou um sério entrave no diagnóstico, no desenvolvimento de vacinas e na elaboração de estratégias eficientes de prevenção e manejo [11]. O diagnóstico laboratorial do vírus da Zika representa um grande desafio, devido à falta de métodos padrões eficientes [12]. Ademais, estudos apontam para o risco potencial da transmissão sexual, perinatal e via transfusão de sangue, o que pode contribuir para a disseminação da infecção [13]. Todos estes fatores em conjunto apontam para a necessidade do desenvolvimento de metodologias que facilitem o diagnóstico e compreensão da infecção. Assim, a proposta deste projeto é o desenvolvimento de sondas fluorogênicas seletivas a protease NS2B-NS3 e ao RNA do Zika vírus, assim como, avaliar o perfil metabolômico do vírus, a fim de estabelecer biomarcadores por ressonância magnética nuclear (RMN) que poderão auxiliar no diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento da infecção. Referências [1] Hopkins, A. L.; Witty, M. J.; Nwaka, S. Science 2007, 449, 166. [2] Butler, D. Nature 2010, 465, 277. [3] Fehr, A.; Thürmann, P.; Razum, O. BMC Health Serv. Res. 2011, 11, 312. [4] World Helth Organization: “Neglected tropical diseases, hidden successes, emerging opportunities.” 2006 (http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/44214/1/9789241598705_eng.pdf; acesso em 08/2018) [5] http://www.who.int/neglected_diseases/diseases/en/ (acesso em 08/2018). [6] Wikan, N.; Smith, D. R. Lancet Infect. Dis. 2016, 16, 119. [7] Jupille, H; Seixas, G.; Mousson, L.; Sousa, C. A.; Faillox, A.B. PLOS Neglected Trop. Dis. 2016, 1. [8] Moulin, E.; Selby, K.; Cherpillod, P.; Kaiser, L.; Boillat-Blanco, N. New Microbes New Infect. 2016, 11, 6. [9] http://www.who.int/mediacentre/factsheets/zika/pt/ (acesso em 08/2018) [10] www.who.int/wer/2016/wer9107/en/ (acesso em 08/2018) [11] a) Wong, S.S.Y.; Poon, R.W.S.; Wong, S.CY. J. Formosan Med. Assoc. 2016, 115, 226. b) Towers, S.; Brauer, F.; Castillo-Chacez, C.; Falconar, A. K. I.; Mubayi, A.; Romero-Vivas, C. M. E. Epidemics 2016, 17, 50. [12] Musso, D.; Roche, C.; Nhan, T.X.; Robin, E.; Teissier, A.; Cao-Lormeau, V.M. J. Clin. Virol. 2015, 68, 53. [13] a) Musso, D.; Gubler, D. J. Clin. Microbiol. Rev. 2016, 29, 487. b) Musso, D.; Roche, C.; Robin, E.; Nhan, T.; Tesseier, A.; Cao-Lormeau, V.M. Emerging. Infect. Dis. 2015, 359. c) Besnard, M. Lastère, S.; Teissier, A.; Cao-Larmeau, V.M.; Musso, D. Euro Surveill, 2014, 19, pii 20751.
  • Universidade Estadual de Campinas - SP - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anna Alice Figueirêdo de Almeida

Ciências da Saúde

Fonoaudiologia
  • banco de vozes em diferentes estados emocionais: construção, reconhecimento de padrões e validação transcultural
  • OBJETIVO: Realizar a construção e validação de um banco de vozes com a variação de emoções, em uma amostra de indivíduos provenientes da população brasileira. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo e quantitativa. É um estudo observacional e transversal. Constará de quatro etapas, a saber: 1) Construção de um banco de vozes com a variação de emoções; 2) Avaliação, reconhecimento de padrões e seleção das características das amostras vocais de atores simulando as emoções; 3) Validação oficial do banco de vozes com a variação de emoções; e 4) Validação transcultural do banco de vozes com a variação de emoções. Na Etapa 1, coletará medidas vocais (emissão da vogal /a/ como interjeição, fala automática a partir da contagem de 1 a 10 e de fala semi-espontânea a partir de frase extraída do CAPE-V) e neurofisiológicas (frequência cardíaca, saturação de oxigênio no sangue, temperatura de extremidades, condutância elétrica da pele, eletromiografia de superfície da musculatura supra e infrahióidea e eletroencefalografia) junto a atores da cidade de João Pessoa/PB e estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba. Todas tarefas vocais serão realizadas por cada ator em seis emoções básicas (alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa e nojo) e emissão neutra. A Etapa 2 utilizará as amostras vocais coletadas na Etapa 1. O procedimento de avaliação e seleção das amostras vocais será feito por fonoaudiólogos especialistas em voz, depois serão feitas a codificação das amostras vocais. Para a fase de reconhecimento de padrões, será utilizada inteligência artificial a partir de redes neurais, assim, sugere-se realizar a automatização da classificação de emoções a partir da voz humana através de aprendizagem de máquina profunda (deep learning). Serão selecionadas para a etapa de validação as amostras vocais compatíveis com a emoção simulada. As Etapas 3 e 4 remetem a validação oficial e validação transcultural do banco de vozes com a variação de emoções, respectivamente. Nestas, a população será composta por juízes leigos que irão avaliar o julgamento de juízes leigos sobre as amostras vocais de atores simulando as emoções. Na etapa 3, serão juízes leigos da cidade de João Pessoa/PB e, na etapa 4, participarão juízes leigos da cidade de São Paulo/SP. Serão apresentadas as amostras vocais que tiveram maior taxa de acurácia no modelo desenvolvido pelo método deep learning. Os juízes leigos escutarão as amostras de voz e marcarão a emoção expressa naquele estímulo sonoro em sua opinião. A análise de dados contará com análise estatística descritiva e inferencial de acordo com a necessidade inerente aos objetivos de cada etapa. RESULTADOS ESPERADOS: Pretende-se construir e validar de um banco de vozes transcultural com a variação de emoções que possa contribuir para a evidência científica relacionada à voz e emoções, a fim de que haja aplicação do conhecimento para desenvolvimento de melhor competência comunicativa de pacientes e clientes da Fonoaudiologia, além de gerar impacto de inovação tecnológica em diversos tipos de mercado, como em call centers, sistemas de videoconferência e sistemas de acesso por voz a ambientes privativos.
  • Universidade Federal da Paraíba - PB - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anna Cecília Queiroz de Medeiros

Ciências da Saúde

Saúde Coletiva
  • cuidar: qualificando o cuidado integral em doenças crônicas não transmissíveis no agreste potiguar
  • As Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) são um grande problema de saúde pública na atualidade, figurando entre as principais preocupações nas agendas públicas e na organização do serviço do Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, a V URSAP vive um momento único, no qual tenta estrutura sua rede de cuidado, para melhor enfrentar esta questão. Diante disto, o presente projeto pretende articular atividades de ensino, pesquisa e extensão com os 21 municípios das regiões do Trairi e Potengi potiguar, visando a organização e qualificação do cuidado e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão arterial sistêmica e obesidade). Estruturado em quatro etapas, a primeira fase do projeto prevê a realização de um diagnóstico da organização dos serviços e qualidade do cuidado à população com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), a fim de identificar as necessidades de aperfeiçoamento e lacunas referentes ao processo de trabalho. Na segunda etapa, serão planejados e executados processos formativos nesta temática, com profissionais e gestores, pautados nos protocolos e guias do Ministério da Saúde e contextualizados às necessidades e peculiaridades identificadas na etapa de diagnóstico. Na terceira etapa será realizada a avaliação do impacto e a efetividade das atividades de formação no processo de trabalho das equipes e organização dos serviços de atenção primária dos municípios participantes, em relação ao cuidado às pessoas com DCNT e a fatores de risco evitáveis. Finalmente, a quarta etapa do processo, que permeará as demais etapas, consistirá na condução de atividades de divulgação e popularização do conhecimento sobre os fatores de risco para DCNT, para diversos públicos, em articulação com universidades, conselhos de saúde, governo e sociedade civil.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 22/12/2020-31/12/2023
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Anne Magaly de Paula Canuto

Ciências Exatas e da Terra

Ciência da Computação
  • investigando o impacto da inclusão da dinamicidade no desempenho dos comitês de classificadores
  • A combinação de vários classificadores surgiu como uma tentativa de criar estruturas de classificação que sejam eficientes para problemas de classificação complexos. Este método de combinar diferentes classificadores individuais é conhecido na literatura como comitês de classificadores. Esses sistemas são compostos por um conjunto de classificadores, organizados em paralelo, que recebe os dados de entrada e fornece sua predição para um método de combinação, que é responsável por apresentar a saída final do sistema. Um dos principais desafios no projeto de comitês de classificadores eficientes é o processo de escolha da sua estrutura. Uma maneira de melhorar o desempenho dos comitês de classificadores é através da seleção dos melhores atributos, classificadores e método de combinação para compor a sua estrutura. Essa seleção pode ser feita estaticamente ou dinamicamente. Na seleção estática, uma vez definida a estrutura do comitê, todas as instâncias de teste serão classificadas pela mesma estrutura. Esta seleção é a mais tradicional e tem sido utilizada desde o início das pesquisas com comitês de classificadores. Recentemente, com base no pressuposto de que toda instância de teste possui particularidades e diferentes níveis de dificuldades no processo de classificação, a abordagem de seleção dinâmica surgiu. Nesta seleção, cada instância é classificada por uma estrutura diferente de comitês (conjunto de classificadores individuais e método de combinação). Existem alguns trabalhos que têm sido propostos na literatura utilizando a abordagem de seleção dinâmica. No entanto, a maioria dos trabalhos encontrados fazem a escolha dinâmica de apenas um componente, atributo, classificador individual ou método de combinação. Uma investigação de qual componente com seleção dinâmica tende a produzir comitês de classificadores eficientes pode ajudar na construção de estruturas de comitês cada vez mais robustos para diferentes problemas de classificação. Portanto, o principal objetivo do projeto aqui apresentado é melhorar a eficácia e desempenho dos comitês de classificadores, visando torná-los mais adequados para cada padrão de teste individualmente, além de manter a eficiência de tais sistemas. Objetiva-se, com este projeto, explorar todo o potencial de comitês de classificadores e torná-los ainda mais eficiente para a classificação de dados.
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte - RN - Brasil
  • 18/02/2019-28/02/2022
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Anne Marie Pessis

Ciências Humanas

Arqueologia
  • instituto nacional de arqueologia, paleontologia e ambiente do semi-árido do nordeste do brasil
  • O Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido (Inapas - INCT) é uma rede de pesquisa formada por quatro instituições (FUMDHAM, UFPE, FIOCRUZ e URCA) que desenvolve pesquisas nas áreas disciplinares de arqueologia, paleoambiente, paleoparasitologia e paleontologia no semiárido do Nordeste do Brasil. Essa rede tem como objetivo caracterizar e definir cronologicamente a ocupação pré-histórica da região Nordeste do Brasil e seu contexto paleoambiental, visando à integração e inovação das metodologias da pesquisa arqueológica paleoambientais no país. Devido ao seu amplo espectro interdisciplinar de pesquisas, as instituições que participam da rede atuam em diversas etapas da cadeia de inovação. As pesquisas fundamentais do Inapas em arqueologia, paleontologia e ambiente aportam contribuições na geração de conhecimentos para aplicação tecnológica, na conservação do patrimônio cultural e ambiental e ainda, na gestão de recursos naturais e culturais, em transformação com as mudanças climáticas em ambientes semiáridos, cujos temas demandam a criação e utilização de novos métodos e tecnologias. As principais linhas de pesquisa do Inapas, desenvolvidas no semiárido nordestino, são: Povoamento pré-histórico; Paleoparasitologia, ecologia e emergência de infecções parasitárias; Análise gráfica tridimensional dos registros rupestres; Paleoambiente do Quaternário; Paleontologia do Quaternário e das bacias sedimentares e Metrologia arqueológica e patrimonial. A pesquisa desenvolvida pelo Inapas trata de temas relevantes para a ciência brasileira e mundial, entre eles: a origem do homem americano, mudanças paleoclimáticas e seus reflexos sobre a vida e a saúde, fluxos migratórios das primeiras populações humanas da região, paleontologia e metrologia arqueológica patrimonial. A rede consolida pesquisas em curso de instituições parceiras há mais de duas décadas. A sede do Inapas permanecerá na Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), entidade científica há mais de três décadas responsável pelas pesquisas arqueológicas e pela gestão do Parque Nacional Serra da Capivara, Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio dos Departamentos de Arqueologia, Energia Nuclear, Ciências Geográficas e Engenharia de Minas forma um núcleo consolidado de pesquisas interdisciplinares e ensino atuando na região Nordeste. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-RJ), com a participação da Escola Nacional de Saúde Pública pesquisa há trinta anos os parasitos encontrados em material arqueológico, contribuindo para a formação da Paleoparasitologia e das condições de saúde na pré-história e seus reflexos no presente e futuro. A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Laboratório de Paleontologia, integra pesquisas em taxonomia e mapeamento paleontológico das bacias sedimentares do semiárido brasileiro. Essas quatro instituições, com laboratórios e grupos de pesquisa envolvidos, partilham um mesmo objetivo, integrando aportes inovadores que permitem a integração regional dos dados e conta ainda com a parceria de grupos de pesquisas de outras renomadas instituições. Além da pesquisa formal, as relações interinstitucionais contribuem para a formação de recursos humanos e de divulgação e difusão científica.
  • Fundação Museu do Homem Americano - PI - Brasil
  • 25/11/2016-30/11/2022